Transcript

Piracicaba registra queda de 18,6%em acidentes de trânsito com vítimasNo acumulado de janeiro a maio deste ano, cidade teve 554 acidentes com vítimas; já no mesmo período de 2021 foram 681

Piracicaba continua com bonsíndices de segurança no trânsitonas vias municipais, administra-das pela Prefeitura, por meio daSecretaria Municipal de Mobilida-de Urbana, Trânsito e Transpor-tes (Semuttran). De acordo com oInfosiga, plataforma do Governodo Estado voltada para seguran-ça no trânsito, até maio deste ano,comparado com o mesmo períododo ano passado, Piracicaba regis-trou queda de 18,6% no númerode acidentes com vítimas, regis-trando o menor número desde2019 – quando o Infosiga inicioua disponibilização desses dados.

No acumulado de janeiro amaio deste ano, Piracicaba regis-trou 554 acidentes com vítimas. Jáno mesmo período de 2021 foram681 nos cinco primeiros meses.Uma redução de 126 acidentes deum ano para outro. Em relação aosóbitos, as vias municipais tambémapresentam queda. Em abril e maiode 2021, foram registrados três edois óbitos, respectivamente. Jáem 2022, em abril foi registradoum óbito e em maio, nenhum.

A Semuttran trabalha diari-amente em três frentes: engenha-ria de trânsito, educação no trân-sito e fiscalização nas vias. Emmaio, essas ações foram intensifi-cadas devido ao movimento MaioAmarelo, que tem por objetivoconscientizar sobre segurança eredução de acidentes no trânsito.

“Nosso trabalho até aqui temsurtido efeito muito importante.Mas nosso objetivo é continuar areduzir acidentes e óbitos nas vias

municipais ano após ano, seguin-do as premissas da meta propostapela ONU (Organização das NaçõesUnidas) que correspondente à dé-cada de 2020 a 2030, de reduzirem 50% os acidentes em vias mu-nicipais”, afirma a titular da Semut-tran, Jane Franco de Oliveira.

Uma das ações intensificadasfoi o projeto Vias Seguras, visandoa mudança de hábito e a promoçãode mais segurança no trânsito. Oprojeto é realizado com agentes deoperação de Trânsito e Transpor-tes da Semuttran e da Guarda Ci-vil Municipal (GCM) e consiste napresença e orientação dos motoris-tas e motocicletas, principalmentenos horários de pico, em pontos queapresentam índice de acidentes eque já estão sinalizados. O objetivoé inibir irregularidades, como ce-lular e direção, avanço do sinal ver-melho e conversão proibida.

Durante o Maio Amarelo a

Semuttran também lançou acampanha Lonjura que Salva Vi-das, que foca no distanciamentode 1,5 metro durante a ultrapas-sagem de ciclistas, constituídapela divulgação de artes visuaispela cidade e redes sociais, visan-do a conscientização, além de pas-seios ciclísticos. A partir de julhoserão realizadas novas ações. ASemuttran também trabalha noprojeto CicloVidas, que já implan-tou 20Km de novas ciclofaixas.“Essa modalidade de transportevem crescendo na cidade e o prin-cipal meio de evitar acidentes é aconscientização”, enfatiza Jane.

Em articulação da Semuttrancom o Estado, Piracicaba vai rece-ber projetos de melhorias viáriasno valor de R$ 5,5 milhões, do Pro-grama Respeito à Vida. O Estadojá aprovou o repasse por meio deserviços em publicação no DiárioOficial do Estado (DOE) em 09/06.

Justino Lucente/CCS

Piracicaba registra queda de 18,6% no número de acidentescom vítimas nos cinco primeiros meses de 2022

RODANDOO pré-candidato a deputa-

do federal Fernando Favoreto(PSC) conta que já perdeu as con-tas de quantos locais visitou du-rante essa fase de campanha.Segunda (27), esteve em SãoPaulo e se encontrou com o co-municador Roberto Justus, quefaz programa de televisão e en-sina jovens empresários. Foi emseu escritório e o assunto, claro,foi política eleitoral, eleição, e poraí vai. “A visita foi para conhe-cer um de seus muitos empreen-dimentos e aprender um poucomais”, garante Fernando Favo-reto, que é presidente do Conse-lho de Pastores de Piracicaba.

NA PRAÇAO palco da Praça José Boni-

fácio quase despencou no sába-do, 25, de tantas autoridades,apoiadores, organizadores e par-ceiros do Clube Nipo Brasileiro,responsável pela organização doFestival “Japão na Praça”. DoCentro Cívico, estiveram o prefei-to Luciano Almeida e os secretá-rios Adolpho Queiroz, da Cultura,e Paulo Silva, de Obras. A secretá-ria Nancy Thame, da Sema, tam-bém passou pelo evento, junto davereadora Silvia Morales, do man-dato coletivo “A Cidade É Sua”.

DEPUTADOSEntre os deputados, marca-

ram presença Kim Kataguri (fe-deral, pelo União Brasil) e os es-

taduais Alex de Madureira (PL)e Roberto Morais (Cidadania).

VEREADORESEstavam por lá também o pre-

sidente da Câmara, Gilmar Rotta,Pedro Kawai e o líder do governo,Josef Borges, e que se somaram aoutros apoiadores da festa e re-presentantes da sociedade civil.

VELACapiau ficou escondido por

lá e ouviu do vereador Pedro Ka-wai que ele não se sente traídoporque o ex-prefeito Barjas Ne-gri, além de apoia-lo para esta-dual, também está apoiando ou-tros candidatos na cidade. “Elesempre foi assim”, explicou. “Acen-de velas para vários santos emtempos de campanhas eleitorais.”

PALMASO prefeito Luciano Almeida

puxou as palmas no palco quan-do o secretário de Cultura falouque os jornais da cidade tinhamtrazido naquele dia duas impor-tantes notícias internacionaispara a cidade, o Festival Japãona Praça e os mais de 40 países

Divulgação

presentes, entre os quase doismil cartunistas inscritos, noSalão de Humor deste ano.

ARAPUCATambém foi no sábado que o

presidente do PDT Piracicaba, MaxPavanelo, terminou o dia de traba-lho comendo cuscuz com o pré-can-didato a governador pelo partido,Elvis Cezar, e outros convidados.Ele recepcionou os trabalhistas notradicional Restaurante Arapuca.

PLURALO empresário Jairinho Mat-

tos reforça o seu compromissocom a pluralidade e o debate de-mocrático, hoje, 29, ao entrevis-tar, em formato on-line, o ex-pre-sidente Luiz Inácio Lula da Sil-va. Será no programa "Comen-taristas da Educadora", a partirdo meio-dia. O Capiau, idoso ecansado, sabe o quanto se é,muitas vezes, mal compreendidoao fazer jornalismo com impar-cialidade e voltado para o bemcomum. Parabéns, Jairinho!

Edição: 18 páginas

A15 a A1A15 a A1A15 a A1A15 a A1A15 a A177777

By Elsonde Belém

Divulgação

ANIVERSÁRIO — IUm grupo de amigos esteve

domingo (26) em visita ao ex-pre-feito e ex-deputado federal AdilsonBenedicto Maluf, pela passagemdos seus 78 anos. Responsável porvárias obras pontuais em que Pira-cicaba ampliou seu desenvolvimen-to na década de 1970 — foi prefeito

em dois mandatos de 1973 a 1976 ede 1983 a 1988 —, Adilson, cari-nhosamente chamado de Totó, éreferência na história da cidade eregião. O Capiau registra um abra-ço especial ao amigo de sempre.

ANIVERSÁRIO — IIForam vários os amigos lá na

casa de Adilson Maluf e o prefeitoLuciano Almeida (União Brasil) li-derou a caravana que foi dar abra-ços e desejar muitas felicidades aoex-prefeito. A primeira vez que Adil-son foi prefeito contava com 28anos de idade e levou para a Pre-feitura a experiência e estudos deengenharia feitos em Taubaté.

A2A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

Data da fundação: 01 de agosto de 1.974(diário matutino - circulação de terça-feira a domingo)

Fundador e diretor: Evaldo Vicente

COMERCIALIZAÇÃO -Gerente: Sidnei Borges

SB – Jornais Regionais – EIRELI - 27.859.199/0001-64Rua Madre Cecilia, 1770 - Piracicaba/SP - CEP 13.400-490

- Tel (19) 2105-8555

IMPRESSÃO: Jornais TRP Ltda, rua Luiz Gama, 144 – CEP 13.424-570Jardim Caxambu - Piracicaba-SP, tel 3411-3309

Atentado no ônibus de PiracicabaO gestor públicoO gestor públicoO gestor públicoO gestor públicoO gestor públicoteria de colocarteria de colocarteria de colocarteria de colocarteria de colocarisso na pautaisso na pautaisso na pautaisso na pautaisso na pautacívica – Armascívica – Armascívica – Armascívica – Armascívica – Armasnão e, espíritos,não e, espíritos,não e, espíritos,não e, espíritos,não e, espíritos,desarmadosdesarmadosdesarmadosdesarmadosdesarmados

Camilo IrineuQuartarollo

Antes de tudonossas con- dolências e

homenagens aos he-róis que puseramseus corpos na fren-te para tentar detero homicida e pedirsocorro. Nossa gratidão eter-na pelas vidas que salvaram.

O ocorrido é tão traumáti-co e próximo que a gente ficameio congelado na dor ao falardisso. Não é questão de explo-rar polêmicas, mas as pessoaspúblicas, as autoridades têm dese debruçar sobre o problema dasegurança preventiva. A políciaagiu correta e eficientemente nolocal, mas o transporte coletivodeveria ter mais opções segurasnos terminais e dentro dos cole-tivos. Os usuários mais distan-tes de seu percurso de trabalhotêm, necessariamente, de usardesse meio de transporte, senta-

dos ou em pé, pelo bilhe-te pago, e caro – de pre-ferência sentados e comsegurança garantida.

O agressor entrouno Terminal Central e,ato contínuo,subiu incó-lume no ônibus portan-do uma faca cujo tama-nho não se esconde, eninguém para o deter.

A questão da existência doCobrador de ônibus, figura an-tiga e folclórica, é dispensávelpela catraca eletrônica, mas nãoseria o caso de algum profissio-nal habilitado, treinado em de-fesa pessoal, para assegurar otráfego tranquilo do coletivo?

Dificilmente o meliante pas-saria pelo detector de metais deum banco ou entraria em even-tos com seguranças, não acredi-to que passasse pela fiscalizaçãode um aeroporto, nem entrassena Câmara Municipal desta cida-de, com suas discussões intermi-náveis ou eventos importantes.Em segurança, a mera repressão

atinge os efeitos do crime, mas aprevenção, mesmo despercebida,é o combate eficiente. A exemploda prevenção, sabemos que figu-ras públicas e autoridades têm assuas bem resguardadas, servindo-se de meios eficazes e discretos.

Não se trata de “leões de chá-cara”, que são pessoas que se pos-tam à porta de festas oushows,impedindo tumultos. Refiro-me à vigilância, a qual nem precisaser notada, mas presente e bem trei-nada. Há que se ter mecanismosde inibir o porte de arma brancaou não e, ademais, uma faca deaçougueiro – que foi fotografada,a qual não se camufla facilmente.Éassustador alguém entrar armadonum ônibus. As reclamações dosusuários nas redes sociais foram

tanto ao terminal mal vigiadoquanto ao interior dos ônibuslotados em Piracicaba-SP.

A meu ver o cidadão deveandar desarmado, livre e com aproteção constitucional do Esta-do. O porte de armas devia seraos que dela fazem uso profissi-onal, como policiais e seguranças.Passou disso é problema. Mesmona rua, com os ânimos exaltadosa arma pode causar desgraça.Podem mesmo ser letais por mo-tivos fúteis como ultrapassagensno trânsito, pelo susto de umabuzinada, dizeres publicitáriosem veículos e até mesmo por umolhar ou gesto de mãos.

O gestor público teria decolocar isso na pauta cívica– Armas não e, espíritos, de-sarmados. Infelizmente, atépelo principal mandatário dopaís faz apologia às armas.

———Camilo Irineu Quartaro-llo, escrevente, escritor,autor de crônicas, histo-rietas, artigos e livros

cha do sul do México(Chiapas) para chegarà fronteira norte comos Estados Unidos.

A sociedade civildas Américas tambémdesempenhou um papelimportante na cúpula,apresentando petiçõescoordenadas aos repre-sentantes diplomáticos

dos Estados do continente ameri-cano sobre temas cruciais, como osdesafios da mudança climática,igualdade de gênero, entre outros.Nesse sentido, uma das grandespetições que descumpriu e queencontrou o aval e apoio do pre-sidente da Colômbia, Iván Du-que, e do secretário-geral daOSA, Luís Almagro, diz respeitoà criação de um novo tratadoglobal para erradicar a violênciacontra as mulheres e meninas.

De fato, uma delegação da ali-ança Every Woman Treaty partici-pou da cúpula: uma coalizão glo-bal de mais de 1.700 ativistas dosdireitos das mulheres de 128 paí-ses diferentes e apoiada por 840organizações. Uma aliança inter-nacional que trabalha desde 2013para alcançar um padrão globalvinculante sobre a eliminação daviolência contra mulheres e meni-nas, e que, após anos de consultase ativismo, lançou um projeto detratado em novembro de 2021, querepresenta um ponto de partidapara os estados discutirem e apro-varem um novo quadro jurídicoglobal vinculativo sobre o assunto.

O apelo, como mencionado,foi aceito por Iván Duque que, emseu discurso de encerramento,sexta-feira 10, declarou: "Hojequero me referir à defesa ilimita-da dos direitos humanos e, em par-ticular, saudar todas as vozes quetemos uma voz forte para que ado-temos este tratado internacionalpara rejeitar todas as formas de vi-olência contra mulheres e meninas.É aí que se concentra um dos mai-ores dramas da nossa região…”.

Luís Almagro também enfa-tizou que "temos a responsabili-dade de promover e proteger osdireitos fundamentais das mulhe-res e meninas em toda a sua di-versidade, o direito de cada indi-víduo a ser livre de todas as for-mas de violência [...] Devemos noscomprometer urgentemente a pro-movendo um novo tratado globalautônomo para acabar com a vio-lência contra mulheres e meninas”.

Das Américas, portanto, emum cenário de grande simbolismo,essas duas importantes vozes jun-tam-se a dos Prêmios Nobel da PazJody Williams, Shirin Ebadi e Ta-wakkol Karman, à do ex-relatorespecial da ONU para violência con-tra a mulher Rashida Manjoo, edos presidentes da República De-mocrática do Congo, Félix Tshi-sekedi, e da Nigéria, MuhammaduBuhari. Um movimento global eplural que clama por ações urgen-tes para acabar com a violênciacontra mulheres e meninas, umaviolência que a ONU Mulhereschama de “pandemia sombria” eque a OMS classifica como “devas-tadoramente generalizada”.

Basta registrar que os núme-ros da ONU dizem que uma emcada três mulheres no mundo so-fre violência e que, só em 2020,cerca de 81.000 mulheres e me-ninas foram assassinadas: umaa cada seis minutos e meio.

———José Osmir Bertazzoni,jornalista e advogado

José OsmirBertazzoni

Desta vez com uso de capacete(item não obri-

gatório naquele estadoamericano), não pode-riam faltar as musso-linicas motoceataspromocionais de Bol-sonaro durante um evento inter-nacional: Cúpula das Américasem Los Angeles, Califórnia, queterminou no dia 10 de junho.

Um evento “democrático”nascido sob a exigência da ex-clusão unilateral, pelos EstadosUnidos (país anfitrião), de Nica-rágua, Cuba e Venezuela: rotu-lados pelo governo Biden comoregimes antidemocráticos, ondeos direitos humanos são viola-dos maciça e sistematicamente.

Não entraremos no méritodas acusações, visto que sequerpara se defenderem os líderesdesses países foram chamados,um processo de condenação in-ternacional sem a prática do con-traditório e da ampla defesa.

O México, por seu presidenteAndrés Manuel Lopéz Obrador,recusou-se a aderir a essa situaçãoinjusta; também a Bolívia (LuisArce) e Honduras (Xiomara Cas-tro). Nem Najib Bukele e AlejandroGiammattei, respectivamente pre-sidentes de El Salvador e Guate-mala, foram à Califórnia, por esta-rem em conflito aberto com Biden,enquanto o presidente do Uruguai,Luis Lacalle Pou, foi impedido poratestar positivo da Covid-19.

Bolsonaro, presidente doBrasil, último país a reconhecera eleição Biden, exigiu um en-contro exclusivo (encontro bila-teral com Biden), à margem dacúpula, isso como condição paraparticipar com asdelegaçõesbrasileiras em Los Angeles.

Joe Biden havia, inicialmen-te, rejeitado a condição “sine quanon” do seu homólogo brasileiro,defensor ferrenho de DonaldTrump, mas, no dia 8 de junho,dadas as inúmeras ausências (fal-taram até 9 presidentes dos 35países pertencentes à Organiza-ção dos Estados Americanos -OSA), concordou com a reunião.

Segundo informações daCasa Branca, Biden não deu adevida atenção ao Presidente doBrasil, Jair Messias Bolsonaro, edefendeu às claras o sistema elei-toral brasileiro, livrando-o de quais-quer suspeitas internacionais.

Para não ser diferente, Bol-sonaro apareceu na Califórnia,atrasado, como sempre, mas atempo de fazer seu discurso va-zio (oco) na sexta-feira 10, dia emque também foi apresentado oprojeto de migração coordenadae ordenada, texto que já entroupara a história como o "Los An-geles Declaração". Este documen-to é certamente o grande objetivoque Biden queria alcançar nestacúpula politicamente "manca",onde se falava de uma soluçãopara a crise migratória sem, noentanto, contar com a presença denenhum dos presidentes dos paí-ses centro-americanos que consti-tuem um dos focos do fenômeno.

"Nenhum país deve assumirsozinho o fardo dos fluxos mi-gratórios", disse Biden, ao apre-sentar o texto da declaração deLos Angeles com seus pares nocontinente. “Devemos parar coma dinâmica perigosa e ilegal coma qual as pessoas estão migran-do. A migração ilegal não é acei-tável e vamos proteger nossasfronteiras”, acrescentou.

Enquanto essas palavras res-soavam no Centro de Convenções,no centro de Los Angeles, chega-ram notícias de uma enorme novacaravana, cerca de 5.000 pessoas,composta principalmente por vene-zuelanos, que havia iniciado a mar-

Só em 2020,Só em 2020,Só em 2020,Só em 2020,Só em 2020,cerca de 81.000cerca de 81.000cerca de 81.000cerca de 81.000cerca de 81.000mulheres emulheres emulheres emulheres emulheres emeninas forammeninas forammeninas forammeninas forammeninas foramassassinadas:assassinadas:assassinadas:assassinadas:assassinadas:uma a cada seisuma a cada seisuma a cada seisuma a cada seisuma a cada seisminutos e meiominutos e meiominutos e meiominutos e meiominutos e meio

Cúpula das AméricasBolsonaro

José Renato Nalini

Celebrar 200 anosda independên-cia é algo que nos

foi gratuitamente pro-piciado. Então é legíti-mo explorar a multidi-versidade do Regenteque livrou o Brasil dePortugal, para que osjovens saibam que nos-sa Pátria já teve motivo para seorgulhar de seus governantes.

Ele era considerado anglo-maníaco e assim se autodenomi-nou num dos artigos que escre-veu. Isso ocorreu em 1823, mo-mento em que o Brasil elaboravasua própria primeira Constituição.

Admirava as instituições polí-ticas inglesas, principalmente por-que os excessos da Revolução Fran-cesa de 1789 as tornaram modela-res para os publicistas. A carta-ar-tigo de Pedro I foi publicada no“Diário do Governo” de número 33,no dia 11 de fevereiro de 1823.

Ele começa assim: “Comoamante da causa santa deste Im-pério e sua prosperidade, sempreque tenho ocasião me lisonjeiomuito de dar aquelas boas notíci-as que podem interessar ao públi-co, aterrando ao mesmo tempo osinfames sequazes do Partido de-sorganizador das Cortes Dema-gógicas de Portugal, vulgarmen-te conhecidos por “Pés-de-chum-bo”. Estes eram assim chamados,porque recusaram a nacionalida-de brasileira que lhes foi ofereci-

da logo que proclama-da a independência.

Em seguida, Pedromenciona o levantamen-to do embargo que per-sistia, a requerimento dePortugal, para que a In-glaterra não exportassearmamento para o Bra-sil e a subsequente com-pra brasileira de duas milarmas. Aduz que a In-

glaterra preferia vender para o Bra-sil, pois aqui receberia seu pagamen-to, enquanto Portugal “não tem nempara comer”. Por isso a Inglaterrapreferia negociar com o Brasil e aemprestar para o Brasil, no vultode quinze mil libras esterlinas.

Diz o Imperador que os brasi-leiros devem estar satisfeitos ao ve-rificar o crédito de que o Impériogozava na Europa e o bom conceitoem que o Brasil se encontrava. Paranão perde-lo, é mister continuar “amarchar na ordem em que temosmarchado, e que a nossa Assem-bleia, (a primeira Constituinte Bra-sileira, que se reuniria a 3 de maiode 1823), faça uma Constituiçãoque não tenha os erros da de Por-tugal (concluída pelas Cortes a 23de setembro de 1822)”. UmaConstituição que não seja sim-plesmente teórica ou retórica, oque a tornaria impraticável, “mas,sim, que seja tirada das que a expe-riência nos tem mostrado que po-dem subsistir, fazendo a felicidadedas Nações que só aspiram a serbem governadas, a ter a segurançaindividual e de propriedade”.

A clarividência doA clarividência doA clarividência doA clarividência doA clarividência dojovem monarcajovem monarcajovem monarcajovem monarcajovem monarcadeveria ter servidodeveria ter servidodeveria ter servidodeveria ter servidodeveria ter servidode norte a todos osde norte a todos osde norte a todos osde norte a todos osde norte a todos osoutros chefes deoutros chefes deoutros chefes deoutros chefes deoutros chefes deEstado brasileiroEstado brasileiroEstado brasileiroEstado brasileiroEstado brasileiro

Pedro I: o constitucional puro

Almir PazzianottoPinto

Otítulo é retira- do da obra pri-ma de José Or-

tega Y Gasset, escritana década de 1930para anunciar que ahumanidade começavaa viver sob o impériodas massas: “As cida-des estão cheias de gente. As ca-sas cheias de inquilinos. Os ho-téis cheios de hóspedes. Os trenscheios de viajantes. Os cafés, chei-os de consumidores. Os passeios,cheios de transeuntes. As salasdos médicos famosos, cheias deenfermos. Os espetáculos, desdeque não sejam muito extemporâ-neos, cheios de expectadores. Aspraias cheias de banhistas. O queantes não era problema, começaa sê-lo quase decontínuo: encon-trar lugar” (Ed. Livro Ibero-Americano, RJ, 1959, pág. 56).

Se estivesse vivo,Ortega Y Gas-set poderia acrescentar as paradasLGVB, as manifestações pacíficasou violentas de torcidas organiza-das, ou, na outra ponta,as filas noshospitais, as ondas de refugiadosque deixam famílias e casas embusca de liberdade, os morado-res de rua emilhões de desempre-gados à procura de trabalho.

