19

Retrospectiva Instituto Paramitas

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Retrospectiva Instituto Paramitas
Page 2: Retrospectiva Instituto Paramitas

um ano de muitas realizações no Instituto Paramitas

Refletir sobre quanta coisa bacana conseguimos fazer e o que queremos para o ano que começa nos ajuda a planejar o novo ano e continuar contribuindo com a melhoria da educação a partir da emancipação digital!Em 2012, completamos três anos desde a Fundação do Instituto Paramitas e, como não poderia deixar de ser, buscamos ampliar nossa atuação por todo o Brasil por meio dos projetos que desenvolvemos. Neste ano, eles foram ainda mais abrangentes e colaborativos. Destacamos aqui algumas ações marcantes em nossa trajetória, das quais nos orgulhamos bastante:

2012:

Page 3: Retrospectiva Instituto Paramitas

Ampliação do programa EJA Digital,

Com foco no desenvolvimento de competências digitais que contribuem com a aprendizagem e também com a empregabilidade e empreendedorismo, o EJA Digital tem o objetivo auxiliar na formação do educador a partir do aprimoramento do conhecimento tecnológico. Em 2012, a iniciativa formou e acompanhou 16 educadores responsáveis pelo uso das tecnologias

digitais de maneira integrada ao currículo escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, no município de Santo André. Além disso, o programa chegou até mesmo a ser reconhecido pelo Ministério da Educação , estando presente no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC e, nos últimos três anos, contemplou mais de 8 mil alunos atendidos.

Page 4: Retrospectiva Instituto Paramitas

Ampliação da capacitação e emprego de jovens em Feira de

Santana (BA)Desde junho de 2012, o Instituto Paramitas, por meio do programa Feira Digital de Feira de Santana, tem oferecido nos centros digitais cursos de capacitação profissional pelo programa Educação para o Trabalho e cursos de inclusão digital da Microsoft Educação. No mesmo ano, foi possível ampliar suas ações, atendendo a mais de 3 mil jovens e adultos e mais de 150 facilitadores que ganharam com esta iniciativa uma oportunidade de primeiro emprego e aprimoramento profissional permanente. Dada a relevância da iniciativa no município de Feira deSantana, foi necessário procurar um novo espaço para nossa filial na Bahia que permitisse acomodar a equipe, que crescia a cada dia.

Saiba mais no blog da nossa filial!

Page 5: Retrospectiva Instituto Paramitas

Produção executiva no Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa

Por meio de uma parceria com a Fundação Telefônica Vivo, mobilizamos professores de todo o Brasil, destacando nosso país como o segundo colocado em toda América Latina no número de inscritos com projetos que mostram o uso das tecnologias no contexto educacional. Foi uma ação importante para o Instituto Paramitas, uma vez que permitiu incentivar educadores a compartilharem boas práticas. Os brasileiros premiados nesta edição do evento foram os professores Lisandro Magela, Alexandre Roberto Rodrigues e Rodrigo Martins Garcia da Escola Municipal Antonio

Nacif Salemi de Mogi das Cruzes. Como recompensa, a escola recebeu equipamentos tecnológicos para auxiliar no trabalho realizado na instituição com o software SEI (Software de Educação Infantil).

Page 6: Retrospectiva Instituto Paramitas

Produção executiva com a Fundação Telefônica Vivo no Encontro Internacional de Educação da

Fundação Telefônica 2012-2013

Ao longo de 2012, o Instituto Paramitas foi responsável por organizar as atividades do Encontro Internacional de Educação realizadas pelos brasileiros em colaboração com vários países da América Latina. Foram diversos debates, fóruns, oficinas e outras atividades online disponibilizadas gratuitamente aos professores de todo o Brasil. Embora predominasse no encontro o uso do idioma espanhol, o Brasil foi pouco a pouco conquistando espaço por meio de atividades interessantes realizadas em língua portuguesa e também recursos de tradução e estratégias de mediação e engajamento dos educadores brasileiros interagissem com os países da América Latina.

