12
Marcação de alta performance de códigos Datamatrix com 100% de fiabilidade na Bristol-Myers Squibb Serviços Postais: os CTT explicam como a abertura do mercado irá criar oportunidades de negócio 2011 NR8 PORTUGAL

Zetes eglobe 8-maio 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Como se preparar para instalar com sucesso uma rede sem Fios; Soluções de voz - com ou sem treino? Como fazer a escolha Acertada; Visidot suporta GS1 DataBar; Zetes TotalCare: uma forma de gerir eficazmente os seus dispositivos móveis; Heuschen & Schrouff prepara-se para o futuro com RF; Abertura de Mercado abrirá novas oportunidades denegócio para as empresas postais; A Bristol-Myers Squibb beneficia de um sistema de marcação Datamatrix de alta performance; A tecnologia adapta-se às redes de abastecimento em tempo real; Quem está a beneficiar com a Auto-ID?; Merck aumenta produtividade no armazém com solução de voz. Mais informações em www.zetes.pt

Citation preview

Page 1: Zetes eglobe 8-maio 2011

Marcação de alta performance de códigos Datamatrix com 100% de fi abilidade na Bristol-myers squibb

Serviços postais: os ctt explicam como a abertura do mercado irá criar oportunidades de negócio

2011 NR8PORTUGAL

Page 2: Zetes eglobe 8-maio 2011

2

ZETES Burótica

Sede: Edificio Empresarial Alameda António Sérgio, 7

2799-532 LINDA-A-VELHA Telefone +351.21.415.22.00

Fax +351.21.415.22.90 [email protected]

Delegação Norte: Aviz Trade Center Rua Eng. Ferreira Dias, 924, Sala E19

4100-246 PORTO Telefone +351.22.619.10.76

Fax +351.22.619.10.78 [email protected] Esta newsletter é uma edição Portuguesa do Grupo Zetes.

Para mais informações visite www.zetes.com/pt Responsável Editorial: Sarah Dheedene,

rue de Strasbourg 3, 1130 Brussels, Belgium

índice editorial

03 Visão sobre a tecnologia como se preparar para instalar com sucesso uma rede sem

fios (p3) soluções de voz - com ou sem treino? como fazer a escolha

acertada (p4) Visidot suporta gs1 Databar (p4)05 Visão sobre o mercaDo Zetes totalcare: uma forma de gerir eficazmente os seus

dispositivos móveis (p5) Heuschen & schrouff prepara-se para o futuro com rF (p5) abertura de mercado abrirá novas oportunidades de

negócio para as empresas postais (p6)08 caso De sucesso a bristol-myers squibb beneficia de um sistema de

marcação Datamatrix de alta performance (p8)10 opinião a tecnologia adapta-se às redes de abastecimento em

tempo real (p10)11 notícias Quem está a beneficiar com a auto-iD? (p11) agenda (p11) contacte um especialista (p11)12 uma Última palaVra merck aumenta produtividade no armazém com solução

de voz (p12)

caro(a) leitor(a),

o ritmo da mudança tecnológica é espantoso e a auto-iD não é excepção. além disso, alguns sectores estão a ajustar-se às dinâmicas de mercado em mutação, das quais a liberalização é um exemplo. nesta edição da globe, discutimos a mudança como catalisador de novas oportunidades de negócio.

porque a tecnologia de voz continua a progredir, analisamos os mais recentes sistemas sem necessidade de formação – que permitem aos operadores começar a trabalhar de imediato – e os seus equivalentes com necessidade de formação. o retalhista système u partilha as suas experiências com o Voice only Wearable, o mais recente terminal operado por voz da motorola, bem como as vantagens dos processos de trabalho multimodais.

os operadores do sector dos serviços postais estão a adaptar-se à liberalização e aos desafios de novos concorrentes. “a diversificação é fundamental para o sucesso futuro, mas exige que muitos processos internos sejam optimizados”, explica José leal, responsável pela inovação nos correios de portugal.

no sector farmacêutico, todos os produtos distribuídos em França têm agora ao seu dispor de etiquetas Datamatrix. antecipando-se à legislação, a bristol-myers squibb tem actualmente capacidade para marcar, etiquetar, selar e verificar até 400 contentores por minuto, graças à Zetes.

na indústria alimentar, o equivalente aos códigos de barras Datamatrix são os Databar. a solução Visidot é agora compatível com Databar e constitui um enorme avanço na automatização da visibilidade e da rastreabilidade. por sua vez, a coca-cola confia nas soluções de impressão e aplicação para garantir a rastreabilidade.

a rastreabilidade também é crucial para uma gestão eficiente do equipamento de identificação automática. o portal totalcare da Zetes proporciona às empresas melhor visibilidade dos produtos, permitindo-lhes poupar tempo e dinheiro.

Finalmente, destacamos os desenvolvimentos na infra-estrutura sem fios. eddy Van Herburggen, um especialista nesta área, explica os principais ingredientes para uma infra-estrutura sem fios bem sucedida.

assim, como podem ver, o ritmo da mudança tecnológica na auto-iD continua inquebrantável. e a Zetes está empenhada em garantir que as suas soluções proporcionam às empresas as melhores vantagens.

Tiago ConceiçãoGeneral ManagerZetes Burótica

Page 3: Zetes eglobe 8-maio 2011

As redes para ambientes industriais profissionais têm necessida des completamente diferentes das que utilizamos nos escritórios

3

PRODUÇÃO | 3PL | ARMAZENAGEM

As redes sem fios têm sofrido grandes desenvolvimentos. Ao lon-go dos anos, os problemas têm sido ultrapassados, o que permitiu conceber redes sem fios que rivalizam realmente com as redes tradicionais. As redes sem fios estão a tornar-se, cada vez mais, uma parte integrante do ambiente de escritório comum. Contudo, as redes para ambientes industriais profissionais têm necessida-des completamente diferentes das que utilizamos nos escritórios. Não estamos a falar de pessoas que trabalham sem fios em com-putadores portáteis e smartphones, deslocando-se a baixa veloci-dade. Trata-se de terminais sem fios montados em empilhadoras, constantemente em movimento, alternando a alta velocidade entre diferentes pontos de acesso. Eddy Van Herbruggen, especialista de redes da Zetes, realça os benefícios e a necessidade da implemen-tação bem-sucedida de uma rede sem fios.

Vantagens da rede sem fiosVisibilidade: A comunicação em tempo real com os sistemas WMS e ERP permite uma melhor visualização do movimento de stock.

Segurança: Os níveis de segurança aplicados a um ambiente WLAN são frequentemente mais elevados do que a protecção numa infra-estrutura de rede com fios, nomeadamente graças à firewall incorporada que separa a rede sem fios da infra-estrutu-ra de rede com fios.

