8
Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 3 de agosto de 2013 Nova sede do Simmme começa a ganhar forma Empresas Empresários & LANÇAMENTO DIA DOS PAIS VINÍCOLA Todeschini inaugura em grande estilo nova unidade em Joinville, Santa Catarina página 2 Vízia Óptica apresenta dicas especiais de relógios e solares para presentear na data página 5 Aurora está entre os melhores do Guia Palacio de Vinhos Iberoamericanos página 8 SERVIÇO Restaurante Sabor do Vale com buffet diferenciado para almoço de segunda a domingo página 4 Integrantes da comissão de obras da nova sede do Simmme: Clóvis Ferri, Juarez José Piva, Deise Gehlen, Rafael De Toni, Fabiana Geremia Bucco e Luiz Antônio Bettoni Página 6 SÍLVIA TONON

03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

Embed Size (px)

DESCRIPTION

03/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2948 - Bento Gonçalves/RS

Citation preview

Page 1: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 3 de agosto de 2013

Nova sede do Simmme começa a ganhar forma

Página 3

Empresas Empresários&

Lançamento Dia Dos Pais VinícoLaTodeschini inaugura em grande estilo nova unidade em Joinville, Santa Catarina

página 2

Vízia Óptica apresenta dicas especiais de relógios e solares para presentear na data

página 5

Aurora está entre os melhores do Guia Palacio de Vinhos Iberoamericanos

página 8

serViçoRestaurante Sabor do Vale com buffet diferenciado para almoço de segunda a domingo

página 4

Integrantes da comissão de obras da nova sede do Simmme: Clóvis Ferri, Juarez José Piva, Deise Gehlen, Rafael De Toni, Fabiana Geremia Bucco e Luiz Antônio Bettoni

Página 6

SÍLVIA TONON

Page 2: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

FONTE: ELABORADA PELO AUTOR COM BASE EM PNUD.

- Sábado, 3 de agosto de 20132 Empresas Empresários&

Nova unidade de Joinville apresentou a Coleção Identidade

Todeschini inaugura loja conceito em Joinville

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Adelgides stefenon, Msc.

negócios

eMpresAs&

No dia 18 de julho, os empre-sários Flávio Posthingher, Ro-semari Sabino de Souza e Isis Norelle abriram as portas da loja conceito da Todeschini na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Cerca de 100 convidados par-ticiparam do coquetel de inau-guração e circularam pelos mais de 700 metros quadrados da nova unidade, conhecendo em primeira mão a recém-lançada Coleção Identidade – exposta em oito amplos ambientes do contemporâneo show room.

Na seleta lista, empresários locais do ramo da construção civil, além de arquitetos e cor-retores, amigos e familiares brindaram o sucesso do em-preendimento, que tem proje-to arquitetônico e ambientação assinados por Ana Vazquez.

Já na entrada, os convidados puderam sentir a inovação e a tecnologia presentes na Cole-ção Identidade. Características essas em destaque na estante de 5 metros de altura da Sala de Estar, desenvolvida com o novo padrão Aço Cortain.

A aparência pesada, amare-lada e oxidada do aço presen-te no moderno revestimento representa a riqueza mineral brasileira, confere expressivida-de ao ambiente e está alinhada com a Coleção Identidade, que retrata o DNA da construção étnica do Brasil – índios, negros e portugueses – através da mis-cigenação de raças, culturas e cores originárias do nosso país.

Durante o evento de inaugu-ração, o diretor comercial da Todeschini, Nereu Conzatti, falou sobre a importância da nova unidade. “Tínhamos um desejo grande de ter uma loja conceito da Todeschini que representasse a marca e o seu posicionamento em Joinville, principalmente pela relevân-cia que a cidade tem no Sul do Brasil”, avalia o executivo, que completa: “A Todeschini Joinville está alinhada com as tendências mundiais de deco-ração, oferecendo tudo o que existe de mais moderno em termos de mobiliário”.

