47
Mois Mois é é s e a Travessia do Mar s e a Travessia do Mar Vermelho Vermelho

Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

MoisMoiséés e a Travessia do Mar s e a Travessia do Mar VermelhoVermelho

Page 2: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Primeira pergunta:Primeira pergunta:

Vamos olhar alguns documentVamos olhar alguns documentááriosriose evidências arqueole evidências arqueolóógicas!gicas!

Os personagens bOs personagens bííblicos envolvidos no blicos envolvidos no Êxodo, serÊxodo, seráá que realmente existiram? que realmente existiram?

Page 3: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Jacó filho de Isaque cavou um poço próximo a Sychar, onde Jesus falou a uma mulher de Samaria 1000 anos antes.

Beduínos e judeus locais chamam este de Poço de Jacó. Esta foto foi tirada em 1884 DC.

Ele ainda existe Ele ainda existe hoje, dentro de hoje, dentro de um complexo de um complexo de paredes de um paredes de um Mosteiro Mosteiro Ortodóxico Ortodóxico Grego .Grego .

Abraão teve um filho chamado Abraão teve um filho chamado IsaqueIsaque

Page 4: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

1880 Foto do T1880 Foto do Túúmulo de mulo de RaquelRaquel

•Jacó casou-se com Raquel.Jacó casou-se com Raquel.•Entre outros filhos ele têve Leví e José.Entre outros filhos ele têve Leví e José.•Leví teve Coate e este teve AmrãoLeví teve Coate e este teve Amrão

Page 5: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

1865 Foto:1865 Foto: T Túúmulo de Josmulo de Joséé na na PalestinaPalestina

JosJoséé o filho favorito de Jac o filho favorito de Jacóó foi vendido pelos seus foi vendido pelos seus irmãos como escravo no Egito, mas ele veio a ser o irmãos como escravo no Egito, mas ele veio a ser o vice-Faravice-Faraóó! Depois de 400 anos Mois! Depois de 400 anos Moiséés, levou consigo s, levou consigo os ossos de Josos ossos de Joséé cumprindo uma promessa feita a ele cumprindo uma promessa feita a ele pelos israelitas.(Ex 13:19)pelos israelitas.(Ex 13:19)

Page 6: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

MoisMoiséés s deve ter deve ter amado amado muito o seu muito o seu pai! Este pai! Este éé o mais o mais longo longo ttúúmulo do mulo do mundo!mundo!

TTúúmulo de Amrão, o pai de mulo de Amrão, o pai de MoisMoisééss

Êxodo 6:20 Êxodo 6:20 ““Anrão Anrão tomou por mulher tomou por mulher sua tia Joquebede, sua tia Joquebede, e ela deu e ela deu àà luz luz Arão e MoisArão e Moiséés. A s. A vida de Anrão foi vida de Anrão foi de cento e trinta e de cento e trinta e sete anos.sete anos.

Page 7: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Arão irmão de MoisArão irmão de Moiséés ajudou a conduzir s ajudou a conduzir 2-3 milhões pessoas para fora do Egito.2-3 milhões pessoas para fora do Egito.

Da montanha que cerca a grande taDa montanha que cerca a grande taçça de Pedra, nenhuma a de Pedra, nenhuma éé mais comandada que Jabal Haroun, Montanha de Arão, ou mais comandada que Jabal Haroun, Montanha de Arão, ou

Monte Hor da BMonte Hor da Bííblia. Com 1,350 metros acima do nblia. Com 1,350 metros acima do níível do mar vel do mar éé o mais alto pico da o mais alto pico da áárea; e rea; e éé um local sagrado para as um local sagrado para as

pessoas do lugar, porque eles acreditam que ali morreu e foi pessoas do lugar, porque eles acreditam que ali morreu e foi enterrado o irmão de Moisenterrado o irmão de Moiséés.s.

Números 20:28 “Moisés despiu Arão de suas vestes e colocou-as em seu filho Eleazar; e Arão morreu no alto do monte. Depois disso, Moisés e Eleazar desceram.”