Qualidade: A qualidade e a fiabilidade da rede sem fios são muito melhores do que no passado, enquanto o rendimento efectivo e a qualidade do serviço são muito superiores.

Fiabilidade: As actuais redes sem fios permitem aplicações de telefone VoIP, comunicação vital entre máquinas e comunicação entre utilizadores de dispositivos móveis através da mesma infra--estrutura de rede, de uma forma fiável.

“A QUALiDADE DA PROSPEcÇÃO DO LOcAL E DA cONcEPÇÃO DA REDE SÃO ELEMENtOS cRíticOS PARA A iMPLEMENtAÇÃO bEM-SUcEDiDA DE UMA REDE SEM FiOS”

A qualidade da prospecção inicial do local e da concepção da rede definem o sucessoA qualidade da prospecção do local e da concepção da rede são elementos críticos para a implementação bem-sucedida de uma rede sem fios.

Avaliação do local A prospecção do local é necessária para ter uma perspectiva de-talhada das necessidades do ambiente em termos de cobertura de rede sem fios, especialmente em ambientes industriais, onde uma abordagem padrão nem sempre oferece a solução adequa-da. Quando as normas IEEE802.11 foram criadas em 1997, os for-necedores passaram da sua solução de WLAN dedicada para o novo protocolo padrão IEEE802.11. Alguns passaram de soluções de banda estreita a utilizar 9600 bps para um ambiente WLAN de 1 Mbps. Assim, é essencial trabalhar com um parceiro que pos-sua um conhecimento profundo de todas as soluções disponíveis no mercado. Este parceiro também necessita de ter um bom co-nhecimento dos requisitos específicos dos equipamentos móveis utilizados em ambiente industrial.

concepção da rede No entanto, avaliar as necessidades da rede sem fios é apenas o primeiro passo do projecto. Embora o protocolo padrão tenha aumentado a velocidade da rede sem fios, também tornou a im-plementação mais complexa. É por isso que também a própria concepção da rede necessita de atenção específica. É essencial compreender as necessidades do utilizador da WLAN e adaptar a elas a concepção da rede. As vantagens de uma rede com fios devem ser comparadas com uma rede mesh, na qual os pontos de acesso comunicam através da rede sem fios com a infra-estrutu-ra da rede. Não existe nenhuma solução universal. Especialmen-te no que diz respeito às redes sem fios, é importante descobrir a solução mais adequada, tanto para as necessidades actuais como para as futuras. Relativamente a projectos em ambientes indus-triais complexos, recorrer à prospecção do local e à concepção da rede antes de pôr em prática a implementação é a forma mais inteligente de obter uma rede sem fios bem sucedida.

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

REDES SEM FiOS EM AMbiENtES iNDUStRiAiS Como preparar uma implementação Bem SuCeSSiDa De uma reDe Sem fioS

VISãO SObRE A TECNOLOgIA

Page 4: Zetes eglobe 8-maio 2011

Uma vez que os códigos de barras GS1 DataBar contêm informa-ções mais detalhadas, a tecnologia Visidot executa em simultâ-neo outras verifi cações adi cionais, tais como a monitorização do prazo de validade.

4

VISãO SObRE A TECNOLOgIA

PRODUÇÃO | tRANSPORtE E LOGíSticA | 3PL | ARMAZENAGEM |

REtALHO

Qual é a diferença entre um sistema de voz com e sem necessi-dade de treino?Sathish Sastry “Um sistema de voz sem necessidade de treino está pronto para ser utilizado, logo após a compra, sem ser ne-cessário registar a voz do operador. Num sistema de voz com ne-cessidade de treino, é necessário registar os diversos comandos com a voz do operador.”

Existe alguma diferença em termos de precisão entre um sistema e outro?Sathish Sastry “Um sistema com necessidade de treino é, por predefi nição, mais preciso, pois o utilizador dá literalmente for-mação ao modelo de voz antes de começar a utilizar o sistema. Contudo, os sistemas de voz sem treino sofreram muitos pro-gressos ao longo dos anos, proporcionando resultados que são agora equivalentes aos primeiros.”

isto signifi ca que um sistema de voz sem necessidade de treino pode ser tão bem-sucedido como um que tenha treino?Sathish Sastry “Na verdade, sim. A nova geração de sistemas de voz sem necessidade de treino tem muito mais informação pre-

viamente incorporada. Ao utilizar uma gramática adequada à aplicação suportada pelo sistema sem treino, este pode tornar-se ainda melhor do que um sistema com treino. Quando treinamos os comandos, nem sequer faz diferença se o utilizador fala ou não uma língua real. Uma vez que estes sistemas não dependem de um idioma específi co, é possível dar-lhes formação com sons que não sejam palavras verdadeiras. Para ampliar a utilização de um sistema sem necessidade de treino, é necessário adicionar um novo conjunto de idioma. Isto pode ser necessário também para abranger pronúncias regionais.”

Quais são as principais razões para se optar por um sistema com ou sem necessidade de treino?Sathish Sastry “Tudo se resume ao ambiente onde o sistema vai ser utilizado. Um sistema de voz com necessidade de treino é ideal para um ambiente estável, com uma equipa estável de uti-lizadores. Contudo, na realidade a rotatividade dos funcionários é elevada em muitas organizações, chegando alguns deles a tra-balhar apenas por poucos dias. Uma vez que dar formação a um sistema de voz pode demorar cerca de meia hora, a utilização de um sistema de voz sem necessidade de treino – com um guião de diálogo fácil de utilizar – pode ser mais efi ciente.”

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

ViSiDOt SUPORtA GS1 DAtAbARCom o Suporte para GS1 DataBar, a Solução Da ZeteS ofereCe uma VerifiCação De eXpeDição ainDa maiS riGoroSa

SOLUÇÕES DE VOZ - cOM OU SEM tREiNO? cOMO FAZER A EScOLHA AcERtADA SatHiSH SaStrY, DireCtor Do Centro De inoVação De VoZ 3i Da ZeteS, eXpliCa oS prÓS e oS ContraS DoS SiStemaS De VoZ Com e Sem treino

PRODUÇÃO | ALiMENtAÇÃO E bEbiDAS | RPc | iNDÚStRiA AUtOMÓVEL

Visidot é a solução baseada em imagem da Zetes que capta e re-conhece com precisão centenas de códigos de barras. A solução também já é compatível com o gS1 Databar, um código de barras lançado pela gS1, no início de 2010, que é mais pequeno e pode conter mais informações do que o código de barras EAN/UPC tra-dicional.

