11
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM OS TICS TEMA: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PROFESSORA: CLICERIES CURSISTAS: CLEONICE SCHMITZ KUNTS, DENISE ROSANE MAI, LUCIANE CARLA MAI, NADIA ULSENHEIMER SÃO CARLOS,SC. 2011

Apresentação tics

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Apresentação tics

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃOENSINANDO E APRENDENDO COM OS TICS

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

PROFESSORA: CLICERIES

CURSISTAS: CLEONICE SCHMITZ KUNTS, DENISE ROSANE MAI, LUCIANE CARLA MAI, NADIA ULSENHEIMER

SÃO CARLOS,SC. 2011

Page 2: Apresentação tics

OBJETIVO GERAL:

• O objetivo geral do trabalho consiste em orientar as crianças que ao brincar se aprende a ter regras, limites, raciocínio lógico, interiorizar informações, além da alfabetização em si.

Page 3: Apresentação tics

Os objetivos específicos são:•Constatar como as brincadeiras dirigidas interferem na socialização da criança.•Perceber como as crianças, através das brincadeiras dirigidas, se socializam, tomam consciência do outro, obedecem a regras e adquirem determinado comportamento.•Identificar a importância das crianças obterem direitos e também deveres.

Page 4: Apresentação tics

JUSTIFICATIVA:

Sabe-se que os jogos eletrônicos são ferramentas atrativas para a criança, mas que ela não pode jamais trocá-los pelos outros jogos e brincadeiras, deixando de lado o convívio, o contato com outras crianças.

Page 5: Apresentação tics

ETAPAS DAS ATIVIDADES - Explicar as crianças que a aula será um

pouco diferente, onde eles irão no computador, acessar a internet, pesquisar e realizar atividades norteadas pelo professor.

- Após, o tempo previsto para as atividades no computador, será feita uma explanação dos conteúdos pesquisados e das atividades realizadas, na sala de aula onde os alunos retratam o que mais gostaram e o que aprenderam de novo. E a partir disso pode-se concluir e avaliar os pontos positivos e negativos e também uma auto avaliação do desempenho da aula, e da ampliação ou não dos conhecimentos dos alunos.

Page 6: Apresentação tics

 

Duração das aulas: Três períodos de 45 minutos na sala de informática, e dois em sala de aula.

Recursos: computador, internet, caderno, lápis borracha, giz e quadro.

Sites pesquisados: (Goglle)Zuzubalandia;Jogos on-line com letras português;Horas: jogo de vestir;Atividades educacionais.

Page 7: Apresentação tics

Nesses sites foram trabalhados exercícios iniciais, cruzadinhas, jogos de montar, colorir, cálculos de adição e subtração, raciocínio lógico, adivinhas, cores e formas, coordenação motora, agilidade, concentração, jogo da pipoca, da matemática, da velha e da memória.

Page 8: Apresentação tics

O jogo e o brinquedo, mais do que uma forma de divertimento é um meio de compreensão e relacionamento com o ambiente que prepara a criança para a competição da vida. A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui para a interiorização de determinados modelos adultos no âmbito de grupos sociais diversos.Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no num espaço singular de constituição infantil. O faz de conta dos jogos, na sua construção e suas regras, como nos jogos da sociedade, jogos tradicionais, didáticos, corporais, propiciam a ampliação do conhecimento infantil por meio da atividade lúdica.

Page 9: Apresentação tics

Ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvida com o que está fazendo, que coloca na ação o seu sentimento e emoção, e é o elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Por isso, partimos do pressuposto de que é brincando e jogando que a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências e informações e, sobre tudo, incorporando atividades e valores.

Em toda a atividade ou experiência a criança se educa, por isso ao planejar as brincadeiras o educador estará trabalhando com a capacidade de ação, a atenção, os sentimentos, o raciocínio, os movimentos e o espírito de observação...

Page 10: Apresentação tics

Cabe a nós professores o papel de educar o sujeito capaz de pensar a realidade e transformá-la. Sendo que o processo de aprendizagem possibilita a elaboração conceitual colocando os alunos ao encontro com novos conhecimentos, oferecendo-os, destacando-os em contextos diversos, bem como analisar e organizar dentro das práticas na comunidade e na dinâmica histórica.

Partilhar com os alunos informações, indagações, contradições provocando novas relações e novas oportunidades.Enfim, a educação escolar deve executar a democracia e a cidadania através dos conhecimentos adquiridos e produzidos, buscando uma sociedade sem discriminação, crítica, reflexiva, dinâmica, onde todos sejam autores de sua própria história.

Page 11: Apresentação tics

"VOCÊ É RESPONSÁVEL POR TUDO AQUILO QUE CATIVA. "