12
www.anoticiadovale.com Setembro | 2010 | Ano VII | Nº 89 R$ 1,50 Petrolina 115 anos Sorteio de casas populares e “Pedalada Saudável” na passagem de aniversário da cidade Sorteio de 600 unida- des de casas do pro- grama Minha Casa Minha Vida, par- ceria do município com o governo fede- ral, através da Caixa Econômica, fez parte da programação de aniversário de Petro- lina. Outra atividade que envolveu o povo petrolinense nesse período, abrindo as comemorações dos 115 anos da cidade, foi a I Pedalada Sau- dável com a partici- pação de quase mil ciclistas. [+] Páginas 03 e 07 Direito de Resposta da APLB – Sindi- cato [+] Página 03 União quer criar estatal para obra no Rio São Francisco [+] Página 06 Página 11 Boas Boas Curtas Curtas & & O distrito de Bem Bom, interior de Casa Nova, ganhou uma unidade odontológica, inaugu- rada dia 14, com a presença dos moradores do local. [+] Página 09 SDS promove atividades na Semana Nacional do Trânsito Luz para Todos em Sobradinho Presidente do Legislativo reforça apoio a Roberto Carlos Comunidade de Bem Bom ganha consultório odontológico [+] Página 09 [+] Página 07 Opinião O Lamento do Leito (homenagem ao Rio São Francisco) [+] Página 02 Editorial Projetos do governo, antes e depois das eleições [+] Página 02 [+] Página 04

Jornal Setembro

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Jornal Setembro

www.anoticiadovale.comSetembro | 2010 | Ano VII | Nº 89 R$ 1,50

Petrolina 115 anosSorteio de casas populares e “Pedalada Saudável” na passagem de aniversário da cidadeSorteio de 600 unida-des de casas do pro-grama Minha Casa Minha Vida, par-ceria do município com o governo fede-ral, através da Caixa Econômica, fez parte da programação de aniversário de Petro-lina. Outra atividade

que envolveu o povo petrolinense nesse período, abrindo as comemorações dos 115 anos da cidade, foi a I Pedalada Sau-dável com a partici-pação de quase mil ciclistas.

[+] Páginas 03 e 07

Direito de Resposta da APLB – Sindi-cato

[+] Página 03

União quer criar estatal para obra no Rio São Francisco

[+] Página 06

Página 11BoasBoas

CurtasCurtas

&&

O distrito de Bem Bom, interior de Casa Nova, ganhou uma unidade odontológica, inaugu-rada dia 14, com a presença dos moradores do local.

[+] Página 09

SDS promove atividades na Semana Nacional do Trânsito

Luz para Todos em Sobradinho

Presidente do Legislativo reforça apoio a Roberto Carlos

Comunidade de Bem Bom ganha consultório odontológico

[+] Página 09 [+] Página 07

Opinião

O Lamento do Leito (homenagem ao Rio São Francisco)

[+] Página 02

Editorial

Projetos do governo, antes e depois das eleições

[+] Página 02

[+] Página 04

Page 2: Jornal Setembro

02 Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Muitos projetos foram desenvolvidos pe-los governos estaduais e pela esfera federal, a mais pomposa nos discursos, tentando conven-cer a maioria da população brasileira que hou-ve avanço nas mais importantes áreas do país, a exemplo de saúde, saneamento e educação. A principal bandeira dos últimos anos do segun-do mandato do presidente Lula, não desconsi-derando os demais projetos do governo do PT, na verdade é o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, em duas edições, e que também favoreceu a promoção política do atual governo, servindo de plataforma para a eleição de uma sucessão petista, no caso, a candidata Dilma Rousseff.

Entre tantos desafios enfrentados pelaadministração pública, polêmicas, denúncias, e as estranhas alianças partidárias, o governo do Partido dos Trabalhadores, em nível estadual e nacional conseguiu romper barreiras institucio-nais, enraizadas há décadas por regimes políticos patronais, subservientes às grandes potências da indústria, da comunicação, e da política entre-guista, colocando o povo à margem das decisões democráticas, mas não conseguiu cumprir todas as metas administrativas, pautadas nos vaidosos PAC I e II, vedetes de um “caso de amor” mal re-solvido entre os municípios contemplados com o programa.

Não distante disso, e sofrendo problemas de continuidade, estão as obras vinculadas ao PAC, em Juazeiro, por exemplo, citando apenas algumas importantes pela relevância social que representam no município e região do Vale do São Francisco, como a ampliação da Ponte Presi-dente Dutra do lado baiano e o seu tão festejado e aguardado anel viário, que pretende desafogar o tráfego local e abrir possibilidades de cresci-mento a outras regiões.

A vizinha cidade de Petrolina, este mês co-memorando seus 115 anos de história, pelos avanços políticos que tem, foi contemplada primeiramente com o projeto de ampliação da ponte; agora é esperar que do lado de Juazeiro seja concretizado por completo, apesar dos de-sentendimentos políticos dos ex-gestores, e de projetos mal elaborados que causaram insatisfa-ção na sociedade e na administração pública da cidade. E nesse contexto está também um elenco de obras pontuais do município, como o sanea-mento básico dos bairros periféricos, entre ou-tras necessidades estruturais da área urbana.

Outra empreitada gigante do governo fede-ral, através do ministério da Integração Nacio-nal, é a obra de transposição das águas do Rio São Francisco, para atender, entre outras deman-das, mas principalmente políticas, municípios carentes do Nordeste aonde o rio diretamente não chega. Completando em 04 de outubro 509 anos de existência, o nosso patrimônio nacional, protagonista da ambição governamental de qua-se cinco bilhões de reais, está sendo penalizado pela euforia populista de nossos representantes, e cujo projeto de transposição não deverá ser concluídonofinaldoano,términodosegundomandato do presidente Lula, como previsto pelo governo.

Independente do resultado das eleições em nível nacional, o novo nome na presidência da República Federativa do Brasil vai ter que assu-mir esses projetos, mesmo que não atendam aos seus propósitos políticos, até porque o dinheiro público já foi enterrado nas obras do PAC, con-cluídasounão,eseforemdefinitivamentecan-celadas, a única e maior prejudicada nessa histó-ria é a população contribuinte desse país.

Projetos do governo, antes e depois das eleições

Uma mazela social que atende pelo nome de trabalho infantil e suas conseqüências

Chega-se ao novo milênio e com ele a in-tensificaçãodediversasmazelas sociais, dentre as quais se destaca o trabalho infantil. Ain-da que ele seja proibi-do no Brasil, diversas crianças convivem com problemas ocasionados por esse mal, como, por exemplo, o fato de abandonar a escola para se dedicar ao tra-balho.

Um dos fatores que ocasiona essa situação degradante é a péssi-ma condição econômi-ca de muitas famílias, que se vêem obrigadas a mandar suas crian-ças para trabalhar em diversos ambientes, a

fim de complementara renda familiar, ou assumi-la totalmente. Atrelado a tal questão, diversos empregado-res aproveitam-se des-sa situação, submeten-do diversas crianças a condições desumanas de trabalho. Essa ex-ploração precoce além de extinguir o acesso à educação por conta da alta carga horária de trabalho, aniquila qualquer perspectiva de progresso futuro dessas crianças.