O gS1 Databar é particularmente útil para identifi car artigos pe-quenos e difíceis de marcar, tais como alimentos frescos e artigos farmacêuticos, para além de ser capaz de armazenar informa-ções adicionais, incluindo números de série, números de lote e prazos de validade. Esta capacidade alargada é o complemento

ideal para as soluções de autenticação e rastreabilidade de pro-dutos 100% rigorosas proporcionadas pela tecnologia Visidot.

Maior efi ciênciaNum processo de verifi cação de expedição tradicional, a tecnolo-gia Visidot compara as informações de identifi cação dos artigos preparados para expedição com a encomenda original, detec-tando artigos em falta ou incorrectos. Uma vez que os códigos de barras gS1 Databar contêm informações mais detalhadas, a tecnologia Visidot executa em simultâneo outras verifi cações adi-cionais, tais como a monitorização do prazo de validade, durante os procedimentos de recolha de dados pré-expedição.

Este processo garante uma entrega sem erros e assegura que todos os produtos enviados são da mais alta qualidade. Sempre que a tecnologia Visidot detecta uma discrepância, a localização exacta do artigo é realçada visualmente, permitindo ao funcioná-rio agir de imediato. Além disso, a tecnologia Visidot regista uma imagem de cada palete, oferecendo provas visuais do estado dos produtos aquando do envio. Estas imagens poderão ser úteis em caso de confl ito.

Facilidade de actualizaçãoO suporte para gS1 Databar está incluído no novo leitor Visidot, versão 4.5.1. Os leitores Visidot previamente instalados podem ser facilmente actualizados para detectar os códigos de barras gS1 Databar. Dadas as vantagens do gS1 Databar, a Zetes espera que este novo identifi cador venha a ser adoptado por um número crescente de empresas que recorrem a leitores de laser nos seus processos logísticos. Por este motivo, tornou-se essencial pre-parar a solução Visidot para ser compatível com o gS1 Databar.

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

Page 5: Zetes eglobe 8-maio 2011

5

VISãO SObRE O MERCADO

A TotalCare é uma ferramenta de gestão que permite moni-torizar as actividades de manutenção e reparação, facilita a aquisição centralizada de novos dispositivos e gestão remota.

HEUScHEN & ScHROUFF PREPARA-SE PARA O FUtURO cOM RFinteGração perfeita Com Sap ofereCe informaçÕeS De GeStão em tempo real

ALiMENtAÇÃO E bEbiDAS - PRODUÇÃO

A Heuschen & Schrouff Oriental Foods Trading é a principal dis-tribuidora de produtos alimentares asiáticos autênticos na Euro-pa. Para apoiar a sua expansão, a organização ampliou o centro de distribuição de Landgraaf, na Holanda, em mais 10 000 m², contando agora com um total 30 000 m² de superfície de arma-zém. Esta expansão exigiu a instalação de um novo sistema de RF.

como avaliaram a necessidade de RF no armazém renovado?Pascal Wetzels, director de logística da Heuschen & Schrouff De-cidimos substituir a rede existente – instalada há quase dez anos – por um sistema de RF de vanguarda. Comparámos as ofertas de vários fornecedores. A Zetes avaliou minuciosamente as nossas necessidades em termos de rede sem fi os. Com base numa pros-pecção detalhada do local, o design de rede que a Zetes sugeriu era claramente superior ao das empresas concorrentes.

como se caracteriza a infra-estrutura de RF?Pascal Wetzels A infra-estrutura de RF sem fi os baseia-se num Wireless LAN Switch RFS6000 da Motorola e em 25 terminais portáteis LXE MX7. Também utilizamos terminais montados em veículos LXE VX6. Alguns destes computadores são adequados para aplicação no sector refrigerado do armazém.

A logística fl ui em tempo realQual foi a principal motivação comercial por detrás do projecto?Pascal Wetzels Passar de um processo tradicional baseado em papel para a separação de pedidos por RF foi uma grande mu-dança para nós. O sistema de RF optimiza a gestão do inventário no armazém ampliado, nomeadamente porque nos permite tra-balhar com base em localizações dinâmicas.

O sistema também se integra com SAP.Pascal Wetzels Correcto, e isso constitui uma grande vantagem. Antes da nova implementação, só tínhamos acesso aos dados do inventário no fi nal do dia de trabalho, quando todo o trabalho ad-ministrativo estivesse terminado. A integração com SAP permite--nos acompanhar todos os processos do armazém – e gerir o fl u-xo logístico em tempo real.

Qual é o próximo passo que têm em mente para o ambiente de RF?Pascal Wetzels Migrámos para um sistema de RF que está pre-parado para trabalhar com voz. No futuro – dentro de cerca de um ano – planeamos migrar para a separação de pedidos por voz. Isto irá oferecer algumas vantagens adicionais aos nossos funcionários. Utilizando o sistema de voz, irão ganhar em produtividade, ao traba-lharem num ambiente totalmente sem papel e com as mãos livres.

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

PRODUÇÃO | tRANSPORtE E LOGíSticA | 3PL | ARMAZENAGEM |

REtALHO

O número de dispositivos móveis não pára de crescer. graças à descida do preço dos aparelhos, o investimento em terminais tornou-se mais fácil. Mas, embora a aquisição tenha menos im-pacto ao nível do CAPEX, o número crescente de dispositivos co-loca uma pressão adicional sobre o OPEX de uma organização. As despesas de manutenção e reparação poderão ter um sério impacto nos orçamentos de TI. Com a solução TotalCare, a Zetes desenvolveu uma ferramenta de gestão que permite monitorizar estas actividades de manutenção e reparação, facilita a aquisição centralizada de novos dispositivos e possibilita a gestão remota.

Uma abordagem fl exível A solução TotalCare é alojada na Web, sendo utilizada como qual-quer outra aplicação online. A organização pode escolher as fun-cionalidades que prefere, adaptadas às suas necessidades espe-cífi cas. A base da aplicação é a ferramenta RMA (Autorização de Devolução de Material), que permite comunicar qualquer problema que surja com determinado dispositivo. Após análise do problema, a TotalCare sugere o seguinte passo, por exemplo, enviar o dispo-sitivo para o centro de reparação do fornecedor. A ferramenta tam-bém contém informações personalizadas sobre o SLA (Acordo de Nível de Serviço) associado a cada dispositivo. Desta forma, a or-ganização pode monitorizar o estado de manutenção ou reparação.

