24
CMYK O REPÓRTER Ano 2 - Nº 175 IJUÍ, SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009 R$ 1,50 Educação 16 Geral 9 Bairro 5 Comércio atenderá à noite a partir de segunda-feira Greve do Cpers depende de votação de projetos Moradores do Storch reclamam de esgoto a céu aberto Saída de Pretto é o estopim para primeira crise na Frente Popular Trabalhista Geral 21 Prefeitura instaura inquérito administrativo contra empresa Wanbass Geral 11 São Luiz: o primeiro teste da Era Beto Campos Brigada Militar preparada para as ações de fim de ano Esporte 20 Polícia 23

Reporter 176

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Reporter 176

CMYK

O REPÓRTERAno 2 - Nº 175 IJUÍ, SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009 R$ 1,50

Educação 16Geral 9 Bairro 5

Comércio atenderá à noite a partir de segunda-feira

Greve do Cpers depende de votação de projetos

Moradores do Storch reclamam de esgoto a céu aberto

Saída de Pretto é o estopim para primeira crise na Frente Popular Trabalhista

Geral 21

Prefeitura instaura inquérito administrativo contra empresa WanbassGeral 11

São Luiz: o primeiro teste da Era Beto Campos

Brigada Militar preparada para as ações de fim de ano

Esporte 20

Polícia 23

Page 2: Reporter 176

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editor Chefe:Sandro Silvello

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

• BIG MERCADO

• BIOFARMA CENTRO

• BIOFARMA IMIGRANTES

• BIOFARMA MATRIZ

• COTRIJUI

• FARMÁCIA MODELO

• FARMÁCIA SÃO LUCAS

• FRANGOS IJUÍ

• FRUTEIRA SANTA FÉ

• LIVRARIA PROGRESSO

- LANCHERIA D’NÁPOLES

• LOTÉRICA TIO PATINHAS

• MERCADO CARDOSO

• MERCADO PONTO ECONÔMICO

• MERCADO TIA LUCINDA

- PADARIA E CONFEITARIA MAIS

SABOR

• PADARIA DAMIÃO

• PADARIA LA BAGUETI

• POSTO BURMANN

• POSTO DO GANSO

• POSTO TIGRÃO

• QUIOSQUE

• SAGA VIDEO

LOCADORA (Ajuricaba)

• POSTO STADLER (Ajuricaba)

• COTRIJUI (Augusto Pestana)

• MERCADO E AÇOUGUE

AOZANI (Bozano)

• CASA COLONIAL SABOR E SAÚDE

PONTOS DE VENDA JORNAL O REPÓRTER

2 O REPÓRTER SÁBADO, 12 de dezembro de 2009O REPÓRTER

Diretor do Corpo clínico do HCI participa do fórum preparatório em Pelotas

O Congresso Internacional de Entidades da Saúde é uma iniciativa conjunta inédita das prin-cipais entidades médicas e hospitalares do Rio Grande do Sul, como SINDIHOSPA, AMRIGS, CREMERS, FEHOSUL, SIMERS, AHRGS e Federação dos Hospitais Filantrópicos, tendo como tema central inovação e sustentabilidade. Este evento ocorre em 2011 e o primeiro fórum preparatório foi em Pelotas, nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório da Faculdade de Medi-cina da Universidade Católica–UCPEL, com o tema principal que abordou os modelos atuais e inovadores de renumeração médica e hospitalar. Representando a Associação Médica do Rio Grande do Sul-AMRIGS, esteve o diretor clínico do Hospital Caridade de Ijuí (HCI), Dr. Armindo Pydd, que coordena uma comissão específica da entidade médica para tratar da melhoria do Sistema Único de Saúde-SUS. O médico ijuiense apresentou os modelos de pagamentos exis-tentes na atualidade e mostrou que mais de 70% dos médicos brasileiros estão vinculados e dependem do SUS, ou seja, o sistema público é o grande patrão e passados 19 anos da lei que regula o atendimento a saúde pelo SUS, os problemas como financiamento, gestão e modelo, ainda continuam atuais.

CT implanta vagas para carga e descarga no período natalino

A partir de segunda-feira, dia 14, entram em funcionamento cinco pontos para carga e descarga no Centro de Ijuí, em fase experimental. Segundo o titular da Coordenadoria de Trânsito (CT), Ubiratan Erthal, a iniciativa visa melhor atender a demanda do comércio no período natalino.Serão dois pontos na rua José Bonifácio, entre as ruas do Comércio e 14 de Julho; e três pontos na rua do Comércio entre as ruas 15 de Novembro e 13 de Maio.

OAB inaugura nova sala dia 16 Vai ser inaugurada no dia 16, próxima quarta-feira, a solenidade

de inauguração da nova sala da 23ª subsecção da OAB, localizada no Edifício Hass Center. Conforme a presidente Izaura Freitas, a sala recebeu nova estrutura física, bem como novos móveis e rede lógica, com Internet banda larga para atendimento dos advogados que procuram pelos serviços prestados. A nova sala conta ainda com consultório Odontológico e sala de reuniões. A inauguração conta com a presença de autoridades e advogados de toda a região.

ManthusDisfarçar aqueles “pneuzinhos”

extras com roupas mais largas é uma tarefa bem mais simples quan-do feita no inverno. Porém, no verão esta tarefa realmente complica. E para acabar com esse problema, alguns tratamentos têm realmente se destacado.

Um deles é o Manthus, um equi-pamento computadorizado. Sua aplicação é feita com aparelho de cabeçote tripolar, que gera corren-tes estéreo-dinâmicas e de ultrassom, e ajuda a amenizar a celulite e diminui a gordura localizada. Através da transmis-são de uma corrente elétrica, o aparelho atinge até 4 cm da camada de gordura abaixo da pele. O procedimento afina as membranas das moléculas de lipídio, liberando água. A hidrólise de lipídio, que é a “quebra” da molécula de gordura pela água, é que age diretamente no ataque e remoção da gordura localizada.

Também recomendado para períodos pós-operatórios de ci-rurgias plásticas, retirada de hematomas e fibroses, o Manthus funciona a partir do processo de desidratação das moléculas de gordura presentes nos locais de sua aplicação. Porém, seu uso não é indicado para pessoas que necessitam perder muito peso. Sobretudo, a aplicação resulta em alta liberação de líquidos e, por isso, orienta-se que sejam feitas sessões de drenagem linfática para acompanhar o tratamento. E o melhor, é que o próprio equipamento pode realizar essa drenagem.

Funciona melhor em quem sofre de celulite nos locais onde há gordura localizada. Nesses casos, a pele fica lisa e as me-didas diminuem. Exercícios e dieta são fundamentais para eliminar as moléculas de gordura que voltaram à cor rente linfática.

Para abrandar as aderências e deixar o corpo cada vez mais lisinho, são indicadas a cada paciente em média 10 A 15 sessões, em uma frequência de 2 a 3 vezes por semana, com intervalos de 48 horas de uma sessão para outra. Com dura-ção aproximada de 40 minutos, o ideal é que cada região do corpo permaneça sob os efeitos do Manthus por cerca de 10 minutos. Dependendo de cada organismo, é possível reduzir de 2 a 4 cm de diâmetros de circunferência em uma sessão.

Lina Caroline Rolim - Fisioterapeuta

IBGE aplica provas amanhã O IBGE aplica amanhã, as provas do concurso público para

profissionais que vão trabalhar durante o censo demográfico que ocorre no próximo ano. Em Ijuí vão ser aplicadas provas nas escolas Ruizinho e Penha. Em Ajuricaba as provas vão ocorrer na escola João Carlini, em Augusto Pestana na escola José Lange e em Santo Augusto na escola Cenecista Padre Anchietta. As provas ocorrem das 13h às 17h e os candidatos devem estar nas salas a partir do meio-dia. Em Ijuí existem vagas para coor-denador municipal do censo, também para supervisor e agente de informática.

Reafirmada parceria entre Fusex eUnimed Noroeste/RS

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 9, a Unimed No-roeste/RS e o Fundo de Saúde do Exército (Fusex) reafirmaram a parceria para a prestação de serviços de saúde aos militares da unidade de Ijuí e seus dependentes. A exposição sobre os benefícios oferecidos pela Unimed ocorreu no auditório do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, com a participação do grupo de oficiais. A atividade foi coordenada pelo coman-dante da unidade, tenente coronel Marcos José de Andrade. A parceria com o Fusex foi restabelecida em setembro deste ano, assegurando o acesso a consultas, exames e serviços hospitalares. A apresentação sobre a Cooperativa Médica foi feita pelo diretor de Marketing e Mercado, médico Celso da Silva Mello, com ênfase para a estrutura oferecida através do Hospital Unimed. Em cinco anos de funcionamento, o complexo hospitalar está consolida-do como um centro regional de excelência em saúde. O Hospital Unimed conta com padrão diferenciado de hotelaria, com três Unidades de Internação.

Page 3: Reporter 176

O REPÓRTER 3SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 O REPÓRTER

A TOCA DA ONÇALarry Antonio Wizniewsky

Da Redação

Humilhados e ofendidosO título é de uma obra de Dostoi-

éwski, mas refere-se ao enorme fiasco representado pelo novo ENEM (Exame de Avaliação do Ensino Médio) levado a cabo no último fim de semana. Depois do vexame do vazamento das provas da primeira edição e da suspeita insis-tência do MEC em, a toque de caixa e sem nenhuma garantia, empurrar uma nova prova, goela a baixo de mais de 4 milhões de estudantes e inúmeras escolas em todo o Brasil, o vexame tornou-se insulto, agressão.

O horror começou com a trapalhada dos técnicos responsáveis pela organi-zação das respostas, que confundiram as listas e divulgaram um gabarito errado. Isto levou milhões de bons e aplicados estudantes a um sofrimento

imerecido, pois sentiram-se ignorantes e despreparados diante do número irrisório de acertos propiciado pelo falso gabarito. À desconfiança e o descrédito desta galera, somou-se o natural desprezo por tanta incompe-tência. Eles têm toda a razão. Cobrados no limite máximo, e até ao exagero, em suas competências, não poderiam compactuar com tanto descaso. A prova por sua vez, foi um verdadeiro massacre. Até mesmo os estudantes mais experientes, tiveram de chutar inúmeras questões, devido à exces-siva complexidade dos enunciados. O tempo da prova era ridiculamente escasso para a resolução racional e ponderada, de cada questão. Os alu-nos foram traídos por burocratas, que há muito tempo não convivem com a realidade da sala de aula, se é que al-guma vez,conviveram. Os executores

do ENEM, NÃO CONHECEM A ESCOLA BRASILEIRA. Eles vivem em uma bolha, no centro da ilha da fantasia que é Bra-sília. Uma prova dificílima, com prazo mínimo de resolução, foi a vingança dessa gente contra o vazamento e a suposta �facilidade� da primeira prova, fato devidamente apontado e questio-nado pelos estudantes.

O desastre do novo ENEM foi anun-ciado várias vezes. Sensatas sugestões forma feitas no sentido de alertar o MEC sobre o risco da empreitada. Não adiantou nada. Do alto de sua torre de soberba e empáfia, o ministro Hadad e o MEC foram solenemente reprovados. 40% de abstenção é um número grotes-co e o triste saldo final desta aventura irresponsável, quem é que vai pagar por isto? O ministério já prepara a demissão de pessoas suspeitas de ne-gligência, na fraude que cancelou a pri-

meira prova. A primeira? E o resto? A demissão deveria ser geral, a começar pelo ministro. O ENEM é o panetone na cueca do ministro Hadad. É o Palace II da educação brasileira, o Carandiru do ensino, um fiasco de proporções inima-gináveis e, inversamente, proporcional à altura das ambições de seu mentor.

Os estudantes brasileiros foram humilhados e ofendidos e a sua des-crença e o absoluto desprezo ao MEC, é o mínimo que podem fazer para protestar diante de tamanha banda-lheira. É humano ou educativo, fazer o aluno esperar até fevereiro para a divulgação das notas? E que garantia terão os alunos de que a correção das redações será feita por critérios equânimes de avaliação e julgamento? FRANCAMENTE INVIÁVEL, eis o lúcido veredicto da aluna Júlia S. Nascimento. Alguém vai ouvir?

A Óptica e Relojoaria Focal realiza durante todo o mês de dezembro promoções es-peciais. Os clientes recebem um cupom a cada R$ 50 gas-tos em compras. O sorteio irá acontecer no dia 28 de dezembro. Serão sorteados: 1º prêmio – 1 máquina foto-gráfica digital; 2º prêmio – 1 DVD; 3º prêmio – 1 relógio de pulso; 4º prêmio – 1 óculos solar. Ainda, os clientes da Óptica e Relojoaria Focal estão participando da Cam-panha Ijuí 2009 Premiado: Natal.

Os clientes podem realizar compras no cartão Quero-Quero com o 1º pagamento para 70 dias, e nos cartões Visa, Banricompras, Master-Card, Max Cartão (Zaffari) e Gold Card. Além, do crediá-rio próprio em 10 vezes na compra de ótica e relógios.

A Óptica e Relojoaria Focal estará com horário de aten-dimento especial de Natal a partir de segunda-feira, atendendo até as 20h. Visite a Óptica e Relojoaria Focal localizada na Rua Ernesto Alves nº 156, telefone (55) 3333-1451.

Óptica e Relojoaria Focal realiza promoções em dezembro

Comissão define audiência para debater Fies A Comissão Especial formada na Câmara de Vereadores de

ijuí para debater a situação dos alunos que contraíram o Fies e que estão tendo dificuldades para pagar os contratos vai marcar uma audiência pública em Ijuí. A informação foi confirmada pela vereadora Rosane Simon (PCdoB) coordenadora da Comissão, ao avaliar o encontro desenvolvido nesta semana. Segundo ela, a audiência vai trazer a Ijuí representantes da União Nacional dos Estudantes, bem como representantes dos DCEs não só da Unijuí, mas como de outras instituições da região.

Repórter e Iguatemi lideramnova pesquisa

A Podium Pesquisas e Publicidade de Cascavel, no Paraná, antecipou o resultado da mais recente pesquisa no segmento da comunicação em Ijuí, com resultados amplamente satisfatórios para o Grupo Mânica de Comunicação. A Rádio Repórter obteve 48,5% da preferência dos entrevistados, 19 % a mais que o se-gundo colocado, que somado à terceira emissora, não alcança o percentual obtido pela MAIS POPULAR. A Iguatemi FM também é a primeira pela pesquisa da Podium, disparada com 65 por cento da audiência, enquanto a segunda colocada soma 17,8%.

Os comunicadores do Grupo Mânica também lideram a pes-quisa, tendo em FM os três primeiros postos com Paulo Noll, 18,3%; Josué Santiago 17,6%; e Egìdio Camera Junior 14,5%. Em AM, Hélio Lopes é o primeiro na pesquisa da empresa Paranaense com 23%. Também citado o apresentador do Oh de Casa, João Lucas Casalini, com 6,4% da preferência dos ouvintes. A comuni-cadora Ieda Calegaro atingiu 53,9% dos votos dos participantes da pesquisa como a melhor cronista social do rádio ijuiense, mais que o dobro da preferência em relação à segunda colocada.

Page 4: Reporter 176

Editorialpor Sandro Silvello

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

O fim da discriminação aos portadores do HIVPaulo Borges*

Um levantamento recente do Ministério da Saúde revelou que o Rio Grande do Sul lidera o ranking de maior número de casos de AIDS: 41,2 para cada 100 mil habitantes. No total, são 31 cidades gaúchas no topo dos 100 municípios de maior incidência da epidemia. Entram nas es-tatísticas apenas os locais de população maior que 5 mil habitantes, ou seja, podem existir cidades gaúchas com um número elevado, mas que não estão contempladas pela pesquisa. A capital gaúcha, no balanço preliminar do MS, lidera a linha ascendente de pessoas contaminadas.

Para tratar desse assunto e trazer para o Rio Grande do Sul políticas públicas eficazes no combate e prevenção a epidemia, propus, há um ano, a Frente Parlamentar de Combate à AIDS e Tuberculose. A Frente foi acatada pela unanimidade da Casa legislativa e já conseguiu avanços significativos na salubridade gaúcha. Realizamos Audiência Pública so-bre a falta de medicamentos utilizados no tratamento complementar ao coquetel e sobre os efeitos da Gripe A nos portadores de HIV; apoiamos a criação da ONG Amor à Vida, em Canela, com o objetivo de trabalhar com soropositivos; criamos emendas parlamentares em benefício de ONGs que trabalham com Aids e Tuberculose no estado. Além de um constante acompanhamento das ações, ou falta delas, pela Secretária da Saúde do Estado e campanhas de prevenção em rádios e TVs do in-terior e o auxílio na disseminação da informação nas cidades gaúchas em encontros com lideranças, professores e jovens.

Nesse mês, lancei o novo Projeto de Lei que proíbe a discriminação aos portadores de HIV. Se aprovada, o preconceito ao portador será consid-erado crime no Rio Grande do Sul. Considera-se discriminação, segundo o projeto, os seguintes procedimentos: impedir ou proibir o ingresso, ou a inscrição do portador em escolas, creches, centros esportivos ou culturais, programas, cursos e demais espaços físicos de uso coletivo, entre outras ações que contam no projeto; a solicitação de exames para detectação do vírus HIV ou AIDS para inscrição em concurso, ou seleção para ingresso tanto no serviço público como no privado; impedir o in-gresso do portador no local de trabalho, ou ser preterido do cargo por ser soropositivo.

Estamos trabalhando com muita ousadia na Frente Parlamentar. Dados como esses divulgados pelo Ministério da Saúde nos motivam ainda mais para buscar soluções e diminuir com esses números que, sem dúvida, nos deixam perturbados. Para isso, será necessário a união dos três po-deres, sociedade civil organizada e sociedade em geral para podermos criar um sistema efetivo de prevenção.

