4
Ano I - nº 2 – julho de 2011

Jornal de julho

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Jornal de julho

Ano I - nº 2 – julho de 2011

Page 2: Jornal de julho

DROGAS Sabe qual é a probabilidade hoje de um adolescen-te ter algum tipo de contato com o mundo das drogas? 100%. Quarenta e dois por cento deles já viram alguém sob o efeito de substâncias proibi-das. Os que não viram, de três, uma. Ou tem um amigo viciado, ou já foram a uma festa onde havia consumo de drogas, ou sabem quem é o traficante do bairro. O acesso aos tóxicos nunca foi tão fácil. Os preços caíram. A maconha está ainda mais barata. Para adquirir um cigarro, basta ter apenas 1 ou 2 reais. A grande questão para os pais não é mais evitar que seu filho tenha contato com as drogas. Isso é praticamente impossível. O desafio é que ele não se torne um dependente. Como fazer isso? Em primeiro lugar, faz-se necessário saber o que leva um adolescente a provar uma substância proibida. O senso comum falaria em desajustes familiares, frustrações, problemas em casa e na escola. Segundo a maior parte dos especialistas, a resposta é bem mais comum e se resume a uma palavra: curiosidade “Para muitos adolescentes, provar a droga faz parte do ritual da adolescência. É como “ficar” pela primeira vez”. O jovem pode tornar-se um consumidor compulsivo, aí sim devi-do a frustrações e problemas familiares. “Se o adolescente estiver passando por um momento difícil, fica mais fácil chegar à dependência”. Há outro aspecto interessante. O caminho em direção às drogas pesadas começa pelo álcool e pelo taba-co. Essa migração nem sempre é obrigatória, mas adolescentes que fumam cigarro e bebem estão predispostos a experimentar outras drogas. Pes-quisas dizem que o uso, mesmo que de vez em quando, de cigarros comuns aumenta em 65 vezes a chance de que o fumante venha a provar maco-nha. E quem já teve contato com a erva corre 104 vezes mais riscos de experimentar uma carreira de pó. Isso ocorre, porque depois de tomar alguns copos de cerveja o jovem se torna mais receptivo se alguém oferecer um baseado. É próprio do ado-lescente buscar o prazer sem se importar com as consequências. A atitude dos pais também é muito importante. Aqueles que bebem compulsivamente na frente dos filhos, dando a entender que é um hábito normal, são um péssimo exemplo. Como se viu, o álcool é, muitas vezes, a porta de entrada para o mundo das demais drogas. Dessa forma, fica praticamente inevitável concluir o óbvio: o lar onde existe diálogo tende a ser a melhor defesa contra os conflitos e frustrações que transformam a curiosidade em vício.

TESTEMUNHO Por 10 anos estando afastada da igreja, retornei quando conheci a Canção Nova, na gravidez da Mariana. Dois anos depois chegou a Marina, e a nossa família estava caminhando com Cristo na humilde e pequena comunidade São Tiago. “1º milagre: Mariana caiu do 1º andar de uma casa com o rosto no chão. No caminho para o hospital, duas certezas: sobrevivente com muitas sequelas ou, Deus agiria com sua infinita misericórdia. Após análise médica, a hipótese era que os seus dentinhos ficassem pretos, o que também não aconteceu. 2º milagre: Quatro meses depois, Ma-rina, com 7 meses, ficou 10 min. engasgada com uma placa de bolo. Minutos onde toda a assistên-cia humana foi realizada, de joelhos prostrados sem força para levantar, pedi a Deus que a socor-resse. Meu pai fez respiração boca a boca. A ca-minho do hospital vivi a experiência de carregar um filho morto, pois, nem seus batimentos cardía-cos eu podia sentir com a aceleração do carro. Só na análise médica pude confirmar o milagre: mi-nha filha acordou como se nada tivesse aconteci-do”. Mediante estas experiências, a gratidão a Deus só crescia, o apego material diminuía e cres-cia um grande ardor missionário. Minha família estava sendo preparada para a nossa partida para a Canção Nova, não sabíamos quando. Em um con-vite a servir no mistério da Eucaristia tive o dis-cernimento do grande desejo de servir a Deus, não em SP (Canção Nova), mas sim, nesta comunida-de. Servir neste ministério requer dedicação, paci-ência, humildade, tempo e muito amor. Nosso objetivo foi, está sendo, e sempre será de agrade-cer Aquele que fez e faz o melhor por nossa famí-lia. Somos felizes porque estamos seguindo os passos de Jesus Cristo. Obrigada Senhor por ter permitido a minha família a provar da sua miseri-córdia.

Doriana P P Tottola.

A FESTA JULINA

Uma festa quem não gos-ta né, ainda mais no frio que esquenta a união en-tre as pessoas trazendo muita diversão. Todos os

anos são realizadas várias comemorações e uma delas é a festa junina. Essa festa nada mais nada menos comemora três santos que são o Santo An-tônio, São João e São Pedro.

Page 3: Jornal de julho

Teve origem na região da França no século XII com a celebração dos solstícios de verão sendo o dia mais longo do ano, 22 ou 23 de junho vésperas do início das colheitas, nessa data é que são reali-zadas as festas juninas, entretanto não é comemo-rada somente nesses dias sendo que praticamente o mês inteiro é celebrado com muita festa.

Essa festa conta com a dança da famosa quadrilha, o estilo de roupa são as famosas roupas caipiras sendo coloridos tanto para as mulheres quanto para os homens, as meninas pintam o rosto, amar-ram o cabelo, as comidas típicas são o quentão, a pipoca, maçã do amor, algodão doce, vinho quen-te, doces como cocada, doces de milho como bolo e pamonha, canjica é um dos preferidos, cuscuz, arroz doce, batata doce, pé-de-moleque e entre muitos outros.