Já o empresário Flávio Pos-thingher destacou também os diferenciais da loja, como a localização em bairro nobre, a facilidade de acesso e a qua-lidade dos produtos e dos ser-viços. “Atualmente, as pessoas

buscam o que há de melhor em mobiliário, gostam de varieda-de e sofisticação, mas, ao mes-mo tempo, estão preocupadas com a sustentabilidade, a forma como que este produto é feito. Hoje, nós estamos preparados para atender com excelência esse exigente público”.

Sobre a Todeschini

Uma das maiores fabricantes de móveis planejados da Amé-rica Latina, a Todeschini se des-taca pelo desenvolvimento de mobiliário e complementos para ambientes personalizados, dire-cionados para residências, em-presas e hotelaria.

Características como design, inovação e qualidade estão pre-sentes em seus produtos que, alinhados com as principais ten-dências mundiais de arquitetura.

Durante os últimos foi destaque em todos os meios de comuni-cação que o Brasil melhorou no IDH, o RS piorou. Eu digo que Bento despencou.

Vamos começar pelo começo. O Índice de Desenvolvimen-to Humano ( IDH ) é um indicador criado em 1998 para avaliar como estaria o desenvolvimento de cada região, município, estado ou país. É um índice, portanto, mundial que foi adotado pela Orga-nização das Nações Unidas ( ONU ) como fator de comparação do nível de qualidade de vida alcançado ao redor do mundo. Foi criado como um contraponto ao índice de crescimento dos países, normalmente medido pelo Produto Interno Bruto ( PIB ).

Desenvolvimento é muito mais que crescimento, é melhoria da qualidade de vida das populações. Um país seria desenvolvido quan-do encontrasse um padrão de qualidade de vida superior aos demais.

Este índice definiu 3 variáveis para analisar a qualidade de vida: renda per capita ( renda por pessoa ), expectativa de vida ( saúde ) e nível de escolaridade ( educação ).

Contudo, este índice, embora importante, na minha opinião é limitado. Prova disto é que criou-se, agora, o IDHAD que é este mesmo índice Adequado às Desigualdades procurando melhorá--lo, mas, mesmo assim, ainda limitado.

Limitado pois:1) Por considerar a renda per capita ( por pessoa ) faz uma média

da renda da população, mesmo que ela esteja concentrada na mão de poucos, ou seja, fazendo a média aritmética simples, não leva em consideração a concentração da renda, fator importante para medir a qualidade de vida;

2) Nível de desconcentração da renda seria muito mais impor-tante que a renda per capita;

3) Não leva em consideração fatores importantíssimos como segurança pública, nível de democracia, sustentabilidade, relações sociais, equidade, mobilidade social, saneamento;

4) Expectativa de vida ao nascer é um bom indicador mas ele não está relacionado diretamente à saúde e, sim, ao acesso à saúde, ao co-nhecimento médico, ao nível de segurança, acidentes de trânsito, etc;

5) Diferenças de metodologia dos Censos entre países também podem comprometer os resultados.

Bem, levando-se estas limitações em consideração, mesmo assim o índice demonstra seu valor pelo menos para análises e questio-namentos mais profundos. Veja a realidade de Bento Gonçalves.

idH. o que é isto?Bento despencA.

IDH de BENTO GONÇALVES

Vê-se que Bento Gonçalves despencou. Era o 6º. melhor mu-nicípio do Brasil em 2000 e agora é o 145º. Era o melhor do RS e agora é o 16º. O que aconteceu? O índice da renda melhorou, mas o da longevidade piorou e o da educação, então, despencou. O que aconteceu? Já sei. Mudaram a forma de cálculo do índice da educa-ção em relação a 2000. Porém, a comparação com outras cidades ainda é, de certa forma, válida.

Sendo assim, considero analisar o índice com ressalvas pois, mesmo sendo um bom começo para se analisar qualidade de vida, ainda não chegamos lá. Estes outros fatores citados que estão fora deste índice deveriam ser considerados sob pena de fazermos um bonito bolo mas que faltaram ingredientes muito importantes. Ser-ve para reflexão inicial pelo menos.