O Brasil convive com a rebe-lião das massas. A desorganiza-ção social, a crise econômica, a fa-lência das instituições, a irresistí-vel pressão exercida peloaumen-to da população,ampliou a visibi-lidade damultidão. Se antes já

As multidõesAs multidõesAs multidõesAs multidõesAs multidões“acumulam não a“acumulam não a“acumulam não a“acumulam não a“acumulam não ainteligência, masinteligência, masinteligência, masinteligência, masinteligência, masa mediocridade”a mediocridade”a mediocridade”a mediocridade”a mediocridade”(Le Bon)(Le Bon)(Le Bon)(Le Bon)(Le Bon)

existia, “passava inad-vertida, ocupava o fun-do do cenário social”,como escreve Ortega YGasset. Hoje, com a fa-cilidade proporcionadapelas redes sociais, po-litizou-se e se transfor-mou no personagemprincipal de peça dra-mática. A massa estásimultaneamente em

todos os lugares. “A voz das mul-tidões tornou-se preponderante”,escreveu Gustave Le Bon em Psi-cologia das Multidões. (Ed. Mar-tins Fontes, SP, 2008, pág. 20).

Na disputade outubro de2018 as massas, ou multidões,desempenharam papel primordi-al. Atropelaram os principaispartidos e viraram as costas àsvelhasoligarquias, para elegerPresidente da República o capi-tão paraquedista Jair MessiasBolsonaro, representante do na-nico Partido Social Liberal (PSL),membro do baixo clero na Câma-ra dos Deputados. Poucos me-ses antes corria por fora, consi-derado “cavalo paraguaio”. A pu-nhalada no dia 6 de setembro, ointernou entre a vida e a morte emhospital de Juiz de Fora, afastan-do-o da campanha para lhe con-ceder a vitória sobre Fernando Ha-ddad. Tão desconhecido quantoele era o candidato à vice-presi-dência, general Hamilton Mourão.

O panorama atual guarda se-melhança com a campanha ante-rior. Lula leva vantagem no Nor-te-Nordeste. Bolsonaro tem me-lhor desempenho nos estados e

A Rebelião das Massas

municípios desenvolvidos, commenor concentração de massas.A bipolaridade Lula Bolsonaroparece-me definitiva. Já não vejotempo para que Ciro Gomes le-vante voo e ofereça perigo aosdois líderes nas pesquisas. Simo-ne Tebet, com graves dificulda-des para unir o MDB e atrair oPSDB, estacionou no patamarde 1% das intenções de votos.

Como em 2018, as eleiçõestendem a favorecer quem conse-guir atrair o apoio das massas.Jair Bolsonaro sofre forte comba-te das esquerdas. Resta-lhe insis-tir na capitalização dos votos dadireita conservadora, da classemédia, do agronegócio, dos em-presários, dos militares federais eestaduais, dos eleitores esparsos eindefinidos, apavorados, porém,pela falta de segurança e recru-descimento da corrupção. Seu ter-reno favorável resulta do temor aopetismo, devastador dos fundos depensão, das finanças públicas eprivadas. Lula é a reação ao Brasiljovem, renovado, que clama pormodernização. Estacionou nasdécadas de 1970 e 1980, quandofoi o aglutinador do movimentooperário no ABCD. Não o avisa-ram de que o século 21 é a rup-tura com o século 20, para abriras portas à nova era na históriado desenvolvimento humano.

No terreno das relações dotrabalho pouco aprendeu. Nãoconsegue entender o significado daglobalização, das novas modalida-des de produção e de trabalho. Ig-nora que o operário da sua época éespécie em extinção, tragado pelocomputador e pela robotização.Propõe revogar a reforma traba-lhista. Defende a imutabilidade daCLT, a estabilidade absoluta noemprego, a greve em atividadesessenciais, nas estatais, no serviçopúblico. Quando o vejo discursarlembro-me das paralisações de1979 e 1980, e das assembleias noEstádio da Vila Euclides, quandoanunciava o apocalipse para em-pregadores nacionais e multinaci-onais. Ou da campanha insidiosacontra o presidente Sarney, asso-lado por milhares de paralisaçõesde cunho político-partidário.

Conseguirão as massas avali-ar de forma objetiva as candida-turas? Creio que não. As multidões“acumulam não a inteligência,mas a mediocridade” (Le Bon, pág.34). “Até aqui – escreveu o soció-logo francês – as civilizações fo-ram criadas e guiadas por umapequena aristocracia intelectual,nunca pelas multidões. Estas têmpoder apenas para destruir. Seudomínio sempre representa umafase de desordem” (pág. 23).

———Almir Pazzianotto Pin-to, advogado, foi Minis-tro do Trabalho, e pre-sidente do Tribunal Su-perior do Trabalho(TST). OsDivergentes,Brasília, DF, 27/6/2022

A clarividência do jovem mo-narca deveria ter servido de nortea todos os outros chefes de Esta-do brasileiro, o que – lamentavel-mente – não ocorreu. Ele tinhaexata noção do que deveria seruma Constituição: “Em suma, ne-cessitamos de uma Constituiçãoque seja acomodada ao País e queos Povos a entendem, tomem decor (digo que não tenha 240 arti-gos) e que eles se possam executar,porque, aliás, nada está feito e oshorrores surgirão do meio da pazfraternal que entre nós existe”.

Quando ele cita 240 artigos,refere o projeto do deputado An-tonio Carlos Ribeiro de AndradaMachado e Silva, que tinha 272artigos. E a crítica à ConstituiçãoPortuguesa, que esteve em vigorapenas durante sete meses, deoutubro de 1822 a maio de 1823,era consistir em documento retó-rico, insuficiente para reger avida concreta dos cidadãos.

Um jovem Imperador dissol-veu a Assembleia Nacional Cons-tituinte, com o seu projeto de 272artigos e outorgou a Constitui-ção Imperial de 1824, com 179dispositivos, dos quais muitosainda se mostram superiores aosvigentes a partir de 5.10.1988.

A essa altura, havia resis-tência à separação entre Bra-sil e Portugal e Pedro I enfren-taria tais belicosidades, cientede que ainda nenhum Estadosoberano reconhecera a inde-pendência por ele proclamada.

Por isso o tom pessimistados “horrores” que ainda surgi-riam, com o fecho bem canden-te: “O Brasil será confundidonas ruínas e os nossos inimigosfolgarão com a nossa desgraça”.

Não foi isso o que aconte-ceu, felizmente. O Brasil se afir-mou e conseguiu preservar o seuImpério até 1889, quando umgolpe destituiu o magnânimo es-tadista Pedro II, que por quasemeio século reinou e obteve o res-peito da comunidade internaci-onal, por sua erudição, sua an-tevisão do que ocorreria e quemereceu inqualificável ingrati-dão daqueles aos quais mais ha-via servido e beneficiado.

Nada como o tempo comoinstrumento de reavaliação decondutas e de opções. Pena queele não consiga aprimorar a na-tureza humana, que reincide emerros e parece fadada, no Brasilde hoje, a um nefasto retrocesso.

———José Renato Nalini, reitorda Uniregistral, docenteda Pós-graduação da Uni-nove, presidente da Aca-demia Paulista de Letras(APL); foi presidente doTribunal de Justiça doEstado de São Paulo

A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022 A3

QUESTIONAMENTOSNo Reino Unido, palestran-

do para estudantes de universi-dades, no Fórum Brasil UK, LuísRoberto Barroso foi interrompi-do por pessoas que estavam naplateia. Ele se mostrou incomo-dado e rebateu: “Esse é um dosproblemas que estamos vivendono Brasil, déficit imenso de civi-lidade”. O ministro do STF fala-va sobre dificuldades que enfren-tou e citou “a volta do voto im-presso”. Interrompido com a pa-lavra “mentira”, também ouviuque não é possível confiar nasurnas, pois o pleito será presidi-

do por quem soltou o ladrão. Sãoreflexos dapostura do STF por seenvolver nos assuntos do legisla-tivo e executivo. Os ministros nãoacostumados com críticas ouquestionamentos presenciais, po-derão ser obrigados a convivercomessa nova realidade marca-da pelo confronto e desconforto.

PONTO FINALAliados de Marina Silva

(Rede) querem vê-la puxan-do votos para a legenda, re-cusando convite para service de Haddad na disputapelo Governo de São Paulo.

EEEEENTREVISTNTREVISTNTREVISTNTREVISTNTREVISTAAAAA

Lula dá entrevista hoje ao vivonos Comentaristas da EducadoraA entrevista acontece ao vivo nesta quarta-feira (29), das 12h15 às 13 horas

A contínua ediçãoA contínua ediçãoA contínua ediçãoA contínua ediçãoA contínua ediçãoe prorrogaçãoe prorrogaçãoe prorrogaçãoe prorrogaçãoe prorrogaçãode medidasde medidasde medidasde medidasde medidasprovisórias éprovisórias éprovisórias éprovisórias éprovisórias émaléfica paramaléfica paramaléfica paramaléfica paramaléfica paraas relaçõesas relaçõesas relaçõesas relaçõesas relaçõesde trabalhode trabalhode trabalhode trabalhode trabalho

Marina Fischer

Apandemia de Co-vid-19 impulsio- nou diversas

mudanças na socieda-de, tanto no campopessoal como no profis-sional. A adoção do te-letrabalho (informal-mente chamado dehome office) surge nesse cenáriocomo uma medida de combate àproliferação do vírus, de formainesperada impossibilitando or-ganização e preparo prévio dasempresas e dos trabalhadores.

Apesar da Lei 13.467/2017(Lei da Reforma Trabalhista) dis-por sobre o teletrabalho, dada abaixa adesão do regime à época desua publicação, muitos pontos dei-xaram de ser especificados. De for-ma que, com a eclosão da pande-mia, a sociedade passou a ansiarpor particularidades que não fo-ram tratadas na reforma de 2017.Como resultado, o Governo Fede-ral foi pressionado a dispor sobre

as particularidades tra-zidas ao mercado detrabalho pelo isolamen-to social. Assim, forameditadas Medidas Pro-visórias para, por exem-plo, flexibilizar a adoçãodo trabalho remoto,permitindo ao emprega-dor alterar o regime decontratação, indepen-

dentemente da concordância doempregado, como previsto na CLT.Contudo, passados mais de doisanos do início da pandemia, o te-letrabalho ainda não possui umaregulamentação mais específicasobre, por exemplo, as responsabi-lidades efetivas de fiscalização econtrole. Ou seja, apesar de serlargamente adotado, o regime deteletrabalho ainda não conta comuma regulamentação particular.

Com o aparente controle dapandemia, outra modalidade pas-sou a ser amplamente adotada: otrabalho híbrido. Contudo, assimcomo no modelo de teletrabalho, oregime também não conta com re-

Regulamentação para trabalho remoto

gulamentação específica. Não te-mos uma definição, por exemplo,do número de dias de trabalhopresencial semanal que descarac-terizam o possível regime de tele-trabalho firmado entre emprega-do e empregador. Em meio ao ce-nário de indeterminação jurídica,temas como controle de jornadade trabalho, prestação de horasextras, a responsabilidade do em-pregador pelo fornecimento, dis-ponibilização e custeio de equipa-mentos utilizados para execuçãodas atividades, ficam relegados àincerteza. Também questões rela-cionadas à saúde, segurança emedicina do trabalho estão obs-curas, é difícil averiguar culpa em

acidentes de trabalho, por exemplo.Outra grande lacuna é o direito àdesconexão. É necessário limitar oacionamento do trabalhador atra-vés de ligações, mensagens deWhatsApp e e-mails fora da jorna-da de trabalho. Uma vez que, mes-mo que não exista obrigação explí-cita do trabalhador atender ao cha-mado, a ação pode gerar preocupa-ção e ansiedade no trabalhador.

Visando evitar a continuida-de do estado de insegurança ju-rídica, é imperioso que se estabe-leçam regras definitivas para osregimes de teletrabalho e híbri-do. A contínua edição e prorro-gação de medidas provisórias émaléfica para o funcionamentodas relações de trabalho, impe-dindo com que empregados e em-pregadores possam operar deforma transparente e segura.

———Marina Fischer, mestreem Direito e Desenvol-vimento pela FGV, pro-fessora de Administra-ção na UniPaulistana

A Adilson Maluf,A Adilson Maluf,A Adilson Maluf,A Adilson Maluf,A Adilson Maluf,coube, também,coube, também,coube, também,coube, também,coube, também,a antevisão dea antevisão dea antevisão dea antevisão dea antevisão defuturo, de porfuturo, de porfuturo, de porfuturo, de porfuturo, de poraqui instalar umaqui instalar umaqui instalar umaqui instalar umaqui instalar umparque industrialparque industrialparque industrialparque industrialparque industrialmoderno emoderno emoderno emoderno emoderno ediferenciadodiferenciadodiferenciadodiferenciadodiferenciado

José Luiz Guidotti Jr.

Fundado em 22 deoutubro de 1987,o Shopping Pira-

cicaba, que neste anocompleta seus 35 anosde atividades, nasceuda articulação da com-pra da área que foi in-termediada pelo entãoprefeito Adilson Benedito Maluf,do MDB, ao lado do empresário Ro-meu Chap Chap. Os nomes dos pi-oneiros constam de placa alusivaao evento numa das entradas. Atu-almente administrado pela BR-MALLS, o Shopping Piracicaba éconsiderado o maior e mais com-pleto centro de compras e entrete-nimento da região. Um símboloque se concretizou antes mesmode a cidade ter conquistado, em2021, o título de cidade sede da Re-gião Metropolitana de Piracicaba.

São mais de 255 lojas, numaárea de 44 mil metros quadrados,com marcas consagradas que com-põem um panorama completo detendências; moderna praça de ali-mentação, com mais de 50 lojas;ambiente climatizado; amplo esta-cionamento com opção de vagascobertas; opções de lazer e entrete-nimento para toda família. Das 12lojas-âncoras (C&A, Casas Bahia,Lojas Americanas, Marisa, NobelMega Store, Preçolândia, Renner,Ri Happy, Riachuelo, Tok & Stoke, mais recentemente, o Magazi-ne Luiza, o Magalu), sete salasde cinema (com opção de filmes3D) únicas na cidade, além deuma academia de ginástica e di-versões eletrônicas. O ShoppingPiracicaba sedia também a únicasede da Polícia Federal para emis-são de passaportes na região.

São cerca de 750 mil pessoasque passam por lá todos os meses,mais de sete milhões por ano, ecerca de 30% do seu público oriun-do de outras cidades, que juntascom Piracicaba somam mais de1.700.000 habitantes, como Li-meira, Americana, Santa Bárbarado Oeste, Laranjal Paulista, Tietê,que não pertencem ao novo con-ceito de Região Metropolitana dePiracicaba, unindo-se às demaisque pertencem a nossa RMP, comoRio Claro, Araras, Capivari, Cer-quilho, São Pedro, Rio das Pedras,

Cordeirópolis, Irace-mápolis, Conchas,Charqueada, Saltinho,Águas de São Pedro,Pirassununga e Leme.

Além de celebrar oNatal, o Shopping pos-sui também intensa pro-gramação cultural, comexposições de artes, ar-tesanato, moda, e é lo-

cal propício também para receberparques de diversões, entre outros.Estreou sua programação culturalno dia 8 de março deste ano com aexposição de humor gráfico intitu-lada Batom, Lápis e TPM, comtrabalhos de 40 artistas nacio-nais e internacionais, uma dasmais expressivas mostras mundi-ais, valorizando o trabalho femi-nino no campo do humor gráfico.

Em sua livraria tradicional, épossível encontrar obras de auto-res piracicabanos e sempre estãopassando por lá os melhores e maisprestigiados eventos literários dacidade e de autores da região.

Enfim, foi a visão de futurode Adilson Maluf e sua equipe quese antecederam ao conceito de Re-gião Metropolitana e criaram umdos símbolos de maior referênciaao comércio, lazer e cultura, mui-to antes de nos percebermos comoregião metropolitana. A AdilsonMaluf coube, também, a antevi-são de futuro, de por aqui insta-lar um parque industrial moder-no e diferenciado, o Distrito In-dustrial Unileste, que trouxenova vida a Piracicaba. Mais doque gratidão, devemos a ele ainspiração por tudo o que já con-quistamos e proporcionamos aopovo piracicabano e da região.

———José Luiz Guidotti Jú-nior, secretário de De-senvolvimento Econô-mico, Trabalho e Tu-rismo (Semdettur)

35 anos doShopping Piracicaba

O pré-candidato a presidenteda República pelo PT, Luiz InácioLula da Silva, Lula, dará entrevis-ta exclusiva ao programa “Os Co-mentaristas”, Rádio Educadora dePiracicaba, AM 1060, nesta quarta(29). A entrevista será das 12h15às 13 horas, informa o diretor daemissora, Jairinho Mattos, quecomandará a participação do ex-presidente no programa, ao ladodo âncora dos “Os Comentaris-tas”, Paulo Eduardo Carlim.

Para Jairinho Mattos, entre-vistar os pré-candidatos que li-deram as pesquisas de intençõesde votos para presidência da Re-pública faz parte da história de-mocrática de quase 55 anos daRádio Educadora, marcada pelopluralismo de ideias. “Acho im-portante esta entrevista para queos nossos ouvintes possam co-nhecer melhor as propostas decada pré-candidato. Serão 45 mi-nutos de entrevistas”, conta.

A primeira mulher de Piraci-caba eleita para ocupar uma cadei-ra na Assembleia Legislativa doEstado de São Paulo, a deputadaestadual Professora Bebel (PT), queestá acompanhando de perto ospreparativos para esta entrevista,diz que esta é uma grande oportu-nidade para que a população de

Divulgação

A deputada estadual Professora Bebel com o ex-presidente Lula,que concederá entrevista à Rádio Educadora, nesta quarta

Piracicaba e região possa conhecermais as propostas do pré-candida-to Lula, tanto para o país, como oEstado de São Paulo e a cidade.

Bebel lembra que o PT tem his-tória em Piracicaba, tendo sido go-verno municipal por dois manda-tos, através do professor José Ma-chado e que atualmente tem a ve-readora Rai de Almeida na Câma-ra Municipal, além do seu manda-to popular na Assembleia Legisla-tiva do Estado de São Paulo, quetem atuado também em prol da ci-dade. “O Lula tem uma ligaçãomuito forte com Piracicaba, inclu-sive foi o presidente que mais valo-rizou a educação infantil, o ensinofundamental e médio, criando oFundeb, que graças a luta das lide-ranças do movimento da educa-ção, em que a Apeoesp esteve navanguarda, se transformou emFundeb Permanente, garantindorecursos para que os municípiospossam continuar investindo nofortalecimento da educação e dosseus profissionais em todo país,assim como valorizou as universi-dades públicas federais e criou oInstituto Federal de Educação, Ci-ência e Tecnologia, instalado nobairro Santa Rosa”, destaca.

A deputada Professora Bebellembra ainda que foi o governo

Lula que trabalhou para que a co-reana Hyundai decidisse investirno Brasil e, posteriormente, se ins-talasse em Piracicaba, atraindopara o município mais de 20 ou-tras empresas, como sua fornece-dora, contribuindo para mudar oaspecto econômico da cidade, cri-

ando um polo automobilístico egerando milhares de novos empre-gos, assim como garantiu, atra-vés do PAC, a revitalização de todaorla do Rio Piracicaba e a cons-trução de centenas de moradiaspopulares, através do programa“Minha Casa, Minha Vida”.

Com o objetivo de conhecer ediscutir o estatuto da Guarda Ci-vil de Piracicaba, uma nova au-diência pública será realizada,hoje, 29, às 14h, na Câmara Mu-nicipal de Piracicaba, com trans-missão, ao vivo, pela TV Câmara(sintonizada nos canais 11.3 emsinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), no sitecamarapiracicaba.sp.gov.br/tv eno Facebook e YouTube da Câmara.

O comandante da GuardaCivil, Sidney Miguel Nunes, o se-cretário de governo Carlos Beltra-me, e o procurador geral do mu-nicípio, Guilherme Monaco deMello, foram convocados paraparticipar da audiência públicaque teve iniciativa do vereadorGustavo Pompeo (Avante), autordo requerimento 219/2022. Deacordo com Pompeo, a Guarda Ci-vil de Piracicaba “tem que ter umestatuto” e que o mesmo já foi redi-gido e está aguardando aprovação.

Em novembro de 2021, foi re-alizada uma audiência públicapara discutir a revisão do Esta-tuto da Guarda Civil Municipal.

EEEEEVENTOVENTOVENTOVENTOVENTO

Câmararealizaaudiênciasobre Estatutoda GCM

HHHHHABITABITABITABITABITAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃO

Reintegrações de posse são tema de reunião na CâmaraDivulgação

As vereadoras Silvia Morales,do Mandato Coletivo “A Cidade éSua” (PV) e Rai de Almeida (PT)estiveram reunidas nesta sexta-fei-ra (24) com os advogados CaioGarcia, Marcela Bragaia e ThiagoBrito, a fim de discutirem possibili-dades de implemento de novas po-líticas públicas de habitação de in-teresse social na cidade. Tambémparticiparam da reunião os mu-nícipes Nei, liderança da comu-nidade Vitória, e Sobral, represen-tante da comunidade Renascer.

As comunidades na ocasiãorepresentadas reivindicam a atu-ação das parlamentares na pautahabitacional, especificamenteacerca das diversas ações de rein-tegração de posse que podem vira ser executadas, num mesmo pe-ríodo, em todo o Município.

“A situação é emergencial,sobre a qual é dever do Poder Pú-blico Municipal garantir que osconflitos fundiários não condu-zam a uma situação de calami-dade e caos social”, explicou o Dr.Caio Garcia, representante legalda comunidade Renascer.

No mesmo sentido é o enten-dimento do Supremo Tribunal Fe-deral, conforme a ADPF 828 TPI-SEGUNDA/DF, em que o relatorMinistro Luís Roberto Barroso fazum apelo ao legislador para que sejaestabelecido um regime de transi-ção, a fim de evitar que a realiza-ção das reintegrações por todo opaís se torne uma crise humanitá-ria. “A conjuntura demanda absolu-

to empenho de todos os órgãos dopoder público para evitar o incre-mento expressivo do número de de-sabrigados” é o apelo do Ministro.

A vereadora Rai de Almeida(PT) se posicionou a favor da luta edo movimento por moradia popu-lar e explicou o processo legislati-vo, levantando também as limita-ções para a atuação do Poder Le-gislativo municipal no sentido desuspender o cumprimento das de-cisões judiciais, ainda que em cará-ter liminar, que venham a ocorrer.

A vereadora Silvia Morales,do Mandato Coletivo (PV), se po-sicionou dizendo que a desapro-priação das áreas para a regulari-zação de cada núcleo seria o me-lhor caminho, partindo da premis-sa de priorizar que os ocupantespermaneçam onde estão. Dessaforma, seriam evitados os impac-tos sociais decorrentes do desfa-zimento do núcleo, bem como gas-

tos e recursos público para acolhi-mento da população que ficarádesalojada. De igual modo, Raireforça a necessidade de um es-forço conjunto para manter a co-munidade no território com o qualjá se estabeleceu identificação.

“O ideal é que haja a desapro-priação, mas caso venham a ocor-rer as reintegrações é necessárioque os procedimentos adotadosgarantam os direitos individuais ecoletivos da população, que deve seracolhida em condições dignas de saú-de e moradia, até que os ocupantessejam adequadamente realoca-dos”, argumentou Silvia Morales.

As parlamentares resolveramencaminhar no sentido de que sejaintentada mais uma reunião como presidente da Emdhap, visan-do-se construir caminhos para po-líticas públicas que, de fato, aten-dam às necessidades da popula-ção ocupante desses núcleos.