A diferença que existe entre a festa junina e a festa julina o nome próprio já diz; junina é realizada em junho e julina em julho, sendo que em julho al-guns celebram o dia de São Cristóvão, outros por-que não deu tempo de fazer em junho e faz em julho e por ser também um mês que também é frio. Aproveite e muito essas festas, pois só acon-tecem uma vez ao ano sendo muito divertido va-lendo muito a pena fazer parte dessa brincadeira.

PIADINHAS CRISTÃS _ Estavam brincando um menino e uma menina, ambos de 6 anos de idade. Ao terminar, diz a menina para o menino:

_Quando eu crescer vou querer me casar com vo-cê. _Não é possível, respondeu o menino. _Por quê? _Porque na minha família só se casa entre paren-tes. Minha mãe se casou com meu pai, minha avó com meu avô, minha tia com meu tio...

DICAS DE SAÚDE

Uma dieta rica em fibras e vegetais pode baixar o colesterol quase tan-to quanto os remédios. Para baixar o LDL, considerado o mau coleste-rol, devemos incluir em nossa roti-

na de alimentos: proteínas de soja, fibras solúveis contidas em frutas e vegetais como quiabo, berin-jela, aveia e cevada.

“LDL (lipoproteína de baixa densidade – Mau colesterol)”

“HDL (lipoproteína de alta densidade – Bom co-lesterol)”

DIVIRTA-SE Encontre no diagrama as palavras ao lado

LITURGIA São Pedro e São Paulo,

Apóstolos Solenidade – cor vermelha 03/07- Atos dos Apóstolos 12,1-11; Salmo 33 (34); 2 Timóteo 4,6-8.17-18; Mateus 16,13-19.

TEMPO COMUM

15º domingo - cor verde 10/07- Isaías 55,10-11; Salmo 64 (65); Romanos 8,18-23; Mateus 13,1-23. 16º domingo - cor verde 17/07- Sabedoria 12,13.16-19; Salmo 85 (86); Romanos 8,26-27 ; Mateus 13,24-43 . 17º Domingo – cor verde 24/07- 1 Reis 3, 5.-712 ; Salmo 118 (119); Romanos 8,28-30; Mateus 13,44-52. 18º Domingo – cor verde 31/07- Isaías 55,1-3 ; Salmo 144 (145); Romanos 8,35.37-39; Mateus 14,13-21.

Page 4: Jornal de julho

AGENDA DA COMUNIDADE Fique ligado na programação da comunidade

Reunião de Conselho Toda 1ª sexta-feira do mês Liturgia Todas as quartas-feiras às 19h30min Adoração ao Santíssimo Todas as quintas-feiras às 19h30min e todas as sextas-feiras às 6hs. Ensaio de canto Todos os Sábados às 17hs. Catequese Infantil Todos os Sábados às 15hs. Encontro de Jovens Todos os Sábados às 19hs Encontro dos Vicentinos Todas as terças-feiras às 19h30min Encontro da Legião de Maria Todas as segundas-feiras às 19h30min Na nossa Paróquia, a Comunidade São Tiago está em festa de 18 a 24 de julho de 2011. Às Comunidades Irmãs que celebram conosco, sejam muito bem vindas e desde já agradece-mos a sua presença. Confira a programação da festa. 18/07/2011 Segunda-Feira às 19:30hs. Pe. Cloves Participação da Comunidade Nossa Senhora Apa-recida (Vale Esperança - Cariacica) Com o tema: “A vida dos idosos” 19/07/2011 Terça-Feira às 19:30hs Pe. Cloves Participação da Comunidade São Lázaro (Nova Rosa da Penha I Cariacica) Com o tema: “Família” 20/07/2011 Quarta-Feira às 19:30hs Pe. Van-derlan Participação da Comunidade São Jorge (Caria-cica) Com o tema: “O Dízimo” 21/07/2011 Quinta-Feira às 19:30hs Pe. Paulo Participação da Matriz Santa Maria Goretti (Jardim América - Cariacica) Com a missa “A benção do Santíssimo” 22//07/2011 Sexta-Feira às 19:30hs Pe. Zé Luiz Participação da comunidade São José de Cala-zans (Feu Rosa – Serra) Com o tema: “Evangelização” 23/07/2011 Sábado às 19:30hs Pe. Vanderlan

Participação da Comunidade São João Batista (Padre Gabriel – Cariacica) e da Comunidade São João Batista (Boa Sorte – Cariacica) Missa Sertaneja com o tema: “Juventude” 24/07/2011 domingo às 17:00hs Pe. Paulo Santa Missa de encerramento da Festa do Padroei-ro São Tiago. com o tema: “São Tiago, Discípulo a serviço do reino” Estão todos convidados a participarem conosco desta grande festa que preparamos para homena-gear o nosso Padroeiro São Tiago. Todos os dias de segunda a sábado venderemos deliciosos quitutes. E no domingo teremos a festa com quadrilha dos jovens, dança das crianças, quitutes e o sorteio da Ação entre Amigos. A Ação entre Amigos será de um micro-ondas no primeiro prêmio, uma bicicleta no segundo prêmio e uma camisa oficial da Seleção Brasileira no ter-ceiro prêmio, com valor de R$ 2,00 (dois reais) cada número.

Não percam. Contamos com a sua presença.

A programação poderá sofrer alterações CONTATOS Mande sugestões de matérias para o jornal até o dia 25/08/2011 para: E-MAIL: [email protected] Ou procure um dos integrantes do Grupo de Jo-vens da comunidade São Tiago. Acesse também o Blog: catequistascomsaotiago.blogspot.com e fiquem por dentro das ações do grupo de jovens.

Lanchonete Estação Sabor

COLABORADORES