8
A Cor do Céu A Cor do Céu Escola Secundária\3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz Área de Projecto 2007\2008 Trabalho realizado por: Isabel Tavares, nº 10 Joana Louro, nº 12 Carlota Ribeiro, nº 16 Vasco Caupers, nº 24

A cor do Ceu

  • Upload
    oitavob

  • View
    3.762

  • Download
    1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: A cor do Ceu

A Cor do CéuA Cor do Céu

Escola Secundária\3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz

Área de Projecto

2007\2008

Trabalho realizado por:

Isabel Tavares, nº 10

Joana Louro, nº 12

Carlota Ribeiro, nº 16

Vasco Caupers, nº 24

8ºB

Page 2: A cor do Ceu

Introdução

Estamos a fazer este trabalho na disciplina de Área de Projecto, com o professor Francisco Saias e a professora Cláudia Rocha. Escolhemos o tema “A Cor do Céu” porque achámos um tema interessante e queremos saber algo mais sobre o céu. Neste trabalho vamos explicar alguns fenómenos, como o Arco-Íris e as suas cores, porque é que o céu é azul, porque fica alaranjado ao fim do dia, entre outros. Esperamos adquirir mais conhecimentos e aplicá-los no nosso dia-a-dia.

Page 3: A cor do Ceu

A Cor do Céu A cor do céu resulta de quebra distinta dos raios solares ao incidirem com a atmosfera. Devido às suas pequenas dimensões, as moléculas da atmosfera difundem melhor as radiações com comprimentos pequenos de onda, tais como o azul e o violeta que são por isso muito desviadas. Na verdade, o céu podia ser mais violeta mas, por causa da absorção da atmosfera, há menos violeta na luz do céu que chega à Terra, os nossos olhos não tem receptores sensíveis ao violeta, embora os olhos tenham receptores sensíveis para a luz azul.

Page 4: A cor do Ceu

O azul do céu varia com certas condições, como por exemplo, com a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Em dias secos, o céu tem um azul mais intenso e nos dias com muita humidade o azul do céu é menos intenso, mais pálido. Quando o céu está com partículas ou poeiras em suspenso, e como as partículas maiores dispersam igualmente todos os comprimentos de onda, o céu tende a ficar mais esbranquiçado e menos azul.

O Azul Pálido do Céu

Page 5: A cor do Ceu

Os astronautas não vêm o céu azul, porque no espaço não há atmosfera, os raios do sol não se espalham, logo os raios percorrem uma linha recta do sol ao observador. Por isso, os astronautas no universo vêem um fundo negro, no qual as estrelas brilham mesmo presente ao sol.

O Céu no Espaço

Page 6: A cor do Ceu

Pôr-do-Sol Ao final do dia, o sol desce e a luz solar percorre

maior quantidade de ar que durante o dia, fazendo dispersar todas as cores, excepto o vermelho. Como só os raios vermelhos chegam aos nossos olhos, o sol e o céu parecem desta cor.

Page 7: A cor do Ceu

Espectro solar é a sucessão de faixas coradas, cujo nome mais conhecido é Arco-Íris. Acontece quando se incide luz solar (que é branca) em nuvens (gotículas de água juntas). É a separação da luz branca do Sol nas suas diferentes cores, ao atravessar gotículas de chuva. Quem explicou este fenómeno foi um cientista do século XVII, Isaac Newton. As diferentes cores são: vermelho (com o maior comprimento da onda), cor-de-laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta (com o menor comprimento da onda do espectro). - Esta é a ordem decrescente das cores do comprimento da onda.

As Cores do Espectro Visível

Page 8: A cor do Ceu

Nós gostámos muito de realizar este trabalho. Achámos muito interessante saber mais coisas sobre o céu e outros assuntos que desenvolvemos ao longo deste trabalho. Achamos que alcançámos os nossos objectivos e demos o nosso melhor.

Esperemos que tenham gostado de “viajar” no céu, tal como nós!