13
Comunicação Corporal “A Linguagem do Corpo” Equipe de Comunicação

Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Material: 13/08 - Comunicação

Citation preview

Page 1: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Comunicação Corporal

“A Linguagem do Corpo”

Equipe de Comunicação

Page 2: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

A maior parte das pessoas concorda que a palavra pronunciada constitui o método usual de comunicação frente a frente. Indiscutivelmente, supomos que a comunicação oral é o meio mais eficiente de permutar informação, no entanto, isto depende da capacidade do emissor em expressar a intenção de forma precisa e do receptor em ouvir de modo eficiente, totalmente à parte da compreensão da mensagem.

Page 3: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

"Os olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem

de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no

mundo todo". (Ralph Wando Emerson)

Page 4: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Num processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo qual a mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal, corporal e escrito.Por outro lado, qualquer mensagem, por mais trivial que seja, sofre um processo de perda e dissipação ou, de distorção, dependendo do mundo interno do receptor. Armadilhas é que não faltam.

Page 5: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

O jim estava me traindo?

Diga a minha mulher que eu amo ela... Me prometa...

Eu prometo a você... Ai...

Você tem que dizer à esposa do jim que ele ama ela.

Page 6: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

A brincadeira do telefone sem fio, por exemplo. Uma pequena mensagem transmitida serialmente de boca a boca, por um certo número de indivíduos, vai sofrendo alterações ao longo do percurso, até chegar ao final com sentido bem diferente da origem.Conclusão: mesmo mensagens simples, em pequeno circuito, sofrem alterações surpreendentes.Baudelaire dizia: "O mundo gira através dos mal-entendidos."

Page 7: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

O administrador, o líder e o executivo não podem ficar alheios à linguagem corporal e ao efeitos que essa linguagem exerce sobre as pessoas com quem entram em contato. O ditado "Uma imagem fala por mil palavras" refere-se à linguagem corporal. Também precisam ficar cientes dos conflitos provocados se o corpo expressa uma atitude que as palavras tentam contradizer.

Page 8: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Falar e compreender a linguagem não verbal de quem se comunica com você é importante pois se for apenas pela informação falada, o processo está incompleto.

Um aviso: sinais relativos ao espaço, às cores e aos gestos corporais variam de acordo com a parte do mundo, com a cultura do país, portanto, devem ser lidos num conjunto, globalmente.

Page 9: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Ex.: Se uma pessoa estiver num ponto de ônibus, num dia frio, toda encolhida, provavelmente está com frio e tentando se proteger da temperatura.

Os sinais também refinam-se com a idade. A criança quando mente coloca a mão sobre a boca; o adolescente passa a mão pela boca; e o adulto dá um leve e rápido toque de dedos no nariz.

Além da compreensão dos sinais do corpo, temos também a movimentação do próprio corpo. Cada pessoa tem ao redor de si, como um campo de proteção, um território íntimo. Essa área circular em torno da pessoa varia de acordo com a cultura, região e é medida pela distância entre os corpos.

Page 10: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Ex.: Essa área é menor entre pessoas da cidade, acostumadas com elevadores, congestionamentos, confinamentos do que entre pessoas do campo; ficar próximo do interlocutor é sinal de respeito para o japonês, o que já é contrário ao americano.

Page 11: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Qualquer iniciativa de alguém, sem ter sido autorizado, será visto com invasão. A reação à invasão é variada - pode-se fingir que não foi observada ou pode ser intensa.

Ex.: Num cinema vazio, nos sentimos invadidos se alguém senta do nosso lado ou em cadeiras próximas.

Ex.: Num ônibus lotado ou num elevador, onde o espaço é muito reduzido, as reações freqüentes são:

Olharmos para um ponto distante, infinito, e não para as pessoas;· Fazer o possível para agir como se não estivéssemos ali;· Fazermos leitura de jornal ou revista, parecendo absortos;· Não demonstrar-mos emoções;· Pouca movimentação de corpos;

Page 12: Comunicação corporal - AJS Fortaleza

Quanto mais conscientes e atentos estivermos, agiremos de forma mais inteligente. É o que as pesquisas têm demonstrado sempre.

Reforçando: Como num dicionário, as palavras isoladas falam muito pouco, só tendo um sentido de comunicação dentro de uma frase. Também, na linguagem corporal, nenhum gesto deve ser lido isoladamente, pois só terá sentido quando somando aos demais gestos e, juntos, apontarem uma congruência da comunicação corporal.

Page 13: Comunicação corporal - AJS Fortaleza