33
HOMILÉTICA E SUA IMPORTÂNCIA

Homilética lição - 01

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Homilética   lição - 01

HOMILÉTICA E SUA IMPORTÂNCIA

Page 2: Homilética   lição - 01

LIÇÃO 01

A HOMILÉTICA E A SUA IMPORTÂNCIA

Page 3: Homilética   lição - 01

INTRODUÇÃONo sentido divino e humano, as palavras fazem milagres. Deus colocou na comunicação um poder quase infinito. As palavras têm o poder de produzir sentimentos, pensamentos e ações. Uma única palavra pode produzir amor ou ódio, alegria ou tristeza, motivação ou depressão, pensamentos positivos ou negativos.

Page 4: Homilética   lição - 01

As palavras, portanto, são polivalentes, podendo ajudar ou atrapalhar. Podem encorajar, inspirar e tranquilizar, mas também podem decepcionar, desunir e oprimir. Foram as palavras que preservaram a verdade bíblica até os nossos dias, bem como preservaram a história da humanidade e as descobertas da ciência. Mas da mesma forma elas contribuíram para desencadear guerras, homicídios e torturas. Jesus por outro lado, estabeleceu o cristianismo e o evangelho com o uso do mesmo recurso: a palavra.

Page 5: Homilética   lição - 01

1) De onde vem a palavra Homilética?

2) O que significa?3) Qual posição a pregação

tem ocupado no ministério pastoral?

Page 6: Homilética   lição - 01

Para tudo que compõe o universo existe uma ciência para estudá-la. A pregação cristã também tem uma ciência específica: A Homilética.A Homilética é uma Ciência.A Homilética é uma Arte.A Homilética é uma Técnica.A Homilética é Religiosa

Page 7: Homilética   lição - 01

É Ciência quando considera o ponto de vista de seus fundamentos teóricos, históricos, psicológicos e sociais; É Arte quando considera os aspectos estéticos; o belo do conteúdo e da forma; É Técnica quando considera o modo especifico de sua execução ou ensino;É Religiosa quando considera a sua função espiritual, ou seja, adoração, poder, transformações, manifestações espirituais, etc.

Page 8: Homilética   lição - 01

O termo (homilética) deriva do substantivo grego “homilia”, que significa literalmente “associação”, “companhia”, e do verbo homileo, que significa “falar”, “conversar”. O Novo Testamento emprega o substantivo homilia em 1 Coríntios 15.33 ... as más conversações corrompem os bons costumes.

Page 9: Homilética   lição - 01

Homilética é a disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho.O termo homilética tem suas raízes etimológicas em três palavras da cultura grega:Homilos: “multidão, turma, assembleia do povo”(At. 18:17).Homilia: “associação, companhia” (ICo.15:33). Homileo: “falar, conversar” (Lc.24:14s;At.20:11,24,26).

Page 10: Homilética   lição - 01

Como disciplina teológica, a homilética pertence à teologia prática. As disciplinas que mais se aproximam da homilética são: A hermenêutica. A exegese.

Page 11: Homilética   lição - 01

Enquanto a hermenêutica é a ciência, arte e técnica de interpretar corretamente a Palavra de Deus;

A exegese é a ciência, arte e técnica de expor as ideias bíblicas;

A homilética é a ciência, arte e técnica de comunicar o evangelho.

Page 12: Homilética   lição - 01

A hermenêutica interpreta um texto bíblico à luz de seu contexto;

A exegese expõe um texto bíblico à luz da teologia bíblica;

A homilética comunica um texto bíblico à luz da pregação bíblica.

Homilética é a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão.

Page 13: Homilética   lição - 01

A homilética depende amplamente da hermenêutica e da exegese. Homilética sem hermenêutica bíblica é

trombeta de som incerto (1Co 14.8).Homilética sem exegese bíblica é a mera

comunicação de uma mensagem humanista e morta.

Page 14: Homilética   lição - 01

Em suma, a Homilética é o estudo que ensina o pregador da Palavra de Deus a:Ordenar.Organizar.Expor.De forma:Clara.Coerente.A mensagem que recebe do Espírito Santo.

Page 15: Homilética   lição - 01

Homilética é: O ato de pregar.Homílias.Falar elegantemente na oratória.Arte de falar bem.Para os gregos a conversação era chamada

de: homilia.Para os romanos era chamada de: sermão.

Page 16: Homilética   lição - 01

A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

Como se deu o estudo da arte de falar em público

na história da humanidade e pelos primeiros cristãos?

Page 17: Homilética   lição - 01

Os gregos, inventores da democracia, foram os primeiros a se preocuparem com o estudo do falar em público. Um sistema de governo democrático exigia um sistema discursivo para deliberar sobre os problemas da população. Assim, falar em público e convencer os ouvintes passou a ser uma necessidade de ascensão social. Para isso foi necessário a preocupação de estudar a arte e a técnicas do discurso.

