14
Fósseis

Raquel lucas

  • Upload
    anabela

  • View
    413

  • Download
    1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Algumas características

Citation preview

Page 1: Raquel lucas

Fósseis

Page 2: Raquel lucas

Neste Power Point iremos falar destes cinco tipos de fósseis:

Amonites

Trilobites

RudistasCorais

Arqueopterix

Page 3: Raquel lucas

Trilobites As trilobites pertencem ao grupo dos artrópodes. São animais de corpo segmentado e membros articulados , que viveram cerca de 300 milhões de anos nos antigos oceanos. O seu sentido da visão era extremamente apurado e foram os primeiros animais a desenvolver olhos complexos. A fossilização por moldagem do exosqueleto da trilobite resulta do facto deste ser uma parte dura constituída por carbonato de cálcio pobre em magnésio. O seu nome é devido à presença de três lobos. As trilobites surgiram no período Cambriano e extinguiram-se no período Permiano. O seu grupo tem importância estratigráfica como fósseis de idade.

Page 4: Raquel lucas

TrilobiteConstituição

Page 5: Raquel lucas

Corais Os corais são animais que pertencem à classe dos celenterados. Constroem um exoesqueleto que pode ser de matéria orgânica ou de carbonato de cálcio. São excelentes indicadores de ambientes, já que os recifes apenas se formam no mar, a uma profundidade inferior a 50 metros, com temperaturas que variam entre os 25º C e os 29º C. Os corais podem constituir colônias coloridas e podem formar  recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma grande biodiversidade e produtividade. O seu grupo tem importância estratigráfica como fósseis de fácies.

Page 6: Raquel lucas

CoralRespetivo fóssil

Page 7: Raquel lucas

Amonite As amonites eram animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das atuais lulas.Tinham dimensões muito variáveis, desde alguns centímetros a um metro de diâmetro. O animal vivia dentro de uma concha espiralada de natureza carbonatada. As conchas de amonite são um tipo comum de fóssil em, formações marinhas do Mesozoico. As amonites vivam no meio aquático e eram carnívoras,usavam os seus tentáculos como pés para se deslocarem. O seu grupo tem importância estratigráfica como fósseis de idade.

Page 8: Raquel lucas

Fóssil de Amonite

Page 9: Raquel lucas

Arqueoptérix

O Arqueoptérix viveu durante o período Jurássico em torno de 150-148 m.a atrás. Tornou-se uma peça chave de evidência no debate sobre a evolução. É uma espécie de ave primitiva que preserva características típicas dos dinossauros, grupo no qual estão incluídas as aves.

Foi a primeira ave extinta a ser encontrada no mundo. O seu nome significa "asa antiga gravada na pedra" porque o

fóssil foi descoberto em imensas jazidas de pedra calcária localizadas

na região de Solnhofen, sul da Alemanha. O seu grupo tem importância estratigráfica como fósseis vivos.

Page 10: Raquel lucas

ArqueoptérixRespetivo Fóssil

Page 11: Raquel lucas

Rudistas

Os rudistas foram moluscos bivaldes marinhos de tamanho e morfologia bastante variados. Eles possuíam uma concha fixa ao substrato e eram bem adaptados ao modo de vida séssil. Os rudistas alcançaram uma grande população na segunda

metade do período Cretácio habitando principalmente o mar de Tetis. Possuem um exoesqueleto biomineralizado, carbonatado, aragonítico ou calcítico. Os rudistas, em geral, possuíam conchas espessas,com aspeto rude. Foi esse aspeto rude que valeu o nome de Rudista a estes bivalves mesozóicos. O seu grupo tem importância estratigráfica como fósseis de

fácies.

Page 12: Raquel lucas

Fósseis de Rudistas

Page 13: Raquel lucas

*FIM*

Page 14: Raquel lucas

Trabalho realizado por:

Raquel Lucas Luna Rodrigues

7ºF