Page 8: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

No último século arqueólogos redescobriram No último século arqueólogos redescobriram evidências sobre a escravidão dos hebreus, as evidências sobre a escravidão dos hebreus, as

pragas e a fuga do Egito. A pintura abaixo pragas e a fuga do Egito. A pintura abaixo encontrada em um túmulo mostra em suas encontrada em um túmulo mostra em suas

inscrições que os hebreus (com barbas e arcos e inscrições que os hebreus (com barbas e arcos e flexas, armas de caça e guerra) durante um período flexas, armas de caça e guerra) durante um período

foram submissos aos egípcios (mulatos).foram submissos aos egípcios (mulatos).

ESCRAVIDÃO DOS HEBREUS

Page 9: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Segunda pergunta:Segunda pergunta:

As 10 pragas, parecem um exagero?As 10 pragas, parecem um exagero?

Um egípcio chamado Ipuwer, descreveu os fatos ocorridos na sua

época...

Page 10: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

PAPIRO DE IPUWERPAPIRO DE IPUWER Há sinais das pragas nas ruínas da antiga cidade de Há sinais das pragas nas ruínas da antiga cidade de

Avaris e no chamado "papiro de Ipuwer" encontrado Avaris e no chamado "papiro de Ipuwer" encontrado no Egito no início do último século, levado para o no Egito no início do último século, levado para o Museu de Leiden na HolandaMuseu de Leiden na Holanda sendo decifrado por sendo decifrado por A.H. Gardiner em 1909A.H. Gardiner em 1909. O papiro completo está no . O papiro completo está no Livro das Advertências de um egípcio chamado Livro das Advertências de um egípcio chamado Ipuwer. Este descreve motins violentos no Egito, Ipuwer. Este descreve motins violentos no Egito, fome, seca, fuga de escravos com as riquezas dos fome, seca, fuga de escravos com as riquezas dos egípcios e morte ao longo da sua terra. Pela egípcios e morte ao longo da sua terra. Pela descrição ele foi testemunha das pragas como as do descrição ele foi testemunha das pragas como as do Êxodo. Êxodo.

Segue uma tabela que compara os relatos de Ipuwer e Moisés:

Page 11: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

IPUWERIPUWER 2.5-6 A praga está por toda 2.5-6 A praga está por toda

região. Sangue em toda parte. região. Sangue em toda parte. 2.3 Certamente, o Nilo inunda 2.3 Certamente, o Nilo inunda

mas não querem arar para ele.mas não querem arar para ele. 2.7 Certamente, foram 2.7 Certamente, foram

enterrados muitos mortos no enterrados muitos mortos no rio; a corrente está como uma rio; a corrente está como uma tumba.tumba.

2.10 Certamente, o rio está 2.10 Certamente, o rio está ensanguentado, e quando se ensanguentado, e quando se vai beber dele, passam longe vai beber dele, passam longe as pessoas e desejando água.as pessoas e desejando água.

3.10-13 Essa é a nossa água! 3.10-13 Essa é a nossa água! Essa é a nossa felicidade! O Essa é a nossa felicidade! O que faremos a respeito? Tudo que faremos a respeito? Tudo são ruínas. são ruínas.

7.20 …e todas as águas do 7.20 …e todas as águas do rio se tornaram em sangue. rio se tornaram em sangue.

7.21 ...os peixes que 7.21 ...os peixes que estavam no rio morreram, e estavam no rio morreram, e o rio cheirou mal, e os o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber egípcios não podiam beber da água do rio; e houve da água do rio; e houve sangue por toda a terra do sangue por toda a terra do Egito.Egito.

7.24 ...os egípcios cavaram 7.24 ...os egípcios cavaram poços junto ao rio, para poços junto ao rio, para beberem água; porquanto beberem água; porquanto não podiam beber da água não podiam beber da água do rio.do rio.

