5
Mário de Sousa Feito por: Bernardo Sousa Nº8 e Cláudia Madeira Nº9

Mário de Sousa

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Mário de Sousa

Mário de Sousa

Feito por: Bernardo Sousa Nº8 e Cláudia Madeira Nº9

Page 2: Mário de Sousa

Mário de Sousa

Mário de Sousa nasceu a 1960, é o cientista português a quem melhor se aplicará o velho ditado «em casa de ferreiro espeto de pau». Conhecido nacional e internacionalmente pela sua investigação no domínio da infertilidade, essencialmente masculina.

Page 3: Mário de Sousa

Mário de Sousa

Quando, na escola, chegou a altura de pensar no futuro. O professor de filosofia aconselhou-lhe as biomédicas. Munido deste conselho foi à Faculdade de Medicina falar com um doutor que lhe indicou o caminho: biomédicas.

Não satisfeito, falou com um médico de medicina interna do Hospital de S. João. Não havia remédio: só dava biomédicas e ele, que o queria era estudar biofísica do sistema nervoso central, meteu os pés a caminho do Largo do Carmo em direcção ao ICBAS.

Page 4: Mário de Sousa

Mário de SousaA infertilidade masculina, nos primeiros anos da

década de 90, era ainda um problema sem resolução. Mário de Sousa e o grupo com que trabalhava criaram a micro-injecção para o tratamento da infertilidade.

O caminho foi realizado com a recolha de espermatozóides directamente nos testículos, de que resultaram bebés, depois, com as células precursoras quando não havia espermatozóides.

Page 5: Mário de Sousa

Mário de Sousa

Foi um caminho científico curioso até que em 1996 recebeu um convite do Hospital de S. João para prosseguir no Porto a sua investigação – que estivera para acontecer no ano anterior. Como não conseguiu, na altura, que lhe dessem um laboratório regressou a França, por pouco tempo.

O problema da infertilidade masculina, que Mário de Sousa estudou profundamente, já não é hoje tão preocupante. Professor no ICBAS e investigador na Faculdade de Medicina, continua a receber diariamente pedidos de informações, casos para estudar que lhe chegam de todo o mundo.