28
Fundador Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas 11 DE NOVEMBRO DE 2014 TERÇA-FEIRA | 0,65 EUROS Câmara perdeu 100 trabalhadores em cinco anos Leiria | P2 Treze instituições de Leiria concorrem à Missão Sorriso Solidariedade | P11 Porto de Mós é a quarta autarquia mais transparente Estudo | P9 Bispos pedem reconhecimento para a família Fátima | P28 Risco de ruína obriga a demolir habitação Vermoil | P10 O futebol distrital em seis campos Desporto | P19-21 Especial nesta edição Projecto ‘Mil brinquedos, mil sorrisos’, do Instituto Politécnico de Leiria, chega a Itália, para crianças com necessidades especiais, a quem são oferecidos brinquedos adaptados Página 3 Desafio foi ontem apresentado durante as comemorações dos 35 anos da Escola Superior de Educação e Ciên- cias Sociais por José Manuel Silva, ex-presidente do Conselho de Administração daquela unidade Página 4 Politécnicoi quer atrairi alunos de todoi o mundoi LUÍS FILIPE COITO PROJECTO DE LEIRIA EXPORTA BRINQUEDOS ADAPTADOS A DEFICIENTES

projecto de leiria exporta brinquedos - Diário de Coimbra

Embed Size (px)

Citation preview

Fundador Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas 11 DE NOVEMBRO DE 2014 TERÇA-FEIRA | 0,65 EUROS

Câmara perdeu 100 trabalhadoresem cinco anosLeiria | P2

Treze instituiçõesde Leiria concorremà Missão SorrisoSolidariedade | P11

Porto de Mós é aquarta autarquiamais transparente Estudo | P9

Bispos pedem reconhecimento para a famíliaFátima | P28

Risco de ruína obriga a demolirhabitaçãoVermoil | P10

O futebol distritalem seis camposDesporto | P19-21

Especialnestaedição

Projecto ‘Mil brinquedos, mil sorrisos’, do Instituto Politécnico de Leiria, chega a Itália, paracrianças com necessidades especiais, a quem são oferecidos brinquedos adaptados Página 3

Desafio foi ontem apresentado durante as comemorações dos 35 anos da Escola Superior de Educação e Ciên-cias Sociais por José Manuel Silva, ex-presidente do Conselho de Administração daquela unidade Página 4

Politécnicoiquer atrairialunos de todoio mundoi

LUÍS FILIPE COITO

PROJECTO DE LEIRIA EXPORTA BRINQUEDOSADAPTADOS A DEFICIENTES

A Câmara de Leiria, um dos trêsmunicípios do país com menosfuncionários por mil habitan-tes, diminuiu 101 trabalhadoresem cinco anos, mas diz asse-gurar a mesma eficiência, re-sultado de um processo de mo-dernização administrativa emcurso.

Segundo dados disponibili-zados à agência Lusa, a autar-quia tinha 768 trabalhadoresno final de 2009, tendo actual-mente 667 funcionários, sendoque “a redução de pessoal de-veu-se, principalmente, a situa-

ções de aposentação e cessa-ção dos contratos de trabalhoa termo certo”.

O presidente da Câmara,Raul Castro, eleito pelo PS, ex-plicou que “a situação finan-ceira da autarquia não permitiaabrir novos procedimentospara admissão de pessoal”, peloque “todos aqueles que, porefeitos de aposentação ou por-que alguns contratos a prazoterminaram, foram saindo enão foram substituídos”.

Raul Castro adiantou que, aesta situação, “acresce uma re-

forma administrativa interna,no sentido de modernizar osserviços, o que também, decerta maneira, acaba por per-mitir continuar a funcionarcom eficiência, garantindo omelhor atendimento ao pú-blico” com os funcionários deque o município dispõe.

O processo de modernizaçãoadministrativa no município,investimento de 600 mil eurosque foi objecto de uma com-participação financeira na or-dem do meio milhão de euros,visa “desmaterializar a activi-

dade camarária”, de forma aque “tudo seja feito através deuma plataforma [electrónica]interna”.

“Com o processo de reformaadministrativa interna, pensoque vamos conseguir atingir osobjectivos a que nos propuse-mos, podendo eventualmenteaté vir a ser menos [trabalha-dores] do que os que existemhoje, porque há funcionáriosque se vão aposentar”, disse.

Para Raul Castro, com esteprocesso, vai ser possível “teracesso a informação estatística”

sobre a actividade diária mu-nicipal para que o executivopossa direccionar a gestão “nosentido de procurar uma ren-tabilidade máxima”.

A desmaterialização englobatodos os sectores, desde a cor-respondência à entrega de pro-cessos de obras ou ao paga-mento de taxas e licenças,adiantou Raul Castro, acredi-tando que o município vai sermais eficiente.

“Eu penso que envolvendotodos os funcionários nesteprocesso poderemos ter ga-

nhos até de escala”, declarou,salientando que com este in-vestimento, a concluir no prin-cípio do próximo ano, “há con-dições para continuar a dar omelhor atendimento”.

Mourão, Alcoutim e Barran-cos são os municípios do con-tinente com maior percenta-gem de funcionários por cadamil habitantes, com mais de 60,quando a média nacional é de12,66, de acordo com indicado-res do Portal da TransparênciaMunicipal que reportam a2013. No lado oposto da tabelaestavam Esposende (com umamédia de 5,57 por mil habitan-tes), Leiria (5,82) e Santo Tirso(5,92).

O Orçamento de 2015 da Câ-mara de Leiria reserva 79 mileuros para recrutamento depessoal: seis bombeiros para oquadro e pessoal com contratopor tempo determinado paratrabalho sazonal.|

Câmara de Leiria tem menos 101trabalhadores que em 2009Município é o segundo do país com menos funcionários por mil habitantes

02 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

LeiriaEncontro da Rede Concelhia das Bibliotecas EscolaresComeça amanhã a sétima edição do Encontro Anual da Rede Concelhia das BibliotecasEscolares em Leiria, organizada pelo Município em conjunto com o Instituto Politécnicode Leiria e o Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas Escolares.

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 03

Leiria

Nuno Henriques

O Instituto Politécnico de Leiria(IPL) vai adaptar brinquedospara crianças com necessida-des especiais de Itália, interna-cionalizando, dessa forma, oprojecto ‘Mil brinquedos, milsorrisos’. Em curso há sete anos,a campanha do Centro de Re-cursos para a Inclusão Digital(CRID) da Escola Superior eEducação e Ciências Sociais(ESECS) de Leiria foi apresen-tada no dia 10 de Outubro nacidade de Lucca, em Itália, “noâmbito de uma parceria comuma associação local, que pre-tende replicar a campanha emItália durante os próximosanos, pelo que haverá um pro-tocolo nesse sentido”, divulgou,ontem, a coordenadora doCRID.

Célia Sousa precisou que,nesse contexto, vai ser estabe-lecido um protocolo com a As-sociação Persona Familia Co-munita – que numa visita aoCRID ficou a conhecer o pro-jecto -, o qual permitirá que,numa primeira fase, os brin-quedos sejam adaptados poralunos e professores do IPL.“Depois, esse saber passarápara eles, para o fazerem deuma forma autónoma”, subli-nhou a responsável, na confe-rência de imprensa da 7.ª cam-panha do ‘Mil brinquedos, milsorrisos’, e da 5.ª Gala da Inclu-são, agendada para dia 6 de De-zembro, no Teatro José Lúcioda Silva.

Célia Sousa referiu que, emItália, já teve início a “recolhade brinquedos em escolas daregião da Toscania”, os quaisserão encaminhados para a Es-cola Superior de Tecnologia eGestão (ESTG) de Leiria, ondeprofessores e docentes proce-dem às respectivas adaptações,que permitem o uso de brin-quedos com um dispositivoelectrónico simples por crian-ças com deficiência. “Os pri-meiros brinquedos vão ser en-

tregues a 6 de Janeiro em Itália,já adaptados”, por ser Dia deReis, data “em que tradicional-mente entregam os brinquedosem Itália”, frisou a responsável.

Neste processo de interna-cionalização, a coordenadorado CRID realçou que gostavaque o projecto chegasse “a to-das as partes do mundo. Masmais do que isso, gostava queos governantes do mundo per-cebessem que estas criançasprecisam de brinquedos adap-tados”, frisou.

“Temos de avançar com umalegislação que imponha quehaja uma quota de brinquedosadaptados à venda nas grandessuperfícies. Não faz sentido queum pai com um filho com ne-cessidades especiais não tenhadireito de poder adquirir umbrinquedo como qualquer pai”,realçou Célia Sousa, subli-nhando que os governantes emPortugal “já estão um poucosensibilizados” para essa temá-tica, mas salientou que “estenão é um problema de Portu-gal mas transversal a todos ospaíses”. A responsável fez saberque já sentiu que “a janela es-teve entreaberta para alteraçãoda legislação” e que “os dife-

rentes grupos parlamentaresficaram sensibilizados peloprojecto”, em todo o caso notouque “o único país que está aavançar com legislação a estenível é o Brasil”.

Adaptados três milbrinquedos em sete anos

Na campanha deste ano, osbrinquedos adaptados vão serentregues às Equipas Locais deIntervenção Precoce do Alen-tejo e do Algarve”, prevendo ospromotores da iniciativa entre-gar entre 400 a 500 brinque-dos. “Ao longo destes anos temhavido uma grande adesão dosleirienses e de diferentes insti-tuições do País” ao projecto,enalteceu Célia Sousa, subli-nhado que “em sete anos fo-ram adaptados três mil brin-quedos”.

Por sua vez, Pedro Martinho,director da ESTG, disse que “osestudantes e professores da es-cola têm sido embaixadores”do projecto, segundo o qual “étambém uma actividade inte-gradora dos estudantes”.

Carla Lopes, docente do De-partamento de Engenharia Ele-troctécnica da ESTG, realçou,por sua vez, que “faz hoje parte

da missão dos alunos adaptarbrinquedos. São eles que nossolicitam sessões de adapta-ções de brinquedos, porquenão só gostam da actividadeem si como entendem que otempo em que estão a adaptarbrinquedos melhora as suascompetências técnicas, e per-mite-lhes analisar desafios quenoutras situações não conse-guiriam”. Por outro lado, a ac-ção “promove o convívio paraa integração dos alunos do pri-meiro ano”, sendo que este anoalunos dos quatro cursos de es-pecialização tecnológica tam-bém vão adaptar brinquedos.

Sobre a Gala da Inclusão, AnaValentim, vereadora com o pe-louro do Desenvolvimento So-cial da câmara de Leiria – par-ceira do projecto -, realçou queo evento visa “reconhecer o tra-balho que as Instituições Par-ticulares de Solidariedade So-cial desempenham no apoio dadeficiência”, o que este ano faráà delegação de Leiria da ACA -PO - Associação dos Cegos eAmblíopes de Portugal. Outrodos objectivos “é congratularas boas práticas na área da in-clusão de pessoas com defi-ciência”, frisou a autarca. |

IPL exporta brinquedosadaptados para a ItáliaInclusão Projecto ‘Mil brinquedos, mil sorrisos’ do Instituto Politécnico de Leiriachega a crianças de Itália com necessidades especiais

LUÍS FILIPE COITO

Responsáveis do IPL e vereadora do Desenvolvimento Social falaram sobre 5.ª Gala da Inclusão

Recolha de brinquedos nos dias 22 e 23Alunos do IPL vão fazer a recolha de brinquedos nos dias22 e 23 de Novembro nas lojas do Pingo Doce nas aveni-das Marquês de Pombal e Heróis de Angola, e no Regode Água, nos Marrazes, e junto ao Mercado de Santana.

EDUCAÇÃO A Escola Secun-dária Francisco Rodrigues Lo -bo, na cidade do Lis, inaugurahoje, terça-feira, uma exposi-ção sobre Portugal e a 1.ªGrande Guerra, a que se se-guirá um colóquio sobre otema.

O evento, assinalado porocasião do Dia do Armistício,que hoje se assinala, tem inícioàs 14h15, e conta com as parti-cipações dos professores Fer-nanda Rollo, da UniversidadeNova, Luís Alves de Fraga, daUniversidade Autónoma, Mar-

quês de Sousa, da AcademiaMilitar, e de Carlos MendesDias, actual comandante doRegimento de Artilharia n.º 4(Leiria), responsáveis que vãointervir sobre o tema no coló-quio em agenda.

A exposição é organizadapelo Exército com a colabora-ção daquela escola secundária,iniciativa que integra o pro-grama da evocação do pri-meiro centenário da GrandeGuerra, numa organização daComissão de Leiria. A entradaé livre. |

Escola inaugura exposiçãosobre a 1.ª Grande Guerra

LITERATURA O jovem escri-tor André Pereira apresentouo livro ‘Pequenas estórias demuitas vidas’, no passado sá-bado, na Biblioteca MunicipalAfonso Lopes Vieira, em Leiria.Com a chancela da Chiado Edi-tora, Júlio Órfão, antigo direc-tor do Mosteiro da Batalha eamigo pessoal do escritor, fezuma breve apresentação daobra, tendo realçado a “capa-cidade criativa do André” que,a partir de um conjunto de rea-lidades vivenciadas ou imagi-nárias, recria pequenas estóriasque agora publica em livro. Jáo autor, sobre a sua forma decriar, falou em ideias, senti-mentos e momentos que bro-tam e que depressa passa parao computador.

André Pereira manifestou oseu contentamento pelo apoiona sua incursão pela escrita,

destacando a família e os ami-gos, num processo criativo que“não gosta de realizar em soli-dão”, mas rodeado de quemgosta. O jovem escritor, quenasceu em Lisboa, onde vive,e estudou em Coimbra, tem afamília a residir na freguesia deMarrazes e Barosa. |

André Pereira apresentou‘Pequenas estóriasde muitas vidas’

Livro apresentado na Biblio-teca Municipal de Leiria

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo acolhe colóquio

LFC/ARQUIVO

DR

04 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

LEIRIA

Diário de um deputado

Precisamos de mais

Oinvestimento está a crescer e precisamos demais. As exportações estão a crescer e precisa-mos de mais. O emprego está a melhorar e tra-

balhamos para que haja mais oportunidades. Portugal ne-cessita de investimentos para sustentar o crescimentonesta fase de transição para uma economia melhor. Inte-ressam-nos, como país, investimentos com profundidade equalidade. Há poucos anos Portugal tinha cerca de 28% doseu produto em exportações e atualmente tem mais de40% do seu produto em exportações. O nosso objetivo épor volta de 2020 superar os 50% de exportações. Issofará da nossa economia uma economia muito mais prepa-rada para competir na globalização.

Dpendência do jogo

Casos de dependência grave do jogo estão a au-mentar e a registar-se cada vez mais cedo. As res-postas eram no privado, mas o Serviço Nacional

de Saúde já está a começar a formar profissionais para darresposta às necessidades. João Goulão, diretor-geral doServiço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos enas Dependências (SICAD), disse ao Diário de Notícias que“esta dependência sem substância será a primeira a inte-grar as respostas do SNS” e calcula que, neste ano e nopróximo, “possam existir profissionais devidamente forma-dos em cada capital de distrito. Os médicos de família de-verão saber para onde enviar os doentes”. É de saudar estaboa medida que reforça e moderniza o nosso SNS e, porisso, são notícias muito bem-vindas.

Apoio e respostas sociais

Ontem confrontei, na Comissão de Trabalho e Se-gurança Social, o Ministro Mota Soares com apublicação de uma portaria que pretende dar ao

sector social o essencial da atividade do Estado no domí-nio do apoio social e respostas aos cidadãos mais pobres efragilizados da sociedade. O PS é a favor e reconhece o pa-pel insubstituivel da economia social, misericórdias e IPSS,mas esse trabalho é complementar ao do Estado, não osubstitui, senão a criação do Estado Social com direitos euniversal seria posto em causa e voltariamos aos temposda caridade e do assistencialismo e isso, é bom lembrar,ninguém quer.

Manuel IsaacDeputado do CDS eleito por Leiria

Laura EsperançaDeputada do PSD eleita por Leiria

João Paulo PedrosaDeputado do PS eleito por Leiria

ANIVERSÁRIO A Associaçãopara o Desenvolvimento deLeiria (ADLEI) vai comemoraro seu 25.º aniversário no pró-ximo dia 15 de Novembro, pe-las 18h00, na Fundação CaixaAgrícola de Leiria, no Terreiro,com Marcelo Rebelo de Sousacomo orador convidado.

A sessão comemorativa co-meçará com o momento mu-sical 'Fantasia – ImprovisoOpus 66 de Frederico ChopinInês Oliveira da Costa' da Es-cola de Música do Orfeão deLeiria, seguida da intervençãode abertura com o presidenteda ADLEI, João Poças Santos.

A intervenção em representa-ção dos sócios fundadores daassociação, que serão evoca-dos e homenageados durantea ocasião, está a cargo de To-más Oliveira Dias, seguido deoutro momento musical, dessavez por José Eduardo Borges,da mesma escola, que apre-

sentará 'Scherzo n.º 2' de Fre-derico Chopin.

A última intervenção, mar-cada para as 18h40, cabe aMarcelo Rebelo de Sousa, queabordará 'A importância dasassociações cívicas na vida dascomunidades e no desenvol-vimento dos territórios'. |

Bruna Santos

O ex-presidente do ConselhoDirectivo da ESEL/ESECS, JoséManuel Silva, defendeu ontem,durante a sessão comemora-tiva do aniversário da EscolaSuperior de Educação e Ciên-cias Sociais (ESECS), que a es-tratégia de sucesso do IPL devepassar por “atrair alunos detodo o Mundo” e por vendercursos no estrangeiro.

“Não vai haver alunos emPortugal para manter toda aestrutura de ensino superioraberta, e isto não é demagogia,é realidade. A boa notícia é quehá jovens por esse mundo foraque nunca mais acabam eaquilo que hoje é absoluta-mente certo para todas as ins-tituições é que todas olhampara o futuro com receio porperceberem que os alunos nãovão chegar para todos. Por issoé preciso encontrar forma deos ir buscar onde eles existem,ou seja, a países onde a popu-lação é imensa e onde os esta-belecimentos de ensino nãotêm capacidade para formartodos os alunos”, disse o antigopresidente, deixando a dica'ESECS, faz-te ao mundo!'.

Para tal, José Manuel Silvasublinhou a criação de cursosem inglês ou de cursos que te-nham uma forte componentede ensino do português. “Aliás,a ESECS tem uma vantagemacrescida, porque já faz isso esó tem que continuar a fazer o

que faz bem e aumentar estaperspectiva”, acrescentou.

O ex-presidente sublinhouque, para já, “não é possívelcompetir com grandes potên-cias como os Estados Unidosou Inglaterra”, e confessou que“temos um problema de afir-mação internacional que temque ver com a marca”. “Se que-rem vender cursos no estran-geiro, têm que ter a marca 'Por-tugal'”, porque os alunos po-dem não conhecer as institui-ções de ensino superior maspodem conhecerem o país, fri-sou.

’Internacionalização’ foi tema de destaqueA comemoração dos 35 anosda ESECS, uma iniciativa que

teve vários momentos musi-cais, contou também com a in-tervenção do vice-presidentedo IPL, João Paulo Marques,que apontou a “capacidadepara crescer “ e a “de se adaptar,reflectir e de ver que compe-tências tem para continuar adesenvolver-se” como desafiosda instituição. “A escola mos-trou uma capacidade imensapara se desenvolver e para seadaptar às situações que lhesurgem (…). Temos que nos pre-parar para provar que somosbons naquilo que fazemos”,acrescentou. João Paulo Mar-ques reforçou a ideia de apos-tar “na internacionalização e notrabalho em rede” como estra-tégia e na “procura de parceirosque permitam desenvolver a

sua missão”.A sessão solene contou ainda

com a intervenção do vereadorGonçalo Lopes, que aplaudiuo “êxito de uma instituição quehoje possui um papel essencialna formação dos jovens e nacriação de competências paraum mercado de trabalho exi-gente e competitivo”, do direc-tor da ESECS, Rui Matos, dopresidente da Associação deEstudantes, Diogo Martins, e deIsabel Romeiro, funcionárianão-docente da escola.

Na sua intervenção, o presi-dente do Conselho Geral doIPL, Pedro Lourtie, falou dos“primórdios da escola até àcriação do ensino politécnico”,um percurso que considerou“bastante interessante”. |

IPL deve “atrair alunos detodo o Mundo” e vendercursos no estrangeiroAniversário ‘ESECS, faz-te ao Mundo’ foi a estratégia avançada por José ManuelSilva quanto ao sucesso futuro da instituição, que completou no domingo 35 anos

35 anos da instituição foram assinalados ontem perante vários convidados, funcionários e alunos

Marcelo Rebelo de Sousa marcará presençana comemoração dos 25 anos da ADLEI

LUÍS FILIPE COITO

tome nota

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 05

José Fava expõeem LeiriaEncontra-se patente no edifíciodo Banco de Portugal até dia 14a exposição ‘José Fava - 50anos: arquitectura do possível’.

HOJE EM LEIRIA

Fnac dedica ciclode cinemaao Halloween

A propósito da celebração do Hallo-ween, a Fnac de Leiria exibe hoje, pe-las 20h30, o filme ‘Só os AmantesSobrevivem’, de Jim Jarmusch.

Caminhada solidáriada Cáritas em Leiria

Estão abertas inscrições para umacaminhada que a Cáritas de Leiriapromove dia 23, às 09h30, inte-grada na acção ‘A Solidariedadebrilha no Mercado de Santana. Oprograma prevê ainda artes depalco, bar, um espaço infantil euma feira solidária.

‘Portugal e a GrandeGuerra’ em exposição

‘Portugal e a Grande Guerra’ é otema de uma exposição que se en-contra patente na Biblioteca Munici-pal Afonso Lopes Vieira, em Leiria,até 22 de Novembro.

Exposição fotográficano Mimo

’Photographia’ é o título da exposi-ção fotográfica patente o museu doMimo até 14 de Dezembro.

Mostra colectivano Posto de Turismo

A galeria do Turismo de Leiria, si-tuada no jardim Luís de Camões,tem patente uma exposição colec-tiva com trabalhos de artistas na-cionais e estrangeiros, como Espa-nha, Suíça, Brasil e Moçambique. Amostra, patente até final do mês, apartir do acervo da Galeria de Arte

Capitel, apresenta quadros que po-derão ser adquiridos a preços re-duzidos. Pode ser visitada de se-gunda-feira a sábado, entre as09h00 e as 13h00 e das 15h00 às18h00 horas.

