6
www.grupopolicom.com.br Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III Primeiro da América do Sul a possuir a certificação Tier III, concedida pelo órgão internacional Uptime Institute, o data center da Ativas, em Belo Horizonte, em operação desde setembro de 2010, também é certificado pelo órgão alemão TÜV Rheinland como R3, reconhecido mundialmente por aferir produtos de alta tecnologia e complexidade. A eles soma-se a ISO 20000, que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI com base na BS 15000 (British Standard) e no ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para que as exigências de todas essas certificações fossem atendidas, o órgão certificador acompanhou a empresa desde a fase de projeto, passando por etapas como a análise técnica dos equipamentos. Já na fase da obra, todos os equipamentos passaram por testes, com utilização de tecnologias de ponta, garantindo, assim, a disponibilidade requerida de acordo com sua classificação: o nível de disponibilidade mínima certificada é de 99,98%. As soluções iPatch e InstaPatch 360, assim como cabeamento estruturado Categoria 6A e as fibras ópticas LazrSpped 300 e TeraSpeed monomodo, da SYSTIMAX (desenvolvidas e fabricadas pela CommScope Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX e UNIPRISE ), instaladas pela Aceco TI e fornecidas pelo Grupo Policom , são parte importante nesse processo de manutenção da alta disponibilidade. Juntas, essas tecnologias garantem gerenciamento físico da infraestrutura de rede com mais de 8.000 pontos Categoria 6A e 6.600 conexões ópticas e colocam o data center à prova de futuro, permitindo a migração para velocidades de 40 e 100 Gigabit por segundo apenas com a substituição dos cordões de módulos. ® ® ® ® ESTUDO DE CASO Data Center Ativas

CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Primeiro da América do Sul a possuir a certificação Tier III, concedida pelo órgão internacional Uptime Institute, o data center da Ativas, em Belo Horizonte, em operação desde setembro de 2010, também é certificado pelo órgão alemão TÜV Rheinland como R3, reconhecido mundialmente por aferir produtos de alta tecnologia e complexidade. As soluções iPatch e InstaPatch 360, assim como cabeamento estruturado Categoria 6A e as fibras ópticas LazrSpped 300 e TeraSpeed monomodo da SYSTIMAX, instaladas pela Aceco TI e fornecidas pelo Grupo Policom, são parte importante nesse processo de manutenção da alta disponibilidade.

Citation preview

Page 1: CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

www.grupopolicom.com.br

Tecnologias SYSTIMAX auxiliamATIVAS na disponibilidade de seudata center Tier III

Primeiro da América do Sul a possuir acertificação Tier III, concedida pelo órgãointernacional Uptime Institute, o data center daAtivas, em Belo Horizonte, em operação desdesetembro de 2010, também é certificado pelo órgãoalemão TÜV Rheinland como R3, reconhecido mundialmente por aferir produtos de alta tecnologia ecomplexidade. A eles soma-se a ISO 20000, que define as melhores práticas de gerenciamento deserviços de TI com base na BS 15000 (British Standard) e no ITIL (Information TechnologyInfrastructure Library).

Para que as exigências de todas essas certificações fossem atendidas, oórgão certificador acompanhou a empresa desde a fase de projeto, passando poretapas como a análise técnica dos equipamentos. Já na fase da obra, todos osequipamentos passaram por testes, com utilização de tecnologias de ponta,garantindo, assim, a disponibilidade requerida de acordo com sua classificação:o nível de disponibilidade mínima certificada é de 99,98%.

As soluções iPatch e InstaPatch 360, assim como cabeamentoestruturado Categoria 6A e as fibras ópticas LazrSpped 300 e TeraSpeedmonomodo, da SYSTIMAX (desenvolvidas e fabricadas pela CommScope

Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhasSYSTIMAX e UNIPRISE ), instaladas pela Aceco TI e fornecidas pelo Grupo Policom , são parteimportante nesse processo de manutenção da alta disponibilidade.