Um dos efeitos que pode ocorrer em fun-ção desse problema é o analfabetismo, que consiste num tipo de exclusão social. Atual-mente, estamos inseri-

monstra interesse por essa realidade. Em ou-tras palavras, a socieda-de não se mobiliza para cobrar das autoridades medidas eficazes paraextinguir essa proble-mática.

Sendo assim, é ne-cessário que os vários segmentos da socieda-de mobilizem-se para cobrar dos governan-tes a erradicação da utilização dessa mão-de-obra ilegal. Dito de outra forma, o apoio da sociedade civil é pri-mordial à implementa-ção de programas para extinguir essa explora-ção pueril.

*Aluno do Curso de Letras da [email protected]

dos na era da informa-ção e do conhecimento, o que faz com que o saber seja considerado como um diferencial, na medida em que ele é produzido na mes-ma proporção que a riqueza material. Nes-sa perspectiva, a socie-dade exige cada vez mais das pessoas uma constante especializa-ção, para que elas es-tejam preparadas para as mais diversas mu-danças que ocorrem no contexto atual do nosso país.

Contudo, a questão do trabalho infantil não se limita à questão eco-nômica, mas também à indiferença da socie-dade civil que não de-

Silvio Profirio da Silva

E X P E D I E N T E

Este jornal é produto da empresa A Notícia do Vale.Fundado em 15 de maio de 2003.

Luiz WashingtonDiretor

Natália Aguiar - DRT- 3476Jornalista Responsável

Thaís Mariano ValenteDiagramação

Gráfica PrintpexImpressão

Rua das Algarobas, 238 - Centenário - Juazeiro - Bahia - Fone: (74) 3611-1561Site: www.anoticiadovale.com - E-mail: [email protected]

Paulo CarvalhoEditor

Não é de nossa responsabilidade os textos assinados.

Juazeiro, Petrolina,Casa Nova, Remanso,Pilão Arcado, Sobradinho, Sento-Sé,Curaçá, Uauá e outras.

CirculaçãoCirculação

nos

EDITORIALEDITORIAL OpiniãoOpinião

Page 3: Jornal Setembro

03Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Da Redação

Da Redação

Sorteio de casas populares marca aniversário da cidade

Hospital Regional inaugura Centro de Oncologia

O sorteio das 600 unidades de casas do programa Minha Casa Minha Vida, parceria do município com o go-verno federal, através da Caixa Econômica Fe-deral, fez parte da pro-gramação dos 115 anos de Petrolina. Aproxi-madamente cinco mil pessoas estiveram pre-sentes no Estádio Paulo de Souza Coelho onde participaram do sorteio do primeiro lote das 1.400 casas destinadas ao município.

De acordo com o superintendente de Ha-bitação, Ednaldo Lima, “depois do sorteio acontecerão mais duas seleções”, declarou, acrescentando ainda que os sorteados vão re-ceber uma visita de re-presentantes da prefei-tura onde 480 famílias, que obedecerem aos

O Centro de On-cologia do Hospital Regional de Juazeiro - HRJ passa a funcionar a partir de sua inaugu-ração este mês. O novo equipamento do Hos-

critérios exigidos pelo programa, serão enca-minhadas à Caixa “lá uma nova seleção será realizada, com o intuito de chegar ao denomi-nador dos 404 contem-plados nessa primeira fase”, esclareceu o su-perintendente.

O prefeito Julio Lós-sioafirmouseresseummomento ímpar e espe-cial em comemoração aos 115 anos do muni-cípio. “Com fé, traba-lhamos para ter o maior programa do Governo Federal, isso nos 115 anos de Petrolina. Até o fimdagestãoqueremosconstruir seis mil novas moradias para as famí-lias, casas que já vêm com toda estrutura de bairro, com saneamen-to e calçamento; ofere-cendo moradias dignas para nosso povo”, ex-plicou.

JulioLóssioafirmoutambém que está tra-

pital, inaugurado com a presença do secretá-rio de Saúde da Bahia, JorgeSolla,finalmenteé aberto para atendi-mento à população do Vale do São Francisco.

De acordo com in-formações da asses-

balhando para que em janeiro de 2011 mais casas sejam entregues a comunidade.“Jáconfir-mei com Lima, gerente da Caixa em Petrolina, e até o fim do nossomandato faremos mais de seis mil casas, pois o nosso povo merece ca-sas dignas”, assegurou.

O sorteio O sorteio das uni-

dades foi acompanhado por uma comissão elei-ta através de portaria assinada pelo prefeito, composta por represen-tantes da CEF, secreta-ria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Se-dest), Conselho de De-senvolvimento Social e superintendência de Habitação. O projeto, segundo a coordenação do evento, é que em 60 dias todas as famílias aprovadas nas três sele-ções já estejam em suas

soria de imprensa do HRJ, dezesseis pesso-as integram a equipe multiprofissional queirá atuar no Centro. For-mada por médicos, en-fermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga, assistente social, entre

Petrolina

HRJ

Prefeito Julio Lóssio: “Até o fim do nosso mandato faremos mais de seis mil casas”.

Foto: Joselito Tavares

DIREITO DE RESPOSTA DA APLB – SINDICATOO SINSERB de So-

bradinho fez uso dos meios de comunicação para denúncias fan-tasiosas e mentirosas. Como sabemos, o Sr. Francisco Laranjeira é um pelego, esteve sem-pre a serviços de quem estar no poder.

Quando faz críti-cas à APLB é por não conhecer os eminentes trabalhos desta enti-dade, aos longos dos 58 anos resistimos à ditadura nos tempos mais obscuros de nosso país, estivemos sempre nas trincheiras de luta, presente em todos os torrões do estado da Bahia, inclusive na ci-dade de Sobradinho.

Informamos e cons-cientizamos os trabalha-dores e trabalhadoras em educação, entende-

APLB

mos que só através da luta é que somos capazes de conquistarmos me-lhores condições de vida, sempre participamos do grito dos excluídos.

Quando se fala em luta a APLB se faz pre-sente, apoiando as en-tidades de forma cons-ciente e responsável, em prol de uma socie-dade mais justa e igua-litária. Quem é inteli-gente e comprometido conhece a resistência da Delegacia de Juazeiro e do Núcleo da APLB de Sobradinho, os tiranos tentam nos destruir, porém somos fortes e dinâmicos na história do tempo e eles tremem na base quando a APLB se faz presente.

Todos sabem que os professores Anto-nio Carlos dos Santos,

Ariovaldo Alves de Bri-to e sua equipe, sempre estiveram presentes em defesa dos trabalha-dores e trabalhadoras em Sobradinho e na região, participando de seminários, na luta que concretizou a reforma geral da Escola Maria José, onde em reunião com trabalhadores em educação e a comuni-dade, o professor Flam-ber, superintendente da DIREC 15, determinou que a escola iniciasse o ano letivo em outros prédios públicos, hoje esta foi reformada e en-tregue a comunidade de Sobradinho, no ato de inauguração a APLB também se fez presente.