Aquisição mais inteligenteA solução TotalCare permite às organizações multinacionais op-timizarem os seus processos de aquisição. As diversas fi liais po-derão adquirir novos dispositivos móveis, com base numa lista predefi nida, a preços negociados centralmente. O processo de venda é gerido a nível central, mas as entregas e a facturação são realizadas a nível local. Desta forma, a organização pode manter

o seu orçamento sob controlo. A utilização de uma lista predefi -nida de dispositivos evita que a plataforma móvel se transforme num ambiente demasiado heterogéneo.

Gestão remota Finalmente, a solução Zetes TotalCare permite a gestão remota de dispositivos. A organização monitoriza o estado e a disponibili-dade dos seus dispositivos e instala ou actualiza automaticamen-te software de aplicação e o sistema operativo. O portal suporta todos os dispositivos móveis dos principais fabricantes, incluindo a Motorola, Intermec, LXE, Psion/Teklogix, Honeywell, Zetes-IND, entre outros.

A Zetes TotalCare é uma solução imprescindível para qualquer organização que pretenda minimizar os custos de uma platafor-ma de mobilidade sempre operacional.

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

MELHOR GEStÃO DE DiSPOSitiVOS MÓVEiSZeteS totalCare aJuDa aS orGaniZaçÕeS a minimiZar oS CuStoS De uma plataforma De moBiliDaDe Sempre operaCional

Page 6: Zetes eglobe 8-maio 2011

O correio electrónico e a proliferação das redes sociais requerem uma refl exão acerca de como as empresas de serviços postais podem chegar à próxima geração de clientes.

6

NA PRÓXiMA ViSitA DO cARtEiRO, PODEREMOS PAGAR AS cONtAS E LER O cONtADORliBeraliZação Cria oportuniDaDeS noS SerViçoS poStaiS. opiniÕeS De JoSÉ leal (Ctt) e tiaGo ConCeição (ZeteS portuGal)

SERViÇOS POStAiS | SERViÇOS DE ENtREGA

Por que motivo é importante que os serviços postais diversifi -quem o seu negócio?José Leal, responsável pela Inovação e Desenvolvimento Tec-nológico dos CTT A sociedade está em rápida mudança e a nova geração de clientes, a geração Z, tem comportamentos muitos diferentes. Os CTT precisam de chegar a este público “ultra liga-do” para garantir o seu futuro a longo prazo. Mas, para termos sucesso, temos de compreender quais são os serviços de que ne-cessitam e de que forma querem viver as suas vidas.

Tiago Conceição, director-geral da Zetes Portugal Algumas em-presas de serviços postais têm sido mais progressistas que ou-tras e os CTT representam um bom exemplo de um fornecedor que reconheceu a necessidade urgente de inovar e diversifi car.

Quais são os principais impulsionadores das mudanças actual-mente em curso?José Leal Provavelmente a maior mudança é a forma como os processos de comunicação se alteraram. Em primeiro lugar, por causa do correio electrónico e, agora, da proliferação das redes sociais. Isto requer uma refl exão acerca de como as empresas de serviços postais podem chegar à próxima geração de clientes.

Tiago Conceição Para as empresas de serviços postais que se adaptam à liberalização e ao declínio do negócio tradicional, a preferência pela comunicação electrónica criou uma série muito interessante de concorrentes, desde a Apple e o google ao Face-book e ao Twitter.

Que trunfos possuem os serviços postais e como é que estes os irão ajudar a diversifi car o seu negócio?José Leal As pessoas, o nosso enorme alcance e a confi ança que a população deposita em nós são os nossos maiores trunfos. As pessoas trabalham mais horas do que nunca e têm cada vez menos tempo livre, por isso precisamos de diversifi car ao oferecer horários alargados e diferentes serviços que as ajudem a gerir o seu tempo mais efi cazmente. Uma vez que os nossos trabalhadores fazem par-te da comunidade e conhecem estes problemas, podem ajudar-nos a compreender qual será a melhor forma de diversifi car, com uma oferta que descrevemos como serviços para “cidadãos móveis”.

como é que a identifi cação automática pode ajudar os serviços postais com esta diversifi cação?Tiago Conceição Nos anos mais recentes, assistimos a um enorme aumento da utilização de dispositivos móveis que permitem aos trabalhadores em campo tornarem-se mais efi cientes ao fornecer--lhes a capacidade para recolher dados de forma muito precisa na fonte, reduzindo os documentos em papel e melhorando o serviço ao cliente. Para as empresas de serviços postais, a melhoria da efi ciência e da precisão das soluções de mobilidade em campo im-plicam custos operacionais muito mais baixos. Por outro lado, os serviços postais precisam de “mobilizar” novos serviços para criar valor acrescentado e aumentar o volume de negócios.

José Leal Através da sua rede existente de estações de correio e de trabalhadores postais, os CTT têm a capacidade de evoluir para se tornarem um “prestador de serviços aos cidadãos”, com uma gama de ofertas concebidas para tornar a vida das pessoas mais fácil mediante a utilização de sistemas de identifi cação au-tomática. Neste momento, estamos a desenvolver novas aplica-ções para cidadãos móveis, para demonstrar o conceito.

Que tipo de serviços tem em mente?José Leal No futuro, poderemos pagar as contas, ler o contador da electricidade ou organizar uma série de outros serviços domésti-cos através dos CTT. E uma vez que os smartphones mais robustos vêm equipados com gPS e câmara, também é viável que as empre-sas de serviços postais se tornem vigilantes da comunidade local, ajudando a manter a nossas cidades livres de lixo e de graffi tis.

“NO FUtURO, PODEREMOS PAGAR AS cONtAS, LER O cONtADOR DA ELEctRiciDADE OU ORGANiZAR UMA SÉRiE DE OUtROS SERViÇOS DOMÉSticOS AtRAVÉS DOS ctt”

Tiago Conceição De facto, esta ideia já foi aplicada em Londres, onde o presidente da câmara lançou o programa “Love Clean London”, a pensar nos Jogos Olímpicos de 2012. Os londrinos podem descarregar uma aplicação para o smartphone e enviar

VISãO SObRE O MERCADO

Page 7: Zetes eglobe 8-maio 2011

José Leal, responsável pela Inovação e Desenvolvimento Tecnológicodos CTT: “Uma parte importante da nossa promessa de marca é garantir que os bens correctos são entregues às pessoas correctas”

7

imagens e textos que alertam a administração local, por correio electrónico, para problemas como edifícios desfi gurados ou des-cargas de lixo ilegais. As empresas de serviços postais estão na posição ideal para implementar esta ideia e seriam remuneradas através das poupanças de custos feitas pelas autoridades locais.