NOS PRÓXIMOS DIASEM LEIRIA

Encontro de BibliotecasEscolas em Leiria

A 7.ª edição do Encontro Anual daRede Concelhia das Bibliotecas Es-colares em Leiria, organizada pelomunicípio em conjunto com o Insti-tuto Politécnico de Leiria e o Grupode Trabalho Concelhio das Bibliote-cas Escolares, decorre nos dias 12 e

13, na Biblioteca Municipal.A temática é dedicada à leitura, comespecial enfoque em partilha de ex-periências de clubes de leitura, ofici-nas de formação relacionadas com aescrita criativa e ilustração.

Marketing em debatena ESTG

‘Marketing de Convergência: parti-lha de conhecimento e experiência’ éo tema do segundo seminário pro-movido pela coordenação do mes-trado em Gestão da Escola Superiorde Tecnologia e Gestão de Leiria, quedecorre na próxima quarta-feira, dia12, pelas 20h00. Esta iniciativa,aberta à comunidade, integra um ci-clo de conferências temáticas asso-

ciadas aos conteúdos leccionadosna unidade curricular de Semináriode Gestão I.

Leirienses correm com ‘Brisas do Lis Night Run’

A iniciativa Brisas do Lis Night Run,com partida na Praça RodriguesLobo, no Centro Histórico de Leiria,regressa amanhã, quarta-feira.Trata-se de um evento em que osleirienses são convidados a fazercorridas ou caminhadas colectivastodas as quartas-feiras.

António Costaapresenta-se em Leiria

No âmbito da sua candidatura a se-cretário-geral do PS, António Costavai estar amanhã, pelas 21h00, noauditório do Instituto Português daJuventude, em Leiria, para apresen-tar e debater com os militantes dodistrito a moção global de estratégia‘Agenda para a Década’ com que seapresentará ao XX Congresso Na-cional do Partido Socialista, no finaldeste mês.

Margarida FonsecaSantos à conversana Arquivo

A Livraria Arquivo, em Leiria, vai es-tar ‘À conversa com...’ MargaridaFonseca Santos, a propósito do seulivro ‘De Zero a Dez’, na próximaquinta-feira, pelas 19h00.

Oikos e ESECSpromovem Congressode Educação, Ambientee Desenvolvimento

A Oikos – Associação de Defesa doAmbiente e do Património da Re-gião de Leiria e a Escola Superior deEducação e Ciências Sociais de Lei-

ria, realizam, a partir da próximaquinta-feira até domingo, o I Con-gresso Internacional de Educação,Ambiente e Desenvolvimento.

‘Contos e Cantigas’ nabiblioteca dedicados amonstros e criaturas

Este mês, a Biblioteca MunicipalAfonso Lopes Vieira, em Leiria, vaiser invadida por monstros pestinhase criaturas, que fazem todo o tipo detravessuras, assim como os meninose meninas que gostam de ouvir his-tórias. Se os queres conhecer é sóaparecer na biblioteca na próximasexta-feira, às 10h30 e pelas 14h30,para ouvir ‘Contos e Cantigas’. A en-trada é livre.

Vai haver ‘speed dating’no Mercado Santana

O evento ‘Geração Y - nós somos ofuturo’ decorre no próximo fim-de-semana, em Leiria. Do programaconsta, no sábado, às 16h20, umasessão de ‘Speed Dating Associativo’,no Mercado Santana.Além do ‘Speed Dating Associativo’,o programa prevê sessões de ‘net-working’, formação associativa, mo-bilidade internacional, debate parti-dário juvenil, ‘talks’ e sessões dementoria aos jovens, realizadas porempresários e outras personalida-des do meio empresarial e institu-cional. A entrada é livre.

Liga dos Campos do Lisassinala 40 anos

A Liga Social e Cultural Campos doLis assinala os seus 40 anos no pró-ximo domingo, com um almoço deaniversário, que decorrerá no salãoda instituição, na Gândara dos Oli-vais, Marrazes, em Leiria, a partir das13h00. As inscrições encontram-seabertas. |

O Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebe hoje, entre as 09h30 e as13h00, a conferência/debate ‘O Crescimento Verde na área dos Resí-duos’, promovida pela AE PSA – Associação das Empresas Portugue-sas do Sector do Ambiente, em parceria com a câmara de Leiria, e quecontará com a participação, entre outros, do ministro do Ambiente,Jorge Moreira da Silva.A conferência vai centrar-se nas medidas do compromisso para oCrescimento Verde na Área dos Resíduos.A entrada é gratuita sendo necessário confirmar inscrição [email protected].

Ministro do ambiente em Leiria parafalar sobre crescimento verde

D.R.

NECROLOGIA

06 | 10 NOV 2014 | SEGUNDA-FEIRA

Funerais

Óbitos que marcaram este dia

1861 - Morre D. Pedro V.

1916 - Morre o político português Francisco António da Veiga Beirão.

1953 - Morre o escritor português António Maria Lisboa.

2004– Morre o presidente da Autoridade Palestiniana Yasser Arafat.

2005 - Morre Peter F. Drucker, 95 anos, economista norte-americano deorigem austríaca, referência dos modernos modelos de gestão.

2011 - Morre Francisco Blake Mora, ministro do Interior mexicano e se-gunda figura do Estado, aos 45 anos, num acidente de helicóptero.

2012 - Morre Marcos Paulo, actor e realizador de televisão brasileiro, aos61 anos, na sua casa, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, emresultado de uma embolia pulmonar.

2012 - Morre Arnaldo Rebelo, ex-deputado socialista, advogado, aos 58anos, em Alcobaça.

2013 - Morre Rui Valentim de Carvalho, empresário e editor discográfico,aos 82 anos, em Lisboa.

LeiriaMaria da Cinceição Pereira Correia faleceucom 76 anos. Casada com Rui António Ri-beiro Vieira e mãe de Sandra Pereira Vieira ede Alexandre António Pereira Vieira, era natu-ral de Arrabal e residente no Soutocico. vai

ser sepultada hoje, pelas 11h00, na Igreja do Arranbal parao Cemitério Local. Tratou a Agência Funerária SãoRomão.

Lina Maria Vieira Vieira da Silva faleceucom 46 anos. Casada com o Manuel Pinto,era residente na Sismaria, Marrazes, conce-lho de Leiria. Vai ser sepultada hoje, pelas14h45, no cemitério de Marrazes. Trata a

Agência Funerária Seco.

Júlia dos Santos Alves faleceu com 96 ano.Viúva de Manuel Antunes Justino e mãe deMaria Júlia dos Santos de Freita e de Ar-mindo dos Santos Justino, era natural de Ar-rabal e residente em Lagoinha, Arrabal. Vai

ser sepultada hoje, pelas 11h00, na Igreja do Arrabal, se-guindo depois para o Cemitério Local. Tratou a AgênciaFunerária São Romão.

Porto de MósMaria da Piedade Suordem faleceu com 91anos. Era residente na Cruz da Légua. Foi se-pultada no Cemitério da Cruz da Légua. Tra-tou a Agência Funerária Jaime, Lda.

BombarralJoão Carlos Minez faleceu com 88 anos. Eranatural da Roliça, Bombarral. Foi sepultadoontem no Cermitério da Roliça. Tratou aAgência Funerária Guerra

Maria da Nazaré Felix Pereira faleceu com78 anos. Viúva de Américo Doimingues Pe-reira e mãe de Maria Fernanda Félix Domin-gues Pereira, de Grancida Félix Domingues

Pereira, de Isabel Maria Pereira e de CecílIa Maria Pereira,era natural de Cavalinhos e residente em Ribeira do Car-regal. Foi sepultada no Cemitério Número 1 de Maceira.Tratou a Agência Funerária Espírito Santo.

Abel Dias Saramago faleceu com 17 anos.Solteira, filho de Victor Manuel SaramagoConstantino e Ermelinda Maria Dias AntunesSaramago e irmão de Vítor Dias saramago,era residente na Bidoeira de Baixo. Vai ser se-

pultado hoje, pelas 11h00, na Igreja da Bidoeira de Cima,seguindo depois para o cemitério local. Trata a AgênciaFunerária Bombeiro Filhos.

Emília de Jesusfaleceu com 89 anos. Viúvade Joaquim Esperança Júnior Mãe de MariaEmília, Maria da Luz , Maria Gracinda , MariaAlbina, Joaquim , Diamantino e de Henrique,era residente em Milagres. Foi sepultada no

Cemitério de Milagres. Trata a Agência Funerária Bom-beiro Filhos..

Albertina da Silva Júniorfa Albertina Lopesfaleceu com 88 anos. Viúva de António daSilva Júnior e mãe de Maria da Luz Lopes daSilva, Ermelinda dos Anjos Lopes da Silva, Lu-cinda Lopes da Silva e Maria Fernanda Lopes

da Silva, era residente em Mata. Foi sepultado no Cemité-rio de Milagres. Trata a Agência Bombeiro Filho.

José dos Santos Norte faleceu com 86 anos.Viúvo de Lucinda da Silva Dionísio. Pai de Ma-nuel Dionísio Norte, era residente em Bi-doeira de Cima. Foi sepultado ontem noCemitério da Bidoeira de Cima. Tratou a

Agência Funerária Bombeiro Filhos.

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 07

REGIÃo

ÓBITO O líder carismático daOrganização para a Libertaçãoda Palestina (OLP), YassserArafat morreu há 10 anos, com75 anos, num hospital militarPercy, em Clamart, a sudoestede Paris.

Nascido Mohammed AbdelRahman Abdel Raouf Arafat al-Qudwa al-Husseini, tambémconhecido como Abu Ammar,Arafat foi um dos sete filhos deum comerciante.

Yasser Arafat foi líder da Au-toridade Palestiniana, presi-dente da Organização para aLibertação da Palestina, líderda Fatah, a maior das facçõesda OLP, e co-detentor do Nobelda Paz.

As circunstâncias que envol-veram a sua morte ficaramdeixaram sempre no ar a teoriade que poderá ter sido alvo deenvenenamento.

Os testes realizados após aexumação de seu corpo mos-

traram um nível 20 vezesmaior que o permitido paraum ser humano normal dasubstância polónio 210, refor-çando a tese que o líder foi en-venenado. Contudo, umaequipa russa que examinouseu corpo afirmou que não ha-via nada de anormal com Ara-fat e que provavelmente nãofoi envenenado.|

Yasser Arafat morreuhá 10 anos

NECROLOGIA

Yasser Arafat

Os antigos comandante e se-gundo comandante do Regi-mento de Artilharia 4 de Leiria(RA4), coronel Dias Henriquese o tenente-coronel NorbertoSerra, e o tenente coronel LeyGarcia foram condecorados nopassado sábado, durante as ce-rimónias comemorativas doArmistício e do seu aniversáriopromovidas pela Liga dosCombatentes (LC), em Belém,Lisboa.

As condecorações foramatribuídas por proposta do Nú-cleo de Leiria da Liga dos Com-batentes (NLLC).

Foram condecorados com amedalha de Mérito da Liga dosCombatentes o coronel DiasHenriques e o tenente-coronelNorberto Serra por, nas suasanteriores funções de coman-dante e de segundo coman-dante do RA4, respectiva-mente, “apoiarem com os seusserviços distintos e do maiselevado mérito a Liga dosCombatentes nas mais diver-sas actividades da sua funçãosolidária e assistencial aosCombatentes”, nomeada-mente nas cerimónias do dia

do combatente, dos finados, doarmistício, de homenagens aoscombatentes.

O tenente coronel Ley Garciafoi também condecorado comesta medalha “pelos serviçosdistintos e de elevado méritocom que serviu nos últimoscinco anos a Liga dos Comba-

tentes como Presidente do Nú-cleo de Leiria”, refere a insti-tuição.

Refira-se que a medalha demérito destina-se a galardoarpessoas singulares pelos ser-viços distintos e de elevadomérito prestados em benefícioda Liga ou ao seu serviço. As

cerimónias tiveram a presençadas mais altas entidades mili-tares e civis, tendo sido presi-didas pelo Chefe de EstadoMaior Geral das Forças Arma-das, general Pina Monteiro, ca-bendo ao professor doutorMarcelo Rebelo de Sousa a alo-cução relativa ao acto. |

Militares de Leiria condecorados nas cerimónias do Armistício

Homenageados do Núcleo de Leiria

Homenagens Militares de Leiria foram condecorados por proposta do núcleo deLeiria da Liga dos Combatentes

PREVENÇÃO A Câmara Mu-nicipal da Batalha implemen-tou uma acção de medidas delimpeza e conservação de li-nhas de água, com o objectivode garantir a sustentabilidadeda bacia hidrográfica do rioLena e ribeiras locais e comomedida de protecção de cheiasno quadro da protecção civil.

Segundo a autarquia, foramrealizadas operações de con-servação e reabilitação da redehidrográfica e zonas ribeirinhasque compreendem, entre ou-tras, “a limpeza e desobstruçãodos álveos das linhas de água,por forma a garantir condições

de escoamento dos caudais lí-quidos e sólidos em situaçõeshidrológicas normais ou extre-

mas”.“Também foram concretiza-

das empreitadas para garantir

estabilidade das infra-estrutu-ras públicas em situação deforte pluviosidade”, acrescen-tou a câmara, que afectoucerca de 25 mil euros para odesenvolvimento de um planomunicipal de prevenção de si-tuações de risco de cheias, paraalém dos meios próprios queforam envolvidos nesta opera-ção que se estendeu por duassemanas. Para o Presidente daCâmara, Paulo Batista Santos,“cabe aos municípios um papelpreponderante em anteciparriscos de cheias, acção que pro-curamos realizar em parceriacom o organismo dotado decompetência própria para agestão dos recursos hídricos,mas agindo sempre orientadospelas nossas competências noquadro da protecção civil”. |

Batalha aposta em medidas de protecção contra cheias

Acção chegou aos 25 mil euros

DR

Geren tes: Adri a no Cal lé da Cunha Lucas e Miguel Cal lé da Cunha Lucas. Par ti ci pa ções no capi tal supe ri o res a 10%: Lucas & Filhos - S.G.P.S., S.A. - 3.000,00 euros; Adri a no Cal lé da Cunha Lucas - 1.000,00 euros; Adri a no Lucas, Lda. - 1.000,00 euros

Ano 26.º N.º 5.051Fundador Adriano Mário da CunhaLucas (1925-2011)Direc tor Adri a no Cal lé Lucas

Direc to res adjun tos Miguel Cal lé LucasJ. C. Gali a no Pinhei roArménio Travassos João Luís Campos e João Paulo Silva(Directores adjuntos executivos, respon-sáveis por esta edição)

Redac ção/Publi ci da de/Assi na tu rase ser vi ços admi nis tra ti vosAvenida Cidade de Maringá - Edi fí cioCentro Comercial Marin gá, n.º 106 -Lojas 95/96 - 2400-118 Lei ria

Núme ro de regis to no I.C.S. 117.468

TELE FO NESGeral/Redac ção: 244000031Geral/Comer ci ais: 244000030Clas si fi ca dos: 244000036Assi na tu ras e Agen tes: 244000037Fac tu ra ção e Cobran ças: 244000038

FAXGeral: 244000032

FIGUEI RA DA FOZRua Dr. Joa quim Jar dim, 13 - 1.º Dto.3080-112 Figuei ra da Foz. Redac ção: 233424940Publi ci da de: 233424941 Fax: 233418310

CAN TA NHE DEPç. Mar quês de Mari al va, 2 - 1.º, Sala L3060-133 Can ta nhe deTels.: 231428828 / 231428829Fax: 231428830

COIM BRARua Adri a no Lucas3020-264 Coim bra - Apar ta do 5423001-907 Coim bra CodexRedac ção: 239499901Publi ci da de: 239499999Fax: 239499912

AVEI ROAv. Dr. Lou ren ço Pei xi nho, 15 - 1.º G3800-801 Avei ro. Redac ção: 234000030Publi ci da de: 234000036Ser vi ços Comer ci ais: 234000033Clas si fi ca dos: 234000031

Fax: 234000032

VISEURua Ale xan dre Her cu la no, 198 - 2.º Dto.3500-033 Viseu. Fax: 232000032Tels.: 232000031 / 232000030

LISBOAAv. 24 de Julho, n.º 50. 1200-868 LisboaTel. 21 3857584

PRO PRI E DA DEAdri a no Lucas, Lda.Con tri buin te: 501340025Rua Adri a no Lucas - 3020 Coim bra

CON CES SIO NÁ RIO DA EXPLO RA ÇÃODiá rio de Lei ria, Lda. com sede Avenida Cidade de Maringá- Edi fí cio Centro Comercial Marin gá, n.º106 - Lojas 95/96 - 2400-118 Lei ria,matri cu la da na Cons. R. Com. de Lei riae NIF 501859772.Capi tal Soci al: 5.000,00 euros

PRO DU ÇÃO Pro dim pren sa e UAA COM PO SI ÇÃO E IMPRES SÃOFIG Indús tri as Grá fi cas, SA Rua Adri a no Lucas. 3020 Coim braTels.: 239499922 / 239499935

(239499936, após 18h30)Fax: 239499981

DIS TRI BUI ÇÃODim pren sa. Tel.: 239499950(239499981, após 18h30)

Diá rio de Lei ria na Inter nethttp://www.dia ri o lei ria.ptdia ri o lei ria@dia ri o lei ria.pt

Difu são média: 36.413 lei to res

FICHA TÉCNICA

Opinião

08 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

Escrevo estas linhas sobre os Bom-beiros de Portugal porque muitasvezes nos esquecemos da riquezaque temos no nosso País, assente

numa força voluntária sem igual. Tendo há duas semanas tido lugar o 42.º

Congresso Nacional da Liga dos BombeirosPortugueses, com a reeleição do Comandante

Jaime Soares, que saúdo, entendi ser opor-tuno relembrar a importância das nossasBombeiras e Bombeiros, até porque algunssó se lembram mais nos Verões críticos, maso seu trabalho decorre durante todo o ano,qualquer que seja a estação!

Importa, também que o Governo de Portu-gal defina rapidamente a Lei de Financia-mento das Associações Humanitárias, deten-toras dos Corpos de Bombeiros Voluntários,e dignifique o voluntariado, melhorando subs-tancialmente algumas condições, designada-mente sociais e fiscais, de que os Bombeirossão merecedores.

Bastaria o Governo fazer contas sobrequanto custaria ter que suportar uma estru-

tura idêntica, para tudo fazer para, justamente,transferir o que é devido para quem por muitomenos garante uma eficiência e eficácia assi-naláveis!

E com isto não estou a querer dizer que sedeve dar o que não é necessário, não, mas as-sinalar aquilo que tem sido uma relação de-sequilibrada com prejuízo para as Associa-ções e para os Bombeiros.

Não devemos esquecer que falamos de sol-dados da paz, que dão até a sua própria vidae de que a nossa responsabilidade é dotar dasmelhores condições para que isso possa nãoocorrer.

Salvaguardadas estas questões, encontrar-se-ão nelas estímulos para tentar contrariar

a tendência para o decréscimo do regime devoluntariado, com tanta história e tradiçãono nosso País!

A todas as Bombeiras e Bombeiros de Por-tugal o meu muito obrigado pela vossa dis-ponibilidade e competência! |

Bombeiros de Portugal

Rui RochaPresidente daTerras de Sicó

Veio o Euro 2004 e o Pavilhão Gim-nodesportivo de Leiria foi deitadoabaixo. Naquelas quatro paredes, re-cordo de ter praticado desporto es-

colar, de jogar o bom andebol na década de80, naquela fase ainda tão embrionário na suadivulgação e implementação na cidade, sobreo chão de madeira e o som em forma de eco,nos gritos da emoção dos jogos. Mas, não foiapenas o desporto que ali se realizou. No Pa-vilhão Gimnodesportivo de Leiria, recordo deir com os meus pais, ainda bastante novo, aocomício de Sá Carneiro na nossa cidade, a al-guns espectáculos, mesmo que sem as condi-ções ideais, e a outras realizações que fizeramhistória na nossa urbe que vivia tempos maismodestos mas mais certinhos.

Neste ano de 2014 faz 10 anos que ficámossem o Pavilhão Gimnodesportivo de Leiria,aquele edifício que estava próximo do campode treinos da União Desportiva de Leiria, es-paço que tantas vezes frequentei para assistiraos treinos da equipa sénior da nossa cidadeou aos jogos oficiais das formações mais novas

do clube da urbe. Na zona altaneira, nas mu-ralhas do Castelo, também assisti a vários jogosda União de Leiria. Acompanhava o meu pai etodos os domingos era um delírio completocom a emoção dos jogos. Do cimo, muitas ve-zes contemplava também o nosso pavilhão,um espaço que serviu tanto o desporto danossa região.

Nunca entendi a razão da sua demolição, atéporque era o único que a cidade tinha. Depois,outros pavilhões foram sendo construídos nasnossas aldeias, mas nem por isso o desportoficou servido condignamente na nossa áreaurbana, com a excepção do atletismo, que temtodas as condições para a sua boa prática. Oshábitos desportivos de Leiria desenvolveram-se à beira-rio e os mais profissionais têm assoberbas condições do interior do novo estádiomunicipal. Mas, onde se praticam as outrasmodalidades específicas, próprias de um pa-vilhão? A cidade não merecia um espaço des-portivo desta natureza? Não existe espaço su-ficiente junto do estádio para fazer renascer onosso saudoso Pavilhão Gimnodesportivo deLeiria?

Nesta edição dos Ecos de Verde Pino, queorgulhosamente escrevo para o Diário de Lei-ria, apresento uma fotografia do nosso fotó-grafo Fabião, o profissional que na imagem,melhor retratou o concelho de Leiria. As suasfotografias são história importante. São o ga-rante de muitos registos que, através da sua

lente, ficaram para o nosso fundo local, paraque as gerações vindouras possam apreciar eanalisar a história de um século de grandestransformações.

O antigo Pavilhão Gimnodesportivo de Leiriafoi inaugurado em Novembro de 1969, aindano tempo do Estado Novo. Faria neste mês,precisamente no dia 18, os seus 45 anos. Aquifica o registo da sua memória, pedindo aosnossos governantes que repensem o seu re-nascimento na nossa cidade. Faz falta. A nos-

talgia remete-nos para os tempos de boas vi-vências desportivas e culturais, onde a socie-dade se encontrava e vivia em festa, mesmonos seus bancos frios de cimento de boa me-mória. Também para o respeito. Os arquitectosque o projectaram foram Camilo Korrodi e Cé-lio Cantante, mas a iniciativa surgiu do Fundode Fomento do Desporto, numa construçãoque só foi possível porque o terreno foi ofere-cido pela Câmara. Agora, como ficamos? Nestemês de Novembro, aqui fica a homenagem. |

Pavilhão Gimnodesportivo de Leiria, a memória

JoaquimSantosJornalista

FUNDO FABIÃO - ARQUIVO DO MIMO/CML

Não devemos esquecerque falamos de soldadosda paz, que dão até a suaprópria vida e de que anossa responsabilidade édotar das melhores con-dições

Mário Pinto

A Câmara Municipal de Portode Mós surge na quarta posi-ção no ranking dos 308 muni -cípios com melhor Índice deTransparên cia Municipal, atrásde Alfândega da Fé, Carregal doSal e Torres Novas que ocupamos primeiros três lugares.