Com relação às 178 ações na justiça isso é verdade, é mais uma prova do compromisso

e da responsabilidade com a categoria, as ações são para corrigirem os atos ilegais cometidos por alguns prefeitos e secretários, com rela-ção à contratação das duas advogadas ago-ra pelo SINSERB, nós que fazemos da APLB um Sindicato de luta e de grande responsabi-lidade com resultados para a região e também para o Estado da Bahia, nós temos advogados há 58 anos, queremos advertir ao SINSERB, que a nossa luta não é contra os trabalhadores e sim contra a injustiça dos patrões, até porque nunca andamos na co-zinha de prefeito algum e também nunca preci-samos beijar a sola dos pés para adquirir algu-mas migalhas.

Fomos à DIREC e solicitamos a nomeação da direção do Colégio Estadual Vila São Joa-quim, quando esta uni-dade estava há seis me-ses sem direção, mais uma conquista da nossa entidade.

O prof. Ariovaldo que sempre na vida, foi pautado na luta, partici-pou da elaboração PME (Plano Municipal de Educação) representan-do a APLB e apresentou propostas de valoriza-ção do profissional deeducação, eleições dire-tas para diretor e vice, frisando que é necessá-rio concurso público.

Só aqueles que não enxergam cegos pela ignorância e por não entender de luta, fazem acusações levianas. Bas-

ta de pelegagem, nosso lema é, “QUEM NÃO LUTA NÃO É DIGNO DE SEUS DIREITOS”, somos respeitados por-que nunca nos alinha-mos aos poderes, nossa bandeira sempre foi e será a luta, somos a ferramenta do bem es-tar da sociedade, não adianta querer nos des-truir, quem tem credibi-lidade estará sempre de pé.

Esta matéria é de res-ponsabilidade da APLB – Sindicato dos Trabalhadores e Tra-balhadoras em Edu-cação do Estado da Bahia.

Antonio Carlos dos Santos

Diretor da APLB – Sindicato

casas. O resultado do pri-

meiro sorteio com os nomes dos contempla-dos ficará disponível apartir deste mês no site da prefeitura www.pe-trolina.pe.gov.br.

outros, a equipe atende-rá em dois turnos diaria-mente.

Inicialmente serão realizados 400 atendi-mentos por mês, bene-ficiando pacientes daregião que necessitam de tratamento qui-mioterápico. O HRJ, que integra a rede es-tadual de saúde sob a

Critérios para recebimento das casas

•Termulherchefedefamília•Estaremmoradiainadequada•Vagas reservadas: idosos (3%) e deficientes(10%)•Maiornúmerodefilhos•Menorrendafamiliar

gestão do IMIP, já ofe-rece acompanhamento clínico para os pacien-tes com câncer em seu ambulatório.

Na primeira sema-na de funcionamento, 35 pacientes que vi-nham sendo acompa-nhados pela equipe do HRJ, iniciam a quimio-terapia. “Aos poucos

a unidade começará a atender a demanda dos pacientes da re-gião que fazem o tra-tamento em Salvador. O Centro tem toda a es-trutura necessária para prestar a melhor assis-tência ao paciente com câncer”, destaca a su-perintendente do HRJ, Graça Carvalho.

Page 4: Jornal Setembro

04 Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Programa

Ascom/Sobradinho

Ascom/Sobradinho

Comunidades de Sobradinho são contempladas com Luz para Todos

Inclusão digital chega a 11 escolas de Sobradinho

Forno microondas não faz bem

O Programa Luz Para Todos, através de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal está levando energia elétrica para as comu-nidades rurais do mu-nicípio de Sobradinho. Desta vez, as contem-pladas foram a Tatauí II, III e IV. Ao todo serão mais de 77 famí-lias beneficiadas como programa. As obras estão bem adiantadas e deverão ser conclu-ídas até o próximo mês.

O prefeito Genilson Silva (PT) visitará o lo-cal para inspecionar e inaugurar a obra. “A

Onze escolas da rede municipal de en-sino de Sobradinho foram contempladas com laboratórios de informática. O objeti-vo é facilitar o acesso de milhares de estu-dantes ao computador e a internet. “Nesta etapaforambeneficia-das quatro escolas no interior e sete na sede. Os laboratórios vão funcionar em salas construídas ou adap-tadas nas unidades es-colares, para atender alunos, professores e toda a comunidade”, frisa a secretária de

O uso do microon-das está em alta e ago-ra com mais facilidade de ser comprado está sendo popularizado. Há mais de 10 anos li uma reportagem aon-de era citado um maior número de doenças por causa do uso do tal forno de cozimento rá-pido. Dizia que a partir de 2010 teríamos uma epidemia de casos de câncer. Será verdade? Só que é difícil alguém colocar isto como cau-sa de doença, por isto vamos esperar e tomar cuidado. Lembra da-quele “velho” ditado:a pressa é inimiga da perfeição.

O maior problema do micro-ondas é não

chegada da rede elétri-ca irá contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades rurais be-neficiadas, facilitando

Educação, Ednalva Fernandes.

Os 150 computa-dores foram distribu-ídos em 11 escolas do município e a previsão é que sejam feitos a instalação dos demais. Os laboratórios fazem parte do Programa de Inclusão Digital TE-LECENTRO BRASIL, através do PAR - Pla-no de Ação Continu-ada e do PROINFO - Programa de Infor-mática na Educação. “Hoje o acesso a infor-mação é muito impor-tante e o aluno precisa estar interligado com a informação do mun-do”, conclui.

cozinhar o alimento nele colocado. Veja bem: nocozimento normal o ali-mento vai sendo aque-cido devagar e a água contida na panela vai penetrando também de-vagar nos poros dos ali-mentos até chegar à fer-vura que, dependendo do alimento a ser cozi-do,otempodeficarsobo efeito do aquecimento muda. Verduras em ge-ral o tempo de cozimen-to é de 8 a 15 minutos; os feijões também têm tempo de cozimento di-ferente.

No microondas o alimento tem o cozi-mento muito rápido que na verdade não cozinha, apenas as proteínas dos alimentos são quebra-

o desenvolvimento de programas na área da saúde, educação e agri-cultura, melhorando o acesso a informação e contribuindo para o

aumento de renda dos comunitários”, afirmao prefeito.

De acordo com o secretario de agricul-tura, Willys Nunes, a partir do próximo mês as famílias bene-ficiadaspassamacon-tar com o conforto e as facilidades da energia elétrica em casa. “A população está muito satisfeita, graças ao programa Luz Para Todos e ao nosso go-verno que vem tra-balhando muito para ajudar as pessoas que necessitam. É um so-nho que estar sendo realizado na nossa região e várias loca-lidades já foram con-templadas com o pro-

As comunidades de Tatauí II, III e IV foram as contempladas com o programa

Acesso ao computador e a internet agora é realidade nas escolas públicas

Moradores do local satisfei-tos: “agora podemos aposen-tar as nossas lamparinas”

Fotos: Divulgação

Foto: Ascom

Foto: Google

Educação

Saúde

grama e mais famílias serãobeneficiadas”.