Page 7: Retrospectiva Instituto Paramitas

Produção pedagógica do projeto Curta na Escola:

O Instituto Paramitas foi responsável por toda a parte pedagógica envolvida no projeto apoiado pela Petrobrás e idealizado pelo Instituto Synapse Tamanduá Cultural, como a produção de planos de aula e avaliação dos relatos de experiência em sala de aula. Além da articulação nas redes sociais, oferecemos um curso

online no formato de comunidade de aprendizagem. Em apenas duas semanas após a abertura das inscrições, atingimos 3000 educadores interessados que puderam participar da comunidade online e discutir práticas para o desenvolvimento de projetos utilizando curtas-metragens em sala de aula. Os educadores, que aproveitaram a oportunidade e inscreveram seus relatos, também concorreram ao concurso "Procura-se Professor Autor", que premiou cinco deles .

Page 8: Retrospectiva Instituto Paramitas

Comunidade de aprendizagem Aulas animadas:

O projeto permitiu que as o ambiente escolar pudesse se tornar um espaço mais interessante já que possibilita que o aluno seja o autor de sua própria obra e a compartilhe dentro e fora da escola suas criações pela internet. O programa ainda beneficia os professores, pois, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, os educadores podem discutir, comentar, e compartilhar conteúdos e dicas publicados no site. Mais de 3500 educadores participaram e compartilharam ideias de projetos relacionados à produção de vídeos com os alunos. No blog do projeto, é possível conhecer algumas produções da atividade videodica cultural proposta na comunidade de aprendizagem.

Page 9: Retrospectiva Instituto Paramitas

Oficinas on-line utilizando o AutoCollege:

O projeto, criado em parceria com a Microsoft Educação, foi uma iniciativa do Instituto Paramitas que visava orientar educadores sobre como usar o programa Auto College para a realização de colagens de imagens. A oficina iniciou suas atividades no dia 17 de setembro e contou com cerca de 1000 inscritos. Apesar de durar 3 horas, os participantes podiam acessá-la livremente a qualquer momento. Para se inscreverem, os professores tinham que se cadastrar na rede PIL Network , onde posteriormente poderiam

comentar e compartilhar as colagens produzidas. Além disso, um fórum de discussão foi criado na página com o intuito de compartilhar trabalhos e experiências do mundo todo.

Page 10: Retrospectiva Instituto Paramitas

Formação de educadores com os

professores da Rede Marista:

O projeto teve como objetivo motivar os educadores da Rede Marista para o uso das TIC em sala de aula. Para isso, o Instituto Paramitas realizou diversas atividades de formação continuada presencial e on-line com os educadores da rede Marista de todo o Brasil, por meio dos cursos em parceria com a Microsoft Educação: Aprender emParceria, Pilares da Educação Digital e algumas vivências práticas de projetos utilizando as tecnologias digitais.

Page 11: Retrospectiva Instituto Paramitas

Formação de educadores da Obra Social Irmã Dulce:

O projeto foi uma parceria do Instituto Paramitas com o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), um dos 17 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce, localizado no município de Simões Filho em Salvador considerada uma das escolas públicas com melhor qualidade de ensino na Bahia. O Instituto Paramitas ministrou o curso de Educação e Colaboração na Nuvem, desenvolvido para a Microsoft Educação com o intuito de fornecer conteúdos ricos em conceitos teóricos, buscando auxiliar os professores na prática docente, utilizando recursos tecnológicos e possibilidade de trabalho a partir das ferramentas disponibilizadas dentro do ambiente.

Page 12: Retrospectiva Instituto Paramitas

Formação dos Educadores da rede Franciscana, na Argentina:

O Instituto Paramitas desenvolveu um trabalho de formação com os professores da rede franciscana de ensino na Argentina. Durante a formação, os professores se apropriaram de programas e aplicativos para o uso em sala de aula, como o Scratch (um programa de criação de histórias), os conteúdos digitais na Lousa Digital, além de trabalhos de vídeos, filmes e fotos usando o MovieMaker, redes sociais, criação dos avatares pelo uso do Voki, material de apoio aos professores no uso das TIC e todo o suporte para a sensibilização da equipe.