O Índice de TransparênciaMunicipal, divulgado pela pri-meira vez no ano passado, ana-lisa a divulgação de informaçãopelos municípios através daanálise de 76 parâmetros pre-sentes em ‘websites’ de Câma-ras Municipais.

Na sétima posição do ran-king surge a Câmara da Mari-nha Grande, que na edição doano passado estava no 261º lu-gar. Na lista deste ano, encon-tramos a câmara de Leiria, quesaltou do 115º lugar para a 21ªposição.

Para este ranking, a Transpa-rência e Integridade AssociaçãoCívica (TIAC) considerou como“aceitável” os ‘websites’ de mu-nicípios que disponibilizam en-

tre 25 a 50 por cento de infor-mação considerada determi-nante e menos de 25 por centoda informação considerada im-portante.

Sem surpresasJoão Salgueiro, presidente da

Câmara Municipal de Porto deMós, diz não ter ficado sur-preendido com a classificaçãodo município, atendendo “à po-lítica de transparência que vemsendo implementada na autar-quia nos últimos anos”.

“No ano passado já estáva-mos bem classificados, só queo nosso site estava em refor-mulação. Contudo, temos aconsciência do trabalho que te-mos realizado em termos detransparência municipal, por-que as pessoas têm obrigaçãode saber onde são aplicados osimpostos que pagam. Este ín-dice, do meu ponto de vista,não pode ser dissociado do rá-cio económico-financeiro domunicípio, e nesta vertentetambém estamos bem”, afirmao autarca de Porto de Mós.

Álvaro Pereira, presidente daCâmara da Marinha Grande,destaca o facto de o municípioque lidera ter subido da 216ªposição na edição do ano pas-sado para a sétima.

“Não fiquei nada surpreen-dido com a posição que a au-tarquia ocupa em relação aoíndice de transparência, o quedemonstra que os serviços ca-marários estão a trabalhar beme que nada temos a esconder”,frisa o socialista.|

Porto de Mós no topodas câmaras com melhorÍndice de TransparênciaAutarquias Município de Porto de Mós surge na quarta posição no ranking das308 autarquias do Índice de Transparência. Na cauda surge Castanheira de Pera

Município de Porto de Mós é, na região, o que está melhor posicionado no ranking nacional

SEXTA-FEIRA | 7 NOV 2014 | 09

Leiria | RegiãoDetidos por mandados de detençãoTrês homens, com 30, 35 e 41 anos, foram detidos pelaPSP de Leiria, em virtude de contra eles existirem manda-dos de detenção e condução emitidos pelo Tribunal Judi-cial da Comarca de Leiria.

FÁTIMA A Federação Portu-guesa de Associações de De-senvolvimento Local - A MinhaTerra e a Confagri Confedera-ção Nacional das Cooperativase do Crédito Agrícola de Por-tugal (Confagri), assinaram emFátima, um protocolo de cola-boração.

O protocolo visa estabelecerum processo de colaboraçãoregular e de parceria privile-giada, “visando o desenvolvi-mento dos territórios rurais,através da realização de acçõesconjuntas e do reforço dacapa citação operacional dasduas entidades e das suas or-ganizações associadas”.

“A partilha de informação,consulta e troca de experiên-cias serão acções privilegiadas,

em áreas como a implemen-tação de políticas com incidên-cia nos territórios rurais, divul-gação de incentivos aos secto-res agrícola, agroalimentar eflorestal, bem como de outrasactividades de carácter econó-mico e social, desenvolvidas noespaço rural”, refere o docu-mento, assinado durante umEncontro Nacional de Técni-cos, que teve lugar no HotelSteyler, em Fátima.

O documento pretende pro-mover as relações de coope-ração entre as organizações as-sociadas das duas entidades eimpulsionar a prestação deser viços de aconselhamentotécnico e co-organização deacções de formação profissio-nal, semináriose colóquios.|

Federação A Minha Terrae Confagri assinamprotocolo de cooperação

ASSOCIATIVISMO O Museude Arte Sacra e Etnologia, emFátima, promove no dia 20 deNovembro um jantar-confe-rência com a presença da irmãÂngela Coelho, vice-postula-dora da Causa de Beatificaçãoda Irmã Lúcia (vidente de Fá-tima).

A iniciativa, em parceria coma liga de amigos do museu, temcomo tema “Irmã Lúcia, pri-meira peregrina da Cova daIria” e realiza-se a partir das20h00, no hotel Pax.

As reservas podem ser feitasatravés do telefone 249539470,do endereço eletrónico [email protected] ou

em http://masefatima.blogs-pot.com.|

Jantar-conferênciacom a irmã Ângela Coelho

Documento foi assinado numa unidade hoteleira de Fátima

No ano passado, a Câ-mara de Leiria ficouem 115.º lugar no Ín-dice de TransparênciaMunicipal, subindoagora para o 21.ºposto. A classificaçãorealizada por uma en-tidade independentevem reconhecer o es-forço crescente da au-tarquia em fornecerinformação transpa-rente, na certeza deque na esfera públicahá sempre uma obri-gação em prestar con-tas aos munícipes. Areformulação da pá-gina do município e dealguns procedimentosinternos contribuírampara esta classificação,sendo que todos te-mos consciência deque o esforço para ga-rantirmos um municí-pio transparente ésempre um processoque não está finali-zado. Há sempre quefazer mais e melhor”.

Raul CastroPresidente daCâmara de Leiria

Leiria subiuno ranking

Nas primeiras 20posições do rankingaparecem os municí-pios de Porto de Móse da Marinha Grande. Autarquia leirienseocupa a 21ª posição

Ranking da regiãoAutarquias PosiçãoAlcobaça 251ª

Alvaiázere 140ªAnsião 22ªBatalha 29ªBombarral 134ªCaldas da Rainha 107ªCastanheira de Pera 281ª Figueiró dos Vinhos 153ªLeiria 21ªMarinha Grande 7ªNazaré 163ªÓbidos 133ªPedrógão Grande 246ªPombal 26ªPeniche 182ªPorto de Mós 4ªOurém (Santarém) 33ª

Ângela Ferreira é a convidadapara presidir ao jantar

SUGERIMOS QUE VISITE HOJE…

CONCURSOO Centro de Cul-tura e Desporto Escola de Judode Pombal e a Associação Tex-tos Alinhavados, associação ju-venil das artes do espectáculo,

irão instalar a sua sede socialem antigas escolas primária doconcelho que a câmara dePombal cedeu gratuitamente.

O executivo deliberou ceder

à Escola de Judo uma das salasda antiga EB1 do Casal FernãoJoão (Pombal), para aí funcio-nar a sua sede social. Uma ce-dência que surge depois de a

autarquia ter cedido, ao mesmoCentro de Cultura e Desporto,a EB1 dos Mendes, em Novem-bro de 2013, mas que nuncachegou a ser ocupada. A au-tarquia deliberou ceder à As-sociação Textos Alinhavados –Associação Juvenil das Artesdo Espectáculo, a antiga escolaprimária de Murtais (Santiagode Litém). |

Associações instalam-seem antigas escolas

Orlando Cardoso

Uma casa de habitação no cen-tro da sede de freguesia de Ver-moil vai ser demolida devidoao perigo de ruína que apre-senta, segundo foi avaliado nolocal pelo Comandante Ope-racional Municipal, presidenteda Junta de Freguesia e umacomissão de vistoria da câmarade Pombal. A demolição surgedepois de os proprietários te-

rem procurado várias alterna-tivas para recuperar aquela ha-bitação que herdaram dos seuspais. No entanto, devido à suasituação económico-financeiraa decisão recaiu na demoliçãodo imóvel para evitar riscos.

A decisão permitirá alinharum novo muro, perfilando-ocom as edificações contíguas ecom maior afastamento, o queproporcionará o alargamentodo passeio público.

De acordo com o auto de vis-toria, o edifício “encontra-se emmuito mau estado de conser-vação, apresentando evidentesproblemas ao nível estrutural”,como o desmoronamento deuma parede estrutural e o abas-timento e deformação da co-bertura, colocando em risco asegurança de bens e pessoas”.

A comissão de vistoria con-cluiu que “a sua estrutura é ir-recuperável” considerando a“recuperação do edifício tecni-camente impossível”. |

Habitação demolidadevido a perigode ruínaVermoil Vistoria concluiu que estrutura da habitaçãoé “irrecuperável”, pelo que foi decidido que será demolida

Demolição permitirá perfilar casa com edificações contíguas

10 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

Pombal

DESPORTO Proporcionandoaos alunos “actividades moti-vadoras, aliando a vertente pe-dagógica ao aspecto lúdico” éum dos objectivos do InstitutoD. João V que passou a dispo-nibilizar uma Academia de Na-tação a funcionar na sua pis-cina.

“Depois de uma triagem dosjovens inscritos, a escola deter-minou a inclusão dos mesmosnuma turma de adaptação aomeio aquático ou numa turmade aprendizagem / aperfeiçoa-mento da natação”, refere AnaLourenço, relações públicas doInstituto, acrescentando que“sendo a saúde e o bem-estardos alunos uma preocupaçãoacrescida”, a escola “fomenta aprática da actividade física re-gular e contínua, entendendo-a como um hábito de vida sau-dável e uma forma prioritáriade combate a problemáticasinerentes à vida da sociedademoderna, como a obesidade, osedentarismo ou uma alimen-tação menos equilibrada”.

A escola considera que está,ainda, em vista a formação e aparticipação em competições.

“A vontade que os alunos re-velam em aprender a nadare/ou aperfeiçoar as suas per-formances no âmbito destamodalidade desportiva e as ex-

celentes condições que a pis-cina do Instituto D. João V ofe-rece são factores favoráveis aosucesso desta Academia”, refe-riu a professora CatherineGrilo.

Por sua vez, Catarina Santosenfatizou os diferentes objecti-vos que a iniciativa serve: “pro-mover hábitos de vida saudá-veis; dar resposta às motiva-ções dos alunos no que diz res-peito às actividades lúdicas edesportivas; potenciar a apti-dão física; desenvolver a for-mação e a competição no do-mínio da natação e, não menosimportante, desenvolver umaactividade capaz de contribuirpara estimular o gosto pela es-cola”. |

Instituto D. João V motivaalunos com natação

Encontram-se já inscritosquatro dezenas de alunos

A Missão Sorriso, desenvolvidapelo hipermercado Continente,que anualmente angaria verbaspara projectos sociais, atravésda venda de materiais didácti-cos da mascote Leopoldina, re-gressa este ano com 13 propos-tas a concurso em Leiria.

Entre criação de espaçospara actividades ocupacionaisdestinadas ao seniores, oucam panhas de sensibilizaçãosobre obesidade infantil, pas-

sando pelo transporte gratuitopara sessões de reabilitação, oua implementação de boas prá-ticas nos hospitais para senio-res internados são alguns dosprojectos que estão a concurso.

Ao longo de vários anos, aMissão Sorriso tem vindo a tra-balhar com médicos e profis-sionais de saúde para umamaior humanização dos servi-ços e para a prestação de ummelhor serviço técnico, através

da doação de equipamento.Através da venda de produ-

tos da Leopoldina nas lojasContinente, entre outras for-mas de angariação, a MissãoSorriso doa verbas que são uti-lizadas em projectos que pro-movem a melhoria da quali-dade de vida de crianças, se-niores e famílias carenciadas.

A Missão Sorriso começoupor apoiar uma instituição em2003, depois alargou a actua-ção a unidades pediátricas e,em 2011, apoiou Agrupamentosde Centros de Saúde e institui-ções de solidariedade social.Nos últimos 11 anos, contribuiucom mais de 9 milhões de eu-ros, que se traduzem em equi-pamentos hospitalares, mate-riais diversos de apoio a crian-ças e seniores e ainda em pro-dutos básicos de alimentaçãoe higiene. |

Leiria apresenta 13propostas à Missão SorrisoProjectos Missão Sorriso tem as votações abertas e pretende doar verbas emprojectos nacionais que visam melhorar a qualidade de vida da população

Missão Sorriso angaria verbas através da venda de materiais di-dácticos da mascote Leopoldina

AcademiaCultural e So-cial de Maceira 

Nome do projecto+ Mover + ViverLocalidadeMaceira, LeiriaDescriçãoReformar e equipar oespaço físico da Acade-mia para criar um localpara reabilitação psico-motora na instituição

Cruz Vermelhade Pombal

Nome do projectoBalança AmigaLocalidadePombalDescriçãoSinalizar as crianças emrisco, acompanhar emconsulta de nutrição esensibilizar os encarre-gados de educação e apopulação em geral

Orfeãode Leiria

Nome do projectoComo a água que corre:oficina de artesLocalidadeLeiriaDescriçãoMusicoterapia e deDança Criativa paracrianças com multidefi-ciência, autismo e insti-tucionalizadas

Associaçãode ParalisiaCerebral

Nome do projectoCuidar de ti sobre rodasLocalidadeLeiriaDescriçãoGarantir transportepara sessões de reabili-tação e actividades te-rapêuticas, evitar ab-sentismo dos familiaresao trabalho e garantirapoio ao domicílio

AssociaçãoBem Estarde Parceiros

Nome do projectoEm Busca dos SentidosLocalidadeParceiros, LeiriaDescriçãoCriação de uma sala deSnoezelen, multissenso-rial, com equipamentosespecíficos que permi-tem estimular os váriossistemas sensoriais

Centro SocialNossa Senhorada Piedade

Nome do projectoO Outro Ladodo EstáticoLocalidadeMonte Redondo, LeiriaDescriçãoPermitir o trabalho indi-vidual no idoso, aumen-tar a autonomia e auto--confiança, e diminuir assequelas de acidentescognitivos e físicos

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 11

REGIÃO

Paramédicosde CatástrofeInternacional

Nome do projectoSOS CriançasLocalidadeLeiriaDescriçãoDar prioridade à saúdeda população infantil lo-cal, em articulação comas políticas sociais cria-das no município paratornar mãos efectivasas intervenções para osproblemas da popula-ção

CentroHospitalarde Leiria

Nome do projectoPIAPACCOLocalidadeLeiriaDescriçãoTratamento de criançascom excesso de peso eobesas e intervenção nasua prevenção, promo-vendo estilos de vidassaudáveis

Ass. de Desen-volvimentode Peniche

Nome do projectoPlantar e ColherSorrisosLocalidadePenicheDescriçãoDesenvolver um pro-grama de competênciaspessoais e sociais decrianças dos 6 eas 12anos em situação degrave risco social

Ass. Nacionalde Animaçãoe Educação

Nome do projectoProjecto Educaçãoe SaúdeLocalidadeCaldas da RainhaDescriçãoServiço gratuito pres-tado nos jardins-de-in-fância por técnicos eque visa uma interven-ção de natureza socio--educativa e terapêutica

Cruz Vermelhade Leiria

Nome do projectoProjecto PARLocalidadeLeiriaDescriçãoPromover junto da po-pulação sénior das fre-guesias de Santa Cata-rina da Serra e Chainçao envelhecimento ac-tivo, através de activida-des ocupacionais

CentroHospitalardo Oeste

Nome do projectoProjecto Pára…QuedasLocalidadeOesteDescriçãoImplementação de boaspráticas, com medidasde avaliação do risco dequeda, prestação decuidados de saúde numambiente seguro paraseniores internados

Lar SãoFrancisco

Nome do projectoSENTEaMENTELocalidadeLeiriaDescriçãoCriar uma sala poliva-lente para a realizaçãode actividades de fisio-terapia personalizada,de musicoterapia e deestimulação cognitivo-sensorial junto dos se-niores

HOJE NA REGIÃO

Região assinalaMagustoHoje, às 14h30, no parque doMercado Municipal de Alco-baça, realiza-se mais umaedição do Magusto Sénior. Para além da tradicional cas-tanha assada e da água-pé, oMagusto conta ainda comum desfile onde participamos utentes das instituições deapoio ao idoso. Caso as condições meteoro-lógicas não sejam as favorá-veis a actividade realiza-se noMercoAlcobaça. No Bombarral, o edifício dos‘Universitários 50+’ recebe oMagusto Sénior, pelas 12h00.Antes, às 10h30, é realizadauma caminhada na MataMunicipal.Já no Museu Dr. JoaquimManso, na Nazaré, o SãoMartinho é assinalado pelas10h00, com uma visita aoMuseu do Vinho de Alcobaça,e, cerca de uma hora depois,uma visita à exposição ‘Ta-bernas da Nazaré’.

Alcobaçasensibiliza paralimpeza urbana‘Até quando está disposto atolerar que os outros sujemo que também é seu?’ dá omote para uma campanhade sensibilização ambientaldedicada à limpeza urbanaque a câmara de Alcobaçaestá a desenvolver junto dasescolas do primeiro ciclo atéao próximo dia 19.

PRÓXIMOS DIAS

João LoboAntunes abre onovo anolectivo do IPLJoão Lobo Antunes, neuro-cirurgião e professor de me-dicina, é o convidado dehonra do Instituto Politéc-nico de Leiria (IPL) para asessão solene de abertura donovo ano lectivo, amanhã, apartir das 10h30, no auditó-rio da Escola Superior de Ar-tes e Design das Caldas daRainha. Nesta sessão inter-virá igualmente o secretáriode Estado do Ensino Supe-rior, José Ferreira Gomes.No evento serão distribuídosos Prémios IPL – Mérito En-

sino Secundário 2014/2015aos estudantes e respectivasescolas, e os prémios doconcurso Poliempreende, eserão ainda homenageadostodos os colaboradores doIPL com 25 anos de traba-lho.

CompositorNino Rotano CCC

O compositor italiano NinoRota vai estar na próximaquinta-feira, pelas 21h30, noCentro Cultural e de Con-gressos das Caldas da Rai-nha.

Ourém assinalaDia Mundialda Diabetes

O Centro Comunitário deVoluntariado de Ourém rea-liza, na próxima sexta-feira,dia 14, uma actividade co-memorativa do Dia Mundialda Diabetes, entre as 09h30e as 16h30. Na iniciativa, quepretende sensibilizar para adoença e divulgar informa-ção, está prevista a avaliaçãoda tensão arterial, glicemia,índice de massa corporal eperímetro abdominal, e dorisco de desenvolver diabe-tes. A entrada é livre.

Museuda Nazaréassinala DiaNacionaldo Mar Inserida nas comemoraçõesdo Dia Nacional do Mar, oMuseu Dr. Joaquim Manso,na Nazaré, recebe na pró-xima sexta-feira, pelas15h00, a tertúlia ‘Pescandona praia do Norte: ‘O Corri-mão’. Trata-se de uma ini-ciativa que conta com a co-laboração da UniversidadeSérnior da Nazaré.

‘Rádio Cabaret’na Casada Culturada Marinha A Casa da Cultura – TeatroStephens, na MarinhaGrande, recebe, no próximosábado, pelas 21h30, a peçade teatro ‘Rádio Cabaret’, deKarl Valentin, com encena-ção de Gil Salgueiro Nave. |

REGIÃO

12 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

CALDAS DA RAINHA O Sin-dicato dos Enfermeiros Portu-gueses (SEP) acusou o CentroHospitalar do Oeste de contri-buir para a precarização dosenfermeiros ao aceitar profis-sionais contratados a reciboverde, por uma empresa, masa administração nega respon-sabilidades no vínculo contra-tual.

Em causa está a alteração do

vínculo contratual de 35 enfer-meiros que prestam serviço noCentro Hospitalar do Oeste(CHO), nas Caldas da Rainha,Torres Vedras e Peniche, atra-vés de contratação externa àTónus e que, segundo o SEP, “apartir de 1 de Dezembro dei-xam de ter contrato e passama recibo verde”, disse à agênciaLusa Rui Marroni, da direcçãoregional de Leiria daquele sin-

dicato.Contactado pela Lusa, o pre-

sidente do conselho de admi-nistração do CHO, Carlos Sá,refutou as acusações subli-nhando que “o tipo de vínculocontratual entre a empresa e osenfermeiros é da exclusiva res-ponsabilidade da Tónus etranscende as competências”do Centro Hospitalar.

O administrador esclareceu

ainda que “para colmatar as ne-cessidades na área de enferma-gem” foi aberto um concurso“para a prestação de serviçosem várias áreas”, entre as quaisenfermagem, mas sublinhouque o mesmo foi efectuado “noquadro legal vigente”, o quenão pressupõe qualquer orien-tação sobre o vínculo entre aempresa contratante e os tra-balhadores.|

Sindicato acusa Centro Hospitalar de precarizar enfermeiros

A unificação dos serviços de Or-topedia das Caldas da Rainha ede Torres Vedras resultou numaumento de cirurgias e consul-tas e na redução das listas deespera, divulgou o Centro Hos-pitalar do Oeste.

“A lista de espera para con-sulta diminuiu em 78,6%, desdeDezembro de 2012 até ao finaldo mês de Outubro de 2014, oque significa que há menos1.784 utentes a aguardar porconsulta de Ortopedia”, divul-gou o Centro Hospitalar doOeste (CHO).

Os dados resultam da unifi-cação dos serviços de Ortope-dia dos hospitais das Caldas daRainha e de Torres Vedras, nasequência da junção daquelesdois hospitais e do hospital dePeniche no Centro Hospitalardo Oeste, criado em Outubrode 2012.

A fusão previa a repartiçãodas especialidades pelos várioshospitais o que no caso do daortopedia implicava o encerra-mento do serviço na unidadedas Caldas da Rainha e a suacentralização na unidade deTorres Vedras, o que se verificougradualmente a partir do iníciode 2013.

De acordo com os dados di-vulgados pelo CHO, antes daunificação dos serviços, em De-

zembro de 2012, a lista de esperapara consulta somava 2.134 ins-critos nas Caldas da Rainha e136 em Torres Vedras, ou seja,2270 pessoas no total.

Depois da unificação, entreDezembro de 2012 e Outubrode 2014, a lista de espera foi re-duzida para 486 inscritos.

“A lista de inscritos para ci-rurgia também assistiu a umdecréscimo de 51,2%, perfa-zendo menos 241 utentes aaguardar por uma intervençãocirúrgica”, refere o CHO no ba-lanço enviado às redacções.

