16
MÍN: 18°C MÁX: 23°C SÃO PAULO Segunda-feira, 9 de junho de 2014 Edição nº 1.809, ano 8 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR www.metrojornal.com.br | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metro Suárez, o ‘Fantasma de 50’ Sneijder, o ‘Carrasco Holandês’ Didier ‘Predador’ Drogba Lionel ‘Chucky‘ Messi Cristiano ‘Medusa’ Ronaldo SAI PRA LÁ ASSOMBRAÇÃO! GUIA DA COPA TRAZ TODOS OS FANTASMAS QUE O BRASIL TERÁ DE ESPANTAR RUMO AO HEXA ESPECIAL Metroviários enfrentam Justiça e greve continua DE VOLTA AO TRABALHO Time titular está definido para a estreia contra a Croácia PÁG. 12 NAS RUAS. Rodízio é novamente suspenso hoje. Ato está previsto para as 7h na estação Ana Rosa e PM deve reforçar o efetivo no local GOVERNO. Alckmin diz que as negociações acabaram e quem não voltar ao trabalho pode ser demitido por justa causa SEM ACORDO. Às vésperas da Copa, TRT julga greve abusiva e define reajuste de 8,7%; sindicalistas rejeitam determinação PÁGS. 02 E 03 Em assembleia tensa, metroviários decidem manter a paralisação; nova reunião está marcada para hoje, às 13h RUBENS CAVALLARI/FOLHAPRESS MARCELO REGUA/REUTERS VINCENT KESSLER/REUTERS NADAL, O REI DE ROLAND GARROS O ADEUS A FERNANDÃO ESPANHOL VENCE DJOKOVIC E LEVA A TAÇA PELA NONA VEZ PÁG. 13 ÍDOLO DO INTER FOI ENTERRADO EM GOIÁS PÁG. 12 Rafael Nadal Neymar foi o mais solicitado em treino na Granja Comary

20140609_br_metro sao paulo

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: 20140609_br_metro sao paulo

MÍN: 18°CMÁX: 23°C

SÃO PAULO Segunda-feira,9 de junho de 2014Edição nº 1.809, ano 8

sunny

hazy

snow rain partly sunny

cloudy sleet thunder part sunny/showers

showers

thunder showers

windy

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OUT

RO LE

ITO

R

www.metrojornal.com.br | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metro

Suárez, o ‘Fantasma de 50’ Sneijder, o ‘Carrasco

Holandês’

Didier ‘Predador’ Drogba

Lionel ‘Chucky‘ Messi

Cristiano ‘Medusa’Ronaldo

SAI PRA LÁASSOMBRAÇÃO!GUIA DA COPA TRAZ TODOS OS FANTASMAS QUE O BRASIL TERÁ DE ESPANTAR RUMO AO HEXA ESPECIAL

Metroviários enfrentam Justiça e greve continua

DE VOLTA AO TRABALHO Time titular está definido para a estreia contra a Croácia PÁG. 12

NAS RUAS. Rodízio é novamente suspenso hoje. Ato está previsto para as 7h na estação Ana Rosa e PM deve reforçar o efetivo no local

GOVERNO. Alckmin diz que as negociações acabaram e quem não voltar ao trabalho pode ser demitido por justa causa

SEM ACORDO. Às vésperas da Copa, TRT julga greve abusiva e define reajuste de 8,7%; sindicalistas rejeitam determinação PÁGS. 02 E 03

Em assembleia tensa, metroviários decidem manter a paralisação; nova reunião está

marcada para hoje, às 13h

RUBENS CAVALLARI/FOLHAPRESS

MARCELO REGUA/REUTERS

VINCENT KESSLER/REUTERS

NADAL, O REI DE ROLAND GARROS

O ADEUS A FERNANDÃO

ESPANHOL VENCE DJOKOVIC E LEVA A TAÇA PELA NONA VEZ PÁG. 13

ÍDOLO DO INTER FOI ENTERRADO EM GOIÁS PÁG. 12

Rafael Nadal

Neymar foi o mais solicitado em treino na

Granja Comary

Page 2: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br |02| {FOCO}

1FOCO

O jornal Metro circula em 24 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos, Campinas e Grande Vitória, somando 510 mil exemplares diários.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Avenida Rebouças, 1585, Pinheiros, CEP 05401-909, São Paulo, SP, Brasil. Tel.: 3528-8500. O jornal Metro é impresso na Plural Editora e Gráfica Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145) Editor Chefe: Luiz Rivoiro (MTB: 21.162). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo ScappiniDiretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Tecnologia e Operações: Luiz Mendes JuniorGerente Executivo: Ricardo Adamo Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso

Metro São Paulo. Editores-Executivos: Ariel Kostman e Lara De Novelli (MTB: 31.369) Editor de Arte: Tiago Galvão. Gerentes Comerciais: Tânia Biagio e Elizabeth Silva

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/3528-8522

COMERCIAL: 011/3528-8549

Filiado ao

CPMI Petrobras

ReviravoltaA presidente da

Petrobras, Graça Foster, será ouvida amanhã na CPI mista da Petrobras. A princípio, o relator

dos trabalhos, deputado Marco Maia (PT-RS), queria ouvir outros

depoimentos e ouví-la no final. O presidente da comissão, senador

Vital do Rêgo (PMDB-PB) adotou outra estratégia.

Será a quarta vez em menos de dois meses

que Graça falará sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados

Unidos, em 2006.

HEXA VALLENão deu para sentir, ainda, o clima de uma Copa do Mun-do disputada no país do futebol. É claro, se não fossem os problemas todos que o Brasil enfrenta, o verde-amarelo já deveria estar enfeitando as ruas do nosso país.

Sinceramente, espero que a coisa mude, que não ha-ja violência dentro nem fora de campo e que, com ou sem Copa, possamos resolver os nossos problemas de saúde, educação, segurança e, claro, todas as nossas di-ferenças sociais.

Mas confesso que, como trabalhei a maior parte da mi-nha vida no esporte, fiquei emocionado quando fui prati-camente convocado pela Band para fazer as transmissões da Copa do Mundo, a começar nesta quinta-feira, na Are-na Corinthians, transmitindo Brasil e Croácia ao lado do Branco, ex-lateral da Seleção.

Fico feliz em participar da equipe de esportes da Band, onde farei alguns jogos com outros craques como Neto e Denílson, com os quais vibrei vendo-os jogar. No BandS-ports, o Elia Junior e a Silvia Vinhas me fazem lembrar do meu eterno ídolo na televisão, o Luciano do Valle. A úl-tima frase dele que ouvi foi a de que eu deveria fazer es-

ta Copa e, infelizmente, de uma maneira torta, que eu ja-mais esperava, vou acabar mesmo fazendo.

Tem também o Oliveira Andrade, que foi quem me lançou na televisão brasileira. No mais, as equipes da Band aberta e do BandSports são compostas de profissio-nais fantásticos e capazes de honrar a tradição da canal do esporte.

Quando fiz a credencial, no último sábado, no “Itaque-rão”, um filme passou na minha cabeça: ao lado do meu irmão Maurício Staut, revivi os quase trinta anos que fre-quentei os gramados esportivos do Brasil e do mundo, e esta Copa, para mim, vai ser praticamente uma despe-dida particular desse lado legal da minha vida; parte na Globo, parte na Record e, claro, a mais importante, no Sistema Bandeirantes de Comunicação.

Quando a bola rolar na quinta-feira tenho certeza de que a emoção vai ser maior do que minha capacidade de transmitir um simples jogo de futebol. Espero cumprir meu papel nesta equipe consagrada e, apesar de tudo que já coloquei, gostaria de ver o Brasil campeão, e, se isso acontecer, pena que não seja narrado pela voz marcante do maior locutor esportivo de todos os tempos.

Vamos por você, Luciano! E obrigado por tudo!

