8

Ng1-Máquina de Café Expresso

  • Upload
    at

  • View
    2.535

  • Download
    1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Descrição da máquina de café expresso.

Citation preview

Page 1: Ng1-Máquina de Café Expresso
Page 2: Ng1-Máquina de Café Expresso

A primeira máquina de café expresso foi apresentada pela primeira vez ao mundo em meados de 1901, exibida pelo Sr. Luigi Bezzera, um equipamento rudimentar que continha dois grandes grupos operados a vapor gigante, denominada de modelo Tipo Gigante. Nos primeiros anos, pouco sucesso obteve no mercado.

Page 3: Ng1-Máquina de Café Expresso

A patente no entanto em 1905 foi vendida ao Sr. Desidero Pavoni que trouxe ao mercado um novo modelo de máquina de café expresso chamado Ideale.

Nessa época também o Sr. Teresio Arduino, fundou a sua companhia chamada Victoria Arduino, juntos começaram então a espalhar toda a cultura do expresso na Itália.

Page 4: Ng1-Máquina de Café Expresso

A máquina moderna conhecida nos dias de hoje só chegou ao mercado em 1946 ou 1947 com o final da segunda guerra mundial, quando a antiga fábrica da família Gaggia (não mais existente, somente a marca hoje continua a ser explorada comercialmente) introduziu no mercado o modelo Gaggia Crema Caffe, a primeira com capacidade de produzir água pressurizada, com uma alavanca passando água por uma camada de café, um produto fácil e barato, para o uso doméstico e comercial.

Page 5: Ng1-Máquina de Café Expresso

Uma máquina simples :

As máquinas de expresso mais simples utilizam a pressão que se obtém com o aquecimento da água dentro de um recipiente fechado para pressionar essa água contra o café. Como todas elas funcionam com base nos mesmos princípios, veremos como funciona uma dessas máquinas para acampamento.

Page 6: Ng1-Máquina de Café Expresso

Nesse tipo de máquina, o café é compactado em uma peça metálica em forma de funil (o filtro), que possui um tubo que vai até o fundo do reservatório de água. Coloca-se um pouco de água no reservatório e aperta-se a parte superior, onde se localiza o bico, fechando o reservatório.

Quando a água é aquecida e começa a ferver, a pressão aumenta dentro do reservatório e a única maneira de a água sair é subindo pelo tubo do filtro, passando pelo café e saindo pelo bico, na parte de cima. Como a ponta do tubo do filtro fica submersa, a pressão força a água quente a subir pelo tubo.

Page 7: Ng1-Máquina de Café Expresso

Este tipo de máquina apresenta algumas desvantagens. A pressão no sistema depende da temperatura da água e, neste tipo de máquina, a temperatura necessária para aumentar a pressão o suficiente para forçar a água a subir pelo tubo pode exceder a temperatura ideal para preparar um bom café expresso.

É por isto que algumas máquinas caseiras utilizam uma bomba para pressurizar a água quente.

Page 8: Ng1-Máquina de Café Expresso

Trabalho realizado por :

Cláudia Sofia Costa, turma S3

Sociedade, Tecnologia e Ciência

Professor – A.T.