* Deputado Estadual, líder da bancada dos Democratas

A partir da próxima segunda-feira, o comércio de Ijui começa a funcionar na parte da noite, com o funcionamento nesta primeira semana até as 20 ho-ras. O que se constata entre os lojistas é o otimismo quando as perspectivas de venda, tendo em vista pesquisa recente feia pela Fecomércio, envolvendo várias cidades, dentre as quais Ijuí, onde a maior parte dos consumidores indicou que vai às com-pras neste Natal. A pesquisa feita pela Federação do comércio Varejista é de que sejam adquiridos em Ijui entre 4 e 5 presentes, com um gasto per capita por pessoa de R$ 400 reais. Trata-se de um volume acentuado, uma vez que em outro locais a perspectiva não é tão acentuada.

O que se pode dizer é que os lojistas certamente vão aproveitar a última data importante do ano para poderem efetuar bons negócios

Os consumidores de Ijui vão ter a sua disposição um leque de oportunidades para efetuarem com-pras e presentear familiares e amigos. A possibili-dade de que se façam bons negócios vai movimen-tar o comércio , fazendo com que se tenha uma avaliação positiva. Desta forma, é necessário que os lojistas estejam preparados com promoções para agradar quem for procurar o comércio em busca de presentes de Natal.

O ano foi preocupante em termos de economia, tendo em vista a crise que atingiu praticamente todos os países. O Brasil, através de algumas medidas, conseguiu amenizar a crise Econômica. No entanto, mesmo com estas medidas acabou ocorrendo problemas que levaram as pessoas a não investir pesadamente. Somente setores como automóveis e eletrodomésticos da linha Branca tiveram incentivos para que fosse possível se man-ter em alta as vendas.

Paralelamente ao trabalho que ocorre à noite, também a Brigada Militar adotou esquema especial, denominado de Operação Papai Noel. É necessário que aconteça isso, tendo em vista que o movimento de pessoas vai aumentar significativamente à noite. Estamos numa época de compras e de alerta tam-bém tendo em vista que o movimento vai aumentar significativamente.

Final de ano com perspectiva de boas vendas

Page 5: Reporter 176

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 BAIRROpor Talita Mazzola

Moradores do Bairro São Paulo pedem soluções para a drenagem da água na Rua das Chácaras

Dia do Emancipar é realizado hoje no CTG Chão Batido no Bairro Getúlio Vargas

Hoje será realizado, pelo segundo ano consecutivo, o Dia do Emanci-par no Bairro Getúlio Vargas, junto ao CTG Chão Batido. O evento que é promovido pela Secretaria Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Getúlio Vargas, CTG Chão Batido, Comitê do Emancipar e FGTAS, busca disponibilizar serviços socioassistenciais à população do Bairro Getúlio Vargas.

O projeto tem por objetivo oportunizar novas parcerias, aproximar as famílias engajadas no programa e confraternizar as melhorias alcançadas até o momento, na perspectiva de alcançar o máximo de ações, foi busca-da a parceria com diversas entidades e empresas. Os serviços oferecidos a comunidade são gratuitos e visam possibilitar aos moradores do Bairro acesso aos direitos mais básicos do cidadão. Os benefícios oferecidos são confecção de documentos de identidade e CPF; orientações sobre saúde, educação, aposentadoria, violência doméstica, bolsa família, prevenção a doenças, cadastro para emprego, verificação de pressão arterial, corte cabelo, mateada, distribuição de mudas de árvores e flores.

Na programação haverá ainda apresentações de teatro e danças, recre-ação com brinquedos dos Sesc e pista de cordas do 27º GAC. O evento terá início hoje a tarde, a partir das 14h em solenidade de abertura com a presença de autoridades, sendo que as atividades se estenderão até às 18 horas.Quando chove, a água empoça deixando o local praticamente intransitável

Com as chuvas dos últimos dias, os moradores que residem na Rua das Chácaras no Bairro São Paulo, tem enfrentado sérios problemas. Quando chove, a água sobe até quase a porta dos estabelecimentos e das casas. Em algumas casas que ficam em um nível inferior à rua, a água invade, deixando o local intransitável.

Os moradores do local solicitam com urgência que alguma atitude seja tomada. Uma moradora que preferiu não ser identificada, falou sobre a situação e afirma que esta é insustentável. “O pessoal larga o lixo na rua, o que com a água é levado até a frente das lojas, fazendo com que os funcionários precisem estar limpando. Com a chuva de quarta-feira, a água trouxe também galhos de árvores que tivemos que tirar do meio da rua”, ressalta.

Os moradores da Rua José Carlos dos Santos em divisa com a continuação da Rua Benjamin Constant estão reclamando do descaso com o esgoto a céu aberto que já foi encaminhado para o PPA, entretanto não foi classificado como emergencial o que causa a indignação dos moradores

A moradora, Olga dos Reis Rosa, faz parte da diretoria do bairro e recorreu ao

Jornal O Repórter para manifes-tar a indignação dos moradores perante ao fato do esgoto a céu aberto na Rua José Carlos dos

Santos em divisa com a continu-ação da Rua Benjamin Constant. Segundo a membro da diretoria, o assunto não foi visto como prio-ridade no PPA para 2010 apesar de ter sido apresentado como um. “Foi alegado que não estaria dentro do orçamento, entretanto

nos foi concedido o calçamento de duas outras ruas para o pró-ximo ano, mas nossa prioridade é essa rua, principalmente pelo esgoto e os problemas com o calçamento que dificultam a vida dos moradores que residem nesse local”, diz.

A moradora Maria Lucia da Rosa, que reside no local há mais de 30 anos afirma que essa situação é antiga e uma vergonha. “Entra ano e sai ano, entra mandato de prefeito e sai mandato, a situação continua a mesma, são sempre promessas não cumpridas e as dificuldades continuam”, diz. Maria tem pais com mais de 100 anos de idade que precisam se deslocar até o hospital de ambulância, as quais enfrentam problemas por conta da rua irregular. O mau cheiro do local também é um problema enfrentado diariamente. Segundo Maria precisaria ser colocado um encanamento de esgoto no local, acompanhado de um calçamento, assim amenizaria o mau cheiro e ajudaria no tráfego do local. O morador Luiz Gomes, relatou também a sua indignação com a situação, pois tem um filho paraplégico e enfrenta dificulda-des por causa do calçamento.

Lucia Helena Gasparetto ressal-ta que o problema com o esgoto e com o calçamento provocou várias vezes o tombo de muitos moradores, bem como o odor do esgoto, principalmente no ve-rão, é insuportável. A moradora Enilza Pereira, concorda com as vizinhas e afirma que é preciso urgentemente de uma canaliza-ção de esgoto para solucionar tal problema. “Só tem um dreno e quando chove entope, ai todo o cheiro sobe. No verão também é um grande problema, por causa do calor o cheiro fica terrível”, afirma a moradora.

Olga frisa a importância da atitude do Poder Público em relação a essa situação. “Já foi pedido no PPA, entretanto eles não atendem o que o povo pede. Dizem que não vão fazer porque gasta muito dinheiro. Porém nós precisamos dessa obra no local emergencialmente”, conclui a moradora.

Moradores do Bairro Storck reclamam de esgoto a céu aberto e pedem soluções emergenciais

Moradores pedem a Administração Municipal, ação emergencial para solucionar o problema

Page 6: Reporter 176

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 12 de dezembro de 2009

TENDÊNCIASProf. Dr. Argemiro Luís Brum

(CEEMA/DECon/UNIJUÍ)

por Estefania Vieira Linhares

A Lei do Inquilinato terá o prazo de 45 dias para entrar em vigor. A razão da extensão do prazo

é dar tempo hábil para que as pessoas afetadas pelas normas conheçam o con-

Inquilinos, proprietários e fiadores devem ficar atentos as novas regras para aluguéisA Lei do Inquilinato, sancionada pelo presidente Lula, entrará em vigor no próximo ano e atingirá cerca de 30 milhões de moradores

teúdo do texto e estudem seus efeitos.Com as mudanças na Lei do Inquili-

nato, o Governo espera que os pro-prietários se motivem e coloquem os imóveis no mercado de locação, o que poderá estimular a queda no preço dos aluguéis. Entre as mudanças na locação de imóveis estão: a retomada do im-óvel por falta de pagamento ficará mais rápida. Depois de notificado, o inquilino terá o prazo de 15 dias para quitar os aluguéis atrasados; caso não pague as-sim que o juiz achar procedente a ação de despejo, o inquilino terá 30 dias para

O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas no país – precisa apresentar uma expan-são de 5% nos últimos três meses do ano, em relação ao mesmo período de 2008, para que a economia brasileira feche 2009 estagnada, ou seja, com crescimento zero.

A estimativa foi apresentada pela gerente de Contas Trimestrais do Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE), Rebeca Palis, destacando

Economia brasileira precisa ter expansão de 5% no último trimestre para não fechar 2009 com redução do Produto Interno Bruto (PIB)

deixar o imóvel. Outra mudança é se o inquilino quiser se mudar antes do fim do contrato a multa será proporcional ao tempo que resta. Já o fiador poderá desistir do contrato, no entanto, terá que avisar antes as partes e esperar por 4 meses para que o inquilino encontre outra garantia. Em caso de renovação automática de contrato, o fiador é li-berado do compromisso.

A Lei do Inquilinato teve alguns itens vetados pelo presidente. Entre os itens vetados está o que determina concessão de liminar para desocupação do imóvel

em 15 dias quando houver pedido de retomada em razão de melhor proposta apresentada por terceiros.

Também foi vetado o parágrafo que previa a concordância do proprietário do imóvel para a manutenção do con-trato de aluguel em eventuais mudanças societárias do inquilino pessoa jurídica. A justificativa para o veto é de que “o contrato de locação firmado entre o locador e a pessoa jurídica não guarda qualquer relação de dependência com a estruturação societária da pessoa jurídica locatária”.

que esse cálculo não é realizado pelo instituto.

Para que haja uma queda de 1% no resultado do PIB de 2009, a economia precisaria crescer apenas 1% no quarto trimestre na comparação com o igual período do ano anterior.

Rebeca Palis considerou o resultado do PIB relativo ao terceiro trimestre um sinal de recuperação da economia, embora tenha admitido que a taxa de 1,3% em relação ao trimestre anterior,

divulgada aponte um ritmo menos in-tenso do que se acreditava.

Em relação ao terceiro trimestre de 2008, a economia apresentou retração de 1,2% e, no acumulado em nove meses, a queda foi de 1,7% frente ao período de janeiro a setembro de 2008.

Rebeca acrescentou que a revisão de dados dos trimestres anteriores, que revelaram quedas ainda mais intensas no PIB do segundo trimestre de 2009 (-1,6% e não -1,2%, como di-

vulgado anteriormente) e no resultado do primeiro trimestre do ano (-2,1% e não –1,8%), contribuíram para que a expansão fosse menor do que a pre-vista. Ela ressaltou, no entanto, que seria um “exagero” afirmar que a nova leitura seria capaz de mudar o cenário econômico do país.

De acordo com o instituto, essas revisões ocorreram em função da consolidação de resultados relativos a 2007 e a 2008.

Há para todos os gostos! O que se tem visto e lido nestas últimas sema-nas a respeito de “se vender aquilo que é falso” ao cidadão brasileiro é de as-sustar e, ao mesmo tempo, confirmar a nossa realidade subdesenvolvida. Em-bora tais atitudes sejam mais comuns do que se possa pensar, dois exemplos nesta semana merecem destaque. O primeiro, não pela ordem de importân-cia, nos chega da Associação Gaúcha de Supermercados. Um levantamento feito por ela indica, com certo ufanis-mo, que as aves natalinas estão com o quilo no mesmo preço do ano passado, porém, com um peso unitário 10% menor. Ora, se o preço é o mesmo e o peso diminuiu, estamos sim diante de um claro aumento de preços, da ordem de 10% enquanto a inflação anual não chega a 4,5%. Além disso, é bom frisar que, do Natal de 2008 para o atual, os preços médios do frango, por exem-plo, recuaram, ao produtor, em 8,6%. Assim, a indústria e o varejo estão ganhando nas duas pontas. Reduzindo o peso do produto vendido ao con-sumidor, embora mantendo o preço do ano passado, e reduzindo o preço pago ao produtor, em termos médios. E o pior é a justificativa para a redução do peso das aves natalinas vendidas ao consumidor: “...em função do novo formato das famílias, fato que permite as famílias comprarem uma ave por um preço menor e adequado ao menor número de pessoas na mesma”. Se não fosse sério, estaríamos diante de uma das maiores piadas econômicas do mundo. É incrível como certos setores

de nossa economia desconsideram a inteligência das pessoas!

O GOLPE DO MARKETING (II)O segundo exemplo da semana nos

veio do programa televisivo do Partido dos Trabalhadores, divulgado na noite da última quinta-feira (10) em horário nobre. Apenas analisando as relações internacionais e a economia, pratica-mente tudo o que ali se informou é mentiroso, com todo o respeito aos cidadãos de boa índole que ainda se aventuram a tentar fazer política neste país. As relações internacionais do país são um desastre, para dizer o mínimo, no atual governo. Tudo o que se tentou, foi perdido. O último caso em data se encontra em Honduras e a “ocupação” de nossa Embaixada. Poderíamos dos casos com a Bolívia, o Paraguai e Itaipu, a UNESCO, a OMC, a Argentina e o Mercosul, o Equador, o Irã e seu presi-dente, além da Venezuela e assim por diante. O Brasil tem se desmoralizado por conta própria nesse setor! Na área econômica, além de lembrar que o en-tão candidato Lula foi terminantemente contra o Plano Real, na campanha de 1994, o que vem dando certo no mo-mento é oriundo deste Plano e a sábia decisão do atual governo em manter a linha adotada no governo anterior, assim como organizar os programas sociais igualmente iniciados anterior-mente. O que se tentou de novo con-tinua marcando passo, a saber: o PAC está com suas obras em grande atraso, quando não travado pela enorme buro-cracia do Estado; o Fome Zero ninguém

mais fala; e o pré-sal é uma descoberta que vem do esforço da Petrobrás de longos anos. Portanto, não é de agora! Além disso, muito se deve aos recursos postos por empresas estrangeiras no setor graças à parcial desnacionaliza-ção do petróleo em 1997, ou seja, no governo anterior. Mesmo a exploração do pré-sal somente será possível com esse dinheiro externo, pois o país não tem recursos suficientes para tirar o petróleo que ali está. Tudo isso foi escamoteado no programa, além de dis-torcido em grande parte. É uma pena! Os cidadãos sérios deste partido não mereciam tamanho ridículo!

O GOLPE DO MARKETING (III)É certo que, dependendo da situação,

todos os demais partidos acabam usando destes artifícios em época de eleição. Porém, o que se viu nesta semana acabou caindo na vala da “propaganda enganosa”, para se dizer o mínimo. Enquanto isso, sua autoridade máxima, o Presidente da República, brindava a Nação brasileira, no mesmo dia, com um discurso onde a repetição de um palavrão foi a tônica. E o pior: percebendo a mancada, embora repe-tida, tentou colocar a culpa, mais uma vez, nos jornalistas e na imprensa, no velho estilo populista. E as afirmações destemperadas e sem juízo de nosso mandatário vêm se repetindo ano após ano. Nesse caso, a Nação brasileira não merece ouvir tais afirmações. A democracia nos permite opiniões di-ferentes, porém, sempre com educação e respeito. A falta do mesmo, como se viu, seja por “golpes de marketing” ou por discursos públicos, somente

nos mantém no subdesenvolvimento, derrubando todas as ações positivas que a sociedade vem fazendo, em to-dos os governos, inclusive no atual, buscando transformar o Brasil em um país melhor.

PIB BRASILEIRO CAI NA REALO PIB do terceiro trimestre trouxe o

Brasil à realidade, confirmando nossos alertas de que a economia brasileira, assim como a mundial, ainda encontra dificuldades para decolar, dentro do atual cenário de crise internacional que se vive. Com 1,3% de crescimento, o PIB nacional ficou muito abaixo do esperado pelo governo, sempre ufa-nista, porém, dentro daquilo que boa parte dos analistas privados vinha precificando. Além disso, em relação ao terceiro trimestre de 2008, houve um recuo de 1,2%. Para que o PIB nacional não tenha um resultado nega-tivo em 2009, muitas vezes ventilado por diferentes economistas deste país, será preciso que o PIB nacional, no quarto trimestre cresça 5%, algo prati-camente impossível na medida em que o governo diminuiu seu apoio à econo-mia, via retirada parcial de impostos em alguns setores, e o crédito privado ainda se mantém raro. Apesar de ser o segundo trimestre consecutivo com crescimento positivo, consolidando a nossa saída da recessão, é preciso lem-brar igualmente que esse foi o terceiro trimestre com PIB negativo em relação ao mesmo período de 2008. Assim, 2010 continua se desenhando como difícil, embora melhor do que 2009.

O GOLPE DO MARKETING

Page 7: Reporter 176

CMYK

O REPÓRTER 7SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Soja ......... R$ 41.00Trigo ....... R$ 22,00Milho ...... R$ 16,00

Valores cotados pela Cotrijui no dia 11 de dezembro

INDICADORES RURAIS

por Sandro Silvello

Multa para produtores que descumprem a legislação entraria em vigor ontem, mas foi adiada

Pressionado, o Governo Federal decidiu adiar o prazo para que os produtores regularizem as

áreas de reserva legal, cujo limite seria divulgado nesta sexta-feira. A informação foi confirmada pelo Coor-denador da Frenteagro da AL-RS, de-putado Jerônimo Goergen(PP), para quem o Governo estaria equiovcado se mantivesse a intenção de impor este decreto como está, se teria pre-juízos diretos na economia gaúcha, com drástica redução de nosso Pro-duto Interno Bruto. Goergen diz que este é um tema ainda extremamente polêmico o controverso, que ainda

não foi debatido suficientemente junto à sociedade civil e que poderá causar uma catástrofe na produção primária, especialmente no RS.

