14
PDG R lt i d PDG Realty ingressa no mercado imobiliário argentino, adquirindo ti i ã TGLT participação na TGLT Relações com Investidores: Mi h lW Michel Wurman Diretor Vice-Presidente Financeiro e de RI João Mallet Gerente Financeiro e de RI Gustavo Janer Analista Financeiro e de RI 1 Telefone: +55 (21) 3504-3800 E-mail: [email protected] Website: www.pdgrealty.com.br/ir

Apresentação Operação TGLT

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Apresentação Operação TGLT

PDG R lt i dPDG Realty ingressa no mercado imobiliário argentino, adquirindo

ti i ã TGLTparticipação na TGLTRelações com Investidores:

Mi h l WMichel Wurman Diretor Vice-Presidente Financeiro e de RI

João MalletGerente Financeiro e de RI

Gustavo JanerAnalista Financeiro e de RI

1Telefone: +55 (21) 3504-3800E-mail: [email protected]

Website: www.pdgrealty.com.br/ir

Page 2: Apresentação Operação TGLT

Agenda

Racional da aquisiçãoRacional da aquisição

Perfil da TGLT

ApêndicesApêndices

2

Page 3: Apresentação Operação TGLT

Racional da aquisição

Entrada no mercado imobiliário argentino com um parceiro conceituado, dinâmico e empreendedor, com potencial para ser um dos líderes na transformação do setor no país.

Criação de uma parceria forte que poderá, eventualmente, expandir-se para outros mercados da América Latina.

Acumular land bank através de operações atraentes.Acumular land bank através de operações atraentes.

Continuar a estratégia de diversificação de investimento baseado em parcerias com os maiores players do mercado

E t t d O ãEstrutura da Operação:

– PDG Realty investiu USD 7 milhões na TGLT S.A., adquirindo 30% de participação na companhia.

– No caso de investimentos adicionais para novos empreendimentos, a PDG Realty tem o direito de participar (mas não é obrigada) como co-investidor com até 100% do investimento necessário.

3

Page 4: Apresentação Operação TGLT

Perfil da TGLT: Oportunidade de investimento

Existe uma grande oportunidade de liderar a transformação do mercado residencial argentino:

– A Argentina tem demonstrado força para superar a pior crise de sua história. Aeconomia vem crescendo de forma consistente nos últimos 4 anos, sendo o,mercado imobiliário um dos fatores-chave dessa recuperação.

– Atualmente o financiamento disponível para a aquisição de imóveis é praticamenteinexistente fazendo com que menos de 3% do mercado tenha acesso à novasinexistente, fazendo com que menos de 3% do mercado tenha acesso à novasmoradias. Através do aumento do financiamento, a demanda por novas moradiasdeverá crescer de maneira significativa.

A A ti tá t i i h id há d dé d– A Argentina está pronta para seguir o caminho percorrido há menos de uma décadapelos mercados imobiliários do Brasil e do México.

– Existem poucas companhias de incorporação imobiliária na Argentina preparadas ecom acesso à capital, para liderar o processo de transformação.

4

Page 5: Apresentação Operação TGLT

Perfil da TGLT: Estratégia de Investimento

O objetivo da TGLT é se tornar a líder no mercado residencial argentino em: vendas, rentabilidade e qualidade de produtos A estratégia consiste em:rentabilidade e qualidade de produtos. A estratégia consiste em:

– Desenvolver grandes projetos residenciais nas principais cidades da Argentina –notadamente Buenos Aires, Rosário, Córdoba e Mendoza, com margens líquidas

i d d 18% à 27% d d t d d d j tvariando de 18% à 27%, de acordo com o segmento de mercado do projeto.

– À medida que o financiamento atingir o segmento de baixa renda, serãodesenvolvidos projetos para este segmento de mercado.

– Manter land bank equivalente à 3 anos de lançamentos.

– TGLT buscará captar recursos para novos investimentos através dep pendividamento ou capital de seus acionistas. Eventuais fundos não captados pelaTGLT poderão ser obtidos através de co-investimento com a PDG Realty ououtros investidores/parceiros, e serão destinados para desenvolvimento deprojetos e aquisição de terrenosprojetos e aquisição de terrenos.