Ou seja, em Dezembro de2012 estavam inscritos para ci-rurgia ortopédica 338 utentes

nas Caldas da Rainha e 133 emTorres Vedras, número que, noúltimo mês de Outubro tinhareduzido para um total de 230inscritos. De acordo com oCHO “o tempo médio de res-posta aos pedidos de consultapelos cuidados de saúde pri-mários também evoluiu favo-ravelmente”.

Em 2012, na unidade das Cal-das da Rainha, “o tempo médiode resposta para consulta deOrtopedia posicionava-se nos450 dias”, enquanto na unidadede Torres Vedras “rondava os33 dias”, pode ler-se no comu-nicado. Actualmente, acres-centa o documento, “o tempo

médio de resposta para con-sulta de Ortopedia no CHO po-siciona-se nos 19 dias, na uni-dade de Caldas da Rainha, e nos31 dias, na unidade de TorresVedras”. Segundo o CHO houveainda uma diminuição da de-mora média de internamentopara os utentes das Caldas daRainha, de 13,2 dias, em Dezem-bro de 2012, antes da centrali-zação do internamento de Or-topedia na Unidade de TorresVedras, para 5,5 dias, em Outu-bro de 2014.

Já na unidade de Torres Ve-dras verificou-se uma subidado tempo médio de interna-mento, de 5,4 dias em Dezem-bro de 2012 para os actuais 5,5dias.

Para a administração doCHO, estes resultados “de-monstram que a concentraçãoda actividade cirúrgica progra-mada e do internamento naUnidade de Torres Vedrastrouxe ganhos em saúde bas-tante significativos para osutentes da região Oeste”, con-clui o comunicado enviado àsredacções. O CHO serve as po-pulações das Caldas da Rainha,Torres Vedras, Peniche, Óbidos,Bombarral, Cadaval, Lourinhãe de parte dos concelhos de Al-cobaça e de Mafra, servindomais de 292.500 pessoas.|

Dominuição de lista de espera diminuiu 78,6 porcento

Unificação da Ortopediado CHO aumenta cirurgiase reduz listas de esperaCentro Hospitalar do Oeste Responsáveis pela unidade referem que unificaçãopermitiu aumento de cirurgias e redução de listas de espera

ARQUIVO

Pombal festeja feriado municipalComemorações Feriado Municipal de Pombal assinala-se hoje, com uma cerimónia solene. Destaque vai para acondecoração ao antigo autarca, Armindo Carolino

ESPECIALDIA DO MUNICÍPIO DE POMBAL

Não pode ser vendido separadamente

Director Adriano Callé Lucas Edição 11 de Novembro de 2014 Terça-feira

Orlando Cardoso (textos)

Com um programa que con-templa um “conjunto de acti-vidades transversais a todas asgerações”, Pombal festeja hojeo seu Feriado Municipal em

honra do padroeiro São Mar-tinho. Um programa que játeve início na sexta-feira à noitee que culminará logo mais, aofinal da tarde, com um ma-gusto popular no quartel dosBombeiros Voluntários.

O ponto alto acontecerá ameio da manhã com a realiza-ção da tradicional sessão so-lene onde o Município distin-guirá pombalenses com Honrae Mérito Municipal.

O destaque vai para a con-

decoração, com a Medalha deHonra grau Ouro, ao antigopresidente da Câmara Muni-cipal, Armindo Lopes Carolino.Um socialista que tem dedi-cado os últimos anos ao mo-vimento rotário, onde foi Go-

vernador do Distrito Rotário1970 e é vice-presidente doconselho de administração daFundação Rotária Portuguesa.

Do programa consta, ainda,a apresentação do novo ‘Par-que de Máquinas e Oficinas’ do

município que, resultando deum investimento a rondar osdois milhões de euros, propor-cionará melhores condiçõesaos colaboradores do municí-pio e aos serviços prestadosaos cidadãos.|

São dez as medalhas de Honra,Prestígio e Mérito Municipalque a câmara de Pombal en-trega, no decorrer das cerimó-nias do Dia do Município. Odestaque vai para o socialistaArmindo Lopes Carolino quepresidia à autarquia, em 1993,quando o social-democrataNarciso Mota venceu as elei-ções e assumiu a cadeira do po-der local.

Pelo “exemplar percurso devida que se constitui comouma referência e um exemploa seguir”, a Câmara Municipalatribuiu a Medalha de Prestigioe Carreira a Monsenhor Có-nego Manuel Leal Pedrosa, de82 anos e natural da Ilha (Pom-bal). Actualmente é director doDepartamento de Arte e Patri-mónio da Diocese de Coimbra,que concilia com a direcção daLivraria Cultura e Fé.

Mérito EmpresarialCom a Medalha de Mérito

Municipal Empresarial, grauouro, será distinguida a Trans-portes Central Pombalense(TCP), com 50 anos de activi-dade. Uma empresa, sedeadanas Meirinhas e filiais em Lis-boa e Porto, e que possui ac-

tualmente uma frota de cercade 250 viaturas e empregacerca de 300 pessoas.

A câmara reconhece o seu“desempenho e desenvolvi-mento, local, nacional e inter-nacional” bem como a sua“exemplar acção desenvol-vida”. Idêntica distinção, masem grau prata, será entregueao empresário Virgílio das Ne-ves Rosa, fundador da empresaArtebel, sedeada na freguesiade Meirinhas, e com segundaunidade fabril na freguesia dePelariga, em Pombal. Ao longodos anos, o empresário temmanifestado uma preocupaçãoem contribuir para o desenvol-vimento social local apoiando

instituições de carácter social,cultural e desportivo, de diver-sas formas.

Mérito Culturale Desportivo

Aos 75 anos, o pombalenseLuís Fernando Marques Fariaserá distinguido com a Meda-lha de Valor Desportivo (grauprata) pelo seu “elevado sen-tido de entrega ao serviço dopróximo e da sua comunidadee pela exemplar acção desen-volvida em prol do desporto anível local, regional e nacional”.

Com o mesmo galardão, acâmara distingue a equipa fe-minina Sub-16 de basqueteboldo Núcleo do Desporto Ama-

dor de Pombal. Pelos “distintos serviços

prestados à cultura, à históriae ao conhecimento”, o muni-cípio deliberou atribuir a MariaLuis Rodão Brites, de 80 anos,a Medalha de Mérito Munici-pal - Cultura, grau prata.

‘Colégios’ com prataReconhecendo o “contributo

inestimável” que têm dado naformação dos jovens de Pom-bal e nas suas missões “forte-mente assentes num serviçopúblico de educação”, o execu-tivo deliberou atribuir ao Insti-tuto D. João V, Colégio João deBarros e Colégio Cidade Roda,a Medalha de Mérito Cultural,Grau Prata. “Ao longo da suaactividade, preparou os seusalunos com competências parao desempenho de várias acti-vidades profissionais, comcompetências desportivas, ar-tísticas, culturais não descu-rando sempre as preocupaçõesde cariz solidário”, enaltece aCâmara Municipal.

O Colégio Cidade Roda, im-plantado na freguesia da Redi-nha. “Um quarto de século aoserviço da educação, vivencia-dos num ambiente de pertençae de partilha, sempre na pro-cura da construção do conhe-cimento, permitiram transfor-mar muitas crianças em adul-tos bem formados e bem-su-cedidos, profissional e social-mente, como o seu mentor umdia sonhou”, pode-se ler no seuhistorial. |

Personalidadese instituiçõeshomenageadasDistinções Câmara de Pombal atribui hoje medalhas de honra, mérito eprestígio a 10 personalidades e instituições

Equipa feminina Sub-16 de basquetebol sagrou-se campeã nacional na época passada

PALAVRAA Câmara Munici-pal aproveita as comemora-ções do Dia do Município paraapresentar o novo edifício des-tinado a Parque de Máquinase Oficinas, resultante de um in-vestimento a rondar os doismilhões de euros. O edifício,que se distribuiu por três pisos,foi construído de raiz no Par-que Industrial Manuel daMota.

O novo equipamento pre-tende, não só disponibilizarum espaço moderno aos res-pectivos colaboradores, mastambém proporcionar melho-res condições de higiene e se-gurança no trabalho.

O edifício “desenvolve-se emtrês pisos assente num parale-lepípedo, com circulação rodo-viária à sua volta, fun cionandocomo uma ‘rotunda’ e com res-postas a várias funções”, refereo arquitecto responsável peloprojecto, Reis de Figueiredo.

Entre aquelas várias funçõesencontram-se uma zona deestacionamento no “piso semienterrado” que será acedidoatravés de rampas, de chegadae partida, permitindo que omesmo se faça sem perturba-ção das outras funções, comoa zona de oficinas e de módu-los oficinais que ocupará opiso zero, coexistindo com umcorpo de sanitários / balneá-rios, cozinha e refeitório. Opiso superior (+1) será desti-nado a escritórios.

De referir que na zona ofici-nal funcionarão, de forma in-dependente, os vários m ó dulosdestinados à mecânica / ma-nutenção, carpintarias, serra-lharias, pinturas, arrecadaçãode material do sector de viação,entre outras.

O parque disporá, ainda, deum posto de abastecimento decombustíveis e uma zona delavagem de veículos, designa-damente camiões e máquinas.

Segundo informação do Ga-binete de Apoio à Presidênciada Câmara Municipal, aqueleinvestimento “representa umaimportante melhoria da quali-dade das oficinas e das suascondições e funcionalidade,que permitirão às equipas doServiço de Manutenção, RedeViária, Recolha de ResíduosSólidos Urbanos, Oficinas deSerralharia, Mecânica e Car-pintaria, Pinturas e Armazémde sinalização passar a ter asua base neste novo edifício”.

O novo edifício substituirá oactual parque de máquinas eoficinas localizado junto ao IC2na zona de entrada Norte à ci-dade que, após a sua desacti-vação, deverá ser demolidopermitindo o prolongamentodo corredor ribeirinho para-lelo ao rio Arunca. |

Investimentode dois milhões de eurosem novo parquede máquinas e oficinas

Edifício vai ser inaugurado hoje

A câmara presidida pelo so-cial-democrata Diogo Ma-teus aprovou, por unanimi-dade, atribuir a Armindo Ca-rolino, a Medalha de Honra(Ouro), reconhecendo “o seusentido de entrega ao serviçodo próximo e da sua comuni-dade e pela acção desenvol-

vida em prol do concelho edas suas freguesias”.“A entrega e disponibilidade ea nobreza no desempenhodas missões autárquicas e as-sociativa são merecedoras derelevo e distinção”, consideraa proposta aprovada peloexecutivo.

Armindo Carolinorecebe Medalha de Honra

ESPECIAL DIA DO MUNICÍPIO DE POMBAL

14 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

Novo espaço“representa umaimportante melhoriada qualidade das ofici-nas e das suas condi-ções e funcionalidade”,refere a câmara

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 15

ESPECIAL DIA DO MUNICÍPIO DE POMBAL

O ponto alto das comemora-ções do Dia do Município dePombal acontece hoje, a partirdas 11h00, numa sessão solenea realizar no Teatro-Cine da ci-dade. Um momento em queserão entregues as condecora-ções aos homenageados commérito municipal e honra.

O programa comemorativodo feriado municipal terá iníciopelas 09h00, com a recepçãoàs entidades oficiais e o hasteardas bandeiras nos Paços doConcelho. Segue-se a partidapara o passeio de carros anti-gos, numa organização da 4AS– Associação de Amigos dosAutomóveis Antigos de Pom-bal.

Pelas 09h30 será celebradamissa em honra de São Marti-nho, abrilhantada pela Filar-mónica Artística Pombalense,na Igreja do Cardal. No final daeucaristia decorrerá, no Largodo Cardal, a cerimónia de bap-tismo e colocação dos pin’s aosnovos sócios do Grupo MotardMarquês de Pombal.

Após a sessão solene, queserá antecedida por uma ar-ruada pela Filarmónica Artís-tica Pombalense, decorrerá,também no Teatro-Cine, a ac-tuação do Coro MunicipalMarquês de Pombal.

O programa prossegue noParque Industrial Manuel daMota com a apresentação do

novo Parque de Máquinas eOficinas da Câmara Municipal,onde terá lugar uma tarde deconvívio e de confraternizaçãoanimada com as actuações doRancho Típico de Pombal e doorganista Graciano Ricardo.

As actividades comemorati-vas do Dia do Município en-cerram com o tradicional ma-gusto popular no quartel-sededos Bombeiros Voluntários dePombal. |

Sessão solene do Diado Município no teatro-cinePrograma Sessão solene realiza-se hoje, a partir das 11h00, no teatro-cine de Pombal e terminacom o tradicional magusto

Sessão solene de 2013 foi marcada pela condecoração do ex-autarca, Narciso Mota

Do programacomemorativo constaa apresentação donovo Parque deMáquinas e Oficinasda Câmara Municipalde Pombal

São Martinhoe o Feriado MunicipalTradição Pombal apresenta uma estreita ligação a São Martinho e desde osfinais do século XIII possui uma ermida de invocação a este mesmo Santo

Segundo Nelson Pedrosa, odia de São Martinho “é invo-cado nas cerimónias religio-sas, e o seu espírito de solida-riedade lembrado, quantomais não seja, através do re-lato do episódio da partilhada sua capa com um men-digo; mas de resto, e por todo

o lado, as pessoas andam ab-sorvidas nas actividadesmencionadas nos provérbiossobre este dia, onde não faltaos tradicionais magustos ebailes populares, tão própriosdesta época do ano quechama à memória, e ao pala-dar, as castanhas e a água-pé”.

São Martinho invocadonas cerimónias religiosas

ESPECIAL DIA DO MUNICÍPIO DE POMBAL

16 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

O dia de São Martinho, se-gundo o calendário litúrgico, écelebrado a 11 de Novembro,solenizando a data em que esteSanto foi sepultado em Tours,França, pelo ano de 397.

São Martinho foi o primeirodos Santos não Mártires, o pri-meiro Confessor, que subiu aosaltares do Ocidente, tendo pre-valecido durante toda a IdadeMédia e até uma época nãomuito longínqua, como o santomais popular de França.

Nelson Pedrosa, técnico su-perior de História da Arte daCâmara de Pombal, refere quea “sua generosidade e humil-dade, aliadas a uma enormefama de milagreiro fizeram deleum dos santos mais adoradosda população e ainda hoje oseu espírito de partilha é fontede inspiração”.

Segundo aquele Mestre emDocumentação e InformaçãoArquivística, “efectivamente,Pombal apresenta uma estreitaligação a São Martinho, quedesde finais do século XIII pos-sui uma ermida de invocaçãoa este mesmo Santo, quecrendo-se edificada por D. Di-nis, foi nesta mesma ermidaque se assinalaram as pazescom seu filho o Infante D.Afonso, futuro Rei de Portugal,no ano de 1323, por intermédioda Rainha Santa Isabel”. “A pró-pria história local remete-nospara a importância e a vocaçãocrescente que a paróquia deSão Martinho deteve ao longodos anos, levando mesmo àanexação de todas as outras docimo da vila, Santa Maria doCastelo e São Pedro, antigasmatrizes de Pombal”, adianta.

Porém, ao contrário do quehoje sucede, a data estabelecidapara o feriado municipal era odia 24 de Junho. “Sabe-se quenaquele dia não se realizavamquaisquer festas tradicionais,limitando-se as festividadesjoaninas às 'fogueiras' tradicio-nais em todo o país, ou os bai-les”, diz Nelson Pedrosa.

Conta o historiador que “em1954, o Corpo Administrativoda Câmara, no qual era presi-

dente o Dr. João Augusto dosSantos Simões Rocha, tentoualterar a data do feriado paraoutro dia que contivesse aquelacondição”. “Na verdade as Fes-tas do Bodo apresentam umatradição, não só local comotambém regional, de alguns sé-culos, que de ano para ano vêmcrescendo em brilho e na con-corrência de visitantes de todaa região”, diz.

Na opinião de Nelson Pe-drosa, “este terá sido o argu-mento em prol da fixação doferiado municipal, para a se-gunda-feira do Bodo, imediataao último domingo de Julho,por se lhe afigurar que esse diareunia os requisitos exigidospelo preceito contido na legis-lação de 1952”.

“Mas pelo que se pôde cons-tatar, esta terá sido uma batalhaárdua, que três anos mais tarde,em 1957, continuava por con-cretizar”, adianta. “Somente em1966, já no executivo do senhorFrancisco Menezes Falcão, serenovam diligências no sentidode instituir nova data para o fe-riado municipal, e assim numaconcertação com o Grémio doComércio de Pombal é delibe-rado escolher o dia 11 de No-vembro, por ser o dia consa-grado pela Igreja a São Marti-nho, padroeiro da freguesia dePombal”, conta. |

São Martinho assinala-se a 11de Novembro

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 17

REGIÃO

Margarida Alvarinhas

É um convite duplo que a câ-mara de Penacova lança aosseus munícipes e aos visitantese tem como ponto de partidaos produtos endógenos da re-gião. Por um lado o mel e osprodutos do campo, que dãocorpo à Feira do Mel e do Cam -po 2014, por outro os míscarose sarrabulho, mote para maisum mês gastronómico que se

prolonga até meados de De-zembro. Ontem, numa das uni-dades de restauração do con-celho, o presidente da câmarade Penacova, Humberto Oli-veira, fez o convite à visita, paramais dois eventos que, comoobjectivo central, têm a promo-ção do território.

O Parque Verde de Penacovaé o local de paragem entre sex -ta-feira e domingo, já que é alique se vai realizar a Feira do

Mel e do Campo, um eventoque, sublinhou Humberto Oli-veira, “tem esta forma desde2010”. Ou seja, a festa realiza-se desde há muitos anos, masapenas dedicada às castanhas,com um magusto tradicional,que leva a Penacova a Casa doConcelho em Lisboa. Mais re-centemente, o mel e os produ-tos do campo juntam-se à festaque foi transformada em feirae, este ano como novidade, vai

contar com a presença do pro-grama Portugal em Festa, daSIC. 35 expositores dão corpoao certame, mostrando e ven-dendo mel e outros produtosda região, como carnes, enchi-dos, hortícolas, doçaria con-ventual, entre outros de pro-dução essencialmente familiar.“Continuamos com o tradicio-nal magusto e a presença daCasa do Concelho de Pena-cova^”, assegura o autarca.

Mês de míscarose sarrabulho

Na feira, e pela primeira vez,além dos stands de produtoreslocais, estão também dois res-taurantes do concelho, que tor-nam possível as refeições norecinto da festa. Míscaros e sar-rabulho são os pratos de elei-ção e também o mote para ummês gastronómico que se pro-longa até 15 de Dezembro.

Um total de 13 restaurantesdo concelho aderiram à inicia-tiva que promove dois dos pro-dutos típicos do concelho edesta época do ano: o arroz demíscaros e o sarrabulho. “To-dos nós de Penacova nos lem-bramos da festa que era ir aosmíscaros”, recordou HumbertoOliveira, lembrando igualmen -te Novembro como o mês “doporco e da matança” e, comotal, do sarrabulho.

Satisfeito com a adesão queos meses temáticos estão a ter- em que se destaca, pela suaimportância no concelho, omês da lampreia e o mês dosmíscaros - o autarca de Pena-cova garante que cada vez maispessoas procuram Penacovacom o objectivo de degustar assuas especialidades, dando, as-sim, por cumprida a estratégiada autarquia que quer “promo-ver os produtos locais e o con-celho”. |

Penacova em festacom feira do campoe mês dos míscarosApresentação Autarquia liderada por Humberto Oliveira apre-sentou dois eventos que decorrem em simultâneo e dão segui-mento à estratégia de promoção do território pelo ‘prato’

Feira tem produtos endógenos da região

ANIMAÇÃO A Guarda vai ser‘Cidade Natal’ entre os dias 5 deDezembro e 6 de Janeiro,anunciou a câmara municipal,que vai promover um pro-grama natalício que incluirámuita animação, luz e cor. Se-gundo o presidente da câmara,Álvaro Amaro, que ontemapresentou em conferência deimprensa as linhas gerais doprograma de animação de Na-tal, o evento surge no segui-mento da aposta realizada noano anterior com a iniciativa‘Guarda Ar de Natal’, e pretendedinamizar a economia local eatrair visitantes até à cidademais alta do País.

"Vamos definir este ano umamarca que queremos que sefixe e que ganhe peso para areafirmação da Guarda. Nósqueremos fazer da Guarda a‘Cidade Natal'", referiu, indi-cando que as actividades na-talícias irão decorrer sob o lema‘A Guarda - o ponto mais altode Natal’.

O autarca adiantou que a ini-ciativa incluirá a montagem deuma tenda com 600 m2 na

Praça Velha, no Largo da Sé Ca-tedral, onde funcionará umapista de gelo, estará a figura doPai Natal e decorrerão outrasiniciativas como a casa do PaiNatal e actividades de anima-ção. Fora da tenda haverá ou-tras iniciativas, como uma feirasocial, divulgação de produtoslocais e o tradicional madeiro,que este ano será instaladonum local que ainda não estádefinido, uma vez que não serárealizado na Praça Velha.

A autarquia também lançouo desafio às associações doconcelho para que no últimodia da iniciativa, 06 de Janeiro,Dia de Reis, participem numespectáculo no Teatro Munici-pal, e ali "cantem as Janeiras àCâmara Municipal da Guarda".

Álvaro Amaro anunciouainda que vai pedir aos comer-ciantes para que enfeitem asmontras e aos habitantes da ci-dade "que decorem as suas ja-nelas" com motivos da quadrafestiva. "Vamos dar cor e luz aoNatal para transformarmosmesmo [a Guarda] na ‘CidadeNatal'", assumiu o autarca. |

Guarda vai ser ‘CidadeNatal’ durante 31 dias

COIMBRA A companhia deteatro O Teatrão e o Jardim Bo-tânico apresentam no dia 27 docorrente mês o espectáculo in-fantil ‘Há tempo para tudo’, emque o tempo é abordado a par-tir de diferentes perspectivas.

"O espectáculo fala essencial-mente sobre a transformaçãoe o crescimento", em que surge"não apenas o tempo cronoló-gico mas também o tempo me-teorológico", o tempo das pes-

soas e o tempo das plantas,com uma componente senso-rial vincada, explicou CláudiaCarvalho, do Teatrão.

A peça, dirigida para criançasentre os três e os seis anos, é"um trabalho de laboratório",entre quatro actores do Tea-trão e 12 alunos estagiários docurso de teatro do Colégio SãoTeotónio, que "não tem textodramático", contou.

Segundo Cláudia Carvalho,

esta é uma peça "que vive daimagem, do movimento, dossons, da música e da luz".

