10
Introdução Quando recebeu a permissão do rei Artraxerxes para reconstruir a cidade de Jerusalém, Neemias antes de mais nada precisava reconstruir o muro de as portas da cidade que haviam sido derrubados. Muros e portões significam proteção, sem eles a cidade estava desprotegida e entregue nas mãos dos inimigos. Embora tenham o seu contexto material, cada uma das 12 portas que precisava ser reconstruída traz um elemento espiritual para edificar a nossa vida. Este humilde estudo tem como objetivo esclarecer sobre esse sentido espiritual que cada uma das 12 portas tem para nós e como podemos aplica-los em nossa vida espiritual.

12 portas

Embed Size (px)

DESCRIPTION

um estudo completo sobre as 12 portas de jerusalém

Citation preview

Page 1: 12 portas

IntroduçãoQuando recebeu a permissão do rei Artraxerxes para reconstruir a cidade de Jerusalém, Neemias antes de mais nada precisava reconstruir o muro de as portas da cidade que haviam sido derrubados.

Muros e portões significam proteção, sem eles a cidade estava desprotegida e entregue nas mãos dos inimigos.

Embora tenham o seu contexto material, cada uma das 12 portas que precisava ser reconstruída traz um elemento espiritual para edificar a nossa vida.

Este humilde estudo tem como objetivo esclarecer sobre esse sentido espiritual que cada uma das 12 portas tem para nós e como podemos aplica-los em nossa vida espiritual.

Page 2: 12 portas

1: A porta das ovelhas.“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo

que eu sou a porta das ovelhas.”

João 10:7

A porta das ovelhas era o local de passagem das ovelhas para o sacrifício, foi a primeira porta mencionada no livro de Neemias durante a reconstrução dos muros de Jerusalém e foi a única porta que foi consagrada (Ne 3:1), o líder da equipe responsável por sua reconstrução foi o sumo sacerdote Eliasibe.

O significado espiritual da porta das ovelhas é muito claro para nós leitores da bíblia.

Assim como os cordeiros e ovelhas eram transportados por aquela porta para o sacrifício, Jesus nosso senhor e sumo sacerdote também foi oferecido por nossos pecados, ou seja, a porta das ovelhas representa nosso senhor Jesus!

Diferente de todas as portas, esta não tinha ferrolhos ou fechaduras, representando que a porta da salvação está aberta a todos, pelo sangue do Cristo.

2: A porta do peixe.“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Mateus 4:19

A porta do peixe que foi edificada pelos filhos de Hasenaá, através dela os pescadores traziam os peixes para serem vendidos nos mercados.

Esta porta representa trabalho, e para nós que seguimos à Jesus, assim como seus discípulos, devemos estar sempre trazendo nossas redes cheias de peixes, ou seja, pregar o evangelho de Cristo a todos tornando-nos assim, pescadores de homens.

Page 3: 12 portas

3: A porta velha.“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se

corrompe pelas concupiscências do engano;” Efésios 4:22

Dois foram os responsáveis por edificar a porta velha: Joiada e Mesulão.

Olhando pelo sentido espiritual, vemos que a porta velha significa o velho homem, aquilo que fomos antes de conhecer a cristo.

O velho homem precisa morrer, sem a morte das obras antigas, o crente não pode ter uma verdadeira vida com Deus, esse é o verdadeiro sentido da porta velha: renovação.

Para uma total renovação devemos abandonar quem fomos um dia, deixando nosso velho eu na porta velha.

4: A porta do vale.“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me

consolam.”Salmos 23:4

A missão de reparar a porta do vale foi dada a Hanum e aos moradores de Zanoa, esta porta é chamada assim porque dá de frente para um vale, e todo cristão sabe que vale é local de lutas, provações, um local frio e húmido onde animais perigosos se escondem para atacar.

Todos passamos por lutas e provações, as quais servem para moldar o nosso caráter cristão, logo, devemos atravessar o vale confiando no senhor, porque ele é a nossa força e o nosso consolo, mesmo em meio ao perigo e escuridão do vale.

Page 4: 12 portas

5: A porta do monturo.“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos,

pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”Tiago 4:8

A porta do monturo ou porta do lixo foi restaurada por Malquias, era por ela que todo o lixo era escoado da cidade.

Lixo é uma palavra que ecoa com força, o que é lixo, senão aquilo que não serve para nada?

O bom cristão não carrega em seu coração o lixo desse mundo, de nada serve se não para acumular espaço para coisas importantes, causar mau cheiro e atrair moscas e ratos.

Devemos estar sempre limpando nossas mãos de todo o pecado, escoando pela porta do monturo todo o lixo que acumulamos, buscando assim, a purificação total dos nossos corações.