Olhar cidadão

JOSÉ [email protected]

O paulistano enfrenta ho-je mais um dia de greve do Metrô. O quinto da paralisa-ção, às vésperas da abertura da Copa do Mundo, na quin-ta-feira, foi decidido ontem durante mais uma assem-bleia na sede do Sindicato dos Metroviários.

A categoria mantém os braços cruzados mesmo com o TRT (Tribunal Regio-nal do Trabalho) julgando a greve abusiva e determinan-do o retorno imediato das operações sob o risco de pa-gamento de multa diária de R$ 500 mil. Os desembarga-dores também autorizaram o desconto dos dias parados. Mais de 3,9 milhões são pre-judicados pela greve.

ReajusteO TRT definiu o aumento em 8,7%, mesmo percentual oferecido pela direção do Metrô. O sindicato, após pe-dir 35%, aceitou 12,2%.

Antes mesmo de levar a decisão da Justiça à assem-bleia, diretores da entidade já sinalizavam que proposta

seria rejeitada. Eles afirma-ram que, caso o TRT tivesse apresentado um aumento de 10%, as operações seriam retomadas hoje, mas o “tri-bunal decidiu ficar ao lado da direção do Metrô”.

Divisão A votação na sede do sin-dicato foi tumultuada. Um grupo que defendia o fim da paralisação entrou em confronto com os que exi-giam sua continuidade. Após a decisão da Justiça colocada para avaliação, ela foi rejeitada pela maio-ria. Uma nova assembleia ocorre às 13h de hoje.

RodízioA prefeitura decretou o ter-ceiro dia sem rodízio. Com a medida, veículos com pla-cas final 1 e 2 poderão circu-lar no centro expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h.

A SPTrans irá manter 750 ônibus a mais em circula-ção. Linhas especiais conti-nuam operando principal-mente na zona leste. METRO

Mobilidade. Às vésperas da Copa, paralisação chega ao quinto dia. Sindicato rejeita determinação do TRT de retomada das operações. Após audiência, desembargadores definiram reajuste de 8,7% e autorizaram desconto dos dias parados

CAPÃO REDONDO

VILA DAS BELEZAS

CAMPO LIMPO

GIOVANNI G

RONCHI

SANTO AMARO

CLÍNICAS

REPÚBLICASANTA

CECÍLIAMARECHAL

DEODORO

PALMEIRAS-

BARRA FUNDA

MAIS UM DIA COM OPERAÇÃO PARCIALVeja as linhas e as estações que funcionaram ontem

Não funcionaram

Funcionaram

SACOMÃ

JABAQUARACONCEIÇÃO

SÃO JUDASSAÚDE

PRAÇA DA ÁRVORESANTA CRUZVILA MARIANA

ANA ROSAPARAÍSO

VERGUEIRO

SÃO JOAQUIM

LIBERDADE

SÃO BENTO

LUZLUZ

TIRADENTES

ARMÊNIA

PORTUGUESA-TIETÊ

CARANDIRU

SANTANA

JARDIM SÃO PAULO

PARADA INGLESA

TUCURUVI

ALTO DO IP

IRANGA

SANTOS-IMIG

RANTES

CHÁCARA KLABIN

PEDRO II

BRÁSBRESSER-MOOCA

BELÉMTATUAPÉ

CARRÃO

PENHA

VILA MATILDE

GUILHERMINA-ESPERANÇA

PATRIARCA

ARTUR ALVIM

CORINTHIANS-ITAQUERA

BRIGADEIR

O

LARGO TREZE

TRIANON-M

ASPCONSOLAÇÃO

PAULISTA

FARIA LIM

A

PINHEIR

OS

BUTANTÃ

SUMARÉ

VILA MADALENA

TAMANDUATEÍ

VILAPRUDENTE

LINHA 5LILÁS

LINHA 4AMARELA

LINHA 2VERDE

LINHA 3VERMELHA

LINHA 1AZUL

4,5 milhõesde pessoas sãotransportadas em média por dia

Trecho parado para obras de expansão

RAIO XNº DE FUNCIONÁRIOS: 9.475

PISO SALARIAL: R$ 1.323,55

ORÇAMENTO DO SINDICATO: R$ 5,5 milhões/ano

DATA-BASE: 8,7%

Após ser julgada abusiva, greve do Metrô continua

Dólar - 0,48%

(R$ 2,25)

Bovespa + 3,04% (53.129 pts)

Euro - 0,95%

(R$ 3,06)

Selic (11% a.a.)

Salário mínimo(R$ 724)

Cotações

Page 3: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br {FOCO} |03|◊◊

O governador Geraldo Alck-min (PSDB) disse ontem que as negociações com os me-troviários estão encerradas. Quem não retornar ao posto de trabalho poderá ser demi-tido por justa causa. “O TRT definiu o reajuste em 8,7%, não há mais o que negociar.”

Após uma reunião de emergência no Palácio dos Bandeirantes, o governador disse que usará a polícia

“para garantir a segurança de quem quer trabalhar”.

A medida foi tomada após os metroviários pro-meterem para hoje atos para impedir a abertura das estações que operam com funcionários da área administrativa.

Uma manifestação es-tá marcada para as 7h na es-tação Ana Rosa. Ela contará com o apoio de movimen-

tos como MTST e Passe Livre. Eles prometem seguir até a Secretaria de Transportes Me-tropolitanos, no centro. A PM acompanhará o ato.

Nova negociaçãoO presidente do sindicato, Altino Prazeres, disse on-tem que pretende reabrir as negociações com o Estado. Ele pediu também a inter-mediação da presidente Dil-

ma Rousseff. Com relação à multa de R$ 500 mil por dia de paralisação e o desconto do dias parados, o sindicato irá recorrer.

Prazeres afirma que, ca-so o Estado se negue a abrir nova rodada de negocia-ções, a categoria levará a pa-ralisação até o final da se-mana. “Não terá metrô no dia (quinta-feira) do jogo da abertura da Copa.” METRO

Futuro. Governador diz que negociações estão encerradas. Sindicato quer ajuda de Dilma

Metroviários durante assembleia ontem | RUBENS CAVALLARI/FOLHAPRESS

Metroviário pode ser demitido, diz Alckmin

Estado de greveFuncionários do Metrô ameaçam parar por aumento salarial de 35,47%.

CRONOLOGIA

1o dia de greveCapital registra re-corde de lentidão pa-ra o pico da manhã com 209 km.

Oferta de 7,8%Metroviários rejei-tam oferta do Metrô e aprovam greve pa-ra o dia 5 de junho.

Sem acordo Em greve, ato de me-troviários na estação Ana Rosa termina em confronto com a PM.

Reunião no TRTFuncionários aceita-ram reduzir as exi-gências para 16,5%. Mas não há acordo.

Greve abusivaJustiça considera pa-ralisação abusiva, mas sindicato man-tém braços cruzados.

RecordeParalisação entra no 5o dia e já é a mais longa da his-tória do Metrô.

2a audiênciaDepois de nova reunião no TRT, sin-dicato confirma paralisação.

20/maio 05/junho27/maio 06/junho02/junho 08/junho 09/junho04/junho

Page 4: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br |04| BRASIL

As eleições de 2014 ficarão marcadas pela confirmação das redes sociais como uma das principais “arenas” de confronto entre os partidos que disputarão a Presidência da República, governos esta-duais e as cadeiras em jogo para o Senado, Câmara dos Deputados e assembleias le-gislativas. Líderes das legen-das afirmam que ferramentas como o Facebook e o Twitter só ficarão atrás da televisão como destino de investimen-tos para apresentação dos candidatos para o eleitor.

Mas, além da propagan-da de ideia e nomes, as re-des sociais já são palco de uma “guerra virtual” entre as legendas. Desde os pri-meiros meses deste ano, elas montam grupamentos compostos de advogados, especialistas em mídias so-ciais e militantes para lo-calizar perfis falsos de seus pré-candidatos, responder calúnias e, como eles mes-mos afirmam, reduzir os impactos “da enxurrada de mentiras disparadas pelas baterias dos adversários”.