A Comissão de Agricultura propôs no parlamento gaúcho o Projeto de Lei 154/2009 como alternativa ao de-creto Federal, atualizando a Legisla-ção Ambiental do RS e que ainda está em trâmite na casa. Porém a perspec-tiva da imediata entrada em vigor do decreto ambiental 6.514 poderá prejudicar drasticamente a produção agrícola do RS, já que existem muitas dúvidas sobre o que é permitido e o que é passível de punições.

“Nós propomos é que o Código Ambiental seja amplamente discutido no país, observando-se caracterís-ticas de cada estado e região, que são sabidamente diferentes. Não é possível que o Governo Federal deixe de verificar que o RS tem suas pecu-

liaridades. Deve haver consenso em torno deste tema e acima de tudo um grande debate para que toda a socie-dade participe”, completa Jerônimo.

Para dar mais tempo aos agricul-tores, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, garante que até sexta-feira dois decretos presidenciais serão editados, e um projeto de lei será encaminhado ao Congresso. As medidas podem significar mudanças na lei, regularizando áreas de produ-ção agrícola já consolidadas e permi-tindo que os espaços de preservação permanente sejam contabilizados no cálculo da reserva legal. Mesmo que o governo não edite os decretos até sexta-feira, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, tranquiliza os produtores.

– Ninguém vai sair multando já no dia seguinte, até porque está chegan-do o Natal – justificou Stephanes.

A celeuma sobre o Código Florestal começou com a edição de regras mais rígidas sobre penalidades para os crimes ambientais. Em julho de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto dando prazo até 11 de dezembro deste ano para que os agricultores regularizem as áreas de preservação nas propriedades. Desde então, Minc e Stephanes travam uma batalha nos bastidores do governo e na imprensa.

A solução de dar mais prazo aos agricultores não agrada a nenhum dos lados. Para o deputado Jerônimo Goergen uma vitória só poderia ser comemorada se a lei tivesse sido mu-dada em uma comissão especial cria-da no Congresso para debater o tema: “Se perdeu muito tempo com brigas e discussões ideológicas. Fazíamos um acordo e não era cumprido”, avaliou o coordenador da comissão.

Adiada data para início de punições

MAIS UM GIGANTE NO VAREJO!

A aquisição das casas Bahia pelo grupo Pão de Açúcar, anunciada no final da semana passada, tornará o grupo o maior do Brasil no segmento de varejo, com faturamento anual de R$ 40 bilhões. No geral, será a quinta maior empresa brasileira, atrás apenas da Petrobrás, Vale, Gerdau e AmBev. O grupo terá 1.807 pontos de venda com 137 mil funcionários. Já tratamos, neste espaço, sobre o processo de centraliza-ção de capital que vem ocorrendo na economia brasileira. Esse processo se iniciou nas indústrias, passou para o setor financeiro e chegou ao varejo. A centralização anda no sentido contrário à livre concorrência. Esse processo é típico do desenvolvimento do capitalis-mo, onde os mais fortes “absorvem” os mais fracos. É o darwinismo econômico se materializando. Algumas opiniões vêem como positiva a centralização,

argumentando que o setor está se modernizando. Penso que consumi-dores perdem no longo prazo com a centralização por aumentar, e muito, o poder das empresas.

NOVO CRÉDITO EDUCATIVOExcelente notícia para a educação

brasileira foi a aprovação, pelo Con-gresso Nacional, do novo sistema de crédito educativo. Agora só falta a sanção do presidente. O sistema atual está sendo reformulado para facilitar o acesso dos jovens brasileiros ao ensino universitário. As mudanças fundamen-tais são a redução dos juros que pas-sam dos atuais 9 % para 3,5 % ao ano; do alongamento do pagamento que passa dos atuais 1,5 vezes o tempo de realização do curso para 2,5 ou 3 vezes, a critério do estudante. As mudanças valem para os novos financiamentos e os contratos em andamento. Com certeza é uma excelente notícia.

REDUÇÃO DOS PREÇOS DOS INSUMOS AGRÍCOLAS

Segundo informação dos propri-etários de empresas que comercializam insumos agrícolas, os preços destes produtos tiveram reduções significati-vas neste ano, em comparação com os preços praticados no ano passado. Al-guns produtos tiveram redução de até 50 %. Esse comportamento não é nor-mal para este setor, que, dificilmente tem redução de preços. Os agricultores têm a possibilidade de utilizar estes in-sumos nas quantidades indicadas pela boa técnica, aumentando o potencial de rendimento da safra. As incertezas dos ganhos ficam por conta do clima e dos preços. No caso do milho, o clima está contribuindo muito. Apesar de os preços estarem baixos, o rendimento deve garantir bons lucros. Para a soja o clima ainda é uma incógnita e o clima tende a um comportamento regular. Os agricultores e a região estão merecendo uma safra positiva.

PENSANDONão houve acordo entre o governo

e as entidades que representam os aposentados e, com isso o reajuste das aposentadorias para os que recebem mais do que um salário mínimo está sendo reajustada em 6,1 %, por Medida Provisória, a partir de 1 de janeiro. Este percentual rep-resenta a inflação de 2009, mais um aumento real de 2,5 %. Para o salário mínimo o reajuste será de 8,7 %, com aumento real de 5,1 % (equivalente ao aumento do PIB de 2008). São 26,8 milhões de benefícios, sendo que 18,5 milhões recebem 1 salário mínimo e 8,3 milhões recebem mais do que 1 salário mínimo.

Page 8: Reporter 176

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

por Sandro Silvello

Vereadora diz que composição damesa diretora do Legislativo estána fase do “namoro”

Deputada participa de audiência em Brasília

Wesphalen retirou 9 diárias em outubro

PT não dará acordo para votar projetos do Executivo até a retirada das propostas

Dirigente do PPS participa de encontro em Ijuí hoje

O atual secretário da mesa Diretora da Câmara, Marcos Barriquello admite a possibilidade de formação de uma mesa composta por representantes de diferentes partidos

O presidente do PDT em Ijuí, Marcos Bar-riquello disse que

até existe a possibilidade de alguma mudança no secretariado. No entanto, o presidente deixou claro

que o partido não recebeu ainda nenhum comunica-do do prefeito Fioravante Ballin sobre a questão. Barriquello entende que o prefeito está avaliando o trabalho durante este mês, devendo conceder uma entrevista coletiva para anunciar as realizações deste ano. “No entanto, qualquer avaliação e pos-sibilidade de mudança vai ser discutida com o PDT e também com os demais partidos”, diz. O presidente da Câmara comentou ainda com o Repórter a eleição da nova mesa diretora, que vai ocorrer na última ses-são do legislativo, marcada

para o dia 27 deste mês. Barriquello confirmou que vai representar a bancada de situação na eleição para substituir Valmir Seifert. Questionado sobre a pos-sibilidade de formação de uma mesa pluripartidária, Barriquello disse que vem mantendo contato com todos os vereadores, não descartando tal possibili-dade. Ele lembra, no entan-to, que existem 10 partidos representados na Câmara. “Claro que é impossível contar com 10 represen-tantes na mesa, mas pode-remos pensar numa mesa pluripartidária”, afirmou o pré-candidato.

Vereador do PDT disse que mesa da Câmara pode ser pluripartidária

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) fez parte da comitiva que foi à Brasília quarta-feira, para audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, onde foi apresentada a proposta da Ferrosul debatida no estado pela Comissão Externa do parla-mento gaúcho para a criação da Ferrovia.

Conforme Zilá, “a meta da Ferrosul é au-mentar a integração de transportes entre os estados do Codesul, as demais unidades da Federação, em especial com as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, e os países fronteiriços, que compõem a maior fronteira agrícola do mundo. Dentro dessa estratégia, é considerada a necessidade logística de garantir transporte eficiente e de baixo custo para o escoamento das safras agrícolas, para a movimentação de insumos e para o deslocamento de outros produtos e serviços associados à economia das regiões.”

No início de dezembro foi aprovada a “Carta

gaúcha em defesa da ferrovia pública da inte-gração do Sul do Brasil – Ferrosul”, durante audiência pública na sede do Parlamento. O documento apresenta um conjunto de propos-tas para a efetivação da obra, com dez itens que firmam o compromisso do parlamento gaúcho.

A proposta é que a ferrovia ligue os quatro estados do Codesul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – com o restante do País e parte da América do Sul. A Carta Gaúcha também propõe que todos os candidatos ao governo do Estado do RS, nas próximas eleições, incluam em suas pro-postas o compromisso de dar continuidade ao projeto da nova Ferrovia pública. A depu-tada Zilá, uma das integrantes da Comissão Externa do parlamento gaúcho para a criação da Ferrovia, visitou 20 municípios gaúchos em 30 dias divulgando e esclarecendo duvidas sobre a Ferrosul.

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Elvino Bohn Gass, anun-ciou, na sessão plenária desta terça-feira (8), que os petistas não darão acordo para votar os projetos do Executivo até que o governo tucano retire as propostas que prejudicam os servidores gaúchos. “Tramitam nesta Casa projetos que tiram direitos de trabalhadores. Quando falo de direito de trabalhadores, me refiro às categorias profissionais que enfren-tam as maiores dificuldades e que no governo Yeda não tiveram reposição salarial, como os professores, servidores da segurança, quadro geral”, frisou.

Ele citou projetos que acabam com as van-tagens dos servidores, como licença prêmio e tempo de serviço. E criticando a meritocracia como o único critério para avanços, Bohn Gass indaga como será possível mensurar o serviço do brigadiano e de professores de periferia e de centro, que trabalham em

situações diferentes. Além disso, alertou para o fato de a governadora querer rebaixar o valor e as condições de implantação do piso nacional. O projeto enviado ao Parlamento Estadual estabelece como conceito de piso estadual a soma de todas as vantagens e não o conceito do piso nacional, definido como vencimento inicial da carreira sobre o qual incidem todas as vantagens.

“O governo alcança com uma mão e reti-ra com a outra”, sublinhou o líder petista, ao salientar que Yeda concede migalhas de aumento salarial para os brigadianos ao mesmo tempo em que eleva de 5,4% para 11% o percentual da contribuição previdenciária. Por f im, reafirmou o compromisso do PT com os servidores e disse que a bancada não dará acordo para votar os projetos do executivo até que as propostas prejudiciais ao funcionalismo sejam retiradas da pauta.

A Vereadora Helena Marder (PDT) se posicionou a favor da ampliação de representantes na mesa diretora do Legislativo no ano que vem, uma chamada mesa pluripartidária. Segundo a pedetista, “quando as pessoas tem boa vontade, é possível tra-balhar em harmonia”, acrescen-tando que a comunidade não quer

mais debates pessoais. Quanto às possibilidades de abertura para vereadores de partidos de oposição, Helena Marder definiu o momento como “a fase do na-moro”, acreditando que possa chegar ao casamento. Disse que a comunidade quer que o vereador trabalhe para o coletivo e não individualmente.

O portal transparência do site da Assembleia Legislativa apon-ta o total de diárias retiradas pelos 55 deputados por mês e no ano .

Dentre os parlamentares da região, o que mais retirou diárias no mês de outubro (último mês para consulta) foi Pedro Westpha-len, que retirou no mês 9 diárias, acumulando um total de 70 desde o mês de janeiro.

Os demais deputados tem a

seguinte retirada de diárias: Alo-ísio Clasmann (PTB), 3 diárias em outubro e 64 no acumulado do ano; Adroaldo Loureiro (PDT), 2 no mês de outubro e 63 no ano; Elvino Bohn Gass (PT), 8,5 diárias em outubro e 68 no ano; Gerson Burmann, 9 em outubro e 50 no ano; Jerônimo Goergen (PP), 7,5 diárias no mês de outubro e 55,5 no ano ; e Zilá Breitenbach (PSDB), 4,5 diárias no mês de outubro e 52,5 no ano.

A executiva do Partido Popular Socialista de Ijuí realiza sábado um encontro da sigla. O evento está previsto para as 11 horas, na Sociedade Ginástica, com a reali-zação de almoço de confraterni-zação. Os integrantes do PPS das regiões Noroeste colonial, Fron-teira Noroeste, Celeiro e Missões estarão presentes. O secretário geral do PPS no estado e diretor

presidente da CEEE, Sérgio cam-pos de Morais vai participar desta atividade. O presidente do PPS, Ruben Ilgenfritz da Silva disse que o partido deve decidir até abril a posição em relação a eleição es-tadual de 2010. Ele afirmou ainda que o PPS poderá manter o apoio ao governo de Yeda Crusius, elo-giando o trabalho feito pela atual governadora.

Vereador Marcos Barriquello confirma que mesa do Legislativo pode até ser pluripartidária

Page 9: Reporter 176

O REPÓRTER 9SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 GERALpor Sandro Silvello

Comércio funcionará à noite apartir de segunda-feiraAs lojas estão autorizadas a funcionar à noite a partir da próxima segunda-feira. Presidente do Sindilojas, Marco Ferreira se mostra otimista quanto as vendas de final de ano

O panorama no centro da ci-dade deve mudar a partir de 2ª feira, quando as

lojas de Ijuí começam a atender na parte da noite. O presidente do Sindilojas , Marco Ferreira disse que existe uma boa per-spectiva em torno das vendas, pois uma pesquisa feita pela Fecomércio aponta que Ijuí vai ter um gasto R$ 359,65. Numa das questões,sobre a compra de pre-sentes, em Ijuí 17,8% indicaram que vão comprar um presente; 13,3 dois presentes; 15,6% três presentes; 7,8% quatro presentes 16,6% comprarão cinco pre-sentes. Para Marco Ferreira, este dado é fundamental, pois mostra que os consumidores estão dis-postos a comprar para o Natal.

O horário de Natal vai ser ob-servado de segunda-feira, dia 14 até o dia 17, quinta-feira até as 20 horas. Posteriormente, no dia 18,

o funcionamento das lojas está autorizado até as 22 horas. No dia 19, sábado, o funcionamento vai ser das 17 até as 20 horas. Na semana posterior, de 21 até o dia 23, o funcionamento vai ocorrer até as 22 horas e no dia 24, o atendimento do comércio vai ocorrer até as 16 horas.

Ferreira disse que a pesquisa da Fecomércio é um termômetro, pois ela indica que, de maneira geral, o comércio deverá crescer entre 5 e 10% em suas vendas. Ferreira destacou também que o levantamento feito pela Fe-comércio indica que no caso de Ijuí os consumidores vão comprar vestuário, com 56,7%, seguindo-se brinquedos, com 46,7% calçados, com 21,11%; doces e chocolates, com 10,10% e eletroeletrônicos, com 6,7%. O levantamento também aponta os valores que deverão ser gastos pelos consumidores ijuienses na compra de presentes: presente com valor de até R$ 100,00 foi indicado por 26,6% dos entrevis-tados; de R$ 101,00 até R$ 200,00, 22,2% dos entrevistados em Ijuí; de R$ 200,00 até R$ 300,00, 16,7% ; de R$ 300,00 até R$ 500,00 17,8%.

Outro dado que chama a ate-nção na pesquisa é que a maior parte dos consumidores ijuiens-es vão comprar os presentes de

natal a vista, num percentual de 67,8%. Os ijuienses que vão comprar à prazo representam de 24,4% do total. Os instrumentos a serem utilizados para pagar as compras são cartão de crédito e débito, num percentual de 37,9%; carnê ou cartão de crediário, 55,2% e cheque pré datado, 6,9%. Quando o consumidor res-

pondeu que vai pagar a prazo, indicaram que vão pagar entre 1 e 3 prestações, 58,7; entre 4 e 6 vezes, 31,0% e entre 7 e 10 vezes, 6,9%. O levantamento indica ainda que o consumidor ijuiense não pretende gastar mais do que estabeleceu, representando um percentual de 89,7%. Quanto aos locais onde pretendem comprar

seus presentes, os ijuienses apon-taram as lojas do eixo central da cidade em sua esmagadora maioria, com 94,4%. Quanto a uti-lização do 13º salário, os ijuienses disseram na sua maioria que vão utilizar para pagamento de contas, num percentual de 26,7%; poupar, 25%; e comprar presentes, 15%.

A notícia da morte da artista Leila Lopes, que acabou cometendo suicídio a alguns dias, suscitou comentários a favor e contra, tendo em vista que a família divulgou a car-ta onde a artista justifica o ato. O Repórter conversou com a psicóloga Débora Maturana Fiorin, que explicou a atitude da atriz e da família, em divulgar .

Uma carta destas pode incentivar alguém que esteja com instintos suicidas? Depende, uma carta como a deixada por Leila Lopes pode influenciar tanto positiva quanto negativamente. O que tem que se levar em consideração é a condição psíquica e/ou patológica na qual o sujeito se encontra no mo-mento, ou seja, não é o simples fato de ler tais pa-lavras da atriz que ressalta, “não sou covarde não, fui uma guerreira, mas cansei, é preciso coragem para deixar esta vida”. Nessa expressão pode-se compreender a confusão mental presente onde o ato da morte visa um ato de “heroísmo”. Ao mesclar a ambivalência entre covardia e coragem, viver e morrer, Leila manifestou uma sentimentalidade comum a muitos indivíduos, que depressivamente padecem do sofrimento, e estranha a outros que enaltecem a vida.

Existe este instinto? O suicídio é mais um dos instintos humanos. A existência humana tem como condição limítrofe o nascer e o morrer. No entanto,

somos movidos por instintos, seja de vida ou de morte. O desejo de viver ou morrer varia de sujeito para sujeito, cujo fator primordial é a condição social, cultural, econômica que fundamentam a condição psíquica do sujeito.

