23
Bacharelado em: Eng. de Produção Disciplina: Ciências do Ambiente Acadêmicos: Angelo Brito; Darlleson Oliveira; José Adil Júnior; Luiz Carlos Júnior. Setembro/ 2012

Energia Eólica

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Energia Eólica

Bacharelado em: Eng. de Produção

Disciplina: Ciências do Ambiente

Acadêmicos: Angelo Brito;Darlleson Oliveira;José Adil Júnior;Luiz Carlos Júnior.

Setembro/2012

Page 2: Energia Eólica

Energia EólicaA energia eólica é

a energia que provém do vento.O termo eólico vem do

latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolon, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

Page 3: Energia Eólica

Conversão para MecânicaA energia eólica tem sido

aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.

Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.

Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Paises Baixos.

Page 4: Energia Eólica

Conversão para Energia ElétricaNa atualidade utiliza-se a energia eólica para

mover aerogeradores. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica.

Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.

Page 5: Energia Eólica

Conversão para Energia Elétrica

Page 6: Energia Eólica

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.

Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores).

Tendências da Energia Eólica

Page 7: Energia Eólica

Avaliação do Potencial Eólico

A avaliação do potencial eólico de uma região requer trabalhos sistemáticos de coleta e análise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos

Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s.

Page 8: Energia Eólica

Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi de 58 GW, o suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil (70 GW em 01/10). Para se ter uma ideia da magnitude da expansão desse tipo de energia no mundo, a capacidade mundial em 2007 foi de 59 GW e em 2008 de 120 GW.

A capacidade de geração de energia eólica no Brasil vem aumentando ano a ano. Em 2008 era de 341MW, em 2009 passou 606 MW, e em 2010 atingiu o valor de 920MW. O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial.

Desde 2010 a China é o maior produtor de energia eólica. Em 2011 o total instalada nesse país ultrapassava os 62 GW, comparado com os 44 instalado até 2010, foi um aumento de 41%.

Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha.

Energia Eólica no mundo

Page 9: Energia Eólica

Os países que mais geram energia eólica: 

1º - China (62,7 mil megawatts)2º - Estados Unidos (46,9 mil megawatts)3º - Alemanha (29 mil megawatts)4º - Espanha (21,6 mil megawatts)5º - Índia (16 mil megawatts)6º - França (6,8 mil megawatts)7º - Itália (6,7 mil megawatts)8º - Reino Unido (6,5 mil megawatts)9º - Canadá (5,2 mil megawatts)10º- Portugal (4 mil megawatts)

Energia Eólica no mundo

Page 10: Energia Eólica

Energia Eólica no BrasilA capacidade do Brasil é gerar até 140 GW, mas

atualmente a capacidade instalada é de 1 GW, o que representa menos de 1% do potencial. Por outro lado, o potencial eólico brasileiro é mais de todo o potencial elétrico instalado no país atualmente.

A maior fonte de eletricidade do Brasil são as usinas hidrelétricas. Um estudo indica que o país poderia substituir a energia térmica pela energia eólica. Isso porque as usinas térmicas só são acionadas durante os períodos de seca, quando os rios ficam mais baixos e as hidrelétricas são insuficientes para produzir toda a energia consumida.

Porém, é justamente nesse período que o regime de ventos no Nordeste é mais intenso.

Page 11: Energia Eólica

Energia Eólica no BrasilO maior centro de geração de energia eólica do

país é o  Alto Sertão I na Bahia, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. São 184 torres que geram 294 MW (30% de toda energia eólica gerada no Brasil), teve investimento de 1,2 bilhão de reais.

Em segundo lugar temos o Parque Eólico de Osório- RS, com a capacidade de gerar até 150 MW. A previsão é que a participação da fonte de energia eólica na matriz energética brasileira continue crescendo, como vem acontecendo no resto do mundo, apresentando taxas de crescimento médias de potência instalada superiores a 20%.

Page 12: Energia Eólica

104 MW - CE

51 MW - RN

Projetos Eólicos no Brasil

294 MW - BA

150 MW - RS

41 MW - RN

25 MW - CE

46 Parques1200 MW

Page 13: Energia Eólica

VantagensÉ uma fonte renovável;

Não emite gases no efeito estufa;

Não gera resíduos na operação;

Fonte de baixo impacto ambiental;

Gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo.

Page 14: Energia Eólica

DesvantagensEstudos de mapeamento, medição e previsão

dos ventos;

Não há muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil;

Aproveitamento Sazonal;

Eólicos produzem poluição sonora e visual;

Podem interferir na rota migratória de pássaros;

Equipamento ainda é relativamente caro.

Page 15: Energia Eólica

Aerogeradores na Espanha

Page 16: Energia Eólica

Aerogeradores em alto mar

Page 17: Energia Eólica

Proteção anti corrosiva;

Produz 50 kWh/mês (vento: 6,5 m/s);

Controlador interno: basta plugar a uma bateria para começar a carregar;

3 anos de garantia;Vida útil superior a 20

Anos;Livre de manutenção;Disponível em 12 V;Preço R$2,700.00

ou 3x s/juros de R$900,00.

Aerogerador Air Breeze Marine

Page 18: Energia Eólica

Aerogerador Air Breeze Marine

Page 19: Energia Eólica

Aerogerador Air Breeze Marine

Page 20: Energia Eólica
Page 21: Energia Eólica

WindstalksEmpresa de design cria nova maneira de captar

energia eólica: Hastes que balançam ao vento e produzem a mesma quantidade de eletricidade das tradicionais turbinas.

O projeto é de uma empresa de Nova York chamada Atelier DNA e foi feito para a cidade planejada de Masdar, uma região construída próxima a Abu Dhabi. As Windstaçks ficaram em segundo lugar no concurso Land Art Generator, uma competição patrocinada por Madsar para identificar a melhor obra de arte que gerasse energia renovável.

São 1203 “hastes” de fibra de carbono, reforçadas com resina; elas possuem 0,3 metros de largura, 54 metros de altura e estão fixadas em bases de concreto com diâmetros entre 10 e 20 metros.

Page 22: Energia Eólica

Num edifício em Abu Dhabi, três turbinas foram instaladas, medindo 29 metros de diâmetro cada, suportadas por pontes que unem suas duas torres. Através da sua posição e design aerodinâmico único dos prédios, a brisa do Golfo é canalizada diretamente para a zona das turbinas, ajudando a criar uma enorme eficiência energética.

Uma vez operacionais, as turbinas deverão gerar aproximadamente 11 a 15% de toda a energia consumida pelo edifício, ou seja, de 1100 a 1300 megawatt/hora, energia suficiente para abastecer 300 casas durante um ano.

Curiosidades

Page 23: Energia Eólica

Obrigado!