5

Page 6: Apresentação Operação TGLT

Perfil da TGLT: A Companhia

TGLT é uma empresa de real estate que investe com sucesso na Argentina desde 2002:

– A TGLT possuí um time de profissionais que promovem a criatividade,A TGLT possuí um time de profissionais que promovem a criatividade,transparência e integração com parceiros estratégicos. A TGLT conseguiu atrairos mais talentosos profissionais do mercado, sendo que a maioria foi treinadanos EUA ou possui um mestrado com especialização no mercado imobiliário.

– A companhia controla todas as fases do processo de desenvolvimento imobiliário,desenvolvendo um modelo de colaboração com parceiros chave (companhias deadministração de construção, imobiliárias, designers, construtores, vendedores econsultores), permitindo à TGLT crescer rapidamente e de maneira organizada.

6

Page 7: Apresentação Operação TGLT

Perfil da TGLT: A Companhia

– O sócio fundador, Federico Weil (bacharel em Engenharia Industrial –Universidade de Buenos Aires / MBA – Wharton), investiu na Argentina nosúltimos 7 anos, gerando retornos anuais de mais de 100% para investidoresinstitucionais estrangeirosinstitucionais estrangeiros.

– Federico Weil começou a investir no mercado argentino no início de 2002,semanas após a crise, quando estruturou a aquisição, financiada por GeorgeSoros da Pecom Agropecuária (Adeco) A companhia era proprietária de 85milSoros, da Pecom Agropecuária (Adeco). A companhia era proprietária de 85milhectares de fazendas na Argentina, sendo que hoje a Adeco é uma das maiores emais bem sucedidas operadoras de fazendas no país.

– Antes da sociedade com a PDG Realty, a TGLT desenvolveu o Forum Buenos Aires(www.forumbuenosaires.com), projeto residencial de 47mil m2 na doca IV doPorto Madero em Buenos Aires. O projeto – 80% vendido – será finalizado emabril de 2008.

7

Page 8: Apresentação Operação TGLT

Perfil da TGLT: Pipeline

TGLT e PDG Realty recentemente adquiriram do Grupo Bemberg uma propriedade em TGLT e PDG Realty recentemente adquiriram do Grupo Bemberg uma propriedade em Rosário, às margens do Rio Paraná:

– A propriedade é localizada no Porto Norte, uma área revitalizada a apenas 5i t d t d R á i lh t P t M d ( i i l á dminutos do centro de Rosário e semelhante ao Porto Madero (principal área de

desenvolvimento imobiliário recente de Buenos Aires).

– O projeto (43mil m2 de área privativa) será multiuso, incluindo uma parteresidencial, um hotel, escritórios, operações comerciais, áreas culturais e umamarina.

– O local – uma antiga fábrica de cerveja construída em 1908 – terá 7 prédios (3g j p (dos quais serão remodelados).

– VGV estimado de USD60 milhões, com lançamento previsto para o primeirosemestre de 2008semestre de 2008.

Em 2008 TGLT deve lançar mais 3 projetos na Argentina, todos já em negociação ou processo de aprovação.

8

Page 9: Apresentação Operação TGLT

Apêndice 1: Mercado Imobiliário Argentino

Demografia:

– A Argentina, com quase 40 milhões de habitantes, é o terceiro maior país daAmérica Latina.

– A Argentina é um país urbanizado, com quase 90% da população vivendo noscentros urbanos.

– A Grande Buenos Aires – com mais de 13 milhões de habitantes – é a oitava– A Grande Buenos Aires – com mais de 13 milhões de habitantes – é a oitavamaior cidade do mundo e a terceira maior cidade da América Latina.

– Metade da população vive nos grandes centros urbanos, principalmente GrandeB Ai Có d b R á i M dBuenos Aires, Córdoba, Rosário e Mendoza.

9

Page 10: Apresentação Operação TGLT

Apêndice 1: Mercado Imobiliário Argentino

Produtos Residenciais:

– Na cidade de Buenos Aires, 80% da população vive em condomínios.

– Na Grande Buenos Aires, embora condomínios fechados tenham se tornado,populares nos últimos 15 anos, a maior parte da população vive fora decondomínios, em casas perto dos centros comerciais.