Pense nisso e sucesso.

RODRIGO ARSEGO

Page 3: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

DIVULGAÇÃO

FOTOS JUCILENE FESTA

3Empresas Empresários&- Sábado, 3 de agosto de 2013

Uniasselvi inaugura novas instalações em Bento

Arraial reuniu mais de mil convidados com programação temática Carlos Moreira, diretor do polo, e Aline Guimarães com o vereador Raquete e secretária de Educação Iraci Vasques

Equipe de professores do Centro Universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi - Unidade de Bento

O arraial que o Grupo Ber-tolini preparou para seus cola-boradores reuniu, neste ano, a melhor combinação de atrati-vos temáticos que garantiram um encontro marcado pela diversão. A festa junina da em-presa, realizada na tarde de 6 de julho, no CTG Laço Velho, ofereceu aos mais de mil con-vidados uma programação re-pleta de opções.

Logo na entrada, uma trupe com personagens temáticos cumpriu a missão de transmi-tir ao público toda animação característica da comemora-ção – e nesse clima descontra-ído integrou os participantes à encenação do tradicional casamento caipira, seguido pela dança da quadrilha que tomou o salão especialmente decorado com bandeirolas. Ali os participantes da festa tam-bém puderam se deliciar com alguns dos mais saborosos quitutes tradicionais da fes-ta – cachorro-quente, pipoca, pé-de-moleque, entre outros, além de testar a sorte e as ha-

Bertolini reúne colaboradores em animada Festa Junina

bilidades nas tendas de jogos. Para os pequenos, a diversão ficou por conta de brinquedos infláveis promovendo a reali-zação de atividades de entrete-nimento.

O sucesso da iniciativa de-monstra que a valorização do capital humano e o bem-es-tar dos colaboradores é uma aposta do Grupo Bertolini que sempre dá certo. “As pessoas que integram nossa equipe são o maior diferencial da empre-sa, por isso trabalhamos para agregar cada vez mais qualida-de de vida a seus dias. Aliado aos cuidados com a saúde, se-gurança e bem-estar, as ativi-dades de lazer cumprem parte importante nesse objetivo”, avalia o gerente de RH, Ale-xandre Michelin.

Maior empregadora entre as indústrias de Bento Gonçalves, a Bertolini totaliza, atualmente, cerca de 1,5 mil colaboradores. Seu próximo encontro de in-tegração está agendado para o mês de outubro, quando ocor-re a festa do Dia da Criança.

No 31 de julho o Centro Uni-versitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) inaugurou suas no-vas instalações em Bento Gon-çalves. Atuando na cidade e re-gião desde 2006, a instituição viu seu quadro de alunos crescer de forma significativa, gerando a necessidade de novos e maiores espaços físicos.

O novo prédio irá abrigar 6 salas de aula além de labora-

tório de Biologia e a brinque-doteca. Os cursos oferecidos atualmente são: Administração, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática, Processos Geren-ciais, Gestão Financeira, Re-cursos Humanos e Gestão em Tecnologia da Informação.

Segundo Aline Guimarães, coordenadora do polo Unias-selvi em Bento, as instalações aumentam as ofertas da insti-

tuição à comunidade regional. “A linha de atuação da Unias-selvi é muito abrangente, po-demos formatar cursos espe-cíficos para empresas em áreas técnicas, motivacional, com-portamental, administrativa”.

A nova sede está situada no Bairro Humaitá, Rua Paraná, nº40. Mais informações pelo fone 3454.1021 ou pelo site www.uniasselvi.com.br.

Page 4: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

JUCILENE FESTA

4 Empresas Empresários& - Sábado, 3 de agosto de 2013

Proprietário Gilmar Durante (C) com a equipe do Restaurante Sabor do Vale localizado na Fenavinho

DireitoEmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

“ ”

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial

OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 [email protected]

Em nada mais me surpreende as contradições dentro dos governos. Esta semana mesmo pudemos acompanhar uma decisão do Senado sendo contestada pelo Ministério do Trabalho.