Para seu Francis-co Assis, morador da Comunidade Tatauí III, sem dúvida o so-nho que era impos-sível está se tornado uma realidade. “Estou

muito satisfeito e com certeza vai mudar as nossas vidas e agora podemos aposentar as nossas lamparinas, motores e lampiões, é um sonho realizado em Sobradinho e esse governo está traba-lhando e nos ajudan-do muito”. Na cidade de Sobradinho o in-vestimento da obra é de quase um milhão e duzentos mil reais, e o programa destina-se a estender os serviços de energia elétrica às famílias que se man-têm basicamente à custa da agricultura de subsistência, me-lhorando a qualidade de vida e promovendo sua inclusão social.

das, podendo causar defeitos graves em fe-tos e em pessoas adul-tas porque a proteína é o principal agente de renovação dos tecidos, entrando nesta com-posição as vitaminas, minerais e fibras, tam-bém o colágeno. Muita gente sofre de doenças variadas apenas porque o alimento não foi bem cozido, passou muito tempo no fogo e entre outras substâncias, gera o ácido úrico, veneno no sangue responsável pela maior parte das dores reumáticas e de fibromialgia, além doenvelhecimento preco-ce e outros “babados” dolorosos. Teste seu mi-cro-ondas: coloque um

celular dentro do micro-ondas e ligue para este aparelho, se ele acusar a chamada está na hora de rever o uso do seu micro-ondas. As ondas que saem pelas brechas doaparelho jádanifica-do, podem gerar doen-ças, principalmente da visão.

Da Internet

Existem apenas uns poucos estudos cientí-ficossobreosefeitosdoconsumo de comida pre-parada [aquecida] por meio desta tecnologia, o quê é um tanto surpre-endente diante do fato de os fornos de micro-ondas são amplamente utilizados já há algumas

décadas. No entanto não há pesquisas sobre isso e o número de doenças continua crescendo.

Dois cientistas, Blanc e Hertel, comprovaram que os alimentos aque-cidos por microondas sofremmodificação no-tável em seus nutrientes. Hertel trabalhou muitos anos como cientista de alimentos em uma gran-de empresa suíça. Ele foi despedido porque ques-tionou os procedimen-tos de processamento de alimentos. Junto com Blanc, desenvolveu um estudo no Swiss Federal Institute of Biochemis-try e na University Ins-titute for Biochemistry (Instituto Universitário de Bioquímica) sobre

os efeitos do consumo destes alimentos em oito pessoas, analisan-do amostras de sangue colhidas momentos de-pois da refeição de “co-mida de microondas”.

Teodomiro Marinho, Tera-peuta Holístico Iridologis-ta, CRTH 0019, telefones 75 9134 6875 e 8817-4066 e 9113-0402. E-mail: [email protected]

Page 5: Jornal Setembro

05Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Política

Abastecimento

Esporte

Da Redação

Thalita Bezerra

Ascom/Casa Nova

Povo de Sobradinho acompanha Wagner e agradece pelas ações na cidade

Adutora leva água para as comunidades de sequeiro

Atletas de Casa Nova representam a Bahia no Campeonato Brasileiro de Taekwondo

As lideranças po-líticas de Sobradinho agradeceram ao gover-nador e candidato à re-eleição, Jaques Wagner (PT), as obras realiza-das na cidade, a exem-plo da pavimentação

Através da Pre-feitura Municipal de Sobradinho, as comu-nidades rurais estão re-cebendo água em suas casas pelo projeto de adutora. Nesta etapa serão beneficiadas ascomunidades de Tatauí II, III, IV, V, Santa Tere-

do Balneário Chico Pe-riquito e a recuperação das avenidas Alvorada e José Balbino de Sou-za. Wagner, acompa-nhado do candidato a vice Otto Alencar e dos postulantes ao Se-nado, Walter Pinheiro e Lídice da Mata, foi

sa, Serra Verde, Santa Maria e Canaã. O pro-jeto leva água às comu-nidades de Sobradinho e beneficia populaçõesque residem nas zonas rurais da cidade, e que moram principalmente em áreas de sequeiro e que sofrem com o pro-blema de abastecimen-to de água.

aplaudido pela popu-lação que lotou as ruas e duas principais ave-nidas da cidade.

Para o vereador Jo-aquim Francisco Sales (PRB), a reforma do balneário possibilitará a Sobradinho se tornar um dos pólos turísticos do estado. Além de se-diar uma das maiores usinas hidrelétricas do país; a economia do município baseia-se na pesca e na criação de caprinos e ovinos. A colônia de pescadores tem mil associados re-gulares.

Um dos pedidos mais insistentes da po-pulação é a reativação e reforma do Hospital Municipal, administra-do pela prefeitura e in-

Segundo o secretá-rio municipal de agri-cultura, Willys Nunes, o projeto da adutora já está na 3º etapa e o compromisso do Go-verno Municipal é le-var água para todas as comunidades. An-tigamente as pessoas tinham que comprar água e hoje os mora-dores tem água enca-nada suficiente para ouso pessoal e animal, lembrando que a água fornecida pela adutora não é para o consumo humano, para isso a Prefeitura continua com o atendimento via carro-pipa. “Estamos fazendo a manutenção com recursos próprios e com isso pretende-mos que o homem se mantenha no campo. No passado trabalhá-

Três atletas de Casa Nova receberam 2 me-dalhas de ouro e 1 de bronze, representando a Bahia no 27º Campe-onato Brasileiro de Ta-ekwondo Interestilos, que aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de setembro em João Pessoa – PB. O treinador, Vanderlei José dos Santos, come-mora as conquistas e já prepara a equipe para participar, em 2011, do campeonato sul-ameri-cano na Argentina.

“A região do Vale

Wagner foi aplaudido pela população que lotou as ruas da ci-dade

O projeto leva água às comunidades de Sobradinho e beneficia populações que residem na zona rural

A prefeitura disponibiliza 150 bolsas na academia de Taekwon-do para crianças e adolescentes

Willys Nunes: “Estamos fazendo a manutenção com recursos próprios e com isso pretendemos que o homem se mantenha no campo”

O governador estava acompanhado do candidato a vice Otto Alencar e dos postulantes ao Senado, Walter Pinheiro e Lídice da Mata

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

terditado há dois anos por não atender as nor-mas da vigilância sani-tária. “Considero que o governo deve nos ajudar em três áreas essenciais,quesão:in-fraestrura, educação e saúde. Tenho certeza que Wagner vai con-tinuar o bom trabalho

vamos com oito carros-pipa, com a chegada da adutora só estamos tra-balhando com dois car-ros pipas e já temos em

do São Francisco foi campeã pela primei-ra vez em um cam-peonato brasileiro de Taekwondo e estava bem representada pe-los jovens atletas de Casa Nova, que com o apoio da prefeitura municipal trouxeram essa vitória”, comemo-ra o treinador. A equi-pe também contou com o apoio do Cestão do Povo e do Armazém Paraíba.

De acordo com o secretário municipal de turismo esporte e lazer,

feito pela região. Foi através de seu gover-no que conseguimos sete unidades do pro-grama Saúde da Fa-mília”, disse o prefei-to Genilson Silva (PT).

O prefeito ain-da solicitou ajuda ao governador para im-plantar uma extensão

torno 40 km de rede”, enfatizou o secretário.