Líderes comunitários, advogados e as parlamentares Sílvia Moralese Rai de Almeida discutiram sobre habitação de interesse social

A4A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

DDDDDESPORTOESPORTOESPORTOESPORTOESPORTO DEDEDEDEDE B B B B BASEASEASEASEASE

PDB anuncia programaçãopara o próximo mês de julhoCalendário terá ensaios, jogos e festivais de basquete, futebol, ginástica rítmica e handebol

IHGPIHGPIHGPIHGPIHGP

Lançado livro sobreFloresta Estacional

Fotos: Divulgação

O Museu Prudente de Mo-rais abrigou, na última sexta-feira, o lançamento do livro“Floresta Estacional: Guia daMata Atlântica”, obra conjun-ta de estudiosos na qual foi in-cluído um estudo sobre o Jar-dim Botânico de Piracicaba. O

coordenador da obra, profes-sor Vinícius Castro Souza, daESALQ-USP, não pôde estarpresente por motivos de saúde,mas fez seu pronunciamento viaonline. O evento foi organizadopelo Instituto Histórico e Geo-gráfico de Piracicaba (IHGP).

Edson Rontani Jr Alex Salvaia e Vitor Vencovsky

José Otávio Menten, Daniela Sampaio, Edson Rontani Jr,Nancy Thame, Luciano Almeida e Urbano Ribeiral

Otávio Menten, Edson Rontani Jr Daniela Sampaio Urbano RibeiralAAAAARRAIÁRRAIÁRRAIÁRRAIÁRRAIÁ DODODODODO G G G G GALLOALLOALLOALLOALLO

Depois de dois anos, pela pandemia, escola faz festaA Escola Estadual Monsenhor

Jerônymo Gallo realizou, sexta (24),das 9h30 às 16h, a tão esperadaFesta Junina, após dois anos depausa devido a pandemia. O Ar-raial Junino foi todo decorado combandeirinhas e adereços confecci-onados pelos alunos para a Culmi-nância das Eletivas e Clubes Juve-nis, o que animou muito a festa.

O evento teve início com di-versas apresentações das Eletivase Clubes Juvenis, pelos alunos par-ticipantes, com o objetivo de res-saltar e valorizar o protagonismodos estudantes, fechando esse ci-clo de Projetos neste semestre.

O “Arraiá do Gallo” contoucom o apoio do diretor MarceloMedice Grossi, da vice-diretoraFátima Bento de Oliveira Zam-pin, de toda a Equipe Gestora,professores e colaboradores.

Durante o evento houve expo-sições de trabalhos desenvolvidosao longo do semestre e tambémbarracas montadas com cupcakes,pastéis, pipoca, refrigerantes, tudorealizado ao som de muita músicae uma animação contagiante.

Fotos: Divulgação

As ações desenvolvidas no“Arraiá do Gallo” resultaram de umtrabalho realizado por toda Equipeda escola, incentivando a partici-pação dos estudantes do Ensinofundamental 2 e Ensino Médio.

Para engrandecer o eventofoi realizada a tradicional qua-drilha composta por professo-res e alunos, até com a realiza-ção do “casório”, o que trouxemuita graça e animação à festa.

Leonardo Moniz/Selam

O Festival de Vôlei encerrou as atividades 'juninas' do PDB

Com oito atividades agenda-das, o Programa Desporto de Base(PDB) divulgou nesta segunda-feira, 27, a programação de even-tos para o mês de julho. A inicia-tiva, desenvolvida pela Prefeitu-ra de Piracicaba, por meio da Se-cretaria de Esportes, Lazer e Ati-vidades Motoras (Selam), ofere-ce aulas gratuitas para criançase adolescentes de 7 a 17 anos. Ocronograma inclui ensaios, jogose festivais de basquetebol, fute-bol, ginástica rítmica e handebol,além de duas etapas de handbea-ch, que também é conhecidocomo handebol de areia.

A programação começa nopróximo fim de semana, com oFestival de Basquete que será pro-movido no sábado, 02/07, pelaAssociação Regional de Basquete(ARB), das 8h às 13h, no GinásioMunicipal Waldemar Blatkau-skas. No mesmo dia acontece oFestival de Handebol, das 8h às12h, no Ginásio Municipal Rober-to Filetti, no bairro Vila Sônia. Asatividades serão conduzidas pelosprofessores Ana Cristina e MariaRosana, e Andréa Spinosa, respec-tivamente. No domingo, 03/07, oginásio Waldemar Blatkauskas

recebe o Ensaio Geral de Ginás-tica Rítmica, sob o comando daprofessora Maria Rosana, nosperíodos da manhã e tarde.

No fim de semana seguinte,mais três eventos estão programa-dos, com destaque para o jogo dehandebol entre a equipe infantildo PDB contra Tietê, no dia 09/07, às 18h, válido pela fase de clas-sificação da Liga de Handebol doEstado de São Paulo. A partidaacontece no Complexo EsportivoJosé Carlos Callado Hebling, noParque Prezotto, com entradagratuita ao público. No dia seguin-te, 10/07, serão realizados festi-vais de futebol (Santa Teresinha)e ginástica rítmica (Ginásio Mu-nicipal Waldemar Blatkauskas).Completam a programação julinado PDB duas etapas de handbea-ch nos dias 23 e 24. A atividadeainda não tem local definido.

Todos os eventos são desti-nados aos alunos do PDB, queatualmente é coordenado peloprofessor Ronaldo Lucentini,possui 18 profissionais de educa-ção física e oferece 12 modalida-des esportivas de forma gratui-ta: atletismo, basquete, futebol,futsal, ginástica artística, ginás-

tica acrobática, handebol, kara-tê, natação, pedestrianismo, volei-bol e vôlei de praia. As aulas sãogratuitas e acontecem em mais de15 núcleos espalhados pela cida-de. Mais informações sobre comoparticipar estão disponíveis peloWhatsApp (19) 99954-4105.

VOLEIBOL - Foi realizadono último domingo, 26/06, no mi-niginásio Garcia Neto, o Festival deVoleibol do PDB para crianças eadolescentes de 13 a 17 anos. Nototal, a ação reuniu 80 alunos dosnúcleos Bairro Alto e Jaraguá, além

de 16 alunos convidados da cidadede Saltinho. As atividades ficaramsob responsabilidade dos professo-res Abílio Bortoleto e Lilian PexeVito. "O festival segue a ideia defomentar a modalidade e dar con-tinuidade ao processo educacional,com a formação integral do serhumano. Além disso, estamos fa-zendo o aperfeiçoamento de par-te dos alunos para a migraçãoaos demais níveis do PDB (2 e3), visando competições, massempre agindo com intervençõeseducativas", disse Bortoleto.

PPPPPROGRAMAROGRAMAROGRAMAROGRAMAROGRAMA

Alunos de pós-graduação daEEP visitam a ETE Bela Vista

A ETE (Estação de Trata-mento de Esgoto) Bela Vista re-cebeu, na manhã do último sá-bado (25), através do programaPortas Abertas, a visita de alu-nos do Curso de Pós-Graduaçãoem Infraestrutura de Saneamen-to Básico da Escola de Engenha-ria de Piracicaba (EEP), acom-panhados do professor DanielManzi. O grupo foi recebido pelasupervisora de Operações da Mi-rante, Amanda Miquelani, pelosupervisor de ETE, Diego CesarAlli, e pela coordenadora de Co-municação e ResponsabilidadeSocial, Maria Aparecida Draheim.

Durante o tour pela unida-de, os alunos conheceram a es-trutura física e tecnológica daETE Bela Vista. “Apresentamosas etapas do tratamento de lodosativados, assim como detalhesoperacionais dessa concepção eseus benefícios ao meio ambien-te”, explicou Amanda. Eles tambémpuderam ver de perto o Secador deLodo à luz solar que, desde 2020, éresponsável por reduzir para umterço o volume de todo o lodo gera-do em Piracicaba – aproximada-mente 1.200 toneladas/ano.

Divulgação

Grupo de alunos de pós graduação visitou a ETE Bela Vista

“Para nós, é uma grandeoportunidade de apresentar aosalunos, que são de várias cidadesdo Estado de São Paulo, obras eoperações de vanguarda no sa-neamento, como a ETE Bela Vis-ta, construída e operada pela Mi-rante”, disse Daniel. O professorministra as disciplinas Abasteci-mento de Água Tratada, Capta-ção de Água Bruta e Coleta eTransporte de Esgoto Sanitárioem cursos de pós-graduação.

De acordo com Maria Apare-cida, o programa Portas Abertas,que está sendo retomado após doisanos de pandemia, integra as açõesdesenvolvidas pela área de Respon-sabilidade Social, que visa promo-ver o acesso direto da populaçãoaos processos operacionais. “As vi-sitas estudo proporcionam umavisão de desenvolvimento e esti-mulam um pensar e fazer sobre omeio ambiente vinculado ao diá-logo entre saberes, proporcionan-do a interação entre a sociedade,a Mirante e o meio ambiente".

Após a visita à ETE Bela Vis-ta, os alunos foram conhecer ofuncionamento de uma EstaçãoElevatória de Esgoto (EEE).

A Câmara Municipal de Pira-cicaba aprovou, na 28ª reuniãoordinária, nesta segunda-feira(27), o requerimento 499/2022, deautoria da vereadora AlessandraBellucci (Republicanos), que con-cede voto de congratulações aoSetor de Direito Animal da Guar-da Civil pelo primeiro ano de ati-vidades, celebrado em 30 de maio.

De acordo com a parlamentar,no período, foram registradas 587denúncias de maus-tratos, dasquais 158 procedentes, além de 50animais apreendidos e encaminha-dos ao Centro de Controle de Zo-onoses ou a lares temporários e pro-tetores. Esses números, segundo osresponsáveis, se devem à conscien-tização dos munícipes que denun-ciam e a uma divulgação maciçasobre os direitos dos animais.

Ela lembrou que, para que a

equipe passasse a atender ocor-rências desse âmbito, foram rea-lizadas capacitações sobre as leise penalidades envolvendo as ques-tões de maus-tratos, posse res-ponsável e as cinco liberdades dosanimais. O decreto 13.963/2011,que regulamenta a Lei Comple-mentar 265/2010, garante poderde autuação para o setor. O ór-gão também adotou o Protocolode Perícia em Bem-Estar Animal,que contém informações, comodiagnósticos de maus-tratos, in-dicadores comportamentais e ali-mentação, entre outros.

O voto de congratulaçõesserá entregue ao comandante daGuarda Civil, Sidney Miguel daSilva Nunes, à encarregada ins-petora Valdirene Aparecida Ostie à coordenadora do Setor de Di-reito Animal, Renata Caetano.

A Câmara Municipal de Pi-racicaba realiza, hoje, 29, a partirdas 16h30, a 13ª reunião extra-ordinária de 2022 para votar oprojeto de lei 137/2022, do Exe-cutivo, que autoriza a Adminis-tração a captar até R$ 50 milhõesem operações de crédito junto aoBanco Empreendedor Desenvol-ve SP, instituição financeira doGoverno do Estado de São Paulo.

A convocação da reunião ex-traordinária foi anunciada natarde de segunda-feira (27),quando foram realizadas as 11ªe 12ª extras para votação de pro-posituras voltadas à autorizaçãode repasses de emendas e aber-tura de crédito suplementar.

De acordo com a propostado Executivo, os recursos serãoutilizados através da Secreta-ria Municipal de Obras para in-vestimentos em infraestrutura

e saneamento, sendo que as do-tações orçamentárias são parapavimentação em vias públicas,projeto de eficiência energéti-ca, extensão e reforço de redede água e instalação de adu-toras, reforma e ampliação dasestações de tratamento deágua (ETAs), entre outras.

A reunião extraordináriaserá transmitida, ao vivo, pelaTV Câmara, nos canais 11.3 emsinal aberto, 4 da Claro/Net e 9da Vivo/Fibra, com retransmis-são nas mídias sociais, no Face-book e no Youtube, e nowww.camarapiracicaba.sp.gov.br.Para acompanhar presencial-mente, é preciso se apresentardocumento com foto na recep-ção da Câmara (rua AlferesJosé Caetano, 834) e ter aces-s o à G a l e r i a d o P l e n á r i o“Francisco Antonio Coelho”.

CCCCCONGRAONGRAONGRAONGRAONGRATULAÇÕESTULAÇÕESTULAÇÕESTULAÇÕESTULAÇÕES

Câmara aprova voto aoSetor de Direito Animal

EEEEEXTRAORDINÁRIAXTRAORDINÁRIAXTRAORDINÁRIAXTRAORDINÁRIAXTRAORDINÁRIA

Câmara vota empréstimo deR$ 50 milhões ao Município

A5A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

TTTTTRIBUNARIBUNARIBUNARIBUNARIBUNA POPULARPOPULARPOPULARPOPULARPOPULAR

Empresário defende a flexibilizaçãodos limites da “lei do silêncio”Carlos Roberto Martins dos Santos ocupou a tribuna popular durantea 28ª reunião ordinária da Câmara, na noite desta segunda-feira (27)

PPPPPRIORIDADERIORIDADERIORIDADERIORIDADERIORIDADE

Deputada Professora Bebeldefende CPI para investigaro Ministério da Educação

Para a deputada estadual Pro-fessora Bebel (PT), a instalação daCPI do MEC (Ministério da Educa-ção e Cultura) é uma necessidade etem que ser prioridade para todosos brasileiros e brasileiras que que-rem ver nosso país superar a tristerealidade que vivemos. É que a pri-são, na semana passada, do ex-mi-nistro da Educação, Milton Ribei-ro, pela Polícia Federal, que já estáem liberdade, e todas as revelaçõesque vêm sendo feitas sobre o es-quema de corrupção no Ministérioda Educação – apontando inclu-sive para o possível envolvimentodo presidente da República, JairBolsonaro – tornam ainda maisinadiável a CPI, para que todos osfatos possam vir à tona e os cul-pados identificados e punidos.

Bebel diz que não se pode ad-mitir o desvio de nenhum dinhei-ro público. “Desviar dinheiro daeducação, sobretudo, é atacar amais importante política públi-ca, comprometendo o futuro demilhões de crianças e jovens e daprópria nação”, enfatiza a parla-mentar que postou em suas re-

Divulgação

A Professora Bebel diz que não se pode admitir o desviode nenhum dinheiro público, sobretudo da educação

des sociais os endereços eletrô-nicos dos senadores federais.

O senador Randolfe Rodri-gues (Rede-AP) informou queo requerimento para a criaçãoda CPI do MEC já conta com28 assinaturas de senadores,uma a mais do que o mínimo ne-cessário ao registro do pedido deinstalação. O parlamentar afir-mou que espera conseguir maisapoios nos próximos dias.

Para o senador da Rede, é pos-sível que a CPI seja instalada aindaneste semestre, antes do recessoparlamentar, que começa em julho.Mas ele reconheceu que os traba-lhos de investigação só devem terinício em agosto, após o recesso. “Háalguma dúvida de que houve umesquema tenebroso de tráfico deinfluência no âmbito do Ministérioda Educação?”, questionou Ran-dolfe, ao defender que a CPI, se ins-talada, investigue não só as denún-cias contra o ex-ministro da Edu-cação Milton Ribeiro, mas tambémas suspeitas de irregularidades noFundo Nacional de Desenvolvi-mento da Educação (FNDE).

O empresário Carlos Rober-to Martins dos Santos defendeua flexibilização dos limites da cha-mada “lei do silêncio”, que esta-belece regras sobre emissão de de-cibéis no Município. “Acredita-mos que para haver um consen-so sobre os limites sonoros e ofuncionamento de casas notur-nas, assim como outras cidadesfizeram, Piracicaba precisa destaflexibilização”, disse, ao ocupar atribuna popular da Câmara, nanoite desta segunda-feira (27),durante a 28ª reunião ordinária.

Ele destacou que por conta dascaracterísticas de Piracicaba –“com uma malha viária que permi-te fácil acesso e uma vida culturalpulsante”, pontuou – decidiu in-vestimento em um empreendimen-to voltado ao esporte, cultura e gas-tronomia. “Hoje geramos cerca de50 empregos, entre cozinheiros,baristas, profissionais de limpeza,atendentes, profissionais do ma-rketing e da música”, enumerou.

Carlos lembrou que o setorainda sofre os impactos da pan-demia e pediu o apoio do Legis-lativo piracicabano para “poder-mos trabalhar”, como enfati-zou. “Encontramos uma certa

resistência da população, e atécerta intolerância, porque já fo-mos alvos de denúncias falsas eque atinge a todos os envolvidosno empreendimento”, disse.

“A cidade evoluiu e defende-mos os estabelecimentos legaliza-dos e cumpridores da lei. Para tan-to, precisamos de uma política pú-blica com regras claras, sem qual-quer perturbação ao sossego davizinhança, mas que desde queseja equânime, que isso não este-ja acima do trabalho e do empre-endimento estabelecido”, disse.

MÚSICO - Na mesma noite,o músico Walter Sampaio BuenoFerreira Júnior, o Juca Ferreira,também tratou do assunto na Câ-mara. Ele defendeu, no discurso,que entre os setores que mais em-pregam e movimentam a economiano País, estão os de entretenimen-to e cultura. O músico lembrou ain-da que o segmento foi o que maissofreu com a pandemia. “A impres-são que tenho é que não existeminiciativas que valorizem o nossosetor. Tínhamos alguns projetos nacidade como a Movimentação Cul-tural e o Som do Meio Dia e outros.O que aconteceu com esses proje-tos? Acabaram?”, questionou. "O

Carlos defendeu a flexibilização da "lei do silêncio"

Fabrice Desmonts

que ouço da sociedade é: ao invésde investir nesse setor, por quenão se investe em saúde? Mas jáé comprovado que, quando se in-veste em cultura e entretenimento,o retorno é infinitamente maior".

Ele lembrou que a cidade pos-sui espaços que poderiam ser ex-plorados pelo setor, com iniciativasde inclusão cultural, como a praçaBoyes. No entanto, houve um im-pedimento de realização de feiracultural no espaço, sem explicação.

Para o orador, é necessária

uma revisão da Lei do Silêncio. “Areferida lei garante o direito de umlado e cria empecilhos de outros.Leis precisam ser criadas para res-peitarmos os limites de cada um”,afirmou. “Comerciantes e músicostiram o sustento de seus ofícios pormeio da música. Uma parcela denossa sociedade acaba sendo pre-judicada e por isso pedimos a flexi-bilização da Lei do Silêncio a fim degarantir empregos e nossas tradi-ções. Não deixem o samba morrer,não deixem o samba acabar”.

LLLLLUIZUIZUIZUIZUIZ DEDEDEDEDE Q Q Q Q QUEIROZUEIROZUEIROZUEIROZUEIROZ

Campus comemora 30 anosdo serviço de fisioterapia

A comunidade do CampusUSP Luiz de Queiroz irá comemo-rar os 30 anos do Serviço de Fisi-oterapia (SERVFISIO), neste finalde junho. Fatos significativos se-rão ressaltados durante essa pas-sagem como, por exemplo, o casoda Unidade USP Piracicaba ser oúnico Campus a possuir o serviçopara atendimento da comunida-de e de dependentes diretos.

Além da exclusividade, ou-tros aspectos se referem ao trata-mento personalizado e orienta-ções específicas abordando a saú-de no trabalho e nas atividadesde vida diária, permitindo condi-ção de vida com qualidade, tantono trabalho quanto na sociedade.

Criado em 1992, o serviço con-tava com o trabalho de estagiáriosdo último ano do curso de Fisiote-rapia da Unimep, via convênio exis-tente entre Esalq/USP e Universi-dade Metodista de Piracicaba (Uni-mep), junto a fisioterapeuta encarre-gada do setor. Esse impulso amplioue incrementou a reabilitação e a rea-lização de atividades de prevençãode doenças e promoção da saúde.

Com o convênio extinto,uma nova fase agregou aos aten-dimentos conhecimentos atualiza-dos em métodos e técnicas devidoa chegada de alunos de pós-gra-duação em Fisioterapia. Desta fei-ta, esses pós-graduandos possuí-am bolsas de estudos oferecidaspela Fundação de Estudos Agrá-rios Luiz de Queiroz (Fealq).

Entre 2011 e 2012, estudosrealizados no SERVFISIO, mos-traram a necessidade da criaçãode um projeto que abrangesse asquestões da reabilitação no âm-bito da saúde do trabalhador.Dessa forma, em 2013, foi criadoo Projeto de Reabilitação Profis-sional que promoveu a reabilita-ção e readaptação dos funcioná-rios do campus com restriçõespara suas atividades laborais.

Em 2016, após a construçãodo prédio do SERVFISIO, foi possí-vel ampliar a atuação da Fisiotera-pia, tanto nos programas de reabili-tação como na esfera da prevençãode doenças e promoção da saúde.

Hoje, os projetos “ReabilitaçãoProfissional” e o recém-criado“Vida Saudável pós Covid-19” es-tão inseridos no Programa “Açõesem Saúde”, coordenado pelo Servi-ço de Fisioterapia com apoio doCentro de Serviços Compartilhadosem Recursos Humanos, ServiçosEspecializados em Engenharia deSegurança e em Medicina do Tra-balho (SESMT) e representativida-de das unidades e departamentos.

MOÇÃO DE APLAUSOS -Para registrar a data, durante acerimônia em comemoração aos 30anos do SERVFISIO, a Câmara en-tregará a Moção de Aplausos 75/2022, hoje, 29, a partir das 9h30,no Museu e Centro de Ciências,Educação e Artes “Luiz de Quei-roz”. A homenagem é de autoriado vereador Pedro Kawai (PSDB).

Unidade USP Piracicaba é o único campus a possuir o serviçopara atendimento da comunidade e de dependentes diretos

Gerhard Waller

EEEEESCOLASCOLASCOLASCOLASCOLA DODODODODO L L L L LEGISLAEGISLAEGISLAEGISLAEGISLATIVTIVTIVTIVTIVOOOOO

Palestra aborda criação de abelhas sem ferrão e dicas para jardinagemA “Criação de Abelhas Sem

Ferrão (urbanas) e dicas parajardim”, foi o tema de palestrapresencial presencial e interati-va promovida, na última sexta-feira (24), pela Escola do Legis-lativo da Câmara Municipal pro-moveu. No encontro, os inscri-tos puderam conhecer algumasespécies de abelhas sem ferrão eos tipos de flores que as atraem.

A atividade contou com a pre-sença dos palestrantes Carlos Je-sus De Souza, criador de abelhas, eda engenheira florestal SimoneDias. A vereadora Silvia Morales(PV), do mandato coletivo ‘A Cida-de É Sua’, foi quem a mediou.

O evento abordou tópicoscomo: dicas para criação de abe-lhas sem ferrão nativas no ambi-ente urbano; maneiras de alimen-tar as abelhas; e formas de esco-lher e planejar seu jardim baseadoem atrair e alimentar as abelhas semferrão. Além disso, para demons-trar a dinâmica das colmeias,duas caixas de abelha sem ferrãoforam apresentadas ao público.

Os cuidados com as abelhasurbanas integram, segundo Simo-ne, parte da ODS (Objetivo de De-senvolvimento Sustentável) daAgenda 2030, elaborada pela ONU(Organização das Nações Unidas),e prevê uma série de ações efetivasaté o ano de 2030 voltadas à so-brevivência do planeta. “Toda vezque temos um encontro para darorientação ao mundo com relaçãoa como caminhar e onde chegar,

Divulgação

Atividade contou com a presença dos palestrantes Carlos Jesus deSouza, criador de abelhas, e da engenheira florestal Simone Dias

existem essas agendas, como teveanteriormente a Rio 92”, explicou.

