18
Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral Novembro, 2016

Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Novembro, 2016

user
user
Page 2: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

O estudo é para avaliar e correlacionar a função motora grossa e a qualidade de vida de crianças com PC. Foram selecionados para este estudo 20 indivíduos com diagnóstico médico de Paralisia Cerebral com hemiparesia espástica e com tetraparesia atetóide e espástica, com idade entre 2 e 15 anos, frequentadores da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e da Associação de Desenvolvimento de Crianças Limitadas “Lumen et Fides”. A função motora grossa pela GMFM (Gross Motor Function Measure) e a qualidade de vida pelo Questionário de Qualidade de Vida Pediátrico. Os achados demonstram que quanto maior for o comprometimento da função motora grossa menor será a sua qualidade de vida. O estudo foi realizado em São Paulo no ano de 2013.

Page 3: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Os padrões anormais de uso, ou desuso, de músculos e articulações que são presentes na PC podem causar o desenvolvimento de contraturas e deformidades, sendo que o padrão e o tônus postural anormais não permitem os movimentos importantes para a realização eficiente e bem sucedida das habilidades funcionais.

Fato que justifica a importância da avaliação da função motora grossa, pois o movimento é de extrema importância para todos os indivíduos, porém na PC este processo tem influência dos padrões anormais da postura e do movimento, dificultando a realização de tarefas adequadas para o ambiente.

Page 4: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

A coleta de dados foi realizada em três etapas: classificação de acordo com as características clínicas e anatômicas; avaliação da função motora; avaliação da qualidade de vida.

Page 5: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Na Etapa 1, os indivíduos com PC foram classificados de acordo com as suas características clínicas e anatômicas.

(1) Espástica ou piramidal que corresponde a 75% dos casos de PC e apresenta síndrome deficitária, com hiperreflexia e aumento tônico. Pode ser precedida de hipotonia e acometer todo o corpo igualmente, ou mais os membros inferiores (MMII), ou ainda, um hemicorpo.

(2) Extrapiramidal ou discinética, coreoatetóide, distônica (9 a 22% dos casos), que apresenta sinais de comprometimento dos núcleos da base, presença de movimentos involuntários no decorrer do 2º ou 3º ano de vida, precedidos por hipotonia axial, pode estar ligada a icterícia grave associada à asfixia. Apresentam disartria e tônus flutuante, que aumenta com a movimentação voluntária. Esses sinais desaparecem ao sono e dificilmente apresentam deformidades.

Page 6: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

No grupo (2) é possível ter algumas subdivisões: (2a) Atetóide: movimentos lentos, serpenteantes nas extremidades

distais; (2b) Coreico: movimentos rápidos nas extremidades proximais; (2c) Distônico: movimentos que levam a distúrbios de postura;

(3) Atáxica (2%) comprometimento do cerebelo e suas vias. Caracteriza-se por hipotonia com incoordenação estástica e cinética, dismetria, marcha atáxica e disartria;

(4) Mista (9 a 22%) representa a combinação das formas anteriores.

Page 7: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Na etapa 2 vai ser avaliada a função motora grossa pela Gross Motor Function Measure. Trata-se de uma mensuração com o objetivo de quantificar a função motora grossa na transferência e locomoção de pessoas com Paralisia Cerebral, além de demonstrar o desempenho em diferentes tarefas motoras. A GMFM é divididos em cinco dimensões: 1) Deitado e Rolando ; 2) Sentado; 3) Engatinhando e Ajoelhado; 4) Em pé; 5) Andando, Correndo e Pulando. Cada item avaliado recebe uma pontuação, sendo: 0-3.

A avaliação da função motora pode auxiliar na elaboração de objetivos, da programação fisioterapêutica e na orientação aos cuidadores dos indivíduos e familiares. Além disso, as dificuldades funcionais podem interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas com PC.

Page 8: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Já na Etapa 3, foi utilizado o Questionário de Qualidade de Vida Pediátric, que consiste em um questionário dirigido aos pais e aos indivíduos, sendo que cada faixa etária apresenta um questionário específico. Sete dimensões são abordadas neste instrumento: atividades diárias, atividades escolares, equilíbrio e movimento, dor e ferimentos, fadiga, alimentação e fala e comunicação. Na versão para crianças entre 2 e 4 anos, não são abordadas as dimensões atividades escolares e fala e comunicação. A graduação do questionário dispõe de 5 ou 6 possibilidades de resposta, sendo que as pontuações variam de 0 a 100. Assim, quanto maior for a pontuação (mais próximo de 100) melhor a QV do indivíduo.

