23
EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO DISCIPLINA: GEOGRAFIA Profª: Oberlania Alves Blog: geograficlania.blogspot.com ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

Ordem geopolítica e econômica

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Ordem geopolítica e econômica

EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRODISCIPLINA: GEOGRAFIA

Profª: Oberlania Alves

Blog: geograficlania.blogspot.com

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

Page 2: Ordem geopolítica e econômica

GUERRA FRIA

• Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA.

• Apesar da rivalidade entre as potências, elas não se enfrentaram com armas – esse fator caracterizou a guerra fria como uma guerra não declarada.

• De acordo com a corrida armamentista e econômica, podemos concluir que a guerra fria, foi uma guerra de palavras e imagens.

• Propaganda do horror entre socialistas e capitalistas

Page 3: Ordem geopolítica e econômica

DOUTRINA TRUMAN

11 de março de 1947, o presidente Harry Truman fez um discurso propondo a concessão de crédito para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países.

Objetivo geopolítico fundamental da doutrina foi a contenção do Socialismo.

Page 4: Ordem geopolítica e econômica

Lançado em 1947 nos Estados Unidos. Seu objetivo era firmar o capitalismo na Europa Ocidental e reconquistar o espaço perdido para os soviéticos na Europa Oriental.

O plano era de uma ajuda econômica de grande proporção a todos os países europeus atingidos diretamente pela guerra. Os Estados Unidos tentaram ajudar os países socialistas, mas eles deveriam ser capitalistas.

Pág: 67.

Page 5: Ordem geopolítica e econômica

AS ALIANÇAS MILITARES

Efeito Dominó – Os EUA criaram blocos militares com o objetivo de impedir a expansão da zona de influência soviética. Os EUA acreditavam que União Soviética poderiam influenciar outros países como o Leste Europeu e a China a aderir o socialismo.

Para impedir isso os EUA criaram várias alianças militares na Europa Ocidental. Ex: (OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte), no Sudeste asiático (OTASE – Organização do Tratado do Sudeste da Ásia) e no Oriente Médio (Pacto de Bagdá).

Esse fato ficou conhecido como cordão sanitário.

Page 6: Ordem geopolítica e econômica

OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte ) Foi criada em 1949 com sede em Bruxelas na

Bélgica;

com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista/socialista.

Países fundadores: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Reino Unido.

Com a criação da OTAN os EUA delimitou sua zona de influência na Europa Ocidental por meio da construção de uma série de bases militares.

Page 7: Ordem geopolítica e econômica

RDA República Democrática Alemã foi um Estado nacional criado em 1949 com o fim da ocupação da Alemanha pelos aliados, após a II Guerra Mundial, quando o território alemão foi repartido entre os setores estadunidense, britânico, francês e soviético.

RFA Alemanha Ocidental era o nome vulgar da República Federal da Alemanha, entre 1949 e 1990. Era também frequentemente referida pela sigla RFA em oposição a RDA da Alemanha Oriental.

Page 8: Ordem geopolítica e econômica

Construído em 1961 pelo governo do setor oriental. Tornou-se símbolo máximo da Guerra Fria.A resolução de construir o muro foi decorrências do fato de milhares de alemães orientais migraram para Berlim Ocidental para ter uma vida melhor na Alemanha capitalista.A partir de 13 de agosto de 1961 a circulação de habitantes entre as duas cidades foi proibida. O muro materializava o conflito capitalista versos socialista.

Page 9: Ordem geopolítica e econômica

Aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do leste europeu e pela União Soviética. O tratado foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, mas não estabeleceu nenhum tipo de ajuda mútua em caso de agressões militares.

Na atualidade esse pacto garante a paz na Europa e dar apoio em intervenções internacionais, como o Afeganistão. Vem ganhando novos membros, em 1999 entraram a Hungria, a Polônia e a Republica Theca, elevando o número de associados para 19.

Page 10: Ordem geopolítica e econômica

O primeiro buraco feito no Muro de Berlim fez desabar o sistema socialista europeu por completo. Após essa noite, não houve possibilidade de retorno. A queda do muro marca o início da extinção do regime comunista no Leste Europeu e provoca uma crise generalizada nos partidos comunistas.

Em 1991, a URSS desintegra-se e as ex-repúblicas soviéticas formam a Comunidade de Estados Independentes. Sobrevivem, contudo, os governos comunistas da Coréia do Norte, Vietnã, Cuba e China.

Page 11: Ordem geopolítica e econômica

A ONU E A CRISE DE LEGITIMIDADE

A Organização das Nações Unidas foi criada ao final da segunda Guerra com o objetivo de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitária.

Em 1945, representantes de 51 países, reunidos na Conferência de São Francisco (EUA), aprovaram uma carta de princípios que deveria orientar as ações da entidade no mundo pós-guerra.