Page 18: Homilética   lição - 01

Homilética como termo designativo com suas técnicas, sistematização e adaptação às habilidades humanas, nasceu entre os gregos com o nome de retórica. Depois foi adaptada no mundo romano com o nome de oratória (sermão), e, finalmente, para o mundo religioso com o nome de homilética.

Page 19: Homilética   lição - 01

Foi assim que surgiram os mais famosos homens da Grécia antiga, no estudo do discurso:Córax.Sócrates.Platão.Demóstenes.Surge então a retórica grega, dividida em:Política.Forense.Demonstrativa.

Page 20: Homilética   lição - 01

Os romanos foram influenciados culturalmente pelos gregos e ao se empolgar com a Retórica, logo deram o nome de Oratória. Cícero e Quintiliano foram os maiores oradores romanos. Mas nunca a usaram para fins religioso, assim como os gregos também não. Os romanos estudavam a Eloquência através da oratória.

Page 21: Homilética   lição - 01

Ligada a HOMILÉTICA aparecem três termos muitos relacionados entre si, mas distintos quanto o significado:1) RETÓRICA, 2) ORATÓRIA, 3) ELOQUÊNCIA

Definiremos a seguir cada um delas:

Page 22: Homilética   lição - 01

A Retórica é o estudo teórico das regras que desenvolvem e aperfeiçoam o talento natural da Palavra, baseando-se na observação e no raciocínio.

Page 23: Homilética   lição - 01

Oratória é a arte de falar em público de forma: Elegante. Precisa. Fluente. Atrativa. Muitos pregadores são até estudiosos, pesquisadores, inteligentes e de oração; mas falham quanto à elegância e fluência na transmissão da mensagem.

Page 24: Homilética   lição - 01

A Eloquência é a parte que trata da:Propriedade.Disposição.Elegância, das palavras.Falar bem atrai a atenção dos ouvintes convencendo-os pelo uso da linguagem.Portanto, Eloquência significa o ato de se falar bem.

Page 25: Homilética   lição - 01

As religiões pagãs e o Judaísmo, por serem exclusivistas, quase não se interessaram em aprimorar a arte do discurso.

O Cristianismo devido ao seu teor evangelístico universal foi a religião que mais adotou o discurso em sua liturgia.

Na idade Média devido a expansão do Catolicismo Romano pelo mundo começou-se a desenvolver a homilética que em seguida foi aprimorada pelos reformadores.

Page 26: Homilética   lição - 01

A segunda geração de pregadores da igreja preocuparam-se com a pregação convincente e atraente. Assim, dedicaram-se ao estudo de como falar com mais persuasão.

Page 27: Homilética   lição - 01

ORATÓRIAPanorama Histórico

da Oratória

A Mãe da Homilética

Page 28: Homilética   lição - 01

A evolução do estudo e da prática da oratória revela que as vezes sua ênfase era mais religiosa em um momento, e em outro período era mais secular.Essa evolução vem através:

Page 29: Homilética   lição - 01

1) Dos gregos.2) Dos romanos.3) Oratória sacra grega.4) Idade Média.5) O período do Renascimento.6) Reforma e Contra Reforma.7) Sermonistas ingleses.8) Barroco católico.9) Os Sermonistas franceses.10) Revolução Francesa.11) Parlamento inglês.12) Os tribunos.13) A contemporaneidade da Pregação dos Séculos 19 e 20.

Page 30: Homilética   lição - 01

O CONTEÚDO DA RETÓRICA

E SUA POSIÇÃO ATUALMENTE

O que estudava na retórica clássica e como essa ciência é vista hoje?

Page 31: Homilética   lição - 01

A premissa básica da retórica é que todo discurso é feito com a intenção de alterar uma situação determinada. Com o advento da Estilística, que se tornou um dos principais elementos de estudo da estéticas literária moderna, a Retórica tornou-se uma disciplina decadente.

Page 32: Homilética   lição - 01

Alguns estudiosos de hoje começam a propor uma nova retórica.Há uma nova geração de crentes desejando mensagem genuinamente ungida, conteúdo bíblico e fervor frutífero. O estudante de Homilética deve estudar formas para melhorar sua pregação, de modo que sua mensagem seja mais frutífera.

Page 33: Homilética   lição - 01

Tem sido observado que a maioria dos pastores no Brasil não têm hábito de fazer exposição bíblica nas suas mensagens, porém é através desta exposição que o ouvinte chega a ser realmente alimentado pela Palavra de Deus. O pregador deve interpretar o texto, porém, o enfoque devido é o de transmitir ao ouvinte aqueles princípios inerentes ao próprio texto bíblico. .