Me refiro à aprovação, por parte do Senado, e por una-nimidade pelos 62 senadores presentes, do projeto de lei complementar que extingue, a partir de 1º de junho de 2013, da multa adicional de 10% incidente sobre os depó-sitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) devida pelo empregador quando demitido sem justa causa.

Antes mesmo de ser aprovada pelo Senado, na sexta--feira passada (dia 26), o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, havia defendido a manutenção da multa. A Câmara já havia aprovado o fim da multa, ainda no início do mês, mas a presidente Dilma Rousseff vetou a decisão dos deputados federais. E agora o veto poderá ser derrubado no Congresso...

Segundo o Ministro declarou, em programa de rádio, “ninguém morreu porque está pagando 10% a mais”. Me admiro muito de ter ouvido isso! Não estamos falando de 10% por ano, nem por década, e sim, de 10% por funcio-nários demitidos sem justa causa.

Contradição ronda multa de 10% sobre depósitos do FGTS

Fazendo com que, infelizmente, elas precisem reduzir seus quadros “sem justa causa” (a justa causa, na verda-de, é a bagunçada economia nacional). E o Ministro tem coragem de dizer que “ninguém morreu por causa disso”.

Realmente, pode ser que ninguém tenha mesmo morrido por causa destes 10%, mas a este percentual, soma-se os impostos que as empresas precisam pagar todos os meses, taxas, multas rescisórias, causas trabalhistas e responde-se uma simples pergunta: “Por que tantas empresas fecham?”

É importante frisar que a lei (dos 10%) não terá influen-cia sobre a multa de 40% que as empresas são obrigadas a pagar aos seus empregados nos casos de demissão. Estes 10% extras foram criados ainda em 2001 para reequilibrar as contas do Fundo depois que uma decisão judicial deter-minou a recomposição dos valores do FGTS, prejudicados pelos planos econômicos Verão e Collor I.

A presidente Dilma Rousseff disse que o fim da multa irá tirar R$ 3 bilhões por ano do FGTS, comprometen-do programas sociais do governo que usam dinheiro do Fundo. Justificou a Presidente que “a medida impactaria fortemente no desenvolvimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujos beneficiários são majoritariamente os próprios correntistas do FGTS”.

Estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), demonstram que em 11 anos de vigência da regra, os empresários desembolsaram R$ 45,3 bilhões a mais por conta da multa.

Onerar o Governo e seus “programas sociais” é compli-cado. Onerar as empresas é simples. Existe outra conclusão?

Nossas empresas vivem em crises, nossa economia, que parecia estável, nos últimos tempos tem balançado muito

A Associação Médico-Espí-rita da Serra Gaúcha (AME--SG) junto com o Centro Es-pírita Allan Kardec de Bento Gonçalves, promove mais uma Feira do Livro Espírita da Ser-ra Gaúcha®, de 7 a 11 de agos-to, das 9h às 22h, no Shopping Center Bento Gonçalves.

Na sua 4ª edição, a feira tem como objetivo divulgar os ensi-namentos da Doutrina Espírita através de livros, revistas, jor-nais, CDs e DVDs, levando à população em geral excelentes obras com preços reduzidos.

O evento terá a abertura oficial às 15h no dia 7 com a presença de diversas pessoas ligadas ao movimento espírita do estado.

Para esta feira, a coordenado-ra do evento, Samira José Tur-coni, selecionou mais de três mil títulos, entre temas adultos e infantis, com abordagens atu-ais e muito instrutivas, sejam na forma de livros doutrinários ou romances “Para este ano tere-mos muitos lançamentos, pois o mercado editorial espírita é muito grande, contemplando a todos os gostos literários, como

romances, poesias, científicos, auto-ajuda, etc”, afirma Samira.

