12
“(…) o nosso pensamento cria a vida que procuramos, através do reflexo de nós mesmos, até que nos identifiquemos, um dia, no curso dos milênios, com a Sabedoria infinita e com o infinito Amor, que constituem o Pensamento e a Vida de nosso Pai .” “Pensamento e Vida"; Francisco C. Xavier pelo espírito Emmanuel.

Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

“(…) o nosso pensamento cria a vida que procuramos, através do reflexo de nós mesmos, até que nos identifiquemos, um dia, no curso dos milênios, com a Sabedoria infinita e com o infinito Amor, que constituem o Pensamento e a Vida de

nosso Pai.”“Pensamento e Vida"; Francisco C. Xavier

pelo espírito Emmanuel.

Page 2: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Parte II - Cap VIIIDA EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Q.419

Dubai, 30-10-2016Por Patrícia Farias

Page 3: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

419. Que e o que da causa a que uma ideia, a de uma descoberta, por exemplo, surja em muitos pontos ao mesmo tempo?

Transmissao oculta do pensamento

“Já dissemos que durante o sono os Espíritos se comunicam entre si. Ora bem! Quando se dá o despertar, o Espírito se lembra do que aprendeu e o homem julga ser isso um invento de sua autoria. Assim e que muitos podem simultaneamente descobrir a mesma coisa. Quando dizeis que uma ideia paira no ar, usais de uma figura de linguagem mais exata do que supondes. Todos, sem o suspeitarem, contribuem para propagá-la.” Desse modo, o nosso próprio Espirito

revela muitas vezes, a outros Espiritos, mau grado nosso, o que constituia objeto de nossas preocupacoes no estado de vigilia.

Page 4: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Transmissao oculta do pensamento

• A mente e o espelho da vida em toda parte.

• Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto, nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência, e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória Divina.

• Se o homem pudesse contemplar com os próprios olhos as correntes de pensamento, reconheceria, de pronto, que todos vivemos em regime de comunhão, segundo os princípios da afinidade.

Page 5: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Transmissao oculta do pensamento

• Assimilamos os pensamentos daqueles que pensam como pensamos.

• È que sentindo, mentalizando, falando ou agindo, sintonizamo-nos com as emoções e ideias de todas as pessoas, encarnadas ou desencarnadas, da nossa faixa de simpatia.

• Estamos invariavelmente atraindo ou repelindo recursos mentais que se agregam aos nossos, fortificando-nos para o bem ou para o mal, segundo a direção que escolhemos.

• Em qualquer providência e em qualquer opinião, somos sempre a soma de muitos. Expressamos milhares de criaturas e minlhares de criaturas nos expressam.

Page 6: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Transmissao oculta do pensamento

Ao mesmo tempo em que uma memória mais vasta e mais rica, vemos aparecer no sono faculdades que sao muito superiores a

todas as de que gozamos no estado de vigilia. Problemas estudados em vao, abandonados como insoluveis, sao

resolvidos no sonho (…); obras geniais, operacoes estéticas da ordem mais elevada,

poemas, sinfonias e hinos funebres sao concebidos e executados. Ha em tudo isso uma obra exclusiva do "eu" superior ou a colaboracao de entidades espirituais que

vêm inspirar os nossos trabalhos? É provavel que esses dois fatores intervenham

nos fenomenos dessa ordem.Leon Denis – O problema do Ser do Destino e da Dor

Page 7: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Capítulo I - NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Page 8: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

DEUSLei Divina

Aliança da Ciência e da Religiao

“A Ciência e a Religiao sao as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo principio, que é Deus, nao podem contradizer-se.”

Page 9: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

DEUSLei Divina

Aliança da Ciência e da Religiao

“A incompatibilidade que se julgou existir entre essas duas ordens de idéias provém apenas de uma observacao defeituosa e de excesso de exclusivismo, de um lado e de outro. Dai um conflito que deu origem a incredulidade e a intolerancia.”

Page 10: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Aliança da Ciência e da Religiao

São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o veu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual e em que a Religião, deixando de ignorar as leis organicas e imutáveis da materia, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas, se prestarão mutuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão, já se lhe não podendo mais opor a irresistível lógica dos fatos.

Page 11: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Aliança da Ciência e da Religiao

A Ciência e a Religião não puderam, ate hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava com que encher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez comprovadas pela experiência essas relações, nova luz se fez: a fe dirigiu-se a razão; esta nada encontrou de ilógico na fe: vencido foi o materialismo. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam atrás, ate serem arrastadas pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir-lhe, em vez de o acompanharem. E toda uma revolução que neste momento se opera e trabalha os espíritos. Após uma elaboração que durou mais de dezoito seculos, chega ela a sua plena realização e vai marcar uma nova era na vida da Humanidade. Fáceis são de prever as consequências: acarretará para as relações sociais inevitáveis modificações, as quais ninguem terá força para se opor, porque elas estão nos desígnios de Deus e derivam da lei do progresso, que e lei de Deus.

Page 12: Livro dos Espíritos Q.419 ESE - Cap1item 8

Dubai, 14-08-2016Por Patrícia Farias

Vídeo e Audiohttp://www.livestream.comAudiohttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Obrigada!A Paz do Cristo.

Acompanhe as reuniões em: