of 9 /9
AMÉRICA PLATINA E BRASIL AMÉRICA PLATINA E BRASIL Slides América Platina Argentina, Uruguai e Paraguai Internet População brasileira Brasil MERCOSUL Portal SER

América Latina

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: América Latina

AMÉRICA PLATINA E BRASILAMÉRICA PLATINA E BRASIL

SlidesSlides

América Platina América Platina

Argentina, Uruguai e Paraguai Argentina, Uruguai e Paraguai

InternetInternet

População brasileira População brasileira

Brasil Brasil

MERCOSUL MERCOSUL

Portal SER

Page 2: América Latina

América Platina

Países: Paraguai, Argentina e Uruguai. Países banhados pelo rio da Prata Colonizados pela Espanha. População: na Argentina e no do Uruguai, é branca e de origem européia. No Paraguai predominam os mestiços e ameríndios. A Argentina, o Paraguai e o Uruguai, juntamente com o Brasil, formam o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Fonte: Sistema de Ensino Ser, geografia, América Latina,p.28.

Page 3: América Latina

Argentina

População concentrada nos centros urbanos.A capital é Bueno Aires. É um dos países mais industrializado da América Latina. A paisagem natural divide-se: Pampas, Andes e Patagônia. Regime militar de 1966 a 1983. Em 1990, estabilização da democracia. Em 1999, crise econômica e política provocada pela diminuição das exportações. Em 2003 o forte crescimento da economia permite significativa recuperação da qualidade de vida.

.

Fonte: Sistema de Ensino Ser, geografia, América Latina,p.46

Page 4: América Latina

Questões geopolíticas:

Rivalidade antiga com o Brasil, desde a independência dos dois países, situação melhorou com a criação do Mercosul, mas ocorre uma sutil disputa pela liderança econômica e comercial. Disputa com o Chile por áreas ao redor do canal de Beagle, resolvida com o tratado de 1985. Conflito com o Reino Unido. Os dois países disputam a posse das ilhas Falkland-Malvinas que provocou a Guerra das Malvinas. Em 1999, os dois países iniciaram negociações para solucionar essa disputa, mas continua sem solução.

Fonte: Sistema de Ensino Ser, Geografia, América Latina, p.49

Page 5: América Latina

Uruguai

Menor país platino. População formada por descendentes de europeus (espanhois e italianos) e miscigenação com indígenas. Economia: A pecuária é o setor mais tradicional da economia, com destaque para a produção de lã e carne. A agricultura baseia-se no cultivo de cereais. O setor do turismo s está em expansão Ditadura de 1973 a 1985,o congresso foi reaberto, realizando eleições presidenciais, retorno da democracia.Em 1997, nova constituição consolidou a estabilidade política no Uruguai.

Page 6: América Latina

Paraguai

Localiza-se no centro-sul da América o Sul. Guerra do Paraguai: Financiada pela Inglaterra, o Paraguai foi derrotado e destruído pela Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai). Duas paisagens naturais: o Chaco (área pantanosa) e uma área planáltica (concentra a maioria da população). Industrialização fraca e economia baseada na agricultura (soja principal produto de exportação). País com a renda mais baixa da América Platina. Famoso centro de contrabando, o país é rota do tráfico internacional de drogas. As hidrelétricas construídas em associação com o Brasil (Itaipu) e a Argentina (Yaciretá) fornecem energia abundante e barata ao país.

Page 7: América Latina

Brasil

Maior país e mais populoso da América Latina.Foi colônia de exploração de Portugal. A população é resultado da miscigenação entre índios, brancos e negros.O Brasil tem quase a metade do território coberta pela floresta Amazônica. Apresenta grande variedade de paisagens, como o cerrado, a caatinga, a mata Atlântica e o Pantanal. A produção econômica brasileira está entre as maiores do mundo.

Fonte: Sistema de Ensino Ser, geografia, América Latina,p.60

Page 8: América Latina

O país é um grande produtor e exportador de mercadorias do setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo). A indústria e o setor de serviços são bem desenvolvidos.Principal parceiro comercial dos países platinos.As desigualdades sociais marcam o país.

Fonte: Sistema de Ensino Ser, Geografia, América Latina, p56.

Page 9: América Latina

MERCOSUL

Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um projeto de integração de dimensões econômicas, políticas e sociais concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.Envolve principalmente a circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros. Os países do Mercosul são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão.Os idiomas oficiais do Mercosul são o português, o castelhano e o guarani A integração econômica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econômico nos países membros, além de facilitar as relações comerciais entre outros blocos econômicos, como o NAFTA e a União Européia.