Juntas, essas tecnologias garantem gerenciamento físico da infraestrutura de rede com maisde 8.000 pontos Categoria 6A e 6.600 conexões ópticas e colocam o data center à prova de futuro,permitindo a migração para velocidades de 40 e 100 Gigabit por segundo apenas com a substituiçãodos cordões de módulos.

® ®

® ®

ESTUDO DE CASO

Data Center Ativas

Page 2: CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

A escolha pela Ativas da solução daSYSTIMAX fornecida pelo Grupo Policom foi baseadaem um projeto que trouxesse confiabilidade, agilidadee uma gestão rápida e confiável, afirma RenatoFaustino, engenheiro de Infraestrutura da Ativas,explicando que a demanda surgiu em função dadimensão do projeto: a empresa entrou no mercadode ITO, e uns dos diferenciais para se estabelecernessa área seria o investimento em infraestrutura. Aideia era investir na melhor solução de cabeamentoexistente no mercado e construir a melhor solução fim a fim de infraestrutura. Com essa proposta, aAtivas foi o primeiro data center da América do Sul a receber a certificação Tier III, concedida pelaUptime Institute.

De acordo com Fernando M. Almeida Prado Couto, diretor da Aceco TI, o projeto desse datacenter que recebeu aporte inicial de US$ 50 milhões dá ao cliente a garantia de que esse é um dos sitesmais seguros do mundo. Toda a concepção visou à ampliação de fases e fundamentou-se nofornecimento ininterrupto, na redundância e na interligação dos diversos subsistemas, comoconectividade, energia elétrica, climatização, segurança e acesso, detecção e combate a incêndio.Desse modo, por exemplo, é possível realizar manutenção concorrente, sem interrupção dos serviçosde TI, porque a redundância atinge todos os subsistemas e até a própria edificação é segmentada; asentradas de telecom sãoduplicadas em salas POPpara não perder operação emcaso de sinistro.

A c o n c e p ç ã o d ecabeamento Categoria 6a efibra óptica com gerenciamento iPatch foi adotadanas duas salas POP, bem distanciadas uma daoutra, que partem via MDA para HDA para o interior do data center. Esse formato MDA/HDA é umarequisito de segurança, favorecendo a intervenção pela operadora de Telecom sem entrar no ambientedo data center.Atopologia de rede adotada é em estrela, que facilita as mudanças de layout.

A escolha pela solução SYSTIMAX fornecida pelo Grupo Policom foi apenas um dosdesafios para a Aceco TI, empresa especializada em projeto, construção e manutenção de datacenter de alta disponibilidade, pois, essa unidade da Ativas, segundo Couto, por suascaracterísticas, constitui-se “um dos projetos mais sofisticados da história da nossa empresa,porque é referência no Brasil e em qualquer lugar do mundo.”

www.grupopolicom.com.br

ESTUDO DE CASO

Data Center Ativas

Renato FaustinoEngenheiro de Infraestrutura da Ativas

“Os resultados obtidos até o momento garantem omelhor nível de satisfação possível. Obtivemos um ótimo

atendimento desde o início da parceria, no suportesempre dado quando solicitado e nos produtos,

entregues com qualidade e dentro do prazo”.

Page 3: CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

ESTUDO DE CASO

Data Center Ativas

www.grupopolicom.com.br

Outro desafio bemsucedido foi o prazo: a obrafoi realizada em dez meses,“prazo bastante curto”, naopinião de Couto, o que, noentanto, “é um diferencial daempresa no mercado,porque sobrepomos as fasese fazemos turnkey. Por isso, uma faseindepende da outra. Assim, ocorremsimultaneamente e o resultado é o prazocombinado e o preço conhecido”.

Esta também foi a primeira implantação do iPatch em projetode grande porte, o que, como frisa o diretor da Aceco TI, foifavorecido e facilitado pelo suporte do Grupo Policom e daequipe da CommScope, que “auxiliaram muito nasubstituição de soluções pós definição de projeto”.