O projeto de aduto-ra tem como objetivo a garantia da oferta sus-

Itamar Rocha, a prefei-tura disponibiliza 150 bolsas na academia de Taekwondo de Casa Nova para crianças e adolescentes em situa-ção de vulnerabilidade social, o objetivo é tirar os jovens das ruas atra-

da Universidade do Estado da Bahia na ci-dade, principalmente o curso de Engenharia de Pesca. Fizeram par-te da visita do gover-nador, os candidatos a deputados: JosiasGomes (PT), Paulo Rangel (PT) e Roberto Carlos (PDT).

tentável de água em quantidade e qualida-de adequadas para os ex-ribeirinhos desloca-do com a construção da Barragem. Para o prefeito Genilson Silva (PT), essas obras aju-dam na sustentabilida-de do homem do cam-po. “A próxima etapa será a implantação de estações de tratamento de água nessas comu-nidades, dispensando assim o uso dos carros-pipa.” concluiu o Pre-feito.

“É uma felicidade ter água encanada, não vamos mais ter pro-blema da falta de água e nem precisar pegar água com baldes e pa-gar carros-pipa”, co-memora dona Maria, residente na comuni-dade de Tatauí II.

vés do esporte. “Acre-ditamos que através de ações como essa pode-mos formar cidadãos e mudar a história do município, distancian-do cada vez mais nos-sos jovens das drogas e da violência”.

Ouro

•Andressa U. LopesFeitosa 12 anos

•Alonso Carvalho

da Costa 8 anos

Bronze

•LucasdeCastro15anos

Page 6: Jornal Setembro

06 Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

União quer criar estatal para obra no Rio São Francisco

04 de outubro - Parabéns ao Rio São Francisco

A menos de quatro mesesdofimdoman-dato, o governo pla-neja a criação de mais uma estatal. A nova empresa terá como tarefa operar a trans-posição do Rio São Francisco e fazer a manutenção dos qua-se 800 quilômetros de canais de concre-to em construção no semiárido nordestino - a obra mais cara do

No dia 4 de outu-bro de 1501, uma ex-pedição naval coman-dada por Américo Vespúcio que descia parte da costa brasilei-ra para reconhecimen-to, deparou-se com a imensidão da foz de um rio grandioso. Desse encontro nasce o primeiro relato ofi-cial em relação ao Rio São Francisco e a data do seu batismo pelos portugueses, que es-colheram esse nome por ser o dia 4 de ou-tubro o dia do santo São Francisco. Pelos índios daquela região, o Rio era conhecido como Opará, um vo-cábulo que representa

AE - Agência Estado

Transposição

Programa de Acele-ração do Crescimento (PAC) paga com di-nheiro dos impostos.

Por atraso no cro-nograma, a transpo-sição das águas não será inaugurada até o fimdoano.Apontadapelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “uma das maio-res obras feitas no mundo” e a principal realização de seu go-verno na região Nor-

deste, a transposição só deverá ter o pri-meiro dos dois eixos prontos em junho de 2011. A obra comple-ta deverá entrar em operação apenas no fimdoanoseguinte.

Antes da entrada em funcionamento do primeiro trecho, o go-vernoprecisadefinirocusto da água da trans-posição. Isso será feito com o detalhamento da nova estatal incumbida

Foto: www.marceloandre.com

de operar o sistema, já chamada nos estudos prévios de “operadora federal”.

“O funcionamento da transposição tem um custo”, diz o coor-denador do conselho de gestão do projeto, José Luiz de Souza, funcionário do Minis-tério da Integração Na-cional. “O custo não será assombroso, será suportável. Água cara é a que não está dispo-

nível”, pondera Sou-za, sobre o aumento na conta d’água dos futuros beneficiadospela transposição do São Francisco. “Será melhor do que pagar pelos carros-pipa.”

A construção dos canais, porém, será inte-gralmente bancada pelo dinheiro dos impos-tos arrecadados pela União. Até o início do mês, a transposição do Rio São Francisco já ha-

via custado aos cofres públicos mais de R$ 2 bilhões, de acordo com dados do Tesouro Na-cional pesquisados pela ONG Contas Abertas. Esse valor corresponde a45%dosgastosauto-rizados pelas leis orça-mentárias desde 2004, antes mesmo do início formal das obras, em junho de 2007.

Informações do jornal O Esta-do de São Paulo.

a sua imensidão na eti-mologia tupi-guarani. Opará = rio-mar.

Hoje, o São Francis-co é o Velho Chico, é o rio da integração nacio-nal, o rio do cerrado, da caatinga e do sertão, o rio do Brasil, o rio da polêmica da transposi-ção, o rio que sofre, o rio que precisa de uma solução.

No Rio São Francisco são: •2.700kmdeextensão.• 4 regiões (Alto,Mé-dio, Sub-Médio e Baixo São Francisco). •7unidadesdaFede-ração (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco,

Alagoas, Sergipe, Goi-ás, e Distrito Federal). •504municípios.

• 16 milhões de habi-tantes(9,5%dapopula-ção do país).

•639.219km2deáreade drenagem. •168afluentes.

Fonte: www.agbpeixevivo.org.br

SDR realiza ações no interior A prefeitura Mu-

nicipal de Petrolina, através da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da se-cretaria de Infra-estru-tura vem realizando ações no interior do município. Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricar-do Rocha, foram mais de 800 quilômetros de estradas recupera-das, revitalização de mais de 200 poços e outros serviços como limpeza no bojo dos açudes públicos, além do patrolamento de estradas como a que liga Uruás a Caititu, e em outras localidades como Alagadiço do Meio.

Ascom/Petrolina

Rural

Segundo o secre-tário de Desenvolvi-mento Rural, Raimun-do Aquino, a ação de limpeza no bojo dos açudes consiste na per-furação do solo para extrair água submer-sa, e ao mesmo tempo, criar um reservatório. A água extraída é des-tinada aos animais e após as chuvas, o mon-tante represado serve para a criação durante aproximadamente um ano, garantindo água tanto no período de es-tiagem como no inver-no. Os locais são esco-lhidos de acordo com o curso dos riachos. A limpeza está sendo realizada também nas localidadesde:Caititu,Poço da Onça, Carretão

e Atalho, e iniciada na comunidade de Vila Beiju.

Também está sen-do instalada na zona rural uma unidade demonstrativa do Pro-grama Água Doce, pro-movido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefei-tura de Petrolina, atra-vés das secretarias de Desenvolvimento Ru-ral (SDR) e Social (Se-dest), juntamente com a Embrapa. A unidade de Petrolina é a primei-ra no sertão e a sétima do país.

Reservatórios

O programa utili-za três reservatórios e consiste na captação

de água salobra de poço profundo, onde é transformada, atra-vés de dessalinizado-res, em potável para consumo humano, e é armazenada em um reservatório. A parte salgada é distribuída nos outros dois tan-ques para criação de tilápia vermelha. O terceiro recebe água dos dois primeiros com adubos orgâni-cos oriundos das fe-zes dos peixes, e essa água é bombeada para um hectare de erva-sal, para a sua transforma-ção em alimento para animais, pois a planta é tipo de forrageira destinada para con-sumo e engorda de caprinos e ovinos. “É

uma obra muito útil, gera emprego, renda e saúde para comu-nidade, que pode se alimentar através do peixe, que é uma car-ne saudável, e ainda vender o excedente”, ressalta Raimundo No-nato.