Page 13: Retrospectiva Instituto Paramitas

Desenvolvimento do aplicativo Livros Digitais:

Os Livros Digitais foi um aplicativo criado pelo Instituto Paramitas para ser um programa onde a pessoa possa substituir a produção tradicional manual pela digital, que é prática, simples e gratuita. O software permite que qualquer pessoa possa criar, publicar e compartilhar por meio das redes sociais.

São mais de 2 mil usuários cadastrados, mais de 1500 livros publicados ou em edição. A cada dia, surgem projetos mais interessantes, produzidos por pessoas de todas as idades e de diversas regiões do Brasil, inclusive algumas até de outros países como a Argentina. O programa ainda permite que os livros digitais sejam impressos em formato de livreto para serem distribuídos. Acesse: www.livrosdigitais.org.br

Page 14: Retrospectiva Instituto Paramitas

Lançamento do Guia uso seguro e criativo da Web:

Criamos um guia impresso e virtual com uma seleção de links e dicas para navegação segura e produção de conteúdo digital para a internet. O projeto foi lançado durante o Congresso Saber 2012. Na ocasião, foram destacadas diversas ações que educadores podem desenvolver com seus alunos para garantir a aprendizagem e um uso mais produtivo dos recursos da Web . O Guia foi disponibilizado em vários Centros Digitais da Bahia e de Santo André. Sua versão online está disponível em PDF para download em um site onde ainda existe a

possibilidade de aqueles que desejam contribuir para a ampliação do projetoe apoiar novas impressões do mesmo fazerem doações a partir de quinze reais.

Page 15: Retrospectiva Instituto Paramitas

Desenvolvimento de aplicativos para alfabetização:

O “Adivinhe a palavra” é um aplicativo que foi desenvolvido para tablets e celulares, com o objetivo de contribuir para a alfabetização de alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I, embora alguns educadores visualizem aplicação no ensino de língua estrangeira e até mesmo na abordagem de conceitos diversos, além de ser um recurso interessante para entretenimento até mesmo em família. O aplicativo consiste em um jogo em que os participantes devem adivinhar as palavras “criadas” pelo outro participante.4º Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec), que ocorreu em Presidente Prudente e contou com mais de 460 pessoas. Durante o evento, Carol Franco, colaboradara do Instituto Paramitas, proferiu a palestra: “Alfabetização na Idade Certa, por meio de Atividades Significativas para tablets“ mostrando o aplicativo.

O Instituto Paramitas esteve presente no

Page 16: Retrospectiva Instituto Paramitas

Mudança para nova casa:

Page 17: Retrospectiva Instituto Paramitas

Nossa ONG abre as portas de sua nova casa, arejada, com direito a quintal e um espaço privilegiado de sossego dentro da nossa barulhenta cidade. Este ano, a equipe do Paramitas retoma seus trabalhos focando em projetos para contribuir com uma educação de qualidade e emancipação digital para que a cada dia mais pessoas, incluídas nestas redes e no mundo, refletiam sobre suas ações e consequências. Na casa nova temos até um berçário para a mais nova integrante da equipe: Ana Beatriz Andrioli.

Page 18: Retrospectiva Instituto Paramitas

Eventos: No ano passado o Instituto Paramitas apoiou e participou de diversos eventos. Confira nas manchetes abaixo:• Vinheta sobre a Rio + 20 criada pelo programa Aulas Animadas é aceita pela ONU

• Sócio fundadora do Paramitas na Rio + 20

• Sai a primeira edição do “Jornal EJA em Foco

• Cyberbullyng, um perigo real

• No dia Mundial da Internet Segura o Instituto Paramitas promoveu a Passeata da internet Segura

• Educaparty2012

• Participação da educadora e co-fundadora do instituto, Mary Grace Andrioli, no debate “Inclusão e Mídias Digitais

Page 19: Retrospectiva Instituto Paramitas

2013 Momento de recomeçar, reorganizar, melhorar, investir, acreditar, mudar. Afinal, acreditamos na transformação, na mudança, em um mundo melhor e mais inclusivo. O Paramitas, depois de recarregar suas energias, volta com todo gás buscando novas formas e ferramentas que nos unam..