No caso do iPatch, como lembra Faustino, a solução éusada para gerenciar as principais conexões existentes nodata center. Entre os benefícios, como é de gerenciamentoautomático, alinha agilidade na implantação de novosclientes, por exemplo. E esse benefício ganha importância aoatender um dos principais desafios do projeto: encontrar umasolução que permitisse flexibilidade e segurança namanipulação de qualquer cabo de manobra a ser inserido nodata center.

Os resultados obtidos até o momento garantem “o melhornível de satisfação possível”, nas palavras do engenheiro de

infraestrutura da Ativas, opinião fundamentada no “ótimo atendimento desde o início da parceria, nosuporte sempre dado quando solicitado e nos produtos, entregues com qualidade e dentro do prazo”.

Os materiais fornecidos para a primeira fase do data center, que possui três módulos, mostram oporte da obra:

- 0,5 km de cabo UTP cat. 6ASYSTIMAX 360;- 1.900 patch cords cat. 6ASYSTIMAX 360;- 2.300 tomadas RJ-45 Cat. 6ASYSTIMAX 360;

“O projeto desse data center que recebeu aporte inicialde US$ 50 milhões dá ao cliente a garantia de que esse

é um dos sites mais seguros do mundo. Toda aconcepção visou à ampliação de fases e fundamentou-

se no fornecimento ininterrupto, na redundância e nainterligação dos diversos subsistemas, como

conectividade, energia elétrica, climatização, segurançae acesso, detecção e combate a incêndio”.

Fernando M. Almeida Prado CoutoDiretor da Aceco TI

Page 4: CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

ESTUDO DE CASO

Data Center Ativas

www.grupopolicom.com.br

- Solução iPatch 360 iPatch com capacidade para atender até 10.000 pontos de rede: 6gerenciadores de rede principais, 8 gerenciadores de painéis, 44 Patch Panels inteligentes modularesde 24 portas, com capacidade para atender no total 1.056 pontos Cat. 6A UTP; 104 bastidores ópticosmodelos LC e InstaPatch 360;

- 1,7 km de cabo LazrSpeed 300 multimodo com capa especial LSZH, que permite performancede transmissão de 10 Gb/s até 300m;

- 104 bastidores ópticos inteligentes instaPatch 360;- 6.600 conexões ópticas;- Cordões ópticos de diversos tipos, como TrunkCables, cabos Fanout (uma ponta com

conectores MPO e outra com conectores LC) e cordões duplex multimodo e monomodo (linhasLazrSPEED e TeraSPEED respectivamente).

A área total do data center da Ativas, situado no bairroCamargos, em Belo Horizonte, é de 11 mil metros quadrados,sendo 6 mil metros quadrados de área construída e 1,5 milmetros quadrados reservados para os servidores, divididosem três módulos de 500 metros quadrados.

A estrutura foi projetada para suportar até 2kVA deequipamentos de TI por metro quadrado, além de áreas pararacks de alta densidade. Cada fase de implantação de 500metros quadrados terá dois transformadores de 2,5MVA edois no-breaks de 1.375kVA.

O backup da energia da concessionária se dá pormeio de grupos geradores a diesel, também redundantes,com capacidade individual de 2,5MVA.

O data center da Ativas segue modernos parâmetros internacionais de sustentabilidadeambiental. Entre os exemplos de aplicação do conceito ecológico no data center destaca-se avirtualização de servidores as cargas de trabalho são consolidadas em um número menor demáquinas totalmente utilizadas, o que reduz o espaço necessário para acomodá-las. Isso garantemenos consumo energético para executar as operações. Outro ponto é o gás que faz a contenção deincêndio e que tem como base o líquido Novec 1230. Ele se extingue em cinco dias e não causa danosao meio ambiente.