MOISÉSMOISÉS

Page 12: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

5.6 Certamente, as 5.6 Certamente, as palavras mágicas palavras mágicas foram descobertas foram descobertas (nas câmaras (nas câmaras sagradas), os sagradas), os encantos e os encantos e os encantamentos encantamentos eram ineficazes por eram ineficazes por que são repetidos que são repetidos pelas pessoas.pelas pessoas.

8.18-19 Também os 8.18-19 Também os magos fizeram magos fizeram assim com os seus assim com os seus encantamentos encantamentos para produzirem para produzirem piolhos, mas não piolhos, mas não puderam...puderam...

IPUWERIPUWER MOISÉSMOISÉS

Page 13: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

2.10 Certamente, portões, colunas e 2.10 Certamente, portões, colunas e paredes são consumidos pelo fogo. paredes são consumidos pelo fogo.

10.3-6 A casa real inteira está sem os 10.3-6 A casa real inteira está sem os seus servos. Ela tinha a cevada e o seus servos. Ela tinha a cevada e o trigo, os pássaros e os peixes; tiveram trigo, os pássaros e os peixes; tiveram roupas brancas e linho bom, cobre e roupas brancas e linho bom, cobre e azeites;azeites;

1.4 ...os habitantes dos pântanos 1.4 ...os habitantes dos pântanos possuem proteções;possuem proteções;

6.1-3 A pessoa se alimenta da erva 6.1-3 A pessoa se alimenta da erva arrastada pela água... Para as aves arrastada pela água... Para as aves não se encontra grão nem erva... a não se encontra grão nem erva... a cevada pereceu em todas as estradas. cevada pereceu em todas as estradas.

5.13 Certamente o que podia ser visto 5.13 Certamente o que podia ser visto ontem, desapareceu. A terra está ontem, desapareceu. A terra está abandonada por causa da esterilidade abandonada por causa da esterilidade e igualmente o corte de linho. e igualmente o corte de linho.

9.23-24 ...e fogo desceu à terra ... 9.23-24 ...e fogo desceu à terra ... havia saraiva e fogo misturado... havia saraiva e fogo misturado...

9.25-26 ...a saraiva feriu, em toda a 9.25-26 ...a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no terra do Egito, tudo quanto havia no campo, tanto homens como animais; campo, tanto homens como animais; feriu também toda erva do campo, e feriu também toda erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo. quebrou todas as árvores do campo. Somente na terra de Gosen (pântanos Somente na terra de Gosen (pântanos do Delta) onde se achavam os filhos do Delta) onde se achavam os filhos de Israel, não houve saraiva.de Israel, não houve saraiva.

9.31-32 ...o linho e a cevada foram 9.31-32 ...o linho e a cevada foram danificados, porque a cevada já estava danificados, porque a cevada já estava na espiga, e o linho em flor; mas não na espiga, e o linho em flor; mas não foram danificados o trigo e o centeio, foram danificados o trigo e o centeio, porque não estavam crescidos.porque não estavam crescidos.

10.15 ...nada verde ficou, nem de 10.15 ...nada verde ficou, nem de árvore nem de erva do campo, por árvore nem de erva do campo, por toda a terra do Egito.toda a terra do Egito.

IPUWERIPUWER MOISÉSMOISÉS

Page 14: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

5.5 Certamente, todos os 5.5 Certamente, todos os rebanhos de cabras têm os rebanhos de cabras têm os corações chorando; os corações chorando; os gados reclamam por causa gados reclamam por causa do estado da terra.... do estado da terra....

9.2-3 ... e da mesma 9.2-3 ... e da mesma maneira os rebanhos maneira os rebanhos vagaram sem pastores ... os vagaram sem pastores ... os rebanhos vão desnorteados rebanhos vão desnorteados e nenhum homem pôde e nenhum homem pôde reuni-los. Cada um tenta reuni-los. Cada um tenta trazer os que foram trazer os que foram marcados com o seu nome.marcados com o seu nome.

9.3 ...eis que a mão do Senhor 9.3 ...eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está será sobre teu gado, que está no campo. sobre os cavalos, no campo. sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas; haverá uma as ovelhas; haverá uma pestilência muito grave. pestilência muito grave.

