26
Citoplasma Alunos: Edvaldo Júnior, Felipe Henrique, Julio Scardini, Karoline Pessoa, Nayele Santos, Vivian Cardoso. Turma: 1M2

Citoplasma

Embed Size (px)

Citation preview

CitoplasmaAlunos: Edvaldo Júnior, Felipe Henrique,

Julio Scardini, Karoline Pessoa, Nayele Santos, Vivian Cardoso.

Turma: 1M2

O que é o citoplasma?• Nos eucariotos das células, existe um

espaço entre a membrana nuclear e a membrana plasmática: o citoplasma. Essa região abriga um fluido viscoso que é chamado de citosol, constituído de íons dissolvidos em solução aquosa e demais substâncias.

A diferença básica entre o citoplasma vegetal e animal

• As células de diferentes grupos biológicos podem ter substâncias diferentes nas características de seus citoplasmas. Isso pode ser explicado pelo simples fato de que, nas células vegetais, o citoplasma ocupa menos espaço, por causa da presença dos vacúolos. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume total da célula.

Retículo endoplasmático rugoso (RER)

• como apresentam ribossomos aderidos à sua membrana externa, este retículo também possui a função de síntese proteica, porém a maior parte das proteínas será secretada. Dentro do RER, na maioria dos casos, ocorre a ligação do carboidrato com as proteínas produzidas pelo ribossomo, formando glicoproteínas.

Retículo endoplasmático liso (REL)

• entre as diversas funções do REL, destacamos a síntese de lipídeos como óleos, fosfolipídeos e esteroides. Entre as secreções esteroides, podemos destacar os hormônios sexuais (estrogênio e testosterona); Em relação à desintoxicação, as enzimas do REL auxiliam este processo tornando algumas drogas mais solúveis facilitando assim seu processo de eliminação.

Ribossomos• são formados a partir do RNA

ribossômico, realizam a síntese de proteínas. Encontramos ribossomos ligados (aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso) e ribossomos livres. Nos ribossomos livres ocorre a produção das proteínas que atuam no citosol.

Complexo de Golgi• Conjunto de bolsas achatadas

empilhadas uma sobre as outras• A função mais importante do Complexo

de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.

Lisossomo• são sacos membranosos que

possuem enzimas hidrolíticas. As enzimas hidrolíticas são sintetizadas pelo RER e enviadas para o complexo de Golgi. As células animais utilizam o lisossomo para digerir macromoléculas, entretanto a produção excessiva de lisossomos pode destruir uma célula por autodigestão.

Peroxissomos• possuem enzimas que transferem

hidrogênio para o oxigênio formando o peróxido de hidrogênio como subproduto que posteriormente será transformado em água. Essa transferência de hidrogênio tem como principal objetivo quebrar ácidos em moléculas menores entrando assim nas mitocôndrias onde produzirão parte da energia necessária à célula.

• Forma Ovalada• Constituída por membranas

lipoprotéica• Membrana externa lisa• A membrana interna apresenta

pregas que forma os cristais mitocondriais• A presença de ribossomos, DNA e

RNA na matriz permite às mitocôndrias produzirem suas próprias proteínas e aumenta capacidade da autoduplicação.

Mitocôndrias

• são organelas responsáveis pela produção de energia (ATP) a partir de processos metabólicos. As mitocôndrias são encontradas em quase todas as células eucariotas incluindo as plantas, animais, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos possuem material genético próprio.

Centríolos• Os centríolos são responsáveis pela

formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular. Além disso, são estruturas capazes de se autoduplicar: orientando a formação de novos centríolos a partir dos microtúbulos presentes no citoplasma.

Cloroplastos• estão presentes em células de

plantas e em alguns organismos fotossintetizantes. São organelas responsáveis pela produção fotossintética dos carboidratos. Possuem um pigmento verde denominado clorofila.

Vacúolo• Os vacúolos são estruturas

citoplasmáticas de diferentes tamanhos, revestidos por membrana e formados a partir do Complexo de Golgi ou do Retículo Endoplasmático. De acordo com a função e do tipo de organismo, podem existir três tipos de vacúolos: vacúolos contráteis ou pulsáteis, vacúolos de suco celular e vacúolos digestivos.

“- Deixe-me dar alguns conselhos, bastardo. Nunca

esqueça o que você é. O resto do mundo nunca se esquecerá. Use isso como

uma armadura e isso nunca poderá ser usado para

machucar você.” (Tyrion)