Possui vários órgãos, os mais importantes: Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

Page 12: Ordem geopolítica e econômica

O órgão de maior poder da ONU é o Conselho de Segurança, formado por delegados de quinze países-membros, dos quais cinco são permanentes e dez são eleitos a cada dez anos.

O Conselho de Segurança pode investigar disputas e conflitos internacionais ou no interior de um país, propor soluções visando a acordos de paz e adotar sanções que vão desde o corte das comunicações ou das relações diplomáticas até o bloqueio econômico.

Países permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia.

Page 13: Ordem geopolítica e econômica

COOPERAÇÃO SUL-SUL

Vários governos de países em desenvolvimento tem se empenhado no aprofundamento da cooperação entre si – que chamam de cooperação Sul-Sul – com o objetivo de aumentar o poder de negociação nos organismos internacionais com os países desenvolvidos.

Ex: Acordo de Cooperação trilateral firmado entre Brasil, Índia e África do Sul (IBSA ou IBAS).

O grupo busca atuar de forma coordenada nos fóruns internacionais para aumentar o poder de negociação de seus membros e. como candidatos permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Page 14: Ordem geopolítica e econômica

A ORDEM ECONÔMICA A Conferência de Bretton Woods realizada em

1944 nos Estados Unidos foi convocada por norte-americanos e britânicos com o objetivo de elaborar um arcabouço que permitisse a recuperação econômica do pós-guerra.

Temiam crises econômicas. Nessa conferência foi estabelecido um novo

padrão monetário – Dolar/ouro – em substituição ao ouro, padrão vigente até então.

Década de 60 os EUA perdem a hegemonia no mundo capitalista devido a concorrência da Europa Ocidental e do Japão (já se recuperando da guerra). Pag: 74.

Page 15: Ordem geopolítica e econômica

Durante a Conferência de Bretton Woods foram constituídos dois programas que até hoje são atuante no cenário político, econômico e financeiro mundial: o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos administradas pelos EUA.

O Bird, a AID e algumas instituições constituem o Banco Central Mundial. Pág: 74.

Em 1947 foi constituído o Acordo Geral de Tarifas e Comércio – GATT.

Em 1995 o Gatt passou a se chamar Organização Mundial de Comércio (OMC), com o objetivo de aumentar a influência nas questões comerciais mundiais.

Page 16: Ordem geopolítica e econômica

G8ou

G7 MAIS A RÚSSIA

Page 17: Ordem geopolítica e econômica

OS SETE PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS E A RÚSSIA Originou-se em 1975 em uma reunião onde estavam presentes

as maiores potências capitalistas da época. São sete países com um maior destaque em suas industrias, que se organizam para defender seus interesses e fortalecer a influência que exercem sobre as questões mundiais. Nações ricas com elevado desenvolvimento industrial, com economias fortes.

Page 18: Ordem geopolítica e econômica

OS SETE PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS E A RÚSSIA A indústria constitui-se no setor econômico que produz maior

lucratividade, sendo o cidadão moderno o maior consumidor dos produtos industrializados desta forma os países investem pesado na industrialização para aumentar suas riquezas. Estes investimentos em sua grande parte vai para a área de desenvolvimento tecnológico e políticas para competir no mercado internacional.

Page 19: Ordem geopolítica e econômica

OS SETE PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS E A RÚSSIA Entre os sete países mais ricos estão aqueles que participaram

da primeira Revolução Industrial como: Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

E aquelas que mais tarde se industrializaram com rapidez, assimilando o emprego e o desenvolvimento de tecnologia de ponta como foi o caso dos EUA, Japão e Canadá.

Page 20: Ordem geopolítica e econômica

OS SETE PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS E A RÚSSIA A Federação Russa participa como convidada especial desde

1992, mas apenas em 1997 foi aceita como membro do G8, porém não podendo participar das discussões econômicas. A principal justificativa para a inclusão da Rússia no G7 consiste em seu arsenal nuclear, “ herança” da Guerra Fria, pois a economia russa não a habilita a participar deste grupo tão seleto.

Page 21: Ordem geopolítica e econômica

OS SETE PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS E A RÚSSIA O principal objetivo do G8, quando foi organizado, era discutir o

ajustamento de políticas econômicas entre os países participantes, com seu fortalecimento outras questões como políticas sociais, meio ambiente e saúde entrou em pauta em suas reuniões.

Page 22: Ordem geopolítica e econômica

OS SETE PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS E A RÚSSIA Como se sabe, na sociedade capitalista, prevalece a lei do mais

forte. Nesse caso, o mais forte, representado pelos G8, terá suas decisões direcionadas, em primeiro lugar, para os interesses dos seus respectivos países. Pág: 75.

Page 23: Ordem geopolítica e econômica

CONTINUA...