9.19 ...manda recolher o teu 9.19 ...manda recolher o teu gado e tudo o que tens no gado e tudo o que tens no campo; porque sobre todo campo; porque sobre todo homem e animal que se homem e animal que se acharem no campo, e não se acharem no campo, e não se recolherem à casa, cairá a recolherem à casa, cairá a saraiva, e morrerão.saraiva, e morrerão.

9.21 ...mas aquele que não se 9.21 ...mas aquele que não se importava com a palavra do importava com a palavra do Senhor, deixou os seus servos Senhor, deixou os seus servos e o seu gado no campo.e o seu gado no campo.

IPUWERIPUWER MOISÉSMOISÉS

Page 15: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

9.11 ... não amanheceu...9.11 ... não amanheceu... 4.3 (5.6) Certamente, os 4.3 (5.6) Certamente, os

filhos dos grandes são filhos dos grandes são lançados contra a parede. lançados contra a parede.

6.12 Certamente, as crianças 6.12 Certamente, as crianças dos grandes foram dos grandes foram abandonadas nas ruas;abandonadas nas ruas;

2.13 Certamente, as pessoas 2.13 Certamente, as pessoas diminuíram e quem põe seu diminuíram e quem põe seu irmão na terra encontra-se irmão na terra encontra-se em qualquer lugar.em qualquer lugar.

3.14 É um gemido que há 3.14 É um gemido que há pela terra, misturado com pela terra, misturado com lamentações.lamentações.

10.22 ... e houve trevas 10.22 ... e houve trevas espessas em toda a terra do espessas em toda a terra do Egito por três dias.Egito por três dias.

12.29 ...feriu todos os 12.29 ...feriu todos os primogênitos na terra do Egito, primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. primogênitos dos animais.

12.30 ...e fez-se grande clamor 12.30 ...e fez-se grande clamor no Egito, porque não havia no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um casa em que não houvesse um morto.morto.

IPUWERIPUWER MOISÉSMOISÉS

Page 16: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

7.1 Veja, certamente o fogo 7.1 Veja, certamente o fogo ascendeu às alturas e o seu ascendeu às alturas e o seu queimar sai contra os queimar sai contra os inimigos da terra. inimigos da terra.

3.2 Certamente, ouro, lápis 3.2 Certamente, ouro, lápis azul, prata, turqueza, azul, prata, turqueza, cornalina e bronze... é cornalina e bronze... é colocado no pescoço das colocado no pescoço das escravas...escravas...

7.2 Veja, quem havia sido 7.2 Veja, quem havia sido enterrado como um falcão enterrado como um falcão está em um caixão de está em um caixão de madeira; aquilo oculto na madeira; aquilo oculto na pirâmide estava vazio.pirâmide estava vazio.

13.21 ... e de noite numa coluna 13.21 ... e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de que caminhassem de dia e de noite.noite.

12.35-36 ...e pediram aos 12.35-36 ...e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos.....de modo que ouro, e vestidos.....de modo que estes lhe davam o que pedia; e estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios.despojaram aos egípcios.

Assim morreu José, tendo cento e Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num embalsamaram e o puseram num caixão no Egito. (Gênesis 50.26) caixão no Egito. (Gênesis 50.26)

13.19 Moisés levou consigo os 13.19 Moisés levou consigo os ossos de José...ossos de José...

IPUWERIPUWER MOISÉSMOISÉS

Page 17: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

O oásis de Elim onde haviam 12 O oásis de Elim onde haviam 12 fontes e 70 palmeiras (Êxodo fontes e 70 palmeiras (Êxodo

15.27).15.27).

A EXATIDÃO DA BÍBLIA

Page 18: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

A Primeira Terra Santa dos HebreusA Primeira Terra Santa dos Hebreus (Êxodo (Êxodo 3.5)3.5)

B: Altar do Bezerro de Ouro (Êxodo 32.5,19).

E: Barreira de poços feita por Moisés para delimitar a área sagrada (Êxodo 19.23).