Além da grande variedade, ela garante que haverá grandes descontos, de 25 a 50%, para que todos possam adquirir boas obras com preços excelentes. “Convidamos a todos para par-ticiparem desta grande come-moração entre os livros, que nos instruem, nos trazem emoções e qualificam a nossa vida. Nes-ta edição vamos transformar a praça de eventos do Shopping Bento em uma grande praça de livros espíritas”, destaca.

4ª Feira do Livro Espírita em Bento

Sabor do Vale com serviço de buffet diferenciado

Com tradição de dez anos de existência e quatro anos neste endereço atual, o restauran-te Sabor do Vale já possui sua clientela consolidade apresen-tando uma proposta diferen-ciada em serviço de buffet com um cardápio selecionado espe-cialmente para seus clientes. De acordo com o sócio-proprie-tário Gilmar Durante, o Sabor do Vale é um ambiente ideal para a família passar ótimos momentos. “O local passa tran-quilidade por ser mais afastado do centro da cidade e estar em meio a natureza. Traga sua fa-mília para almoçar em um agra-dável e de qualidade”, afirma.

De segunda a sábado o res-taurante dispõe de opção a quilo ou livre, com sopa de capeletti, 20 tipos de saladas, 13 pratos quentes e buffet de sobremesas. Nos domingos, o Sabor do Vale é ideal para o almoço em família com vá-rias opções de carnes assadas (frango, salsichão, medalhão de suíno com bacon, coração de galinha, alcatra, maminha e pi-canha), pratos variados, saladas e sobremesas.

O amplo estacionamento, o fácil acesso e ambiente clima-tizado são alguns dos diferen-ciais do restaurante que possui capacidade para 280 pessoas. O

Sabor do Vale dispõe de reser-va para grupos ao meio-dia para aniversários, batizados, primeira comunhão e almoço de confra-ternização. À noite as reservas são para eventos fechados para formaturas, casamentos e janta-res em geral.

O Sabor do Vale está locali-zado dentro do Parque da Fe-navinho, anexo ao Pavilhão A. O horário de atendimento é de segunda a sábados, das 11h30 às 13h30. Aos domingos, das 11h30 às 14h. Mais informa-ções pelo telefone 3452-7976 ou 9158-7510, pelo e-mail [email protected] e pelo site www.sabordovale.com.br.

Page 5: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

DIVULGAÇÃO

5Senai Cetemo forma primeira turma de jovens

Vízia Óptica com dicas exclusivas para Dia dos Pais

Empresas Empresários&- Sábado, 3 de agosto de 2013

Confira as dicas da Vízia Óptica

Relógios dourados combinam com diferentes estilos de pai

Aconteceu no dia 10 de julho a cerimônia de formatura da primeira turma de alunos jo-vens aprendizes do curso Pre-parador de Máquinas Injetoras e Máquinas Extrusoras de Plás-tico do Centro Tecnológico do Mobiliário Senai–Cetemo.

O curso, implantado em 2010, foi iniciativa do Sindica-to das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi) e do Senai-Cetemo, teve como principal apoiador o Departamento Regional do Senai-RS, através de um proje-to apresentado junto ao edital do Senai Nacional.

O curso é oferecido para jo-vens a partir de 16 anos que este-jam cursando, pelo menos, a séti-ma série do ensino fundamental, e tem como objetivo, além de ca-pacitar na área do plástico, intro-duzir estes jovens profissionais no mercado de trabalho.

“Além de desenvolver novos talentos, e prepararmos novos profissionais, acreditamos que essas parcerias e programas

A Akeo está lá mais uma vez: é finalista do prêmio Top Mó-bile 2013 na categoria Puxado-res. Os vencedores do prêmio serão conhecidos no dia 08 de agosto, no Castelo do Batel, em Curitiba (PR).

Chegando a 8ª edição, o Top Móbile é cada vez mais influente no mercado de mó-veis e decoração. Sendo o medidor de qualidade e influ-ência das marcas perante este exigente mercado.

