20
Reforma Protestant e

Reforma Protestante

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Trabalho de EMRC, do 8.º Ano de Escolaridade, sobre a Reforma Protestante.

Citation preview

Reforma Protestante

Introdução

A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas reformadas e os Anabatistas.

Introdução

O que foi?

Países onde começou a revolução religiosa

Pré-reforma

Defensores

Reforma

As Principais causas

Consequências

A Liga de Smalkade

Fundamentos da Doutrina Calvinista

Contra-reforma

Índice

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século

XVI por Martinho Lutero, teses, protestou contra diversos pontos

da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são

conhecidos como os Cinco solas.

O Que Foi?

Países onde começou a revolução religiosaFoi iniciada na Alemanha seguindo-se pela  Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

Extensão da reforma protestante na Europa

Pré-ReformaA Pré-Reforma foi o período anterior à Reforma Protestante no qual se iniciaram as bases ideológicas que posteriormente resultaram na reforma iniciada por Martinho Lutero.

A Pré-Reforma tem suas origens em uma denominação cristã do século XII conhecida como Valdenses, que era formada pelos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lyon que se converteu ao Cristianismo por volta de 1174.

John Wycliffe.

John Wycliffe

DefensoresJoão Calvino (1509-1564), francês, seguidor dos ideais de Lutero, afi rma que a salvação da pessoa se deve ao trabalho justo e honesto.

 

Ulrich Zuínglio (1484-1531), humanista e padre suíço ,apelava ao regresso da Igreja á simplicidade origina. Na linha de Lutero, defendia que a Bíblia é o único fundamento da fé e da autoridade religiosa

A Reforma

No início do século XVI, a pregação das indulgências que envolvia vastas somas de dinheiro e de interesses financeiros internacionais. Para Roma, a venda de indulgências tornara-se uma fonte de rendimentos regulares extraordinários, nomeadamente para a construção da nova basílica de S.Pedro.Lutero revolta-se contra esta prática da Igreja , põe em causa a função e o poder do papa , apresenta a Bíblia como única autoridade em matéria de fé e alma e afirma que a salvação se alcança pela fé e não pelas obras .

Principais causasNovas interpretações da Bíblia – com a difusão da imprensa um maior número de pessoas passaram a ler a Bíblia.Corrupção do clero – a prática da simonia (venda de objetos santos: espinhos, objetos pessoais de santos...) e a venda de indulgências (carta emitida pela igreja que dava perdão aos mortos e vivos: claro que mediante um pagamento)

Crítica à moral dos padres – muitos eram envolvidos em escândalos amorosos, bebiam, vendiam os sacramentos, etc...

Sentimento nacionalista – com o fortalecimento das monarquias nacionais, os reis passaram a encarar a Igreja, que tinha sede em Roma e utilizava o latim, como entidade estrangeira que interferia em seus países.

ConsequênciasLutero foi excluído pelo papa Leão X em 1521. Como também não quis se retratar ao imperador Carlos V, foi expulso do Sacro Império Romano-Germânico. Refugiou-se num palácio e traduziu a Bíblia para o alemão.

A Liga de SmalkadePara enfrentar o imperador, os luteranos organizaram a Liga de Smalkade, que só conseguiria vitória em 1555, com a Paz de Augsburg.Com isso cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião e as de seus súditos.É importante saber: se Lutero tivesse se revoltado com a Igreja Católica um século antes, seria queimado. No momento em que Lutero se revoltou os tempos eram outros: nova mentalidade, o descontentamento com a Igreja era grande e havia pessoas poderosas dispostas a mudar de religião e proteger quem o fizesse.

Fundamentos da doutrina Calvinista

Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Salvação Humana: pela fé em Deus. PredestinaçãoSacramentos: Eucaristia e BaptismoRito religioso: culto simples (língua nacional)Áreas de influência:Suíça, Países Baixos, parte da França (huguenotes), Inglaterra (puritanos), Escócia (presbiterianos).

Contra-Reforma

Com o avanço das ideias protestantes, ganhou força um amplo movimento de moralização do clero e reorganização das estruturas administrativas da Igreja Católica, que fi cou conhecido como Contra-Reforma.

Um conjunto de medidas foram adoptadas: Criação da Companhia de Jesus (jesuítas)- expansão do catolicismo; criação de escolas religiosas; Concílio de Trento...

John wyclif

Jan Hus

Martinho Luter0

Assinaturas dos reformadores

Ulrico Zuínglio

João Calvino

Trabalho Realizado Por:

Patrick Daniel Nº13Pedro Filipe Nº15Luís Miguel Nº 11

8ºb