36
História cultural dos povos africanos JOÃO PEDRO SCHMITZ

HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

História cultural dos povos africanos

JOÃO PEDRO SCHMITZ

Page 2: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

História da África no Brasil

Mapa da África no século XVII

Page 3: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

A maioria dos países que compõem o continente africano apresenta muitas similaridades com o Brasil. Com relação aos aspectos humanos em comum, podemos destacar o processo de ocupação realizado pelos europeus, fundamentado na exploração e pilhagem de recursos naturais, período conhecido como colonialismo.

Page 4: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

A ocupação europeia privilegiou a produção de matérias-primas e introduziu diversas atividades ligadas ao setor primário, como a extração de madeira e as monoculturas de produtos tropicais, também conhecidas como plantations.

Page 5: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

A colonização de exploração adiou a industrialização dos países ocupados e contribuiu para o subdesenvolvimento econômico e social, características que são compartilhadas entre o Brasil e todos os países africanos.

Page 6: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Ainda durante o processo de colonização, outro elemento começou a aproximar a África do Brasil: a escravidão da população negra. A migração compulsória de pessoas de etnias negras africanas para o Brasil trouxe ao país cerca de 4 milhões de trabalhadores escravos, que foram empregados principalmente nas atividades ligadas aos ciclos econômicos, como o da cana-de-açúcar no Nordeste e a mineração e o café no Sudeste. 

Page 7: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

No Brasil o desprezo pela história africana foi nutrido pelo preconceito étnico decorrente de 300 anos de prática da escravidão dos povos africanos.

Page 8: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O império de Sahel

Cerca de um terço do continente africano é ocupado pelo Deserto do Saara, onde, na Antiguidade, floresceram civilizações esplendorosas, como o Egito e os reinos da Núbia. Porém, outros povos também foram destaque na história do continente africano.

Page 9: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Foram civilizações que se desenvolveram na porção ocidental da África, em uma faixa de terra situada entre o Deserto do Saara e uma grande floresta tropical, que vai do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho. Essa civilizações ficaram conhecidas como reinos sudaneses.

Page 10: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Império de Gana

O Reino de Gana ficava na região oeste da África, na área que compreende hoje o Mali e o sul da Mauritânia, alcançou seu ápice entre os séculos VII e XI. Através da captação dos recursos naturais, principalmente ouro e metais preciosos dos territórios dominados pelo reino, transformou-se na principal autoridade econômica da região.

Page 11: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL
Page 12: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O poder do rei de Gana provinha da enorme quantidade de ouro produzida em seu reino. Este monopólio permitiu aos Soninques (etnia predominante) construir e manter enormes cidades, além de uma capital com uma população estimada em 15.000 habitantes. A produção do ouro era usada, também, para desenvolver outras atividades econômicas, tais como a tecelagem, a ferraria e a produção agrícola.

Page 13: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O esgotamento das minas de ouro e os conflitos políticos e religiosos teriam acelerado a decadência do Reino de Gana. Além disso, após o século VIII, a expansão islâmica ameaçou a estrutura centralizada do governo. A partir de então, os reinos de Mali, Sosso e Songai disputariam a região.

Page 14: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Império de Mali

O Império Mali foi um estado africano localizado no Noroeste da África, perto do Rio Níger, e que teve seu domínio durante os séculos XIII e XIV.

Page 15: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O império acumulou grandes territórios, formando uma confederação de tribos mandingas, que submeterem vários povos ao pagamento de impostos ao seu rei, o mansa.

Page 16: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Convertidos ao islã, os mandingas são considerados os continuadores do Reino de Gana, responsáveis por desenvolver o comércio e uma vida urbana intensa , destacando –se a cidade de Tombuctu.

Page 17: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Tombuctu tinha uma posição privilegiada no cruzamento de rotas comerciais tornou-a um importante centro cultural, tendo, inclusive, uma espécie de universidade islâmica (madrassa).

Page 18: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O império começou a declinar no século XV. Algumas das cidades se rebelaram contra os governantes e outras foram atacadas pelos povos vizinhos. Em 1550, o Império do Mali havia perdido grande parte de seu poderio. Seu nome permanece hoje no moderno país chamado Mali.

Page 19: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Império Songai (Gao)

O Império Songai controlou o comércio na maior parte da África ocidental durante os séculos XV e XVI. Songai enriqueceu comerciando ouro e sal através do rio Níger e das terras desérticas do Saara. Gao era a capital e tinha cerca de 100 mil habitantes.

