15
A Intercessão dos Santos 937. O papa está revestido, por instituição divina, do poder supremo, plenário, imediato e universal para o governo das almas.(CIC)

Palestra sobre os Santos

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Palestra sobre os Santos

A Intercessão dos Santos

937. O papa está revestido, por instituição divina, do poder supremo, plenário, imediato e universal para o governo das almas.(CIC)

Page 2: Palestra sobre os Santos

“Paule ed Petre Petite pro Victore”Tradução: “Paulo e Pedro intercedem por Victor

Igreja Primitiva: Inscrições encontradas em um dos túmulos da Catacumba de São Sebastião, na Via Apia, Roma Antiga.

Page 3: Palestra sobre os Santos

Concílios Ecumênicos Primeiro Concílio de Nicéia20/05 - 19/06/325Credo Niceno - Constantinopolitano

Segundo Concílio de Niceia 24/09 a 23/10/787 Tema: Legitimidade da Veneração das Imagens dos Santos

Page 4: Palestra sobre os Santos

Credo Niceno - Constantinopolitano

Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Cadê a comunhão dos santos?

Page 5: Palestra sobre os Santos

O que significa a Comunhão dos Santos?

Os primeiros cristãos chamavam santos aqueles que estavam na graça de Deus. São os justos no céu, os que se salvaram e estão na posse de Deus, mas também, os justos que padecem no purgatório, à espera da eterna visão do céu. É a comunhão ou comunicação é a união dos fieis da terra, do céu e do purgatório. Todos são membros de Cristo. Todos formam o Corpo Místico de Cristo, nossa Cabeça. Podemos, com essa doutrina admirável, nos auxiliar uns aos outros nesta sublime solidariedade em Cristo e por Cristo.Nosso Senhor é glorificado no céu pelos membros triunfantes; sofre no purgatório por seus membros padecentes; luta conosco neste mundo com os membros militantes.

Page 6: Palestra sobre os Santos

Comunhão dos Santos - CIC 960. A Igreja é «comunhão dos santos»: esta expressão designa, em primeiro

lugar, as «coisas santas» (sancta) e, antes de mais, a Eucaristia, pela qual «é representada e se realiza a unidade dos fiéis que constituem um só Corpo em Cristo» (523).

961. Este termo também designa a comunhão das «pessoas santas» (sancti) em Cristo, que «morreu por todos», de modo que o que cada um faz ou sofre por Cristo e em Cristo reverte em proveito de todos.

962. «Nós cremos na comunhão de todos os fiéis de Cristo: dos que peregrinam na terra, dos defuntos que estão levando a cabo a sua purificação e dos bem-aventurados do céu: formam todos uma só Igreja; e cremos que, nesta comunhão, o amor misericordioso de Deus e dos seus santos está sempre atento às nossas orações» (524).

Page 7: Palestra sobre os Santos

A Participação dos Leigos na Função Sacerdotal de Cristo - CIC

901 Em virtude da sua consagração a Cristo e da unção do Espírito Santo, os leigos recebem a vocação admirável e os meios que permitem ao Espírito produzir neles frutos cada vez mais abundantes. De facto, todas as suas atividades, orações, iniciativas apostólicas, a sua vida conjugal e familiar, o seu trabalho de cada dia, os seus lazeres do espírito e do corpo, se forem vividos no Espírito de Deus, e até as provações da vida se pacientemente suportadas, tudo se transforma em "sacrifício espiritual, agradável a Deus por Jesus Cristo" (1 Pe 2, 5). Na celebração eucarística, todas estas oblações se unem à do Corpo de Senhor, para serem piedosamente oferecidas ao Pai. É assim que os leigos, como adoradores que em toda a parte se comportam santamente, consagram a Deus o próprio mundo» (441).

Page 8: Palestra sobre os Santos

O que diz a Palavra de Deus?

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.” (Marcos 16, 15 – 20)

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, o qual morreu em resgate por todos” (I Timóteo 2, 5)

Page 9: Palestra sobre os Santos

Veneração (latim: veneratio, grego: δουλια, "douleuo" ou "dulia“: "honrar")

Veneração dos santos descreve a prática de devoção aos santos, que como modelos heróicos de virtude, intercedem no Céu pela Igreja.

A"adoração" (latria) por outro lado, é um culto distinto e reservado exclusivamente a Deus, enquanto a "veneração" (dulia) é a honra e respeito prestado aos santos. Já o termo hiperdulia, “alta veneração”, é o culto especial reservado à Virgem Maria, superior à dulia (que se dedica aos santos e aos anjos).

Veneração não deve ser confundida com idolatria.

A veneração é demonstrada externamente pela reverência a imagens de santos (estátuas ou ícones) e relíquias (partes de seus corpos, ou que estiveram em contato com eles).

“Aquele que se prostra diante da imagem, prostra-se diante da pessoa (a hipóstase: do grego Substância) daquele que na figuração é representado".

Page 10: Palestra sobre os Santos

Devoção• Devoção é um "culto privado (pessoal ou comunitário)", centrado no ato de

entrega ou consagração de si próprio ou da comunidade "ao amor de Deus (e, por extensão, aos anjos, santos e à Virgem Maria).

• As devoções são principalmente expressas através da oração, fazem parte de um "culto privado" mais amplo, que é a piedade popular.

• Estas expressões populares de fé desenvolveram-se à margem da liturgia oficial, mas elas, se forem sabiamente praticadas e mantidas longe de qualquer superstição, são reconhecidas pela Igreja Católica como importantes para o fomento da fé e da espiritualidade dos fiéis.

• Este ato de entrega é exprimido através de "práticas piedosas exercidas, privada ou publicamente, co mo regra aprovadas pela Igreja. Em ge ral, estão ligadas a formas de espiritualidade, por exemplo, a Deus (consagração do dia), a Jesus (visita ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra), ao Espírito Santo, a Nossa Senhora (Santo Rosário, Hora do Angelus), ao Anjo da Guarda e aos Santos (novenas, trezenas)".

• Esta espiritualidade pode, por exemplo, ser expressa também através de peregrinações aos luga res sagrados, de medalhas, relíquias, estátuas e imagens sagradas e bentas, procissões ou ainda de outros "costumes populares".

Page 11: Palestra sobre os Santos

Profissão de Fé

Page 12: Palestra sobre os Santos

E nós?

Page 13: Palestra sobre os Santos

“Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, e bradavam em alta voz: A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro. E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo: Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém.” (Apocalipse 7, 9 – 12)

Promessa

Page 14: Palestra sobre os Santos

Intercessão

“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça.” (Lucas 22, 32 - 33a)

Page 15: Palestra sobre os Santos

"Sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo". (Mt 5, 48)