Por agora, o espectáculo iráestar na Oficina Municipal doTeatro - sede do Teatrão -, po-dendo depois ser apresentadono Jardim Botânico em 2015,por se ir transformando comas diferentes estações do ano.A peça "vai-se deixando in-fluenciar por cada estação",contou.

A peça, que vai estar em cenaentre o próximo dia 27 e 23 deDezembro, volta depois a serrealizada "no Verão, Primaverae Outono", explicou o directordo Botânico, Paulo Trincão. Acolaboração do Botânico surge"no conteúdo técnico-cientí-fico" criado pela instituiçãopara os seus produtos educa-tivos, em que aborda o con-ceito de tempo, sublinhouPaulo Trincão, tendo acompa-nhado a criação e construçãoda peça.A peça será exibida durante asemana para escolas e aos sá-bados terá duas sessões dedi-cadas a famílias.|

Grupo de teatro preparapeça infantil sobre o tempo

Feira do Porco e doenchido atrai milharesde visitantes a MerugeOLIVEIRA DO HOSPITALChama se ‘Bolota’ e passeou--se domingo pelo espaço daFeira do Porco e do Enchido deMeruge. Trata-se da nova mas-cote do certame e pretende apartir de agora ser um mais umsímbolo promocional daqueleque já é considerado um dosmaiores eventos lúdico gastro-nómicos do concelho de Oli-veira do Hospital e de toda aregião Centro.

O ‘Bolota’ deu se a conheceràs largas centenas de visitantesque rumaram até Meruge, ca-tivando a simpatia de miúdose graúdos, assumindo-se,desde logo, como um dos gran-des atractivos da feira. A esco-lha do nome da mascote, co-nhecido apenas nas vésperasdo certame, não foi, de resto,ao acaso, já que a bolota cons-tituiu, durante gerações, umdos principais alimentos dosporcos.

“A Feira do Porco e do En-chido não é sempre a mesmacoisa, trabalhamos para inovar,para trazer algo diferente, algo

que mexa com a populaçãoque foi o que fizemos este ano,com o lançamento desta mas-cote”, garante o presidente daJunta de Freguesia, Aníbal Cor-reia, lembrando a forte partici-pação do público na escolhado nome, o que revela, no seuentender, que este certame écada vez mais uma marca co-nhecida e uma marca que"vende".

Também o presidente da Câ-mara Municipal de Oliveira doHospital, José Carlos Alexan-drino, realçou a dinâmica dajunta de freguesia, que há 12anos lançou este projecto e osoube consolidar no mapa deeventos da região. “A seguir àFeira do Queijo este é, sem dú-vida, o maior evento em ter-mos de gastronomia do con-celho”, considera o edil, nãotendo dúvidas que esta feiraainda tem espaço para crescere atrair mais visitantes, tra-tando-se, no seu entender, deum dos “eventos mais marcan-tes do concelho” de Oliveira doHospital.|

A abertura oficial está mar-cada para as 18h30 de sexta--feira, estando a animação danoite a cargo de Nuka e osSmiles. Sábado, o recinto

abre as 18h00 e às 19h30 eactuam o Grupo Cantar Tra-vanca e o Grupo de Concer-tinas do Caneiro. Às 22h00actua Mickael & Steven e a

Banda Chiclete. Domingo, às12h30, decorre o almoço daCasa do Concelho de Pena-cova, seguindo-se uma tardede Portugal em Festa, que, ameio, terá o Magusto Tradi-cional. |

Três dias de festa

18 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

Ataque numa escola da Nigéria causou 47 mortesUm atentado suicida causou ontem pelo menos 47 mortos e 79 feridos entre os alunos de uma escola pública do ensino secundário para rapazes de Potiskum, no nordeste da Nigéria. Segundo a polícia, o o grupo radical islâmico Boko Haram é suspeito de ser responsável pelo ataque.

NacionalInternacional

UM EURO O presidente da Câ-mara de Lisboa anunciou on-tem que será cobrada uma taxade desembarque de um europela chegada de turistas aoaeroporto e ao porto em 2015 e,a partir de 2016, uma taxa domesmo valor por dormida.Na apresentação do orçamentomunicipal para 2015, o socialistaAntónio Costa explicou que serácriado um fundo de desenvol-vimento turístico de Lisboa a serfinanciado pela Taxa MunicipalTurística e gerido em «processode codecisão por parceiros» dosector. Segundo o presidente domunicípio, a taxa de dormida -a aplicar por pessoa e por cadanoite - só será cobrada a partirde 1 de Janeiro de 2016 para que

os preçários estabelecidos para2015 não sejam afectados.De acordo com o vice-presi-dente do município, FernandoMedina, que respondeu a per-guntas dos jornalistas após aapresentação, as crianças nãopagam esta taxa, que só seráaplicada num limite de sete noi-tes. Assim sendo, um turista quefique 15 noites na cidade pagaum total de sete euros. Alémdisso, há isenção para estadiasprolongadas.Fernando Medina explicou queo município espera arrecadar,em cada ano, oito milhões deeuros com cada uma das taxas,o que significa que a partir de2016 a previsão é de um totalde 16 milhões de euros. |

Lisboa vai cobrar taxa de dormida aos turistas

CRÍTICA O Presidente da Re-pública, Aníbal Cavaco Silva,defendeu ontem que deveriaser evitado o «desmembra-mento» da PT SGPS, conside-rando ser «legítimo» os portu-gueses questionarem os accio-nistas e gestores da empresasobre o trabalho desenvolvidoao longo dos tempos.

«O que eu espero e pensoque é o que de melhor poderiaacontecer para Portugal nestemomento era que se evite odesmembramento da em-presa», disse Cavaco Silva, quefalava aos jornalistas em Estre-moz, durante uma visita aoAlentejo. «Eu penso que, apesar

de se tratar de uma empresaprivada e brasileira, é legítimo,pelo menos, fazer uma per-gunta: o que é que andaram afazer os accionistas e os gesto-res desta empresa. É, pelo me-nos, esta pergunta que os por-tugueses têm o direito de colo-car», acrescentou.

A Terra Peregrin, da empre-sária angolana Isabel dos San-tos, anunciou domingo à noiteo lançamento de uma OfertaPública de Aquisição (OPA) so-bre a PT SGPS, oferecendo maisde 1,21 mil milhões de euros pelatotalidade das acções da em-presa portuguesa, ao preço de1,35 euros por acção.|

PR questiona gestores e accionistas da PT

A Direcção-Geral da Saúde(DGS) revelou que até às 15h00de ontem já tinham morridocinco pessoas vítimas de legio-nella, havendo um total de 233casos registados.

Em comunicado, a DGSadiantou ainda que se encon-tram internadas nos cuidadosintensivos 38 pessoas.

Do total de 233 casos, 228 sãona região de Lisboa e Vale doTejo, três na região Centro(Castelo Branco) e dois na re-gião Norte (Porto).

«Todos os casos reportadostêm ligação epidemiológica aosurto que decorre em VilaFranca de Xira. As freguesias deVialonga, Póvoa de Santa Iria eForte da Casa são as que conti-nuam a registar a maior inci-dência», refere a nota.

No balanço enviado à comu-nicação social pelas 18h00, aDGS reforça que não há qual-quer problema com a ingestãode água nas áreas afectadas,embora ainda não seja conhe-cida a origem da infecção porlegionella.

«Também não existe qualquerrisco de contágio pessoa a pes-soa. A infecção apesar de ser

grave tem tratamento», acres-centam as autoridades.

A DGS continua a considerarque não há fundamento cientí-fico para encerrar escolas, lem-brando que a legionella não in-fecta, em regra, crianças e jovenscom idade inferior a 20 anos.

Na investigação para detectara origem do surto, foram reali-zadas mais colheitas nos domi-cílios, além da continuação dosinquéritos epidemiológicos, das

medidas de reforço do cloro naágua e da desactivação das fon-tes decorativas.

Ontem, durante uma sessãode esclarecimento aos trabalha-dores da empresa Adubos dePortugal, em Alverca do Riba-tejo, onde foi foi registada «meiadúzia» de casos, o director geralda Saúde afirmou que a pri-meira exposição ao surto porlegionella que está a afectar oconcelho de Vila Franca de Xira

é anterior ao dia 18 de Outubro,tendo continuado durante a se-gunda quinzena do mesmomês.

Francisco George sublinhouque dos 233 casos de infecçãoidentificados até ao momentotodos estão relacionados como concelho de Vila Franca deXira e referiu que alguns doen-tes nunca estiveram em fábricasnem em ambientes fechados,tendo um deles sido infectadoem casa.

O responsável salientou queapesar de ontem se terem re-gistado mais casos, são menosdo que nos dias anteriores, exis-tindo por isso uma desacelera-ção do número de doentes.

O director geral da Saúdeadiantou ainda que vai sercriada uma morada de correioelectrónico para responder adúvidas e aconselhou a ida aohospital no caso de sintomas.

Recorde-se que a infecçãotransmite-se por inalação de go-tículas de vapor de água conta-minada (aerossóis) de dimen-sões tão pequenas que trans-portam a bactéria para os pul-mões, depositando-a nos alvéo-los pulmonares.|

Cinco mortos e 233 casosde infecção com legionellaSaúde Origem do surto ainda não foi determinada. Ha mais uma vítima mortal e aumentou número de casos, todos com ligação a Vila Franca de Xira

LUSA

Funcionária de cafetaria usa máscara como medida de protecção

LEGIONELLA O director doLaboratório de Microbiologiada Universidade de Coimbra(UC), Milton Costa, afirmou on-tem que as actuais condiçõesatmosféricas, com temperatu-ras amenas e alguma humidadeatmosférica, facilitam a propa-gação da bactéria legionella.

Segundo Milton Costa, «a hu-midade atmosférica deixa so-breviver as gotículas» com bac-térias, libertadas «sobretudo pe-las torres de ar condicionado»,arrefecidas a água.

«Com estas temperaturas e

com a humidade que está», ve-rificam-se condições «muitomais propícias à disseminaçãoda bactéria», disse à agência Lusao investigador, acrescentandoque com mais humidade atmos-férica e temperaturas que pode-rão rondar os 17 graus centígra-dos, «as gotículas não secam esobrevivem mais tempo». A as-piração das gotículas contami-nadas «é a única maneira decontrair esta doença», explicouMilton Costa, que preside, desdeAgosto, à Comissão Internacio-nal de Sistemática de Procario-

tas, organismo responsável peladescrição e classificação de bac-térias.

«Não temos de nos preocuparmuito em encontrar legionellasem água fria, abaixo dos 17graus», esclareceu. Estas bacté-rias «sempre existiram» na na-tureza. «Mas criámos condiçõespara o seu desenvolvimentocom a nossa maneira de viver»,disse o investigador, destacandoo «ar condicionado com arrefe-cimento a água» e as caldeirasde distribuição de água quentepor grandes edifícios, tubagens

diversas e chuveiros de duche,entre outros sistemas.

Os ambientes naturais quen-tes «são habitados por legio-nellas, mas raramente causamdo enças», sublinhou MiltonCos ta, que é também directordo Laboratório de Controle deQualidade Microbiológica doBiocant, parque tecnológico deCantanhede. Na semana pas-sada, o Biocant «recebeu umasamostras» provenientes dazona de Vila Franca de Xira,onde foram detectados os pri-meiros casos do surto de legio-nella, as quais, «para já, estãonegativas», acrescentou. Se-gundo Milton Costa, a doença«não se contrai» pelo consumode águas minerais engarrafa-das. «Isso é impossível», frisou.|

Condições atmosféricasajudam a propagar bactéria

Uma ampla maioria dos cata-lães que votaram na consultade domingo (80,76%) votou afavor de que a Catalunha sejaum Estado e de que esse Estadoseja independente, segundo da-dos finais divulgados ontempelo Governo regional. Com100% das mesas escrutinadas,o gabinete da vice-presidente,Joana Ortega, explicou que1.861.753 pessoas votaram“sim” nas duas perguntas daconsulta de domingo.|

Catalunha: 80%dos votos pelaindependência

A Polícia de Segurança Públicadeteve 254 pessoas e apreen-deu mais de mil doses de droga,entre sexta-feira e ontem demanhã, em todo o país. A PSPadiantou que 26 pessoas foramdetidas por tráfico de droga,seis por resistência e coaçãosobre funcionário, 24 por furtoe roubo, 11 por posse ilegal dearma, quatro por permanênciailegal no país, quatro por vio-lência doméstica e uma porusurpação de funções.|

Polícia deteve254 pessoas nofim-de-semana

José Roque

A UD Leiria ascendeu à lide-rança do campeonato após umjogo 'dramático' em Riachosonde chegou a estar a perderpor 2-0, mas nos últimos 12 mi-nutos de jogo conseguiu mar-car três golos e dar a volta aoresultado. Esta vitória, aliada àderrota caseiro do Mafra (1-2)diante do Caldas, coloca os lei-rienses no topo da classifica-ção com mais dois pontos queMafra e Caldas.

“O facto de estar na liderançaaumenta a nossa responsabi-lidade porque é esse o nossoobjectivo, mas é uma respon-

sabilidade que aceitamos tran-quilamente já que quem querestar nos primeiros lugarestem que lidar com ela”, vincouo treinador da UD Leiria RuiRodrigues.

Em relação ao 'filme' do jogo,o Riachense, utilizando a garraque lhe é reconhecida e apro-veitando as dimensões docampo, conseguiu de certaforma surpreender uma UDLeiria que na primeira parte fi-cou àquem das expectativas.

A meio da etapa inicial, o Ria-chense adiantou-se mesmo nomarcador através de umagrande penalidade a castigarmão na bola de André Sousa,num lance que deixou algu-mas dúvidas já que a infracçãopareceu ter sido cometida fora

da grande área. Indiferente aosprotestos, Mauros Santosadiantou a formação do dis-

trito de Santarém no marca-dor.

Ainda na primeira parte, os

leirienses poderiam ter che-gado ao empate, mas AndréPerre e Cedric pecaram na fi-nalização.

No segundo tempo, a UDLeiria surgiu em campo comoutra atitude competitiva edesde cedo acercou-se da áreacontrária. Contudo, numa tran-sição rápida, Bernardo Jorge,em jogada individual, tirou doisadversários do caminho e nacara de Victor Braga atirou acontar.

Com o 2-0 no marcador,poucos pensariam que os lei-rienses conseguissem trazerpontos de Riachos, mas eis queem apenas 12 minutos tudomudou. Fábio Coça, na co-brança de um livre directo, fezbalançar as redes de Telmo Ro-

drigues com uma cobrançaprimorosa e pouco depois LuizCarlos aproveitou uma recargapara voltar a empatar a par-tida.

Nas hostes riachenses o de-sânimo tomou conta daequipa, enquanto do lado daUD Leiria a formação de RuiRodrigues nunca baixou osbraços e foi premiada já no pe-ríodo de compensação comuma grande penalidade quecastigou falta de Telmo Rodri-gues sobre Cedric. Na marcados 11 metros, o brasileiroDiego Zaporo não vacilou edeu os três pontos aos leirien-ses.

“Quando já ninguém espe-rava, fez-se justiça no resul-tado, principalmente pela en-trega dos jogadores. Nós criá-mos várias oportunidades degolo perante um adversárioque só criou duas e teve eficá-cia máxima. Este resultadopremeia este grupo fantástico,que foi sempre muito organi-zado. Eles sabem que não hájogos fáceis e a união destes jo-gadores tornou possível estavitória”, concluiu Rui Rodri-gues.|

Crença UD Leiria esteve a perder em Riachos por 2-0, mas a 12 minutos do fim marcou três golos quelhe garantiu a vitória e a liderança isolada no campeonato

UD Leiria chega à liderança após jogo ‘dramático’

FutebolCN Seniores - Série F

José Roque

GRAP e Atlético proporciona-ram na tarde de sábado umbom espectáculo de futebolque culminou num empatejusto (2-2). A partida nem sem-pre foi bem jogada, é certo, masa entrega e garra que ambas asequipas emprestaram ao jogo,aliada à constante incerteza no

resultado, tornaram a partidabastante dinâmica e entretida.

O jogo começou equilibrado,com as duas equipas a jogaremde forma descomplexada àprocura da tão preciosa vitória.Por isso mesmo, os minutosiniciais foram de transições rá-pidas de parte a parte, mas semoportunidades claras de golo.Ainda assim, foi o Atlético oprimeiro a criar perigo com oendiabrado Marinho a rematarjá dentro da área, com Marcos

a tirar de cabeça já perto da li-nha de baliza.

Depois da ameaça, e numaaltura em que o Atlético con-seguiu um maior ascendente,a formação de Lisboa chegoumesmo ao golo após um cru-zamento da esquerda em queAndré Silva dominou dentro

da área e rematou cruzadopara o fundo da baliza.

Os homens dos Pousos sen-tiram o golo sofrido e até aointervalo só deu Atlético que,em dois momentos, podia terdilatado a vantagem, mas Ri-cardo e Duarte Coelho falha-ram na finalização ao rematar

por cima.Depois de uma primeira

parte em que o GRAP nãocriou uma única oportunidadeclara de golo apesar de terapresentado um futebol de al-guma qualidade, a formaçãodos Pousos surgiu no segundotempo completamente trans-figurada para melhor.

Assim, Miguel Ângelo foi oprimeiro a deixar o aviso apósum livre cobrado para a áreaem que o defesa-central rema-tou frouxo. Se não foi à pri-meira, foi à segunda. Na se-quência de nova bola parada,desta vez um pontapé decanto, Miguel Ângelo, nas al-turas, cabeceou para o 1-1.

Empolgada, a turma da casatomou conta das rédeas dapartida e voltou a criar perigonum lance bem trabalho porPedro Rodrigues na área, como avançado a rematar para de-fesa para canto de Fragoso. Nasequência do lance, foi Zé San-tos quem cabeceou paragrande intervenção do guarda-redes do Atlético.

A supremacia do GRAP foifinalmente materializada na

sequência de um canto em quePinto aproveitou a confusãona área para rematar entre afloresta de pernas dos adver-sários e deu a 'cambalhota' nomarcador.

Apesar da grande festa den-tro e fora do campo, a mesmadurou apenas quatro minutosjá que a resposta do Atlético foimortífera: cruzamento de Má-rio Simões para a área e Mari-nho recebeu a bola, rodou paraa baliza e disferiu um rematecolocado que só parou nofundo da baliza.

O jogo estava electrizante ea vitória poderia recair paraqualquer um dos conjuntos,mas foi o GRAP quem estevemais perto de o conseguir jáperto do apito final numa jo-gada de contra-ataque em queWilson ficou em excelente po-sição para marcar, mas Fra-goso fez uma defesa espantosa.

Empate final acaba por seaceitar, tendo em conta que oAtlético foi superior na pri-meira parte, enquanto o GRAPfoi mais forte na etapa com-plementar, num jogo com boaarbitragem.|

GRAP consegue empate num jogo em que ninguém merecia perder

Pencihe estava a atravessar uma boa fase, mas ‘caiu’ na Moita

ARQUIVO/LUIS FILIPE COITO

GRAP marcou dois golos na sequência de pontapés de canto

FRANCISCO CONCEIÇÃO

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 19

DesportoCaldas continua invencívelO Caldas SC teve um duro teste no passado domingo navisita ao terreno do então líder Mafra, mas a formação deLuís Brás, com dois golos de bola parada mostrou o por-quê de ser a única equipa invencível nesta série.

GRAP 2

Hugo Neto, Miguel, Xavi, Marcos, Ro-drigo Mendes, Pinto, Tavares (PedroRodrigues, 49’), Wilson, Marcelo(Miguel Ângelo, 30’), Conceição (Lopes,74’), Zé Santos. Não jogaram: António,Rodrigo André, Rodrigo Costa.Treinador: Eduardo Manaça.

ATLÉTICO CP 2

Fragoso, André Ribeiro, Duarte Coelho,Augusto, Mário Simões, Miguel An-tunes (Bernardo, 69’), Marinho, AndréSilva, Narciso, Ricardo (João Pedro,69’), Francisco. Não jogaram: deiogo,Henrique, Guilherme, Sebastian.Treinador: Luís Pinheiro.

Campo da Charneca, PousosÁrbitro: Jorge Ladeiras (Santarém).Auxiliares: Edgar Duarte eJoão Mar-ques.Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-1.Golos: 0-1 André Silva (25’), 1-1

Miguel Ângelo (50’), 2-1 Pinto (68’), 2-2 Marinho (72’).Disciplina: Amarelo a Duarte Coelho(38’), Narciso (58’), Pedro Rodrigues(60’), Marinho (68’).

FutebolJuvenis - Série D

José Roque

A UD Leiria manteve a liderançano campeonato ao vencer oCartaxo por 3-1, num jogo emque a chave do sucesso estevena eficácia, já que os leirienses,em quatro remates que fizeramdurante toda a partida, marca-ram três golos para desesperodos jogadores visitantes.

O jogo começou equilibradoe repartido, mas na primeiraincursão dos leirienses à áreacontrária chegaram ao golonuma desmarcação primorosade Hugo Romana para Gus-tavo em que o avançado re-matou na passada para umgolo de belo efeito.

Cinco minutos volvidos e ospapéis inverteram-se. Gustavofoi à linha de fundo ganharuma bola na raça ao adversá-rio e serviu Hugo Romana na

área que, solto de marcação,fez o chapéu que deu o 2-0.

Se os indíces de eficácia da

UD Leiria eram já de si sur-preendentes, melhor ficaramjá perto do apito para o inter-

valo quando Rodrigo Vieiracruzou para a área e Simão, àsegunda, a conseguir rematarpara o fundo da baliza, fazendoo 3-0.

O resultado ao intervalo nãodeixava grande espaço paradúvidas, mas o Cartaxo veiodos balneários com o objectivode deixar uma outra imageme conseguiu já que deixaramos leirienses em sentido comum futebol de qualidade. Frutodisso mesmo, os visitanteschegaram ao golo numa exce-lente jogada individual de Danique passou por dois adversá-rios e, aproveitando a passivi-dade dos leirienses, rematoupróximo da quina da área e fez

um belo golo.A formação do Cartaxo pas-

sou a acreditar que seria pos-sível conseguir algo mais dojogo, ainda para mais quandoa UD Leiria continua a dar umfestival de passes errados, de-notando algum nervosismo.

Contudo, paulatinamente osleirienses foram controlandoas operações, aproveitandopara fazer uma gestão dotempo e do resultado, pelo queo Cartaxo não mais conseguiuchegar com perigo à baliza deCardoso.

A vitória da UD Leiria nãomerece contestação apesardos números exagerados, jáque o Cartaxo foi sempre umaequipa muito abnegada e quejogou de igual de igual com oslíderes da classificação.