EstratégiaNo caso do Facebook, todos se preparam para disputar os vo-tos dos cerca de 100 milhões de internautas brasileiros. Na última eleição presidencial, em 2010, o país somava 8,8 milhões de perfis. Atualmen-te, o PT lidera em número de

seguidores na rede social. A página oficial do partido con-ta com 221,7 mil seguidores, seguida pelos tucanos, com 124 mil e, na terceira posição, o PSB, com 60 mil.

Responsável pela estraté-gia virtual dos petistas, o vi-ce-presidente nacional da le-genda, Alberto Cantalice, já passou por 14 Estados nos últimos meses para divul-gar o modelo de campanha eletrônica, definido após um encontro realizado em

março, em São Paulo. “Nes-ta eleição, o peso das mídias sociais só será menor que o da televisão. Quando acabar o programa eleitoral, as pá-ginas no Facebook e no Twit-ter continuarão atuando.”

Segundo Cantalice, o PT tem feito um levantamen-to contínuo de perfis falsos e daqueles com objetivo claro de atacar líderes da legenda e seus pré-candidatos. Após a identificação, a orientação da-da é de que a página ou per-

fil seja denunciado à Justiça Eleitoral. “Vamos combater o ‘gangsterismo’ existente na internet. Toda mentira ou ata-que terá uma resposta.”

O PSDB criou um staff de peso para a guerra vir-tual. Um escritório forma-do por três ex-ministros do TSE (Tribunal Superior Elei-toral) e especialistas em Di-reito na área digital foi in-cluído na estrutura de campanha para evitar a dis-seminação de informações

inverídicas. O maior risco são com denúncias falsas e o uso de robôs, mecanismos que já causaram transtor-nos ao pré-candidato Aécio Neves. Em uma publicação na internet, o tucano apare-ce dizendo que, se for elei-to, acabará com o Bolsa Fa-mília. “Vamos denunciar à Justiça Eleitoral sempre que identificarmos tentati-vas de confundir o eleitor com calúnias que possam desequilibrar a campanha”, afirmou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), secretá-rio jurídico do partido.

Integrantes da Executiva Nacional do PSB informaram que o partido já montou um escritório para atuar exclusi-vamente no mundo virtual. O foco é divulgar a imagem do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Cam-pos, que terá um tempo me-nor na televisão e no rádio. Além disso, a equipe atuará para desmentir boatos e res-ponder o mais rápido possível aos ataques sofridos por Cam-pos na guerrilha virtual.

Disputa. Preocupados com a troca de ofensas e divulgação de calúnias pelas redes sociais, legendas têm escritórios especializados na estrutura de campanha. Internet ganha papel estratégico para a caça aos votos pelos candidatos

Partidos se ‘blindam’ para guerra virtual nas eleições

REGRAS ELEITORAISPARA A INTERNET

REDES SOCIAIS E-MAILS E MALAS DIRETAS PÁGINAS NA INTERNET

Permitido Proibido Lembrete

Publicar textos, fotos, áudios e imagens no perfil do candidato, do partido e em páginas de apoiadores

Monitoramento de publicações em outros perfis, páginas de concorrentes e de eleitores

Responder a perguntas de internautas e criar canais de relacionamento

Anúncios pagos em mídias como Facebook, Twitter, LinkedIn e publicação de banners em blogs e perfis de usuários FONTE: TSE (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL)

Enviar e-mails para pessoas cadastradas pelo partido ou páginas relacionadas às lideranças, parlamentares ou pré-candidatos das legendas

A Justiça Eleitoral ressalta que os partidos e diretórios devem oferecer ao eleitor a opção de descadastramento da lista de destinatários das mensagens

Compra de bancos de dados

Utilizar bancos de dados cedidos por terceiros

Fazer propaganda no site do candidato, partido ou coligação. O endereço deve ser informado à Justiça Eleitoral e hospedado no Brasil

A propaganda oficial só é permitida a partir do dia 6 de julho

Divulgação em páginas de pessoas jurídicas e órgãos oficiais

R$ 30 mié a estimativa inicial de investimentos do PT, do PSDB e do PSB para a batalha virtual. O número pode aumentar, já que as estratégias de campanha ainda não foram finalizadas.

Uso da internet democratiza o debate político, diz especialistaPara o professor do depar-tamento de Ciências So-ciais da Unifesp (Universi-dade Federal de São Paulo) Bruno Konder Comparato, o espaço cada vez maior da-do pelos partidos às mídias sociais tem como resultado a democratização do debate político, que passa a abran-ger diferentes grupos da so-ciedade brasileira.

Comparato destaca que a internet tirou das mãos dos grandes jornais e dos demais veículos tradicio-nais de comunicação a ex-clusividade da pauta elei-toral. “Os candidatos têm que expandir o discurso para outras camadas da sociedade, cuja pauta não é contemplada pela mídia tradicional, que costuma monopolizar o discurso da campanha eleitoral duran-te as campanhas”.

Para os partidos, as no-vas ferramentas para di-vulgação de ideias e de lideranças permitem a construção de uma nova ponte para atrair eleito-res. “Esse processo ficou claro na campanha de Ba-rack Obama à presidência dos Estados Unidos. Sua equipe usou continuamen-te a internet para conven-cer a população a ir votar.”

No entanto, o anonima-to produzido pelo mundo virtual é o lado negativo das redes sociais. Segun-do o professor, há uma fa-cilidade para ocultação de quem produz o material e até mesmo de quem a re-cebe e faz comentários nas páginas disponíveis atualmente. “Muitas ve-zes não se sabe quem es-tá do outro lado. Essa invi-sibilidade permite que se de da vazão ao ódio con-tra partidos e candidatos.”

METRO

DAVI FRANZON E MARCELO FREITASMETRO

Prouni começa a receber inscrições a partir de hoje As inscrições para o Prou-ni (Programa Universida-de para Todos) começam hoje e vão até a quarta-fei-ra, dia 11. A edição do se-gundo semestre do progra-ma oferecerá 115.101 bolsas em cursos de graduação de instituições privadas. Des-sas, 73.601 são integrais e 41.500, parciais.

Para concorrer às bol-sas, o estudante precisa ter concluído o ensino médio

na condição de bolsista in-tegral e ter participado do Enem 2013, com nota mé-dia de 450 pontos.

Candidatos que se inscre-veram no Sisu também po-dem concorrer a uma bolsa do Prouni.

O programa foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação. Os cursos com mais bolsas são adminis-tração, direito, pedagogia e ciências contábeis. METRO

Programa oferecerá 115.101 bolsas | SILVA JÚNIOR/FOLHAPRESS

O MP (Ministério Públi-co) avaliou que o aumento de até 35% no IPTU (Impos-to Predial e Territorial Ur-bano) aprovado em novem-bro pela Câmara Municipal é constitucional. O parecer favorável foi dado pelo sub-procurador-geral de Justiça, Nilo Spinola Salgado Filho.

Depois de ter a vota-ção questionada pelo MP, o projeto foi sancionado pe-lo prefeito e logo depois en-frentou duas ações que ale-

gavam que os aumentos eram abusivos. A brigada ju-dicial chegou ao STF (Supe-rior Tribunal Federal), que manteve a decisão do TJ (Tri-bunal de Justiça) contrária ao aumento no IPTU.

Desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça) analisa-rão agora se a resolução se-rá definitiva, já que o mé-rito ainda será julgado. A decisão pode ter efeito re-troativo sobre o imposto co-brado neste ano. METRO

IPTU. MP considera legal aumento aprovado em SP

Campanha

Dilma promete incluir sem-teto em programa

A presidente Dilma Rousseff quer que o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) faça parte do programa Minha Casa, Minha Vida.