O Brasil é um dos países sig-natários que se comprometeramcom a adoção de práticas menosnocivas ao meio ambiente. “Comoprincípio, é preciso seguir o máxi-mo dos 17 objetivos propostos, di-vididos em segmentos e áreas parapoder reduzir a fome e a desigual-dade; melhorar a questão do meioambiente; a questão do clima e pro-mover a paz”, detalhou Simone.

A engenheira florestal tambémdestacou que as diversas espéciesde abelhas existentes no mundoestão diretamente ligadas à sobe-rania alimentar: “a produção localdepende das abelhas. A horta nãoirá para frente e não terá varieda-de se não tiver abelhas nativas.Falar de abelhas sem ferrão emambiente urbano, é falar sobreagricultura sustentável”, disse.

Também é preciso, de acordocom ela, que exista um olhar dascidades para a arborização urba-na. “Existem cidades que são umambiente estéril, você vê a mesmaespécie de árvore de fora a fora e,nesses lugares, quase não vemosabelhas, pois elas não têm condiçõesde ficar”, pontuou a palestrante.

Jataí - Carlos Jesus De Souzacontou que, há quatro anos, pas-sou a criar abelhas sem ferrão emsua casa. “A primeira abelha queeu tive foi uma Jataí, que a maioriaconhece porque é uma abelha pe-quena e muito comum”, comentou.

A pequena espécie, segundo

Carlos, pode encontrada em quasetodo território nacional, no entan-to, por ser muito pequena, não pro-duz grande quantidade de mel.“Um enxame de Jataí consegueproduzir, no máximo, 600ml demel por ano”, informou.

O criador explicou que a pala-vra “jataí” tem origem indígena,vem da língua tupi “yata’ i”. Jámelipona, de acordo com o criador,é uma palavra de origem grega, quevem de méli = mel, pónos = traba-lho. É daí que surge o termo meli-polinicultura, utilizado para carac-terizar a atividade de produção demel a partir de abelhas sem ferrão.

Carlos ressaltou que, no Brasil,existem cerca de 240 espécies dife-rentes de abelhas catalogadas. “Éimportante dizer que as abelhas semferrões produzem mel, mesmo em

quantidades menores. Em um en-xame dessas abelhas, podemos che-gar em até seis mil indivíduos, o quechamamos de matriz”, detalhou.

Na sequência, o criador de-mostrou como funcionam as cai-xas criadoras da abelhas, conheci-das como "meliponários". Os en-xames, segundo Carlos, passampor uma subdivisão na primave-ra, onde algumas abelhas saempara a natureza para formar no-vas colônias. "Os módulos dentrodas caixas se dividam em ninho,sobreninho e melgueira, sendo aúltima parte o local destinado àpostura do mel", detalhou.

Ao final da palestra, todosos inscritos receberam gomos demel, produzidos por abelhas semferrão, e também mudas de flo-res que atraem as espécies.

OOOOOCUPCUPCUPCUPCUPAAAAACIONALCIONALCIONALCIONALCIONAL

Câmara homenageia Unimed por diretoria e novo centroO vereador Ary Pedroso Jr.

(Solidariedade) procedeu a en-trega do requerimento 143/2022,de voto de congratulações, con-templando a nova diretoria daUnimed, eleita para o mandato2022/2024. O parlamentar tam-bém entregou a moção de aplau-sos 232/2021, homenageando omédico Carlos Youssef, eleitoentre os 100 mais influentes dadécada da saúde no Brasil.

A entrega das homenagens ocor-reu no último sábado (25), durantea inauguração do novo prédio doCentro Comercial e Saúde Ocupacio-nal Unimed Piracicaba, localizado naTravessa Espanha, Cidade Jardim.

O evento contou com a presen-ça de toda diretoria da cooperati-va, médicos cooperados e autori-dades, entre eles o prefeito de Pira-cicaba, Luciano Almeida (UniãoBrasil), o presidente da Câmara

Divulgação

Vereador Ary Pedroso Jr. parabeniza a nova diretoria, além de homenagear omédico Carlos Youssef e contemplar a inauguração de novo prédio da cooperativa

Gilmar Rotta, e os deputados esta-duais Alex de Madureira (PL) eRoberto Morais (Cidadania), alémde empresários e imprensa local.

O presidente da Unimed,Carlos Joussef agradeceu ashomenagens em nome de todadiretoria e lembrou que o

p a r l a m e n t a r é u m a n t i g oparceiro da cooperativa, in-clusive diretor comercial des-se prédio recém-inaugurado.

A6A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

CCCCCONCURSOONCURSOONCURSOONCURSOONCURSO

Prefeitura celebra 40 anosdos varejões municipaisEvento celebrativo, direcionado aos permissionários dos varejões,aconteceu no Varejão Central, reunindo cerca de 100 pessoas

CCCCCASTELINHOASTELINHOASTELINHOASTELINHOASTELINHO

Vereador Kawai constatanecessidade de manutenção

Em visita ao bairro Castelinho,o vereador Pedro Kawai (PSDB)constatou a necessidade de umaatenção maior, por parte da Prefei-tura, em relação à conservação dosistema de lazer, localizado à ruaHildebrando Seixas Siqueira, entreas ruas Dr. Lula e Mem de Sá.

No local, o vereador verifi-cou que é necessário realizar amanutenção no alambrado docampo de futebol, restaurar opiso e as tabelas de basquetebolda quadra poliesportiva, e pro-ceder à poda de árvores, a fimde que o local possa ficar me-lhor iluminado para a prática deatividades esportivas, recreati-vas e de lazer, durante à noite.

O vereador explicou que estanão é a primeira vez que pedepara que o atual governo dê umaatenção especial ao local. Em fe-vereiro de 2020, o parlamentarjá havia apresentado a Indicaçãonº 572/2020, nesse sentido. “Fui

Assessoria Parlamentar

Pedro Kawai solicita a atenção da Prefeitura no Castelinho

morador no Castelinho por mui-tos anos, e tenho um carinhomuito especial pelo bairro, prin-cipalmente pelo sistema de lazer,para o qual solicitei a instalaçãoda academia ao ar livre, ea sua de-nominação como Dr. José Correade Moraes, através de uma lei deminha autoria”, lembrou Kawai.

Além do complexo esportivoe de lazer, o vereador verificou,ainda, que na rua Dr. Lula, háburacos profundos junto à sar-jeta, que podem provocar a que-da de veículos e de pessoas. Porisso, também protocolou a Indi-cação nº 1874/2022, que sugerea realização da operação tapaburaco em toda a sua extensão.

Kawai disse esperar que aprefeitura, através das secretari-as municipais de Obras e de De-fesa do Meio Ambiente, acolha ospedidos, porque “expressam umajusta reivindicação dos morado-res e comerciantes do bairro”.

Isabela Borghese

Cerca de 100 pessoas participaram da festividade

Com festa, homenagens eanúncio do vencedor do concursode receitas Do Campo à Mesa, aPrefeitura de Piracicaba, por meioda Sema (Secretaria Municipal deAgricultura e Abastecimento), co-memorou na tarde de segunda-feira, 27, os 40 anos dos varejõesmunicipais. O evento celebrativo,direcionado aos permissionáriosdos varejões, teve a presença doprefeito Luciano Almeida e acon-teceu no Varejão Central, reunin-do cerca de 100 pessoas, com mú-sica ao vivo, café comunitário eentrega de prêmios aos finalistase ao vencedor do concurso culi-nário, o analista de implantaçãode novas tecnologias ReginaldoTomé dos Santos, autor da recei-ta de abóbora seca recheada comcarne de porco e cream cheese.

“Os Varejões Municipais es-tão entre os projetos mais lindosque temos no município. Piracica-ba tem uma extensão rural enor-me e incentivamos que haja a pro-dução local. Enviamos, inclusive,um Projeto de Lei à Câmara Mu-nicipal para o desenvolvimento deum selo de produtor local a serampliado para a Região Metropo-litana de Piracicaba. Espero poderampliar qualquer projeto que par-ta da nossa terra”, disse o prefeito.

Conforme a secretária daSema, Nancy Thame, os varejõesmunicipais configuram uma polí-tica pública permanente importan-te para a cidade. “Os varejões nas-ceram de uma necessidade da pró-pria população, durante uma cri-se de abastecimento que o país en-frentou, e hoje perpassam por vá-rios governos devido à importân-cia que têm, oferecendo produtosde qualidade, a preço justo, e ge-rando emprego e renda”, falou.

Também estiveram presentesna festividade o presidente da Câ-mara Municipal, o vereador Gil-mar Rotta; o comandante daGuarda Civil Municipal de Piraci-caba, Sidney Miguel da Silva Nu-nes; a secretária da Smads (Secre-

taria Municipal de Assistência eDesenvolvimento Social), EuclidiaMaria Fioravante; a diretora deturismo da Semdettur (SecretariaMunicipal de DesenvolvimentoEconômico, Trabalho e Turismo),Rose Massarutto, e a vereadoraSilvia Maria Morales, que entre-gou moção de aplausos dos 40anos dos Varejões Municipais paraa secretária Nancy e a diretora dosvarejões, Eliane Oliveira de Souza.

A celebração teve, ainda,show da dupla sertaneja Pedro ePedrinho, exibição de documen-tário e homenagem aos permissi-onários, representados pela agri-cultora orgânica Lourdes Apare-cida de Fátima Lásaro, uma dasprimeiras permissionárias cadas-tradas pela Sema, e o agricultorfamiliar e presidente da Coopihort(Cooperativa Piracicabana de Hor-ticultores), Vanderlei Sanches.

“Enquanto a cidade dorme,os permissionários já estão sepreparando para fornecer o queé essencial às pessoas, que sãoos alimentos. Eles precisam servalorizados, porque são funda-mentais para a nossa comunida-de”, disse a diretora dos varejões.

CONCURSO – Antes doinício da festa dos 40 anos dosvarejões municipais, os jurados

do concurso de receitas Do Cam-po à Mesa degustaram as cincopreparações finalistas e escolhe-ram o vencedor. O júri foi forma-do por Natália Gebrim, nutricio-nista; Eliane Souza, diretora dosvarejões; Maurício Cantoni, jor-nalista, e Iara Aparecida Stoco,técnica agrícola e comerciante deovos nos Varejões Municipais.

Estavam disputando a final aSalada da Preguiça, enviada porGabriela de Souza (que não pôdecomparecer por problemas de saú-de); croquete de pinhão, de Ma-theus Proetti; nhoque de inhamecom pesto de manjericão, de San-dra Borelli; tempu-talos, inscritapor Jacqueline Volpi, e a abóboraseca recheada com carne de porcoe cream cheese, de Reginaldo San-tos, que foi a receita vencedora.

De acordo com Santos, a re-ceita de abóbora foi produzidapara o Dia dos Namorados e de-pois aprimorada para a inscriçãono concurso. “Foi minha namo-rada, inclusive, que me mandou olink do concurso. Ela é a provado-ra oficial das minhas criações. Eusempre gostei muito de cozinhar,mas trabalho na área de tecnolo-gia, porém, a pandemia serviupara que eu descobrisse novas ha-bilidades e agora estou fazendo

cursos na área da gastronomiapara, quem sabe um dia, essa serminha principal fonte de renda”,contou ele, que foi premiado comuma churrasqueira elétrica e umacesta de frutas, verduras e legu-mes dos varejões, que também foientregue a todos os finalistas.

HISTÓRIA - O primeiro Va-rejão Municipal de Piracicaba foiinaugurado em 26 de junho de1982. Ele ficava onde hoje é o TCI(Terminal Central de Integração),em espaço da Estação Sorocabana.Com o passar dos anos, a Prefeitu-ra percebeu a necessidade de me-lhorar a infraestrutura do local e,então, em agosto de 1990, o Vare-jão Municipal do Centro começoua funcionar em espaço próprio,onde está até hoje, em galpão narua Santa Cruz, 1.260. Atualmen-te, são 21 espaços destinados aovarejões na cidade, a fim de aten-der todas as regiões de Piracica-ba, com aproximadamente 160permissionários cadastrados co-mercializando cerca de 800 to-neladas de alimentos por mês.

PROMOÇÕES - Para co-memorar as quatro décadasdos varejões, até dia 2 de ju-lho os consumidores terão àdisposição promoções exclusi-vas e sorteios de vale-compras.

A Câmara Municipal de Pi-racicaba aprovou o requerimen-to 493/2022 que concede votode congratulações à Fiel Torci-da Piracicaba (FTP) pelos 33anos de fundação. A propositu-ra é da vereadora Silvia Mora-les (PV), do mandato coletivo“A Cidade É Sua”, e foi votadana segunda-feira (27), durantea 28ª reunião ordinária. “Soucorintiana desde pequena e, paramim, é um orgulho fazer partedeste time”, disse a parlamentar.

Ela recordou que a FTP foicriada dentro de sua casa. “Meupai era muito corintiano e meu ir-mão fundou a subsede da Gavi-ões, em 1999. No início funciona-va em nossa casa e depois passoua ter em outros locais”, ao enfati-zar que a torcida organizou cam-panhas, como de arrecadação deagasalho e de brinquedos, SambaSolidário, entre outros. “É um mo-vimento de resgate histórico e quecontinua com alguns trabalhossociais nestes 33 anos”, disse.

O vereador Acácio Godoy(PP) também declarou o voto aorequerimento 493/2022. “É umaquestão quase sentimental, fami-liar”, destacou, “foram campa-nhas para os mais humildes ecarentes que agora têm feito todauma recuperação histórica e aca-ba recuperando um pouco decada um de nós”, disse. “O em-preendedor é massacrado porimpostos e obrigações fiscais, mas,mesmo assim, encontra espaçopara campanhas sociais”, disse.

HISTÓRIA - A FTP - FielTorcida Piracicaba começou emmeados de 1988 quando seus fun-dadores se conheceram e começa-ram a se reunir para acompanharos jogos do Corinthians ainda pelaTV na casa de Fernando Morales,mais conhecido como “Fedô”. Logo,a casa virou a Sede da Fiel de Pira(primeiro nome da torcida) e em1989 quando os fundadores AlexFalcão Nani, Fábio Xavier de Mo-raes e Fernando Morales se torna-ram sócios da Gaviões da Fiel, aFTP começou a representar os Ga-viões da Fiel na cidade. A ideia sem-pre foi a de levar o nome do Corin-thians em qualquer que seja o lu-gar, fazer uma torcida forte no in-

CCCCCORINTHIANSORINTHIANSORINTHIANSORINTHIANSORINTHIANS

Fiel Torcida Piracicaba seráhomenageada pelos 33 anos

terior e assim representar a cidadenos estádios do Brasil, além deter um local para os corintianosse encontrarem e se organizarem.

A sede ficou em um quarti-nho dos fundos da casa duranteseis anos (de 1989 a 1995), masdevido ao crescimento da torci-da, em 1995, foi criado o primei-ro Ponto de Encontro Oficial dosGaviões em Piracicaba, funcio-nando de 1995 a 1997. Após umapausa de um ano e meio, os tor-cedores voltaram a se reunir nacasa do torcedor Fedô. E em ju-lho de 1999, já com a experiênciaassídua de 10 anos de arquiban-cada, decidiram com o aval da di-retoria dos Gaviões, abrir a pri-meira subsede de Torcida Organi-zada em Piracicaba, a Gaviões daFiel Subsede Piracicaba, batizadade Rafael Nobre Genaro (Gordão),uma homenagem a esse torcedorcorintiano que morreu em um trá-gico acidente de transito em 1998.

A subsede organizou 18 cam-panhas do agasalho, 16 campa-nhas contra a fome, 17 campanhasdo brinquedo, 12 sambas solidári-os, sopão para moradores de ruano inverno, distribuição de doces ebrinquedos no natal, aulas de xa-drez, inclusão digital, bateria mi-rim e capoeira para crianças caren-tes, reggae do brinquedo, samba docachorro, além de diversas oficinase atividades em prol da sociedadecomo participação nas caminhadaspela PAZ, bingos beneficentes ecampanhas contra drogas e violên-cia e projeto de Coleta Seletiva deLixo, inclusive recolhendo óleo decozinha para ser reutilizado.

Voltado para o associado,foram realizadas atividadescomo a Noites da Picanha, Noi-tes da Lasanha, Churrascão deNatal, Festas dos Aniversarian-tes do Mês, Festas Junina, Tor-neios de Truco, Bilhar, Tênis deMesa, Pebolin, Futebol e o tra-dicional Amigo Fiel Secreto.

Atualmente, a FTP é ummovimento de resgate ideológi-co denominado FTP Raízes, comencontros esporádicos para re-lembrar a grandiosa história,além de reunir toda a famíliacorintiana para falar do SportClub Corinthians Paulista.

PPPPPIRAIRAIRAIRAIRAGGGGGOOOOO!!!!!

Aplicativo de mobilidadereceberá homenagem

De autoria do vereador AcácioGodoy (PP), foi aprovado nesta se-gunda-feira (27), na 28ª reunião or-dinária, o requerimento 498/2022,que presta voto de congratulaçõesao aplicativo de viagens "PiraGo!"

No texto, o parlamentar des-taca que a empresa começou suasatividades em fevereiro de 2020,“passou por diversos desafios coma chegada da pandemia e, neste pe-ríodo, precisou se reinventar pordiversas vezes, para conseguir man-ter a sobrevivência. Atualmente aplataforma conta com mais de 2,5mil motoristas cadastrados e maisde 11 mil passageiros cadastrados”.

De início, o aplicativo funcio-nava para delivery de atendimen-to a mercados e empresas no

translado de produtos e seus cola-boradores. De acordo com o dire-tor executivo da plataforma, Jud-son Cordeiro, “foi preciso gerardemanda aos motoristas pois foium período em que caíram drasti-camente as viagens e, depois, criardiversos serviços para atendimentoda sociedade piracicabana com maissegurança para as mulheres pas-sageiras e motoristas”, comentou.

Desde 2020, a empresa apoiaa associação “EuToNaFé”, que re-aliza projetos sociais. “Temos umserviço com o nome da instituiçãoe, ao passageiro que escolher esteserviço, será revertido o valor deR$ 0,25 por corrida para a asso-ciação, e um dos serviços da as-sociação”, explicou Judson.

O vereador Cassio Luiz (PL), o‘Cassio Fala Pira’, fez uso dos 10minutos de fala regimental, duran-te a 28ª reunião ordinária que acon-teceu nesta quinta-feira (27), paraquestionar a falta de horários decirculação das linhas de ônibus nomunicípio. “Fizemos ofícios e enca-minhamentos sobre linhas de ôni-bus que atendem os bairros ÁguaBranca, Ártemis, Lago Azul, Par-que Piracicaba, Fatec, Santa Rosa eUninorte. O que importa é que apopulação seja atendida e respeita-da e tomara que voltem as linhas deônibus. A população paga caro pelapassagem e merece respeito”, disse.

O parlamentar também deudestaque à falta de profissionais dasaúde nas unidades de atendimen-to da cidade. “A questão de saúde éuma área que me preocupa bastan-

te. Hoje estive com alguns profissio-nais da saúde - esses profissionaisestão muito preocupados com osboatos sobre o consórcio. Estamosmuito preocupados com essa ques-tão e sabemos do nosso comprome-timento com a população, com Pi-racicaba - não só os profissionais desaúde e servidores públicos - nãopodemos deixar as pessoas com apulga atrás da orelha”, disse ele.

Cassio Luiz disse ainda quea falta de médicos é constante.“Precisamos fazer um programapara discutir o problema da saú-de - não se resolve nada e os mé-dicos querendo pedir as contas.Precisamos discutir isso agora paraque na próxima legislatura nãotenha esse problema. Temos queresolver essa questão, nós estamosfalando de vidas”, pontuou.

“F“F“F“F“FALAALAALAALAALA P P P P PIRAIRAIRAIRAIRA”””””

Problemas no transportemotivam fala de vereador

A7A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

EEEEEMENDAMENDAMENDAMENDAMENDA

Saúde recebe mais ambulânciapara transporte de pacientesVeículo foi recebido no último dia 24, e já está incorporado à frota da Prefeitura

A Prefeitura de Piracicaba, pormeio da Secretaria de Saúde, rece-beu mais uma ambulância novapara transportar pacientes que fa-zem tratamentos e consultas emoutras cidades. O veículo foi entre-gue pelo Governo do Estado de SãoPaulo na sexta-feira, 24/06, pormeio de emenda do deputado Mil-ton Robeiro Filho, com articulaçãodo secretário municipal de Admi-nistração, Dorival José Maistro.

Da marca Renault, o veículoé uma ambulância de suporte bá-sico que vai atender pacientes aca-mados em tratamento de hemo-diálise, hiperbárico e de oncolo-gia, realização de exames comoraio-x e em laboratórios, dentroe fora da cidade. O valor do in-vestimento é de R$ 263.860,00.

Para o secretário de Saúde,dar condições para que os paci-entes da cidade tenham mais con-forto durante a viagem para rea-lização de exames e procedimen-tos médicos de média e alta com-plexidade fora de Piracicaba émuito importante tendo em vistaque as principais cidades que re-cebem pacientes de Piracicaba são

Campinas, Leme, Limeira, RioClaro, Pirassununga, Botucatu,São Paulo, Bauru, Barretos, Ara-ras e Santa Bárbara d’Oeste. “Sa-bemos que não é fácil para os pa-cientes, muitos deles precisamfazer viagens duas a três vezespor semana para tratamentos di-versos. Por isso estamos na lutapela melhoria da frota para ga-rantir esse conforto. Gostaria deagradecer ao secretário Maistropelo empenho em nos ajudar coma vinda de mais uma van e tam-bém agradeço ao deputado Mil-ton que atendeu ao pedido da Pre-feitura”, disse Filemon Silvano.

O veículo foi incorporado àfrota do Serviço Integrado deTransporte Social da Saúde (SITSS)e, de acordo com Donisete Apare-cido Oliveira, coordenador do ser-viço, o trabalho de renovação dafrota tem sido mais ágil desde oano passado. “Estamos conseguin-do deixar veículos mais novos econfortáveis para o transporte depacientes. A nossa meta, a curtoprazo, é ter 100% da nossa frotacom veículos novos”, destacou.

Atualmente, o SITSS tem

Donisete Oliveira

Donisete Oliveira e Rogério Munia, do SITSS, receberam a ambulância

uma frota de sete ambulâncias deatendimento básico e acamados,nove vans – sendo oito para 16lugares e uma para 21 passagei-ros –, além de 63 automóveis. Oserviço transporta 200 pessoas,em média, entre pacientes e acom-panhantes, todos os meses. No

início do mês, a Secretaria de Saú-de já havia recebido uma vannova com 16 lugares também paratransporte de pacientes, por meiode emenda do deputado RodrigoGambale, com articulação dotambém deputado Alex de Madu-reira e da vereadora Ana Pavão.

O vereador Josef Borges (So-lidariedade) entregou, nesta se-gunda-feira (27), o voto de con-gratulações à equipe do helicópte-ro Águia 20, da Base de Aviaçãode Piracicaba da Polícia Militar doEstado de São Paulo, por ter atu-ado no socorro às vítimas das en-chentes no sul da Bahia, na últimasemana do ano de 2021. A home-nagem foi aprovada pelo plenárioatravés do requerimento 30/2022,de autoria do parlamentar.

As chuvas atingiram cerca de430 mil pessoas no sul da Bahianaqueles dias, das quais 16 mil fi-caram desalojadas e 24 morreram.Em função disso, a PM de São Pau-lo preparou uma força-tarefa paraauxiliar as vítimas e incluiu nessamissão cinco tripulantes da Basede Aviação de Piracicaba. A equi-pe foi para Ilhéus, na Bahia, nodia 26 de dezembro e retornou aPiracicaba no dia 2 de janeiro.