Page 20: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Por sua localização geográfica no centro do Sahel sudanês, o Império Songai era uma região privilegiada para o comércio. O Níger, que o atravessava de oeste para leste, facilitava as comunicações, e seu vale fértil era intensamente cultivado. Assim, distinguem-se dois setores econômicos, um rural e tradicional, e o outro urbano e comercial.

Page 21: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O império prosperou até o final do século XVI. Então, o exército de um reino da costa noroeste da África, o Marrocos, começou a conquistar o império Songai, que por possuir exército inferior além de armas acabou sendo destruído. O povo fora das cidades continuou a lutar contra os marroquinos, mas não conseguiu restaurar o império.

Page 22: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Império Benin

É conhecido como Império do Benim ou Império Edo um antigo estado da África Ocidental que existiu de 1440 a 1897, onde hoje localiza-se a República Federal da Nigéria. A capital do império era a cidade de Benim, fundada em 1180.

Page 23: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Entre 1480 e 1504 o rei estabelece relações comerciais e diplomáticas com Portugal, em meio às explorações do país europeu, que vinha estabelecendo contato com os mais diversos povos do litoral africano.

Page 24: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Lá, os europeus, além dos portugueses, através dos séculos, beneficiaram-se do comércio com este rico estado africano, obtendo em especial bronze, prata, cobre, pimenta, produtos têxteis e principalmente escravos.

Page 25: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

A decadência de Benim ocorreria entre os séculos XVIII e XIX, sendo este estado africano finalmente desmantelado em 1897 pelo bombardeamento de uma frota inglesa, sendo que os seus obas (líderes espirituais) até hoje retém uma espécie de poder e influência.

Page 26: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Império do Congo

Seu desenvolvimento ocorreu na costa oeste da África ao longo do curso do rio Zaire. Assim como várias outras culturas dessa região, o Reino do Congo tinha por base cultural a etnia banto.

Page 27: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

A centralização estatal do Reino do Congo e seu controle sobre a produção econômica da costa oeste africana ocorreram ao longo do século XV, coincidindo, assim, com a consolidação do Império Ultramarino Português. Assinalar essa comparação é importante, haja vista que foi com os congoleses, além de outros povos, que os portugueses travaram contato comercial na África durante quase toda a modernidade. O tráfico de escravos, inclusive, foi movimentado por meio das articulações feitas entre esses dois impérios.

Page 28: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Além do tráfico de escravos, as principais atividades comerciais do Reino do Congo giravam em torno do escambo de mercadorias como o sal, tecidos e metais. Um dos principais reis do Congo, conhecido como Manicongo, converteu-se ao cristianismo na década de 1480. Contudo, a relação entre lusos e bantos desencadeou violentos conflitos, que culminaram na derrota congolesa.

Page 29: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Presença europeia na África durante a Idade Moderna

O processo de ocupação territorial, exploração econômica e domínio político do continente africano por potências europeias tem início no século XV e estende-se até a metade do século XX. Ligada à expansão marítima europeia, a primeira fase do colonialismo africano surge da necessidade de encontrar rotas alternativas para o Oriente e novos mercados produtores e consumidores.

Page 30: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

No século XIV, exploradores europeus chegaram à África. Lá estabeleceram contato com chefes locais que trocavam inimigos capturados em guerra por mercadorias, como tabaco e aguardente.

Page 31: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

No princípio do século XIX, com a expansão do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano. As potências europeias desenvolveram uma "corrida à África" massiva e ocuparam a maior parte do continente, criando muitas colônias. Entre outras características, é marcado pelo aparecimento de novas potências concorrentes, como a Alemanha e a Itália.

Page 32: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Porém os as potencias europeias não cuidaram não cuidaram com a divisão correta das tribos africanas, gerando assim muitas guerras internas.

Page 33: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

A ocupação da África pelas potências europeias prosseguiu até depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando as colónias começaram a obter a independência, num processo que se chamou descolonização.

Page 34: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Identidade afro e contribuição cultural no Brasil

Atualmente, é notória a influência africana em nossa sociedade na cultural em geral, como nos elementos incorporados pela língua portuguesa, hábitos alimentares e crenças religiosas.

Page 35: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

O samba, a capoeira, o candomblé, o frevo, berimbau são exemplos de contribuições afros para o Brasil. Na culinária destaca-se o acarajé, farofa e a canjica.

Page 36: HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS + REINOS DE SAHEL

Centro de Educação ObjetivoProfessor: André Aluno: João Pedro SchmitzSérie: 3 ano do E.MMatéria: História

Pinhalzinho, Santa Catarina