9
DESMATAMENTO CAUSA DE DESEQUÍLIBRIOS AMBIENTAIS E CONCEITO HOTSPOTS

Slides grupo 2

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Slides grupo 2

DESMATAMENTO CAUSA DE DESEQUÍLIBRIOS AMBIENTAIS E CONCEITO HOTSPOTS

Page 2: Slides grupo 2

ALGUMAS CAUSAS DO DESMATAMENTO

O modelo de desenvolvimento e as ações governamentais que favorecem a exploração desenfreada de recursos naturais contribuem para o aparecimento de uma cultura de desrespeito ao meio ambiente, expressa em atitudes como jogar lixo nas ruas, praias e parques, na destruição de áreas verdes, frequentemente substituídas por cimento nos imóveis e condomínios residenciais, na pavimentação sem planejamento de ruas e estradas, no desperdício de água e energia elétrica.

Page 3: Slides grupo 2
Page 4: Slides grupo 2

QUEM E QUANDO FOI CRIADO O HOTSPOTSo conceito HOTSPOTS foi criado em 1988 pelo ecológico inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionista: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na terra?Ao observar a biodiversidade não esta igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade é onde as ações de conservação seriam urgente. Ele chamou essas regiões de HOTSPOTS.

Page 5: Slides grupo 2
Page 6: Slides grupo 2

MAIS UM POUCO SOBRE, QUEM E QUANDO FOI CRIADO HOTSPOTS

HOTSPOTS é, portanto, toda a área prioritária para a conservação, isto é, de alta biodiversidade é ameaçada no mais alto grau. É considerada HOTSPOTS uma área com pelo menos 1500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de ¾ de sua vegetação animal.1988:Myers identificou 10 HOTSPOTS mundiais.

Page 7: Slides grupo 2
Page 8: Slides grupo 2

Mais um pouco sobre o HOTSPOTS

No Brasil há dois HOTSPOTS: a Mata Atlântica e o cerrado. Para estabelecer estratégias de conservação dessas áreas, a Ci Brasil colaborou com o projeto de ações prioritária para a conservação da biodiversidade dos biomas brasileiros, do ministério do meio ambiente centenas de especialistas e representantes de varias instituição trabalharam juntos para identificar áreas proprietárias parar a conservação do cerrado (1998) e a Mata Atlântica (1999).

Page 9: Slides grupo 2

INTEGRANTES DO GRUPO

MARIA EDUARDA. WESLEY.CAUÃ.PATRICIA.FABIANO.