O que levaria alguém a pensar em suicídio? São vários os fatores que levaria uma pessoa a pen-sar em suicídio. Em geral, o suicida enfrenta uma superposição peculiar de elementos psicológicos, biológicos, culturais, am-bientais e sociais. A conduta suicida, na verda-de, é uma tentativa desesperada de solução de um problema, embora seja uma alternativa inadequada. Geralmente manifesta-se como uma forma de fuga de si e do mundo que o rodeia. Também há de se considerar o grande vazio existencial nesses sujei-tos que apelam para a interrupção de suas vidas.

O que se pode fazer para ajudar estas pessoas? O primeiro passo é ouvir o suicida e saber dele os motivos que o levam a querer acabarem com a sua própria vida, no intuito de demover dele essa ideia. É importante também não adotar uma postura crítica ou moralista. Após ouvir o sujeito, propor e analisar, junto com ele, as dimensões do problema ao qual está enfrentando e buscar as pos-síveis alternativas. Vale ressaltar também sobre a fundamental participação da família nesse processo sob orientação de um profissional.

Psicóloga diz que suicídio é um instinto

Psicóloga afirma que divulgação de carta pode ou não ter influências

As lojas de Ijuí começam a funcionar a partir de segunda-feira, com perspectiva de boas vendas

Page 10: Reporter 176

10 O REPÓRTER HISTÓRIA QUARTA-FEIRA, 12 de dezembro de 2009

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Expressivas lideranças do município se re-uniram no dia 14 de dezembro de 1940, no salão nobre da Prefeitura Municipal, com o objetivo de fundar um clube de aviação civil. Esse histórico encontro representou o primeiro passo para a concretização de um sonho que muitos alimen-tavam de viver as emoções de voar. Ao longo desses 69 anos, esses pioneiros tiveram inúmeros seguidores que, enfrentando muitas dificuldades e desafios, foram superando os obstáculos. O Aeroclube de Ijuí teve momentos de apogeu, out-ros de decadência, mas graças a persistência e a dedicação de suas lideranças, foi conquistando seus objetivos e continua nos nossos dias em plena atividade.

Nesta data histórica de 14 de dezembro vamos recordar alguns dos principais aspectos que marcaram os passos iniciais do Aeroclube de Ijuí e ao mesmo tempo registrar algumas de suas conquistas expressivas que garantiram a sua continuidade, através de ações que garantem o seu desenvolvimento e as suas atividades até os dias de hoje.

A assembleia de fundação do Aeroclube de Ijuí foi prestigiada com a presença do sr. Lloyd Ubatuba, alto funcionário do Ministério do Tra-balho, Indústria e Comércio, que era um dos vanguardeiros do desenvolvimento da aviação civil na região. A mesa principal foi presidida pelo prefeito municipal Emílio Martins Bührer, na qual também tomaram assento o delegado de Polícia Cirano Teles Pinho, o sub-prefeito do 1º distrito Juvenal Leonardo e o advogado Aristeu Pereira.

O Aeroclube de Ijuí foi criado de acordo com o decreto-lei nº 1.683, de 14 de outubro de 1939, nos moldes do Aeroclube do Brasil, ao qual deveria

Vivendo as emoções de voarAlimentando os sonhos de Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, umgrupo de ijuienses resolveu fundar,há 69 anos atrás, o Aeroclube de Ijuí. Assim, no dia 14 de dezembrode 1940 uma histórica reunião nosalão nobre da Prefeitura Municipaltornava realidade aquele anseio

encaminhar a sua filiação. Outra deliberação adotada foi a de que a novel entidade deveria receber dois aviões para a aprendizagem de pilotos.

Na assembleia de fundação foi eleita a primeira diretoria do Aeroclube de Ijuí, que ficou assim constituída: presidente – Juvenal Leonardo; vice-presidente – Guilherme Clem-ente Köhler; 1º secretário – Aristeu Pereira; 2º secretário – Alerante Siqueira; 1º tesoureiro – Ademar Porto Alegre; 2º tesoureiro – Alcindo Pereira Gomes; Conselho Fiscal – Rosalvo Scherer, Henrique Hillebrand, Edmundo Poch-mann, Wilmar Fonseca e Álvaro de Carvalho Nicofé.

Dentre os primeiros objetivos estabelecidos pelos seus dirigentes estavam a construção do aeroporto e o funcionamento de uma escola de pilotagem. O aeroporto, custeado pelo município, foi implantado em 1953, com a denominação inicial de Aeroporto Municipal Salgado Filho, mais tarde mudado para Aero-porto Municipal João Baptista Bos Filho. A construção do hangar somente aconteceu em 1955, com recursos do Aeroclube de Ijuí. Esta entidade teve um período de escassas ativi-dades, tendo em maio de 1963 sido reorgani-zado, tendo o Departamento de Aeronáutica Civil – DAC autorizado o funcionamento da Escola Elementar de Pilotagem.

Na atualidade, o Aeroclube de Ijuí tem como principal atividade a formação de pilotos. Nesse sentido oferece os cursos de piloto privado de avião, piloto privado de planador, piloto rebocador de planadores, instrutor de vôo e piloto comercial. Para desenvolver esses cursos, conta com estas aeronaves (aviões): Cessna Skylane 182, Cessna Skyhawk 172, Citabria Bellanca de instrução, Piper Pa 18 re-bocador e Aeroboero AB 115 e os planadores: Blantck Biplace de instrução, Jantar Standart para Competição de Alto Rendimento e dois Kwi Quero-Quero Monoplace.

O Aeroclube de Ijuí é uma entidade de uti-lidade pública, sem fins lucrativos e como atividades extras de lazer ainda oferece vôos para fotografias e vôos panorâmicos. Presentemente, encontra-se na sua liderança o presidente Waldir Schulz, que tem o asses-soramento dos seguintes demais integrantes

de sua diretoria: vice-presidente – Moisés Costa Beber; tesoureiro – Edson Sabo; 2º tesoureiro – Renan Drewin Costa Beber; secretário – Carlos Schulz; 2ª secretária – Cristiane Fronza; diretor técnico – Gelson Luís Klauck; diretor de material – Edson Klauck; diretor de segurança de vôo – Lucas Ilgenfritz da Silva; diretora social – Carla Schulz; diretores de instrução – Marlon Diogo Klauck, Gi-ancarlo Zamberlan e Jonas Mateus Klauck; diretor de vôo a vela – Rui Grimm; diretor do Conselho Disciplinar – Luís Carlos Rohde; Conselho Fiscal – Zulmir Thomé da Cruz e Igor Pedde Pochmann (efetivos) e João Wassermann e Waldelirio Dahmer (suplentes).

Um dos primeiros aviões de instrução do Aeroclube de Ijuí

Foto: Coleção Família Beck – Acervo MADP

Os primeiros pilotos recebendo seu batismo (banho de óleo): Ivo Rasia, Alberi Gamarra, Ricardo Schmidt e Rui Klohn

Dois aviões atuais do Aeroclube

Foto Pancho

O presidente Waldir Schulz

Foto Pancho

Foto: Coleção Família Beck – Acervo MADP

Page 11: Reporter 176

CMYK

“A emoção do casamento começa na Tat’. A Tat,’s é uma empresa especializada em aluguéis de trajes a rigor masculinos, adulto e infantil. A empresa atua no ramo desde 1986. A empresa destaca dois tipos de roupas de aluguel: Kadett (Príncipe), para o par da menina-moça, quando ela completa 15 anos, para dançar a valsa. É a roupa do príncipe. Já a linha militar, em todos os tamanhos.

A empresa trabalha também com tecidos nobres, como Panamá, Sierra – nas cores prata, preta, grafite e Oxford. Também possui camisas, social e camisas à rigor, adulto e Infantil. Grava-tas , plaston, gravata italiana. A Tat’s também trabalha com o 1º aluguel sob medida para ter-nos, fraques, meio fraque e Smooking. O contato com a Tat s pode ser feitos com Irene Lorenzoni, através do telefone 3332 4231 ou 9901 57775. A Tat s se localiza na Rua Marechal Mallet, 466, proximidades da rótula de subida ao quartel.

Tat’ s, qualidade no aluguel de roupas

A partir de denuncia que foi ap-resentada junto a prefeitura, a administração Municipal

decidiu abrir processo Administrativo Especial contra a empresa responsável pela coleta e depósito de lixo em Ijuí . A empresa Vanbass está substituindo por um período de 6 meses, de forma emergencial em substituição a em-presa PRT. A denuncia apresentada ao poder executivo é de que a vanbas estaria trazendo para Ijuí o lixo que é coletado no município de Giruá.

A reportagem do Repórter esteve ontem a tarde no aterro Sanitário, quando conversou com alguns cata-dores de lixo que trabalham no local. Pedindo para não serem identificados , dois confirmaram que efetivamente o lixo recolhido em Giruá está sendo trazido para Ijuí por parte da empresa. Na visita ao local, se pode constatar que a situação no lixão é novamente problemática.

A nota divulgada pela prefeitura en-

Wanbass traz lixo de Giruá para Ijuí e prefeitura instaura Processo A administração municipal abriu processo Administrativo contra a empresa que está efetuando a coleta de lixo em Ijuí

fatiza que “Chegou ao conhecimento do Poder Executivo Municipal alguns indícios de irregularidade na deposição final de resíduos sólidos no município de Ijuí. A partir disso, o prefeito Fiora-vante Ballin determinou a abertura de Processo Administrativo Especial para apurar as pretensas irregularidades, sendo notificada a empresa respon-sável pela operação do serviço”.

O assessor jurídico da prefeitura, gilvon Ferreira explicou ontem ao Repórter que o processo Administra-tivo foi instaurado, tendo em vista a denuncia de “ possivel irregularidade” feita pela comunidade. Ferreira, no entanto, disse que o processo vai ter o seu trâmite normal e que no momento é impossível se fazer qualquer projeção sobre o teor das denuncias.

GERAL

Lixão está recebendo material de Giruá

As áreas da pós-graduação e da pesquisa vivem momentos de boas notícias na UNIJUÍ. Após a aprovação do Doutorado em Educação nas Ciên-cias, no último dia 07 de dezembro, e da veiculação da notícia de que a Fapergs terá um orçamento de R$ 25 milhões para o fomento à pesquisa em 2010 (em 2009 o orçamento foi de 10 milhões), no último dia 08 a Fundação divulgou a implementação de um acordo de colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no valor de R$ 120 milhões, voltado ao fortalecimento da produção em Ciência e Tecnologia no Estado.

Pelo acordo, firmado entre o Diretor de Programas e Bolsas no País, Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho, e o Presidente do CTA da FAPERGS, Rod-rigo Costa Mattos, cada instituição con-tribuirá em média com R$ 15 milhões por ano, e o programa terá duração de quatro anos. Serão implementadas 720 bolsas de mestrado e 240 bolsas de doutorado para programas com menos de seis e oito anos de funcionamento, respectivamente, apoio à infra-estru-tura da pós-graduação gaúcha (R$ 74 milhões), complementação de bolsas de pós-doutorado (R$ 3 milhões) e auxílio a Professor Visitante Sênior (R$ 1 milhão).

Unijuí terá ano promissor em pesquisa

Page 12: Reporter 176

CMYK

12 O REPÓRTER SÁBADO, 12 de dezembro de 2009SOCIAL

PorFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesContato: [email protected]: 3332-2000

Agenda SocialBom Gosto - todas as quartas-feiras no Restaurante Bom

Gosto tem animadíssimos bailes para a 2ª e 3ª idade. Entra-da livre. Horário das 16h às 21h. Sempre ótimos conjuntosmusicais marcam presença e animam os eventos.

Na noite de quinta-feira, a PodiumPesquisas e Publicidade entregou o troféupara 101 destaques em diversos segmentosda nossa sociedade. Mais uma vez, o GrupoRepórter, marcou presença no evento,conquistando 5 troféus, honrando aprofissão e a bonita e verdadeira imagemque oferece à Ijuí e toda região, com omelhor em profissionalismo, sendo assimdestaque:

Locutora AM- Ieda Maria CalegaroLocutor AM- Hélio LopesLocutor FM- Paulo NollRádio AM - Rádio Repórter (representada

pelo jornalista Luiz Henrique Berger)Rádio FM - Iguatemi FM (representada

por Valdemar Bertoldo)O evento foi realizado na Sogi, com a

boa música ao vivo de Carol e Paulo César,além do delicioso jantar preparado por Natale equipe. Carlos Brendler, registrou osmelhores momentos da noite.

Linha 8 leste- Vem aí o mega baile da Linha 8 leste, nopróximo dia 19, animado pela banda Balada e Dj Daniel Sommer.Mulheres não pagam até as 24h. Banda Balada, a banda disco deouro da Serra Gaúcha que vem pela primeira vez na região. Ingressosantecipados na Rede Biofarma, Farma G, Supermercado Modelo,em Ajuricaba na Saga Vídeo Locadora e em Bozano na Vitafarma.Sábado, dia 19, a partir das 23h, Ijuí terá com exclusividade naregião, pela 1ª vez, Banda Balada, na Linha 8 leste.

GGGGGrrrrruuuuupo Rpo Rpo Rpo Rpo Reeeeepópópópópórtrtrtrtrter é deer é deer é deer é deer é dessssstttttaaaaaqqqqque peue peue peue peue pellllla Pa Pa Pa Pa Pooooodddddiuiuiuiuiummmmm

Baile do pijama

Paulo, Valdemar, Ieda Maria, Hélio e Luiz Henrique

A Escola de Música da professoraTenisa Enricone Sareta, que tradicional-mente realiza o Recital de Natal, realizamais uma edição em grande estilo. Oevento será neste domingo, dia 13, cominício às 19h30, no Sesc. Ingresso: umproduto de higiene ou limpeza. Naoportunidade, os convidados poderãoacompanhar a melhor performance dos alu-nos em voz, teclado, flauta, gaita e piano.

Apresentação: Francisco Baldissera,convidados: Grupo de Canto Amigos deDeus, Coral Santa Cecília, dentre outrasatrações.

NNNNNooooos ems ems ems ems embbbbbaloaloaloaloalos ds ds ds ds daaaaammmmmúsúsúsúsúsica XIica XIica XIica XIica XIXXXXX

AAAAAlmolmolmolmolmoççççço mo mo mo mo marararararca encca encca encca encca encerererererrrrrramenamenamenamenamenttttto doo doo doo doo dosssssclubes de mãesclubes de mãesclubes de mãesclubes de mãesclubes de mães

Mais de 400 mulheres participaram do almoço deencerramento das atividades de 2009 dos clubes demães, projeto promovido pelo gabinete da primeiradama Gessy Ballin. O evento aconteceu no salão daAfucooper, e contou com diversas atrações.

Em clima de descontração, as presentesacompanharam os pronunciamentos da primeira dama,do vice-prefeito Bira Teixeira e o prefeito FioravanteBallin. Após benção religiosa o almoço foi servido,seguido de bufê de sobremesas. As atividades seestenderam pela tarde, sendo que houve a distribuiçãode brindes, anjos feitos por voluntárias e sorteio deprêmios. A primeira dama agradeceu a presença detodas e falou da importância do trabalho com os clubesde mães, se mostrando muito emocionada após oprimeiro ano de trabalho com os grupos.

Tenisa e a neta Rachel

Gessy projeta novas açõe spara o próximo ano

CECECECECEAAAAAP pP pP pP pP prrrrrooooomove Nmove Nmove Nmove Nmove Noioioioioittttteeeeemmmmmusususususical nical nical nical nical na Pa Pa Pa Pa Prrrrraçaaçaaçaaçaaça

O CEAP vai levar música coral e instrumental à Praça daRepública na próxima terça-feira, 15 de dezembro. Oespetáculo vai acontecer no anfiteatro a partir das20h30min. E será um evento inédito. Os professores demúsica decidiram unir, para uma apresentação conjunta,o Coral Infantil, o Conjunto Instrumental e a Banda MarcialMusical da escola.

Num primeiro momento o público irá acompanharapresentações individuais do Coral Infantil e do ConjuntoInstrumental, com músicas do repertório de cada grupo. Aparte final terá clima natalino. Um pout-porri com cançõesde natal ("O menino chega", "Borboleta" e "Quero ver vocênão chorar") será cantado pelo Coral Infantil,acompanhado do Conjunto Instrumental e da BandaMarcial. E, ainda, participações de integrantes do Coral daUnijuí.

Page 13: Reporter 176

CMYK

O REPÓRTER 13SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 SOCIAL

Fragmentos do Saber -Oceano das Almas

A noite de quinta-feira foi a data escolhida por Waldir Doblerpara o lançamento de mais uma de suas obras: Fragmentos doSaber - Oceano das Almas.

Waldir Dobler, filho de Ricardo e Hilda Maria Dobler, ambosagricultores, desenvolveu su infância no interior de Ijuí até os 12 anos.Além da dedicação em corridas, inclusive na Corrida de São Silvestre,representando a cidade de Ijuí, neste ano em que comemora 40 anosde dedicação e aprendizado com a yoga, lança mais esta obra.

Com um ótimo público presente no Restaurante e PizzariaConcórdias, ele falou da sua vida, apresentou a sua obra edistribuiu autógrafos aos presentes.

Marcaram presença no evento, além dos familiares, amigos,alunos de Ajuricaba, Catuípe, Cruz Alta, Santo Ãngelo e da turmada Penha e das clínicas Interdisciplinar e Naturvida. Após olançamento do livro, os presentes saborearam delicioso rodíziode pizzas, ao som da boa música ao vivo de Oséias Machado,com seu vasto talento em diversos instrumentos musicais. Leandrodos Santos fez todos os registros fotográficos. A próxima atraçãona vida do escritor, será o lançamento de sua revista Aprender eTransformar, prevista para início de 2010, também comensinamentos e sua trajetória na yoga.