Eficiência energética é outra característica forte do data center da Ativas, que tem como meta

Características do data center

Page 5: CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

ESTUDO DE CASO

Data Center Ativas

www.grupopolicom.com.br

Power Usage Effectiveness (PUE) de 1,7. O PUE é uma relação de potência que mede a eficiênciaenergética dos data centers. O PUE próximo a 1,5, por exemplo, só é obtido nos países de clima frio,onde os data centers aproveitam a temperatura externa para climatizar os equipamentos de TI.Para reduzir o consumo energético, a Ativas investiu em tecnologias avançadas, como a tecnologiaalemã LCP, que processa a climatização dos servidores blade nos próprios racks de armazenamento enão no ambiente. A climatização dos equipamentos é suportada por um sistema de água gelada cujoreservatório é de 78 mil litros de Chillers redundantes, com capacidade individual de 350 toneladas derefrigeração ou 4.200.000 BTUs.

A Ativas, empresa de Tecnologia da Informação (TI)pertencente aos grupos Asamar e Cemig, posiciona-se nomercado como Managed Service Provider (MSP). Para tanto,atua fortemente na gestão de serviços de TI de seus clientes,compromissada com os Service Level Agreements (SLAs)exigidos pelos diversos negócios, segmentos efornecedores, e em conformidade com a norma ISO 20000.Possui outras importantes certificações internacionais como Tier III da Uptime Institute e TÜVRheinland.

Aempresa trabalha com um vasto portfólio e oferece soluções inovadoras em cloud computing eno modelo Software as a Service (SaaS), que permitem ao cliente ampliar rapidamente o contrato deacordo com sua demanda. A Ativas possui uma das mais modernas infraestruturas de data center domundo em segurança e contingência, concebido no conceito de virtualização fim-a-fim virtualizaçãonas camadas rede, servidores/aplicações e storage.

A Aceco TI, empresa especializada na construção deData Centers Seguros de Alta Disponibilidade e fabricantedas Salas-Cofre certificadas, o convida a conhecer assoluções de segurança física e alta disponibilidade, cujomaior benefício é evitar a perda de equipamentos de TI einformações em razão de sinistros, e impedir prejuízosdevido a paradas não programadas da infraestrutura. AAceco TI está no mercado de TI há quase 40 anos. São mais de 500 Salas-Cofre e Data Centersconstruídos no Brasil e na América Latina. A Aceco TI procura sempre trabalhar com soluções deengenharia modulares e escaláveis, para acompanhar as constantes mudanças a que são submetidos

Sobre a ATIVAS

Sobre a Aceco TI

Page 6: CASE: Tecnologias SYSTIMAX auxiliam ATIVAS na disponibilidade de seu data center Tier III

ESTUDO DE CASO

Data Center Ativas

www.grupopolicom.com.br

os ambientes de TI . Dessa forma, sempre se antecipa às futuras necessidades de seus clientes epreserva os investimentos feitos hoje, por um longo período. As soluções Aceco TI estão emconformidade com as principais normas nacionais e internacionais e melhores práticas de construçãode Data Centers, em nível mundial. São soluções testadas e certificadas: certeza de qualidade paranossos clientes. A Aceco TI está presente em todas as etapas da Construção de um Data CenterSeguro e de Alta Disponibilidade, desde a identificação das ameaças a que um ambiente está expostoaté o acompanhamento junto ao cliente após a obra concluída.

A CommScope® (www.commscope.com) exerceu um papel fundamental em quase todas asredes de comunicações mais importantes do mundo. Criou a infraestrutura que conecta as pessoascom as tecnologias por meio de cada inovação. O portfólio de soluções de ponta a ponta inclui tudo oque os clientes necessitam para construir redes tradicionais e sem fio de alto rendimento. Embora atecnologia evolua, a meta continua sendo a mesma: ajudar os clientes a criar, inovar e desenvolver-semais rápido e melhor. A empresa tem com foco conectar e fazer evoluir as redes para os negócios emcasa, no trabalho e em movimento. A CommScope, a Andrew e a SYSTIMAX são marcas comerciaisregistradas da CommScope, Inc.

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercadonacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações dedados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado,reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), PolicomRio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS(Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dosEstados de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center,com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologiacomercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o GrupoPolicom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participaconstantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados paraorientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, oGrupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 150 colaboradores.

Sobre a CommScope

Sobre o Grupo Policom