Toda a equipe da Akeo está

Akeo é finalista do Top Móbile 2013

na torcida para faturar este prestigiado prêmio mais uma vez. Afinal, ser agraciada por di-versas vezes consecutivas, pro-va ainda mais que as premissas: design, inovação e qualidade es-tão cada vez mais impregnados no DNA da empresa.

Para conhecer mais sobre a empresa e produtos acesse o site www.akeo.com.br, curta a fanpage www.facebook.com/AKEOBrasil ou ainda siga--nos no twitter: twitter.com/akeobrasil.

Para o Dia dos Pais que está chegando, a Vízia Óptica separou diversas dicas para quem está em dúvida sobre o melhor presen-te. Um dos clássicos para a data são os relógios que surpreendem com lançamentos arrojados que agradam dos mais modernos aos mais clássicos papais.

Segundo a gerente da Vízia Óptica da Marechal Deodoro, Jaqueline Bagnara, a aposta está em tons dourados, grandes, multifuncionais, em couro ou emborrachados. “O interes-sante é pensar no modelo que melhor agrade ao pai, indepen-dente da idade ou da maneira de ser”, explica. Para um pai mais clássico, a sugestão é um relógio Technos Dourado ou um Solar Aviador Ray Ban. Já para os mais modernos, Jaqueli-ne indica um relógio que possi-bilita a troca da pulseira ou um Solar Esportivo com lentes po-larizadas Oakley Innmate.

Se o pai for apaixonado por solares, a dica é apostar no estilo aviador de metal, com materiais mais elaborados como fibra de carbono e acetato. “Solares no estilo retrô ou esportivos com lentes polarizadas agradam os mais diversos gostos”, explica a gerente. A Vízia Óptica tra-

balha com Mormai, Raybam, Oakley, Evoke, Carrera, Polo Ralph Lauren e Union Pacific.

A Vízia Óptica possui re-lógios Technos com 20% de desconto ou em 10 vezes no crediário ou cartão. Confira todas as opções de presentes na Vízia Óptica de segunda a sexta, das 8h30 às 18h45, e aos sábados das 8h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia.

DIVULGAÇÃO

Associação Bento-gonçal-vense de Orquidófilos, com o apoio do Campus Universi-tário da Região dos Vinhedos (Carvi), realiza mais uma feira de orquídeas neste final de se-mana. A edição, que teve início ontem, sexta-feira, segue hoje e amanhã.

Com entrada franca, a feira tem como objetivo apresen-tar aos amantes das flores um grande número de variedade de espécies. De acordo com o presidente da associação, João Brandalise, hoje há 30 mil es-pécies de orquídeas cataloga-das. “O público terá contato com diversos tipos de flores, tamanhos e valores. A ideia também é tirar o preconceito de que orquídea é uma planta cara”, explica Brandalise.

Durante a exposição haverá

Exposição de orquídeas em Bento

também orientação com os vendedores sobre cuidados, plantio e nutrição da planta. Além disso, colecionadores de orquídea de diversas regi-ões estarão expondo alguns

exemplares. A exposição de orquídeas acontece nesse sá-bado, dia 3, das 9h às 19h, e no domingo, dia 4, das 9h às 17h, no ginásio do Carvi, bair-ro Universitário.

Feira acontece neste sábado e domingo no Ginásio do Carvi

ajudam a promover a trans-formação social e educacional principalmente na região em que atuamos.” Afirma o pre-sidente do Simplavi Sr. Ivânio Angelo Arioli.

O curso tem duração de 1 ano e meio (1.200 horas), e os alunos contam com 4 horas diárias de aulas, de segunda a sexta-feira. Após esse período os alunos tem a chance de se-rem efetivados nas empresas em que são cotistas.