Felicidades...Com uma bonita cerimônia, no dia 5 de

dezembro, regada pelo principal ingrediente: afelicidade, o casal Valter Mânica Costa, filho deAmérico de Lemos Costa (in memorian) e DivaMaria Mânica Costa e Elisia Felzke Schonardie,filha de Leopoldo Schonardie Filho e CenadirFelzke Schonardie, disseram o sim perante Deuse os amigos que prestigiaram o enlacematrimonial na Igreja Nossa Senhora daNatividade. Após a cerimônia, os convidadosforam recepcionados na Casa Italiana do Parquede Exposições Wanderley Burmann. Felicidadese as mais ricas bênçãos ao casal!

Waldir afirma que o segredopara uma vida feliz é viver empaz e harmonia

Seu irmão Élio recebe o primeiroexemplar, como reconhecimento pelo

apoio e a importância da família navida de um ser humano

A alegria dos pais com afelicidade e união dos filhos

F

Parabéns para a lindagarotinha Luísa Dobert Mazzuí,que hoje está completando 4 anosde vida. Ela recebe o carinhosoabraço dos pais Marcos e Mírian,do irmão Estevão, dos avós Nerie Neuza Bobbert e Onivaldo eGeni Mazzuí. Super beijão emuitos anos de vida!

ExposiçãoCededicai

O Sesc Ijuí abriu na terça-feira(1º/12) a exposição Cededicai,que ficará em exibição até o dia31 de dezembro, das 8h às 20h,por meio do Arte Sesc - Culturapor toda parte. Através dosprojetos Cri-Ação Gepeto e Ecosda Vida, o Centro de Defesa dosDireitos da Criança e doAdolescente de Ijuí (Cededicai)desenvolve oficinas educativasde artesanato em madeira e commateriais recicláveis e pintura emtela para 62 crianças eadolescentes em situação devulnerabilidade social ou emconflito com a lei. A entrada éfranca.

Feira de roupas usadasNa terça-feira, dia 15, acontece mais uma

feira de roupas usadas da Sociedade EspíritaRenascer. Lá você encontrará peças de roupasa partir de R$0,50. Horário: das 16h30min às19h. Sociedade Espírita Renascer, na ruaÁlvaro Chaves, 868, Próximo a NovaSecretaria da Saúde.

Festa da SabeveA Comunidade Evangélica Ijuí, através da

Sabeve e da Legião Evangélica Luterana(Lelut), agradece a todas as pessoas edepartamentos da comunidade, pelacolaboração e participação na XVII Festa daSabeve, realizada no dia 08 de novembro.Somos gratos por todas as pessoas que,incansavelmente, ajudaram doando seu tempo,seus dons e seu dinheiro. O evento teveresultado de R$29.978,13, que será aplicado namanutenção para melhor atendimento dosmoradores e moradoras da Sabeve.

A festa dos 40 anos da Sabeve será no dia 14de novembro de 2010.

Presidente da Lulut- Ênio Kruger

Festa do Cachorro Quente

Em sua 38ª edição, o Lions Clube de Ijuípromove a sua tradicional FESTA DOCACHORRO QUENTE de 14 a 23 de dezembro,no pátio do DEMEI. O atendimento será apartir das 18 horas, com venda de cachorro-quente, refrigerante, cerveja e chopp Ijuhy.

O resultado financeiro do evento serádestinado ao Gabinete da 1ª Dama paraaplicação em seus projetos sociais e tambémpara a Escola Militar Tiradentes da qual oLions Clube é parceiro para sua instalação.Toda comunidade está convidada a participar.

Page 14: Reporter 176

CMYK

SÁBADO, 12 de dezembro de 200914 O REPÓRTER CULTURApor Estefania Vieira Linhares

O Projeto de Música do Sesi em Ijuí que foi iniciado em maio deste ano, estará rea-lizando audição musical no próximo dia 17 de dezembro, às 20h30, no Salão Vip da Socie-dade Ginástica Ijuí (Sogi). Esta será a primeira apresentação pública do grupo que mostrará o repertório estudado e ensaia-do durante as oficinas.

Atualmente, participam do Projeto de Música 30 crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, filhos de trabalhadores das indústrias de Ijuí e também da comunidade. O Projeto

Projeto de Música do Sesi realiza estreia em IjuíAs 30 crianças atendidas pelo Projeto irão realizar sua primeira audição musical para o público, além de participarem do “Natal Vida”

Crianças participam de oficinas ministradas às quintas-feiras, no Ginásio do Sesi

Valorizar a arte e a cultura, expressadas pelo teatro, é o principal objetivo do Proje-to GTU, desenvolvido pelos acadêmicos do Curso de Co-municação Social da Unijuí Clarissa Dutra, Jean Patrick Joris e Vanessa Hauser, sob orientação do professor Paulo Scrotegagna. O projeto experimental busca divulgar o Grupo de Teatro da Unijuí através da produção do livro

Projeto GTU será lançado na próxima terça-feira

intitulado “GTU: Viva Arte”.O lançamento do l ivro

acontece na próxima terça-feira, dia 15/12, às 20h30min, na Estação da Mata, com entrada franca. Na oportu-nidade, os acadêmicos apre-sentarão o livro e o vídeo documentário produzido em parceria com o grupo e, na sequência, o GTU apre-sentará a peça “O Inspetor Geral”. Mais informações no site www.projetogtu.com.

O Ceap vai levar música coral e instrumental à Pra-ça da República na próxima terça-feira, no Anfiteatro, às 20h30min. Este será um espe-táculo inédito. Os professores de música decidiram unir, para uma apresentação conjunta, o Coral Infantil, o Conjunto Instrumental e a Banda Marcial Musical da escola. Em caso de chuva, o espetáculo irá ser re-alizado no Auditório do Ceap.

Num primeiro momento o público irá acompanhar

Ceap promove Noite Musical na Praça da República

Coral Infantil, o Conjunto Instrumental e a Banda Marcial Musical realizarão apresentação conjunta

apresentações individuais do Coral Infantil e do Conjunto Instrumental, com músicas do repertório de cada gru-po. A parte final terá clima natalino. Um pout-porri com canções de natal (“O menino chega”, “Borboleta” e “Quero ver você não chorar”) será cantado pelo Coral Infantil, acompanhado do Conjunto Instrumental e da Banda Mar-cial. E, ainda, participações de integrantes do Coral da Unijuí.

contempla aulas gratuitas de violão, flauta contralto e sopranino, canto e percussão nos seguintes instrumentos: metalofone, lira, ganzá, caixa, bombo, prato, surdo, tambo-rim, pandeiro e outros. Orien-tados pela professora Neiva, os professores ministram as aulas de acordo com um pla-nejamento que visa à formação de grupo musical, com estudo e prática de músicas populares e folclóricas.

O promotor de Lazer do Sesi Ijuí, Armindo Freudenberger, destaca que “o convite para a estreia desse grupo é mui-to especial a todos os pais e familiares e para as empresas que tem dependentes de seus trabalhadores participando no projeto. Hoje já tem resultados que poderão ser potencializa-dos no próximo ano”.

Integrando a programação de estreia do Projeto de Música Ijuí, estarão e se apresentando as crianças e adolescentes do

Sesi de Panambi, onde tam-bém participam de projeto semelhante, porém de música instrumental.

As aulas deste ano encer-ram-se com esta apresentação no dia 17 de dezembro, es-tendendo-se um pouco mais, pois no dia 18 de dezembro, quando os pequenos músicos do Projeto de Música do Sesi estarão apresentando-se em Panambi, no Sesi, onde acon-tecerá o encerramento do ano no projeto daquela cidade. E no dia 22 de dezembro, a apresentação acontecerá na Praça da Republica, em Ijuí, integrando a programação do “Natal Vida”, coordenado pela Prefeitura Municipal. O retorno às aulas acontecerá no dia 14 de janeiro.

Para 2010, o Projeto de Mú-sica estará recebendo novas inscrições, que podem ser efetivadas junto ao Sesi, em Ijuí.

Page 15: Reporter 176

O presidente da Amuplam, Jânio Andreatta e o prefeito de Catuípe, Joelson Baroni participaram de movimento em Brasília

O prefeito de Jóia, Jânio Andreatta e o de Catuípe, Joelson Baroni estiveram nesta semana em

Brasília. Eles participaram do Congres-so Nacional participando de ato de pressão para a votação do projeto que regulamenta a Emenda 29 que norteia os repasses de verbas para a saúde por parte dos Governos Estadual, Federal e município. Andreatta disse que a Confe-deração Nacional dos Municípios orga-nizou uma carta e entregou aos lideres de bancadas na Câmara, solicitando a votação urgente da emenda. Conforme Jânio Andreata, a CNM ameaça fazer um grande movimento no mês de maio de 2010, em Brasília, caso não ocorra a votação. Ele explicou que a mobilização poderá envolver além de prefeitos,

médicos, agentes de saúde, e demais profissionais na área da saúde. Ainda conforme v, desde 2006 cerca de R$ 75 bilhões de reais deixaram de ser repassados para a saúde. Somente

neste ano, conforme o presidente da Amuplam, foram R$ 11 bilhões a menos. A Emenda 29 estabelece que o Governo Federal destine 10% do or-çamento em Saúde aos Estados, 12%.

O REPÓRTER 15SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 REGIÃO

Prefeitura recebe recursos deemendas parlamentares

Nova Ramada

Nova Ramada ganha supermercado da Cotrijui

Coronel Barros

Coronel Barros terá noite deNatal Luz neste domingo

Bozano

Bozano vai ganhar câmeras de vigilância

Boa Vista do Cadeado

Boa Vista do Cadeado fará Identidades

Joia

Amuplam deve sereunir na próxima semana

Aproveitando a sua viagem a Brasí-lia, o prefeito de Jóia, Jânio Andreatta esteve no Ministério da Agricultura onde protocolou pedido de patrola. Segundo Andreatta, os municípios poderão se beneficiar com maqui-nários, caso decretem situação de Emergência em função dos estragos causados por temporais. Andreat-ta explicou que estes decretos se referem especialmente aos danos causados em estradas. Ele confirmou que Jóia decretou emergência nas estradas e desta forma ter mais força para receber uma motoniveladora da União. Andreatta confirmou que vai convocar encontro da Amuplam para a próxima semana, no sentido de pedir que os demais municípios decretem situação de emergência nas estradas para se habilitarem as patrolas do Ministério da Agri-cultura. O prefeito esteve ainda no Ministério das Cidades, onde pro-tocolou pedido de R$ 5 mil para a recuperação de cada quilometro de estradas prejudicado pela chuva. Já o prefeito de Catuípe, Joelson Baroni entregou pedido para recebimento de patrola.

Prefeitos pressionam porvotação da Emenda 29

A administração municipal de Coronel Barros, através das secre-tarias municipais, Comic, e enti-dades, está se preparando para as festividades natalinas. Estão sendo realizadas a ornamentação da Praça

Verde e rua principal do município com símbolos natalinos. Dia 13 na Praça Verde, a partir das 21h, acon-tecerá o programa do Natal Menino Jesus. O evento deste ano conta com muitas novidades.

O projeto que visa a implantação de câmeras de vigilância na zona central de Bozano foi aprovado por unanimidade na última sessão do Le-gislativo daquela cidade. O projeto é de autoria do vereador Maurício Viana(PP) tem um orçamento inicial projetado em R$ 8 mil e depende apenas da aprovação do executivo. A partir disso vai ser dado, conforme

o vereador, início ao processo Lici-tatório. Os trabalhos de vigilância devem ter início em janeiro de 2010, caso tenha transcorrido o processo de licitação. A proposta do vereador prevê a instalação de seis câmeras de vigilância 24 horas por dia. Viana destacou que o trabalho vai ser re-alizado em conjunto com a Brigada Militar.

O Governo do Estado e o município de Boa Vista do Cadeado, fecharam acordo para a confecção de cédulas de identidade dentro do próprio mu-nicípio. O Estado ficará responsável pelo treinamento dos servidores e pelo fornecimento do material. Já a

prefeitura disponibilizará servidores de seu quadro para atuar na con-fecção das cédulas, além de ceder um espaço físico para a instalação do posto. O convênio entre as duas administrações foi assinado nesta semana.

O município de Nova Ramada recebeu, nesta semana, parte dos R$ 400 mil reais provenientes de emendas parlamentares de deputados federais. Segundo o prefeito Elton Rehfeld, até o momento a prefeitura recebeu R$ 100 mil de uma emenda do deputado Darcísio Perondi (PMDB). O recurso será destinado para a compra de equipamentos para o setor agrícola. A administração local espera receber ainda até o final do mês uma emenda no valor

de R$ 100 mil do senador Paulo Paim (PT) para a construção de quiosques para a co-mercialização de produtos da Agricultura Familiar. A prefeitura de Nova Ramada aguarda ainda a liberação de emenda de R$ 200 mil do deputado Pompeo de Mat-tos (PDT), com a utilização da verba para asfaltamento. O prefeito Elton Rehfeld disse que os recursos são importantes, já que o município enfrentou período de seca, fortes chuvas.

Foi concorrido e festivo o ato de entrega à comunidade do Supermercado Cotrijui no município de Nova Ramada. O Prefeito Elton Rehfeld resumiu bem o sentimento da popula-ção. Agradeceu os investimentos e parabenizou a Diretoria da Cooperativa pelas facilidades e conforto oferecidos, tanto no Supermercado quanto na Unidade de Negócios, agora com mais espaço para atendimento aos produtores.

A inauguração ocorreu na noite do dia 1º de dezembro e contou com a presença de grande público que aplaudiu as palavras do Diretor Presidente da Cotrijui, Carlos Poletto, quan-do afirmou que os investimentos retribuíam a paciência da comunidade, que há tempo reivindicava a ampliação dos serviços. Po-letto disse que graças à compreensão da co-munidade o projeto demorou um pouco mais mas não saiu das prioridades da Diretoria. O Diretor Presidente também agradeceu a

confiança das famílias associadas, cuja fi-delidade à Cooperativa tem sido importante para que a Cotrijui continue crescendo junto com as comunidades.

O público, enquanto era servido com coque-tel à base de produtos Cotrijui, pode visitar as instalações do novo Supermercado e conhe-cer a ampliação na Unidade de Atendimento. Dentre os que compareceram à inauguração, estavam representantes da Brigada Militar, Escolas de Nova Ramada, Sicredi, o associa-do fundador da Cotrijui, Ludwig Mrozinski e centenas de pessoas. Além do Presidente, também o Vice-Presidente da Cotrijui, Luiz Ottonelli, na condição de responsável direto pela rede de Supermercados da Cotrijui e o Diretor de Operações e Logística, Eno Ru-ppel, participaram do evento.

Prefeito de Catuípe ,Joelson Baroni esteve em Brasilia para acompanhar a votação da Emenda 29

por Sandro Silvello

Page 16: Reporter 176

16 O REPÓRTER EDUCAÇÃO SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

por Luana da Costa

Cerca de cinco mil trabalhadores de educação aprovaram, na tarde desta quarta-feira, em assembleia geral, a entrada da categoria em greve a partir da próxima terça-feira. A decisão da categoria, proposta pelo Conselho Ge-ral do CPERS/Sindicato, visa impedir a aprovação de projetos encaminhados pelo Governo do Estado que refletem nos planos de carreira e retiram direi-tos históricos dos educadores.

A decisão agora está nas mãos do Governo. Se os projetos não forem retirados, em greve, a categoria irá acampar na Praça da Matriz, em Porto Alegre para pressionar os deputados estaduais para que rejeitem o pacote. Depois da assembleia geral, os traba-

Trabalhadores em educação entram em greve a partir de terça-feira Se os projetos encaminhados pelo Governo do Estado não forem retirados, em greve, a categoria irá acampar na Praça da Matriz em Porto Alegre para pressionar os deputados estaduais para que rejeitem o pacote

lhadores em educação, juntamente com servidores de outras categorias, se deslocaram em passeata até o Pa-lácio Piratini para exigir do Governo a retirada imediata dos projetos.

A diretora do 31° Núcleo Centro dos Professores do Estado do RS Cpers, Ida Dettmer salientou que “para o término do ano letivo existe um ca-

lendário estadual, mas a maioria das escolas tem seu próprio calendário. Algumas estão encerrando o ano leti-vo agora, outras dia 22 e algumas vão janeiro a dentro”. A diretora ressalta que “a Secretaria de Educação devia tentar resolver esse impasse com professores e funcionários para não prejudicar os alunos. Esse fato não foi

criado por nós. A greve é uma conse-quência, pois com o Governo não exis-te diálogo. Não fazemos greve porque queremos ou gostamos, mas porque não encontramos outra alternativa”. Ida salienta que “os prazos estão se esgotando, pois esses projetos vão entrar em pauta na Assembleia Legis-lativa nos próximos dias”.

Agenda da Mobilização

Na terça-feira (15), desde as primei-ras horas da manhã, os educadores começarão a instalar, na Praça da Ma-triz, em Porto Alegre, o Acampamento da Resistência. Cada núcleo da enti-dade – são 42 no total – deverá trazer, no mínimo, uma barraca para a praça. Servidores de outras categorias pro-metem reforçar o acampamento.

Do acampamento, os educadores irão iniciar uma peregrinação pelos gabinetes da Assembleia Legislativa para convencer os parlamentares da necessidade de os projetos serem retirados ou rejeitados.

No mesmo dia e local, às 10h, será realizado um Ato Público Unitário dos Servidores para reforçar a luta contra os projetos do Governo.

Neste sábado acontece a prova de redação do Vestibular de Verão 2010 da Unijuí. A prova, que era tradicional-mente realizada no domingo, neste ano, devido às alterações do ENEM, acontece na tarde de sábado, a partir das 17h, se estendendo até as 19h. Os locais são os Campi – Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, Núcleos de Tenente Portela e Santo Augusto, e no Pólo Ijuí e unidades de apoio do EaD. Mais de 2,2 mil estudantes de toda a região disputarão vagas nos cursos presenciais e à distância. Para os familiares e acompanhantes dos vestibulandos haverá uma sala ambi-ente, com computadores para acesso à internet, ginástica laboral, jornais e TV à disposição.

