1

Boletim Eletronico n.1

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Boletim Eletronico n.1

13 de Maio: Abolição das Desigualdades A discussão A discussão renitente que ora se trava na mídia e em diversos fóruns de debate sobre a adoção de cotas nas universidades públicas brasileiras, me faz lembrar a História do Brasil e de como fomos formadas para aceitar as desigualdades sociais como resultados naturais do processo histórico de constituição de uma nação.

AA História do Brasil que aprendemos nas escolas colaborou para que formássemos opinião equivocada sobre alguns fatos históricos, como por exemplo, a Abolição da Escravatura e as conseqüências nefastas da escravidão para uma grande parcela de cidadãos brasileiros que lutam ainda hoje pelos seus direitos.

NasNas escolas primárias, nós crianças aprendíamos desde muito cedo a nomear a Princesa Isabel, como a “Redentora”, como se fosse o sobrenome da princesa que havia salvado todos os negros do Brasil, dando cabo do último regime escravista do ocidente.

AAssim aprendíamos sobre um sistema econômico que matou milhares de africanos e que transformou o comércio de seres humanos nas Américas num gerador de acumulação de riquezas inigualável naquela época, fazendo surgir daí as fortunas locais, primeiro na colônia e depois no império de Isabel.

AGENDE-SE: Audiência discute serviços públicos AAcontece, no dia 16 de maio próximo, a Audiência Pública “A Qualidade dos Serviços Públicos prestados ao Trobogy”. Promovida pela vereadora Vânia Galvão, a iniciativa tem o objetivo de atender à demanda dos habitantes do Conjunto Trobogy e adjacências, que reclamam da falta de infra-estrutura e serviços públicos fornecidos à localidade. O evento conta com a presença de diversos setores da Administração Pública, tais como a Secretaria Municipal de Serviços PúbliPúblicos (SESP), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), a Superintendência de Conservação e Obras Públicas, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e a Transalvador.

07 de maio: Dia Mundial das Crianças Afetadas e Infectadas pelo HIV/AIDS

O primeiro caso de AIDS em crianças aconteceu em 1982. Desde esse marco da epidemia, crianças sofrem com a contaminação pelo vírus HIV na grande maioria dos países empobrecidos ou em processo de desenvolvimento. É estimado que cerca de 6.000 a 7.000 crianças nasceram com HIV desde 1989 e cerca de 16.000 foram infectadas no parto.

Em 1997, a AIDS passou a ser a 11ª causa de moEm 1997, a AIDS passou a ser a 11ª causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade. Hoje, cerca de mil crianças são contaminadas por dia e 80% delas estão na África Subsaariana, onde os níveis de pobreza são altos. A pobreza, a desinformação e a falta de acesso a medicamentos transformaram a AIDS em flagelo no continente africano que tem hoje 22 milhões de infectados. Isto significa que na África estão 67% do total de infectados pelo vírus HIV no mundo.

Sessão especial na Câmara em debate sobre o reconhecimento do Trabalho Doméstico

NoNo dia 29 de abril, quarta-feira, aconteceu a sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, com o intuito de comemorar os direitos adquiridos pela categoria, e também de debater sobre a situação do trabalho doméstico no Brasil e, ainda, abordando temáticas transversais, como o racismo e a violência contra as mulheres. Solicitado pelo mandato da vereadora Vânia Galvão (PT), o evento foi realizado no Plenário Cosme de Farias, comocomo parte das atividades da câmara, contando com a presença de parlamentares, representantes sindicais, lideranças de movimentos sociais e trabalhadoras da categoria.

Vereadora acompanha obras do PAC EmEm visita a Nova Constituinte no último dia 9 de maio, a vereadora Vânia Galvão averiguou, junto à presidente da Companhia de Desen-volvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Maria Del Carmen Fidalgo, as obras decorrentes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e os seus possíveis impactos para os habitantes da área. Até o momento, está sendo construída uma Rua Direta no bairro e há pre-visão de desapropriação de famílias e estabelecimentos comerciais. A vereadora vem acompanhando o andamento das obras, a fim de co-nhecer as realidades das famílias envolvidas e o processo de remoção e reinstalação das mesmas.

Leia mais em: http://vaniagalvao.wordpress.com/

Leia mais em: http://vaniagalvao.wordpress.com/

Pronunciamento de Cleuza de Jesus, do SINDOMÉSTICO

Leia mais em: http://vaniagalvao.wordpress.com/

Boletim Eletrônico - Edição Nº01, 15 a 31 de maio de 2009

Visita de Vânia Galvão a Nova Constituinte