A: Casa da Guarda

C: As doze colunas (Êxodo 24.4).

D: Altar de terra ao pé do monte (Êxodo 20.24 e 24.4).

Marca deixada pelo ribeiro que descia do monte até o arraial (Deuteronômio 9.21).

Page 19: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Muitas outras evidências Muitas outras evidências puderam ser encontradas puderam ser encontradas

no lado saudita do mar no lado saudita do mar incluindo restos do bezerro incluindo restos do bezerro de ouro, colunas e altaresde ouro, colunas e altares

Page 20: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

O altar do bezerro de ouro feito por Arão O altar do bezerro de ouro feito por Arão (Êxodo 32.5) que foi reconhecido pelas (Êxodo 32.5) que foi reconhecido pelas autoridades árabes como um tesouro autoridades árabes como um tesouro

arqueológico, sendo vigiado por guardas.arqueológico, sendo vigiado por guardas.

Page 21: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

TEORIA DE RONALD WYATTTEORIA DE RONALD WYATT

Golfo de AqabaGolfo de AqabaTerra de GTerra de Góósensen

Em 1984 fotografou (cerca de 400 fotos) e filmou (12 Em 1984 fotografou (cerca de 400 fotos) e filmou (12 horas de gravação) a região árabe mas teve o material horas de gravação) a região árabe mas teve o material apreendido pelas autoridades locais (suspeitavam ser apreendido pelas autoridades locais (suspeitavam ser um espião judeu). Após 8 anos de oração conseguiu um espião judeu). Após 8 anos de oração conseguiu reaver todo o material enviado pelos próprios árabes! reaver todo o material enviado pelos próprios árabes! Naquele momento estava hospedado num hotel na Naquele momento estava hospedado num hotel na praia de Nuweiba, Egito. praia de Nuweiba, Egito. Morreu em Agosto de 1999.Morreu em Agosto de 1999.

Page 22: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Eles partiram de GEles partiram de Góósensen

terminando na praia de Nuweibaterminando na praia de Nuweiba

atravatravéés de s de SucoteSucote

atravatravéés desta s desta ravinaravina

Page 23: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Terceira pergunta:Terceira pergunta:

Você já se perguntou, como foi Você já se perguntou, como foi possível 2 milhões de pessoas possível 2 milhões de pessoas

ficarem encuralados?ficarem encuralados?

As próximas imagens explicam tudo...

Page 24: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Praia de Praia de NuweibaNuweiba

Foto de Foto de SatSatéélite da lite da ravina que ravina que conduzia conduzia

para a uma para a uma úúnica sanica saíída: da: A Praia de A Praia de Nuweiba!Nuweiba!

Page 25: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

CAMINHO - RAVINACAMINHO - RAVINA

Eu sempre fico maravilhado Eu sempre fico maravilhado como uma coluna de fogo pode como uma coluna de fogo pode parar os egparar os egíípcios durante a pcios durante a noite. Bastava dar a volta! Não noite. Bastava dar a volta! Não senhor! Estas colinas eram senhor! Estas colinas eram muito muito ííngremes para suas ngremes para suas charretes!charretes!

Praia de Nuweiba

Page 26: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Praia de Nuweiba no golfo de Aqaba por Praia de Nuweiba no golfo de Aqaba por onde eles presumivelmente onde eles presumivelmente atravessaram atravessaram ……

A grande e bonita praia, encuralou 2 milhões A grande e bonita praia, encuralou 2 milhões de pessoas, que não tiveram para onde de pessoas, que não tiveram para onde

fugir...fugir...

Page 27: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Vista LateralVista Lateral

Page 28: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Quarta pergunta:Quarta pergunta:

Como foi possível caminhar no Como foi possível caminhar no fundo do mar, com todas as fundo do mar, com todas as

irregularidades deste ambiente?irregularidades deste ambiente?

A providência de Deus é simplesmente inacreditável...