A divulgação do listão de aprovados será no dia 15 de dezembro, às 15h. As matrículas iniciam no dia 16 de dezem-bro, a partir das 8 horas da manhã e vão

Prova de vestibular da Unijuí acontece neste sábado

até o dia 18 de dezembro, conforme o calendário de matrícula divulgado no site www.unijui.edu.br/vestibular. Já a lista dos suplentes será divulgada dia 19, a partir das 9h, sendo que a matrícula acontece no dia 21.

Para as prova da Unijuí haverá horário especial dos ônibus. Estes sairão dos seguintes bairros: Jardim (15:50), Lambari (15:55), Modelo (16:00), Bradesco (16:10), (16:35), Campus (16:25), (16:50), Independ-ência (15:40), Quartel (15:50), Burtet (15:53), Bradesco (16:00), CSU (16:15), Campus (16:20), T. Neves (16:20), Glória (16:25), Bradesco (16:30), Cam-pus (16:40), Bradesco (16:00), (16:20), (16:30), (16:35), Campus (16:10), (16:30), (16:40), (16:50). Retorno so-mente até o Centro, a partir das 18h15.

Encerrou na quarta-feira o prazo de inscrição para as chapas que concor-rem à diretoria do Sindicato dos Pro-fessores da Rede Pública Municipal de Ijuí (APMI/Sindicato). Apenas uma chapa concorre à eleição, prevista para a próxima terça-feira, dia 15.

Mais de 500 professores associa-dos à entidade sindical deverão ir às urnas para aprovar ou não o grupo que irá representar a categoria junto ao Sindicato na gestão 2010/2012. Na mesma ocasião será eleito também o Conselho Fiscal (efetivos e suplentes). Vale salientar que os professores aposentados podem votar na sede da APMI das 8h às 19h30 ou na sede do PREVIJUÍ pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h, enquanto os demais associados deverão votar nas suas unidades, em horários definidos pelas comissões das escolas.

De acordo com o regimento, terão direito ao voto os associados que tenham se sindicalizado até três meses antes da eleição e estiverem em dia com suas contribuições e em pleno gozo de seus direitos sindicais. Os professores escolhem a diretoria do Sindicato a cada três anos. O último

Apenas uma chapa concorre para eleição da diretoria da APMI na terça-feira

pleito aconteceu em dezembro de 2006, com a participação de uma chapa. Na oportunidade, a chapa tinha como presidente a professora Adriana Noronha que foi a vence-dora. Adriana concorre à reeleição para presidente neste ano.

Chapa Única presidente (a) - Adriana Noronha; vice-presidente (a) - Eliane de Jacoby; tesoureiro (a) - Sandra Weber; 2º tesoureiro (a) - Marilene Ceretta; secretário (a) Re-gina Simone Maturana; 2º secretário (a) – Rosângela Silvana Kopezinski Schimanoski; Comissão Social – Miriam de Fátima Beck, Rosenara Frida Fuhrmann Heber, Rosalina Elizete Pires Goi; Comissão Cultural – Janine Capa Soares, Maristela Maurer Mühlbeier, Andréia Fabiana Fronza Cronst; Comissão Esportiva – Márcia Regina Oliveira, Sandra Gabbi Pezzetta Roncata, Luci Lizete Paschoal Ribeiro. Conselho Fiscal – Efetivos Neira de Mello Costa, Sô-nia Raquel Padilha Prestes Mokan, Mônica Cristiane Maros Heinen. Conselho Fiscal – Suplentes Solange Maria Kuchak Kramatschk, Solange Tisott Burtet, Maristela Patrícia Carvalho.

Ida Dettmer afirma “Secretaria devia tentar resolver esse impasse com professores e funcionários”

CorreçãoNa edição nº 175, quarta-feira, foi escrito Escola Cândido Iora Turra, no en-

tanto, o nome correto é Escola Cândida Iora Turra.

Page 17: Reporter 176

por Luana da Costa

SOLIDARIEDADE O REPÓRTER 17SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

A OAB 23º Subseção de Ijuí está com uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças carentes do município. A campanha Natal Legal teve início no dia 25 de novembro e encerra dia 16 de dezembro. O projeto consiste na doação de brinquedos, para assim fazer um Natal mais ale-gre e solidário.

O advogado Francisco Tor-ma, da Comissão do Jovem Ad-vogado relata que “iniciamos a campanha por conta própria,

Campanha Natal Legal se encerra quarta-feiraA campanha Natal Legal organizada pela Comissão do Jovem Advogado, pela Comissão de Eventos Culturais e a Comissão de Esporte e Lazer, consiste na doação de brinquedos, para assim fazer um Natal mais alegre e solidário

A campanha que teve início no dia 25 encerra dia 16 de dezembro

mas depois uma colega foi a uma reunião no Gabinete da 1ª Dama, ficamos sabendo que o município já tinha uma campa-nha como a nossa, então deci-dimos veicular a nossa com a deles”. Francisco salientou que “o município continua com a campanha deles e nós com a nossa. Mas após a arrecada-ção, nós vamos entregar os brinquedos arrecadados para eles encaminharem às crian-ças, pois o município já tem um cadastro. E nós ficamos felizes em poder fazer parte deste

momento tão importante na vida dessas cri anças”.

A campanha é organiza-da pela Comissão do Jovem Advogado, pela Comissão de Eventos Culturais e a Comis-são de Esporte e Lazer. Os postos de arrecadação são: no Edifício Hass Comercial Center – Sala 78 (Secretaria da 23º Subseção de Ijuí – OAB/RS) e na OAB Serviços do Fórum e da Vara do Trabalho de Ijuí. Mais informações no telefone: 3332-7798.

Crianças de 0 a 10 anos, tem até hoje para enviar suas cartas ao Papai Noel dos Cor-reios, estes podem pedir em suas cartas material escolar, roupas, bicicletas e brinque-dos. Os padrinhos podem adotar as cartas até o dia 19 de dezembro. Será atendido um pedido por carta, o presente estará disponível nos Cor-reios durante 30 dias a partir do mo mento em que a pessoa

Hoje é o último dia para o envio de cartas para o Papai Noel dos Correios

receber o aviso de chegada, ou que tenha ouvido seu nome no rádio ou lido no jornal. As que não receberam o aviso devem apresentar um documento de identificação, no qual conste o mesmo nome na carta, e quem recebeu o aviso apre-senta o documento de aviso de chegada. Os presentes que não forem entregues serão passados para entidades as-sistenciais do município.

No Rio Grande do Sul 333 instituições de ensino rece-beram no dia 3 de dezembro, na Secretaria Estadual da Edu-cação (SEC), em Porto Alegre, o Selo Escola Solidária 2009, concedido pelo Instituto Faça Parte. Em sua 4ª edição, a iniciativa valoriza práticas de voluntariado educativo desen-cadeadas por escolas públicas e privadas de todo o país. Fo-ram selecionadas experiências no âmbito do meio ambiente, pluralidade cultural e saúde, promovidas por 163 escolas estaduais, 102 municipais e 68 particulares. O selo é conce-dido a cada dois anos.

Da 36ª Coordenadoria Re-gional de Educação foram con-templadas com o Selo Escola Solidária este ano, as Escolas Estaduais: E.T.E. 25 de Julho, de Ijuí, o Colégio Estadual José Lange e a E.E.E.F. Miguel Couto, ambas de Augusto Pestana; as Escolas Municipais: E.M.

Ações de voluntariado nas escolas são reconhecidas por Estado

João Goulart, de Ijuí e a E.M. Presidente Costa e Silva, de Panambi; e a Escola Particular: Centro de Educação Básica Francisco de Assis, de Ijuí.

A coordenadora da 36ª CRE Noemi Huth, esteve presente no evento, acompanhada da diretora do C.E. José Lange, professora Márcia Rohenkolh e da professora Maria Alice Sides, representando a E.T.E. 25 de Julho.

Para a coordenadora, o even-to foi importante pela troca de experiências entre as escolas presentes e a viabilização dos avanços pedagógicos pelo Ins-tituto Faça Parte, na relação dos projetos. Enfatiza que, mais informações sobre o pro-grama podem ser conferidas no site: www.facaparte.org.br.

A coordenadora de pro-jetos do Instituto Faça Parte, Kátia Gonçalves Mori, expli-cou que para uma escola ser contemplada com o Selo é

Na madrugada de domingo, a residência de Luís Renato Freitas de Souza na Rua Man-aus em frente ao Mercado Economia, pegou fogo. Re-sidiam na casa Luís Renato e seu pai Luís Carlos Freitas de Souza. A mãe do jovem Saionara salienta que “graças a Deus ele estava na minha casa, e o pai dele também não estava em casa na hora que pegou fogo”. Luís Renato res-salta que a casa estava sem luz elétrica e que não entende como pegou fogo, pois se-

Incêndio em residência no domingo faz família perder tudo

Família perde tudo devido a incêndio em sua residência

preciso desenvolver ações que articulem ao máximo o volun-tariado com atividades ped-agógicas. Kátia afirmou que “o selo busca fomentar entre os professores a promoção de trabalhos voluntários junto à comunidade como ferramenta para a formação integral dos alunos”.

O secretário adjunto da Edu-cação, Paulo Rezende, defen-deu a ampliação do número de escolas para a próxima edição do Selo. Rezende acredita que muitas escolas possuem trabalhos pedagógicos volta-dos para o bem estar de suas comunidades, mas acabam não expondo. “A Secretaria da Educação, em conjunto com o Instituto Faça Parte e as man-tenedoras das redes munici-pais e particulares, buscará incentivar as escolas gaúchas a promoverem mais ações de voluntariado educativo e a divulgá-las”, assegurou.

gundo ele não havia nada na casa que pudesse provocar um incêndio.

Saionara ressalta que viveu 20 anos na casa que pegou fogo “sai de lá quando me separei, mas eduquei meus filhos naquela casa. Meu filho e meu ex-marido perderam tudo, precisam de roupas, calçado, móveis e material de construção perderam abso-lutamente tudo”. Quem puder ajudar a família, pode procurar Saionara na Faixa Velha, locali-dade do município de Ijuí.

No dia 05 de dezembro, aconteceu o encerramento do Projeto Social “Educação para Informática e Cidada-nia” que aconteceu durante o ano de 2009, uma parceria entre CSCJ E Paróquia Nossa Senhora da Natividade que entendendo a grande neces-sidade de domínio básico de informática para as pessoas

Encerramento do Projeto Social CSCJ juntamente com a Paróquia Nossa Senhora da Natividade

e de modo especial para os estudantes, viabilizou estes conhecimentos.

O Projeto capacitou alunos de escolas públicas, como forma de inclusão digital e formação da cidadania. Es-tiveram presentes no encer-ramento a Direção da Escola, professores, alunos e o padre Silvio, pároco da Natividade.

Page 18: Reporter 176

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

DIVERSOSPROCURA-SE Moça Soltei-ra Para dividir Apartamen-to. Interessadas contatarpelo fone 8116.9736.

VENDO: Uma cachorrinhaPintcher com 30 dias,pelagem preta com rabo cor-tado. Interessados contatarpelo fone 3305 5100 ou 96237640, 9979 5100.

SALÃO VERSATIL está se-lecionando Auxiliar deCabelereira, Manicure ePedicure com Experiência.Interessadas comparecer naRua Venâncio Aires, 169,em frente da ChurrascariaBoi na Brasa ou fone3333.1443 c/ Edite.

VENDO uma mesa de puroAngico medindo 2,40x80m².Interessados ligar9102.8909.

COMPRO CONSÓRCIOSnão contemplados. Tratar:(55) 9971.0635.

MÓVEIS USADOS: Com-pro móveis, eletrodomésti-cos e de escritório. Pago à

vista. Agendo avaliações emhorário a combinar. Fone8119.3106, 9121.2214 ou naAvenida Getúlio Vargas, 450.

VENDE-SE cama de casal,de madeira, nova, usada poruma semana R$ 100,00. Euma cama de solteiro, nova,de madeira, usada apenas 2meses!!! R$ 50,00. Tratarpelo fone 9172.8927.

VENDO BicicletaErgométrica Mandley eCama de Casal Box Ganzin.Interessados contatar8413.6381.

VENDO Maquina de AssarFrango 72kg, Semi-nova. In-teressados contatar pelo fone9155.8110.

TROCA OU VENDA: 6 va-cas por 3 vacas Holandesaspuras. Interessados contatarfone 9942 9997 ou 9938 9529.

VENDO FILHOTES de ca-chorro raça pintcher,pelagem preta, com 6 me-ses. Interessados compare-cer na Rua Aristeu Pereira,1080 c/ Alda.

PRECISA-SE de Técnico

em Eletrônica. Interessa-dos comparecer MPTecnologia, na Eletrôni-ca Spitzer. Rua CrisantoLeite, 213, telefone paracontato 3332,7766.

EMPREGOS: Trabalhe emCasa Respondendo Cartas,vagas limitadas, ambos ossexos, sem experiência, en-sinamos o serviço p/ traba-lhar em casa c/ produção demala direta, respondendo,envelopando e etiquetandoimpressos informativos.Não é vendas. Única empre-sa nacional no segmento há4 anos, com ganhos de R$500,00 à R$ 2.000,00 + pro-dução. Interessados ligarpara (55) 9929.0075, comJonatan.

MÓVEIS USADOS. Com-pra-se móveis, eletrodo-mésticos e de escritório.Pago à vista. Agendo avali-ações em horário a combi-nar. Fone: 8119.3106 ou9121.2214 ou na Av. GetúlioVargas, 450.

VEÍCULOSVENDO MOTO SundownFuture, ano 2008. 1.500Km rodados. R$4.300,00. Tratar:9631.5681

BARBADA! Vende-se Pa-lio 2004, 2P, ar condicio-nado, alarme, insulfilm,travo elétrica, motornovo, 2 dono. Carro mui-to novo! R$ 18.800,00.Tratar pelo fone:8137.3359, 9172.8927

VENDO: SENIC 2001 ,completo 1.6, 2º dono, su-jeito a revisão inclusiveManual de Acompanha-mento, placa IRO 4725. Tra-tar pelo fone: 9656 5385.

VENDO: Moto CB 400, mo-tor reformado, super intei-ra , placa ICR 4677. ValorR$ 2.000,00. Interessadoscontatar pelo fone 9979 7529

VENDO: Micro Ônibus MBano 91, carroceria Caio, 27lugares, bancos fixos, mo-

tor novo, placa IBK 8963 emótimo estado de conserva-ção. Aceita-se negociar. In-teressados contatar pelofone 9166 9288.

VENDO: Verona 90 1.6 a ga-solina, cor prata. Valor R$7.000,00 aceita-se carro demenos valor até R$ 3.500,00de preferencia Passat. Fonepara contato 3305 0607, 33311885, após as 18:00h.

VENDO TEMPRA, 97, corchumbo todo original, 2ºdono. Valor de R$ 12.000,00.Interessados contatar pelofone 9656 5385.

VENDO Moto Honda NX 150ano 91 com partida elétri-ca, cor vermelha em Ótimoestado no valor de R$4.000,00. Interessadoscontatar 9941 3066.

VENDE-SE Uno, 97, gas,impecável, 4 pneus novos,totalmente revisado. Superinteiro!!! Aceito troca pormoto ou carro de entrada eassume 20 prestações. Tra-tar pelo fone: 8137-0269 ou8131-3359.

VENDO Corsa Sedan, 96,completo, valor de R$15.000,00. Fone 8116.9736.

VENDO Ford Fiesta, 1.0,ano 1996/1997, cor verme-lha, placa IFV-4260. Interes-sados contatar fones3332.8866, 3332.1764 ou9964.4450 c/ Paulo Costa.

VENDE-SE Belina, ano 75,em ótimo estado, placa ICC-3476, TEMPRA IE, placaGPJ-8599, ano 95, e motoSundown WEB, 2007, com1600km, placa INX-7837. In-teressados contatar3333.4030 ou 9175.4775.

VENDO Corcel II, ano 82.Valor R$ 3.000,00. Tratarfone 9124.1805 ou3333.0797.

VENDO Gol Special, 8V, 1.0,ano 2003, cor prata, valorde R$ 16.500,00. Interessa-dos contatar 3332.8874 ou8441.4973.

VENDE-SE Monza SL/E,88, gasolina, vidros elétri-cos, espelhos elétricos, 4pneus novos, CD, totalmen-te revisado. Carro comonovo pra andar!!! Muitobom!!! R$ 7.500,00. Aceitocarro de menor valor. Tra-tar pelo fone 9172-8927.

VENDE-SE CBX 250Twister, vermelha, 2003, re-modelada para 2008. Tratar:9116.6840.

VENDO VW PARATI 1.6,Gas., ano 99/2000, branca.Placas IJC-4297. Tratar9963.1413.

VENDO MOTO TITAN125C, ano 99, azul, placaIIT-6928. valor de R$2.800,00 fone para contato9948.5050.

IMÓVEISVENDE-SE CASA de doispisos, com 270m², faltandoacabamento na parte de cimada casa, na Rua GuilhermeKlemente keller, 671, bairroJardim. R$ 110,00. Tratar pelofone 3333.7340 ou 8123.1522.

ALUGO Apto. no EdifícioBela Vista, com 3 dormitóri-os. Interessados contatarpelo fone 9906.9333 ou3332.4114.

VENDO Apartamento noRes. 3 Figueiras c/ 1dormit., 6º piso, lado nor-te. Inteiro. Locado ou não.Tratar 9963.1413 ou9948.5367

VENDO CASA MISTA, comgaragem, dois banheiros, c/

muro e grades, 111m². Inte-ressados contatar 9124.1805ou 3333.0797.