As forças de segurança queatuaram na Bahia promoveram 39missões, apoiaram 12 vítimas, trans-portaram 71 passageiros para diver-sos cenários, principalmente no sal-vamento de pessoas isoladas pelasenchentes e no transporte de socor-ristas, alimentos e medicamentos.

A entrega da homenagemcontou com a participação de todaa equipe do helicóptero Águia 20,do comandante da base, major PMFabrício Padovani Rasera, do ex-comandante do 10º Baep (Batalhãode Ações Especiais de Polícia) e ex-comandante da base, tenente-coro-nel Edgard Marcos Gaspar, atual-mente no Comando de Policiamen-to de Área Metropolitana-4 (ZonaLeste de São Paulo) e do empresárioMaurício Alexandrino de Souza.

O subcomandante da base,capitão PM Thiago José Tomaze-la, que comandou a operação, re-latou que a missão foi bem com-plexa e trabalhosa por envolver oplanejamento do transporte daequipe e materiais de salvamentoaté a Bahia. “Ficamos muito hon-rados, foi muito gratificante po-der voar para servir aqueles quemais estavam precisando naquelemomento”, contou. “É um povomuito acolhedor que, mesmo di-ante das dificuldades, muitas ve-zes sem comida e sem teto, é mui-to feliz e nos recepcionou muitobem. Foi uma missão abençoada”.

O 2º sargento PM RodrigoMaciel da Silva, que participou daoperação, disse que a equipe já secolocou de prontidão assim quechegaram as primeiras notícias so-bre a tragédia, no dia de Natal. Nodia 26 de dezembro, a equipe semobilizou para a Bahia, onde en-controu um cenário devastador e

a atuação de várias aeronaves deoutros Estados. Após informaçõesprestadas pelas autoridades locais,os oficiais atuaram principalmenteno transporte de ajuda humanitá-ria, como alimentos, medicamen-tos, além de bombeiros e profissio-nais de saúde. “É impressionandoa diferença que faz o apoio de umaaeronave em uma situação comoessa. Conseguimos transportar pes-soas para prestar ajuda em luga-res que jamais conseguiriam che-gar por terra”, afirmou o sargento.

A equipe passou o Ano Novono desempenho da missão. “Alémda questão profissional, que nosproporcionou uma experiência gra-tificante representando o nossoEstado, também fica a questão pes-soal, de fazer a diferença na vidadas pessoas”, analisou o sargentoMaciel. Ele destacou um caso espe-cífico, que foi o socorro a um se-nhor que estava ilhado havia umasemana e se recusava a deixar apropriedade onde vivia e os animaisque garantiam seu sustento. “Con-seguimos pousar no local, mas osenhor estava em uma situaçãoprecária, quase sem alimento e semágua. Parte da casa dele já haviasido levada pela água. Tivemosque trabalhar o psicológico, conven-cê-lo de que corria riscos no local.Ele fez uma mochila e o levamospara um local seguro”, contou.

O vereador Josef Borges falou,na solenidade, sobre a importânciade entregar a homenagem pelo tra-balho eficiente da guarnição. “Aequipe desenvolve um trabalho im-portante para a sociedade de Piraci-caba e também lá fora”, afirmou. Ocomandante da base, major Rase-ra, agradeceu à Câmara e ao verea-dor pelo reconhecimento. “Em ummomento de vulnerabilidade de pes-soas de outro Estado, o Comando daPM teve a capacidade de mobiliza-ção de uma tripulação altamente trei-nada para atendimento no dia de Na-tal. Todos abriram mão do convíviofamiliar para socorrer o próximo e,de uma forma motivada, prestaramum excelente serviço”, afirmou. Otenente-coronel Gaspar, tambémparabenizou a equipe. “Em 12 anosde base, nos tornamos referênciapara as demais bases em termos deprofissionalismo para desempe-nhar funções fora e atender a po-pulação da nossa região”, colocou.

A tripulação de Piracicaba queintegrou a força-tarefa é formadapelo subcomandante da base, capi-tão PM Thiago José Tomazela,capitão PM Leonardo AlvarengaCarili Martins, 1º sargento PMPedro Henrique Dias, 2º sargentoPM Rodrigo Maciel da Silva e caboPM Orlando Fabrício Gennari.

HHHHHELICÓPTEROELICÓPTEROELICÓPTEROELICÓPTEROELICÓPTERO Á Á Á Á ÁGUIAGUIAGUIAGUIAGUIA

Equipe recebe homenagem porsocorro realizado na Bahia

Divulgação

Tripulação do helicóptero Águia 20, da Base de Aviação de Piracicabada PM atuou no socorro às vítimas das enchentes na Bahia

NNNNNOOOOOVVVVVAAAAA G G G G GERAÇÃOERAÇÃOERAÇÃOERAÇÃOERAÇÃO

Hyundai Creta ganha comando de voz para abertura do teto solarA Hyundai anuncia nesta se-

mana a chegada da linha 2023 doHyundai Creta Nova Geração. Omodelo continua elevando a expe-riência de condução trazendo aomercado brasileiro uma combina-ção única de conforto, segurança,tecnologia e sofisticação. O SUV re-cebeu atualizações e traz como prin-cipal novidade o comando de vozpara abertura do teto solar nas con-figurações Platinum, Ultimate e narecém-lançada versão N Line.

A funcionalidade de coman-do de voz para abertura do tetosolar é inédita para a categoriano Brasil. Atualmente, os coman-dos de voz já estão disponíveis emuma série de ações do Hyundai

Creta Nova Geração, como ligar edesligar o ar-condicionado, ati-var a ventilação do banco domotorista e abrir e fechar o vidrodo motorista, por exemplo.

“Desde seu lançamento, oHyundai Creta Nova Geração seestabeleceu como um grande su-cesso. O público tem reconheci-do neste veículo a oferta de itensque antes só estavam presentesem modelos de segmentos supe-riores. Os recursos que nossoSUV apresenta não têm prece-dentes na categoria e agora te-mos a oportunidade de, maisuma vez, superar as expectativase oferecer outra novidade, tam-bém inédita entre os concorren-

Funcionalidade é inédita para a categoria no Brasil

Divulgação

tes: o comando de voz para aber-tura do teto solar. Com a linha2023 do Hyundai Creta, seguimosnossa estratégia de trazer conteú-do premium para nossos clientes

e tornar ainda mais prazerosa aexperiência de condução” explicaGerardo Carmona, vice-presiden-te comercial da Hyundai para asAméricas Central e do Sul.

A8A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

PRIMEIRAPRIMEIRAPRIMEIRAPRIMEIRAPRIMEIRA

PRAÇAS REMODELADASPRAÇAS REMODELADASPRAÇAS REMODELADASPRAÇAS REMODELADASPRAÇAS REMODELADASO prefeito Luciano Almeida

imagina e fala de um novo centropara Piracicaba, ou seja, as pra-ças Catedral e José Bonifácio re-formuladas e movimentadas, prin-cipalmente no período da noite.Para isso, as casas comerciais te-riam que voltar, considerando quea já estabelecida franquia mexi-cana Oxxo (aberta 24 horas aolado da Catedral) serve como umaleve amostra sobre possível voltados bons tempos. A propósito,você é a favor ou contra a reaber-tura da rua São José, interrompidapela praça onde existia a fonte?

PERSONALIDADE ÚNICAPERSONALIDADE ÚNICAPERSONALIDADE ÚNICAPERSONALIDADE ÚNICAPERSONALIDADE ÚNICAUma distinção nobre; felici-

dade e júbilo eternos: assim ima-ginamos a importante e mereci-da homenagem prestada ao pro-fessor Ricardo Della Coletta, daFaculdade de Odontologia de Pi-racicaba. Na Finlândia, numevento que acontece a cada cin-co anos, o professor da Unicampfoi o primeiro brasileiro, o únicoda América Latina, a receber otítulo de Doutor Honoris Causa,pela contribuição em pesquisana área de biologia do cânceroral. Honraria inesquecível.

ELE MERECEELE MERECEELE MERECEELE MERECEELE MERECEAmanhã (30), festa na Edu-

cadora (AM 1060): aniversário deValdir Guimarães. Respeitado equerido, em se tratando das len-dárias músicas e consagrados in-terpretes, ninguém entende esabe mais que o Valdirzão. Osanos dourados da música estãona memória de Valdir Guimarães,hoje também fazendo parte doelenco dos “Comentaristas daEducadora”, programa jornalísticodiário das 12 às 13hs30. Abraçose muita saúde e sucesso para oValdir Guimarães, um competenteprofissional e grande amigo.

AAAAAUSENTE PUSENTE PUSENTE PUSENTE PUSENTE PALPITALPITALPITALPITALPITANDOANDOANDOANDOANDOO Festival Nacional de Tea-

tro de Piracicaba (17.a edição)não terá presenças na sua orga-nização da Associação Piracica-bana de Teatro (Apite) e do Movi-mento Artístico Liberdade Liber-dade (MLL). Alegam como moti-vo, discordância com o desmontedo Conselho Municipal de Políti-ca Cultural. E, avisam (ou comu-nicam), que mesmo ausentes, vãoavaliar o evento, podendo questi-onar. Ausências lamentadas. Po-deriam fazer diferente: protestar,até lançar nota de repúdio, no en-tanto, participar. Ficaria melhor.Teriam todas os motivos e direitospara conceituar. Reza o bom sen-so que, se não participa ou ajuda,perde a razão para ponderar.

DINHEIRO LIBERADODINHEIRO LIBERADODINHEIRO LIBERADODINHEIRO LIBERADODINHEIRO LIBERADOA Câmara Municipal de Pira-

cicaba em sessões extraordinári-as aprovou segunda-feira (28),vários repasses do governo paraa prefeitura, entre eles, dois deautoria do deputado estadualRoberto Morais (Cidadania): 350mil reis serão investidos na refor-ma do vestiário do estádio “Ba-rão da Serra Negra” e um (1) mi-lhão na construção da unidade de

Chegando o dia do reencontro do XV com sua torcida. Mais umaCopa Paulista, e o nosso alvinegro enfrenta nesta sexta (1), no“Barão da Serra Negra” o Lemense. Expectativa não só pela volta,mas devido a muitas novidades, aliás, uma rotina a cada início decampeonato. O XV vai apresentar seu novo e já conhecido técnico(Cleber Gaúcho) e um elenco totalmente modificado. Boa sorte aonosso time que tem Douglas Pimenta como seu gestor.

ÚLÚLÚLÚLÚLTIMATIMATIMATIMATIMA

O XV está de volta e, com ele, aequipe de esporte da Jovem PanPiracicaba. E, na FM 99.5, quemcuida do XV, sabe tudo do alvine-gro, é Marcelo Sá. No passado umexcelente operador de áudio, Mar-celo um dia decidiu falar no micro-fone e deu certo. Mais do que cer-to: uma mudança perfeita. Diziaele, que seria apenas um cronistaesportivo, mas hoje além de radia-lista tornou-se jornalista e brilhatambém no jornalismo, apresentan-do o Jornal da Manhã (edição lo-cal) ao lado de Roberto Morais, diariamente também (diariamente) oTarde News. A preocupação é sempre a de fazer o melhor: perseguea notícia, vive os bastidores, fazendo questão de entender e conhe-cer seus mistérios. Assim é Marcelo Sá: um profissional as vezesgenioso, mas leal; pragmático, por jamais contrariar seus pensamen-tos ou convicções. Ouvindo Marcelo Sá, o quinzista pode se sentirbem informado, acima de tudo pela autenticidade, nunca abrindomão da sinceridade. Boa sorte (sempre) e sucesso ao Marcelo Sá.

Palmeiras e Corinthians em campo no ano 1968. Com a rivalida-de de sempre. Ademar Pantera no ataque e Ditão na defesa,sempre dividindo bolas com toda a vontade do mundo. Até quenum lance onde ninguém aliviou, aconteceu uma trombada le-vando os dois muito fortes fisicamente, ao chão. Imediatamentecomeçou a discussão, mas a turma do “deixa disso” entrou emação. Porém, de repente, Ditão partiu para cima do Pantera e oárbitro Olten Ayres de Abreu o expulsou. Já no vestiário explicouaos colegas: “Estava tudo bem, resolvido. Mas, ele me chamoude poliglota e se tem uma coisa que não aceito é colocar afamília no meio, principalmente a mãe. Então, não aguentei”.

FOCOFOCOFOCOFOCOFOCO

saúde no bairro Tatuapé. A propó-sito, parlamentares aceleram des-de segunda-feira (28), discussãoe aprovação de matérias, poissexta-feira (30) termina junho ecom julho começa o recesso.

DESPEDIDA SENTIDADESPEDIDA SENTIDADESPEDIDA SENTIDADESPEDIDA SENTIDADESPEDIDA SENTIDAMaria Lúcia Pacini se des-

pediu. Mulher iluminada, tinha nasolidariedade e caridade, mo-mentos marcantes em sua vida.Inúmeras vezes, em boas e ines-quecíveis conversas, ela nostransmitiu experiências e ensina-mentos que a sua vivência espi-ritual proporcionava. Fica umagrande saudade e também bonse memoráveis exemplos. Nossossentimentos, abraço e carinho aoesposo, querido amigo Vladir Pa-cini, e aos filhos Patrícia e Ri-cardo. Maria Lúcia com certezabrilha intensamente lá no céu.

50 ANOS50 ANOS50 ANOS50 ANOS50 ANOSAinda não é agora, mas em

2023, a festa vai ser grande e di-ferenciada para o Salão Internaci-onal de Humor de Piracicaba. Ofamoso evento que vive este ano asua 49.a edição, com abertura emagosto, recebeu 1,990 trabalhos,somando 365 artistas, de todaparte do mundo, ou seja, de 40países. Acontecimento notável eimportante que propagada inter-nacionalmente a Noiva da Colina.

ANIVERSARIANTEANIVERSARIANTEANIVERSARIANTEANIVERSARIANTEANIVERSARIANTEE AMIGOSE AMIGOSE AMIGOSE AMIGOSE AMIGOSAdilson Maluf recebeu na

noite de segunda-feira (28), ami-gos que foram abraça-lo no diado seu aniversário: 78 anos. Re-partiram o bolo com o aniversari-ante e a esposa Rosa, o seu irmãoHadir Maluf, prefeito Luciano Al-meida, Mário Luiz, Adolpho Quei-roz, Fábio Sterde, Gentil Chaim,Dito Gianetti, Rude Piaza, SérgioChaim, Chico Bonassi e Calil. Pa-rabéns ao competente, queridoeterno prefeito Adilson Maluf.

FICAM RESPINGOS? FICAM RESPINGOS? FICAM RESPINGOS? FICAM RESPINGOS? FICAM RESPINGOS?O nebuloso caso envolven-

do o Ministério da Educaçãoque acabou indo parar na Polí-cia Federal, mesmo que leve-mente, envolve Piracicaba.Lembramos que o prefeito Luci-ano Almeida já deu sua versão,explicou e não existe motivo paradúvidas. Nada para preocupar. Odetalhe: quando você, mesmo in-voluntariamente se envolve comimpostores, as consequênciassão inevitáveis. Preço da fatali-dade ou até mesmo do azar.

DDDDDAAAAATTTTTA NOA NOA NOA NOA NOVVVVVAAAAAQuem também cortou bolo

ontem (29), foi Pedro Mello, ex-secretário de saúde e esporte. Oestumado médico mantém o rit-mo acelerado de sempre, cuidan-do (e muito bem de vidas) e, nasfolgas se apresentando no fute-bol social do Clube de Campo,onde domingo (26) seu time (CcpMaster) conquistou o título. Elen-co campeão: Bila, Billato, Set-ten, Nivaldo, Walter, Pedro Me-llo, Gê, Matsubara e Fran. Saú-de e vida longa ao corintiano equerido amigo Pedro Mello.

A9A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

EEEEEMBARQUEMBARQUEMBARQUEMBARQUEMBARQUE/////DESEMBARQUEDESEMBARQUEDESEMBARQUEDESEMBARQUEDESEMBARQUE

Câmara aprova vagas para vans escolaresProjeto de lei 71/2022, de Laércio Trevisan Jr., foi aprovado na noite desta segunda (27), durante a 28ª reunião ordinária

A Câmara Municipal de Pi-racicaba aprovou, na noite des-ta segunda-feira (27), a demar-cação de vagas de embarque/de-sembarque para vans escolaresem frente das unidades de ensi-no. A criação do local para faci-litar a entrada e saída de estu-dantes se deu com a votação doprojeto de lei 71/2022, do verea-

dor Laércio Trevisan Jr. (PL),durante a 28ª reunião ordinária.

“Hoje, as vans não têm essademarcação oficial, mas precisa-mos avançar”, disse TrevisanJr., ao lembrar que é uma de-manda dos profissionais da áreade transporte escolar, assimcomo outras categorias, como ade motociclistas, solicitaram a

demarcação de espaço para es-pera nos semáforos da cidade.

Profissional do transporteescolar, o vereador Ciro Romual-do, o Ciro da Van (Podemos), des-tacou a importância da aprova-ção do projeto de lei para a cate-goria. “É real essa necessidade deestacionamento exclusivo e o prin-cipal motivo é a segurança dos

alunos”, disse, ao lembrar queenfrentam série de dificuldades,principalmente por conta de mo-toristas que estacionam veículosde passeio em frente às escolas,aguardando os filhos. “Tem con-dutores que chegam até a chorar,porque dá desespero”, enfatizou.

Conforme o PL 71/2022, oMunicípio fica obrigado a demar-

car vagas de estacionamento exclu-sivo para veículos de transporteescolar em frente às unidades es-colares, públicas e particulares,para fins de embarque e desem-barque de alunos. A lei define queserão duas vagas para escolascom até 300 alunos e três vagaspara escolas com mais de 300.

O direito à utilização das va-

gas exclusivas fica restrito aos veí-culos sinalizados e com cadastrojunto à Semuttran (SecretariaMunicipal de Mobilidade Urba-na, Trânsito e Transportes), sen-do utilizada apenas para o temponecessário e o motorista não po-derá sair do seu assento enquan-to durar o período para embar-que e desembarque dos alunos.

A10A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

MMMMMEIOEIOEIOEIOEIO A A A A AMBIENTEMBIENTEMBIENTEMBIENTEMBIENTE

Câmara rejeita audiência públicapara discutir APPs de marginaisObjetivo do requerimento era discutir, em audiência pública, PLC que trata doslimites das APPs marginais de qualquer curso d'água natural em área urbana

Com placar de 12 votos con-trários e 10 votos favoráveis, a Câ-mara Municipal de Piracicaba re-jeitou o requerimento 505/2022,que convocava audiência públicapara discutir a proposta de altera-ção da Lei Complementar 421/2020para a delimitação de APPs (Áreasde Preservação Permanente) nasmarginais dos cursos d’água nasáreas urbanas da cidade. O reque-rimento, de autoria dos vereado-res Silvia Morales, do Mandatocoletivo “A Cidade É Sua” (PV),Paulo Camolesi (PDT) e do líderde governo, Josef Borges (Solida-riedade), foi votado em regime de

urgência, na 28ª reunião ordiná-ria, nesta segunda-feira (27).

O objetivo do requerimentoera discutir, em audiência públicaque seria realizada no dia 17 deagosto, o projeto de lei complemen-tar 2/2022, de autoria da verea-dora Sílvia Morales (PV), que tra-ta da alteração. Segundo a autorada proposta, a matéria atende aoque está previsto no Código Flo-restal, que determina que os mu-nicípios passem a definir os limi-tes das áreas de preservação per-manente marginais de qualquercurso d'água natural em área ur-bana. O objetivo, segundo a par-

lamentar, é manter os parâmetrosmínimos de proteção de APP’s es-tabelecidos no Código Florestal,reafirmando a proibição de par-celamentos do solo nessas áreas.

O requerimento analisadona sessão de segunda-feira con-vocava o secretário de Obras,Paulo Silva, e o presidente doIPPLAP (Instituto de Pesquisase Planejamento de Piracicaba),Sérgio Maluf Chaim, além deconvidar o prefeito Luciano Al-meida (União Brasil) para a audi-ência pública. No entanto, a maté-ria foi rejeitada pela maioria.

Na justificativa de voto, a ve-

readora Silvia Morales (PV) criti-cou a rejeição da audiência. Elalembrou que a discussão do proje-to foi um pedido do Poder Execu-tivo e que a matéria recebeu pare-cer favorável da CLJR (Comissãode Legislação, Justiça e Redação)sem solicitação de realização daaudiência pública. “ O pedido par-tiu do Poder Executivo, através dolíder de governo, e nós pedimospara fazer audiência pública paracumprir o rito legal e agora a au-diência não será feita? Não dápara entender esta Casa”, lamen-tou. Confira, nesta página, a jus-tificativa de voto da vereadora.

A Prefeitura, por intermédioda Sedema (Secretaria Municipalde Defesa do Meio Ambiente), re-alizou no sábado, 25, oficina desaneamento básico na EstaçãoExperimental de Tupi, o Horto deTupi. A ação integrou o Progra-ma Vem Pro Horto, dentro do Si-mapira. O grupo Raízes de Tupi/OCA/Esalq, o Instituto de Pesqui-sas Ambientais (IPA) e a Funda-ção Florestal (FF) também atua-ram na organização do evento,que contou ainda com o apoio daSecretaria Municipal de Trânsitoe Transportes (Semuttran),Guarda Civil, TUPi Transportese Pró-reitoria de Cultura e Ex-tensão Universitária da USP.

Com cerca de 20 participan-tes, a oficina foi iniciada com umcafé da manhã e alongamento.Em seguida, os integrantes doRaízes de Tupi realizaram um di-álogo com os presentes sobre oque são tecnologias sociais volta-das ao saneamento ambiental emostraram diversas estruturasque podem ser utilizadas, especi-almente nas áreas rurais, onde nãohá ligação com a rede de esgoto.

Também foi dialogado sobreo saneamento rural no distrito deTupi, a partir do diagnóstico so-bre o tema feito pelo grupo e ascontribuições dos moradores dolocal. No final, os participantespuderam fazer uma trilha até oribeirão Tijuco Preto, que abordoua relação entre a floresta e a água,bem como a importância da Esta-ção Experimental de Tupi comomata ciliar daquele ribeirão.

A estudante de EngenhariaFlorestal, Letícia de Souza Fazio,integrante do Raízes de Tupi, falousobre a sua satisfação em partici-par da organização da atividade.“Foi rica a troca de conhecimento eexperiências. No final os participan-tes avaliaram a oficina com umapalavra, sendo que foram citadaspalavras como: conhecimento,

SSSSSIMAPIRAIMAPIRAIMAPIRAIMAPIRAIMAPIRA

Horto de Tupi recebe oficinasobre saneamento básico

Divulgação

Oficina de Saneamento Básico abordou tecnologias voltadas ao tema

SSSSSEMANAEMANAEMANAEMANAEMANA M M M M MUNICIPUNICIPUNICIPUNICIPUNICIPALALALALAL

Vereador participa de evento de políticas sobre as drogasNa manhã de segunda-feira

(27) aconteceu a abertura da “XXSemana Municipal de Políticas so-bre Drogas”, no Barracão 14 doEngenho Central. Cerca de 80 pes-soas entre participantes e autori-dades locais estiveram na cerimô-nia, que contou com a exposiçãode trabalhos artísticos produzidospor usuários dos Centros de Aten-ção Psicossocial (Caps) e a entregade materiais informativos dosNarcóticos Anônimos (NAA).