– Em outras grandes cidades a distribuição entre condomínios e casas é mais ou– Em outras grandes cidades, a distribuição entre condomínios e casas é mais oumenos equivalente.

10

Page 11: Apresentação Operação TGLT

Apêndice 1: Mercado Imobiliário Argentino

Comportamento do Consumidor:

– A Argentina tem uma população jovem e urbana que, apesar da preferência pelacasa própria ao aluguel, não teve condições de comprar imóveis na últimadécada. Este cenário criou significativa demanda reprimida por moradias, a qualdécada. Este cenário criou significativa demanda reprimida por moradias, a qualdeverá ser atendida com a recuperação da renda familiar.

– Os argentinos têm propensão a investir em imóveis, seja buscando umaferramenta de preservação de valor (principalmente para suas própriasferramenta de preservação de valor (principalmente para suas própriasmoradias) ou buscando receita com aluguel (comprar imóveis para alugar).

– Dada a velocidade com a qual os imóveis recuperaram seu valor em dólar após aú ó ãúltima crise, imóveis são considerados um investimento de baixo risco.

– Existe uma baixa propensão a investir em ativos financeiros como ações e títulos.

11

Page 12: Apresentação Operação TGLT

Apêndice 2: Modelo de negócios TGLT

Modelo de negócios:

EMPREITEIROS

GERENTE DE CONSTRUÇÃO EMPREENDEDORESCORRETORES

ARQUITETOS

EMPREENDEDOR

ADMINMARKETING

CONSTRUÇÃO LiDESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

TAXAS INTL

TAXAS LOCAIS

IMPRENSA

DESIGN GRÁFICO

ADMINMARKETING

VENDAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO

DESIGN DE PRODUTOS

TAXAS INTL

APOIO CONTÁBIL

IMPRENSA

PUBLICIDADE

ARQUITETOS CORRETOR CHEFE

CORRETORESENGENHEIROS DE

INSTALAÇÃO

12

Page 13: Apresentação Operação TGLT

Apêndice 3: Histórico de negócios

O histórico de sucesso da PDG prova sua habilidade de gerar continuamente oportunidades de i ti t i ã i t itinvestimentos em co-incorporação e private equity.

Aquisição

PrivateEquity...

Aquisição de 20%

Set-06JVJV

Aquisição de 40%

JVJV

Aquisição adicional de

21%

Parceria CHL & PIAL

Parceria PDG & Abaurre JVJV

Aquisição de 30%

Fev-06Aquisição

adicional de 10%

Maio-06 Nov-06JVJV

Fev-07Abril-07

Junho-07

Venda de 20%

& PIALJVJV

Agosto - 07

Fundação44 projetos lançados

2003 -2006 14 projetos lançadosDebêntureR$250mm

21 projetos lançados2T07

2003

Jan-07

IPO

... e Co-incorporação

1T07 R$250mmJulho-07

2T07

13

Page 14: Apresentação Operação TGLT

Apêndice 4: Investimentos de Portifólio

Mesmo em um ambiente altamente competitivo, a PDG Realty conseguiu realizar importantes negócios de alto valor agregado.

ClasseClasse MédiaMédia -- ClasseClasse MédiaMédia –– MédiaMédia LoteamentoLoteamento ComercialComercial

Portifólio atual permite uma forte presença em todos os segmentos do mercado imobiliário.

ServiçosServiços

Part.: 70%Foco: São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo

Part: 17%Foco: São Paulo Part: 17% (indireta)

Part.: 50% da joint ventureFoco: São Paulo

MédiaMédia BaixaBaixa AltaAlta LoteamentoLoteamento ComercialComercial ServiçosServiços

Part : 49%Espirito Santo Part: 17% (indireta)Foco: São Paulo

Foco: São Paulo

Part: 50%Foco: Rio de Janeiro

Foco: São Paulo e Rio de Janeiro

Joint VentureFoco: Rio de Janeiro

JVJV

Part: 50% da joint ventureFoco: Bahia

JVJV

Joint VentureFoco: Niteroi RJ

JVJV

Joint VentureFoco: Espirito Santo

Foco: Niteroi, RJ

14Part: 30%Foco: Argentina