Page 29: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Verificando as medidas de profundidade Verificando as medidas de profundidade no sonar, Wyatt descobriu uma ponte de no sonar, Wyatt descobriu uma ponte de

terra subaquterra subaquáática exatamente entre a tica exatamente entre a praia de Nuweiba e o lado saudita.praia de Nuweiba e o lado saudita.

(1700 m)

(900 m) (110 m)

Page 30: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Alinhamento das rochas localizado na lateral da travessia. O caminho criado pelo

afastamento das águas ficou limpo de obstáculos!

Page 31: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Deus dividiu o mar com um forte vento oriental expondo Deus dividiu o mar com um forte vento oriental expondo esta ponte de terra subaquesta ponte de terra subaquáática por onde Moistica por onde Moiséés e os s e os israelitas passaram em terra seca! Foi assim que 2 a 3 israelitas passaram em terra seca! Foi assim que 2 a 3

milhões de pessoas puderam passmilhões de pessoas puderam passáá-lo!-lo!

Êxodo 14:21-22 Êxodo 14:21-22 ““Então MoisEntão Moiséés estendeu a mão sobre o mar; s estendeu a mão sobre o mar; e, com um forte vento do Leste, o Senhor fez recuar o mar e, com um forte vento do Leste, o Senhor fez recuar o mar toda aquela noite, tornando o mar em terra seca. As toda aquela noite, tornando o mar em terra seca. As ááguas se guas se dividiram, e os israelitas entraram pelo meio do mar em terra dividiram, e os israelitas entraram pelo meio do mar em terra seca; e as seca; e as ááguas ficaram como um muro guas ficaram como um muro àà direita e direita e àà esquerda deles.esquerda deles.””

A distância entre a A distância entre a costa egípcia e a costa egípcia e a árabe é de cerca de árabe é de cerca de 18 Km e calcula-se 18 Km e calcula-se que a largura do que a largura do caminho feito pelo caminho feito pelo afastamento das afastamento das águas tenha águas tenha aproximadamente aproximadamente 900 metros. 900 metros.

Page 32: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

De acordo com o que De acordo com o que éé contado na B contado na Bííblia blia as charretes do faraas charretes do faraóó tentaram persegu tentaram perseguíí--

loslos

Figura original Figura original das charretes do das charretes do farafaraóó

EX. 14EX. 14 2323 E os egE os egíípcios os perseguiram e entraram atrpcios os perseguiram e entraram atráás deles ats deles atéé o meio do o meio do mar, com todos os cavalos, os carros e os cavaleiros do faramar, com todos os cavalos, os carros e os cavaleiros do faraóó. . 2424 Na vig Na vigíília da lia da manhã, o Senhor desde a coluna de fogo e de nuvem, olhou para o manhã, o Senhor desde a coluna de fogo e de nuvem, olhou para o acampamento dos egipcios e os tumultuou. acampamento dos egipcios e os tumultuou. 2525 Ele travou as rodas dos seus Ele travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade. Então os egcarros para andarem com dificuldade. Então os egíípcios disseram: Fujamos pcios disseram: Fujamos de Israel, pois o Senhor combate por eles conta os egde Israel, pois o Senhor combate por eles conta os egíípcios. pcios. 2626 Então o Então o Senhor disse a MoisSenhor disse a Moiséés: Estende a mão sobre o mar, para que as s: Estende a mão sobre o mar, para que as ááguas se guas se voltem sobre os egvoltem sobre os egíípcios, sobre seus carros e cavaleiros. pcios, sobre seus carros e cavaleiros. 2727 Então Moises Então Moises estendeu a mão sobre o mar, e este retomou a sua forestendeu a mão sobre o mar, e este retomou a sua forçça ao amanhecer, e os a ao amanhecer, e os egegíípcios fugiram, indo de encontro ao mar. Assim o Senhor derrubou os pcios fugiram, indo de encontro ao mar. Assim o Senhor derrubou os egegíípcios no meio do mar. pcios no meio do mar. 2828 As As ááguas voltaram e cobriram os carros e os guas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros e todo o excavaleiros e todo o exéército do fararcito do faraóó, que haviam entrado no mar atr, que haviam entrado no mar atráás deles. s deles. E não restou nem um deles sequerE não restou nem um deles sequer..