Em que outras situações os sistemas de identifi cação automática poderão oferecer vantagens comerciais às empresas de serviços postais? Tiago Conceição Os serviços de comércio electrónico são uma oportunidade óbvia porque, quando compram online, os consu-midores têm expectativas elevadas. Assumem legitimamente que os seus artigos lhes devem ser entregues em segurança e a uma hora conveniente. Não pretendem aborrecer-se com os processos de devolução, o que cria o potencial para estabelecer parcerias com os retalhistas a fi m de oferecer um serviço seguro de entrega e recolha para devoluções.

O que acontece com as actividades tradicionais, também estão a evoluir?José Leal Os nossos serviços tradicionais estão em declínio, e isto continuará a acontecer devido às alternativas. A liberalização gradual do sector dos serviços postais começou há alguns anos, em Portugal, e ajudou-nos bastante a fazer evoluir o nosso negó-cio. Ao longo dos últimos anos, transformámos a nossa cultura para se tornar muito mais orientada para o cliente. Desta forma, a nossa capacidade para inovar melhorou e já estamos a colher os frutos desta mudança de mentalidade.

Que importância têm para vocês os sistemas electrónicos de pro-va de entrega ? José Leal Estas soluções são fundamentais para garantir a qua-lidade e a consistência dos nossos serviços. Temos vindo a in-vestir em sistemas de prova de entrega ao longo dos últimos 15 anos. Fomos os primeiros fornecedores de serviços postais em Portugal a implementar um sistema de prova de entrega, acom-panhamento e localização online para os clientes. Embora ou-tras empresas já tenham adoptado a prova de entrega electróni-ca, somos a única empresa de serviços postais que a oferece em todo o país, e não apenas nas grandes cidades. Agora estamos a tentar simplifi car a forma de autenticar os destinatários das en-comendas e consideramos os novos cartões de identidade com chip essenciais para a solução. É uma parte importante da nossa promessa de marca garantir que os bens correctos são entregues às pessoas correctas.

Tiago Conceição Já trabalhamos com os CTT há vários anos, ini-cialmente com a implementação do seu sistema electrónico de prova de entrega. Mais recentemente, fomos seleccionados para seus parceiros no protótipo de um projecto de mobilidade, no qual estamos a explorar a viabilidade de novos serviços, alguns deles baseados no conceito de um portal para o cidadão móvel.

Quais são as vantagens que obtêm das soluções de identifi cação automática? José Leal As maiores vantagens são o acompanhamento, locali-zação e a capacidade de verifi car, com elevadíssima precisão, a identidade dos destinatários. Para além de prestarmos um me-lhor serviço aos clientes, o trabalho dos funcionários torna-se mais simples, ao melhorar a precisão e a facilidade da recolha de dados.

Que vantagens esperam vir a obter no futuro?José Leal Quando se começa a implementar projectos de identifi -cação automática e a desfrutar das suas vantagens, descobrem--se muitas outras possibilidades de aplicação que, em última análise, nos ajudam a reduzir os custos e a chegar mais próximos do cliente. Esta tem sido a nossa experiência e antecipamos que se vá manter assim.

“QUANDO SE cOMEÇA A iMPLEMENtAR PROJEctOS DE iDENtiFicAÇÃO AUtOMÁ-ticA E A DESFRUtAR DAS SUAS VANtA-GENS, DEScObREM-SE MUitAS OUtRAS POSSibiLiDADES DE APLicAÇÃO”

Tiago Conceição A redução de custos e a possibilidade de alargar o acesso aos clientes são vantagens intrínsecas da utilização de soluções de identifi cação automática e garantirão a sobrevivência a longo prazo das empresas de serviços postais.

como irão monitorizar dos resultados?José Leal Antecipamos um retorno do investimento em tecnolo-gia de recolha de dados electrónicos de 3 a 4 anos, através da re-dução da necessidade de recursos administrativos e da expansão do negócio, por sermos capazes de chegar a novos clientes. À medida que a organização se tornou mais sustentável, melhorá-mos a nossa rentabilidade e, nos últimos 5 anos, gerámos retor-nos signifi cativos para o governo português, o nosso único accio-nista. Assim, estamos a contribuir activamente para a economia e para a riqueza do país.

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

VISãO SObRE O MERCADO

Page 8: Zetes eglobe 8-maio 2011

Sylvain Ballesta, Gestor de Projectos da BMS: “Graças à Zetes, estamosum passo à frente no que diz respeito à qualidade”

8

MARcAÇÃO DAtAMAtRiX DE ALtO DESEMPENHO cOM cONtROLO DE QUALiDADE DE 100%Solução De marCação e etiQuetaGem fleXÍVel aJuDa a BmS a iDentifiCar VolumeS eXtremamente eleVaDoS

iNDÚStRiA FARMAcÊUticA | PRODUÇÃO

A bristol-Myers Squibb é uma das maiores produtoras biofar-macêuticas do mundo. Nas suas instalações de produção em França (Agen), 400 milhões de caixas de remédios saem todos os anos das correias transportadoras, incluindo analgésicos como o Dafalgan e o Efferalgan. Para cumprir a legislação francesa, que exige que cada produto farmacêutico distribuído no mercado francês esteja marcado com um código Datamatrix, a bMS equi-pou as suas linhas de embalagem com novas máquinas. A Zetes foi o parceiro que, em tempo recorde, concebeu, produziu e insta-lou 25 máquinas. As máquinas foram construídas de acordo com os estritos requisitos da bMS relativamente a marcação, etique-tagem, selagem, controlo de qualidade e desempenho. Têm ca-pacidade para processar volumes extremos (até 400 contentores por minuto por linha de embalagem) e permitem à bMS controlar a qualidade de 100% dos produtos identifi cados.

“PARA cUMPRiR A LEGiSLAÇÃO FRANcE-SA, A bMS ADQUiRiU 25 MÁQUiNAS PARA EtiQUEtAGEM, SELAGEM, cONtROLO DE QUALiDADE E DESEMPENHO DE EMbALA-GENS SEcUNDÁRiAS”

concebidas para alcançar volumes e padrões de qualidade ex-tremamente elevadosA identifi cação de embalagens secundárias e as máquinas res-ponsáveis por esta tarefa ocupam uma posição primordial na

empresa. Consequentemente, os especialistas da bMS tinham requisitos extremamente elevados relativamente à concepção e à integração dos sistemas. Sylvain ballesta, gestor de Projectos da bMS: “As nossas instalações são as maiores do mundo para pro-dutos efervescentes – o seu volume de produção é extraordinário. A paragem de uma máquina numa linha interrompe toda a pro-dução, por isso, queríamos máquinas que fossem extremamente robustas e adaptadas às nossas necessidades. Por outro lado, te-mos exigências de qualidade muito elevadas.” Outro requisito era um design tipo “balcão”, no qual os componentes mecânicos se situam todos atrás da máquina, em conformidade com as normas da indústria farmacêutica. Isto proporciona maior facilidade de utilização para os operadores, facilita a manutenção da máquina e evita que a linha tenha de ser parada quando é necessário pro-ceder a reparações nas máquinas.

