20
O PONTILHISMO

O pontilhismo

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: O pontilhismo

O PONTILHISMO

Page 2: O pontilhismo

O QUE É O PONTILHISMO?

Pontilhismo é uma técnica de pintura que consisti em pintar, preencher o desenho usando pontinhos de tinta ou caneta hidrográfica.

Page 3: O pontilhismo

COMO SURGIU O PONTILHISMO?

O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 como um movimento pós-impressionista, sendo uma reação aos próprios impressionistas. Trata-se de uma técnica de pintura em que o artista faz desenhos e representações usando pequenos pontos ou manchas, dando ao observador, um efeito óptico diferente da pintura convencional.

Page 4: O pontilhismo

PRINCIPAIS ARTISTAS NO MUNDO:

Page 5: O pontilhismo

GEORGES SEURAT (1859–1891) : Seurat, em especial,

reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto,  permitem perceber uma cena. Essa técnica ganhou o nome de pontilhismo: as figuras são representadas com fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.

Page 6: O pontilhismo

TARDE DE DOMINGO NA ILHA DE GRANDE JATTE Perceba na obra ao lado (Tarde

de domingo na Ilha de Grande Jatte, 1884-1886) a evidência de como a figura foi construída a partir de pequenos pontos. Observe também como Seurat conseguiu criar áreas de luz e sombra: os pontinhos amarelos nos dão a ideia de luz do sol; os pontinhos mais escuros nos sugerem as sombras causadas pelas copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.

Page 7: O pontilhismo

O CIRCO(1891) PINTURA DE GEORGES SEURAT

Page 8: O pontilhismo

PAUL SIGNAC Signac foi outro

grande pintor que dominou a técnica pontilhista. Ele gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas de suas obras.

Page 9: O pontilhismo

A BOIA VERMELHA (1895) :

Observe em sua obra ao lado (A boia vermelha, 1895), os pequenos pontos coloridos que, colocados lado a lado, formam todo os elementos representados: o céu, as casas, as embarcações, a água, a boia e o reflexo de tudo isso na água.

Page 10: O pontilhismo

PORTRAIT OF FELIX FENEON, 1890. DE PAUL SIGNAC .

Page 11: O pontilhismo

Foi Georges Seurat que ensinou a Paul Signac a técnica do Pontilhismo, tendo estes dois artistas sido os principais impulsionadores do chamado Movimento do Divisionismo

Page 12: O pontilhismo

OBRA: LE CLIPPER, ASNIERES

Paul Signac gostava de barcos, viajou por vários países, pra registra diferentes paisagens .

Page 13: O pontilhismo

VINCENT VAN GOGH

foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Ele sofria de surtos mentais, o que vazia reflete na sua pintura os seus sentimentos.

Page 14: O pontilhismo

A VINHA ENCARNADA Estudou na cidade

de Haia. E fez pinturas a parte do cotidiano dos camponeses que observava no dia-a-dia. Lá só conseguiu vender o único quadro em vida por 400 francos.

Page 15: O pontilhismo

ESTRADA COM CIPRESTE E ESTRELA, 1890. Van Gogh recebeu esta

qualificação técnica através da arte impressionista, especialmente o uso pontilhista da cor de Seurat. Em seus últimos anos, Van Gogh chegou a empregar a tinta diretamente do tubo sobre a superfície da tela, o que ocasionava um espesso impaste de tinta pinceladas eletrizam a superfície da tela.

Page 17: O pontilhismo

TERRAÇO DO CAFÉ EM ARLES À NOITE, 1888 Van Gogh viajou por

várias cidades, e conheceu Gauguin, onde chegou a planeja um centro artistico. Mas não deu certo por desentendimento.

Page 18: O pontilhismo

AUTO-RETRATO COM ORELHA CORTADA. Seu amigo foi

embora, Van Gogh apresentou sintomas de depressão grave, com fortes ataques violentos, chegando a corta a própria orelha

Page 19: O pontilhismo

VINCENT E THEO ENTERRADOS LADO A LADO EM AUVERS-SUR-OISE. Esses problemas

mentais refletindo na pintura, que passou a mostrar pinceladas mais fortes, porém, pequenas. Foi internado em um hospital onde tirou no próprio peito e morreu três dias depois.

Page 20: O pontilhismo

PARA VAN GOGH, CADA COR ERA O SÍMBOLO DE UMA PAIXÃO. “"Após a experiência dos ataques repetidos,

convém-me a humildade. Assim pois: paciência. Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida."”

— Vincent Van Gogh