Page 33: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Então Wyatt decidiu mergulhar e olhar neste local! Então Wyatt decidiu mergulhar e olhar neste local! Advinhem o que ele descobriu…Advinhem o que ele descobriu…

Page 34: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

As rodas das charretes dos faraAs rodas das charretes dos faraóó que que ficaram submersas quando tentaram ficaram submersas quando tentaram perseguperseguíí-los!-los!

Os artefatos Os artefatos encontrados encontrados incluem rodas, incluem rodas, partes de partes de charretes, como charretes, como tambtambéém ossadas m ossadas humanas e de humanas e de cavalos. cavalos. VVáários foram rios foram encontrados encontrados tanto na linha tanto na linha costeira saudita costeira saudita como na de como na de Nuweiba Nuweiba tambtambéém.m.

As rodas folheadas com metal (ouro As rodas folheadas com metal (ouro com prata) cuja madeira se com prata) cuja madeira se decompôs com o tempo, decompôs com o tempo, provavelmente eram dos carros dos provavelmente eram dos carros dos oficiais, praticamente não foram oficiais, praticamente não foram cobertas pelos corais. Uma relíquia cobertas pelos corais. Uma relíquia arqueológica!arqueológica!

Page 35: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Desde 1987, Ron Wyatt encontrou 3 Desde 1987, Ron Wyatt encontrou 3 raios de rodas de charrete dourada.raios de rodas de charrete dourada.

Corais não se desenvolvem no ouro, portanto sua forma Corais não se desenvolvem no ouro, portanto sua forma original foi mantida, no entanto a madeira que estava original foi mantida, no entanto a madeira que estava

dentro deste folheado de ouro se desintegrou deixando-dentro deste folheado de ouro se desintegrou deixando-o muito fro muito fráágil para sua remogil para sua remoçção. ão.

A esperanA esperançça de futuras expedia de futuras expediçções ões éé explorar as explorar as ááguas profundas com câmeras remotas mini-guas profundas com câmeras remotas mini-submarinos.submarinos.

Page 36: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

A roda de charrete encrustada de coral, filmada A roda de charrete encrustada de coral, filmada na linha costeira saudita, se compara com esta na linha costeira saudita, se compara com esta charrete encontrada no tcharrete encontrada no túúmulo de Tutancamon.mulo de Tutancamon.

Page 37: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Roda e eixo de charrete Roda e eixo de charrete coberto com coral e em pcoberto com coral e em péé..

Êxodo 14:25 Êxodo 14:25 ‘‘E ele travou as rodas dos E ele travou as rodas dos seus carros para andarem com seus carros para andarem com

dificuldade...'dificuldade...'

Page 38: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Ossos Ossos Mineralizados, um Mineralizados, um dos muitos dos muitos encontrados na encontrados na travessia testados travessia testados pelo Departamento pelo Departamento de Osteologia da de Osteologia da Universidade de Universidade de Estocolmo, um Estocolmo, um deles foi deles foi identificado como identificado como um femur humano um femur humano da perna direita de da perna direita de um homem de 165-um homem de 165-170cm de estatura.170cm de estatura.Ele estEle estáá essencialmente essencialmente ‘‘fossilizadofossilizado’’ e e totalmente totalmente substituido por substituido por minerais e corais minerais e corais portanto não pode portanto não pode ser datado pelo ser datado pelo mméétodo de radio todo de radio carbono, no entanto carbono, no entanto este espeste espéécime era cime era muito antigo.muito antigo.

Page 39: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Coluna Memorial de Coluna Memorial de Salomão.Salomão.