A promessa é uma maneira de atender às exigências do movimen-to. Entre elas, eles pe-dem a desapropriação de um terreno próximo ao Itaquerão. METRO

ELEIÇÕES2014

Page 5: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br {BRASIL} |05|◊◊

ESTEVES E HAMYLTINHO VI-RAM PERSONAGENS DA CPI. Além de André Esteves, amigo de figurões do PT e dono do banco BTG, deve virar personagem da CPI Mista da Petrobras o em-presário Hamylton Padi-lha, vulgo “Hamyltinho”, uma das pessoas mais influentes e poderosas nos negócios da estatal. Como “investidor”, ele disponibilizou a Esteves um “negócio da China”, na África: US$ 1,5 bilhão por poços de petróleo da Petrobras avaliados em US$ 7 bilhões.

INDAGAÇÕES. A oposição quer saber por que ofere-ceram a operação africa-na a André Esteves, ami-go de Lula, a preço de banana. E também quan-to Hamyltinho faturou.

PROFUNDEZAS. Hamylton Padilha é velho conheci-do do setor. Passou por suas mãos o negócio da Petrobras com platafor-ma P-36, que afundou em 2001.

OTIMISMO. A Bolsa reagiu bem à derrapada de Dil-ma nas pesquisas. Com a queda de 4%, o Ibovespa subiu 3,04%. Ações da Pe-trobras, mais de 8%.

FAZENDO ÁGUA. O MP Fe-deral prorrogou inves-tigação sobre a compra de apartamento de R$ 5 milhões do comandan-te da Marinha, Moura Neto, no Rio.

ITAÚ NA OPOSIÇÃO. O her-deiro do Itaú Uniban-co, Ricardo Marino, fi-lho de Milu Villela, disse, em Londres, que cresce-ram as chances de Dil-ma Rousseff perder as eleições. A afirmação foi para uma plateia de ban-queiros, financistas e in-vestidores em evento do

Instituto Internacional de Finanças.

MANOBRA. Operador do doleiro Alberto Youssef junto ao governo Dilma, o deputado André Var-gas (PR) agora acusa o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PSD-SP), de “ofender” Código de Ética.

TUCANOS SE BICANDO. Aé-cio Neves é pressionado a intervir nas brigas do PSDB do Pará e Paraíba. As cúpulas tucanas que-rem impedir que os sena-dores Mário Couto (PA) e Cícero Lucena (PB) dispu-tem a reeleição.

COM ANA PAULA LEITÃO E TIAGO DE VASCONCELOS WWW.DIARIODOPODER.COM.BR

PODER SEM PUDORLíder no tamborete

O presidente Lula estava muito descontraído, certa vez, quando almoçava com a bancada do PMDB. Riu muito de um “atentado” do deputado Geddel Vieira Li-ma (PMDB-BA), ex-rebelde,

que derrubou xícaras perto dele. E quando anunciaram um discurso do líder do PT, o minúsculo Professor Luizi-nho, o presidente pediu:- Bote aí um banquinho pa-ra o Luizinho falar!

“[A INFLAÇÃO] ESTÁ AGORA UM

POUQUINHO ALTA”

EX-PRESIDENTE LULA, QUE DEIXOU DE SER PRESIDENTE PARA ADMITIR: A

INFLAÇÃO PREOCUPA

Política

Deputado André Vargas | PAULO H CARVALHO

CLÁUDIO [email protected]

A forte chuva que atinge o Paraná desde quinta-fei-ra deixou, até ontem, nove mortes, segundo a Defesa Ci-vil. Também foram registra-das falta de energia e inter-dição de estradas. Segundo o órgão, 60 municípios foram prejudicados.

No final da noite de an-teontem, Andreia Luiza Borg-mann da Silva, de 20 anos, e Samuel da Silva, de 9 meses, morreram afogados dentro de um carro que foi arrasta-do pela correnteza em Media-neira, a 580 km de Curitiba.

O veículo era condu-zido pelo marido da víti-ma, Eder Dorvalino da Sil-va, que afirmou à polícia que o carro foi arrastado por aproximadamente 200 metros, quando ele tentou atravessar uma ponte.

De acordo com o motoris-ta, ele conseguiu sair do car-ro pela janela e ficou preso nos galhos de uma árvore até ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Ainda em estado de choque, Dorvalino disse aos bombeiros que a família tinha ficado no automóvel.

O tenente que comandou a operação, Gerson Santini, disse que o resgate foi difi-cultado pela escuridão e pela força da correnteza e da chu-va no momento do aciden-te. Segundo ele, o carro pa-rou em um local com rochas e, por isso, não foi possível li-gar o motor do barco.

Além disso, a correnteza impossibilitava o uso do re-mo pelos bombeiros. A equi-pe de resgate teve que amar-rar o barco em uma árvore e na maçaneta do carro para estabilizá-lo.

Segundo Santini, quan-do ele quebrou o vidro e colocou a mão dentro do veículo, sentiu o rosto da criança boiando na água. Pela posição em que o cor-po da mãe foi encontrado, no banco traseiro do car-ro, a suspeita é de que ela tenha tentado salvar o fi-lho. Luiza tentou tirá-lo da cadeirinha antes de mor-rer afogada. METRO

Tragédia. Em Medianeira, a 580 km de Curitiba, veículo com mulher de 20 anos e filho de nove meses foi arrastado pela correnteza. Cidades registraram queda de energia

Temporal deixa 9 mortos no Paraná

“Quando quebrei o vidro e coloquei a mão dentro do carro, senti o rosto do bebê, que estava flutuando” GERSON SANTINI, TENENTE DOS BOMBEIROS

Page 6: 20140609_br_metro sao paulo

O papa Francisco reuniu on-tem os presidentes israelen-se, Shimon Peres, e palestino, Mahmoud Abbas. O encon-tro, sem precedentes, foi rea-lizado em um momento em que as negociações entre os dois lados vivem um impasse.

O Vaticano descreveu co-mo um gesto para “recriar um desejo, uma possibilida-de” de relançar o processo de paz paralisado no Oriente Médio. “É preciso mais cora-gem para fazer a paz do que a guerra”, disse o papa, após as orações, diante dos lide-res israelense e palestino.

Um jardim do Vaticano, considerada uma área neu-tra, foi o espaço escolhido para a cerimônia. Ao térmi-no da realização de três ora-ções distintas (judia, cristã e muçulmana), eles planta-

ram uma oliveira como sím-bolo de paz.

O Vaticano minimizou qualquer expectativa de que a reunião – anunciada como uma “pausa na política” – le-ve a qualquer avanço imedia-

to dos problemas da região e diz que não está interferindo em assuntos regionais, infor-mou a “Reuters”.

“Ninguém é tão presun-çoso a ponto de pensar que a paz vai acontecer na segun-

da-feira”, disse o padre Pier-battista Pizzaballa, encarre-gado dos locais católicos na Terra Santa e um dos princi-pais organizadores do encon-tro. Ele acrescentou que o pa-pa não quer se envolver em

detalhes de questões como fronteiras ou assentamentos.

O encontro foi realizado mais de um mês depois de conversações de paz lidera-das pelos Estados Unidos te-rem entrado em colapso.

O primeiro-ministro is-raelense, Benjamin Netan-yahu, não participou do en-contro e se recusa a lidar com o governo palestino, apoiado agora pelo grupo is-lâmico Hamas, que empos-sou Abbas há uma semana. Peres vai deixar o cargo no próximo mês. METRO

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br |06| {MUNDO}

Encontro histórico. Papa recebeu ontem os líderes israelense e palestino. Vaticano espera que gesto possa ‘recriar um desejo’ de relançar o processo de paz

Shimon Peres, papa Francisco e Mahmoud Abbas rezaram ontem pela paz no Oriente Médio | MAX ROSSI/REUTERS

A maioria dos espanhóis de-seja a realização um referen-do sobre o futuro da monar-quia. Segundo uma pesquisa publicada ontem pelo jornal “El Pais”, quase uma semana após a abdicação do rei Juan Carlos I, 62% estariam a fa-vor de convocar em algum momento um referendo.