A iniciativa do evento é doConselho Municipal Sobre Álco-ol e Outras Drogas (Comad), daSecretaria Municipal Assistênciae Desenvolvimento Social (Sma-ds) e da Secretaria Municipal deAção Cultural (Semac), e contacom o apoio dos vereadores Gus-tavo Pompeo (Avante) e SilviaMorales (PV), do mandato cole-tivo "A Cidade É Sua" e do Rota-ry Club "Luiz de Queiroz".

Durante o encontro dos mem-bros do Comad, o grupo sugeriu arealização de uma semana intitu-lada "Cuidar de Nós para Cuidarde Todos”, com o intuito de debaterpolíticas públicas voltadas a coibir oconsumo o uso de álcool e outrasdrogas e de pensar em ações volta-das a aprimorar a prestação dosserviços à população piracicabana.

Além do vereador e dosmembros do Comad, o evento

aprendizagem, comunicação, feli-cidade, entre outras”, disse.

Rafael Barty Dextro, douto-rando em Ciências no Centro deEnergia Nuclear na Agricultura(Cena), elogiou o evento: “Acho quefoi muito importante, porque a ex-tensão universitária associada àeducação ambiental é o primeiropasso para trazer uma conexãoentre as pessoas e o meio ambientee é por meio dessa conexão que aspessoas conseguem se sentir inclu-ídas e entendem a importância decuidar da natureza”, destaca.

CAMINHADA HISTÓRI-CA - A próxima atividade do pro-grama Vem por Horto será a Ca-minhada Histórica 2, no dia 9 dejulho, com concentração em frenteà Igreja São José de Tupi, às 8h.Nessa atividade, realizada em par-ceria com a Associação dos Mora-dores do Distrito de Tupi, os parti-cipantes poderão conhecer umpouco mais sobre a história do lo-cal com o historiador Antônio Car-los Angolini, e também sobre o hor-to, com a engenheira ambiental egestora da área, Rosa Maria Gale-ra Gonçalves. Não é necessário fa-zer inscrição para participar desseevento, que faz parte das comemo-rações de 100 anos do bairro Tupi.

O Vem pro Horto é um pro-grama de educação ambiental quebusca aproximar a comunidade doHorto e torná-lo cada vez mais umespaço educador sustentável. É re-alizado pela Sedema, Instituto dePesquisas Ambientais, FundaçãoFlorestal e OCA/Esalq/USP, comdiversos parceiros, sendo que a suaprogramação é construída de for-ma participativa no início de cadaano e divulgada nas redes sociais(https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupi e https://www.instagram.com/hortodetupi/).

A programação completada Simapira pode ser acessadaem: https://sedema.wixsite.com/sedema/semana.

Divulgação

Abertura aconteceu na segunda-feira, dia 27, e contou com cerca de 80 pessoas

também contou com a presençado prefeito Luciano Almeida(União Brasil), da secretária mu-nicipal de Assistência e Desenvol-vimento Social (Smads), EuclidiaFioravante, de representantes dasSecretarias Municipais da Educa-ção e Saúde e de Pablo Carajol, doMandato Coletivo "A cidade é sua".

"No encontro, debatemoscom os participantes em cima detrês eixos norteadores “O que te-mos? O que queremos? O que va-mos construir?", disse GustavoPompeo, que explicou que o grupobusca entender "como podemos

desenvolver políticas públicas paramelhorar o atendimento da rede".

Ele também frisou que os ser-viços prestados aos dependentesquímicos "são essenciais", e lem-brou que "cada caso é único". Gus-tavo Pompeo também lembrou que"o sucesso para a recuperação deum adicto vem de formas varia-das", e que "a dependência químicaé física, mental e espiritual, por issodeve ser tratada de maneira ampla”.

De forma semelhante, Eucli-dia Fioravante afirmou que "vive-mos em um momento de cresci-mento da dependência química", e

que a Semana é um instrumentode debate que permite a ampla dis-cussão sobre o tema. Ela ainda re-forçou a necessidade "ainda maiordo fortalecimento da rede e de po-líticas públicas efetivas que apre-sentem resultados concretos emconformidade com os direitos hu-manos e as diretrizes internacio-nais”, disse a titular da Smads.

O evento contou com a pa-lestra do doutorando em ciên-cias sociais e antropólogo Ma-theus Nunes, que falou sobre opapel, na Política Nacional, dascomunidades terapêuticas.

EEEEENCONTRONCONTRONCONTRONCONTRONCONTRO

Paulo Serra reflete sobre amedicina dentro da política

No último dia 24, aconteceuo primeiro encontro “Dr. PauloSerra e Amigos”, o qual tevecomo convidado especial CaíqueMafra, pré-candidato a deputa-do estadual pelo Republicanos eque falou sobre segurança públi-ca. Já o médico cardiologista, ex-vereador e agora pré-candidatoa deputado federal pelo Republi-canos ministrou uma palestrasobre saúde pública e a impor-tância da medicina na política.

O evento reuniu cerca de 100pessoas, entre líderes e autoridadesde diversos segmentos, como o co-munitário, religioso, empresariado,influenciador digital, entre outros.

Ao fim da palestra, Serra ci-tou o ex-deputado federal EnéasCarneiro. “Tenho orgulho de tersido aluno deste grande sábio, queera tido como louco, mas o que elerealmente queria era uma política

voltada ao povo e não ao políti-co”, disse. “Ou se muda o modelopolítico atual do qual tudo decor-re, ou continuaremos nessa mar-cha de tartaruga”, acrescentou.

O pastor Felipe Gonçalvesdestacou o apoio ao trabalho dePaulo Serra. “Além de ser mé-dico, conhecer as necessidadesdo povo e ter experiência, ele temprincípios e de palavra, e hon-rar a palavra hoje é algo quequase ninguém faz”, disse.

O líder comunitário do San-ta Fé, Jorge Ribeiro, disse quesempre admirou Paulo Serra eelogiou o seu trabalho enquantovereador. “Tem uma grande ba-gagem, conhece tudo sobre oExecutivo e o Legislativo, é umapessoa muito inteligente, tenhoorgulho em tê-lo como amigo eser convidado a participar de umevento como esse”, enfatizou.

Divulgação

Primeiro encontro “Dr. Paulo Serra e Amigos” ocorreu no dia 24

CCCCCAMPAMPAMPAMPAMPANHAANHAANHAANHAANHA

Rede Drogal adota segundo quarto SUS na Santa Casa de PiracicabaDivulgação

1- Família Cançado Lessa e membros da mesa diretora nointerior do quarto adotado. 2- Equipe Drogal visita a obraentregue do segundo quarto SUS adotado pela empresa

A Mesa Diretora da SantaCasa de Piracicaba acompanhou avisita que representantes da RedeDrogal fizeram na segunda-feira,27, ao quarto 102 da Maternidadeda Instituição, que foi reestrutura-do dentro da campanha Adote UmQuarto SUS e Faça a Diferença.

“Lançamos essa campanhaem 2012 e, dez anos depois, pode-mos afirmar que a iniciativa foi vi-toriosa, pois com a adoção destesegundo quarto pela Drogal, a San-ta Casa praticamente conclui o pro-cesso de adoção de todos os 64 quar-tos que disponibiliza atualmentepara internações pelo SUS- Siste-ma Único de Saúde”, disse o pro-vedor João Orlando Pavão, lem-brando que a empresa já havia ado-tado o quarto 237 da Unidade Blogo no início da campanha.

Ele recebeu a equipe Drogal aolado do vice-provedor AlexandreValvano Neto, da administradoraVanda Petean e do coordenador doSetor de Captação de Recursos doHospital, Marcos Andrade, e expli-cou que os dois últimos quartos dacampanha também já foram ado-tados, mas ainda não foram entre-gues, pois estão em obras para tro-ca de todos os móveis, instalaçãode TV LCD, remodelação de pisoe pintura, nova tubulação de ga-ses medicinais, adequação dobanheiro e instalação de camaselétricas que ampliam a autono-mia do paciente e facilitam otrabalho da equipe de saúde.

“Só conseguimos esse resul-tado porque contamos com a par-ceria e apoio de empresas como aDrogal, que entendem a dificul-dade pela qual passam as insti-

tuições filantrópicas do Brasil efazem a sua parte no sentido deajudar o mais carente”, disse oprovedor ao reforçar os agrade-cimentos à Família Lessa e lem-brar que iniciativas como esta aju-dam a mudar a cidade e o país.

Segundo o diretor adminis-trativo da Rede Drogal, RobertoLessa, a adoção de dois quartosse deve à qualidade do programaapresentado pela Santa Casa.“Sabemos que o Hospital direcio-na mais de 80% de todos os seusserviços ao SUS e estamos aquipara fazer a nossa parte, mostran-do na prática nosso compromis-so com a saúde da população”, dis-se Lessa. Segundo ele, esta é umaforma de ampliar o alcance do ser-viço que a Drogal desenvolve to-dos os dias e, ao mesmo tempo, ho-menagear um dos sócios fundado-res da rede e sua esposa, já que oquarto traz os nomes de Paulo eMaria Célia Cançado Lessa.

Para o diretor comercial daRede, Ricardo Cançado, o aspec-to social também justifica a inici-ativa. “Cada um fazendo um pou-co, é possivel fazer muito”, obser-vou referindo-se ao quarto comomais uma grande conquista nosentido de auxiliar a Santa Casa.

Opinião semelhante tem o di-retor administrativo Marcelo Can-çado. Ele ressaltou a satisfação daRede Drogal em poder ajudar aSanta Casa que, segundo ele, de-senvolve um trabalho fantásticohá 168 anos na cidade. “Diantedesta convicção, queremos esti-mular outras empresas e empre-sários a apoiar programas impor-tantes de nossa cidade”, revelou.

Também participaram da vi-sita Vânia Lessa, esposa de RobertoLessa; suas filhas Roberta e Elisa;e o gerente de Marketing, AlexCamargo. “O quarto ficou mara-vilhoso; estamos certos de que aspessoas que por aqui passarão vãoter um conforto ainda maior nes-te lugar reformado e adequadopara poder atender da melhormaneira possível”, disseram.

A enfermeira-coordenadoraJanaina Felippe Higashi revela a im-portância da adoção de quartos naUnidade, lembrando que a mater-nidade da Santa Casa mantém Pron-to Atendimento Obstétrico e é refe-rência regional para partos de altorisco, atendendo gestantes de Pira-cicaba e outras 25 cidades. “Mante-mos 35 leitos SUS e realizamos umamédia de 180 partos/mês”, disse.

A11A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

VVVVVOOOOOTTTTTOOOOO DEDEDEDEDE CONGRACONGRACONGRACONGRACONGRATULAÇÕESTULAÇÕESTULAÇÕESTULAÇÕESTULAÇÕES

Empresa de comércio e montagemde máquinas será homenageada

Os 14 anos de serviços presta-dos pela empresa piracicabana RGMaq – Comércio de Máquinas deMoagem Ltda será reconhecidoatravés de voto de congratulaçõesaprovado na noite desta segunda-feira (27), durante a 28ª reunião or-dinária de 2022. A iniciativa da ho-menagem é do vereador Aldisa Viei-ra Marques, o Paraná (Cidadania),autor do requerimento 501/2022.

O texto do requerimento des-taca que a RG Maq iniciou suasatividades em 26 de junho de 2008,através dos sócios administrado-res Geraldo Donizete Facirolli eRosana Aparecida Alves Facirolli.A empresa atende clientes nacio-nais e internacionais e sua princi-pal atividade é a fabricação de má-quinas-ferramenta, peças e acessó-rios, atuando no ramo de caldeira-ria, máquinas para reciclagem, re-síduos de construção civil, máqui-

nas para reciclagem de madeira,moagem de vidro, cerâmica ver-melha e branca, mineração de cal-cário e plantio de fertilizantes.

Atualmente, a RG Maq – Co-mércio de Máquinas de MoagemLtda está localizada no CentroComercial Agrícola Taquaral,próxima a CEAGESP - Ceasa dePiracicaba e conta com 30 funci-onários e colaboradores e aproxi-madamente 300 clientes.

“A empresa trabalha visandouma maior satisfação de seus cli-entes, e se destaca pela sua cons-tante busca em inovações tecnoló-gicas, aprimorando a excelência noatendimento, produtos e serviçosprestados”, elogiou Paraná.

O voto de congratulaçõesserá entregue aos sócios fun-dadores e administradores Ge-raldo Donizete Facirolli e Ro-sana Aparecida Alves Facirolli.

HHHHHABITABITABITABITABITAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃO

Moradores acusam Emdhapde não cumprir propostaEmpresa pública passou a notificar os proprietários de pequenoscomércios do bairro a adequar os contratos para áreas comerciais

Três moradores do bairro Bos-ques do Lenheiro procuraram avereadora Rai de Almeida (PT)para denunciar, o que consideramdescaso, o posicionamento daEmdhap (Empresa Municipal deDesenvolvimento Habitacional dePiracicaba) de não cumprir acordofirmado com eles em audiênciapública promovida no dia 26 demaio deste ano no plenário "Fran-cisco Antônio Coelho" da CâmaraMunicipal de Piracicaba (SP).

Estritamente residencial, aEmdhap passou a notificar osproprietários de imóveis que ex-pandiram a metragem das edi-ficações com a construção depequenos comércios e não re-gularizaram as obras no cadas-tro da Prefeitura Municipal.

O aposentado Benedito Ca-valcante de Miranda, proprietá-rio do comércio de uma porta,como ele mesmo define, afirmaque foi à sede da Emdhap paraapanhar o boleto de prestação dacasa própria. Ele denuncia que aempresa pública não entregou ocarnê para a quitação das parcelasmensais e ainda exigiu que ele assi-nasse um documento se compro-metendo a encerrar as atividades.

“Há quatro meses eu estoucom as prestações atrasadas e aEmdhap não entrega os boletospara eu pagar. Queriam que euassinasse um documento embranco para eu fechar o meu co-mércio. Na audiência (pública)eles disseram que iriam resolvero problema”, explica Miranda.

Juarez de Oliveira, outro co-merciante do local que trabalha

Rai: "Vamos buscar informações na Emdhap e na Caixa EconômicaFederal para buscarmos a melhor alternativa para os moradores"

Fabrice Desmonts

no ramo de comercialização deágua mineral, revelou que aEmdhap queria que ele fizesse umnovo contrato de 180 parcelas, novalor de R$ 360,00 aproximada-mente, para o pagamento da casacom o acréscimo da área comer-cial. “Porém eu já paguei R$ 7 milreais de prestações e esse valor nãoserviria para abater parcelas donovo contrato”, complementa.

O mesmo caso se aplica aHelenice de Jesus Santos, outrapequena comerciante do Bosquedos Lenheiros. O comércio, dizLena – como é conhecida noBosque – é pequeno e não justi-fica a cobrança dessa forma.

PROPOSTA – Quando daaudiência pública realizada, recen-temente, Oliveira apresentou àEmdhap a proposta de pagar, pri-meiramente, as parcelas da casaprópria para, posteriormente, ini-ciar o pagamento da diferença daárea residencial para comercial. Elealega que houve esse encaminha-mento durante o encontro e que oprocedimento não foi cumprido.

Outra preocupação dos mora-dores é o fato de estarem receben-do os boletos da prestação do imó-vel por meio de uma financeira.“Antes a cobrança chegava pormeio da Caixa Econômica Federal”,argumenta Lena. "Será que esta-mos pagando, realmente, a nossacasa?”, questiona a moradora.

O presidente da Emdhap, Sér-gio Maluf Chaim, no dia da audi-ência pública, enfatizou que é dointeresse da Prefeitura regularizaros casos de imóveis residenciais quepassaram a ter uso comercial, me-

diante a atualização do contrato definanciamento, mas alertou para apressão vinda do Ministério Públi-co e a necessidade de a adequaçãoocorrer antes que a Justiça se ma-nifeste de forma definitiva.

"É possível haver comérciose igrejas, desde que haja uma di-ferenciação na base de cálculo docontrato. Todos os que não fize-ram essa adequação precisamadequar a base de cálculo, por-que também não é justo pagar [ofinanciamento] como uma casanormal e auferir lucros [com ocomércio nela]", ponderou Vivi-an, ressaltando que as prestaçõesobedecem ao valor venal dos imó-veis. "Não é aleatório; é o valorvenal declarado anualmente pordecreto, em que há classificaçãodo uso dos imóveis, numa tabelaque é pública. Não é algo impostopela Emdhap; é algo calculado pormetro quadrado e, por isso, vai

variar de imóvel para imóvel",completou o titular da Emdhap.

Ao ouvir as manifestações, avereadora Rai de Almeida fez doisencaminhamentos durante a reu-nião: o primeiro é de conhecer to-dos os procedimentos realizadoscom a Caixa Econômica Federal,principalmente, no que se refere aosfinanciamentos dos mutuários e atransferência dos contratos do ban-co oficial para uma financeira.

O outro direcionamento serápara buscar informações de va-lores que já foram pagos pelosproprietários dos imóveis.“Emrazão do que foi discutido na au-diência pública, vamos questio-nar a Emdhap do porquê de al-guns encaminhamentos feitosnesse encontro não estarem sen-do levados a efeito. Além disso,vamos buscar alternativas paramelhorar a situação desses mora-dores”, concluiu a parlamentar.

AAAAAMERICANAMERICANAMERICANAMERICANAMERICANA

Escritora Vania Zanagalança “As flores de Bia”

Livro que traz relatos dainspiradora trajetória damenina Bia Zanaga

Divulgação

Será lançado hoje, 29, emAmericana, o livro “A Flores deBia – um amor transcendental”,de Vania Miano Zanaga, publica-do pela Jacintha Editores. A obraé composta de narrativas e refle-xões que reconstituem o curto eluminoso percurso de vida damenina Beatriz Miano Zanaga, fi-lha da autora. Falecida em 2019,Bia tinha o diagnóstico de sín-drome de down e enfrentou des-de muito pequena – ao lado dafamília – o preconceito e adoeci-mento sem, no entanto, deixar deestampar um sorriso à altura daenorme disposição pela vida.

O livro, em sua origem, nas-ce dos relatos da autora, mãe deBia, impregnados pela indizíveldor da perda da filha. Ao seremtrazidos a público, esses relatosconvertem-se em sentimentossublimados em uma obra vívida,que emana espiritualidade e en-sinamentos. Assim é que Vania sedesvela, página a página de seu li-vro, inscrevendo-se como escritorae mãe que compartilha o perfumedas flores que exala do amor queBia irradiou – e segue irradiando.

Durante as finalizações dapublicação, a frase “ninguém ésábio demais que não preciseaprender” aflorou repetidas ve-zes em Vania. “Eu sentia perfei-tamente a presença da Bia juntoa mim”, recorda. Foi como se afilha “insistisse na relevância dolivro, pela necessidade que todos

temos em estar sempre nos de-senvolvendo”, conta a autora.

Nesse sentido é que a vida e olegado de Bia vicejam de maneirainspiradora ao longo das páginasde As Flores de Bia. “A percepçãoque Vania retira do vivenciado comsua princesa floresce do que Bia ilu-minou, transfigurando a própriaautora em um aprendizado queela busca repartir aqui com o lei-tor”, revela o jornalista e psica-nalista Heitor Amilcar, editor-chefe da Jacintha Editores e res-ponsável pela publicação do livro.

A entrada é franca e todarenda com a venda dos livrosserá revertida para instituiçõessociais. A OAB de Americana ficana rua Cristovão Colombo, 155.

OOOOOPOSIÇÃOPOSIÇÃOPOSIÇÃOPOSIÇÃOPOSIÇÃO

Rai é contra projeto de lei quebusca empréstimo ao Semae

O prefeito Luciano Almeidavisitou o Engenho Central, ontem,28, e se reuniu com representantesda seleção piracicabana que con-quistou o título da fase regional dosJogos da Melhor Idade (Jomi), emLençóis Paulista. Participaram doencontro o secretário de Esportes,Lazer e Atividades Motoras (Se-lam), Hermes Balbino, o chefe dadelegação Clevis Spada, o chefe dosetor de Eventos, Alexandre Nas-cimento, as mesatenistas AreadneAquemi e Maria Mieko e os joga-dores de vôlei adaptado EdsonMoreto e Paulo Moreto. O Jomi éorganizado pela Secretaria de Es-portes do Estado de São Paulo.A fase final estadual da compe-tição será entre os dias 8 e 13 dejulho, em Pindamonhangaba.

JJJJJOMIOMIOMIOMIOMI

Prefeito visita campeões e destaca título regionalLeonardo Moniz/Selam

Luciano visitou representantes da delegação campeã do Jomi

Na reunião com o grupo, oprefeito parabenizou os atletas edestacou o fato de a delegação queparticipou do Jomi ser formadapor pessoas ligadas ao esporte dePiracicaba. "Não acreditamos navitória a qualquer custo, contra-tando profissionais para atingir osresultados. O que aconteceu emLençóis Paulista foi diferente, Pi-racicaba foi representada pelos pi-racicabanos, pelas pessoas quetêm conexão com a cidade. O tí-tulo nos dá ainda mais a certezade que temos que incentivar o es-porte aqui, principalmente na ter-ceira idade. Agora vamos parti-cipar de um evento grande, a fasefinal estadual. Como esportista,estou muito feliz de ver essa inicia-tiva dar certo", afirmou Luciano.

A vereadora Rai de Almeida(PT) demonstrou “perplexidade”ao ver o projeto de lei 137/2022,do Executivo, que será votado,hoje, 29, às 16h30, em reunião ex-traordinária na Câmara Munici-pal de Piracicaba. Pela propositu-ra, a Prefeitura busca autorizaçãolegislativa para a contratação deempréstimo de R$ 50 milhões pe-rante o Banco Empreendedor De-senvolve-SP com a finalidade de serutilizado pelo Semae, em investi-mento de infraestrutura de sanea-mento que, contudo, o prefeito Lu-ciano Almeida (União Brasil) nãoinformou à Câmara quais são.

O projeto aponta apenas quetal empréstimo onerará os orça-mentos de 2023 em diante, cujadevolução em parcelas se esten-derá até dezembro de 2030 – sen-do que os juros a serem pagosserão de 13,5% ao ano e somarãoalgo em torno de 530 mil reais.

Para a vereadora, causa es-panto o fato de que em apenaspouco mais de um mês de conclu-ídos os trabalhos da CPI do Se-mae – que, dentre outras coisas,apontou alto índice de inadimplên-cias e uma despropositada renún-cia de receita, além de fraudes (cu-jas notificações, de 2018 a 2021,ultrapassam as 12 mil) –, o Exe-cutivo agora apresente um proje-to solicitando autorização para umnovo empréstimo bancário.

Nesse sentido, aponta a ve-readora – que foi presidente da

Comissão Parlamentar de Inqué-rito que, na Câmara, investigouproblemas no Semae – fica certoque o Semae e a prefeitura aindanão fizeram o “dever de casa” ejá partiram para fazer emprésti-mo oneroso a fim de se suprir afalta de recursos financeiros queresulta de suas próprias inefici-ências na gestão da autarquia.

A vereadora Rai de Almeidalembra ainda que, conforme apu-rou e apontou a CPI em seu relató-rio, a autarquia municipal tem odever de cobrar – por exemplo –pelo valor do uso da água pelosórgãos e entes públicos da Admi-nistração Municipal (inclusive doprópria Câmara Municipal), umavez que o valor das isenções ofere-cidas pelo município a esses órgãoschega a 87 milhões entre os anosde 2016 e 2021. “De imediato, porfim as isenções de órgãos e própri-os públicos da municipalidade jáseria um caminho seguro para queesse empréstimo proposto pelo Exe-cutivo não precise ser feito”.