O secretário de De-

Foram mais de 800 quilômetros de estradas recuperadas e re-vitalização de mais de 200 poços

Foto: Joselito Tavares

senvolvimento Rural explica que os tanques foram concebidos para que posteriormente a comunidade faça a ges-tão do que foi oferecido. Os técnicos da EMBRA-PA capacitam os mora-dores para que depois eles realizem o proces-so por conta própria.

Page 7: Jornal Setembro

07Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

I Pedalada Saudável marca programação dos 115 anos da cidade

Integrando as co-memorações do ani-versário de Petrolina, a Secretaria Munici-pal de Esportes, em parceira com Secre-taria de Desenvolvi-mento Social e Traba-lho (Sedest), realizou dia 18, a primeira Pe-dalada Saudável, que foi bastante concorri-da. Os quase mil par-ticipantes se concen-traram na Academia das Cidades, momen-tos antes de percorrer dez quilômetros pe-las principais ruas do município.

Aofinaldopasseioforam sorteadas 17 bi-cicletas entre os inscri-tos, que também cola-boraram com o social, doando um quilo de

Ascom/Petrolina

alimento não perecível, que será encaminhado, segundo a secretária da Sedest, Tereza Vir-ginia, a duas institui-ções, a Sementes do Amanhã e a Crelpes, ambas de Petrolina. “Ficamos muito feli-zes com a participa-ção do povo de Pe-

Da Redação

Presidente do Legislativo reforça apoio a Roberto CarlosEm Sobradinho Geraldo Dantas fez carreata com o deputado

Com a proximida-de das eleições “e na certeza da vitória”, segundo as palavras do presidente da Câ-mara de Vereadores de Sobradinho, Ge-raldo Dantas (PDT), o deputado estadual, candidato a reelei-ção, Roberto Carlos (PDT), recebeu mais reforço a sua campa-nha, em suas últimas

visitas à “Terra da Barragem”. Geraldo mais motivado agora, não só declara apoio ao candidato pedetis-ta, como se entrega à campanha numa mi-litância de verdadeiro partidário.

O deputado Ro-berto Carlos e o pre-sidente do Legislativo Geraldo Dantas parti-ciparam juntos da car-reata do governador,

Roberto Carlos e Geraldo Dantas participaram juntos da carreata do governadorA carreata de Roberto Carlos contou com motoqueiros e reforçou apoio a sua candidatura

Geraldo Dantas está confiante na vitória do deputado Roberto Carlos

Petrolina

Política

trolina na pedalada saudável, pois hoje, além de incentivar atividades, que pro-movem mudanças de hábitos, na conquista de uma melhor qua-lidade de vida, ainda ajudamos instituições filantrópicas da cida-de”, expôs.

Satisfeito com o sucesso da I Peda-lada Saudável, o se-cretário de Esportes, Ailton Guimarães, explicou que a peda-lada foi criada com o intuito de compor a programação dos 115 anos de Petrolina, e reforçando a fala da secretária Tereza Vir-ginia, afirmou que oevento tem a finali-dade de fortalecer e criar hábitos saudá-veis na população, como também aju-dar o próximo, “para tanto a coordenação estipulou no ato da inscrição a doação de um quilo de alimento não perecível. Inscri-ção que também dava o direito ao ciclista de concorrer ao sor-teio de 17 bicicletas.

Agora a meta é que a Pedalada Saudável seja inserida no calen-dário dos próximos aniversários da nossa cidade, declarou.

Para o prefeito Julio Lóssio, a idéia do secretário Ailton Guimarães foi muito bem acertada, tanto que a população de

Petrolina aderiu já na primeira pedalada saudável. “Foi uma grande idéia a do se-cretário Ailton. Espe-ro que ela seja realizada maisvezes.Eficomaisfeliz por perceber que aqui se encontram jo-vem, adultos, crianças, ou seja, a família petro-linense”finalizou.

O prefeito Julio Lóssio se juntou aos ciclistas para festejar Petrolina

A primeira Pedalada Saudável foi bastante concorrida com quase mil participantes

Fotos: Joselito Tavares

Fotos: Divulgação

candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), jánaretafinaldecam-panha,reafirmandooscompromissos com a “comitiva da vitória”, que esteve visitando a cidade de Sobradinho e região este mês. O vereador ainda pro-moveu dia 07 de se-tembro, data cívica, uma carreata pelas principais ruas da ci-dade, acompanhado

do deputado e de seu povo“amigoefiel”.

Geraldo Dantas está confiante na vitória dodeputado Roberto Car-los. “Acredito que o nosso deputado terá uma boa votação na cidade. Sobradinho vai saber reconhecer o tra-balho de Roberto, que trouxe benefícios para o nosso povo”, discur-sou otimista o presi-dente da Câmara.

Page 8: Jornal Setembro

08 Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Campanha

Agricultura

Imunização

Doação de sangue mobiliza voluntários em Casa Nova

Casa Nova inicia pagamento do programa Garantia Safra

Profissionais são treinados para administrar nova vacina

Ascom/Casa Nova

Ascom/Casa Nova

Taisa Alencar

A prefeitura mu-nicipal de Casa Nova, em parceria com a

No município de Casa Nova, os agri-cultores familiares re-ceberão o seguro para compensar parte das perdas sofridas na última safra. O pro-grama Garantia Safra, do governo federal, está efetuando o pa-gamento de R$ 600 a cada uma das 2.785 famílias casanoven-ses, cadastradas no

A coordenação Mu-nicipal do Programa Nacional de Imuni-zação realizou dia 17, uma capacitação com enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades Primárias de Saúde e demais pontos de va-cinação de Petrolina. O treinamento teve como objetivo passar infor-mações e orientações sobre a vacina meningo C, introduzida recente-

Igreja Adventista do 7º Dia realizou cam-panha para doção de sangue no município,

dia 18. A ação faz par-te do Projeto Vida por Vidas, idealizado em 2005 e premiada em 2006 pela Organiza-ção Mundial de Saúde e já ajudou a levantar mais de 300 mil doa-dores de sangue em oito países sul-ameri-canos. É uma iniciati-va dos adventistas do sétimo dia com apoio dos hemocentros de todas as regiões bra-sileiras, órgãos gover-namentais e sociedade civil organizada.

De acordo com o secretário munici-pal de saúde, Solon Xavier, a doação de sangue é segura e não demora mais de 1/2 hora. Todo o material utilizado é descartá-vel e oferece total se-gurança. “A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio san-gue para beneficiaras pessoas que neces-sitam receber sangue por qualquer motivo.

Infelizmente ainda não foi encontrado ne-nhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema im-portância e valor, pois a sua ausência resulta em morte”, esclarece o secretário alertando que segundo dados do Ministério de Saúde o Brasil necessita diaria-mente de 5.500 bolsas de sangue.

O diretor da Igreja Adventista em Casa Nova, José Marcos Ri-beiro, explica que para

doar sangue o indiví-duo preenche um ca-dastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como do-ador e ainda para que seja produzida sua car-teira de doador. Após o cadastro o mesmo é levadoatéumprofissio-nalqueiráverificarseupeso, batimentos cardí-acos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clíni-ca, onde responde per-guntas importantes so-bre sua condição física.

A doação de sangue é um ato voluntário

Os agricultores podem conferir a relação dos beneficiários e as datas de recebimento na sede da secretaria de Agricultura

Fotos: Google

Foto: Ascom

programa 2009/2010, e que não tirou safra na última colheita.