Uma solução à medida Para cumprir todos os requisitos da bMS, as 25 máquinas foram feitas por medida. A maioria delas consiste em quatro tipos dife-rentes de máquinas tipo “balcão”, combinando graus variados de funcionalidade de forma modular. Consoante a linha de embala-gem, a marcação Datamatrix também pode ser combinada com a etiquetagem (aplicação de uma etiqueta exigida pela autoridade francesa de seguros de saúde) e a selagem. Câmaras e um mó-dulo de ejecção automática positiva asseguram um controlo de qualidade de 100%. Em algumas linhas de produção, um sistema especial de correia transportadora garante que os produtos são rolados para optimizar o seu acondicionamento nas caixas. Em três das linhas de embalagem, havia pouco espaço para instalar uma máquina completamente nova. Nestes casos, procedeu-se a uma “adaptação”, o que signifi ca que as máquinas existentes foram equipadas com os mesmos elementos (marcação, contro-lo) que as máquinas novas, assim como com a mesma interface de operador.

Estreita colaboração A pedido da bMS, houve uma estreita colaboração e um elevado intercâmbio tecnológico entre as equipas técnicas da Zetes e da bMS, desde o primeiro dia. Sylvain ballesta, gestor de Projec-tos da bMS: “Apreciámos muito a fl exibilidade das equipas de engenharia da Zetes; eles forneceram-nos máquinas que pre-encheram plenamente os nossos requisitos. As máquinas têm funcionalidades muito específi cas e práticas, tais como módulos para alterar a altura da máquina, correias transportadoras que rolam os produtos, uma interface totalmente centralizada e se-gura, etc.”

CASO DE SUCESSO

Page 9: Zetes eglobe 8-maio 2011

As máquinas fornecidas pela Zetes têm capacidade para processar volumes extremos, até 400 contentores por minuto por linha de embalagem

9

Prazos de entrega muito curtos O projecto foi implementado em muito pouco tempo: o contrato foi assinado em Março e as primeiras máquinas foram instala-das em Junho. A partir desse momento, foram instaladas duas ou três máquinas todas as semanas. Devido ao curto prazo de entrega, não houve tempo para uma fase-piloto. Assim, a Zetes estava sob uma pressão considerável para levar a cabo a concep-ção, o desenvolvimento e a instalação em tempo recorde. Alain grandpierre, Assistente de Projectos da bMS: “Implementar um projecto como este num tempo tão limitado no mundo da indús-tria é realmente impressionante.”

“O PROJEctO FOi iMPLEMENtADO EM MUitO POUcO tEMPO: O cONtRAtO FOi ASSiNADO EM MARÇO E AS PRiMEiRAS MÁQUiNAS FORAM iNStALADAS EM JUNHO”

Garantia de Qualidade através de 100% de controlo e introdução de dados automatizadaEnquanto antes eram efectuadas apenas verifi cações estatísticas, agora todas as caixas podem ser verifi cadas individualmente na li-nha de produção, graças a uma câmara. Os códigos de barras Data-matrix que não cumprem as estritas normas de qualidade são eva-cuados pelo módulo de ejecção automática. Desde a instalação das novas máquinas, os produtos destinados à exportação também são marcados com os módulos de jacto de tinta (número de lote, número de produto, prazo de validade), o que garante melhor legibilidade e também permite uma melhor verifi cação.

Gestão perfeita de todos os componentesgraças ao software de gestão da Zetes, a recolha de dados é fi ável (leitura de dados da linha de produtos) e a confi guração de todos os componentes (marcação, etiquetagem, controlo, robô) é automati-zada. A arquitectura cliente/servidor centraliza todos os dados im-portantes de forma segura. A aplicação cumpre todos os requisitos de qualidade da indústria farmacêutica.

Um único parceiroA Zetes forneceu à bMS um projecto total, começando pela concep-ção das máquinas, passando pelo seu desenvolvimento e implemen-tação e terminando na assistência e formação. Pascal Longcham-bon, responsável por Sistemas Automáticos Sem Operador da Zetes: “O maior desafi o foi construir uma frota homogénea de máquinas que combinassem diferentes funcionalidades em tão pouco tempo.

Um dos factores que contribuiu para o sucesso foi a estreita co-laboração entre as equipas locais e o Centro de Competências de Impressão e Aplicação 3i da Zetes, uma equipa internacional es-pecializada na concepção e construção de sistemas de marcação e etiquetagem industriais. Isto permitiu à bMS benefi ciar dos anos de experiência da Zetes no campo da integração de sistemas e das suas capacidades de engenharia nos campos da marcação e etique-tagem, impressão e controlo de processos, programação de PLC e integração com ERP (SAP).”

Preparados para o futuroCom a sua nova frota de máquinas, a bMS cumpre os padrões de qualidades da bMS global. Sylvain ballesta: “graças à Zetes, esta-mos um passo à frente no que diz respeito à qualidade. Este projecto foi altamente inovador, o que nos permitirá fazer outros avanços na qualidade. Assim, estamos preparados para o futuro.”

Acerca da bristol-Myers Squibb

Global

Actividade: Empresa biofarmacêutica global

Funcionários: 27 000

instalações de produção: 13

França

Primeira fi lial do Grupo fora dos EUA

instalações de produção: 2

Produtos: analgésicos (UPSA)

Linhas de produção: 27

Volume: 300 milhões de caixas de medicamentos/ano

Funcionários: + 3000

| MAiS iNFORMAÇÃO ? | Para contactar um especialista, leia a página 11

CASO DE SUCESSO

Page 10: Zetes eglobe 8-maio 2011

10

tEcNOLOGiA ADAPtA-SE PARA APOiAR AS REDES DE cADEiAS DE AbAStEciMENtO DE REtALHOo moDelo traDiCional Da CaDeia De aBaSteCimento Sofreu tranSformaçÕeS SoB a CreSCente influÊnCia Do Cliente

REtALHO

Visibilidade e rastreabilidade deixaram de ser palavras de ordem e é interessante pensar nos motivos que levaram a esta mudança. gerrit-Jan Steenbergen, vice-presidente do Centro de Competên-cias e Inovação 3i da Zetes, fala das mais recentes evoluções na cadeia de abastecimento e da forma como as empresas podem estar à altura dos novos desafi os.