A vereadora não está conven-cida da oportunidade e da neces-sidade de tal empréstimo ora pro-posto pelo Executivo via projeto delei e, por isso, deverá votar con-tra. Ela adianta que, caso sejaaprovada tal proposta, irá de ime-diato informar ao Ministério Pú-blico e ao Tribunal de Contas doEstado para que pondere e acom-panhe esse fato, que no entenderda parlamentar é disparatado.

“P“P“P“P“PREVENÇÃOREVENÇÃOREVENÇÃOREVENÇÃOREVENÇÃO NANANANANA Q Q Q Q QUEBRADUEBRADUEBRADUEBRADUEBRADAAAAA”””””

Projeto participa de oficinaem evento no Engenho Central

PPPPPROCESSOROCESSOROCESSOROCESSOROCESSO SELETIVOSELETIVOSELETIVOSELETIVOSELETIVO

Classificação para professoressubstitutos é divulgada

O educador social do projeto“Prevenção na Quebrada”, EbertonSilva participa hoje, 29, a partir das8h, das oficinas de construção depoesias junto com as artistas Ga-briela “Vênus” e Luana “Lua”,como parte do terceiro dia de ativi-dades da XX Semana Municipal dePolíticas Sobre Drogas, organiza-da pelo Comad (Conselho Munici-pal Sobre Álcool e Outras Drogas).

A atividade coordenada porEberton também será acompanha-da por outras oficinas artísticas,como a de linguagens de Artes Vi-suais, com Gustavo Machado, e aapresentação do Teatro do Opri-mido, com Felipe Nunes. A Sema-na Municipal começou na segun-da-feira, 27, e segue até amanhã,30, com atividades no EngenhoCentral. O tema é “Vamos cuidarde nós, para cuidar de todes! (oque temos? o que queremos? oque vamos construir)”. As ativi-dades são abertas à população.

Realizado pelo Caphiv (Centrode Apoio HIV/Aids e Hepatites Vi-rais), o projeto “Prevenção na Que-brada” tem assento no Comado,

representado por Michelle Benedi-to, e atua com diversas ações como objetivo de contribuir com a di-minuição e vulnerabilidade de HIV/AIDS, Hepatites Virais e demais ISTs(Infecções Sexualmente Transmis-síveis), trabalhando a partir da au-tonomia e do empoderamento, coma conscientização sobre a reduçãode danos no uso de álcool e outrasdrogas, além dos Direitos Huma-nos, tendo como público-alvo apopulação em situação de rua.

“É muito importante, para nós,que os profissionais que atuam naárea técnica dos nossos projetospossam levar para outros públicosum pouco daquilo que fazemos di-ariamente com o público com quematuamos”, avalia Paulo Soares,fundador e presidente do Caphiv.

COMAD - O Conselho Muni-cipal Sobre Álcool e outras Drogasé órgão deliberativo e consultivo,responsável por promover açõesconjuntas na elaboração de políti-cas públicas para as áreas de pre-venção e redução da oferta dedrogas, bem como tratamento,recuperação e reinserção social.

A edição de 24/06 do DiárioOficial de Piracicaba trouxe aclassificação oficial do processoseletivo para professores substi-tutos temporários que atuarãonas salas de aula da Rede Muni-cipal de Ensino. Divididas emlista geral ou ampla, por ordemalfabética ou por aqueles que sedeclararam afrodescendentes, aclassificação conta com 502 no-mes aptos para convocação.

A Educação buscava preen-cher com esse processo 160 va-gas para professor substitutotemporário, divididas em 80para professor substituto deeducação infantil e os demaispara professor substituto deensino fundamental, amboscom carga horária de 150 horasmensais, no entanto, medianteas necessidades de contrataçãode pessoal, o prefeito LucianoAlmeida autorizou a chamada de186 professores do fundamentale 195 da educação infantil.

As provas, realizadas em 08/05, contaram com 50 questõesobjetivas, divididas em língua

portuguesa, matemática e de co-nhecimento pedagógico e legisla-ção, além da execução de umaredação em Língua Portuguesa.

A homologação do processoseletivo será publicada no DiárioOficial do Município, nos próximosdias e posteriormente dará inícioà convocação dos profissionais.

“Estamos ansiosos e traba-lhando para que o processoseja homologado o mais rápi-do possível e contar com esseimportante reforço através daconvocação dos professorestemporários. Serão convoca-dos quase 300 professores queatuarão diretamente com osnossos alunos, garantindo opleno atendimento a todos”,destaca o secretário municipalde Educação, Bruno Roza.

Todo o processo é de res-ponsabilidade da Fundaçãopara Vestibular da Universida-de Estadual Paulista Júlio Mes-quita Filho – VUNESP. Paramais informações sobre o pro-cesso seletivo acesse: www.piracicaba.sp.gov.br/editais/1.

A12A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

EEEEEDUCAÇÃODUCAÇÃODUCAÇÃODUCAÇÃODUCAÇÃO

“Estamos trabalhandopara suprir a falta deservidores”, diz secretárioBruno Roza, Secretária da Educação, destaca ações da pasta para mitigardéficit do quadro do magistério municipal e no administrativo da SME

O secretário municipal deEducação de Piracicaba, BrunoRoza, afirma que a pasta vemtrabalhando para suprir a ne-cessidade de servidores para ga-rantir o pleno funcionamentodas unidades escolares e demaisestruturas administrativas.

“A educação, assim como ou-tras pastas da Prefeitura, sofrecom a falta de profissionais, mui-to em consequência da Lei Fede-ral 173/2020, que vedava a reali-zação de concursos públicos e acontratação de novos servidores.Esse é um retrato não só de Pira-cicaba, mas de diversos municí-pios de todo o país”, frisa Roza.

O chefe da pasta ainda afirmaque tem trabalhado para que essecenário mude o mais rápido possí-vel. “Em 2022 já realizamos pro-cesso seletivo para a contrataçãode professores temporários substi-tutos, e, estamos com concurso pú-blico para a efetivação de diversasoutras funções em curso”, pontua.

Sobre o processo seletivo men-cionado por Roza, a SME preten-dia convocar 160 professores subs-titutos temporários, divididos em80 para professor substituto de

educação infantil e os demaispara professor substituto de ensi-no fundamental, no entanto, me-diante as necessidades de contra-tação de pessoal, o prefeito Lucia-no Almeida autorizou a chamadade 186 professores do fundamen-tal e 195 da educação infantil.

Realizado pela Fundação Vu-nesp, o referido processo seletivoserá homologado nos próximosdias e teve a sua classificação di-vulgada no Diário Oficial de Pi-racicaba no último dia 24/06.

Já sobre o concurso público,na mesma edição do DOM de 24/06, foi divulgada a lista de profis-sionais aptos a realizarem as pro-vas que acontecem em 03/07, bemcomo o local, as salas e o horáriode realização da avaliação.

Serão contemplados no Con-curso 02/2022, sete cargos, sendodivididos em: professor de EnsinoFundamental (30 vagas), profes-sor de Educação Infantil (10 va-gas), professor de Educação Física(5 vagas), secretário de escola (1vaga), escriturário (10 vagas), ori-entador de alunos (13 vagas) e au-xiliar de ação educativa (20 vagas).

Sobre o concurso, Roza ainda

Divulgação

Bruno tem trabalhado para mudar cenário “o mais rápido possível”

destaca que, inicialmente, serão con-vocados 89 novos servidores, masserão realizadas novas convocaçõesconforme as necessidades da Rede.

“Em nenhum momento afir-mamos que não sofríamos com afalta de pessoal dentro e fora dassalas de aula. Fomos afetados di-

retamente pelo déficit de servido-res e estamos buscando alternati-vas até que os processos não se fin-dem a fim de garantir o bom aten-dimento aos nossos alunos. A Edu-cação de Piracicaba tem trabalha-do muito para a solução definitivasobre esse assunto”, finaliza.

HHHHHORTOORTOORTOORTOORTO DEDEDEDEDE T T T T TUPIUPIUPIUPIUPI

Sema finaliza a ponteda Trilha do Limoeiro

Divulgação

Sema finaliza ponte da Trilha do Limoeiro, no Horto Florestal de Tupi

A Prefeitura de Piracicaba, pormeio da Sema (Secretaria Munici-pal de Agricultura e Abastecimen-to), entregou na última sexta-fei-ra, 24, a reconstrução da ponte daTrilha do Limoeiro, no Horto Flo-restal de Tupi. A equipe começouos trabalhos em 13 de junho, com aretirada de madeiras danificadaspelas chuvas que atingiram a re-gião nos primeiros meses do ano,que, com a elevação da água do rio,danificou parcialmente a ponte. Areforma foi concluída em oito dias.

Dessa vez, a Sema colocou mais

reforços com cabos de aço nos es-teios, feitos com madeira de euca-lipto. Segundo os funcionários doHorto Florestal de Tupi, a ponteé muito utilizada principalmentepara caminhadas e para acessodos profissionais do espaço.

ESTRADAS - Na última se-mana, a equipe da Sema realizoureparos na estrada do Casarin(PIR 017W), no bairro MonteBranco, na PIR 13L, que fica nobairro Santa Isabel, e no distritode Tupi realizou manutenção nasestradas PIR 17L e PIR 001/013L.

Foi quando surgiuFoi quando surgiuFoi quando surgiuFoi quando surgiuFoi quando surgiuo Sro Sro Sro Sro Sr. (J) dizendo. (J) dizendo. (J) dizendo. (J) dizendo. (J) dizendoque iria arrumarque iria arrumarque iria arrumarque iria arrumarque iria arrumara casa, eua casa, eua casa, eua casa, eua casa, euinocentementeinocentementeinocentementeinocentementeinocentementeacreditei eacreditei eacreditei eacreditei eacreditei econtratcontratcontratcontratcontratei estei estei estei estei este sre sre sre sre sr.....

falou para (PF) e este dis-se que não tinha ferra-menta e a ração era debaixa qualidade para osanimais. (M) comentoucom o auxiliar (A), poiso sr. (J) quase não fica-va na casa. O sr. (A) dis-se que estava tudo nor-mal. Já o (C) costumavaganhar guloseimas do sr.

(J), então não se preocupou muitocom o jardim e defendeu sr. (J).

O que é estranho, é o Sr. (J)achar que a casa é dele, pois, co-meçou a trazer seus familiares eamigos para minha casa, ocu-pando todos os quartos.

A casa estava tão cheia quepegamos uma doença contagi-osa. Chamamos o médico e foirecomendado que todos deve-riam tomar vacina. O sr. (J) nãoquis tomar e disse para nin-guém tomar, pois assim todospegam e a doença logo acaba.

Dou todo louvar a minha es-posa Sra. (I), ela consegue ver oque está acontecendo, ela tem voze com isso acaba convencendo atodos a tomarem a vacina e mos-trar quem realmente é o sr. (J).

Eu sou dono desta casa, souquem paga o salário dele, peço es-clarecimento para ele e não me ex-plica nada. Enfim, com estas histo-rias e outras mais, já se vão paraquase 4 anos que estou com o sr.(J), tudo tem limite, estou seria-mente pensando em demiti-lo.

———Agnaldo Pedroso, radi-alista/locutor. Insta-gram: @guinapedroso

Qualquer semelhança émera coincidência ou...

Agnaldo Pedroso

Olá, nesta histó-ria que vou lhescontar as pesso-

as serão conhecidas ape-nas pela primeira letrado nome para preservarsuas identidades.

Meu nome é Sr. (P),tenho uma esposa Sra.(I), e tenho três filhos (PF), (M) e (C),além claro de muitos funcionários.

Tenho uma casa, minha casaé muito grande, tenho 26 quar-tos e uma suíte máster, um quin-tal muito grande, tem plantas di-versas e inclusive um riachinhoque corta o quintal, além de al-gumas aves e animais silvestres.

Estava acontecendo algumassubtrações de bens materiais da mi-nha casa por alguns funcionários.

Foi quando surgiu o Sr. (J)dizendo que iria arrumar acasa, eu inocentemente acredi-tei e contratei este sr.

Quando ele chegou disse queprecisa de um auxiliar, indiqueitrês nomes para ele, mas ele esco-lheu alguém que era de sua confi-ança, para mim sem problemas.Veio um amigo seu chamado (A).

Com o passar do tempo Sr.(J) começou a querer interferirna vida de (PF), (M) e (C). Namaneira de vestir, na implicân-cia por serem maior de idade,pois, estava na hora de irem em-bora de casa entre outras coisas.

Meus filhos (PF) e (C) até quese simpatizaram com (J), mas (M)não foi muito na onda dele não.

Mas, o que me preocupou, foiele ter demitido meu jardineiro,disse que era para economizar.Logo vi meu jardim falecendo, ani-mais machucados e passando fome.

Minha esposa Sra. (I) estavaindignada, inclusive os vizinhos.Não aguentando tal descaso com ojardim, comentou que o jardim pre-cisava de maiores cuidados, faloupara (M). Este ficou preocupado,

“E“E“E“E“EDUIRDUIRDUIRDUIRDUIR S S S S SCCCCCARPPARPPARPPARPPARPPARIARIARIARIARI”””””

Alunos participam do projeto CururuDivulgação

Para resgatar e preservar acultura regional, o Museu da Ima-gem e do Som de Piracicaba(Misp), mantido pela Prefeitura,por meio da Secretaria da AçãoCultural (Semac) realizou no últi-mo dia 22, no Teatro Erotides deCampos, mais uma apresentaçãodo projeto Cururu, desta vez para66 alunos da Escola EstadualProf. Eduir Benedicto Scarppari.

O projeto Cururu se desta-ca por levar um gênero musicaltão predominante na região àsescolas. Nele, duplas de canto-res com viola e/ou violão ex-pressam uma série de fatos al-ternadamente em forma de ver-sos rimados variáveis ligados àsexperiências, imaginações ouhistórias que podem ser apre-

sentadas por meio de cânticosem forma séria ou irônica.

A apresentação que empolgoue promoveu a interação dos alunosfoi realizada pelos cururuzeirosToninho da Viola e seus convida-dos: Maurinho Bortoleto, DirceuQuiode e Carlinhos Silva. “Adorei.

Alunos da Escola Estadual participam do projeto Cururu

A apresentação possibilita a parti-cipação de todas as pessoas em umshow de cultura”, disse JuliaEduarda Pires Soares, 11 anos.

Para Lavínia Fernandes, 11anos, e Thiago Rodrigo Fer-nando de Oliveira, 13 anos, aapresentação foi emocionante,

porque resgatou a tradição e acultura piracicabanas. Já Die-go Gabriel de Souza Quintino,12 anos, achou o projeto muitoinformativo. “Gostei muito deeles terem chamado a gente aopalco para participar também.Esse pessoal é incrível!”.

AVISO DE LICITAÇÃOComunicamos que está aberta a Licitação relacionada abaixo:Pregão Presencial – Registro de Preços nº 29/2022 - Processo: 8302022 -Objeto: contratação de empresa para prestação de serviços de infra-estruturade rede de fibra óptica, para implantação de novos links em pontos de deriva-ção de fibra óptica da rede de transmissão de dados - Início da Sessão Públi-ca: 13/ 07/ 2022, às 09h00 na Secretaria Municipal de Turismo, sito a RuaGeneral Osório, n° 846, Centro, São Pedro/SP. O edital completo encontra-seà disposição no Departamento de Compras e Licitações, sito a Rua ValentimAmaral 748, no horário das 08h30 às 17h00. Fone: (19) 3481-9223 ou atravésdo site: https://www.saopedro.sp.gov.br/licitacoes-publicas. São Pedro, 28 dejunho de 2022. Thiago Silvério da Silva - Prefeito Municipal

Esta publicação custou R$ 141,60 aos cofres públicos

AVISO DE LICITAÇÃO

Comunicamos que está aberta a Licitação relacionada abaixo:Pregão Presencial – Registro de Preços nº 44/2022 - Processo: 1152/2022- Objeto: Aquisição de Óleo Diesel – S-10- Início da Sessão Pública: 12/07/ 2022, às 09h00 na Secretaria Municipal de Turismo, sito a Rua GeneralOsório, n° 846, Centro, São Pedro/SP. O edital completo encontra-se à dis-posição no Departamento de Compras e Licitações, sito a Rua ValentimAmaral 748, no horário das 08h30 às 17h00. Fone: (19) 3481-9223 ou atra-vés do site: https://www.saopedro.sp.gov.br/licitacoes-publicas. São Pedro,28 de junho de 2022. Thiago Silvério da Silva - Prefeito Municipal

Esta publicação custou R$ 141,60 aos cofres públicos

A13A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

CAMAREIRA, COZINHEIRA, GAR-ÇONETE E RECEPCIONISTA. Favorenviar currículo para o zap: (14)99677-2253.------------------------------------------SALÃO DE ESMALTERIA STUDIOVILLA precisa de duas manicurecom experiência. Contato: (19)97103-4333.------------------------------------------PINTOR: Residencial e comerci-al, orçamento sem compromisso.Piracicaba e Rio das Pedras. Tra-tar fone: 99310-4666 com Júnior.------------------------------------------

ALUGO CASA de fundos no bairroLuiz Massud Coury, em Rio das Pe-dras, com 01 quarto, 01 cozinha e01 banheiro, não tem garagem.Wattsapp- 19 997515261 - Lucia-na e 19 999276539 - Joel.------------------------------------------VENDE-SE APARTAMENTO PRÓ-XIMO À ESALQ - Apto c/ 64 m2mobiliado na Vila independência 02quartos, banheiro amplo, sala dejantar, sala de estar, cozinha, la-vanderia, varanda e garagem co-berta; Móveis planejados e acaba-mento em porcelanato; Condomínioc/ piscina, elevadores, salão defestas e churrasqueira; Direto c/Proprietário (19) 99646 8616.------------------------------------------CASA NOVA – Ter. 171m2, const.95m2. Ótimo acabamento. 2 dorm.sendo 1 suíte, sala, cozinha ampla.Abrigo. Valor R$ 300.000,00. Tratarfone (19) 99781-5464------------------------------------------CASA NOVA (COND. FECHADO) –Ter. 250m2, const. 150m2. Ótimoacabamento. 3 dorm. 1 suíte, ab 2carros, sala 2 ambientes, lav.,copa-coz., área de serviço, áreagourmet c/ piscina, churr. e vestiá-rio. Valor R$600.000,00. Tratar fone(19) 99781-5464------------------------------------------APTO ED. GREEN PARK – Área116m2 privativos. 3 dorm., sendo 1suíte. Sala p/ home office, copa-cozplanejada, sala 2 ambientes c/ saca-da. 2 vagas. Valor R$ 550.000,00/Venda. R$ 2.500,00/Locação. Tra-tar fone (19) 99781-5464------------------------------------------COMPRA-SE CASA — Valor bá-sico de negociação até R$50.000,00 (cinqüenta mil reais).Falar com Karen pelo cel (19) 9-9895-5892, das 8 às 18 horas.------------------------------------------TROCO CASA no bairro São Cris-tóvão em Rio das Pedras por chá-cara. Sala ampla, sala de jantar,cozinha , 3 dormitórios sendo 1 comsuite, banheiro social, lavanderia ,1 dispensa, quintal pequeno, gara-gem com para 3 carros (coberturapara dois carros). Contato:998862302 com Luiz (whatsapp).------------------------------------------VENDO APARTAMENTO com 2dorm sala cozinha banh no Bair-ro Dois Córregos em Piracicabatratar : 19 - 9.9665.8116.------------------------------------------VENDO APARTAMENTO no Cen-tro de Rio das Pedras. Com 93mquadrado, sendo 3 quartos, 2 ba-nheiros, cozinha, sala, área deserviço e 1 vaga coberta. Contato(19) 983657145.------------------------------------------TERRENO COM BARRACÃO310m2 aceito carro no negócioapenas 45.000. Local Capela. Con-tato Elaine 19- 98216-9127 zap.------------------------------------------ALUGA-SE apartamento Praia Gran-de, cels: 9 8430-8712 e 9 9340-0417.------------------------------------------

VENDE-SE TERRENO 6300m²-Cen-tro Mombuca ótima localização-mai-ores informações 19998963876.------------------------------------------VENDO OU TROCO apartamentoem Piracicaba por imóvel em SãoPedro ou Piracicaba tratar : (19)9.9665.8116------------------------------------------VENDO CASA EM ANHUMAS PIRA-CICABA - com 5 cômodos mais quar-to para passar roupa, lavanderia co-bertura mais quarto de ferramentas.Piscina infantil, terreno medindo 20X 25 mts. Tratar fone: 99440-6695.------------------------------------------VENDO/ ALUGO Barracão 360 m²,na R. Olavo Bilac, 836, Vila Lobos,S. Pedro. F. (19) 3483-1505.------------------------------------------ALUGA-SE - Barracão direto propri-etário, a cinco minutos do Centro.Ideal para depósito, com 450 metrosquadrados, com mezanino. Escritó-rio em 2 pisos. Fone 9.9806-6622.------------------------------------------VENDE-SE imóvel em SÃO PEDRO,com 2 casas, cada com 2 dorm, sala,coz, wc, gar. (19) 3372-9484 e (19)99970-2630.------------------------------------------VENDO APARTAMENTO EM SAN-TOS SP em condomínio fechadocom 3 quartos, sala 2 ambiente,cozinha, área de serviço e 1 ba-nheiro, ar condicionado na sala eventiladores de teto na sala e nos 3quartos. Estacionamento coletivo.Praca a arborizada, play ground,área de lazer e quadra de esporti-va. Recem reformado. A duas qua-dras de distância da praia. De frenteao shopping Praiamar e hipermerca-do Carrefour. Próximo tem farmácia,padaria, banco, ponto de táxi e ôni-bus. Contatos: (19) 99897-1417 Ali-ne ou (13) 99704-6484 Maria Alice.------------------------------------------

EMPRÉSTIMO NO CPF OU CNPJcom ou sem restrições. Scorebaixo, aumento. Sem entrada,mesmo com o nome restrito noSPC. Compro dívidas ou carro eimóvel já financiado ou quitado,pago a vista. Nome limpo no SPCe Serasa. Tiramos certidões emgeral. (11) 9.5126-6610.------------------------------------------TRABALHO MANUAL em casa sermaior de idade: moças, rapazes eaposentado. Ganho R$ 1.500,00 a2.200,00. Tratar (11) 95126-6610------------------------------------------EMPRÉSTIMO de 5 mil a 800 mil paracapital de giro, Antecipa seu FGTS,Financiamento com ou sem entradapara carro, caminhonete, caminhãoe trator. Analiso restrições. Aumen-to de score. Tel: (11) 95126-6610.------------------------------------------MORADIA VITALÍCIA – O MELHORSEGURO DE VIDA no Lar dos Ve-lhinhos de Piracicaba. Chalés eFlats. Estuda permuta com imóvel.Fone e Whatzapp (19) 3372-9484.------------------------------------------MUROS PARA PUBLICIDADE – OLar dos Velhinhos de Piracicabaoferece por contribuição ou per-muta. Av.: Renato Wagner, 770. Te-lefone e Whatzapp (19) 3372-9484e (19) 99970-2630.------------------------------------------

VENDE-SE carro Corolla 2005, gaso-lina, super econômico, manual, com-pleto, impecável. Tratar pelo celular(19) 9.9705-5588. Valor: R$ 22.500,00.------------------------------------------VENDE-SE chevrolet classic 2013com 4 portas 15000+ assumirparcelas - maiores informações19 991911944.------------------------------------------

USADOS PARA VENDER- Motor Bomba D´Agua, motor de 15 HP acoplado com bom-ba de 3 estágio – R$ 1.500,00

- Bomba D´Água de pistão para poço marca schmaider ma-nual ou com motor – R$ 700,00

- Rodas para Ford 2000 – R$ 500,00

- Duas Torres com 5 metros , eleva mais 4 metros, total dealtura 9 metros com redutor mecânico – R$ 3.000,00

- Cofre com 1,40 mt de altura x 60 de largura de 1 porta - R$ 800,00

- Cofre fichet com 1,20 mts x 60 com 1 porta - R$ 2.500,00

- Estufa de secagem e esterilização famen – modelo 315 –SE – R$ 300,00

- Engate para Estrada Fiat.