O Simplavi aproveita a oportunidade para agradecer as pessoas que na época impul-sionaram para que esse projeto se tornasse realidade. São eles: Sr. César A. Modena – Gerente de Operações do CETEMO, Sr. José Zortéa – Diretor do Senai-RS e os ex-presidentes do Simplavi Sr. Antônio Ma-signan e Sr. Emílio Ristow.

Informações sobre as próxi-mas turmas entrar em contato com o Senai-Cetemo através do telefone: (54) 3449 3500 se-tor de Educação Profissional.

Turma de jovens aprendizes do curso Preparador de Máquinas

REPRODUÇÃO

Page 6: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

6 Empresas Empresários& - Sábado, 3 de agosto de 2013

A obra do Simmme, de cinco pavimentos, segue em ritmo acelerado

Após cerca de seis meses de muito trabalho de limpeza, detonações e terraplenagem, começa a ser erguida a nova sede do Sindicato das Indús-trias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme).

A obra, de cinco pavimentos e 1.736,28 m² abrigará, além do administrativo, biblioteca, salas de reuniões, auditórios, espaço para eventos, para ex-posições e estacionamento. O empreendimento está localiza-do na rua Domingos Rubechi-ni, 258 fazendo limite também com a Alameda Fenavinho.

A partir de agora a constru-ção segue em ritmo acelerado e, em aproximadamente um ano, os associados à entidade terão uma área muito mais am-pla e moderna para utilizar.

“Nosso objetivo é ofere-cer uma estrutura adequada e condizente com a posição que ocupamos na economia do município, principalmen-te para os micro e pequenos empresários, aqueles que não têm em suas fábricas uma área destinada a treinamentos, pa-lestras, cursos e outros servi-ços”, salienta o presidente da entidade, Juarez José Piva. “O novo prédio está próximo ao CIC e ao Parque de Eventos, facilitando nosso trabalho em períodos de feiras e eventos li-gados ao setor”, complementa.

Segundo a coordenadora da Comissão de Obras, vice-

Nova sede do Simmme começa a ser erguida

SILVIA TONON

-presidente do Simmme, Fa-biana Geremia Bucco, o novo espaço irá agregar serviços prestados pelo Sindicato ao seu associado, oferecendo um espaço amplo e melhor. “Teremos condições de rece-ber melhor os associados e, principalmente, de oferecer um espaço adequado para que realizem treinamentos, cursos, eventos, exposições, entre ou-tros”, destaca.

Além de Fabiana, fazem par-te da Comissão de Obras o tesoureiro da entidade Clóvis Ferri, o secretário executivo, Luiz Antônio Bettoni e o en-genheiro Rafael De Toni, se-

cretariados pela auxiliar admi-nistrativa Deise Gehlen.

A sede do Simmme funciona desde 7 de junho de 1993 numa sala localizada no Edifício Ri-naldi Park I, no Bairro Planalto. No local, além do administrati-vo, estão uma sala de reuniões e um auditório, porém, a estrutura não comporta mais os eventos realizados pela entidade, que ge-ralmente recebem um conside-rável número de associados.

Anteriormente, desde a fun-dação, em 1 de setembro de 1976, o Simmme funcionava junto ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG).

Page 7: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

ANDRÉIA DE DEUS

7Empresas Empresários&- Sábado, 3 de agosto de 2013

O empresário e sócio fundador do Grupo Eiffel, Justino Restelatto, receberá o Título de Cidadão Caxiense no dia 13 de agosto. A outorga acontece na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, às 19h30

Josiane Ribeiro

Em [email protected]

O casal de proprietários Altair Casagrande e Gladis Longhi Casagrande durante inauguração da nova filial do Posto Barracão localizada no bairro São Francisco

Iniciou no dia 19 de julho o curso de Especialização em Estratégias em Marketing, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), sob a coordenação da professora Mônica Beatriz Mattia. Na foto, alunos e professores que compõem o curso, direção de Centro e coordenação da Educação Continuada do Carvi

Marli De Toni, Leandro Santarosa e Patrícia De Toni comemorando a entrega dos apartamentos do edifício Maison Blanche

ANDRESSA BERGSLEITHNER

JÚLIO SOARES FOTO OBJETIVA

MARISTELA PASQUALI/DIVULGAÇÃO

A Eiffel Citroën estará presente na Festa em honra a Sant’Ana que acontece amanhã, domingo, em Pinto Bandeira. A concessionária, que atende o município através da sua loja localizada em Bento Gonçalves, participará do evento que pretende reunir cerca de 800 pessoas. Os participantes da Festa poderão conhecer diversos modelos da marca Citroën. Também haverá sorteio de brindes.