A pesquisa, feita pelo Ins-tituto Metroscopia, revela também um amplo apoio à decisão do rei de abdicar em favor do filho, Felipe, que conta com aprovação popu-lar maior (7,3 sobre 10) do que o pai (6,9). Se for organi-zado um referendo, 49% dos espanhóis escolheriam uma monarquia com Felipe como rei, contra 36% que optariam por uma república.

Desde a abdicação, mi-lhares de opositores à Co-roa protestaram pedindo um referendo. No sábado, houve novas manifestações nas quais se dizia “Espanha, amanhã, será republicana!”.

Juan Carlos presidiu on-tem o último desfile militar como rei. A coroação de Feli-pe está prevista para o dia 18 após aprovação pelo Congres-so lei que regula a abdicação de Juan Carlos. METRO

Maioria dos espanhóis apoia referendo sobre monarquia

Felipe (à esquerda) e Juan Carlos I, ontem, em desfile militar | SUSANA VERA/REUTERS

O ex-chefe do exército Ab-del Fattah al-Sisi foi empos-sado como presidente do Egito ontem, em uma ceri-mônia discreta com a pre-sença de aliados ocidentais preocupados com a repres-são aos dissidentes desde que ele depôs o líder isla-mista Mohamed Mursi.

A eleição do mês passa-do, que as autoridades di-zem que Sisi venceu com 97% dos votos, aconteceu depois de três anos de tur-bulência, desde que uma re-volta popular acabou com os 30 anos de governo do ex-comandante da força aé-rea Hosni Mubarak.

A segurança no Cairo foi reforçada, com tanques, ca-minhões e homens arma-dos posicionados em locais

estratégicos. “Chegou a ho-ra de construir um futuro mais estável”, disse Sisi, o sexto líder egípcio com pas-sado militar. “Vamos traba-lhar para estabelecer valo-res de justiça e paz.” METRO

Autoridades iranianas, nor-te-americanas e europeias iniciam hoje dois dias de ne-gociações sobre o programa nuclear de Teerã, disse o Irã, dando sua primeira palavra sobre em uma tentativa de resgatar negociações sobre o fim de uma disputa que já dura uma década.

O vice-chanceler iraniano Abbas Araqchi disse ontem que a reunião em Genebra também vai discutir as san-ções que prejudicaram a eco-

nomia dependente de petró-leo do país, membro da Opep (Organização dos Países Ex-portadores de Petróleo).

Negociações nucleares entre o Irã e seis potências no mês passado em Viena encontraram dificuldades, com cada lado acusando o outro de ter exigências ir-realistas. Isso levantou dúvi-das sobre as perspectivas de um avanço antes do prazo de 20 de julho para encer-rar a disputa. METRO

Egípcio acompanha posse de Sisi ontem | REUTERS

Egito. Sisi toma posse como novo presidente

Programa nuclear. EUA, Irã e UE iniciam negociações

Na Ucrânia, Poroshenko prepara nova equipe para enfrentar PutinEmpossado no sábado, o pre-sidente da Ucrânia, Petro Po-roshenko, deve recompor a equipe de governo que lida-rá com sua crise com a Rús-sia. Negociações sobre o pre-ço do gás hoje serão um teste inicial do seu novo relaciona-mento com presidente russo, Vladimir Putin.

A posse de Poroshenko co-mo presidente da Ucrânia, no sábado, transmitiu a sen-sação de que foram estabele-

cidos limites depois de seis meses de turbulência, segun-do a “Reuters”. A recusa con-tundente a aceitar a perda da Crimeia, em discurso na pos-se, o coloca ainda mais em desacordo com Putin.

Uma indicação de que Pu-tin está pronto para dar um crédito ou testar o novo presi-dente nos seus primeiros dias no cargo pode vir com as con-versações com a União Euro-peia em Bruxelas, hoje, para

tentar resolver a disputa so-bre o preço do gás russo.

A Rússia ameaçou cortar o fornecimento de gás para o seu vizinho, que detém uma das principais rotas de trânsi-to para a União Europeia, se ele não conseguir quitar suas dívidas até amanhã. Para esta-belecer aliados importantes, espera-se que Poroshenko no-meie novos ministros das Re-lações Exteriores e da Defesa, nos próximos dias. METRO

Oração pela paz

“É preciso coragem para dizer sim ao encontro e não ao confronto; sim ao diálogo e não à violência; sim à negociação e não à hostilidade; sim ao respeito dos pactos e não às provocações” PAPA FRANCISCO

Homens fortemente arma-dos atacaram ontem o ae-roporto de Karachi, o mais movimentado do Paquis-tão, o que obrigou o cance-lamento de todos os voos, informaram as autoridades. Ao menos 17 morreram e outras 18 ficaram feridas.

Entre oito e dez homens entraram no antigo termi-nal do Aeroporto Interna-cional Jinnah. Eles foram barrados após alegarem que eram da segurança e que ti-nham esquecido os cartões de identificação, o que pro-vocou um confronto com armas e granadas.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawas Sharif, or-denou que a segurança dos passageiros seja garantida. O aeroporto foi fechado para o tráfego aéreo. O Paquistão enfrenta grupos terroristas há décadas. Um dos maiores é o Tehreek-e-Taliban. METRO

Paquistão. Ataque a aeroporto mata 17

Soldados foram enviados ao maior aeroporto do país | REUTERS

Page 7: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br {EDITORIA} |07|◊◊

Page 8: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br |08| {ECONOMIA}

Enquanto os preços de ali-mentos consumidos em casa reduziram o ritmo de alta, os gastos em restaurantes e ba-res aceleraram entre abril e maio. E a realização da Copa do Mundo está entre os moti-vos para o encarecimento da comida fora de casa.

No mês passado, os ali-mentos consumidos em ca-sa desaceleraram de uma al-ta de 1,52% em abril para 0,41%, com a entrada da sa-fra e o clima mais favorável. Por outro lado, o custo da alimentação subiu mais em maio, passando de uma alta de 0,57% para 0,91%. No pe-ríodo, a inflação medida pelo IPCA passou de alta de 0,67% para 0,46%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística).

Em maio, ficaram mais caros, por exemplo, refei-ção (0,96%), lanche (0,84%), refrigerante (1,29%), café da manhã (1,24%). “Observa-mos em maio e em meses anteriores que os eventos da Copa têm provocado au-mento na alimentação fora do domicílio, o que contri-bui para a pressão inflacio-nária”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços IBGE.

“Com a proximidade da Copa do Mundo, tem um efeito do crescimento da de-manda”, disse o economis-ta-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. Segundo ele, alguns itens da alimenta-ção fora de casa costumam subir mais nas férias escola-res, que foram antecipadas

neste ano para junho.Além da alimentação

em restaurantes e bares, a Copa deve pressionar nes-te mês também os preços de outros serviços. Entre eles estão os hotéis, salões de beleza e entretenimen-to. Apesar disso, a expec-

tativa da Austin Rating é de que a inflação ceda pa-ra 0,30% no mês de junho. Segundo Agostini, é prová-vel que, neste mês, os ali-mentos consumidos em ca-sa mantenham a trajetória de desaceleração de alta de preços, enquanto a comida

fora casa continue subir de forma mais intensa,

No ano, os alimentos fo-ra de casa subiram 4,46%, ta-xa que vai a 10,09% em doze meses. Em um ano, só o pre-ço do cafezinho aumentou 15%. e as refeições ficaram 12,40% mais caras. METRO

Pressão. Na contramão dos preços dos alimentos consumidos em domicílio, restaurantes aceleram alta em maio. Refrigerante e café da manhã estão entre itens que mais subiram

PRATO SALGADOVariação de preços, em %

FONTE: IBGE - ELABORAÇÃO: AUSTIN RATING

MAI/2014INDICADOR JANA MAI/2014

JAN/12A MAI/14

IPCA

Alimentação e bebidas

No domicílio

Fora do domicílio

Refeição

Lanche

Café da manhã

Refrigerante e água mineral

Cafezinho

Cerveja

Outras bebidas alcoólicas

Doces

0,46%

0,58%

0,41%

0,91%

0,96%

0,84%

1,24%

1,29%

-0,87%

0,34%

1,14%

1,73%

3,33%

5,19%

5,58%

4,46%

4,31%

4,93%

4,39%

4,63%

6,30%

4,04%

3,45%

4,21%

15,83%

25,36%

25,05%

25,91%

24,05%

31,03%

29,57%

24,91%

29,10%

29,67%

22,53%

17,04%

Com Copa, comer fora de casa fica mais caro

Aumento chega a 26% desde 2012Os gastos com alimentação vem pesando cada vez mais no bolso do brasileiro. Entre janeiro de 2012 e o mês pas-sado, comer fora de casa fi-cou 25,9% mais caro, acompa-nhando a alta da alimentação em domicílio (25%). Essas va-riações ficaram bem acima da inflação nesses 29 meses, de 15,83%, segundo levantamen-to feito pela Austin Rating a partir de dados do IBGE.

