12
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA Prof: Marcelo Deusdedit

05 dissertação argumentativa i

Embed Size (px)

Citation preview

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Prof: Marcelo Deusdedit

IDENTIFICAÇÃO TEMA E TÍTULO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDAÇÃO

NOTA

1000

ENEM

DISSERTAÇÃO OBJETIVA E SUBJETIVA

DISSERTAÇÃO OBJETIVA - É a apresentação do assunto de maneira impessoal, caracterizada pela linguagem denotativa. Texto onde prepondera a razão.

DISSERTAÇÃO SUBJETIVA - É a apresentação do assunto de maneira introspectiva, provocando a moção do leitor e caracterizada pela linguagem conotativa.

INFORMAR OU

ARGUMENTAR?

• Informativo-expositivo – como o próprio nome já sugere, é um tipo de texto em que se expõem as ideias ou pontos de vista. O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles. É um texto que tem a pretensão de informar.

Discussão

Ocorreram quatro óbitos na aldeia indígena Lage Velho, que não faziam parte de um surto e não estavam relacionados entre si. Além disso, havia um aumento de casos de doença respiratória, diarreia recorrente ou crônica e doenças concomitantes, dificultando o diagnóstico do quadro clínico. A ocorrência de doenças concomitantes agudas e crônicas, a dificuldade de deslocamento de casos que requerem internação e problemas de comunicação entre médico-paciente foram fatores que contribuíram para o agravamento dos quadros clínicos. ²´³ Ademais, o diagnóstico clínico e um tratamento adequado foi prejudicado pelo fato da diarreia também ser um sinal relacionado aos quadros de malária e vírus da influenza B. Embora tenha ocorrido aumento de registro de casos de doença respiratória, malária e doença diarreica, não foi caracterizada a ocorrência de um surto. Esse aumento não foi exclusivo dessa aldeia e o aumento periódico no registro de casos pode ser explicado pela descontinuidade do atendimento médico.

• Expositivo-argumentativo – esse é o tipo de dissertação mais comum e conhecida por todos. Nela o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com o ponto de vista exposto (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal), isso se faz por meio de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas e opiniões relevantes.

A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIs

Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs, tem o objetivo de garantir a segurança e saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Esses equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente e em perfeitas condições de uso pela empresa a qual o trabalhador está prestando serviços.

A empresa deve exigir o uso desses equipamentos pelos funcionários e também deve haver um treinamento para os mesmos, ensinando o uso correto do equipamento, instruções de uso e higiene e como conservá-los. Em casos de má conservação a empresa deve fornecer outro equipamento que garanta a segurança do trabalhador.

São alguns exemplos de equipamentos de proteção: capacetes para a proteção da cabeça, luvas para a proteção das mãos, mangas longas e aventais para a proteção dos membros superiores, botas, sapatos e botinas para a proteção dos pés, óculos para a proteção dos olhos, máscaras para a proteção do sistema respiratório e cintos de segurança como proteção contra quedas.

Muitos trabalhadores recusam-se a utilizar os EPIs por desconhecerem os riscos ou alegam que o uso dos mesmos provoca desconforto. Mas o que eles não sabem, que o desconforto é causado pelo uso incorreto dos equipamentos.

A conscientização dos trabalhadores dos riscos que correm quando não utilizam os EPIs é a melhor maneira de informar a importância de um equipamento de proteção e implantar a sua utilização.

ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE

Coesão – É o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre orações referentes a um período, fazendo com que, esteticamente, os parágrafos se apresentem de forma harmoniosa, tornando o texto agradável à leitura.

Coerência – Trata-se do próprio sentido atribuído ao texto, ou seja, a logicidade pertinente às ideias expressas, fazendo com que se estabeleça uma efetiva interação entre os interlocutores envolvidos no discurso.

Originalidade – Tal requisito assemelha-se muito à objetividade, pois somos originais quando nos expressamos de forma clara e precisa, por meio de um discurso bem arquitetado, fazendo com que a comunicação flua da melhor forma possível. Para tanto, nada de pedantismo vocabular, falsa erudição, tampouco chavões (clichê), modismos.