Os questionários de QV abordam a visão do paciente e o impacto que a doença causa na sua vida diária (atividades corriqueiras, escolares, comunicação, lazer, alimentação).

Page 9: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Resultados Ao analisar as pontuações das dimensões da GMFM, verificou-se que os

indivíduos com hemiparesia espástica obtiveram pontuações superiores aos outros avaliados e apresentaram função motora significativamente maior que os tetraparéticos atetóides e espásticos. A  dimensão da GMFM que apresentou em média os maiores valores nesta amostra foi “Deitado e Rolando” e a menor média observada foi na dimensão “Em pé”.

Page 10: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

As maiores pontuações nas dimensões do questionário de qualidade de vida (PedsQL) também foram encontradas na hemiparesia espástica e, as menores, na tetraparesia atetóides e espástica.

Page 11: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Neste estudo foi encontrado predominância de indivíduos classificados como tetraparesia espástica, os quais apresentaram maior déficit da função motora grossa avaliada pela GMFM e da qualidade de vida pelo PedsQL, também foi visualizada as melhores pontuações na hemiparesia espástica em ambas as avaliações.

Ao observar nos gráficos as pontuações das dimensões da GMFM e PedsQL, os indivíduos com tetraparesia atetóide e espástica apresentaram cursos semelhantes entre eles.

Page 12: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Os achados deste estudo revelaram que quanto mais complexas sejam as características anatômicas e clínicas dos indivíduos com Paralisa Cerebral e maior for o comprometimento da função motora grossa, consequentemente menor será a sua Qualidade de Vida.

Deste modo, esta avaliação é primordial para elaborar uma adequada intervenção multiprofissional, com o intuito de melhora da função motora que implicará em boa evolução da QV.

Page 13: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Referência Bibliográfica Prado, Maria Tereza Artero, et al. "Função motora e qualidade de vida de

indivíduos com paralisia cerebral." ABCS health sci 38.2 (2013).

Page 15: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

O que você acha de estudar com O CAMPEÃO BRASILEIRO DE MEMÓRIA? Parece surreal, mas basta apertar um botão abaixo e você terá este acesso ao Curso

Avançado de Estudo, Memorização e Concentração, Método Renato Alves ensina técnicas de estudo para triplicar a velocidade do seu aprendizado e melhorar a sua

capacidade de retenção. O treinamento consiste em VÍDEO-AULAS 100% PRÁTICAS divididas em 8 módulos.

VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Page 16: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Assistir aulas, reuniões e palestras completas sem precisar fazer anotação.

Memorizar rapidamente textos, códigos, idiomas, fórmulas, tarefas e agenda.

Gravar matérias em memórias de longa duração e lembrar-se quando precisar.

Reduzir em até 80% o tempo gasto nos estudos método aprovado por pedagogos.

Lembrar-se facilmente o nome e rosto das pessoas e clientes que conheceu.

E muitas outras técnicas úteis para sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Page 17: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

VOCÊ AINDA GANHA TRÊS BÔNUS EXCLUSIVOS:

BÔNUS 1 - Palestra sobre Foco e Alta Concentração para maior Produtividade, uma das palestras mais elogiadas em eventos empresariais de liderança do país.

BÔNUS 2 - Um exemplar do livro Não Pergunte se ele Estudou. Guia completo indispensável para estudantes de todas as idades. O livro será enviado pelos Correios.

BÔNUS 3 - Kit de Emergência para Provas É um conjunto de técnicas diferenciadas, desenvolvidas por Renato Alves, para usar em provas e avaliações de curto prazo garantindo a nota que você precisa. Ideal também para apresentações de trabalhos e seminários em sala de aula.

Page 18: Função motora e qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral

Então tome uma decisão sábia e aprenda com ninguém menos que o Campeão Brasileiro de Memória, Renato Alves.Esta oferta é por tempo limitado ou até acabarem os livros em estoque. Clique e Acesse Imediatamente Método Renato Alves - 18 anos de Excelência em Memorização.

★COPIE E COLE O LINK ABAIXO NO SEU NAVEGADOR PARA SABER MAIS!★LINK: http://bit.ly/Curso-Estudo-Memorizacao