Com aumentos próximos a 30%, lanches, café da ma-nhã, cafezinho e cerveja li-deraram as altas nesses dois anos e cinco meses. Segun-do o economista-chefe da Austin, Alex Agostini, o au-mento pode ser explicado, em parte, pelas elevações de preços de insumos, como a farinha de trigo.

“Além disso, com o au-mento da renda, houve uma mudança no padrão de con-sumo. Muitas pessoas passa-ram, por exemplo, a tomar café da manhã fora de casa”, acrescenta. METRO

Em mais uma medida para segurar o dólar, o Banco Cen-tral estendeu o programa de intervenção no mercado de câmbio a partir de 1º de ju-lho, com a manutenção dos leilões de swap cambial.

O BC não deu detalhes do programa, como prazo e montante das operações. Mas segundo informações de dentro do governo obti-das pela “Reuters”, o volu-me dos contratos de swaps cambiais ofertado deve ser reduzido em relação aos 4 mil papéis colocados por dia atualmente.

Na última semana, a moe-da norte-americana acabou sendo pressionada e chegou a encostar em R$ 2,30, mas recuou a partir de quinta-fei-ra, após o anúncio de medi-das expansionistas por parte do Banco Central Europeu. O dólar encerrou a semana abaixo de R$ 2,25.

O governo também anun-ciou semana passada o fim da cobrança do IOF nas ope-rações de captação no exte-rior de prazo entre 181 e 360 dias, outra medida com po-tencial de aumentar o ingres-so de dólares no país. METROPainel instalado no centro da capital paulista | DÁRIO OLIVEIRA/FOLHAPRESS

Câmbio. BC decide ampliar programa de intervenções

O Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), no centro da ca-pital paulista, vai registrar R$ 700 bilhões hoje, por vol-ta das 10h30. Esse é o total desembolsado por todos os brasileiros para pagar im-postos, taxas e contribuições para a União, os Estados e os municípios.

No ano passado, essa mes-ma marca de R$ 700 bilhões foi alcançada somente em 12 de junho. Pelo portal www.impostometro.com.br, é pos-sível descobrir o que dá para fazer com todo o dinheiro ar-

recadado, como, por exem-plo, quantos postos de saúde podem ser construídos.

Imposto na CopaNem na hora de vibrar com a Copa o brasileiro estará a sal-vo dos impostos pesados. O produto que é o maior vilão no quesito carga tributária atualmente é o chope: 62,2% do preço final correspondem a impostos. Outros destaques são fogos de artifício (61,56%), bola de futebol (46,49%), refri-gerante (46,47%), amendoim (36,54%) e camisa de time (34,67%). METRO

Tributos. Impostômetro atinge R$ 700 bi hoje

Page 9: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br {CULTURA} |09|◊◊

2CULTURA

‘Hannibal’

Final de temporada

No episódio que será exibido hoje, às 23h, pelo

AXN, Hannibal (Mads Mikkelsen, foto) está pronto para enfrentar

o agente Jack Crawford (Laurence Fishburne).

Letras escrachadas, vocais guturais, som rápido e ace-lerado: o som dos Ratos de Porão continua o mes-mo. Recém-lançado, o no-vo disco da banda, “Século Sinistro”, é o primeiro des-de “Homem Inimigo do Ho-mem”, de 2006. “Conside-ro este como um dos nossos melhores discos. Gravamos de modo analógico, gosta-mos mais assim”, conta o vocalista João Gordo.

Ainda que bem-humo-rados, os integrantes da banda mantém sua acidez característica. “Sou um pes-simista, acho que o Brasil é um país desprezível. Só vai melhorar no dia em que cair um meteoro”, diz Gor-do. “Esse papo de protestar através das urnas é o papo mais bunda-mole que já ou-vi. Não existe revolução sem sangue em lugar nenhum”, diz o guitarrista Jão.

As letras, como sempre, refletem essa mistura de

humor e pessimismo, en-quanto a música traz a mis-tura de hardcore e metal que sempre caracterizou o som da banda. Entre as que já vem sendo tocadas nos shows ao vivo estão “Gran-de Bosta”, “Viciado Digi-tal”, e “Conflito Violento”. A primeira é sobre a Copa.

“Tá tudo combinado já. Sou contra há muitos anos, sem-pre fui”, diz Gordo.

“Viciado Digital” é uma alfinetada nos usuários de redes sociais. “A ascensão do Facebook serviu para mostrar como o povo bra-sileiro é fascista. Ali as pes-soas mostram o quanto são

racistas e preconceituosas”. Já a última é sobre os Black Blocs. “O quebra-quebra é uma reação à repressão. A Globo, a Veja, essas mer-das, ficam propagando que é normal a polícia ficar ba-tendo nas pessoas: velho, mulher, criança”, diz o vo-calista. METRO

Lançamento. Com 30 anos de estrada, Ratos de Porão apresenta seu mais novo trabalho, ‘Século Sinistro’, primeiro de inéditas em oito anos e com letras cheias de críticas ao país

João Gordo (esq.) e o Ratos de Porão | WANDER WILLIAN/DIVULGAÇÃO

Veteranos de peso

“SÉCULO SINISTRO”

RATOS DE PORÃO BRUAK

R$ 25

Cinema

Ainda sem data para rei-nauguração, o espaço lan-ça o “Belas Artes, Meu Amor”, com dois planos. No Sócio (R$ 3 mil), o com-prador terá seu nome em uma das cadeiras da sala 1 e ainda poderá assistir a uma sessão de cinema por dia, com acompanhante, por um ano. Já o Cinéfi-lo (R$ 800) dá direito a um filme por semana, durante um ano. Os planos estão a venda no site caixabelasartes.com.br. METRO

Concerto

Trio apresenta obras de Brahms Os músicos André Ficarel-li (trompa), Pablo de León (violino) e Cecília Moita (piano) apresentam hoje, às 20h, Brahms e Berke-ley, na temporada de Mú-sica de Câmara. Na Pra-ça das Artes (av. São João, 281, Centro; tel.: 3397-0327. R$ 30). METRO

Belas Artes lança plano para sócios

Page 10: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br |10| {PUBLIMETRO}

Período importante para dedicar energias a causas especiais que tem prazer em ajudar e para não se

desgastar com quem não te valoriza.

Tendências a alguns contratempos com questões relacionadas a instituições ou grupos. Atente-se com

equívocos diante de amizades.

Há mais propensões para esclarecer equívocos na área profissional. Momento importante para ponderar

antes de decisões.

Momento especial para retomar interesses culturais e exercitar mais suas crenças

ou interesses por assuntos espirituais.

É mais indicado cautela, revisões e menos riscos diante de assuntos financeiros. O momento profissional

é para estratégia e ponderação.

O início da semana recomenda atenção com a maneira de expor opiniões e com informações que

não sejam tão precisas ou especulativas.

A retomada de assuntos familiares ou ajustes no ambiente de seu lar são temas mais

propensos a uma dedicação extra.