ALUGO OU VENDO APAR-TAMENTO de 90m², semi-novo, 2 quartos amplos, bomacabamento, sala 2 ambien-tes, cozinha americana, ba-nheiro completo, sacada fe-chada, boa orientação solar,de frente, gás central, box ga-ragem, parabólica, noResidencial Porto Bello, comvalor de R$ 110.000,00. Tra-tar fone: 9942.2842,9194.1501 ou 3332.2000 emhorário comercial, comJonatan.

VENDE-SE CASA de alve-naria, com 42 m², averbadapara financiamento pela Cai-xa, Bairro Getulio Vargas,cercada, frente muro e gradede ferro, com amplo terreno,propício à ampliação R$40.000,00. Tratar fones9963.6456, 9622.0121 e9961.4112.

VENDE-SE Apartamentocom três quartos, cozinha,sala, dependência p/emprega-da, rua 15 de Novembro, cen-tro, R$ 140.000,00. Tratar fo-nes 9963.6456, 9622.0121 e9961.4112.

VENDO APARTAMENTOcom 2 dorm., sala, varanda,cozinha, área de serviço ebanheiro com box, portão ele-trônico, box de garagem, sa-lão de festas coletivo. Valor:R$ 75.000,00. Aceito carros+ ou – no valor de R$20.000,00. Tratar pelo fone9963.5682.

VENDO APARTAMENTO c/2 dorm., sala, varanda, cozi-

nha, área de serviço e ba-nheiro com box, parabólica,interfone, box de garagemcom portão eletrônico, alar-me e salão de festas coleti-vo. Situado na Av. 21 de abril1181. Aceito carro (+-) R$20.000,00. Tratar fone9963.5682.

ALUGO Peça comercial de140m², na Av. 21 de abril,1181. Tratar fone 9963.5682.

VENDO CASA DE ALVE-NARIA, no Bairro Modelo,próximo ao CTG AvôMaragato, valor R$58.000,00. Aceito carros nonegócio. Contato 3333.2958ou 9135.1002.

VENDE-SE UMA CASA 8peças, 2 banheiros, garagemde material com portão ele-trônico terreno todo muradoc/ grade e cerca elétrica. Lo-calizada na Rua PauloKleman 834 a 20metros daJosé Gabriel e um terrenona Rua 21 de abril ao lado doarmazém da Terezinha. Am-bos tratar pelo fone9946.9472.

VENDO apartamento commenos de 1 ano de uso, pró-ximo ao Posto do Ganso c/ 2quartos, sala, cozinha, ba-nheiro, sacada c/ churras-queira, garagem c/ portãoelétrico. Valor R$ 95.000,00aceito carro no negócio atéR$ 25.000,00. Interessadoscontatar pelo fone 9622 4396.

TROCA-SE UMA CASA noBairro 15 de novembro deesquina toda de materialcom 6 peças e churrasquei-ra. Interessados contatarfone 84126108.

Page 19: Reporter 176

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

IMÓVEISVENDE-SE CASA DE AL-VENARIA, dois pisos, cozi-nha, sala, sala de jantar, 5quartos, 3 banheiros, area deserviço, garagem para doiscarros e demais dependênci-as. Localizada no Bairro Mo-delo a 100 metros do Colé-gio. Celular 55 9189 8190.

ALUGO PRÉDIO comercial,com 240m² na Av. 21 de abril1181, ao lado da Central daConstrução, no valor de R$1.000 e outra de 140m² porR$ 500,00. Tratar 9963 5682.

VENDE-SE CASA, 110m²,com terreno de 12x30m, narua Guilherme KlementeKoller, 631, bairro Jardim eum Corcel II ano 82, valorR$ 3.200,00. Fone 9124.1805ou 3333.0797.

VENDE-SE UM TERRENO,12x25m², no bairroPindorama. Negocia-se eaceita carro no negócio. Fonepara contato: 9164.6493.

VENDE-SE CASA de doispisos mista com 3 dorm., 2banheiros e demais dep. Noparque aquático Havaí. Fonepara contato 3332.1326

VENDE-SE APTO NOVO,no centro, próximo aDimagem, amplo, 2 dormitó-rios, banheiro, sala, cozinha,área de serviço, box para ga-ragem fechado. Valor de R$89.000,00. Particular. Interes-sados entrar em contato (55)3333.6901 ou (51) 9815.5360.

Page 20: Reporter 176

CMYK

20 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

por Jonas Palharini

Será disputada amanhã, a segunda partida da semifinal do campeonato amador de Ijuí, Divisão do Interior. No campo do Barreiro, às 16h, jogam Juventude Barreiro x Juventude dos Gói. No primeiro confronto empate em 1 a 1. Quem vencer, disputa a final da competição.

Na categoria Veteranos, hoje, no campo da Imasa, às 16h30, Granóleo A x Granóleo Sênior. Amanhã, no campo do Bairro Lambari, às 14h30,

Jogos decisivos no campo e na quadraGaúcho x Afumisa/Busnello e Lucas Advogados e às 16h30, Ijuí da Linha 8/Concórdias x Valdemar Imóveis/Aliança/Arroio das Antas.

O futsal também entra na reta final. Na 2ª Divisão, às 19h, semifi-nal entre Usadão Móveis x Lotérica Grenal/Nossa Casa/Bar Parceria e às 20h, Ouro Verde x Arsenal Baterias Gói/HD Distribuidora. As partidas serão disputadas no Ginásio Wilson Mânica.

Um dos goleadores da Segunda Di-visão terá pela frente o desafio de furar o bloqueio de uma das defesas menos vazada da competição, a do HCI Saúde. O goleiro Josemar sofreu apenas dois gols, em quatro jogos. O artilheiro do Aimoré, o atacante Juliano Portella da Silva, o Touro, balançou as redes oito vezes, a mesma quantidade de gols, anotou o meia Carlinhos, do Estrela, que decide às 14h30, o terceiro lugar do campeonato contra a Portuguesa.

As quatro equipes já estão garantidas na 1ª Divisão de 2010, entretanto, a par-tida de amanhã, às 16h30, vale o título de campeão da 2ª Divisão. Os dois jogos serão disputados no campo da Imasa.

O Aimoré retorna à 1ª Divisão após quatro anos. Já o time do HCI Saúde, disputa o campeonato pela primeira vez.

Campeão da 2ª Divisão será conhecido amanhãHá igualdade no número de gols mar-

cados pelas duas equipes que buscam o título deste ano. Tanto Aimoré, do técnico Valdetar Oliveira, quanto HCI Saúde, do técnico Elemar Atkinson, marcaram 16 gols na competição. Os goleiros também disputam o prêmio de menos vazado. Josemar do HCI Saúde com quatro jogos e Furlan (Bicudo), do Aimoré com três jogos, sofreram dois gols cada um.

O campeonato de 2009 teve a presença de 13 equipes. Até agora foram disputadas 38 partidas, 119 gols foram marcados. Uma média de 3,2 gols por jogo.

Em cada uma das decisões, seja do terceiro lugar ou do título, não haverá prorrogação. Se houver empate no tempo normal, o vencedor será conhe-cido nas cobranças de pênaltis.

O São Luiz começa amanhã, o primeiro passo rumo ao objetivo de chegar entre os quatro melhores times do estado.

A Era Beto Campos pode marcar no clube, assim como ele marcou quando foi jogador do time da Baixada.

O elenco de 2010 está trabalhando há 12 dias, mas já demonstra certo en-trosamento e dedicação nos trabalhos. O primeiro obstáculo do novo técnico é improvisar um jogador para a defesa, já que ainda existe carência no setor.

A força do time está no meio e no ataque, onde a bola passa pelos pés do habilidoso Chiquinho até chegar na finalização com Luciano Fonseca e Eraldo. Aliás, o centroavante que se intitula “homem gol” será o des-falque para o primeiro amistoso da temporada.

O centroavante Eraldo chegou acima

São Luiz pronto para o primeiro testeTécnico Beto Campos começa a montar o time que estreia no campeonato dia 17

do peso e ainda precisa recuperar a condição física que fez dele um dos goleadores do Gauchão. No treina-mento da semana, Eraldo sentiu uma lombalgia (dor lombar) e por este mo-tivo fica de fora do primeiro teste para o Gauchão. Ele deve ser confirmado para o amistoso de quarta, no 19 de Outubro, às 21h, contra a Chapecoense. O volante Wanderson é dúvida. Ele so freu entorse no tornozelo e ainda será avaliado hoje.

Amanhã, o São Luiz visita pelo terceiro ano consecutivo o Aymoré, time amador da cidade de Giruá. Se o adversário não está no nível de um clube profissional, é surpreendente a qualidade do gramado do Estádio Taba-Índia. Esse foi um dos motivos para a confirmação deste amistoso com o time amador.

O técnico Beto Campos começa encaminhar o time não somente para os amistosos, mas já se desenha uma provável equipe para início de com-petição, tendo em vista, o conhecimen-to de Beto sobre a maioria do grupo de jogadores.

O amistoso de amanhã inicia às 17h, no Estádio da Taba-Ìndia. O técnico Beto Campos deve mandar a campo: Oliveira; Marcelo Oliveira, Ernandes e Wanderson (Beto Fronza); Johnatan, Baiano, Raone e Chiquinho; Luciano Fonseca e Leandro Rodrigues.

O esquema utilizado para o primeiro amistoso é o 3-5-2.

O time amador do Aymoré também já está definido para o amistoso diante do

São Luiz. O técnico Valter Pazzi, o Po-laco, deve confirmar este time: Diogo; Bonesso, Márcio, Fuso e Fernand-inho; Cacique, Pinto, Teco (ex-Santo Ângelo, Ulbra e 15 de Novembro) e Charles; Josivaldo e Marcião.

Na quarta-feira, o São Luiz recebe a Chapecoense, às 21h, no Estádio 19 de Outubro, onde o time será apresentado ao torcedor.

Grupo começa colocar em prática a partir de amanhã, os primeiros trabalhos desenvolvidos na semana

Page 21: Reporter 176

O REPÓRTER 21SÁBADO, 12 de dezembro de 2009 GERALpor Sandro Silvello

FATORAMAHélio Lopes

[email protected]

Duas audiências públicas foram desenvolvidas pe la co missão de Finanças e Orça-mento do Legislativo, visando debater os últimos detalhes da Lei de Diretrizes Orça-mentárias. A presidente da comissão, vereadora Helena Marder(PDT) confirmou que na parte da tarde ocorreu encontro com representantes do meio rural e a noite, com representantes da zona ur-bana. Conforme relatou a vere-adora, a melhoria das estradas é a principal reivindicação do meio rural, com ênfase durante a audiência pública da tarde de quinta-feira.

Helena Marder observa que nos dois encontros ocorreu a apresentação da Lei de Dire-trizes Orçamentárias. Acres-centou que se constatou que os principais problemas nas estradas rurais, se deve em decorrências das intensas chuvas. Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Julio Gabbi ressaltou que a partir da chegada das novas maquinas, que estão sendo adquiridas, a pasta vai desenvolver um am-plo programa de recuperação das estradas. Gabbi enfatizou que quer reativar em Ijuí a patrulha rural , se necessária a comissão de Orçamento e Fianças vai propor emenda ao orçamento do município no próximo ano.

Na audiência da noite, con-forme a vereadora Helena

LDO será votada segunda-feira na Câmara

Marder(PDT), os represen-tantes da União das Associ-ações de Bairros de Ijuí pro-puseram melhorias nas sedes. No entanto, helena Marder lembra que até o momento muitas sedes pertencem às associações, o que impede a intervenção da prefeitura. “ No entanto, estamos desenvol-vendo esforço para que seja possível se buscar a reforma e ampliação das sedes ao longo do próximo ano” comentou.

Helena Marder disse que algumas Organizações Não Governamentais também apresentaram preocupação quanto a manutenção de suas atividades. Ela cita o Centro de Defesa dos direitos da Criança e Adolescente, dentre outros, pois quando acabam os recursos da prefeitura, fica difícil o desenvolvimento das atividades realizadas. Helena Marder disse que esta questão também vai ser debatida na LDO, para posterior inclusão no orçamento.

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá ocorrer na sessão da próxima segunda-feira, dia 14. Posteriormente, conforme a vereadora, deverá ser votado o orçamento para 2010. No entanto, como será necessária a realização de audiências públicas sobre o Orçamento, Helena Marder acredita que possivelmente ele venha a ser votado até o dia 10 de janeiro de 2010.

Com o mandato quase find-ando, o presidente do Sindilo-jas/Ijui, empresário Marco Au-rélio Ferreira, foi confirmado quinta feira como um dos mais novos diretores da Casa Civil. O convite partiu de lideranças políticas do PP, e foi pronta-mente aceito. A nomeação de Ferreira consta na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

Mesmo sem at ingir os números considerados como mínimos para ter a decretação de situação de emergência, o município de Ijui está con-fiante em relação a esta pos-sibilidade. A decisão deverá ser tomada nos próximos dias pela governadora, depois de avaliar o relatório do coorde-nador regional da Defesa Civil, o capitão Carlos Nodir Porto Gonçalves.

Grupo Mânica manteve-se na liderança de mais uma pesquisa, esta feita pela em-presa paranaense Podium e cujo resultado foi divulgado na noite de quinta feira na Sogi. Repetindo o resultado obtido na avaliação da Vértice dias atrás, as emissoras AM e FM confirmaram o favoritismo com a Repórter e a Iguatemi, respectivamente. Paulo Noll foi agraciado com troféu como o locutor mais ouvido na FM e Hélio Lopes como profis-sional de AM, enquanto Ieda Calegaro, foi escolhida como a melhor cronista social do rádio ijuiense.

Começam a funcionar em caráter experimental na seg-unda feira, cinco pontos para

carga e descarga no centro de Ijui. Serão dois pontos na José Bonifácio e três na Rua do Comércio. Já os idosos e deficientes físicos terão à disposição vagas especiais no centro, segundo informação do coordenador de trânsito do município, devendo fazer seu cadastro na coordenadoria para obter autorização no uso das vagas.

Brigada Militar lançou nesta semana, o programa de vigilân-cia residencial integrada, que já está recebendo inscrições. O programa é desenvolvido a mais de 10 anos na cidade e consiste em visitas diárias dos policiais aos imóveis cujos ocupantes estiverem ausentes no período de férias.

Programação do Natal Vida 2009 será aberta domingo, após adiamento de uma se-mana devido ao temporal que atingiu a cidade na semana passada. O centro de Ijui está preparado para as comemo-rações de fim de ano. Entre as atrações, a presença do violonista, Marcelo Caminha, executando músicas natalinas.

Orçado em cerca de 40 mil-hões de reais, o projeto da subestação Ijui 2, confirmado pela CEEE, deverá contemplar dois transformadores de 83 megawatts, permitindo a in-clusão de mais alimentadores e mais linhas de transmissão, re-solvendo o problema da região por um longo tempo. A Aneel confirmou que a assinatura do contrato para a construção da subestação será realizada dentro do prazo.

Embora avisados de que o governo do estado não recuará na intenção de votar os pro-jetos que prevêem mudanças para o magistério, os profes-sores mantém a disposição de iniciar um movimento grevista a partir de terça feira. Na área do 31º núcleo do Cpers ini-ciaram os contatos visando mobilizar o maior número de profissionais da educação para a assembléia do dia 15 de dezembro.

O IBGE realiza neste do-mingo, o concurso para men-salistas que trabalharão no censo a partir de março. As provas, a partir de uma da tarde, serão aplicadas em dois locais: no Ruizinho e na Penha. A primeira tarefa, em março, conforme a chefe da agência, após a contratação de men-salistas, será conhecer a base cartográfica dos municípios com o trabalho de campo, de identificação de ruas e setores.

Diretor do Hospital Unimed, Ibrahim El Ammar, anunciou a aquisição de novos equipa-mentos e instalação de mais espaços para oferecer atendi-mento de qualidade aos pa-cientes de toda a região. Citou a compra de um aparelho de mamografia, que já foi testado, devendo entrar em funciona-mento nos próximos dias. Está em fase final de instalação, uma nova sala de cirurgia, fruto de investimentos feitos em parceria com o grupo de anestesistas. A sala deve estar disponibilizada ainda este ano.

- interino José Cláudio Theobald

O primeiro secretário a sair da Adminis-tração Ballin/Bira

foi o titular da secretaria de Governo, Darci Preto. A saída de Preto foi anunciada ontem à tarde,durante coletiva que ele, o prefeito Fioravante Bal-lin e o vice Ubirajara Teixeira concederam aos meios de comunicação. Pretto disse que se afasta do cargo por motivos particulares, pois acabou se afastando de sua atividade profissional, que é a advocacia. Preto disse que pediu sua exoneração, pois também atendeu pedido formulado pelos mais de

Darci Pretto anuncia saída do executivoO ex-secretário de governo disse em coletiva que se afastou dó cargo por motivos pessoais

1.300 eleitores que vota-ram nele na eleição do ano passado,quando ficou na 1ª suplência da Câmara de Vereadores.

“Quando recebi o convite

para assumir a secretaria de governo , disse ao prefeito que colaboraria por um tempo determinado, mas que depois me afastaria”, comentou Pret-to. Ele entende que deu a co-

laboração, reconhecendo, no entanto, que muitos projetos ficaram pela metade. “Pro-curei colaborar com o que me foi possível” disse o ex-secretário, acrescentando que a partir de 2ª feira pretende desenvolver suas atividades na câmara de Vereadores.

Durante a coletiva, questio-nado sobre como fica a situ-ação e arranjo político entre o PDT e seus partidos aliados, o prefeito Fioravante Ballin destacou que isso não vai influenciar em nada o desen-volvimento das atividades. Já o secretário de Planejamento, Suimar Bressan admitiu em entrevista a Rádio Repórter, no entanto, que a saída de Pretto, além de significar a perda de um secretário, tam-bém exigirá das lideranças especialmente do PDT e PT um debate sobre o futuro da administração Ballin/Bira.