6: A porta da fonte.“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede,

porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

João 4:14

A porta da fonte é chamada assim por se localizar próxima a fonte de siloé, local onde Jesus curou um cego de nascença, o responsável por sua edificação foi Salum.

Não é preciso dizer quem é a fonte de água viva, a água que cura e mata nossa sede.

Page 5: 12 portas

7: A porta das águas.Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes.

Porquanto essas águas límpidas fluem para lá e saneiam as águas salgadas; de modo que onde o rio passar tudo ganhará vida.

Ezequiel 47:9

Não existem registros sobre quem reparou a porta das águas se é que isso se fez necessário, o importante é sabermos seu significado tanto terreno quanto espiritual.

Ela é chamada assim porque se encontrava em um local onde jorravam águas limpas e cristalinas, e sabemos que água tem um significado muito forte, afinal foi próximo a fonte que Jesus curou um coxo, foi lavando-se que um cego de nascença viu a luz, e em um poço uma samaritana e toda sua terra conheceram a verdade, ou seja, é nas águas que encontramos com Jesus o único que pode nos dar a água da vida.

Jesus é a fonte de água viva que jorra a vida, vida eterna, devemos buscar beber dessa água para saciar nossa sede espiritual e obtermos a salvação que há no cristo.

8: A porta do cárcere.E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:34

Havia um cárcere subterrâneo, onde o profeta Jeremias esteve preso, o pátio onde esta porta se encontra era o lugar onde os detentos saiam para tomar sol.

Este cárcere representa as prisões que tentam ameaçar a vida dos cristãos, devemos nos lembrar que temos um inimigo que todos os dias tenta nos aprisionar, porém Cristo é a nossa verdade, a que nos liberta.

9: A porta dos cavalos.Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim,

contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das

Page 6: 12 portas

trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Efésios 6:12

A porta dos cavalos era onde ficavam os cavalos usados em batalhas e nas guerras, para nós ela serve de referência para as batalhas que devemos travar nos nossos dias aqui na terra.

Todos os dias enfrentamos batalhas, tanto no mundo espiritual quanto no mundo material, e é necessário estarmos revestidos com a armadura mencionada por Paulo, para que possamos vencer a cada dia.

10: A porta da guarda.Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito

está pronto, mas a carne é fraca.Mateus 26:41

A porta da guarda ou porta de mifcade foi reconstruída por Malquias, e era conhecida assim por ter uma alta torre de vigia, onde soldados estavam sempre vigilantes em busca de invasores.

É importante ressaltar que quando foi destruída deixou a cidade vulnerável a ataques dos inimigos.

No mundo espiritual, a porta da guarda representa a nossa vigília constante, contra todo o mal que venha tentar nos atacar, quando nos posicionamos em oração e guarda, estaremos prontos a avistar o inimigo, e nos preparamos previamente para a batalha.

11: Porta de Efraim.E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na

terra da minha aflição.Gênesis 41:52

Efraim foi o segundo filho de José, seu nome significa porção dobrada, foi o filho escolhido por Jacó para receber a benção da primogenitura.

Nós devemos nos lembrar que fazemos parte de um povo abençoado e escolhido por Deus para dar bons frutos, o Senhor tem grandes coisas para realizar nas nossas vidas.

Page 7: 12 portas

12: A porta dourada ou do oriente.“E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por

causa da sua glória.”Ezequiel 43:2

De frente para o monte das oliveiras com a passagem lacrada, esta aquela que talvez a porta mais fascinante de todas as 12, devido ao seu caráter profético.

Segundo a profecia de Ezequiel, está será a porta pela qual o messias prometido atravessará junto com os santos para reinar por 1000 anos na nova Jerusalém.

No passado, quando a terra santa foi tomada pelos islâmicos, o sultão ficou sabendo dessa profecia, o qual para impedir a entrada do rei, mandou que as portas fossem seladas.

Sabemos que não serão tijolos e cimento que irão impedir a passagem do rei do senhor dos senhores, e por isso que temos a esperança e a certeza em Cristo, de que um dia atravessaremos essa porta ao lado dele.

ConclusãoNós vimos que as portas da cidade de Jerusalém possuem um significado muito maior do que simplesmente dar passagem para dentro da cidade, cada uma delas possui, sem exceção um caráter de representação espiritual para nossas vidas, desde o sacrifício de cristo, até a promessa da glória futura que haveremos de contemplar ao lado de nosso senhor Jesus.

Page 8: 12 portas

Bibliografia

Bíblia ACF

Bíblia Dake

Bíblia Pentecostal

Site: http://thetheophilusaccount.blogspot.com.br/2012/12/the-spiritual-meaning-of-gates-of.html