O trio de arbitragem de Cas-telo Branco fez um trabalhoglobalmente positivo, apesarde alguns equívocos.|

Cartaxo reagiu na se-gunda parte ao reduzira desvantagem e aindachegou a fazer tremera UD Leiria

Pedro Almeida

Em jogo da pré-eliminatória da

Taça Distrital, ID Vieirense eSCL Marrazes fizeram o jogopossível, tendo em conta ascondições climáticas bastanteagrestes em que se desenrolouo jogo. Assim, não foi de estra-nhar que ambas as equipas te-nham apostado num futeboldirecto, procurando transiçõesrápidas.

Apesar de um começo equi-

librado, paulatinamente o Mar-razes foi tomando conta dojogo, criando perigo num re-mate de Rafael para defesaapertada de Manuel paracanto. Pouco depois, FelipeJosé foi carregado dentro daárea do Vieirense, mas Chicona marcação da grande pena-lidade permitiu a defesa de Ma-nuel.

O sinal mais era claramentedo Marrazes que perto do in-tervalo dispôs de nova opor-tunidade de golo, com Rafael,na cara de Manuel, a permitirnovamente a defesa doguarda-redes.

A segunda parte começoucom um Marrazes mais objec-tivo nas suas transições ofen-sivas e, fruto disso, chegou ao

golo por João Matos que, apóspassar por vários adversários,rematou colocado.

Em desvantagem no marca-dor, o Vieirense procurou rea-gir e esteve mesmo muitoperto do golo do empate, comLucas a conseguir fazer o corte,quando a bola já se encami-nhava para a sua baliza. Ficavao aviso e cinco minutos depois

Ivan Duarte teve um bom tra-balho à entrada da área e comum remate colocado restabe-leceu o empate.

Ainda os adeptos do Viei-rense estavam a festejar o golo,e já o Marrazes se colocava no-vamente em vantagem. PedroHorta, com um excelente re-mate de fora da área, fez o 1-2.Com o tempo a correr a seufavor, o Marrazes foi gerindo oresultado e garantiu, assim, apassagem à próxima elimina-tória da Taça Distrital.

Vitória justa do Marrazes quefoi sempre a equipa mais peri-gosa em campo, a que maisoportunidades de golo criou eque materializou o seu domí-nio com dois golos de beloefeito. Quanto ao Vieirense, lu-tou com as armas que dispu-nha, mas foi manifestamenteinferior ao seu adversário.

Quanto à arbitragem deTiago Rodrigues, o jogo foi fácile ele também não complicou,pelo que globalmente fez umbom trabalho. |

Justiça Num jogo disputado debaixo de chuva intensa, o SCL Marrazes deslocou-se à Vieira de Leiria e venceu a equipalocal por 1-2, seguindo em frente na Taça Distrital de Leiria

Dois ‘golaços’ colocam Marrazes na próxima fase da Taça Distrital

ID VIEIRENSE 1

Manuel Féteira, Rafael Varela (SamuelVieira, 65'), Miguel Ribeirete (c), CarlosPaixão, Leandro Felício (João Gomes,52'), Luís Trindade (Fábio Lucas, 65'),Fernando Santos, Rui Rosa, Shane Pe-drosa (Danny Heleno, int.), Eduardo(Pedro Matos, 30'), Ivan Duarte. Nãojogaram: Miguel Silva, Emanuel Fon-seca.Treinador: Mário Pedro.

SCL MARRAZES 2

Roberto, Lemos, Lucas, Zé Miguel, ZéRafael, Chico (c), Pedro Horta (Mónico,77'), João Matos, Joel, Rafael, FelipeJosé (Tiago, 77'). Não jogaram: Danny,João Pinhal, Pedro Simões, Gonçalo,Rúben. Treinador: Paulo Rabaça.

Estádio Albano Tomé Féteira, emVieira de LeiriaÁrbitro: Tiago Rodrigues. Auxiliares:José Mira e Cláudio Monteiro.Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-0.Golos: 0-1 João Matos (58'), 1-1 IvanDuarte (68'), 1-2 Pedro Horta (69').Disciplina: Amarelo a Zé Rafael (24'),Miguel Ribeirete (32'), Felipe José(39'), Rui Rosa (82').

FutebolTaça - Juniores

UD Leiria consegue triunfo com eficácia máxima

FutebolCN Iniciados - Série E

Momento Um minuto depois do Vieirense ter chegado ao empate, o Marrazes voltou a marcar por Pedro Horta

PEDRO ALMEIDA

UD Leiria já ganhava por 3-0 ao intervalo

JOSÉ ROQUE

20 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

DESPORTO

UD LEIRIA 3

Cardoso, Rodrigo Vieira, Celso (Bujas,int.), Serrão, Rafael Barca, João Duarte(Tiago Claro, 52’), Tiago Marques, HugoRomana, Gustavo (Samuel, 60’), Simão(Lima, int.), Ruben (Luís Santos, int.).Não jogaram: Leonardo, Bruno Cid. Treinador: Vítor Duarte.

CARTAXO 1

Jerónimo, Tiago Silva, Dani, Rui Abreu,Carmo, Rui Miguel, Márcio, coração,Rocha (Rafael, 63’), Ferraz, Moreira(Vasco, 68’). Não jogaram: Tiago, Dinis,Gonçalves, Ricardinho. Treinador: Miguel Ribeiro.

Campo da Mata, Santa EufémiaÁrbitro: André Nunes (Castelo Bran-co). Auxiliares: Gonçalo Tomás e NunoFarinha.Espectadores: 100. Ao intervalo: 3-0.Golos: 1-0 Gustavo (14’); 2-0 Hugo

Romana (19’); 3-0 Simão (35’); 3-1Dani (43’).Disciplina: Amarelo a Coração (33’),Gustavo (57’), Bujas (58’), Luís Santos(70+1’).

Rogério Neves

A Naval derrotou na manhã dedomingo o SC Pombal por 3-1com golos apontados porQuim, a fechar a etapa inicial,Saramago e Gonçalo, na etapacomplementar, tendo os visi-tantes chegado a empatar porAlex no lance inicial da segundaparte.

Uma obra de Saramago é omínimo que se poderá dizer dosegundo golo da Naval queembalou os figueirenses parao triunfo. O jovem avançadofoi assistido junto ao vértice dagrande área, evitou dois defesase marcou de forma a tranquili-zar a equipa que, quatro minu-tos antes, tinha sofrido o em-pate num lance esquisito emque o guardião Ventura ficoumuito mal na fotografia.

De resto, escreva-se que foium jogo bastante intenso, em-bora a superioridade da Navalnunca tivesse sido posta emcausa. A turma de MarinhoSerpa poderia ter resolvido acontenda a seu favor ainda naprimeira parte, já que desper-

diçou três ocasiões pratica-mente de baliza aberta.

O poste negou-lhe um goloe o guarda-redes Skoda (o me-lhor em campo) garantiu, comtrês grandes defesas, a inviola-bilidade da sua baliza até ao úl-timo minuto da primeira parte.

Já em tempo de compensa-ções, Gonçalo tranquilizou ashostes figueirenses ao fixar oresultado em 3-1.

Com este resultado, o SCPombal continua a ocuparuma posição aflitiva na tabelajá que é antepenúltimo classi-ficado, com apenas nove pon-tos.

Na próxima jornada, a turmade Frederico Santos recebe aAc. Fundão, equipa que temmais três pontos que os pom-balenses.|

Luís Pedro Reis

A UD Leiria demonstrou namanhã de domingo, em Eiras,o porquê de ser líder isoladoda Série C do Nacional de Ju-venis e de, em 10 jogos, somaroito vitórias e não ter umaúnica derrota. A equipa eviden-ciou muita qualidade, com jo-gadores individualmenteacima da média.

O Eirense bem organizado(com três centrais) resistiuquase até ao intervalo. Um 'go-lão' de Bruno Jordão, numpontapé de fora da área na se-quência de um pontapé de

canto, desfez a organização doconjunto da casa. Este foi omomento decisivo do encon-tro. O jogo já se aproximavado descanso, e até essa fase oEirense tinha conseguido tra-var o líder da classificação, sempermitir lances de grande pe-rigo junto da sua baliza.

A perder, Rui Germano alte-rou o esquema táctico. Na se-gunda parte, o Eirense deixouo 5x3x2, passando a jogar em4x3x3. Uma alteração que, faceao resultado, acabava por sernatural. Só que acabou por serfatal. O quarteto leiriense,constituído por Bruno Jordão,

Litos, Gonçalo e Diogo, 'en-cheu' o campo, dando gostovê-los jogar. Tudo começavanos pés de Bruno Jordão e Li-tos e tinha sequência na rapi-dez e qualidade técnica deDiogo e Gonçalo.

O segundo golo da UD Leiriafoi um “hino” ao futebol comtudo construído ao primeirotoque: Gonçalo com um passepara as costas do defesa es-querdo, desmarcou Bruno Jor-dão, este de primeira na linhafinal cruzou atrasado e Litossurgiu de trás a finalizar para ogolo. Até pareceu fácil.

A UD Leiria explorou muito

nesta fase as costas do quar-teto defensivo do Eirense.Pouco depois, Gonçalo, emmais um lance rápido, apontouo terceiro golo. A equipa dacasa quebrou tanto física,como animicamente, com aUD Leiria a aproveitar para ge-rir o jogo e, até ao apito final,apontou mais dois golos porintermédio de Botas e Litos.

Em suma, foi um triunfo 'lim-pinho, limpinho', sem margempara qualquer dúvida de umaequipa que demonstrou emcampo ser claramente supe-rior ao Eirense.Excelente arbitragem.|

SC Pombal conseguiuempatar com um golode Alex, mas quatrominutos depois a Na-val voltou a colocar-seem vantagem

D.R.

UD Leiria chegou ao intervalo a vencer por 1-0, mas na segunda parte não deu hipóteses

SENIORES

1.ª DIVISÃO DISTRITALSÉRIE A

5.ª JornadaAlmagreira-Caseirinhos..... 3-4Figueiró Vinhos-Matamourisq... 3-0Pedroguense-Arcuda..... 1-1Ranha-Avelarense..... 2-1

J V E D GM-GS PCaseirinhos 4 3 1 0 9-6 10Pedroguense 5 2 2 1 9-6 8Figueiró Vinhos 4 2 1 1 8-3 7Avelarense 5 2 0 3 8-6 6Matamourisq. 5 1 2 2 8-10 5Arcuda 4 1 2 1 5-5 5Almagreira 5 1 1 3 11-18 4Meirinhas 4 1 1 2 6-10 4Ranha 4 1 2 1 5-5 4

Próxima jornadaAvelarense-Meirinhas; Arcuda-Al-magreira; Caseirinhos-Figueiró dosVinhos; Matanourisquense-Ranha.

1.ª DIVISÃO DISTRITALSÉRIE B

5.ª JornadaSanto Amaro-Boavista 1-2Motor Clube-SL Marinha...... 0-8Alegre e Unido-Marinhense.... 2-0Vidreiros-Outeirense.. 2-3

J V E D GM-GS POuteirense 5 5 0 0 10-5 15SL Marinha 4 4 0 0 15-3 12Ilha 4 3 0 1 7-3 10Boavista 5 3 1 1 10-7 10Alegre e Unido 5 2 1 2 6-4 7Vidreiros 4 1 1 2 3-5 4Santo Amaro 4 0 1 3 3-6 1Motor Clube 5 0 0 5 3-17 0Marinhense 4 0 0 4 1-7 0

Próxima jornadaBoavista-Vidreiros; SL Marinha-San-to Amaro; AC Marinhense-MotorClube; Outeirense-Ilha.

1.ª DIVISÃO DISTRITALSÉRIE C

4.ª JornadaAtouguiense-Alfeizerense.... 0-2Mirense-Maceirinha.... 0-3Bombarralense-UD Serra... 0-1Nadadouro-AE Óbidos.. 0-2

J V E D GM-GS PUD Serra 4 3 1 0 16-2 10Bombarralense 4 3 0 1 11-1 9AE Óbidos 4 3 0 1 9-5 9Maceirinha 4 3 0 1 19-2 9Alfeizerense 4 1 2 1 4-5 5Atouguiense 4 1 0 3 5-17 3Nadadouro 4 0 1 3 0-8 1Mirense 4 0 0 4 2-26 0

Próxima jornadaÓbidos-Atougiense; Alfeizerense-Mirense; Maceirinha-Bombarralen-se; UD Serra-Nadadouro.

JUNIORES

TAÇA DISTRITAL

1.ª Pré-EliminatóriaNadadouro-Gin. Alcobaça..... 1-8AE Óbidos-Unidos... 3-1Ilha-Figueiró Vinhos..... 1-5Nazarenos-Matamourisq..... 3-0Pelariga-Peniche..... 0-3GRAP-Atouguiense... AdiadoBatalha-Beneditense.... 1-1 (4-5 g.p.)Carnide-Ranha..... 4-0Chão de Couce-Biblioteca..... 0-1Almagreira-Avelarense 3-3 (4-3 g.p.)Vieirense-Marrazes..... 1-2UD Serra-Alvaiázere..... 3-1UD Turquel-SC Pombal... 3-4Boavista-SL Marinha..... 0-2

JUVENIS

TAÇA DISTRITAL

1.ª Pré-EliminatóriaUD Batalha-UD Turquel..... 3-0Unidos-Arcuda... 1-1 (4-2 g.p.)Coto-Carnide..... ?-?Atouguiense-EAS Mª Grande... 2-0GRAP ‘B’-SL Marinha ‘B’..... 0-0 (4-5 g.p.)Moita do Boi-Portomosense.. 0-4Peso-Boavista.... ?-?Monte Real-Ilha.... ?-?Almagreira-Gin. Alcobaça ‘B’..... ?-?Pelariga-Pataiense... 13-0Nadadouro-AE Óbidos..... 1-1 (3-5 g.p.)Biblioteca-Castanheira Pera.... ?-?

INICIADOS

TAÇA DISTRITAL

1.ª Pré-EliminatóriaGRAP-Batalha ‘B’..... 7-0SC Pombal ‘B’-Óbidos... 0-2 Caldas ‘C’-Boavista..... 1-1 (4-3 g.p.)Moita Boi-SL Marinha ‘B’... 1-0UD Leiria ‘C’-Atouguiense ‘C’... 2-1GRAP ‘B’-Biblioteca.... 1-5 Coto-Carnide.. 0-4UD Turquel-Santo Amaro.... ?-?Peniche-Ilha.... 3-1Monte Real ‘B’-Chão de Couce... ?-?Nazarenos-Pelariga... ?-?Unidos-Gin. Alcobaça ‘B’..... ?-? Guiense-Maceirinha.... 8-0Beneditense ‘B’-Peso.... ?-?Marrazes ‘B’-Monte Real... ?-?

UC EIRENSE 0

Bozi, Henrique, Vilela (Rafa, int.), Wil-son (Mané, 73’), Miguel, Cris, Guiné,David, Leonel (Matos, 67’), Fábio, David.Não jogaram: Sasha, JP, Bernardo,Diogo. Treinador: Rui Germano.

UD LEIRIA 5

Duarte, Luís, Varalonga, Tiago, Edgar(Alexandre, 64’), Marcelo, Litos, BrunoJordão, Diogo (Matheus, 60’), PedroDomingues, Gonçalo (Botas, 56’). Nãojogaram: Vieira, Moura, Gameiro, LucasReis.Treinador: Jorge Raimundo.

Campo Vale do Fojo, em EirasÁrbitro: Nuno Roque (Coimbra). Auxiliares: Luís Henriques e FábioMonteiro.Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-1.Golos: Bruno Jordão (35’), Litos (49’ e72’), Gonçalo (53’) e Flávio (57’).

UD Leiria ‘atropela’ Eirensena segunda parte

FutebolCN Juvenis - Série C

NAVAL 3

Ventura, Pires, Falcão (cap.), MiguelGaspar, Simão, Andrade (Soares, int.),Mira (Gonçalo, 50’), Duarte (PedroNuno, 58’), Danilo, Saramago, Quim.Não jogaram: Diogo Mota, David,China.Treinador: Marinho Serpa.

SC POMBAL 1

Skoda, Rafa, Diogo Leal, Chave, Alex,Pedro Marques (cap.), Marco, Fábio, Le-andro (Ruben, 57’), Vasco (Ricardo, 50’),Roberto (André, int). Não jogaram:Dário, Afonso.Treinador: Frederico Santos.

Campo de Treinos Bento Pessoa, naFigueira da FozÁrbitro: Nelson Pereira (Leiria). Auxiliares: Eduardo Brites e RicardoMorgado.

Espectadores: 120. Ao intervalo: 1-0.Golos: 1-0 Quim (34’), 1-1 Alex (36’), 2-1 Saramago (40’), 3-1 Gonçalo (70+1’).Disciplina: Amarelo a Pedro Marques(24’), Pires (42’) e Danilo (70+2’).

FutebolCN Iniciados - Série D

SC Pombal perde comobra de Saramago

Inequívoco Eirense resistiu na primeira parte, mas após o intervalo sucumbiu aopoderio dos leirienses

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 21

DESPORTO

Um novo medicamento paraa esclerose múltipla que susci-tou queixas por não estar dis-ponível apesar de aprovado,poderá estar à venda até finaldo mês, admite a AutoridadeNacional do Medicamento eProdutos de Saúde (Infarmed).

A Sociedade Portuguesa deEsclerose Múltipla (SPEM) de-nunciou que os doentes de es-clerose múltipla estão sem

acesso a um medicamento ino-vador aprovado em Agostopelo Infarmed, porque a Co-missão Nacional de Farmáciae Terapêutica não o incluiu nalistagem dos medicamentosque podem ser fornecidos.

Contactada pela Lusa, fonteoficial do Infarmed esclareceuque o medicamento Fampyra(Fampiridina) “está neste mo-mento em avaliação pelo

grupo de peritos em EscleroseMúltipla da Comissão Nacionalde Farmácia e Terapêutica(CNFT), com vista à eventualinclusão deste medicamentono respectivo módulo do For-mulário Nacional do Medica-mento (FNM)”.

E acrescentou que esperaque a situação “se encontre fi-nalizada até ao final do mês deNovembro de 2014”.

O Infarmed refuta tambémqueixas de doentes sobre a au-sência do medicamento, por-que há sempre a possibilidadede se fazer um pedido indivi-dual, que é avaliado pela CNFTaté à decisão sobre a eventualinclusão do medicamento noFNM. A SPEM considerou a si-tuação paradoxal em relaçãoao medicamento em causa,visto que quando é aprovada a

sua utilização deixa de estardisponível para os doentes.

Antes da aprovação pelo In-farmed ainda era possível a al-

guns doentes acederem ao me-dicamento através da Autori-zação de Utilização Excepcio-nal (AUE).|

Infarmed Medicamento inovador deverá estar à venda até ao final do mês

Processo sobre medicamento para esclerose múltipla finalizado em breve

22 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

Saúde

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 23

“Em todos os produtos vendidosdesta união 'Vinho eChocolate' será doadaparte dessa receita àAPPC-Leiria”, referiuRúben Ribeiro

CONCURSO Miguel Silvestre,do Parque Tecnológico de Óbi-dos, Ana Sofia Godinho, do Ga-binete de Educação do Muni-cípio de Óbidos, e Filipe Pinto,do Instituto Politécnico de Lei-ria, assinaram na semana pas-sada em Kortrijk, Bélgica, a li-cença que vai permitir levar aÓbidos o projecto 'MyMa-chine'. O programa piloto jáiniciado envolve cerca de 100crianças e estudantes.

O 'MyMachine' surgiu emKortrijk e pretende promovera criatividade na educação,permitindo que as criançasconcretizem as suas ideiasatravés da construção das suas'máquinas'. Em comunicado,fonte da câmara explicou que"essas máquinas são soluçõespara resolver problemas doMundo, da nossa sociedade, danossa vida, ou da nossa aldeia,recorrendo à criatividade dascrianças e à sua forma simplesde encarar o mundo, juntando--lhe depois o conhecimento ea capacidade tecnológica deinstituições de ensino superior

e empresas do Parque Tecno-lógico".

A iniciativa será promovidaem Óbidos, pelo Parque Tec-nológico, em parceria com oInstituto Politécnico de Leiria,o Município de Óbidos e oAgrupamento de Escolas Jo-sefa de Óbidos.

O 'MyMachine' funciona emtrês etapas distintas. Para co-meçar, os alunos do 1.º ano deescolaridade inventam e apre-sentam a sua 'máquina'.

Depois, através do IPL, osalunos podem discutir solu-ções para a construção da 'má-quina', e, para terminar, o ate-lier criativo da Josefa de Óbi-dos fará a sua construção, como apoio do IPL e com a super-visão dos alunos do 1.º ano.|

Óbidos transforma ideiasde crianças em construção de máquinas

Bruna Santos

A Confraria do Vinho e a Da-niel's Chocolate associaram-sena criação de uma gama dechocolates do branco ao negropara harmonizar com umvinho especifico da região doDouro Superior, numa aroma-tização inédita e com cariz so-lidário. A ideia é que parte dovalor de vendas reverta a favorda APPC – Leiria.

“Achamos que as empresastêm sempre uma responsabi-lidade social com as institui-ções que muitas vezes deforma quase 'milagrosa' con-seguem ajudar os que maisprecisam e aderimos a estaparceria para, com a ajuda detodos, dar o nosso contributo.Em todos os produtos vendi-dos desta união 'Vinho e Cho-colate' será doada parte dessareceita à APPC-Leiria, deforma a tornar possível a aqui-sição de uma quinta pedagó-gica”, referiu Rúben Ribeiro.

A ideia de unir as duas em-presas no projecto “foi fruto deuma exaustiva pesquisa e tes-tes sobre as propriedades dochocolate aliadas às notas deprova dos melhores enólogosdo país”, contou ao Diário deLeiris fonte da Confaria do

Vinho. “Muitos são os benefí-cios que o chocolate tem paraa saúde física e mental e ovinho bebido com moderaçãopode também dar um contri-buto a nível da diminuição deproblemas cardíacos e ao co-lesterol”, acrescentou.

A ideia surgiu durante umjantar de amigos em que a Da-niel's Chocolate esteve pre-sente. Como contou RúbenRibeiro, “o administrador doespaço solicitou ao Danielesses chocolates para o seu

Wine Bar. Ele teve um trabalhosuper profissional quandopensou em algo que eu acha-ria quase impossível, que é aideia de desenvolver o choco-late com as notas de enólogopara um vinho especifico quejá tinha como referência a bau-nilha e o chocolate”. Após umano entre “testes e provas,erros e ajustes, eis que nasce o'tal' chocolate surpreendente-mente saboroso”, sublinhou.