O secretário mu-nicipal de agricul-tura, Carlos Castro, informa que os agri-cultores podem con-ferir a relação dos beneficiárioseasda-tas de recebimento na sede da Secretaria Municipal de Agri-cultura e Meio Am-biente. “As quatro

mente pelo Ministério da Saúde (MS) no ca-lendário de vacinação da criança e que prote-ge contra a meningite C. A expectativa é de que o MS comece a dis-tribuir as doses no iní-cio de outubro, quan-do estarão disponíveis também para os pontos de vacinação do muni-cípio.

Durante a capaci-tação foram passadas informações sobre os procedimentos que de-vem ser adotados no

parcelas de R$ 150 serão pagas na Caixa Econômica Federal e nas Casas Lotéricas. Estou muito satisfeito com o cadastramen-to desse ano, pois já conseguimos cadas-trar 3.986 famílias, no programa garan-tia safra 2010/2011”, afirma.

O objetivo do pro-grama criado pelo Go-verno Federal, vincu-

lado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário é garantir con-dições mínimas de so-brevivência aos agri-cultores familiares dos municípios sujeitos à perda de safra em ra-zão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuva, que tenham renda de até um salá-rio mínimo e meio e plantem entre 0,6 hec-tare (ha) e 10 ha.

manejo com a substân-cia e pacientes, como será feita a distribuição das vacinas, público alvo e orientações que devem ser repassadas aos pais. A diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, explica que a dose é aplicada por via intramuscu-lar na lateral da coxa e pode ser realizada simultaneamente com outras vacinas de roti-na, como pólio e hepa-tite C. “Temos hoje um calendário onde são

oferecidas as vacinas essenciais para evitar doenças e com a inclu-são desse imunobioló-gico estaremos evitan-do mais uma doença e protegendo ainda mais nossas crianças” com-plementou.

Em relação à idade, o esquema da Menin-go C inclui a primeira dose aos três meses, com segunda dose de reforço aos cinco me-ses e a terceira aos 12 ou 15 meses. Crianças entre 10 e 12 meses que

iniciarão o esquema vacinal nesta faixa etá-ria farão uso de apenas uma única dose, sem necessidade de reforço. Excepcionalmente nes-ta fase de implantação as crianças com até dois anos também serão va-cinadas com uma úni-ca dose. Nos próximos anos o esquema prevê a vacinação apenas para menores de um ano de idade.

Sobre a Vacina – A meningo-c é indicada para fazer a imuniza-ção contra infecções meningocócicas, cau-sadas pela bactéria

Neisseria meningitidis. Como ela é revestida por uma cápsula que a torna resistente, a vaci-na estimula a produção de anticorpos, provo-cando uma imunidade contra a meningite C, o que ocorre depois de 10 a 14 dias depois de to-mar a dose. Em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais, como dor local, febre mode-rada e irritabilidade. A vacina é contra indica-da para crianças que tenham alergia a algum tipo de componente da vacina e crianças em es-tado febril agudo.

Page 9: Jornal Setembro

09Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

SDS promove atividades na Semana Nacional do Trânsito

Comunidade de Bem Bom ganha consultório odontológico

Dando continui-dade às atividades da Semana Nacional do Trânsito iniciada dia 18 de setembro e que este ano tem como tema “Cinto de Segu-rança e Cadeirinha”, a secretaria de De-fesa Social (SDS) em parceria com a Polí-cia Militar e a TV São Francisco realizou dia 20 uma blitz educati-va visando principal-mente a conscientiza-ção para o transporte de crianças com segu-rança.

Agentes da SDS, policiais militares e alunos de uma escola de Juazeiro distribu-íram panfletos edu-cativos e orientaram

O distrito de Bem Bom, interior de Casa Nova, ganhou uma unidade odontológi-ca, inaugurada dia 14, com a presença dos moradores do local. O novo equipamento foi idealizado pela secre-taria de Saúde do mu-nicípio, e dará suporte ao Programa de Saú-de da Família – PSF, desenvolvido naquele distrito.

De acordo com So-lon Xavier, secretário de Saúde, o objetivo da equipe de saúde do município é trabalhar a prevenção. “Temos que cuidar da saúde das nossas crianças para serem adultos saudáveis. Nosso obje-

Ascom/Juazeiro

Da Redação

Segurança

Inauguração

motoristas e pedestres para a importância da segurança no trânsito. De acordo com os or-ganizadores da ação em Juazeiro, esse tipo de atividade promo-ve a discussão acerca do tema e incentiva o uso de artigos de

tivo é levar para cada PSF que inaugurarmos o Programa de Saúde Bucal”, explica.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura realiza um bom tra-balho através de um atendimento descen-tralizado. “Pois esse consultório tem equi-pamentos de alta qua-lidade para atender os usuários dessa comu-nidade”, disse.

O consultório con-ta com o atendimento de dois odontólogos realizando um tra-balho de prevenção, limpeza, restaura-ções, extrações e pa-lestras educativas. A expectativa é atender cerca de 20 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira no horário

segurança. “As ati-vidades da Semana Nacional do Trânsito têm a função de sen-sibilizar e orientar através da educação. As punições somente serão aplicadas em casos extremos que coloquem vidas em

de funcionamento do PSF. “Esse trabalho é muito importante. Muitas pessoas aqui em Bem Bom têm dificuldade para fre-quentar um dentista e com o atendimento aqui na entidade esse acesso é facilitado”, comemorou a dona de casa, Alexandra Arruda.

O prefeito Orlando Xavier destacou que é uma grande satisfação à realização de ações voltadas para a saú-de dos casanovenses. “Estamos investindo em todas as áreas e não poderíamos deixar de efetuar melhorias no setor odontológico. É um setor que tem sido reformulado em nossa gestão”, completou.

Alunos distribuíram panfletos educativos e orientaram motoris-tas e pedestres para a importância da segurança no trânsito

Blitz educativa visando a conscientização para o transporte de crianças com segurança

Após a inauguração as pessoas presentes visitaram as instalações do consultório

Fotos: Ascom

Foto: Ascom

risco”, afirmou CianeCavalcante, coordena-dora de Educação para o Trânsito da SDS.

Segundo o DENA-TRAN, o tema escolhi-do para a campanha

deste ano é justificadopelo fato de serem as crianças as maiores ví-timas de acidentes de trânsito, e o uso do dis-positivo de retenção, popularmente conheci-

do como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, pode dimi-nuir drasticamente as chances de lesões gra-ves e de morte no caso de uma colisão.

Page 10: Jornal Setembro

10 Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Palanque composto pelas autoridades no desfile de 7 de Setembro em Sobradinho.

A linda garota e aluna da Escolinha Tia Rita desfilando com a ban-deira da escola em homenagem a Pátria em Sobradinho.

Banda de Fanfarra de Sobradinho participando das homenagens ao 7 de Setembro.

Tassiane, José Américo, Ricardo Patrese e Sônia Maria no aniversá-rio de Pedro Henrique e João Vitor.

João Vitor, aniversariante do dia 7 de setembro com a namorada Raysa, aniversariante do dia 31/08.

Os primos Pedro Henrique, Tassiane, João Vitor e Ricardo Patrese.