“Juntamente com os volumes de transporte, a melhoria da dispo-nibilidade das redes online está a contribuir para as expectativas de rastreabilidade e visibilidade. Outra tendência é a crescente expectativa de rastreabilidade entre consumidores que desejam informações sobre a origem dos seus produtos, as matérias--primas que os constituem e os componentes dos produtos. As preocupações ambientais também infl uenciaram as empresas a optimizar a utilização de recursos, em resposta às expectativas sociais. Os fornecedores procuram a rastreabilidade para au-mentar a efi ciência, a qualidade e a visibilidade dos processos logísticos. A disponibilidade de informações “em tempo real” cria um sistema de aviso antecipado para reduzir falhas de stock, quebras desconhecidas (shrinkage) ou problemas de entrega, e possibilitar recolhas de produtos mais orientadas.

De um modo geral, a ênfase na melhoria da experiência do cliente através da tecnologia, aliada à redução dos custos operacionais, é uma tendência que se verifi ca por toda a Europa. Muitos retalhis-tas já investiram em caixas self-service, etiquetas inteligentes ou sistemas de registo de compras portáteis, quer para uso dos clientes enquanto fazem as compras, quer para uso dos funcio-nários enquanto os clientes aguardam nas fi las.

Desde a cadeia de abastecimento à rede baseada na procuraA crescente infl uência do cliente transformou o modelo tradicio-nal da cadeia de abastecimento (origem-produzir-entregar-com-prar) de um canal baseado na oferta, num canal impulsionado pela procura, com o cliente fi rmemente no controlo.

Isto volta a dar ênfase ao mix produto certo, lugar certo, altura certa, preço certo. O equilíbrio requer uma interacção dinâmica entre o fl uxo de informação e o fl uxo físico, para garantir que aos pedidos do cliente corresponda apenas a quantidade necessária de stock. As decisões sobre que tecnologia utilizar – por exemplo, RFID, códigos de barras tradicionais ou imagem – são geralmen-te tomadas com base numa análise da relação custo/benefício e na facilidade de integração nos sistemas actuais.

“A cREScENtE iNFLUÊNciA DO cLiENtE tRANSFORMOU O MODELO tRADiciO NAL DA cADEiA DE AbAStEciMENtO (ORiGEM-PRODUZiR-ENtREGAR-cOM PRAR) DE UM cANAL bASEADO NA OFERtA, NUM cANAL iMPULSiONADO PELA PROcURA, cOM O cLiENtE FiRMEMENtE NO cONtROLO.”

Os exemplos que se seguem sublinham porque é que a visibilidade é importante para uma cadeia de abastecimento ligada em rede:

Flexibilidade Os artigos deixam de poder ser devolvidos apenas na loja onde foram comprados. Agora, os clientes podem optar por comprar um produto online e ir buscá-lo a uma loja local, ou comprá-lo numa loja, devolvê-lo noutra ou num centro de reparação ou atra-vés da Web.

PrevisãoEsta pode ser uma actividade dispendiosa e não render necessa-riamente o valor investido, uma vez que a precisão dos dados con-tinua a ser o maior problema. Como alternativa ao planeamento a partir de previsões, as redes “visíveis” podem ser constituídas com base na capacidade de fornecer de acordo com a actividade anterior – criando uma rede de abastecimento 100% baseada na procura.

Gerrit-Jan Steenbergen, vice-presidente do Centro de Competências e Inovação 3i da Zetes, fala das mais recentes evoluções nacadeia de abastecimento

OPINIãO

Page 11: Zetes eglobe 8-maio 2011

11

QUEM ESTÁ A BENEFICIAR COM A AUTO-ID?

ChRONOpOSTa nova solução de mobilidade da chronopost possibilita-lhes ter uma plataforma de fácil utilização, com informação de qualidade em tempo real e com processos bem definidos.

MERCko gigante farmacêutico merck obteve im-portantes benefícios com 8 operadores de picking apenas: aumento de produtividade, aumento da satisfação dos utilizadores, re-dução de erros e melhoria no planeamento.

hEUSChEN & SChROUFFgraças á instalação de uma solução rF, que inclui terminais de mão e de empilhador, jun-tamente com uma infra-estrutura de rede sem fios e integração directa em sap, este distri-buidor Holandês de comida asiática, passou a ter uma gestão de stock em tempo real.

AlIMERkAa utilização de voz nos seus armazéns de se-cos e de congelados ajudou este distribuidor alimentar espanhol a reduzir erros, a au-mentar a produtividade e consequentemente a atingir os seus objectivos em menos de um ano.

AGENDA

ZETES TEChNOlOGy DAy 201116 Junho Küsnacht am Zürichseeswitzerland

TRANSpORT & lOGISTICS FAIR20-22 Setembro antwerp expo - stand c4022belgium

pOST ExpO 201127-29 Setembrostuttgart messegermany

AplOG - 14Th lOGISTICS CONGRESS 12-13 Outubrocentro de congressos de lisboa (Junqueira) portugal

CONTACTE UM ESpECIAlISTA

IMAGEIDsilvério nevesbusiness [email protected]+351 226 191 076 SERIAlISAÇÃO E RASTREABIlIDADE Hélder santossales manager [email protected]+351 214 152 200 CADEIA DE ABASTECIMENTOluis santos garciasales [email protected]+351 214 152 200 VOICE & REDES WIRElESSluis Freitasbusiness [email protected]+351 214 152 200 RFID João c. coutinhomarketing [email protected]+351 214 152 200

CONTACTOS GERAIS+32 2 728 37 [email protected]

por exemplo, os sistemas de inventário gerido pelo fornecedor (Vmi, Vendor managed inventory) são sistemas simples de intro-duzir, nos quais o fornecedor se torna completamente responsá-vel pelo produto, tem acesso directo aos sistemas do retalhista para monitorizar as vendas ou os níveis de stock e depois cria pedidos de reposição com base na procura, nos níveis de stock e nas notas de encomenda existentes. uma vez que o fornecedor tem acesso directo aos dados em tempo real gerados através de pedidos de separação ou de reposição, os quais, por sua vez, são accionados pelas vendas na loja, este método pode ser mais rigo-roso. trabalhar desta forma pode reduzir os níveis do inventário e eliminar as falhas de stock, diminuindo significativamente os custos para o retalhista. além disso, oferece vantagens adicio-nais às duas partes, porque o retalhista não precisa de atribuir recursos para gerir a mercadoria, uma vez que esta tarefa é pro-cessada pelo fornecedor, o qual, por sua vez, beneficia do acesso directo a informações preciosas que lhe permitem suavizar a sua própria cadeia de abastecimento e, consequentemente, reduzir ainda mais os custos.

promoções baseadas no fabricante vs. promoções baseadas no clientemuitos fabricantes estão cada vez a mais a realizar promoções im-pulsionadas pelo retalhista e pelo cliente, as quais são adaptadas às preferências ou hábitos de compras da clientela local. e, como recompensa por cooperar com o fabricante e fornecer-lhe os da-dos de vendas, o retalhista beneficia de preços com desconto. em alternativa, o fabricante e o retalhista trabalham em parceria com base na procura antecipada. assim, por exemplo, depois de Kate middleton ter usado um vestido azul durante o anúncio do seu noi-vado com o príncipe William, os fornecedores de roupa da tesco reagiram rapidamente, disponibilizando nas suas lojas uma peça praticamente idêntica, apenas alguns dias depois.