Ao chocolate “branco com aamêndoa torrada em forno a

lenha e com as melhoresnozes” será então aliada a “mi-neralidade das mais nobres eantigas vinhas velhas doDouro”. Das vinhas velhas,saiu uma colheita para umvinho tinto, a partir do qual foidesenvolvido um “chocolatenegro rico em frutos verme-lhos liofilizados que casam pri-morosamente”, é acrescentadono comunicado.

A combinação entre os doissabores vai ser apresentadapublicamente no Hotel Mira-mar, na Nazaré, no dia 18 deNovembro.

A partir dessa data, os pro-dutos estarão disponíveis paravenda na Daniel´s Chocolate,mas a combinação “estarápresente em dois países daAmérica Latina e um no conti-nente Africano e, em Portugal,em lojas gourmet e em hotéis",referiu o mestre chocolateiroDaniel Gomes.|

‘Vinho e Chocolate’ unemsabores e apoiam associação leirienseSolidariendade Confraria do Vinho e Daniel’s Chocolate criaram cabazes devinho e chocolate, em que parte das vendas revertem a favor da APPC - Leiria

Sabores serão apresentados a 18 de Novembro na Nazaré

LEIRIA A Casa de RepousoBengala D’Ouro é a empresamãe de 'AoLuar-VPP', um pro-jecto que visa oferecer apoiosocial nocturno a idosos e pes-soas portadoras de deficiênciase outras incapacidades atravésde visitas programadas, entreas 23h00 e as 07h00.

Os técnicos, que têm forma-ção na área da saúde, irão pres-tar todos os cuidados no actoda visita. Os cuidados passarãopela hidratação oral, suplemen-tos alimentares, higiene pessoale actuar em conformidade,

avaliação dos sinais vitais e,caso seja necessário, o encami-nhamento ao hospital. Pornoite, serão programadas entreuma a duas visitas, sendo estasconfirmadas previamente.

“Sendo os nossos técnicosenfermeiros de formação, ire-mos preencher a necessidadedas famílias durante a noite. Es-peramos com esta iniciativacontribuir para o bem-estar etranquilidade das famílias quecontractualizem o nosso ser-viço”, pode ler-se em comuni-cado da empresa.|

‘Ao Luar’ oferece apoiosocial nocturno a idosos

Empresas & Negócios

Assinatura foi feita na semana passada na Bélgica

DR

Magusto assinalado nosMarinheirosO cabeleireiro ‘Rock in Rolo’,nos Marinheiros, irá assinalaro São Martinho hoje, a partirdas 18h00, com o tradicionalmagusto. |

Inauguração daNutryfitnessANutryfitness inaugura as no-vas instalações no Maringá nosábado. Suplementos e artigosdesportivos e dietética são al-guns dos produtos para venda.|

LEIRIA A 'Conclusão' está apromover a 2.ª acção do cursode 'Financiamentos Europeuspara a Educação & Formação'no âmbito da Estratégia Eu-ropa, que terá início a 26 de No-vembro.

A formação, dada à distância,visa “potenciar ferramentas co-laborativas de forma a estru-turar candidaturas a progra-mas de incentivos financeiros,nacionais e comunitários, con-forme as prioridades, os objec-

tivos e as iniciativas da Estra-tégia Europa 2020, no domínioda educação, formação e da so-ciedade digital em particular”,lê-se em comunicado.

O curso destina-se a dirigen-tes e gestores de formação, res-ponsáveis de recursos huma-nos e de formação, pequenose médios empresários de orga-nizações de formação profis-sional, dirigentes e gestores deprojectos de educação, forma-ção e aprendizagem ao longo

da vida e formadores, profes-sores e agentes educativos

Com a duração de 20 horas,repartidas por várias sessões,o curso decorrerá em horáriopós-laboral, através do recursoa som e imagem, permitindo ainteracção em tempo real entreo formador/tutor e os partici-pantes. A formação tem o custode 90 euros, sendo que aolongo da formação é prestadoum acompanhamento contí-nuo da formadora.|

Curso ‘Financiamentos e Formação’ terá 2.ª acção

‘MyMachine’ pretendepromover acriatividade na educação e permitirque as crianças concretizem as suas ideias

agenda

24 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

LEIRIA - Rádio Táxis Ideal 244815900ALCOBAÇA - Táxis 262581222BATALHA - Táxis 244765410CALDAS DA RAINHA - Táxis 262832455MARINHA GRANDE - Táxis 244502100MONTE REAL - Táxis 244612658PORTO DE MÓS - Táxis 244491351VIEIRA DE LEIRIA - Táxis 244695454

TÁXIS

FARMÁCIASLEIRIA - Avenida- Av. Heróis de Angola- Telef.244833168ALCOBAÇA - B. Marques- Telef. 262582415ALVAIÁZERE - Ferreira da Gama - Telef.236655114ANSIÃO - Teixeira Botelho - Telef. 236677148BATALHA - Ferraz- Telef. 244765124BOMBARRAL - Franca- Telef. 262609290CALDAS DA RAINHA - Caldense- Telef.262832256CASTANHEIRA DE PÊRA - Dinis Carvalho - Telef.236432313FIGUEIRÓ DOS VINHOS - Correia- Telef.236552312MARINHA GRANDE - Central - Telef. 244502208NAZARÉ - Silvério- Telef. 262552394ÓBIDOS - Oliveira - Telef. 262959198PEDRÓGÃO GRANDE - Baeta Rebelo - Telef.236486133PENICHE - Higiénica- Telef. 262782415POMBAL - Vilhena- Telef. 236212067PORTO DE MÓS - Lopes - Telef. 244491212

CINEMASLEIRIA

CINEMAS CINEPLACELEIRIASHOPPING

Sala 1 – Interstellar (+ 12 anos)14h20, 17h40, 21h10 / Sala 2 –Tartarugas Ninja: Heróis Mu-tantes 2D (+ 12 anos) 15h10,17h20 / Sala 2 – TartarugasNinja: Heróis Mutantes 3D (+ 12anos) 19h30 / Sala 2 – O Juiz (+14 anos) 21h10 / Sala 3 – OsMonstros das Caixas 2D (+ 6anos) 15h20 / Sala 3 – Annabelle(+ 16 anos) 17h30, 19h40, 21h50/ Sala 4 – Drácula: A História De-sconhecida (+ 14 anos) 14h30,18h50 / Sala 4 – Mau Mau Maria(+ 12 anos) 16h30, 21h30 / Sala 5– Belle (+ 12 anos) 15h00, 17h20,19h40, 22h00 / Sala 6 – Dei-te oMelhor de Mim (+ 12 anos) 14h10,6h40, 19h10, 21h40 / Sala 7 –Fúria (+ 14 anos) 16h00, 18h40,21h30 / Sala 7 – O Juiz (+ 14anos) 18h30, 21h20

CINEMAS CITY 244845071

Sala 1 – Tartarugas Ninja: HeróisMutantes (+ 12 anos) 17h45,19h55, 22h00 / Sala 1 – Tartaru-gas Ninja: Heróis Mutantes (+ 12anos) 15h35 / Sala 2-K – Os Mon-stros das Caixas (versão por-tuguesa) (+ 6 anos) 15h30, 17h35/ Sala 2-K – Annabelle (+ 16anos) 19h40 / Sala 2-K – Alexan-dre e o Terrível, Horrível, NadaBom, Péssimo Dia (+ 12 anos)21h50 / Sala 7 – Alexandre e o

Terrível, Horrível, Nada Bom,Péssimo Dia (+ 12 anos) 15h45,17h05, 19h35 / Sala 3 – Mau MauMaria (+ 12 anos) 15h40, 21h45 /Sala 5-L – Mau Mau Maria (+ 12anos) 17h40 / Sala 3 – Interstel-lar (+ 12 anos) 17h55 / Sala VIP 4– Interstellar (+ 12 anos) 15h30,21h40 / Sala 7 – Interstellar (+12 anos) 21h20 / Sala VIP 4 –Fúria (+ 14 anos) 18h50 / Sala 6-S – Fúria (+ 14 anos) 16h00,21h30 / Sala 5-L – Os Gatos nãotêm Vertigens (+ 16 anos) 15h20/ Sala 5-L – Drácula: A HistóriaDesconhecida (+ 14 anos) 19h45/ Sala 5-L – Em Parte Incerta (+14 anos) 21h35 / Sala 6-S – Comtodas as nossas Forças (+ 12anos) 19h30

TEATRO MIGUEL FRANCO244860480

Belém (+ 12 anos) 18h30, 21h30

CALDAS DA RAINHAVIVACINE CINEMAS262840197

Sala 1 – Tartarugas Ninja: HeróisMutantes (+ 12 anos) 15h20,18h00, 21h25 / Sala 2 – Os Mon-stros das Caixas (versão por-tuguesa) (+ 6 anos) 15h30,18h00 / Sala 2 – Os Gatos nãotêm Vertigens (+ 14 anos) 21h15/ Sala 3 – Interstellar (+ 12 anos)16h30, 21h10 / Sala 4 – Fúria (+12 anos) 15h20, 18h10, 21h20 /Sala 5 – Mau Mau Maria (+ 12anos) 15h25, 17h55, 20h30

LEIRIACentro Municipal de Operaçõesde Socorro 244849700EDP (avarias) 800506506C. de S. de Gorjão Henriques244816400C. de S. de Arnaldo Sampaio 244859140GNR 244830150Hospital 244817000Polícia Judiciária 244815202PSP 244859859Serviços Municip. (avarias) 800202252ALCOBAÇACentro de Saúde 262598189GNR 262582319ALVAIÁZERE GNR 236582319Centro de Saúde 236636215ANSIÃO GNR 236670800Centro de Saúde 236670150BATALHACentro de Saúde 244765246GNR 244769120BOMBARRAL GNR - 262 605241Centro de Saúde 262605394CALDAS DA RAINHAGNR 262831924Hospital 262832133PSP 262832022Serviços Municipalizados 262851003CASTANHEIRA DE PERA GNR 236430320Centro de Saúde 2366432333FIGUEIRÓ DOS VINHOS GNR 236559300Centro de Saúde 236551727ÓBIDOS GNR 262 955000Centro de Saúde 262955050OURÉMGNR 249 530580Centro de Saúde 249540630MARINHA GRANDECentro de Saúde 244568550GNR 244502647PSP 244573500NAZARÉCentro Saúde 262551471PSP 262551268PENICHE GNR 262 782152Centro de Saúde 262783501POMBALGNR 236212011PORTO DE MÓSCentro de Saúde 244491131 244491743GNR 244491195

TELEFONES DE URGÊNCIA

Preencher os quadrados de 9x9 de tal formaque cada linha, coluna e caixa contenhanúmeros de 1 a 9 sem se repetirem

SUDOKU

CRUZADAS

Dia 12 de Novembro, quarta-feira

Mensais: Albergaria dos Doze (Pombal); S. João (Ovar); Palhaça (Oliveira doBairro); Alquerubim (Albergaria-a-Velha); Bendada (Sabugal); Parada de Ester(Castro Daire) e Paus (Albergaria-a-Velha).Mensais (2.ª quarta-feira): Óvoa (Santa Comba Dão); Vila Franca dasNaves (Trancoso), mercado; Valhelhas (Guarda), mercado; Pereiro (Sátão); Al-mofala (Castro Daire); Santiago de Cassurães (Mangualde) e Zebreira(Idanha-a-Nova).Semanais: Sangalhos; Pombal (mercado); Santa Comba Dão; Figueiró dosVinhos; Marinha Grande (mercado); Miranda do Corvo; Albergaria-a-Velha(mercado); Alvaiázere; Álvares (Góis); Anadia; Oliveira de Azeméis; PedrógãoPequeno (Sertã) e Avanca (Estarreja).

RTP106.30 – Bom Dia Portugal10.00 – Agora Nós13.00 – Jornal da Tarde14.17 – Os Nossos Dias14.46 – Há Tarde (directo)18.00 – Portugal em Directo (directo)19.08 – O Preço Certo (directo)19.49 – Direito de Antena20.00 – Telejornal (directo)21.07 – Bem-vindos a Beirais21.51 – Água de Mar22.42 – Quem quer ser Milionário23.43 – Os Filhos do Rock00.35 – Portuguese pelo Mundo – LosAngeles01.22 – Uma Família Açoriana02.15 – Sinais de Vida03.39 – Televendas

RTP207.00 – Repórter África 2014 – 2.ª Edição07.28 – Zig Zag10.50 – Euronews12.46 – Biosfera13.15 – Alves dos Reis, um seu Criado14.00 – Sociedade Civil15.32 – A Fé dos Homens16.05 – Maria de Lourdes Modesto16.57 – Zig Zag20.13 – Triângulo Jota21.00 – Jornal 2 (directo)21.42 – Página 221.57 – Verdade do Vinho22.33 – Californication23.03 – Tanto para Conversar23.47 – Os Grandes Museu do Mundo00.18 – E2 – Escola Superior de Comuni-cação Social

00.47 – Sociedade Civil02.20 – Euronews

SIC06.00 – SIC Notícias07.00 – Edição da Manhã08.45 – A Vida nas Cartas – O Dilema10.10 – Queridas Manhãs13.00 – Primeiro Jornal14.40 – Duas Caras15.15 – Senhora do Destino15.45 – Grande Tarde18.45 – Em Família20.00 – Jornal da Noite21.45 – Mar Salgado22.50 – Império23.50 – Lado a lado00.45 – CSI Las Vegas01.40 – A Vingadora02.35 – Jura

TVI06.30 – Diário da Manhã10.12 – Você na TV!13.00 – Jornal da Uma14.46 – Flor do Mar16.00 – A Tarde é Sua18.17 – Feitiço de Amor19.30 – Casa dos Segredos 5 – Diário daTarde20.00 – Jornal das 8 + Euromilhões21.43 – Casa dos Segredos 5 – Nomea-ções22.48 – Jardins Proibidos00.00 – Casa dos Segredos 5 – Extra01.17 – Ora Acerta02.25 – Grimm03.09 – O Teu Olhar05.00 – TV Shop

TELEVISÃO

FEIRAS

Horizontais – 1 - Benfeitoras. 2 - Ilha de coral; convoco. 3 - Acalma-ram, sossegaram. 4 - Pronome pessoal; saudáveis; rádio (s.q.). 5 - Des-denhou (fig.). 6 - O lado do vento; inútil. 7 - Primeiro estado do insecto.8 – Cidade caldeia; progenitora; fim de novo. 9 - Demonstraram, conta-ram. 10 - Adorei; mexerico. 11 - Residentes.

Verticais – 1 - Pura, virgem; trespassam. 2 - Descrente; luto (fig.). 3 -Quantidade; relação; olhar. 4 - Salva; remate de muralha. 5 - Comum,simples. 6 - Pôr-do-sol; género de alce. 7 - Senhor inglês; fruto da vi-deira; gracejar. 8 - Prender; poeta. 9 - Adicionar; bocados, fatias.

www.veraxavier.com

[email protected]

Consultas e cursos de Tarot

SOLUÇÕES PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais– 1. Caridosas. 2. Atol. Cito.3. Serenaram. 4. Tu. Sas. Ra. 5. Ratou. 6.Lo. Va. 7. Larva. 8. UR. Mãe. Vo. 9. Revela-ram. 10. Amei. Dito. 11. Moradores.

Verticais– 1. Casta. Furam. 2. Ateu.Remo. 3. Ror. Rol. Ver. 4. Ilesa. Ameia. 5.Natural. 6. Ocaso. Veado. 7. Sir. Uva. Rir. 8.Atar. Vate. 9. Somar. Gomos.

SOLUÇÕES SUDOKU

Carneiro Há alguma situação em estado ges-tativo que pode, nesta fase tornar-se realidade. Não deixe que sedesenvolva sozinha, ela precisa deacompanhamento seu.

Touro O distanciamento pode ser uma boaestratégia ou solução para algumasituação aparentemente confusa.Retire-se por algum tempo para es-friar a mente, pensar mais calma-mente e não ceda a pressões.

GémeosSenão está numa fase tranquila, tudoindica que vai estar. Mantenha a suavibração tão positiva quanto lhe forpossível, porque só assim se conse-gue atrair vitórias e pessoas válidas.

Caranguejo É fundamental sentirmos que pode-mos e devemos ajudar quem pre-cisa… senão, um destes dias vivemosnum mundo ainda pior. Então, secada um fizer um pouquinho…

Leão Este pode ser o momento certo pa racomeçar uma nova tarefa, um no voprojecto ou decidir apenas que es tána altura de mudar, melhorar uma ouduas coisas no seu temperamento.

Virgem Tenha um pouco mais de paciêncianuma qualquer situação. A pressadá-nos cabo das forças e tudo émuito mais difícil quando estamosnesses estados de ansiedade.

Balança Uma ou mais decisões firmesdevem ser tomadas. Está na hora de“acordar” para alguma questão. Nãodeixe o tempo passar porque talvez,neste caso em particular, ele nãoseja aliado.

EscorpiãoNão se resguarde do mundo commedo de sofrer desilusões ou de semagoar, todos esses sentimentos eexperiências fazem parte da vida!

SagitárioTalvez tenha que socializar mais, di-vertir-se mais, ter mais momentosde cultura… há quanto tempo nãovai ao Teatro? E quando foi a últimavez que se sentou numa esplanada apensar na “morte da bezerra”?

Capricórnio A necessidade de trazer à superfícieas suas emoções mais ocultas podesignificar que é tempo de as assu-mir. As suas fragilidades, os seusmedos, as suas mágoas só podemser curadas depois de ter tomadoconsciência delas e as aceitar.

Aquário Hoje poderá surgir um desentendi-mento se não controlar os seus im-pulsos. Aproveitar o dia ao máximo,não gastando energias com causasmenores. Bom fim-de-semana!

Peixes Reveja a sua postura nalguma ques-tão sentimental ou laboral. Há algoque pode não estar a ser bem gerido(por estar magoado ou inseguro) porisso, tende a pensar de forma menosconstrutiva que nada lhe vale…

1 9 2 7

9 2 5

2 3

3 1 4 2

8 4

1 2 8 5

9 7

1 3 9

4 6 7 5

DIVORCIADO 51 anos, desejasenhora dos 40 aos 55 anos.Tlm: 913 613 975.............................................

CORPS-LAY GABINETE!!... Façauma pausa e elimine o stress.Primamos pela diferença!!. Pro-fissionais ao serviço. ***Telm.910 533 085.............................................MASSAGEM CORPO A CORPOpara massagistas portuguesas,gabinete de luxo, com muitoprazer. ***Telm. 913 207 569.............................................

SAÚDE

CONVÍVIOS

PART-TIME LUCRATIVO p/ Natal?Adira já à Avon. Telm. 966 476830, 915 470 664.............................................TORNE-SE VENDEDORA Avon -Bons Lucros!! Telm: 915 292 932.............................................

SELECIONAMOS COLABORADO-RAS para Bar/Night Club. Ad-missão imediata. Boas condi-ções. Tlm. 927 511 761.............................................YVES ROCHER Increve-te! S/In-vestir. Sem Obrigação! Lucros +Prémios!! ***Contacto: 917 602622.............................................

OFERTASLEIRIA

Classificados SITE www.di a ri o lei ria.ptE-MAIL clas si fi ca dos@di a ri o lei ria.ptMORADA Centro Comercial Ma rin gán.º 106 | Lojas 95/96 | LeiriaTELEFONE 244 000 036FAX 244 000 032TERÇA-FEIRA 11 DE NOVEMBRO DE 2014

EMPREGO FORMAÇÃO DIVERSOS

DIVERSOS

EMPRÉSTIMOSDE DINHEIRO

INFORMAÇÕES918 342 995

CONTACTOS1.ª VEZ! LEIRIA! MULHERAÇA,muito meiga, 30A. Boa Espa-nholada, oral n. 9h às 00h.Telem: 910 552 184*.............................................LEIRIA! NOVIDADE PortuguesaSofia 36A, bonita, meiga, loi-raça, muito peluda. At/só.24h!! Telem: 965 471 665*.............................................LEIRIA! 3 Bonequinhas de luxo!Menina russa!! lourinha, olhosverdes! 18A!! Morena cabriti-nha! corpinho de sonho... 19A!E Portuguesa... 22A, Corpinhode boneca. “Adoramos atenderjuntas!!... ** 912 875 654..............................................LEIRIA!!! Sou doce, charmosa!!Corpo delicioso. Espero-te...sem pressa!!! **910 553 935..............................................OLÁ PROCURO RAPAZES! atéaos 25A! Para bons momentos(Não Comercial) *910 242 300.............................................NOVA LEIRIA JOVEM LICEN-CIADA s/colocação atende cava-lheiros de bom gosto em localde luxo, máximo sigilo. Das93h00 às 23h00 *916 9660 447.............................................

LUSO-FRANCESA!!! 40 Anos,atrevida, loira e meiguinha!!!Faz todo o tipo de massagensem topless!!! Com ou sem con-vivio!!! Telem: 917 150 158*(só nºs identificados).............................................MASSAGEM CORPO A CORPOp/ massagistas portuguesas,gabinete de luxo, com muitoprazer. Telm. 913 207 569.............................................

TERNURA DOS 40!!! Olhos ver-des, meiga…..Faz todo o tipode massagens em topless commuito prazer... Com ou semconvívio! *915 535 539 (só nú-meros identificados).............................................

FIGUEIRA DA FOZ

COIMBRA

ALFA ROMEO 1.9JTD, 120cv, 2006,Nacional, preto, 5 Lugares, 3 Por-tas, 135.000Kms = 8.500€ ** Telm:918 449 763.............................................AUDI A3 1.9TDi, 110cv, 1999, azul,3 Portas, jantes 5 braços, Climatronic= 6.250€ *918 449 763.............................................BMW 320D, 2001, c/ 250.000 kms,todos os extras, muito estimado,6.000€. *962 417 330.............................................JAGUAR S-TYPE 3.000 V6 23 8cv,Executive, nacional, Cx automá-tica, 1999, 117.000 Kms = 9.500 €** Telm: 918 449 763.............................................JEEP CHEROKEE 2.5TD, 116cv,1995, preto, DA, VE, JLL, FC, 4pneus novos, engate reboque. na-cional = 2.550€ *918 449 763.............................................OPEL TIGRA, 12/94,v.e., f.c., d.a.,j.e., ar cond., revisão feita. Impe-cável. 1.750€. *916 829 346.............................................OPEL VECTRA 1.6i Gasolina, 100cv,2001, 4 Portas, azul, Climatronic,Impecável = 3.250€ ** Telm: 918449 763.............................................PEUGEOT 307SW, 1.4HDI, 2003,cinza, nacional, ar-cond., economica= 5.500€ *918 449 763.............................................RENAULT CLIO 1.2i, 5 portas,2000, azul, nacional, ar cond.,alarme = 2.250 € *918 449 763.............................................RENAULT MEGANE 1.5DCi, 2003,cinza, 5 portas, climatronic, sensorluz e chuva, cartão inteligente =6.000€ *918 449 763.............................................SMART FORFOUR 1.5CDi (motormercedes), cx manual, 2005, na-cional, 5 P., 5 Lug, Teto panorâ-mico = 6.500€ *918 449 763.............................................VW GOLF 3 1.9GTD,1993, 5 Portas,cinza, jantes liga-leve, direção assis-tida = 3.000€ *918 449 763.............................................VW POLO Gasolina, 2000, cinza, 5Portas, direção assist, jantes ligaleve, fecho central = 3.000 € **Telm: 918 449 763.............................................