A saída do secretário Darci

Preto fará com que o atual secretário de Administração, Osmar Prochnow assuma interinamente a pasta que comandava. No entanto, já hoje o prefeito Fioravante ballin vai se reunir com os in-tegrantes do Partido dos Tra-balhadores, que deixa de ter representante na Câmara de Vereadores. Ocorre que como Darci Preto é o 1º suplente, Sérgio Pires deixa o legisla-tivo. No final da coletiva, o vice-prefeito Ubirajara Teix-eira, disse não estar gostando de receber as informações pela imprensa. Criou-se um clima de mal-estar entre os presentes, pois o mesmo afirmou que o perído de paz havia acabado. O prefeito Fioravante Ballin se encontra hoje pela manhã com a Execu-tiva do PT, quando vai tentar amenizar o clima pesado com o PDT, gerado durante a coletiva concedida ontem à tarde.

Darci Pretto é a primeira baixa na Prefeitura de Ijuí

Page 22: Reporter 176

MEIO AMBIENTE22 O REPÓRTER SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

por Estefania Vieira Linhares

Enchentes e Meio Ambiente

Você sai de casa com um sol de rachar e volta morrendo de frio. Ao ligar a televisão, fica sabendo que um furacão deixou vários países do Caribe e algumas cidades dos Estados Unidos de pernas para o ar. Os jornais noticiam que uma das maiores cidades do interior de São Paulo chegou a uma tem-peratura de 44 ºC e umidade do ar de 5%, ou seja, algo parecido com o deserto.

Será que o tempo enlou-queceu?

Embora possa parecer que sim, não é de hoje que o clima do nosso planeta vem mu-dando. Os cientistas sabem que o clima da Terra passa naturalmente por ciclos, quer dizer, os “vaivens” climáticos fazem parte da história do globo. Mas os pesquisadores também sabem que o homem está ajudando a mudar o clima da Terra.

A humanidade se tornou industrial e o resultado é que a atmosfera que cerca o plane-ta tem ficado, cada vez mais, carregada de gases vindos de fábricas e carros. Além disso, o desmatamento das florestas e a construção de cidades com pouco verde e muito concreto também contribuíram e ainda estão contribuindo para atra-palhar o clima.

Nos últimos meses, temos assistido, com muita freqüên-cia, fenômenos atmosféricos particularmente destrutivos, as enchentes, os ciclones, que vem assolando o nosso e outros estados. Quase inevi-tavelmente associamos estes fenômenos naturais à alter-ação do clima.

A imagem que se passa dess-es eventos é o da “fúria da natu-reza” e das tragédias humanas profundamente lamentáveis, como se o que ocorreu não fosse passível de previsão, e possível de ser evitado. Esses fatos nos obrigam a uma re-flexão sobre a relação homem/natureza sob diferentes pontos de vista.

Será, de fato, o homem, o principal responsável por esta mudança?

O primeiro ponto a ser con-siderado é que a enchente é vista como um evento “sur-preendente” e, eventualmente, sobrenatural e inexplicável.

Enchente ou cheia é, geral-mente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, quer se-jam córregos, riachos, lagos, rios, provocada geralmente por chuvas intensas e contínu-as. A ocorrência de enchentes é mais frequente e danosa em áreas mais ocupadas.

Na época das chuvas – que ocorrem geralmente durante o verão, no sul do Brasil, e durante o inverno, na região norte – os rios enchem e

alagam as terras em redor, chamadas áreas naturais de inundação. Isso é bom, porque a água deixa a terra mais fértil para o plantio. Mas a ação do homem mudou o curso natural das coisas.

Antigamente, antes de as ci-dades se formarem, a água pe-netrava toda na terra. Quando o homem começou a tirar a vegetação e construir ca-sas nas margens dos rios, as enchentes viraram um prob-lemão.

Sem matas e solo permeável, que funcionam como esponjas que seguram a água, o volume de água que volta para os rios aumenta muito, e o risco de acontecer uma enchente “de-sastrosa” aumenta da mesma forma.

Como todo fenômeno natu-ral, pode-se sempre calcu-lar o período de retorno ou tempo de recorrência de uma enchente. Portanto, a enchente é um fenônemo natural relacio-nado ao ciclo das águas e do rio.

A história demonstra a im-portância das enchentes para o desenvolvimento das civi-lizações. Basicamente, todas as planícies aluviais e deltas de rios no mundo sofreram grandes enchentes.

Um segundo ponto para re-flexão é quanto às explicações dadas para as enchentes, tais como “choveu num dia o espe-rado para 20 dias”. É como se a natureza tivesse que produzir

uma quantidade exata de água naquele local, pressupondo a existência de um modelo matemático preciso e perfeito a que esta deveria ser vincu-lada. Ora, o clima é complexo e não está submetido ao con-trole da ciência e do homem.

O terceiro ponto a ser colo-cado são as verdadeiras cau-sas das enchentes. Às vezes o nosso olhar e o foco da mídia estão direcionados para o lo-cal do evento e os danos que ele provoca, sem uma visão sistêmica.

O quarto ponto diz respeito à forma como processamos e interpretamos as enchentes com manchetes do tipo “a natureza cobra o seu preço”, “o rio foi impiedoso”, e outros. Por vezes, temos tendência de atribuir à natureza sentimen-tos como se ela humana fosse, numa verdadeira prosopopéia.

A natureza não é dotada de sentimentos, ou de um pensa-mento lógico de vingança, ela é mediada por leis naturais e procura equilibrar o ecossis-tema, a fim de manter a vida. Nós transformamos córregos e rios em avenidas e depois nos espantamos quando as aveni-das e ruas se transformam em córregos. Quem é o irracional ou ilógico nesta história?

Quinto ponto: enquanto na Alemanha e outros países da Europa a gestão das águas passa pela renaturalização, permitindo o escoamento na-tural das águas e dos rios, aqui

continuamos insistindo nas canalizações. Encaixotamos córregos e rios dentro de uma visão de controlar a natureza. Aí, quando o volume de chuva que cai comporta dentro da caixa d’água, tudo bem, a na-tureza é perfeita, e, se não, a natureza é o demônio.

O avanço da ocupação territorial sobre as áreas historicamente sujeitas a inundações, a descaracteri-zação da mata ciliar, o des-matamento desenfreado, o descarte irresponsável dos resíduos domiciliares sobre as encostas e nos cursos de água, a impermeabilização dos terrenos, as obras locais de caráter imediatista e out-ras ações que, por dezenas de anos, foram praticadas pelo homem em nome do desenvolvimento, hoje se tornam fatores agravantes nas formações das enchentes.

Não há como negar que as políticas públicas dos municípios têm se mostrado insuficientes, inadequadas e dúbias com relação à gestão das águas.

O planejamento urbano pre-cisa estar em conformidade com o território da bacia hidrográfica, para que pos-samos enfrentar com mais segurança o desconforto que o clima atual nos impõe.

O planeta está mudando e precisamos nos adaptar urgentemente a estas mu-danças.

O Senac está desenvolvendo o Curso de Jardinagem e Paisa-gismo que integra o Programa Ijuí Profissionalizado através de convênio com a Prefeitura Municipal. O curso atende 30 participantes, sendo que dois são portadores de necessi-dades especiais. Além de ser profissionalizante, o curso visa à inserção social.

Com a duração de 50 horas, as aulas são constituídas de aulas teóricas e práticas. Para complementar os debates e

Senac e Poder Executivo promovem Curso de Jardinagem e PaisagismoO Curso tem entre os objetivos profissionalizar e promover a inclusão social no mercado de trabalho através do Programa Ijuí Profissionalizado

Os alunos participaram de aulas práticas tendo como cenário o Clube Aquático Tiarajú

dimensões em sala de aula, os alunos participaram ontem de uma aula prática no Clube Aquático Tiarajú. Esta pos-sibilitou exercitar a técnica “Topiária” (poda ornamental), além de observar “in loco” questões referentes à água, o lixo, composteiras, decom-posição de folhas e horta cir-cular (mandala), que é mantida pelos funcionários.

Os alunos do Curso per-correram a Trilha Ecológica composta de pinguelas e ilhas temáticas, entre elas, Ilha das Agaves, das Bromélias, das Taquaras, das Bananeiras, dos Butiás e das Pitangueiras. Além de conhecerem as variedades de plantas nativas e exóticas e alguns animais que vivem neste habitat, como lagartos, saracuras e serelepes.

Eles observaram que a coleta seletiva de lixo está sendo va-

lorizada pelos associados do Clube Tiarajú, especialmente na área do camping e a decom-posição de folhas das árvores está sendo utilizada como adubo nos jardins e gramados.

O curso em desenvolvi-mento realiza muitas práticas em diferentes locais, porque acredita que elas são fun-damentais para a formação

dos alunos, momento em que se exercitam, tendo como base conhecimentos teóricos discutidos em aula. Dois alu-nos participantes do curso pertencem ao quadro de fun-cionários do Clube e serão responsáveis pelos jardins e demais questões ambientais dos diferentes espaços do mesmo.

Page 23: Reporter 176

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 12 de dezembro de 2009

por Jonas Iragones Palharini

A Brigada Militar lançou na quinta-feira, o programa de Vigilância Re-sidencial Integrada (Pro-Vigiarei). O programa passará a receber ins-crições de interessados a partir de segunda-feira.

Conforme o Major Tomás Jacson Trindade Lopes, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ijuí, o programa é desenvolvido a mais de dez anos na cidade – municí-pio sede do Batalhão - e nos demais da área, sendo, Augusto Pestana, Jóia, Catuípe, Coronel Barros, Bo-zano, Ajuricaba e Nova Ramada, no período de veraneio.

O Pró-Vigiarei consiste em visitas diárias da Brigada Militar aos imó-veis, cujos ocupantes se ausentam para período de férias.

Segundo o comandante, uma das principais dificuldades encontradas pelas guarnições ao visitarem as residências refere-se a pouca niti-dez de alguns números das casas, afixados, muitas vezes, em locais de difícil visibilidade, principalmente à noite. Conforme o major Jacson, é imprescindível que o responsável pelo imóvel facilite a identificação do número da casa, já que as visitas acontecem também à noite, quando a luminosidade é baixa.

Para habilitar-se é necessário que um dos habitantes da residência compareça na sede da Brigada Militar em Ijuí, no Módulo Central – Praça

Brigada Militar abre inscrições para o Pro-Vigiarei

Residências precisam melhorar a identificação para auxiliar no trabalho da Brigada, reitera o Major Jacson

da República – ou ligue para o telefone 3332.7788 e forneça dados como endere-ço, nome de possível caseiro ou pessoa que ficará responsável pelo imóvel neste período e telefone para contato.

O cadastro é gratuito e o programa Pró-Vigiarei da Brigada Militar será estendido até o final do verão.

Um caminhão com placas de Cas-cavel, no Paraná, colidiu na traseira de um ônibus que saiu de Panambi com destino a Ijuí, levando 40 estudantes da Unijuí, às 19h, de quinta-feira.

Na BR 285 Km 437, proximidades da entrada para a Vila Salto, o motorista do caminhão, placas DAH-1004, Wagner Alessandre Capeleto, de 27 anos, dor-miu ao volante e acabou colidindo na traseira do ônibus.

Com o impacto, três vidros do ôni-bus estouraram. O motor do veículo também teve problemas com a batida. Seis estudantes que estavam nas úl-timas poltronas do ônibus, sofreram ferimentos leves. Eles foram encam-

Motorista dorme ao volante e causa acidente em Bozano

Com o impacto da batida, seis estudantes da Unijuí precisaram receber atendimento

A Escola Cândida Iora Turra, construída há dois anos no Bairro Getúlio Var-gas, recebeu na manhã de ontem, a visita dos novos Policiais Militares que estão em período de formação em Ijuí.

Os 41 novos profissionais da Segurança Pública, que passarão a atuar em período de estágio a partir da próxi-ma semana, coordenados pelo Tenente Jorge Schi-manoski, entregaram alimen-tos e brinquedos à diretora e aos alunos do educandário, como forma de presenteá-los neste final de ano.

A boa ação dos alunos do curso da Brigada Militar

Alunos utilizaram suas próprias receitas para fazer a alegria das crianças

A Brigada Mili-tar vai reforçar o efetivo no

período que muita gente vai buscar o comércio para fazer as compras de Natal. Com o aumento do número de pessoas consumin-do produtos nas lojas centrais, o cuidado com furtos e roubos deve ser redobrado.

Os 41 a lunos do curso de policiamento militar concluintes do primeiro ciclo da for-mação, que consiste no método de instrução e

Brigada Militar reforça segurança para fim de anoOperação Papai-Noel vai reforçar o policiamento no período em que o comércio estará aberto à noite

Brigada Militar lançou na manhã de quinta-feira, a Operação Papai-Noel

manejo de armas, estarão sendo utilizados para esta operação, que inicia na próxima sexta-feira, com o horário do comércio estenden-do-se até às 22h.

O aumento do efetivo vai refletir na melhoria da segurança para o cidadão que vai às compras e para o lojista, principalmente nos períodos de fim de semana e dias de maior movimento no comércio.

Conforme o comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar, Major Tomás Jacson Trindade Lopes, todo o efetivo responsável pela Operação Papai Noel irá trabalhar no policiamento a pé.

O major Jacson reitera a im-portância do contato do policial com os lojistas, a aproximação do militar mostra a disponibilidade da Brigada quanto ao combate à criminalidade.

A iniciativa foi dos própri-os alunos da Brigada Militar, cujo objetivo é aproximar mais a comunidade da in-stituição, especialmente as crianças com certo grau de vulnerabilidade social. “Eu acredito que nós podemos fazer algo a mais pelas cri-anças. Eu acredito que es-tas crianças podem deixar de ter medo da polícia e passar a respeitá-la e as-sim tornarem-se cidadãos conscientes e cientes de seu papel na sociedade”, disse Gracieli Tschiedel, uma das integrantes da nova turma de policiais militares.

inhados para o Hospital de Panambi, onde receberam atendimento e foram liberados. O socorro foi prestado pela equipe do Samu-Salvar de Panambi.

O ônibus placas ICB-3021 era con-duzido por Henri Jorge Marckus, de 40 anos.

O motorista do caminhão, Wagner Capeleto, demonstrava visíveis sinais de cansaço. O motorista disse que esta-va no volante seis horas sem nenhuma parada. Ele descarregou o caminhão em Alegrete e estava retornando para Cascavel, no Paraná.

No momento do acidente, estava chovendo.

Page 24: Reporter 176

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009

por Sandro Silvello

A criação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados poderá agilizar o andamento da PEC , já aprovada nas comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara Federal

Depois da retirada da obri-gatoriedade do diploma para o exercício da pro-

fissão, os Jornalistas podem estar ganhando um presente de Natal: após a aprovação da PEC 33/09 na Comissão de Consti-tuição, Justiça e de Cidadania do Senado, os esforços da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma concentram-se na formação, ainda em 2009, da Comissão Especial, na Câmara dos Deputados, que analisará a proposta que restabelece o diploma de jornalismo. O objetivo é compor a comissão com nomes agregadores, que potencializem a agilização da tramitação da matéria.

O proponente da matéria, deputado Paulo Pimenta (PT), disse ao Repórter que “após as importantes vitórias com a aprovação das PECs nas Comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado, a constituição da Comissão Especial ainda em 2009 será outra iniciativa bem recebida pelos jornalistas brasileiros”,

completou Murillo. Segundo ele, a formação da comissão será “um bom presente de fim de ano” para uma categoria que recebeu um duro golpe com a decisão do STF que extinguiu com a exigência do diploma para o exercício da profissão.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS disse que soli-citou ao Presidente da Câmara, Michel Temer, agilidade na criação da Comissão Espe-cial. Temer garantiu que isto ocorrerá ainda nos próximos dias”, observouo deputado. Ele também considera possível a formação da Comissão ainda em 2009 para que já no início de 2010 os trabalhos avancem. Segundo ele, a instalação da Comissão Especial ainda não ocorreu em função do trabalho que vem sendo desenvolvido para a indicação de nomes de parlamentares que sejam

agregadores e colaborem para a ampliação do apoio à aprova-ção da PEC.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) discordou das declarações do Ministro Gilmar Mendes, que em entrevista à Folha Online nesta quarta-feira (9) criticou as iniciativas do Congresso Nacional em resta-belecer a exigência do diploma de jornalismo para exercício da profissão. Para Pimenta, autor da PEC dos Jornalistas, o artigo 220 da Constituição Federal está sendo interpretado de forma equivocada.

Gilmar Mendes “O Ministro Gilmar Mendes

reinterpretou o desejo do cons-tituinte, invadindo prerrogati-vas do legislativo, pois o artigo 220 sempre foi compreendido como uma trincheira contra a censura. Durante 20 anos,

nunca algum jurista ou qual-quer entidade da sociedade civil entendeu o diploma como uma barreira à liberdade de expressão. Analisei os anais da Constituinte e afirmo que a tese de Gilmar Mendes não tem res-paldo no desejo do legislador que elaborou a Constituição de 88”, rebateu Pimenta.

O deputado gaúcho afirmou também estranhar por que razão nunca houve por parte de Supremo Tribunal Federal a mesma preocupação em re-gulamentar outros artigos da Constituição na área da comu-nicação, como, por exemplo, o artigo 54 que proíbe deputados e senadores, desde a posse, manter contrato com empresas

concessionárias do serviço público. “Estranhamente, as-suntos como o que impedem a concessão de empresas de comunicação por parlamenta-res não têm espaço na pauta do STF”, questionou Pimenta.

O parlamentar ainda ironizou o fato de a grande imprensa ter repercutido somente o discur-so de Gilmar Mendes e não ter ouvido nenhuma autoridade em favor da formação em curso superior de jornalismo. “Ao não praticar os princípios jornalísticos, reforça-se a ne-cessidade do diploma para que a informação não seja tratada como mercadoria, sem atender o interesse público”.

Exigência do diploma estánovamente perto dos jornalistas