Foco em acrescentar valor para os clientes vs. simples redução de custosa redução de custos costumava ser a motivação por trás do in-vestimento na cadeia de abastecimento; no futuro, o foco terá de ser o fornecimento de valor acrescentado a grupos de clientes específicos. por exemplo, os retalhistas começam a compreender

que os clientes que compram artigos de gama alta dão mais valor às informações de rastreabilidade, que comprovam a origem e a qualidade dos seus produtos, do que os outros clientes que pro-curam apenas os produtos mais baratos.

Criação de redes de abastecimento visíveis “sempre em linha”os códigos de barras tradicionais ainda são utilizados para a identificação de produtos mas, lentamente, o interesse no em-balamento serializado está a criar aplicações para o código de barras 2D. para reduzir o tempo de colocação no mercado, mui-tos retalhistas na europa implementaram a separação de pedidos por voz e estão a expandir a utilização do trabalho dirigido por voz no armazém. e retalhistas mais pequenos e especializados estão a seguir a tendência, mas procurando soluções de voz prontas a utilizar que sejam rápidas de implementar e proporcionem retor-no do investimento.

“AS COMpRAS pElA INTERNET AUMENTARAM A pROCURA DE SISTEMAS DE pROVA DE ENTREGA”

ao contrário da voz, a rFiD ainda não é uma tecnologia massi-ficada, sendo utilizada entre os retalhistas de luxo, principal-mente para localizar bens retornáveis ou impedir a contrafacção. as compras pela internet aumentaram a procura de sistemas de prova de entrega e constituem agora um novo mercado para alternativas de “pagamento contra entrega”. alguns retalhistas também criaram aplicações inovadoras para rFiD nas lojas – a prada, por exemplo, criou uma experiência de compras persona-lizadas baseada em rFiD, na qual os clientes nas salas de pro-vas podem ver as roupas que escolheram sendo apresentadas na passerelle.

no fim de contas, escolher uma tecnologia é a parte mais fácil. o desafio está em habilitar os retalhistas, fornecedores e outros membros da rede a utilizar a tecnologia para pôr em funciona-mento nas redes de cadeias de abastecimento eficazes.”

| MAIS INFORMAÇÃO ? | para contactar um especialista, leia a página 11

opinião

notícias

Page 12: Zetes eglobe 8-maio 2011

www.zetes.com | always a good id

belgium | côte D’iVoire | France | germanY | greece | irelanD | israel | italY | norDic countries | portugal | spain | sWitZerlanD | tHe netHerlanDs | uniteD KingDom

RETAlhO | ARMAZENAGEM | 3pl

a merck está em portugal desde 1934. actualmente, conta com cerca de 160 colaboradores e opera nas áreas de química e far-macêutica, sendo esta última a mais representativa no mercado nacional. em 2009, a merck teve um volume superior a 70 m€.

o armazém da merck recebe do exterior 4 tipos de encomendas: mercadorias provenientes do grupo merck (de outros centros de distribuição merck ou de outros laboratórios), de um parceiro para o qual gere o stock, material promocional e produtos que necessitam de refrigeração.

as operações de armazém para movimentação de artigos, reali-zavam-se através do recurso de terminais portáteis e terminais fixos de empilhadores, com leitura de código de barras.

estes processos revelavam-se muito morosos, pois os operado-res tinham as mãos ocupadas com os equipamentos e tinham de estar concentrados no teclado e visor dos terminais.

“a utilização constante do leitor de código de barras atrasava o processo de picking. igualmente, com alguma frequência as mercadorias chegavam ao nosso armazém sem os respectivos códigos de barras, o que nos obrigava a efectuarmos as respec-tivas etiquetas quer para as paletes quer para as caixas de agru-pamento. os equipamentos que possuíamos já se encontravam obsoletos e sem manutenção, e também não cumpriam todos os requisitos da merck ao nível da segurança dos sistemas”, proferiu luis azevedo, it manager da merck.

a merck decidiu melhorar os processos de armazém recorrendo à implementação da solução de voz, pois esta tecnologia está op-timizada para as operações de armazém.

para o efeito, contou com a Zetes burótica, que é especialista de implementação de sistemas de voz, já com provas dadas no mer-cado nacional. “Já tínhamos trabalhado com a Zetes burótica no passado, e tínhamos conhecimento que implementavam soluções de voz. Fomos visitar um cliente de referência da Zetes burótica e comprovamos as vantagens da adopção desta tecnologia”, acres-centou o it manager da merck.

a Zetes burótica implementou em exclusivo a sua solução 3iVoice com integração em sap com módulo Wm.

a solução de voz foi aplicada em quatro processos de armazém:

• Recepçãodemercadorias;

• Arrumação;

• Reaprovisionamento;

• Picking.

em termos de média mensal, o armazém da merck realiza cerca de 9.000 operações de armazém com um total de 30.000 linhas. Desta forma, os operadores passaram a fazer o mesmo número de operações de armazém mas de forma mais rápida, confortável e com maior precisão.

“em vários processos no armazém atingimos os objectivos de fle-xibilização e aumento de produtividade”, explicou luís azevedo.

os operadores estão satisfeitos, a adaptação ao sistema foi sim-ples e natural, o facto de terem as mãos e olhos livres facilita muito o aviamento de encomendas e a contagem de artigos.

“com a implementação da tecnologia de voz, a merck optimizou os processos, aumentando a produtividade e a satisfação dos operadores, reduziu a taxa de erros e melhorou o planeamento”, concluiu o responsável de it.

| MAIS INFORMAÇÃO ? | para contactar um especialista, leia a página 11

MERCk AUMENTA pRODUTIVIDADE NO ARMAZéM COM SOlUÇÃO DE VOZFarmacêutica merck optimiza os processos dos operadores de picking através da utiLizaÇÃo da soLuÇÃo de voz

uma Última palaVra