21

PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Embed Size (px)

DESCRIPTION

PLC- Power Line Communication- Transferência de dados pela rede de alta tensão.

Citation preview

Page 1: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)
Page 2: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Integrantes:

Anderson A. Rezende

Bruno Henrique

Page 3: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

PLC (do inglês Power Line Communication, em português "comunicação via rede elétrica") é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia eléctrica. A ideia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eléctrica.

Page 4: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Sistemas de Powerline Carrier, chamados também de OPLAT (Ondas Portadoras em Linhas de Alta Tensão), têm sido utilizados pelas empresas de energia elétrica desde a década de 1920. Estes sistemas foram e ainda são utilizados para telemetria, controle remoto e comunicações de voz.

Page 5: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Algumas, poucas, aplicações de banda estreita em residências e sistemas de segurança e automação predial utilizam ainda sistemas de Powerline Carrier de banda estreita, baixa velocidade e com modulação analógica.

Page 6: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Testes PLC com a comunicação digiltal de alta velocidade foi enfatizado no ano de 1991, pelo Dr. Paul Brown da Norweb Communications (Norweb é a empresa de Energia Eléctrica da cidade de Manchester, Inglaterra ). E foi em meados de 1995 à 1997, ficou demonstrado que era possível resolver os problemas de ruído e atenuar (mas não eliminar totalmente).

Em outubro de 1997, a Nortel e Norweb anunciaram que os problemas associados ao ruído e interferência das linhas de eletricidade estavam solucionados em apenas algumas faixas de frequência.

Page 7: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Testes PLC com a comunicação digiltal de alta velocidade foi enfatizado no ano de 1991, pelo Dr. Paul Brown da Norweb Communications (Norweb é a empresa de Energia Eléctrica da cidade de Manchester, Inglaterra ).

Em outubro de 1997, a Nortel e Norweb anunciaram que os problemas associados ao ruído e interferência das linhas de eletricidade estavam solucionados em apenas algumas faixas de frequência.

Page 8: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Em outubro de 1997, a Nortel e Norweb anunciaram que os problemas associados ao ruído e interferência estavam solucionados em algumas faixas de frequência. Em seguida, dois meses depois, foi anunciado pelas mesmas empresas o primeiro teste de acesso à Internet, realizado numa escola de Manchester. Com isso, foi lançada uma nova ideia para negócios de telecomunicações que a Nortel/Norweb chamaram de Digital Powerline.

Page 9: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Em março de 1998, a Nortel e a Norweb criaram uma nova empresa intitulada de NOR.WEB DPL com o propósito de desenvolver e comercializar Digital PowerLine (DPL).

Todas as empresas eléctricas do mundo estavam pensando em se tornar provedores de serviços de telecomunicações, utilizando seus activos de distribuição.

Page 10: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.

Page 11: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Quanto a freqüência: » PLC Faixa Larga (BroadBand) : utiliza grande faixa de

freqüências, variando de 1.6 a 30Mhz, enquanto que possui alta taxa de transmissão.

» PLC Faixa Estreita(NarrowBand): Este tipo utiliza uma faixa de freqüência menor, na faixa de 0.1 a 0.9 kHz, possuindo taxa de transmissão menor que 1Mbps. Suas aplicações geralmente são nas áreas de gestão de energia elétrica, automação, medição remota, etc.

Page 12: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Interferências PLC

O PLC é uma tecnologia interferente aos serviços e utilizadores de rádio comunicação. Parte da banda de rádio de ondas médias - 1,7 a 3 MHz - todas as altas frequências HF - 3 a 30 MHz - e o VHF baixo - 30 a 50 MHz - ficam prejudicados com aumento do nível de ruído, inutilizando várias faixas de rádio.

Page 13: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

O OFDM, também conhecido como discrete multitone modulation (DMT), é uma técnica de modulação baseada na ideia de multiplexação por divisão de frequência (FDM) onde múltiplos sinais são enviados em diferentes frequências.

O OFDM é quase sempre utilizado juntamente com codificação de canal (técnica de correção de erro), resultando no chamado COFDM.

Page 14: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

A transmissão de dados sobre as linhas eléctricas de energia é conseguida somando à onda sinusoidal (de 50 Hz/60 Hz da energia eléctrica), os sinais de alta-frequência modulados através da técnica OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexin).

Page 15: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Existem dois tipos de PLC:

» o primeiro é o interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede eléctrica interna de um apartamento ou de um prédio;

» o segundo é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia eléctrica.

Page 16: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Modelo Indoor:

Page 17: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Modelo Outdoor: O sinal do BPL sai da central, indo para o injector, que vai se encarregar de enviá-lo para a rede eléctrica. No caminho, o repetidor tem a função de evitar que os transformadores filtrem as altas frequências. Chegando perto da casa, o extractor, que deixa o sinal pronto para uso da casa, chegando até o modem BPL, que vai converter para uso pelo computador, através de uma porta Ethernet ou USB.

Page 18: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Serviços Suportados: » Acesso em Banda Larga à Internet;

» Vídeo a Pedido;

» Telefonia VoIP;

» Serviços de Monitoração e Vigilância;

» Serviços de Monitoramento de Trânsito (Câmeras e Comandos);

» Automação Residencial Domótica;

» Monitoramento de processos produtivos on-line.

Page 19: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Vantagens :

» Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras numa edificação para ser implantada;

» Por utilizar a rede de energia eléctrica, qualquer "ponto de energia" é um potencial ponto de rede;

» Suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar até aos 500Mbps em várias frequências entre 1,7 MHz e 30 MHz.

Page 20: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Desvantagens:

» qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de interferência;

» Descargas elétricas na atmosfera;

» half-duplex;

» oscilação: características como impedância, atenuação e frequência podem variar drasticamente de um momento para o outro, à medida que luzes ou aparelhos ligados à rede são ligados ou desligados.

» Tranformadores (Barreiras), na rede Outdoor;

» Outra desvantagem vem do fato de a PLC ser uma mídia compartilhada e estruturada de modo paralelo.

Page 21: PLC- Power Line Communication (Engenharia de Telecomunicações-FINOM)

Referências: http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/edicoes/141-plc-power-line-communication.html http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3068-power-line-communication-a-rede-na-tomada.htm http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2008_2/tulio/Conclusoes.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/PLC http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialplcalt1/pagina_4.asp http://www.midiacom.uff.br/~debora/fsmm/trab-2005-2/apres_PLC.pdf http://rcsm.com.sapo.pt/plc.pdf