1

Click here to load reader

Festara 2011

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Festara 2011

Araçatuba

Talita Rustichelli

[email protected]

Festara

ARTES CÊNICAS

Durante dez dias Araça-tuba receberá compa-nhias teatrais de diver-

sas partes do País. Agora o Fes-tara (Festival de Teatro deAraçatuba), que teve sua gra-de de espetáculos definida on-tem, é nacional.

Companhias de diferentesestados se inscreveram paraparticipar do evento, que acon-tece de 14 a 23 de outubro,em Araçatuba.

Entre os 90 inscritos, aotodo foram selecionados 26 es-petáculos, sendo 8 adultos, 4infantis ou formas de anima-ção, 7 de rua, 4 de Araçatuba(categoria fomento) e 3 inter-

venções urbanas, além deduas peças de companhias con-vidadas.

Do estado de São Paulo,além dos de Araçatuba, há es-petáculos de Jundiaí, Presiden-te Prudente, Bauru, São Paulo,Santo André e Ribeirão Preto.Grupos de João Pessoa (PB),Goiânia (GO), Rio de Janeiro(RJ) e Joinville (SC) também in-tegram a programação.

Segundo o diretor de cul-tura e coordenador do festival,Alexandre Melinsky, os crité-rios para a seleção levaram emconsideração a proposta de en-cenação, as qualidades técnicae artística, o currículo do espe-táculo e a pesquisa de gênero."Além disso, procuramos aindadiversificar os tipos de lingua-gem dentro da programação.

Há espetáculos que trabalhammáscaras, outros que traba-lham literatura, outros com ca-racterísticas da cultura popular,por exemplo", acrescenta.

Os espetáculos foram ava-liados por uma comissão forma-da por Toninho do Valle, dire-tor, curador e professor de tea-tro de São Paulo, Graziela Nu-nes, representante do PoloAvançado do Sesc em Araçatu-

ba, e Alexandre Melinsky, re-presentante da Secretaria Muni-cipal de Cultura e do curso deartes cênicas do Senac.

CONVIDADOSAlém das companhias que

se inscreveram, há dois gruposque foram convidados pelacoordenação do festival paraapresentarem seus espetácu-los: o Grupo de Artes Cênicasda UEL (Universidade Estadualde Londrina), com "Um Santoàs Avessas", e a Cia. TeatralControvérsias, de Pindamo-nhangaba, com "Folia do Ho-mem Diabo".

NOVIDADEAlém da inserção da cate-

goria "Fomento", que privilegiaproduções teatrais da cidade, o

Festara 2011 traz outra inova-ção: durante três dias, o espe-táculo "O cordel do amor semfim", da Trupe Sinhá Zózima(SP), será apresentado dentrode um ônibus circular em mo-vimento.

"Nós determinaremos umponto da cidade, de onde o veí-culo sairá, circulando por umtrajeto enquanto a peça é apre-sentada, voltando ao mesmo lu-gar com o final da apresenta-ção", explica Melinsky.

Toda a programação serágratuita e os ingressos poderãoser trocados por alimentos nãoperecíveis ou leite.

"Este ano faremos um tra-balho social junto às entidadesassistenciais da cidade. Aindaestamos estudando quais as ne-cessidades das instituições, pa-

ra depois definirmos o que opúblico poderá trocar pelos in-gressos", afirma.

DIVULGAÇÃODe acordo com Melinsky,

a grade com a programaçãocompleta com os dias, horá-rios, espetáculos e locais deapresentações está sendo pre-parada e organizada. "Até o fi-nal da primeira quinzena deagosto já teremos tudo defini-do", garante.

O Festara é realizado pelaPrefeitura Municipal de Araça-tuba através da Secretaria deCultura, com apoio do Sesc edo Senac, e tem ainda parce-rias com a Poiesis - Organiza-ção Social de Cultura, Abaçaí -Cultura e Arte e Secretaria deEstado da Cultura.

passa a ser nacional

Programação será

gratuita; ingressos

poderão ser

trocadospor alimentos

Companhias de diferentes estados se inscreveram

para o festival de teatro, que será realizado de 14 a 23

de outubro; dos 90 inscritos, 26 foram selecionados

MASCARADOS

Companhia Troada, de São Paulo, vai

apresentar o espetáculo “A Porta”, em

que os atores utilizam máscaras

Fotos: Divulgação

C1 Araçatuba, sábado, 30 de julho de 2011