A 3ª idade foi a mais aplaudida no desfile cívico da Terra da Bar-ragem.

O deputado federal Sérgio Brito em visita a Sobradinho. Nosso amigo e colaborador do Jornal A Noticia do Vale em Reman-so, Sargento Pinheiro.

Dayse, Sabrina, Juninho, Vanessa, Tassiane e Rizzia na Orla de Jua-zeiro.

Cosme Coelho de Casa Nova, aniversariante do dia 09 de setembro. Parabéns!

Raisa Garota Sobradinho 2010.

Page 11: Jornal Setembro

11Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com

Curtas & BoasCurtas & Boas

Juazeiro Casa Nova

Caixa

Foi inaugurada re-centemente em Re-manso uma agência da Caixa Econômica Federal. É o Progres-so chegando à cidade de Zé Filho. BR 235

Falando de Progres-so em Remanso, está sendo feita uma das melhores estradas do Brasil na BR 235 entre o trecho Lajedo/Casa Nova a Remanso. De-morou mas valeu à pena.

DER-BA

Já pensou se aque-le asfalto com brita fosse feito até a divi-sa com Petrolina? O DER-BA não estaria tapando tantos bura-cos todos os meses.

Largura

Interessante que a estrada, além de ser na brita, é mais larga

Remanso

Debates

A Rádio Juazeiro pro-moveu em setembro dois debates: um comos candidatos a depu-tados estaduais de Ju-azeiro e outro com os federais, também de Juazeiro.

Compadres

Apesar da intenção da emissora ter sido a me-lhor possível, o debate parecia mais com uma conversa de compa-dres.

“Beijos e abraços”

David Lima, mesmo chorando na despe-dida, ainda deu umas duas tacadinhas em Pedro Alcântara e Misael. O resto foi só

Wagner

O candidato do PT Ja-ques Wagner esteve em Casa Nova para uma li-geira carreata, onde des-filouemcarroabertoporalgumas ruas e avenidas da cidade, parando em frente à prefeitura para fazer seus agradecimen-tos ao prefeito Orlando Xavier e ao povo casa-novense, pela receptivi-dade.

Wagner 1

Em seguida veio a Jua-zeiro, onde participou também de uma enorme carreata e depois viajou paraBonfimparafazercomício, pegando vôo em seguida para Salva-dor.

Josias

Antes de visitar Casa Nova, Wagner esteve em Sobradinho, com os candidatos a deputados, Josias Gomes, Paulo Rangel, Roberto Carlos e o vice Otto Alencar, onde também partici-pou de uma carreata promovida pelos seus aliados. Pinheiro

Aindafizeramparte dacomitiva os candidatos ao senado, Walter Pi-nheiro e Lídice da Mata. Geddel

Quem também esteve em Casa Nova na sexta feira 17, foi o candidato ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima. Ele veio acompanhado dos candidatos ao senado, César Borges e Edvaldo Brito. Geddel 1

Com Geddel, veio tam-bém os candidatos a de-putados, Misael Aguilar e Luciano Simões. A comitiva de Geddel foi recebida por uma gran-de multidão que foi em forma de arrastão para o palanque no centro da cidade, onde aconteceu um comício.

“beijos e abraços”.

Quente?

Chega-se a conclusão que debate quente, só com candidatos a pre-feito. Aí sim, o pau quebra.

Só?

Juazeiro tem cinco can-didatos a deputados estaduais:PedroAlcân-tara, Misael Aguilar, Roberto Carlos, David Lima e Luiz Carlos. Os federais são: JorgeKhoury, Joseph Bandei-raeReinaldodaGráfica. Se soubesse...

Se o eleitor soubesse votar, dava para eleger três estaduais e dois fe-derais

SocialADICANO também presente em educação

A Associação dos Diabéticos de Casa Nova Bahia – ADICA-NO também está pre-sente no desenvolvi-mento da educação no município de Casa Nova. A entidade im-portante pela sua luta em prol dos diabéticos e hipertensos, entre out-ras atividades voltadas para seus associados, participa do processo de inclusão social, de-senvolvido pelo Estado,

que é o TOPA – Todos Pela Alfabetização.

A ADICANO tam-bém promoveu entrega de certificados aos co-laboradores e amigos do programa desen-volvido pela entidade social, intitulado “Di-abéticos e Hipertensos de Bem com a Vida”. Um dos contemplados com essa homenagem é o empresário Fernando José Cordeiro, com o título de amigo do pro-grama.

Da Redação

Sobradinho

EMSAE

A EMSAE entregou dois jogos de uniformes para cada funcionário, em momento festivo reali-zado na sede da empre-sa. O prefeito Genilson Silva (PT) participou das festividades e prestigiou os funcionários.

Wagner

Antes de ir à Casa Nova e depois a Juazeiro, Wagner desceu em So-bradinho para uma car-reata nas avenidas Al-vorada e José Balbino de Souza.

Wagner 1

Em Sobradinho, Wag-ner foi recepcionado pelo prefeito Genilson Silva, o presidente da Câmara - Geraldo Dan-tas Filho, demais verea-

Participantes e colaboradores do TOPA - uma parceria com a Adicano

Fernando José Cordeiro com o título de amigo do programa da Associação

Fotos: Divulgação

que a anterior. Tem 9 metros de largura, incluindo, é claro, o acostamento.

Pontes

Estão sendo feitas também várias pon-tes, onde passam os riachos, para evitar quebrar a pista com as possíveis chuvas fortes. Wagner

Quando o candidato ta bem nas pesquisas, nem faz mais comício para pedir o voto. É o caso de Jaques Wag-ner. Não fez nenhum comício aqui na re-gião; o negócio dele é carreata.

Cidades pequenas

Só não dá para en-tender um candidato que as pesquisas o apontam com mais de50%, fazendo car-reata em cidades pe-quenas com menos de 15 mil eleitores.

Edvaldo Brito

O candidato ao senado, Edvaldo Brito, para pro-var que é um homem humilde e de muita fé, ajoelhou para o público, apelou pra Deus e pediu o voto.

Lágrimas

Wilson Cota, presiden-te do PMDB de Casa Nova, ao se emocionar, foi às lágrimas por duas vezes. Wilson Cota é um daqueles que ainda acre-dita na vitória de Geddel no segundo turno.

Campeonato

Foi dado inicio, dia 18, no Estádio Antônio Anastácio de Castro, o segundo turno do cam-peonato municipal com a presença de times de futebol da sede e do in-terior.

dores, lideranças comu-nitárias e o povo.

Rangel

Wagner estava acompa-nhado dos candidatos:Walter Pinheiro, Lídice da Mata, Josias Gomes, Paulo Rangel e Roberto Carlos

Roberto

Paulo Rangel parece não ter gostado nem um

pouquinho da presença de Roberto, na carreata. Surgiu um comentário lá em Sobradinho, que houve um pequeno de-sentendimento entre os dois deputados, antes de começar a carreata. Motivo:ciúmes.

Medo

Paulo Rangel teme que Roberto Carlos seja mais votado do que ele, em Sobradinho.

Page 12: Jornal Setembro

12 Vale do São Francisco, Setembro de 2010 - Ano VII - Nº 89 - www.anoticiadovale.com