Quando Ron Wyatt visitou pela primeira vez Nuweiba em Quando Ron Wyatt visitou pela primeira vez Nuweiba em 1978, ele encontrou uma coluna estilo Fen1978, ele encontrou uma coluna estilo Feníício encostada cio encostada na na áágua. Infelizmente as inscrigua. Infelizmente as inscriçções tinham sido corroões tinham sido corroíídas das pela erosão, por isso a importância desta coluna não foi pela erosão, por isso a importância desta coluna não foi

percebida ate 1984 quando uma segunda coluna de percebida ate 1984 quando uma segunda coluna de granito foi encontrada no lado oposto, na costa saudita granito foi encontrada no lado oposto, na costa saudita –– idêntica a primeira, exceto pelas inscriidêntica a primeira, exceto pelas inscriçções que estava ões que estava

intintááctas!ctas!

Page 40: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Ron Wyatt encontrou duas colunas colocadas Ron Wyatt encontrou duas colunas colocadas pelo Rei Salomão em ambas as praias para pelo Rei Salomão em ambas as praias para comemorar a travessia do Mar Vermelho!comemorar a travessia do Mar Vermelho!

Em letras Em letras FenFeníícias(hebreu cias(hebreu arcarcááico), ele contem as ico), ele contem as palavras: Mizraim (Egito palavras: Mizraim (Egito ); Solomão; Edom; ); Solomão; Edom; morte; Faramorte; Faraóó; Mois; Moiséés; e s; e Yahweh, indicando que Yahweh, indicando que o Rei Salomão pôs estas o Rei Salomão pôs estas colunas como um colunas como um memorial pelo milagre memorial pelo milagre da travessia do mar.da travessia do mar.A ArA Aráábia Saudita não bia Saudita não admite turistas, e talvez admite turistas, e talvez temem visitante não temem visitante não autorizados, as autorizados, as autoridades sauditas autoridades sauditas então removeram estas então removeram estas colunas e colocaram colunas e colocaram uma bandeira para uma bandeira para assinalar o local onde assinalar o local onde elas estavam.elas estavam.

Page 41: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Eles atravessaram o Mar Eles atravessaram o Mar Vermelho para a ArVermelho para a Aráábia bia Saudita onde de acordo com Saudita onde de acordo com os arqueos arqueóólogos estlogos estáá realmente o Sagrado Monte realmente o Sagrado Monte Sinai.Sinai.

DaquiDaqui

Onde Moisés Onde Moisés recebeu os Dez recebeu os Dez MandamentosMandamentos

Page 42: Atravessia do mar vermelho red sea crossing
Page 43: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

O pico do monte está "queimado" (carbonizado) conforme descrito em Êxodo 19.18-20, 24.17 e Deuteronômio 4.11. Exploradores quebraram algumas rochas e comprovaram que são de granito e escuras apenas por fora! É o local mais alto da região (mais de 60 metros de altura).

MONTE SINAIMONTE SINAI

Page 44: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Moisés Moisés feriu a feriu a rocha rocha que que fendeu fendeu e logo e logo em em seguida seguida a a áágua gua jorroujorrou……

PAR DE ROCHAS EM HOREBE PAR DE ROCHAS EM HOREBE (Êxodo (Êxodo 17.6) 17.6)

Page 45: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

Nota-se a erosão e o alisamento provocados pela nascente. Sua localização é próxima ao Monte Sinai (Êxodo 3.1), a menos de 24h a pé (Êxodo 19.1-2).

Page 46: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

InscriInscriçções ões hebraicas hebraicas

encontradas na encontradas na araráábia sauditabia saudita

Page 47: Atravessia do mar vermelho red sea crossing

A BÍBLIA e um dos livros de história mais acurados A BÍBLIA e um dos livros de história mais acurados do mundo, apesar de muitos fatos contidos nela do mundo, apesar de muitos fatos contidos nela serem humanamente impossíveis. Não se pode serem humanamente impossíveis. Não se pode

negar a veracidade de tais provas arqueológicas e negar a veracidade de tais provas arqueológicas e a historicidade das narrações bíblicas. a historicidade das narrações bíblicas.

http://tempodofim2.tripod.com/Exodo.htmhttp://tempodofim2.tripod.com/Exodo.htm