Os proprietários da Infinity Bartzen Eduardo e Marcela Tramontina e o casal Paulo e Janete Zatt, representando a Zatt Imóveis, responsável pela locação das instalações da nova loja

JORNAL DESIGN SERRA

O proprietário da Furgobento, Cenair Gomes da Silva com a esposa Lia Pinto e as filhas Gabriela e Rafaela ladeados pela dupla Osvaldir e Carlos Magrão, na 8ª Feijoada momento em que comemoraram os 25 anos da empresa

CRISTIAN GUZZO

A Artecola Química é uma das empresas mais internacionalizadas da América Latina. Os empresários de Bento Gonçalves terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse processo na palestra-almoço do Centro da In-dústria, Comércio e Serviço (CIC/BG) do dia 5 de agosto, no Salão de Eventos da entidade.

Page 8: 03/08/2013 - Empresas & empresários - Edição 2948

8 Empresas Empresários& - Sábado, 3 de agosto de 2013

Espumante Brut Pinot Noir

A nova edição do Guia Pala-cio dos Melhores Vinhos Ibe-roamericanos terá 6 rótulos da Vinícola Aurora, todos com excelente pontuação: Aurora Indicação de Procedência Pin-to Bandeira Chardonnay 2011, Aurora Indicação de Procedên-cia Pinto Bandeira Pinot Noir 2012, Aurora Reserva Tannat 2011, Aurora Reserva Merlot 2012, Espumante Aurora Mos-catel Branco e Espumante Au-rora Pinot Noir Branco Brut.

É a primeira vez que vinhos do Brasil são incluídos nes-se guia, que tradicionalmente avalia rótulos da Espanha, Ar-gentina, do Chile, México e de Portugal. Dessa forma, o Guia Palacio passa a ser a primeira publicação internacional com essas características.

As degustações dos vinhos brasileiros para a seleção do Guia foram realizadas em Bento Gon-çalves entre os dias 17 e 19 de ju-lho. O Guia Palacio de los Mejo-res Vinos Iberoamericanos 2013, com esses 6 rótulos da Aurora fi-gurando ao lado de grandes mar-cas ibéricas e sulamericanas, será

Aurora entre os melhores vinhos iberoamericanos

lançado em outubro, com 15 mil exemplares em inglês e espanhol, que serão distribuídos em alguns dos mais importantes mercados internacionais: Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, além do México, país sede da publicação. Todos os vinhos da Aurora sele-cionados receberam notas acima de 91 pontos.

Mercado africano

A Vinícola Aurora, com uma postura cada vez mais proativa no mercado externo, partici-pou de três feiras importantes na África, em menos de dois meses. A mais recente, de 16 a 21 de julho, foi a Feira Interna-cional de Luanda (FILDA), em Angola. Entre os dias 30 de ju-nho e 2 de julho, a maior viníco-la do Brasil esteve na SAITEX, na África do Sul e, no início de junho (de 6 a 8), participou da East Africa International Trade Exhibition, na Tanzânia.

Nessas primeiras participa-ções da Aurora em feiras nes-ses países, o objetivo foi o de buscar parceiros para a distri-

buição dos seus produtos na-quele continente. “A Aurora está investindo na África pelo grande potencial de crescimen-to desse mercado, que nutre boas relações com o Brasil”, avalia Rosana Pasini, gerente de exportação da Aurora.

DIVULGAÇÃO