Vários outros cofres novos e usados.

Tratar com Sr. Geraldo – Chaveiro Expresso.Rua Moraes Barros, 1205 – fone: 3422-5162

FALECIMENTOSFALECIMENTOSSR. DURVAL PINHEIRO fale-ceu anteontem, nesta cidade,contava 89 anos, filho dos fi-nados Sr. Lauro Pinheiro e daSra. Adalgisa Iori Pinheiro, eracasado com a Sra. Franciscade Paula Pinheiro; deixa os fi-lhos: Vania Donizete RosaMachado, casada com o Sr.Wlamir Rosa Machado;Oswaldo de Jesus Bruno, ca-sado com a Sra. Fabiana Ma-chado Bruno; Mario AdemarBruno, casado com a Sra. Ta-nia Mara Camargo e Rosan-gela Melo Alencar, casadacom o Sr. Claures Melo Alen-car. Deixa netos, bisnetos, de-mais fami l iares e amigos.Sua Cerimônia de Cremaçãofoi realizada ontem, tendo sa-ído o féretro às 15h00 da salaDiamante do Velório do Cre-matório Memorial Metropolita-no de Piracicaba/SP. ABILGRUPO UNIDAS – FUNERAIS

SR. LAUDELINO JOSE SANTA-NA faleceu ontem, nesta cida-de, contava 61 anos, filho dosfinados Sr. Olimpio Jose San-tana e da Sra. Aparecida Tor-res Santana, era casado coma Sra. Maria de Lima Santana;deixa os filhos: Alexandre deLima Santana; Claudio deLima Santana; Fabiana deLima Santana; Fabio de LimaSantana; Sergio de Lima San-tana e Daniel de Lima Santa-na. Deixa netos, demais fami-liares e amigos. Seu Sepulta-mento foi realizado ontem,tendo saído o féretro às 17h00da sala ”01” do Velório do Ce-mitério Municipal da Vila Re-zende para a referida necrópo-le em jazigo da família. ABILGRUPO UNIDAS – FUNERAIS

SR. OTAVIANO SOUZA DE ARA-UJO faleceu ontem, nesta cida-de, contava 79 anos, filho dosfinados Sr. Almiro Ferreira deAraujo e da Sra. Eulalia de Sou-za Araujo, era casado com a Sra.Maria Lideia da Fonseca Arau-jo; deixa os filhos: Luis OtavioFonseca de Araujo, casado coma Sra. Andrea Cristina Chine-latto Araujo; Luis Henrique Fon-seca de Araujo, casado com aSra. Monica Komatsu Araujo eYara Regina Araujo Richter, ca-sada com o Sr. Oswaldo RichterFilho. Deixa netos, irmã, sobri-nhos, demais famil iares eamigos. Sua Cerimônia deCremação foi realizada ontem,tendo saído o féretro às 17h00da sala Rubi do Velório do Cre-matório Memorial Metropolita-no de Piracicaba/SP. ABILGRUPO UNIDAS – FUNERAIS

SR. OZORIO PEREIRA faleceuontem, nesta cidade, contava 86anos, filho dos finados Sr. JosePereira e da Sra. Ricardina Ce-cilia Pereira, era viúvo da Sra.Maria Aparecida Carvalho Perei-ra; deixa os filhos: Mara ReginaPereira, viúva do Sr. Jose Mi-guel; Jose Carlos Pereira, ca-sado com a Sra. Andrea Perei-ra; Sandra Helena Pereira; Ta-nia Cristina Pereira Alcarde, ca-sada com o Sr. Antonio CarlosAlcarde e Fernanda Cecilia Pe-reira Pupin, casada com o Sr.Fernando Lorenzi Pupin. Deixanetos, bisnetos, demais familia-res e amigos. Seu sepultamen-to será realizado hoje, saindo oféretro às 13h00 sala “A” do Ve-lório do Cemitério Parque daRessurreição para a referida ne-crópole em jazigo da família. ABILGRUPO UNIDAS – FUNERAIS

SRA. HIRDETTE FERREIRABASSINELLO faleceu ontem nacidade de Piracicaba aos 83anos de idade e era viúva doSr. Ulisses Bassinello. Era fi-lha do Sr. Cesario Ferreira eda Sra. Amantino Fonseca Fer-reira, ambos falecidos. Deixaos filhos: Ulisses AlexandreBassinello c/c Cassia SilvaRosa Bassinello, RosangelaValnora Bassinello, AudreyVanessa Bassinello c/c Thia-go Chaves, Rosana Pucili Bas-sinello Saraiva c/c Manoel deDeus Saraiva. Deixou 6 netos.O seu sepultamento deu-seontem as 17:00 hs, saindo aurna mortuária do Velório daSaudade -sala 7, para o Cemi-tério da Saudade, onde foi inu-mada em jazigo da família. (GRU-PO BOM JESUS FUNERAIS)

SRA. IZAIRA RODRIGUES APO-LINARIO faleceu ontem na cida-de de Iracemapolis, aos 64anos de idade, e era casadacom o Sr. Adabel Apolinario. Erafilha do Sr. Nilson Rodrigues daCosta e da Sra. Amelia da SilvaCosta. Deixa os filhos: VivianeApolinario; Valquiria Apolinario;Jackson Apolinario; JefersonApolinario; Wesley Apolinario;Nilson Apolinario; Manoel Apo-linario. Deixa ainda netos ebisnetos. O seu sepultamen-to deu-se ontem as 16:00 hs,saindo a urna mortuária do ve-lório Municipal, seguindo parao Cemitério Municipal daque-la localidade, onde foi inuma-da em jazigo da família. (GRU-PO BOM JESUS FUNERAIS)

SR. ODAIR STENICO faleceuontem na cidade de Piracicabaaos 67 anos anos de idade eera casado com a Sra. LeonorLeiko Kanazawa Stenico. Era fi-lho do Sr. Aurelio Stenico e daSra. Doralice Baldessin Steni-co. Deixa as filhas: AndreaMayumi Stenico, e Kelly KeikoStenico casada com Marcos Ike-game. Deixa também netas,demais parentes e amigos. Oseu sepultamento deu-se on-tem as 17:00 hs, saindo a urnamortuária do Velório da Sauda-de – Sala 1, para o Cemitérioda Saudade, onde foi inumadoem jazigo da família. (GRUPOBOM JESUS FUNERAIS)

SR. OSCAR PAZETI faleceu dia27 pp na cidade de Piracicaba,aos 83 anos de idade e era ca-sado com a Sra. Teresa FormisPazeti. Era filho do Sr. RomanoPazeti e da Sra. Adelaide Cae-tano, ambos falecidos. Deixa osfilhos: Luciana Cristina Pazeticasada com Richard WelitonMenochelli; Wilson Jose Paze-ti. Deixou ainda as netas: Mille-na e Helena e demais paren-tes e amigos. O seu corpo foitransladado em auto fúnebrepara a cidade de Saltinho ondeo seu sepultamento deu-seontem as 10:00 hs, no Cemité-rio Municipal, onde foi inumadoem jazigo da família. (GRUPOBOM JESUS FUNERAIS)

SRA. MARIA MONTEBELLO

SPIRONELLO faleceu ontem nacidade de Piracicaba, aos 91anos de idade e era viúva doSr. Luiz Spironello. Era filhodo Sr. Carlos Montebello e SraCarolina da Silva, ambos fale-cidos. Deixa os filhos: LuizRoberto Spironello, falecido,Vera Aparecida Spironello Mila-ni casada com João BatistaMilani, Sônia Maria Spironello,Francisco Carlos Spironellocasado com Claudilene, MariaAngélica Spironello viúva deAdalberto Marques da Silva eAntonio César Spironello casa-do com Kátia Felícia da SilvaSpironello. Deixa netos e bis-netos. O seu sepultamentodar-se-a hoje as 16:00 hs, sa-indo a urna mortuária do Veló-rio da Saudade – Sala 6, se-guindo para o Cemitério daSaudade, onde será inumadaem jazigo da família. (GRUPOBOM JESUS FUNERAIS)

SR. BENEDITO BICHERI faleceuontem na cidade de Piracicaba,aos 80 anos de idade e era ca-sada com Sra. Maria DulcelinaRamos Bicheri. Era filho do Sr.Ernesto Bicheri e Sra Umbeli-na G. Bicheri, ambos falecidos.Deixa os filhos: Marcelo Biche-ri casado com Melissa M. Bi-cheri, Ariadne Viccino Bichericasada com João Ricardo Vic-cino e Giancarlo Bicheri casa-do com Sarita Oliveira Bicheri.Deixa 6 netos demais paren-tes e amigos. O seu corpo serátransladado do Velório da Sau-dade-sala 6, às 17:00 para oCrematório Bom Jesus - Uni-das, onde a família convida paracelebrar o Cerimonial de Crema-ção dia 29 às 18:30hs. ( GRU-PO BOM JESUS FUNERAIS).

SR. MANOEL ALVES COSTA fa-leceu anteontem na cidade deSão Pedro aos 91 anos de ida-de Era casado com a Sra.Mariade Lourdes Costa.Era filho dosfinados Sr.João Alves da Cos-ta e da Sra.Rita Guilherminada Conceição.Deixa os filhos:Maria de Jesus e Maria Eliza-beth. Deixa demais parentes.O seu sepultamento deu seontem ás 16:00 h saindo a urnamortuária do Velório Memori-al Bom Jesus –sala 2 seguin-do para o Cemitério ParqueSão Pedro onde foi inumadoem jazigo da família. (GRUPOBOM JESUS FUNERAIS)

SR. DECIO BRAZ PEDROLLI fa-leceu anteontem na cidade deÁguas de São Pedro aos 87anos de idade e era viúvo daSra.Maria Luiza Pecorari Pedro-lli Era filho dos finados Sr.DantePedrolli e da Sra.Maria RamiroPedrolli .Deixa os filhos :Henri-que Cesar e Maria Ines .Deixanetos e demais parentes.Oseu corpo foi transladado paraa cidade de Charqueada e oseu sepultamento deu se on-tem ás 16:00 h saindo a urnamortuária do Velório Municipalseguindo para o Cemitério da-quela localidade onde foi inuma-do em jazigo da família. (GRU-PO BOM JESUS FUNERAIS)

A14A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

A15A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

3 ANO

S

Pirarazzi é uma Revista de entretenimento que objetiva levar informações culturais para todos os públicos, promovendo visibilidade a classe artística de Piracicaba e região, fomentando a produção da cultura local. A Pirarazziocupa espaço na mídia impressa, rádio, TV, redes sociais e plataformas digitais, conquistando cada vez mais seu público e a classe artística pela qualidade, responsabilidade e credibilidade do seu conteúdo.

Idealizado pelo locutor, apresentador, ator, colunista e produtor cultural Elson de Belém no ano de 2012 na cidade de Piracicaba SP.

KALINE VOLPATO FEZUM SINALZINHO E JÁ ÉSUCESSO NAS PLATA-FORMAS MUSICAISKaline Volpato mais uma vez brilhouno lançamento do seu novo single"Sinalzinho" que já se tornou hit eestá na boca do povo. O eventoaconteceu na última terça feira, dia21, no Bar do Hotel Beira Rio em Pi-racicaba e contou com grandes no-mes do cenário local como JulianoFantazia e Luciana Paula que foramos apresentadores, a digital influen-cer Jessika Simões entre outros no-bres empresários que apoiaram e opúblico que participou ativamente in-teragindo com a cantora. O eventoesteve entre os assuntos mais co-mentados da noite por tudo que pro-porcionou aos convidados e garan-tindo sucesso merecido e resultadospositivos a artista. Cliks Pirarazzi

INTROITOCELEBRIDADES,

PERSONALIDADES E BELDADES

Saudações caríssimos (as),Diversas personalidades de Piracicaba e regiãoestão em destaques na sessão Curtidinhas. A Pi-rarazzi esteve na cobertura do tradicional Arraiádo Clube Cristóvão Colombo e no lançamento donovo single da cantora Kaline Volpato. A colunatambém apresenta em suas páginas a agendacultural e as famosas curtidinhas.

Para você!Venha ser destaque na sessão PERFIL da Coluna Pira-razzi, promova sua imagem e destaque se no merca-do cultural.No ano que a Pirarazzi *entretenimento comemora 10anos de existência, lançamos uma proposta para vocêdar mais visibilidade ao seu trabalho num conceituadojornal, A Tribuna Piracicabana, especificamente na maisprestigiada coluna da região, a Pirarazzi. Conquista-mos credibilidade dos nossos leitores e somos vistospor renomadas personalidades e empresas do cená-rio local. o presente que estamos oferecendo é a suaparticipação no perfil da coluna, onde você terá MEIAPÁGINA para publicação dos seus trabalhos.Para coberturas de eventos entrar em contato noWhatsApp (19) 99663 9903 ou no [email protected]

PIRARAZZI 10 ANOS PROMOVENDO VISIBILI-DADE ARTISTICA

Edição 161 junho/2022 Piracicaba SP

Elson de BelémArtista e comunicador cultural

#espalhepaz

CURTIDINHA

Daniel Moura, secretariode cultura da cidade deJumirim que também é ator eprodutor cultural, postou umvídeo nas suas redes sociaisdeclamando um trecho dobelíssimo poema “A memóriaeterniza o que realmenteimporta” de Adélia Prado.

Maika Celli está de volta asatividades depois de um período ondeesteve em recuperação pela sua saúde.A idealizadora do Projeto Vitiligo – meulugar ao sol, recebeu o convite paraapresentar o evento Vitiligo Day Brasil.Maika está no Rio de Janeiro e estásendo bastante acarinhada, recebeumuitos mimos inclusive do coreografoCarlinhos de Jesus.

Diogenes Moura agradeceu peloconvite em expressar sua arte nasgarrafas da Bombay Sapphire Brasil. Oartista enalteceu a oportunidade porproporcionar a grande experiencia epelo apoio ao seu trabalho artístico.

Anderson Oliveira viajou paraViena, com objetivo de participar daWiener Schule ConductingCompetition, onde terá aoportunidade de reger a ViennaHaydn Symphony Orchestra, nafamosa Sala de Concertos,Musikverein.

Anderson Junke está noEstado do Amazonas paraadquirir novas experiências,primeiramente para ter noçãoum pouco maior da dimensãocontinental do país. O jornalistaestá visitando comunidadesRibeirinhas para composição doprojeto Cultura nas escolas.

Ivan Teixeira, secretario de cultura dacidade de São Pedro recebeu a artista epalestrante Rita von Hunty que ministroudebates sobre diversidade, inclusão,cidadania, respeito e orgulho para uma plateiade mais de 300 participantes.

Erik Santos se declarou para suaesposa Raquel Dias através dapostagem de uma foto onde os doisaparecem comemorando a passagemde mais um ano. Na legenda odançarino do grupo “Axé 40 graus”descreve da saudade da amada.

Antônio Vieira curtiu o convite paraparticipar como acompanhante de ThomasNader que foi convidado para estarpresente na entrega do Prêmio Biscoito 2022pelo reconhecimento as personalidades nomês do orgulho LGBTQIAP+.

Tomás Lucas está a todo vapor com ospreparativos para a volta do evento Amor a criançaespecial que acontecerá dia 29 de setembro no Clubedos Metalúrgicos, com as presenças já confirmadasda Banda Fala Mansa, Tony Angeli, MatheusMinas & Leandro e Fiofhó de Belém.

J. J. Ortiz comemorou suas apresentações noúlt imo final de semana na cidade de Rio Claro.O maestro e pianista ofereceu boa músicaregado a jantar e almoço no Restaurante Braviem boa companhia.

Os bailarinos doGrupo Axépegando fogoestão sendobastantecogitados paraparticipação noseventos dacidade,recentementeestiveram noevento daKalineVolpato, festajunina da Vidanova e estarãono Noart Julinodia 9 de julho noGran EspaçoBem viver.

A16A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022

3 ANO

S

FIOFHÓ NA TRADICIONAL FESTAJUNINA DO CRISTOVÃO

Fiofhó estreou com seu novo figurino junino assinadopela coreografa de dança indiana, Adriana Zamarim noArraiá do Clube Cristóvão Colombo no ultimo sábado. Aapresentadora recebeu muitos elogios pela performancerepresentando uma noivinha caipira ao lado da drag que-en Labelly Askovitty. No evento diversas personalidades daterrinha entre eles a diretoria do clube e o grande públicoque prestigiou a tradicional festa. Agradecimento aopresidente, Tatinho Pereira e Regina - diretora de ma-rketing. Clicks Ricardo Roberto Raya

CAMPINAS CELEBRA O DIA DOORGULHO LGBT COM PARADA

NAS RUASVárias personalidades do mundo LGBT da regiãoestiveram presentes na 22 Parada LGBTQIA+ deCampinas celebrando o dia do orgulho LGBT, 28de junho. A drag queen Helloa Meireles foi a apre-sentadora e declarou o seguinte: "Que venhamas novas gerações e que saibam que apenas que-remos viver, amar e principalmente sermos respei-tados". A artista ainda enfatizou que: Só gratidão,é esse meu sentimento nesse momento GRATI-DÃO.... Voltamos após 2 anos e conseguimos re-alizar um evento gigante e lindo, isso graças a umpresidente corajoso e competente, Douglas Ho-landa, artistas talentosos e toda uma equipe portrás maravilhosa e principalmente ao grande públi-co que compareceu.... Obrigado! Obrigado! Obri-gado! Vocês são demais! E que venha 2023. Bei-jos". Nas imagens artistas que estiveram presen-tes prestigiando o evento.

* Helloa Meireles* Bruno Silva* Jaqueline Ramirez* Pretty Lupon Rogerio Prado* Thalita Petrovanni* Leila Pezzotti* Priscilla Tonini* Dee Monteiro* Hemylly Lupon* Jurandir Silva Batista

Fotos reproduzidas das redes sociais

FUGA, DO CÊNICO A REFLEXÃO -SOLO COM ELSON DE BELÉM

Adaptação do conto A terceira margem do rio deGuimarães Rosa. A terceira margem do rio, da obraPrimeiras estórias, de Guimarães Rosa, é narradoem primeira pessoa e é o mais famoso e o mais aber-to conto do autor. Existe no conto uma intertextua-lidade bíblica com Noé. Desde os primeiros passos doator em cena, o público vai se deparar com o insólitoda obra rosiana: o que vem a ser a montagem deFuga - do cênico a reflexão, adaptada do conto Aterceira margem do rio, produzida pela Pirarazzi en-tretenimento para apresentações em espaços diver-sos. A expressão provoca o entendimento a fim dedespertá-lo para o mundo do inconsciente, do abs-trato. A terceira margem em cena vai ser aquilo quenão se vê, que não se toca, que não se conhece.

Direção e interpretação Elson de BelémAssessoria e produção Fabiana dos SantosSonoplastia Luciano Vasconcelos

Próximas apresentações:Dia 01 de julho (sexta feira), às 19 h no auditório doMuseu Prudente de MoraesDia 23 de julho (sábado), às 17 h no palco do ArmazémMaria Dirce Camargo - Estação da Paulista, como partedas comemorações do centenário do espaço cultural.

Fotos da apresentação desta segunda feira na Bibliotecade Piracicaba como parte das comemorações do aniver-sario de Guimarães Rosa.

Classificação livreEntrada franca

SHOW EM HOMENAGEM A ALDIRBLANC NO GARAPA

Regina Angela Basaglia prestigiou e postou fo-tos do show com Sandra Rodrigues ao lado deRamon Saci e Wagner Silva no ultimo domingono Ponto de Cultura Garapa em homenagem aAldir Blanc. Sandra que é a grande aniversari-ante do mês junino estava radiante ao lado dosexcepcionais músicos da terrinha.

Foto reprodução redes sociais

JULIA SIMÕESCOMEMORA

ANIVERSÁRIOAO LADO DE

AMIGOSJulia Simões nuncafoi tão acarinhadaquanto foi nas co-memorações doseu aniversário noúltimo sábado noBar Primo Luiz. Acantora recebeuseus amigos entreeles o musico Oti-niel Aleixo (Legal)e Bruno Chamo-chumbi entre ou-tras personalida-des numa noiteagradabilíssima quecontou com muitamúsica e descon-tração.Fotos reprodu-

ção redessociais

A17A Tribuna PiracicabanaQuarta-feira, 29 de junho de 2022

3 ANO

S

#PirarazziIndicaEDaADica

AGENDINHA SEMANAL BEM VIVEROficina de férias estão com inscrições abertano período da manhã, tarde e integral

Dia 2/7Aula inauguralÀs 16 horasTeatro Terapêutico Com Élson de Belém

Aberta para visita a exposição Perfil- Mulher emVocê.Carmelina Toledo PizaQuarta e sexta feira12h:00 às 17h:30Sábado às 12h:00 até 16h:00

Sábado:14h00DesenhoA primeira aula é experimental e gratuita.

14h00CoralA primeira aula é experimental e gratuita

Faça a inscrição das atividades que desejar peloWhatsApp (19) 991985781 com a Chris

Assessoria MKT/imprensa: Pirarazzi entreteni-mento by Elson de Belém

FLASHES DO FESTIVAL & TRADIÇÕESNORDESTINAS REALIZADO NO JARDIMPÉROLA EM SANTA BÁRBARA D'OESTEO evento contou com uma grande e repre-

sentativa quantidade de público e a presença deautoridades como o prefeito da cidade, Rafael Pi-ovezan e do secretário de cultura e turismo, Evan-dro Felix, entre outras.Imagens de Cláudio Mariano/Santa Bárbara em Foco

Fonte: Portal de notícias Região Hoje

PALESTRA ABORDOU A TÉCNI-CA DA HIPNOSE COMO BENEFÍ-CIO PARA O CORPO E A ALMA

O Gran Espaço Bem viver recebeu noúltimo sábado, o hipnologo Adriano Sbra-vatti que ministrou palestra sobre hipno-se e tudo que a técnica oferece em ter-mos de benef íc ios para as pessoas queprocuram. Diversas pessoas participaram dapa les t ra com interesse de conheceremesta nova técnica. Entre as metodologiasaplicadas estão: história da hipnose, teo-ria e pratica, níveis de transe, induçõesrápidas e instantâneas, estrutura da hip-nose, técnicas de rapport, pré-talk, apro-fundamento , PNL te rapêut i ca , h ipnoseclássica e hipnose ericksoniana.

Click Ricardo Roberto Raya

BATUQUE DE UMBIGADAARRASTA O POVO NO

SITIO SOLEDADEMais um registro do excepcional fotografo

Antônio Donizeti Adraetano, no evento de Ba-tuque de Umbigada do Sitio Soledade em Pi-racicaba. Vários mestres estiveram presentesem mais um encontro da cultura popular reu-nindo o melhor da raiz africana.

A18A Tribuna Piracicabana

Quarta-feira, 29 de junho de 2022


Recommended