39
importância de aprende nsinar o desenho infant

Slides oficina pedagogica desenho infantil

Embed Size (px)

Citation preview

A importância de aprender

e ensinar o desenho infantil

A criança

enquanto d

esenha can

ta,

dança, con

ta históri

a, teatral

iza,

imagina ou

até silen

cia.

Derdy

k,1989,p.1

7

O desenho ao longo do tempo conseguiu expressar os mais diversos sentimentos humanos como a alegria,a tristeza, o medo ou frustrações.

A escola renovada numa tentativa de desabrochar a capacidade criadora, procura relacionar à vontade da criança transpor no desenho o seu pensamento concreto.

Dentro desse novo contexto estudiosos da educação infantil como forma de entender o psicológico das crianças e a relevância da arte na personalidade humana, começam a valorizar a produção infantil, a produção espontânea.

Afinal, o que é desenho?

Enfatizaremos apenas o desenho infantil.

O desenho infantil é uma atividade integradora dos domínios cognitivos,afetivos e motores, na qual serelaciona o pensar, o ver e o fazer.

A criança através do desenho interpreta o

mundo real, ou seja, interpretasuas vivências e experiências transformadas em linguagem

gráficas.

Cada desenho tem uma história, um significado

pessoal.

E foi nessa perspectiva,que o desenho se tornou objeto de estudos de diversas áreas

do conhecimento como a Psicologia,Sociologia

e Pedagogia.

Sendo visto como fonte de múltiplas informações acerca do desenvolvimento infantil.

As etapas do desenvolvimento gráfico infantil.

Garatujas

Primeiras marcas da criança no

papel.

DesordenadasOrdendas

Garatujas desordenadas

Garatujas controladas

Para as crianças as garatujascondiz com suas experiências

vividas

Formiga garatuja

Elefante garatuja

Ao colocar na mão de uma criança, um folha de papel e um lápis ( os mais comuns para a produção de um desenho), a ação da criança na superfície do papel produz um prazer que ela sente ao constatar os efeitos que ela produziu.

A maioria das escolas empregam o desenho como sendo um modo de “ aliviar as tensões da criança ou o desenho é utilizado em ocasiões festivas ou até mesmo para cumprir horário.

Para melhor conhecer a criança, é preciso aprender a vê-la, observa-la enquanto brinca [...] Estar atento à maneira como desenha seu espaço, aprender a ler a maneira de como escreve sua história. (Moreira, 2008, p.20)

Quanto mais a criança desenha, mais ela se aperfeiçoa e mais os benefícios no seu desenvolvimento intensificam-se, pois evolui sua psicomotricidade fina.

Confiança em si mesma;Ameniza a timidez; crianças inibidas ou retraídas a exteriorizar as suas emoções;Estimula a criatividadeAjuda na formação da personalidade

O desenho e o desenvolvimento emocional

da criança através do desenho.

Quanto mais à criança se afirma na produção gráfica mais será emocionalmente livre.

Isso se dá devido à relação existente entre autor e obra, a criança e o desenho.

O desenvolvimento intelectualda criança através do desenho

A criança não nasce sabendo desenhar a medida que ela cresce e adquire novas experiências, consequentemente ela adquire novos esquemas gráficos.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A relação física e sensorial que a criança estabelece com desenho possibilita a experiências de novas realidades.

[...] a criança quando abandona a fase de garatujas o traço seguinte é reconhecido como de uma pessoa.

(Lowenfeld, 1977,p.116)

As atividades criadoras geradas pelo desenho, também fornecem um excelente meio para a criança aprender a assumir responsabilidade por seus atos e, por conseguinte identificar as atitudes do seu grupo, as regras impostas pela sociedade, que podem ser traduzidas ou evidenciadas pelos desenhos.

Múltiplas possibilidades do desenho

como recurso pedagógico

Inicia-se da necessidade de formular novos olhares que orientem os professores na reflexão do conhecimento artístico sobre a relação entre pensamento, desenho e suas fases evolutivas.

A criança que é valorizada naquilo que sabe, sente prazer de aprender.

Não é só o lápis no papel, é também qualquer marca impressa em qualquer superfície: o rastro de uma vareta na areia da praia, o risco do caco de tijolo no muro e na calçada, a marca do giz na lousa, os furinhos feito na massinha ,a impressão da mão feita cheia de tinta no papel, o caminho feito pelo barbante no chão, a marca da ponta do dedo no vidro embaçado [...]

( DERDYK,1989,p.48)

O desenho como recurso pedagógico, é um instrumento

complementar que ajuda a transformar as ideias em

fatos e em realidades e pela finalidade do mesmo em

estimular o aluno.

SUGESTÕES

Organizar um planejamento pedagógicoPossibilitar atividades livres- espontâneas; Traçar estratégias de ensino do desenho;Desenvolver a prática de apreciação de obras de arte.Utilizar música para trabalhar o eixo temático das aulas.O primeiro aspecto cita importância de ter um objetivo claro e definido no que se refere à a tarefa proposta adequando-se as atividades possíveis do desenho.

O segundo aspecto a ser considerado pelos professores é relativo à livre criação e experimentação do aluno, utiliza-se tanto atividades livres, como atividades mais fechadas, onde o professor sugere um tema.

O terceiro levar o aluno a refletir sobre seu próprio traçado, organizando as ideias mentalmente ou no papel, ampliando assim a capacidade de percepção através do ato de desenhar.

Proposta de atividades com desenho:

Desenho Espontâneo:O professor não apresenta uma proposta temática

História do desenho e desenho da história:

Na primeira o educador incentiva a criança a contar algo sobre seu desenho, explorando a fala ou a escrita, nba segunda atividade as histórias da literatura infantil podem ser narradas pelo educador podendo este verificar o estágio de interpretação das crianças.

Por onde vai? Qual o caminho?

Colocando obstáculos(caixas de madeira, folhas,pedras), alinhados simulando o desenho de quarteirões de uma cidade o educador trabalha a noção de espaço e direção com seu aluno. A coordenação motora física podem ser trabalhadas com cordas, barbantes ou giz de cera, traçando onde todas as crianças devem segui-lo.

Jogo dos rabiscos:Uma criança desenha elementos do cotidiano e a outra traça desenhos relacionados com o desenho da criança anterior, diálogo gráfico.