CITROEN BERLINGO 1.6HDi, 2011,24.000 Kms, vermelha, Porta late-ral, sensores estac. Como nova, Ivadedutivel = 9.900 € ** Telm: 918449 763.............................................FIAT GRANDE PUNTO 1.3 Multijet,2008, 2 Lugares, branco, Ar cond.= 4.250 € *918 449 763.............................................RENAULT CLIO 1.5DCi, 2007, 2 luga-res, 100.000 Kms, branco, Ar cond.= 4.750 € *918 449 763.............................................RENAULT CLIO 1.9D, 1997, branco,160.000 Kms, direção assistida, fe - cho central = 1.750 € *918 449 763.............................................VW GOLF 1.9TDI, 100cv, sport,2004, preto, 2 lugares, Ar-cond.,Jantes liga-leve = 5.900 € ** Telm:918 449 763.............................................

COMPRO CARROS parados ou ba-tidos ou mota. *914 899 484.............................................

VENDALIGEIROS

VENDACOMERCIAIS

COMPRAS

26 | 11 NOV 2014 | TERÇA-FEIRA

CLASSIFICADOS | IMOBILIÁRIO | AUTOMÓVEIS

LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -T1+1 (DUPLEX NOVO), no Vale daCabrita, Kitchenete c/ móveis laca-dos,2 quartos c/ roupeiro. Gara-gem individual. CE: C (Ref. 752) =89.000,00€ *AMI 906 *244 825344 **www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -T1, na Praia do Pedrogão, Cozinhasemi-equipada. Sala c/ lareira, ga-ragem. C.E. em curso (Ref. 904) =68.000,00€ *AMI 906 *244 825344 **www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -T2 (NOVO), no Casal Andrino. Co-zinha equipada. Aquecimento cen-tral. Garagem. CE: A (Ref. 634)–120.000,00€ *AMI 906 *244 825344 **www.limalitoral.com.............................................**HABITAT, LDA // VENDE - T3(usado / último andar). Grandesáreas, soalheiro, grandes varan-das. garagem fechada . “Com vis-tas para o Castelo”. Fácil acesso.Preço = 79.000,00 €. *AMI5141*244 837 474 // 933 362 991***www.imobiliaria-habitat.com.............................................**HABITAT, LDA T3 (usado), juntoao “Rei dos Frangos”/ Qt.ª doBispo, elevador, garagem. 60.000€ (negociável). *AMI5141 *244837 474 // 933 362 991 ***www.imobiliaria-habitat.com.............................................APARTAMENTO T3 MARRAZES -Sala, lareira, varanda, cozinha mo-bilada, churrasqueira e dispensa.3 quartos com roupeiros embuti-dos. Sótão com arrumos e gara-gem para um carro. C.E. 100%financiamento *918 777 600 **[email protected]. AMI 4252..............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -T3 RENOVADO, exaustor, placa,forno e esquentador. Sala c/ la-reira. CE: D (Ref. 590) «VENDA EX-CLUSIVA A INVESTIDORES» =85.000,00€ *AMI 906 *244 825344 **www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA.-T3 na Cruz d´Areia, Cozinha equi-pada c/ placa vitrocerâmica, forno,exaustor e esquentador. Sala c/ la-reira. Sótão e Garagem. Pinturanova no interior. CE: D (Ref. 922) =68.000,00€ *AMI 906 *244 825344 **www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA.- T3Guimarota. Cozinha semi-equipada.Sala c/ lareira. 3 Quartos c/ roupeiro.Garagem. C.E.: em curso (Ref. 553)–78.000,00€ *AMI 906 *244 825 344*www.limalitoral.com.............................................T3 CENTRO DE LEIRIA, (no coraçãode Leiria). Sala ampla, cozinha,marquise, wc com poliban, wc re-novado com banheira, escritório edispensa. C.E. *918 777 600 *[email protected]. AMI 4252.............................................**HABITAT, LDA T4 (usado), par-queamento, prédio com 3 anda-res, elevador “último andar” uminquilino por andar, Sismaria.=85.000,00 € *AMI5141 *244 837474 // 933 362 991 ***www.imo-biliaria-habitat.com.............................................LEIRIA - T4 no 2º andar com gara-gem, aquecimento central, em edi-fício com elevador. C.E: C (ref.MR-1060) AMI 6357 *Tlm: 919047 762 **www.nevesterlouw.com.............................................

COIMBRÃO / LEIRIA - Moradia T3de r/c, geminada por alpendre, im-plantada em terreno com cerca de1200m2.(ref. MR-1092) AMI 6357*Tlm: 919 047 762 **www.neves-terlouw.com.............................................

**HABITAT, LDA // VENDE - MoradiaT2 (nova), Estação “Rua D.Carlos I“,r/c, garagem e logradouro - 1.ºandar, sala, cozinha e casa debanho, varanda c/churrasqueira. -2.º andar, dois quartos, c/roupeiro ecasa de banho = 115.000,00 €*AMI5141 *244 837 474 // 933 362991 *www.imobiliaria-habitat.com.............................................**HABITAT, LDA // MORADIA T3(usada), 1.300m2, Leiria-Gare =100.000,00 € (Negociavél) *AMI5141 *244 837 474 // 933 362 991*www.imobiliaria-habitat.com.............................................COIMBRÃO / LEIRIA - Moradia T3de r/c, geminada por alpendre,terreno com cerca de 750m2. (ref.MR-1092) AMI 6357 *Tlm: 919047 762 **www.nevesterlouw.com.............................................LEIRIA - Moradia individual T3, rés-do-chão, aquecimento e algunseletrodomésticos = 95.000 €. C.E:E (ref. MR-1081) AMI 6357 *919047 762 **www.nevesterlouw.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -GEMINADA T3 + 1, Caranguejeira.Cozinha c/ terraço, churrasqueira,aquecimento central, garagem.C.E.: B (Ref. 830) =139.000 € *AMI906 *244 825 344 **www.limali-toral.com.............................................MONTE REDONDO - Moradia novaT3 + 1 de r/c, implantada em ter-reno c/cerca de 710m2. C.E: B (ref.MR-996) AMI 6357 *Tlm: 919 047762 **www.nevesterlouw.com.............................................MORADIA BROGAL / Leiria - Tér-rea, sala ampla, 3 suítes com wc,casa das máquinas, co zinha com70 m2 com lareira antiga e 1 wcde serviço, churrasqueira e cavepreparada para garagem. 100% fi-nanciamento. C.E. *918 777 600*[email protected]. AMI 4252..............................................

GÂNDARA DOS OLIVAIS T3 TÉR-REA, garagem p/ 2 carros, adega.r/c, c/ 5 assoalhadas, uma cozinha,2 casas de banho, uma dispensa,e um terraço. Aproveitamento desótão com 2 quartos, um wc ezona de sala. *Telm. 918 777 600** [email protected]. AMI 4252..............................................PRAIA DO PEDRÓGÃO - VivendaT3, terreno c/ 800m2. Boas árease localização privilegiada com vis-tas mar. C.E:F = 120.000€ (ref. MR-934) AMI 6357 *919 047 762**www.nevesterlouw.com.............................................VÁRZEAS/MTE REAL - Vivenda in-dividual T3 de cave e rés-do-chão,terreno com 800m2. C.E: C (ref.MR-827) AMI 6357 *919 047 762**www.nevesterlouw.com.............................................HABITAT, LDA / Individual T4(usada), Pousos. Terreno e anexos.Bom Investimento = 78.000,00 €*AMI5141 *244 837 474 // 933 362991 *www.imobiliaria-habitat.com.............................................CARREIRA / MONTE REDONDO -Moradia geminada por alpendreT4, terreno com 430m2. Boa loca-lização. C.E:D (ref. MR-1083) AMI6357 *Contacto: 919 047 762**www.nevesterlouw.com.............................................GEMINADA T4 com jardim e logra-douro. “Excelente localização a 2km da Praia da Vieira de Leiria”.C.E: C (ref. MR-1031) (ref. MR-1060) AMI 6357 *Tlm: 919 047762 **www.nevesterlouw.com.............................................HABITAT, LDA / VENDE T6 TÉRREA,(nova), Barração. Furo, árvores defruto, terreno 2.000m2, garagemp/3 carros. Aquecimento e aspira-ção central, chão radiante. Bompreço = 350.000,00 € . *AMI5141*244 837 474 // 933 362 991***www.imobiliaria-habitat.com.............................................

COIMBRÃO - Casa de campo pararestauro com pátio e anexos, ter-reno com 520m2. C.E:E (ref. MR-961) AMI 6357 *Tlm: 919 047 762**www.nevesterlouw.com.............................................COIMBRÃO - Casa de campo T4 derés-do-chão com sótão, pátio eanexos =108.500€ C.E:E (ref. MR-996) AMI 6357 *Tlm: 919 047 762**www.nevesterlouw.com.............................................FONTE COVA / Monte Redondo -Casa de campo para restauro, im-plantada em terreno com cerca de1700m2. C.E:D (ref. MR-1080) AMI6357 *919 047 762 **www.neves-terlouw.com.............................................

**HABITAT, LDA // VENDE - TER-RENO c/2.000m2 (junto à Estradaprincipal - Covinhas, Vale Verde,Marrazes/Lra) para Moradia ouBarração. *AMI5141 *Telfs: 244837 474 // 933 362 991 ***www.imobiliaria-habitat.com.............................................**HABITAT, LDA // VENDE - TER-RENO Rústico c/1.500m2. Muitobem localizado, ideal p/moradiaind. ou 2 moradias, nos Milagres.“Preço sob consulta”. *AMI5141 **Telfs: 244 837 474 // 933 362 991***www.imobiliaria-habitat.com.............................................CARREIRA / LEIRIA - Terreno ur-bano com cerca de 700m2 paraconstrução de moradia. (ref. MR-1084) AMI 6357 *Tlm: 919 047762 **www.nevesterlouw.com.............................................

PERMUTA-SE OU VENDE-SE Ter-reno urbanizado, c/575m2, nosParceiros. **916 905 454..............................................PORTO LONGO / MONTE RE-DONDO - Terreno com 50.000 m2(5 hectares), sendo cerca de4.000m2 zona urbana. (ref. MR-1085) AMI 6357 *Tlm: 919 047762 **www.nevesterlouw.com.............................................ZONA DE CARRIÇO / Pombal - Lotede terreno 390 m2 para constru-ção de uma moradia. (ref. MR-1082) AMI 6357 *Tlm: 919 047762 **www.nevesterlouw.com.............................................

LOJA/ESCRITÓRIO com 100m2, ga-ragem, dp/ serviços ou comércio.“Excelente localização na EN109em Monte Redondo”. C.E: B (ref.MR-1089) AMI 6357 *Tlm: 919047 762 **www.nevesterlouw.com.............................................

**HABITAT, LDA // VENDE - PINHAL(c/pinheiros novos) de 7.500m2.Preço sob consulta. *AMI5141 **Telfs: 244 837 474 // 933 362 991***www.imobiliaria-habitat.com.............................................

VIEIRA DE LEIRIA - T3 mobilado,com alguns eletrodomésticos, ter-raço e garagem individual. C.E: B- (ref. AR-06) AMI 6357 *Tlm: 919047 762 **www.nevesterlouw.com.............................................

LIMALITORAL - SOC. IMOB., LDA.- T1 na Cruz d’ Areia. Cozinha c/despensa. 1 Quarto c/ janela. Salac/ sacada p/ varanda. CertificadoEnergético : D – 250,00€ *AMI906 *Contacto: 244 825 344**www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB., LDA.- T1 na Gândara, Cozinha comfogão e exaustor. 1 Quarto semroupeiro. Certificado energéticoem curso = 200,00 € *AMI 906**Contacto: 244 825 344**www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB., LDA.- T1 na Quinta St.º António. Kit-chenete c/ exaustor, placa e es-quentador. 1 Quarto s/ roupeiro. 2Roupeiros no hall. CertificadoEnergético: C – 200,00€ *AMI906 *Contacto: 244 825 344**www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB., LDA.-T2 no Telheiro, equipado, e mobi-lado. Cozinha c/exaustor, placa,forno, esquentador, frigorífico emáq. lavar roupa. Quartos c/rou-peiro. Arrecadação no sótão e gar-gem individual Certificado Ener -gético: C. = 350,00€ *AMI 906*Contacto: 244 825 344 **www.li-malitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB., LDA.- T3 na Gândara, Cozinha equi-pada c/ exaustor, placa, forno e es-quentador. Arrecadação no sótãoe Garagem individual. Certificadoenergético em curso. = 320,00€*AMI 906 *Contacto: 244 825 344**www.limalitoral.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB., LDA.- T3 no Bairro Jericó. Cozinha equi-pada c/ exaustor, placa, forno e es-quentador e máq. lavar roupa. 2Quartos mobilados. 1 Quarto com-roupeiro. Certificado Energético:C. = 300,00€ *AMI 906 **Con-tacto: 244 825 344 **www.limali-toral.com.............................................

LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -Moradia T3+1, no Centro de Leiria.Com vários andares composta porgaragem, terraço com churras-queira, cozinha totalmente equi-pada, aquecimento centra a gás euma divisão ampla com aproveita-mento de sótão. Certificado Ener-gético : B = 650,00€ *AMI 906*Contacto: 244 825 344 **www.li-malitoral.com.............................................

**HABITAT, LDA // ARRENDA -LOJA (pequena - ideal para tele-móveis ou sapateiro), na Avenida/centro de Lisboa, com pé direitoelevado.*AMI5141 ** Contacto:244 837 474 // 933 362 991***www.imobiliaria-habitat.com.............................................**HABITAT, LDA // ARRENDA -LOJA r/c, nos “Terraços do Lis”,200 € / Mês. *AMI5141 **Con-tacto: 244 837 474 // 933 362 991***www.imobiliaria-habitat.com.............................................LIMALITORAL - SOC. IMOB. LDA. -LOJA, no centro de Leiria, com 35m2, e Licença para restauração, 2casas de banho. Certificado Ener-gético D = 320,00€ *AMI 906*Contacto: 244 825 344 **www.li-malitoral.com.............................................

CEDÊNCIA PADARIA e pastelariacom fabrico. Boas vendas ao bal-cão. 4 sacos farinha dia e 50 kgcafé / mês. Preço negociável. Zonade Santarém. *Telm. 916 541 882..............................................

TRESPASSES

ARRENDA

Apartamentos

ARRENDA

Moradias

ARRENDA

Lojas

VENDA

Apartamentos

VENDA

Moradias

VENDA

Rústicas

VENDA

Lojas

VENDA

Outros

VENDA

Terrenos

AUTOMÓVEIS

TERÇA-FEIRA | 11 NOV 2014 | 27

11 de Novembro de 2014 TErça-feira

HOJE AMANHÃ

www.facebook.com/diarioleiria 23.665

LeiriaLigeira subida das

temperaturas. Aguaceiros fortes.

12º/18º

LeiriaManutenção das

temperaturas.Aguaceiros fracps

12º/18º[email protected] / redacção 244 000 031

MARÉS

Portos da Ericeira, Nazaré,Peniche e S. Martinho do Porto

Preia-Mar: 05h04 e 17h31Baixa-Mar: 11h19 e 23h25Porto da Figueira da FozPreia-Mar: 05h18 e 17h43Baixa-Mar: 11h27 e 23h34

Publicidade 244 000 030 | Assinaturas 244 000 037 www.diarioleiria.pt

O presidente da ConferênciaEpiscopal Portuguesa (CEP),Manuel Clemente, disse ontemque a família é “uma inegávelforça intrínseca que só esperao reconhecimento públicoequivalente”.

“(…) Apesar de tanta indefi-nição, cultural e até legal, a seurespeito, a família evidencia-sehoje com uma inegável forçaintrínseca que só espera o re-conhecimento público equiva-lente, para poder render ‘a cempor um’ e em benefício de to-dos”, afirmou Manuel Cle-mente, em Fátima, no discursode abertura da 185.ª assembleiaplenária da CEP.

Para o também patriarca deLisboa, “se, por um lado, as di-ficuldades económicas e até a

indefinição cultural atingemhoje as famílias, fragilizando asua constituição e manuten-ção, por outro, elas revelam-seem muitos casos como únicosustentáculo de tantas existên-cias e subsistências pessoaisque não encontram outroponto de apoio material e afec-tivo”.

“Idêntica no essencial dacomplementaridade homem/mulher, geradora de vida, e noactual contexto, que a tornamais nuclear, urbana, móvel edispersa, a família evidencia-se como base inultrapassávelda solidariedade geral”, conti-nuou. Reconhecendo que areunião dos bispos ocorre“num momento forte da vidada Igreja e da sociedade”, em

que o papa chama à reflexãosobre a família, o presidente daCEP abordou o sínodo extraor-dinário sobre esta temática, noqual participou. “Como foi am-plamente noticiado – com al-guma desproporção até, emrelação ao lugar que este pontorealmente teve no decurso dosínodo – esboçou-se uma re-flexão sobre os divorciados re-casados e a respectiva relaçãocom os sacramentos”, referiuManuel Clemente. Adiantandoque este ponto “continuará aser reflectido antes e duranteo próximo sínodo”, o preladosalientou que, da parte da CEP,a disponibilidade para reforçar“a atenção à família é total edemonstrada”. A este propósitocitou trechos da nota pastoral

“A força da família em temposde crise”, publicada em Abrilde 2013, na qual se lê que “se éverdade que a Igreja nunca dei-xará de proclamar a indisso-lubilidade do casamento, (…) talnão pode significar insensibi-lidade ou indiferenças peranteo sofrimento de quem experi-mentou um fracasso matrimo-nial”.

“A Igreja acolhe e acompa-nha com solicitude essas pes-soas”, adiantou o patriarca deLisboa, referindo-se à mesmanota.

Na assembleia plenária, quetermina na quinta-feira, outrodos pontos que vai merecer aatenção dos bispos é a vidaconsagrada, à qual o papaFrancisco dedicou um ano, ainiciar no final deste mês, disseManuel Clemente.

“Todos os consagrados me-recem igual acolhimento dio-cesano e, simultaneamente,respeito pela especificidade demodos e fins de cada instituto.Não apenas pela compensaçãoque possam dar à falta de ou-tros agentes pastorais, mas an-tes e, sobretudo, pela radicali-zação evangélica das suas vi-das e a incidência profética doseu modo de estar e intervir naIgreja no mundo”, acrescen-tou.|

Bispos pedem reconhecimento para a família Fátima Bispos pedem reconhecimento para a família, “umainegável força intrínseca que só espera o reconhecimentopúblico equivalente”

Educação e saneamento entre as prioridades dePorto de Mós para 2015MUNICÍPIO A educação, o sa-neamento e a recuperação dacentral termoeléctrica, paratransformar em museu e ar-quivo municipais, são as prio-ridades da Câmara de Porto deMós para 2015, disse ontem oseu presidente.

“Há três obras que pretende-mos iniciar em 2015, mas todaselas estão dependentes, emparte, de fundos comunitários”,explicou João Salgueiro, apon-tando a ampliação do centroescolar de Porto de Mós, a se-gunda fase do saneamento deMira de Aire e a recuperaçãoda central termoeléctrica.

Segundo João Salgueiro,eleito pelo PS, o centro escolar,investimento na ordem dosdois milhões de euros, vai “per-mitir concentrar as crianças ealunos da sede do concelho eda zona envolvente”, ao dispo-nibilizar três salas para a edu-cação pré-escolar e dez salaspara o 1.º ciclo do ensino básico.A proposta de Orçamento para2015, aprovada em reunião doexecutivo com a abstenção dosvereadores do PSD, inclui parainvestimento na área do ensinobásico 340.900 euros.

O mesmo sucede com a se-gunda fase do saneamento deMira de Aire, que sucede a umaprimeira que motivou um in-vestimento de quase três mi-lhões de euros.

No âmbito cultural, João Sal-gueiro realçou a recuperaçãoda central termoeléctrica dePorto de Mós, investimento de3,5 milhões de euros, incluindo

o equipamento.A central termoelétrica foi

responsável pela introdução deenergia eléctrica, nos anos 30do século XX, em Porto de Mós,e teve a primeira sala de cinemado concelho, cuja projecção erada responsabilidade do electri-cista chefe, refere o sítio na In-ternet da autarquia. “O projectodo saneamento para Mira deAire está em conclusão, os doisrestantes prontos. É só ter fi-nanciamento e a câmara podeavançar com as obras”, decla-rou o responsável, admitindoque “a autarquia só consegueter recursos financeiros parafazer uma das obras”. A pro-posta de Orçamento para 2015do município de Porto de Mósé de 17,3 milhões de euros.

Para os vereadores do PSD,as grandes opções do planopara 2015 “não apresentammudanças significativas norumo da política deste execu-tivo, pois são um conjunto deopções não integradas, soltas,em que não se vê articulaçãocom um objectivo global e con-creto para o concelho”.|

João Salgueiro vai gerir orça-mento de 17,3 milhões de euros

CALDAS DA RAINHA O Nú-cleo Protecção e Ambiente doDestacamento Territorial daGNR deteve cinco caçadores,no âmbito de uma acção defiscalização.

Três dos homens foram de-tidos por exercício do acto ve-natório em terrenos não cine-géticos, nomeadamente empovoados, numa faixa de pro-tecção de 250 metros. A deten-

ção dos outros dois foi pelaprática de acto venatório emterrenos não cinegéticos, no-meadamente em parques in-dustriais, por estarem a caçarnuma faixa de protecção (500metros) inferior à imposta porlei. As autoridades apre ende -ram cin co armas de fogo, cincolivretes, cinco cartas de caça-dor e 21 cartuchos de chumbode 12 milímetros.|

Detidos cinco caçadoresem acção de fiscalizaçãoda GNR