Aproveite para repensar e desfazer de alguns valores, especialmente para se

desprender de interesses que não são tão necessários.

O momento é indicado para retomar interesses que façam se sentir bem emocionalmente, como

cultura, artes e mesmo temas espirituais.

Algumas mudanças na maneira de se comportar serão essenciais diante dos relacionamentos mais

próximos ou que tem tido dificuldades.

Período para mais atenção com a saúde, cuidados com o corpo e também para não abusar de seu

ritmo com os afazeres.

Assuntos que envolvam filhos – caso tenha – e pessoas de vínculo afetivo tomarão maior

atenção para esclarecer situações pendentes.

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

www.metrojornal.com.br

Acesse metrojornal.com.br e confira as reportagens em andamento que estão na área “Faça o Metro de Amanhã” na nossa página inicial. 

Aqui, você irá além dos comentários. Sua participação vai nos ajudar no desenvolvimento de reportagens que também serão publicadas – com a sua assinatura – na versão impressa do Metro.

VOCÊ JÁ VISITOU O SITE DO METRO HOJE? 

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Soluções

Leitor fala

DengueFiquei assustado ao ler no Metro Jor-nal da última sexta-feira a reportagem “Dengue avança e faz mais três víti-mas”. Todo ano é a mesma coisa: água parada, campanha de prevenção con-tra o mosquito transmissor e inúmeros casos de dengue, com mortes. A popu-lação tem a obrigação de se atentar e alertar um ao outro para que não te-nha água parada. Só assim, casos como os noticiados vão acabar.FERNANDA MACEDO - SÃO PAULO, SP

Copa do MundoReta final da espera pela Copa do Mun-do. Essa semana começa o campeona-to tão amado pelos brasileiros, mesmo em época de tantos protestos contra o Mundial. O goleiro croata Stipe Ple-tikosa afirmou que seu time está pre-parado, como informou o Metro Jor-nal na reportagem “Não temos mais medo do Brasil”, mas eu acredito mes-mo é que o time do Felipão vai vir com tudo. A molecada está ansiosa pe-la disputa.JÚLIO DOS SANTOS - SÃO PAULO, SP

FELIPÃO, TIRA O FRED E BOTA O FREUD!Bom dia, caros e inflacionados leitores! Está no ar o Pânico no Jornal, o seu Prozac impresso! MANCHETE DA SEMANA! Prova do Enem! Professora alerta: “Estudem o Flamengo porque vai cair.” Hahaha! FALTAM TRÊS DIAS PRO MUNDIAL! Então responda a enquete: “Quem vai ser a sensação da Copa?”1) Cristiano Ronaldo, o galã da padaria.2) Messi, a pulga atômica.3) Neymar, o Pelé subnutrido.4) Sei lá, eu tenho duas bolas, mas nenhuma é de cristal.

POR FALAR NISSO, O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO DA NOSSA SELEÇÃO?O meu sogro disse: “Não vejo nada demais no Hulk.” Nada demais ou NÁDEGAS demais?

E o  Felipão disse que quer ver mais inteligência no ata-que.  Então tira o Fred e bota o Freud! Tira o Jô e coloca o Da-vid Letterman! Aliás, obriga o Neymar a ler Eça de Queirós.  Ou melhor, HEXA de Queirós!E como disse o meu vizinho: “O grupo do Brasil na Copa é uma baba. Mais fácil que empurrar bêbado em ladeira.” Concordo!E um outro disse que o GALVÃO BUENO tá a cara do AGIL-DO RIBEIRO! Hahaha!

AS SELEÇÕES ESTÃO CHEGANDO! E COM FRASES POLÊMICAS! Seleção da Holanda: “Van Gogh cortou as orelhas pra não ouvir os gritos do Galvão.”Seleção do Uruguai: “Vamos jogar com 5 becks e 3 pontas.”Seleção do Irã: “Nosso time é uma bomba!”Seleção dos EUA: “My goleiro loves McChicken!”Seleção da Espanha: “Cadê a Fafá de Belém? Adoro uma espanhola.” DA COPA DIRETO PRO PLANALTO!  A Dilma tá caindo mais que o Neymar nas pesquisas! Só falta o Brasil perder a Copa. Aliás, se o Brasil perder a Copa, o Lula vai dizer que foi uma conspiração das elites e da mídia golpista. Foi um complô internacional do Aécio e do FHC! PRA TERMINAR!  PENSAMENTO DO DIA: “Dieta é o triunfo temporário da vontade sobre o metabolismo.”Por falar nisso, estou fazendo a dieta do alho. Você pode co-mer tudo, mas tem que ingerir por dia seis alhos crus. Em 20 dias perdi... nove amigos e cinco namoradas! Hahaha! Por hoje é só! Ciro Botelho e Bernardo Penteado! PRA FRENTE, BRASIL!!!

Twitter: @ciraobotelho/@bernardpenteado

CIRO & BERNARDO

Ciro Botelho e Bernardo Penteado são redatores de humor no programa ‘Pânico na Band’, autores de sátiras como ‘Video Soul’, ‘Jornal dos Dois Echás’, ‘Jô Suado’, entre outros. Juntos há dez anos na TV, lançaram os livros ‘Piadas Fantárdigas de Tiririca’ e As Melhores Piadas de Bêbado’ (ed. Matrix). Também escrevem o blog ‘Colunáticos’ no site do ‘Pânico na Band’ (paniconaband.band.uol.com.br)

Page 11: 20140609_br_metro sao paulo
Page 12: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br |12| {ESPORTE}

3ESPORTE Intocáveis até

segunda ordemA Seleção Brasileira se reapre-sentou on-

tem na Granja Comary, para a reta final de treinos antes da estreia na Copa do Mun-do, quinta-feira, contra a Croácia, no Itaquerão.

O técnico Luiz Felipe Sco-lari não faz segredo: a me-nos que surja uma baixa de última hora, o time será o mesmo que venceu a Co-pa das Confederações em 2013: Julio Cesar; Daniel Al-ves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Pau-linho e Oscar; Neymar, Hulk e Fred. O que não significa que a escalação não possa ser mudada nos jogos seguintes. “Em se tratando de bons jo-gadores, tenho bons proble-mas para escalar o time”, dis-se Felipão.

Confira como andam as disputas por vaga na Seleção:

GoleirosHomem de confiança de Feli-pão, Julio Cesar é o titular. O reserva é Jefferson, velho co-nhecido do técnico. Victor só vai para o banco se houver

problema com um dos dois.

LateraisDaniel Alves e Marcelo se-rão titulares. Mas os espaços abertos na defesa podem dar chance a Maicon e Maxwell, eficientes na marcação.

ZagueirosO capitão Thiago Silva e Da-vid Luiz só saem por contu-são ou se acumularem car-tões. Dante é o substituto imediato. Henrique treina. Mas jogar é outra história.

Meio-campistasLuiz Gustavo é quase intocá-

vel. Idem para Paulinho. Des-gastado pela temporada, Os-car pode perder espaço para Willian. Ramires é o curinga. Fernandinho e Hernanes são opções para o 2º tempo.

AtacantesNeymar é o camisa 10. Fred só dá lugar para Jô se cansar ou se machucar. Scolari é fã de Hulk. Ber-nard pode sair do banco para tentar incendiar jo-gos complicados.

Seleção. Amistosos contra Panamá e Sérvia mostraram que time de Scolari pode sofrer mudanças ao longo da Copa. Veja quem pode sair

Atacante Fred tem a confiança do técnico Felipão | BUDA MENDES/GETTY IMAGES

O corpo do ex-atacante Fer-nandão foi enterrado ontem, em Goiânia. Ídolo de Inter-nacional e Goiás, e com pas-sagens pelo futebol da Fran-ça, do Qatar e pelo São Paulo, onde encerrou a carreira em 2011, ele morreu na madru-gada de sábado, após aciden-te de helicóptero que vitimou outras quatro pessoas em Aruanã, interior de Goiás.

O ex-jogador, que recente-mente se tornara comentaris-ta, tinha 36 anos. METRO

Enterro aconteceu em Goiânia| GEOVANNA CRISTINA/FUTURA PRESS

Luto. País se despede de Fernandão, ídolo do Inter

Amistosos

França e Itália fazem bonitoEm seus últimos jogos an-tes da Copa do Mundo, franceses e italianos mos-traram bom futebol. Sem Ribéry, cortado, coube a Benzema o papel de prota-gonista da França. Ele ba-lançou as redes duas vezes na goleada por 8 a 0 sobre a Jamaica, em Lille. Em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, a Itália ven-ceu o Fluminense por 5 a 3. O atacante Immobile foi autor de três gols. METRO

FERNANDO VALEIKADE BARROSESPECIAL PARA O METRO

Rivais do Brasil na primeira fase, os africanos desembarcam às 7h no Rio. De lá, seguem para Vitória, onde ficarão hospedados.

A Celeste desembarca em Belo Horizonte às 18h25. A seguir, vai para a cidade de Sete Lagoas, local onde treinará no Mundial

Os americanos têm chegada prevista em São Paulo para 8h55 no aeroporto de Guarulhos. Time ficará no CT do São Paulo, na capital

Messi (foto) e seus companheiros chegam em Belo Horizonte às 19h10. Time ficará na Cidade do Galo, no município de Vespasiano

A equipe europeia chega às 17h em São Paulo. A seguir, delegação vai para Ribeirão Preto, cidade que será a base do time na Copa

Equipe da América Central chega hoje em São Paulo e segue para Santos. Time vai treinar na Vila Belmiro, estádio do Peixe

A chegada do time do azul e branco será em Campinas, no aeroporto de Viracopos. Destino final será a cidade de Porto Feliz

CAMARÕES

URUGUAI

EUA

ARGENTINA

FRANÇA

COSTA RICA

HONDURAS

QUEM CHEGA HOJE

a

SURPRESAS PARA SEMPREOs amantes do futebol não imaginavam o que esta-va por vir naqueles longos dias de junho de 1958 na Suécia. Quando a bola rolou no dia 8 de junho pa-ra as primeiras partidas da sexta Copa do Mundo da história, Pelé e Garrincha estavam no banco de re-servas da Seleção Brasileira diante da Áustria. E Just Fontaine só seria titular da equipe francesa contra o Paraguai porque Rene Bliard estava machucado. O atacante nascido em Marrakech, Marrocos, marca-ria impressionantes 13 gols em seis jogos para levar a França ao 3º lugar.

CANARINHOS DE AZULOs franceses só pararam no espetacular time do Bra-sil na semifinal. Assim como a seleção local, a Sué-cia, que alcançou a decisão pela primeira vez graças à decisão de permitir a participação de profissionais para contar com dois jogadores que foram destaques no ouro olímpico de 1948 e que brilhavam na Itália: Gunnar Gren e Nils Liedholm. Foi a primeira Copa da União Soviética, da Irlanda do Norte e do País de Gales, outro que esteve no caminho do Brasil. No jo-go mais apertado da Seleção, o garoto Pelé, de ape-nas 17 anos, salvou o dia ao marcar um belo gol na vitória por 1 a 0. Era a segunda vez que o mundo via o Brasil de amarelo em uma Copa, mas as camisas da final, compradas às pressas, eram azuis, já que a Suécia também usava amarelo.

TRAGÉDIA INGLESAQuatro meses antes da Copa de 58, a queda de um avião na cidade alemã de Munique matou 23 pes-soas, dentre elas oito jogadores do Manchester Uni-ted. O acidente abalou e desfalcou a Seleção da In-glaterra, que empatou com União Soviética, Brasil e Áustria, e só foi eliminada ao perder para os sovié-ticos no desempate por 1 a 0. Sobrevivente da tra-gédia, o atacante Bobby Charlton tinha apenas 20 anos na época. Ele esteve na Suécia para participar de seu primeiro Mundial, mas o melhor na carrei-ra dele estava por vir. Na década seguinte, ele seria campeão mundial com a Inglaterra em 66 e se tor-naria um dos maiores nomes da história do Man-chester United.

O QUE ROLOU NAS COPAS

SERGIO PATRICKDA RÁDIO BANDEIRANTESAM 840 / FM 90,9

Sergio Patrick é apresentador da Rádio Bandeirantes e colaborador das rádios do Grupo Bandeirantes. A coluna O QUE ROLOU NAS COPAS traz histórias e personagens de todos os mundiais. Envie sua sugestões para [email protected].

Colaborou Leandro Quesada, da Rádio Bandeirantes.

Page 13: 20140609_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2014www.metrojornal.com.br {ESPORTE} |13|◊◊

O espanhol Rafael Nadal gosta de terra. Principal-mente se for o saibro de Ro-land Garros. Ontem, o te-nista número 1 do mundo venceu o Grand Slam da França pela nona vez. Para atingir o feito, ele superou o sérvio Novak Djokovic, 2º colocado no ranking mun-dial, por 3 sets a 1, de virada – parciais de 3/6, 7/5, 6/2 e 6/4 – em 3h31 de jogo.

“Jogar em Roland Gar-ros é uma emoção inesque-cível”, declarou o espanhol, que tem 66 vitórias e ape-nas uma derrota no torneio parisiense.

Foi o quinto título segui-do de Nadal no saibro fran-cês. Ele venceu o torneio en-tre 2005 e 2008. Em 2009, foi eliminado pelo sueco Ro-bin Soderling. De 2010 para a frente, só deu Nadal.

Djokovic, novamente, bateu na trave. Ele também foi derrotado pelo espanhol na decisão de 2012.

“É sempre um grande de-safio jogar contra Djokovic. Tenho certeza de que ele

ainda vai vencer aqui um dia”, afirmou o número 1 do ranking, que tem 23 vi-tórias sobre o sérvio em 42 partidas. Djokovic levou a melhor nos últimos quatro duelos contra Nadal antes da final de ontem.

Com o nono título em Roland Garros, Rafael Nadal chegou, aos 28 anos, ao 14º título de Grand Slam. Ele es-tá empatado com o norte--americano Pete Sampras e está a três conquistas do suí-ço Roger Federer.

Além de Roland Garros, Nadal triunfou por duas ve-zes no torneio de Wimblo-don (2008 e 2010), duas no Aberto dos Estados Unidos (2010 e 2013) e uma vez no Aberto da Austrália (2009).

METRO

Tênis. Rafael Nadal supera Novak Djokovic e triunfa no saibro de Roland Garros pela 9ª vez

Rafael Nadal morde mais uma taça e mantém a soberania no torneio de Roland Garros | JEAN-PAUL PELISSIER/REUTERS

Essa terra tem donoO brasileiro Felipe Massa, da Williams, se envolveu em acidente um com o mexica-no Sergio Pérez, da Force In-dia, na última volta do Gran-de Prêmio do Canadá, ontem. Ele terminou a prova em 12º, fez exames e passa bem.

O vencedor foi o australia-no Daniel Ricciardo, da Red Bull. Os alemães Nico Ros-berg, da Mercedes, e Sebas-tian Vettel, da Red Bull, com-pletaram o pódio. METRO

Ricciardo comemora a 1ª vitória | TOM PENNINGTON/GETTY IMAGES

Fórmula 1. Massa bate e Ricciardo vence no Canadá

Carpenter ganha no TexasO americano Ed Carpenter (foto) foi o vencedor da etapa do Texas da Fórmula Indy, disputada no sábado. Will Power e Juan Pablo Montoya completaram o pódio. Helio Castroneves foi o 14º e Tony Kanaan, o 6º. | CHRIS GRAYTHEN/GETTY IMAGES

Page 14: 20140609_br_metro sao paulo
Page 15: 20140609_br_metro sao paulo

CAPA PROMOCIONAL

Page 16: 20140609_br_metro sao paulo