48
1 A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades 29 de Outubro de 2010 29 de Outubro de 2010 - Edição 233 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

A Folha, 29 de Outubro de 2010

Embed Size (px)

DESCRIPTION

A Folha, 29 de Outubro de 2010

Citation preview

Page 1: A Folha, 29 de Outubro de 2010

1A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010

29 de Outubro de 2010 - Edição 233 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

Page 2: A Folha, 29 de Outubro de 2010

2 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010Social

Page 3: A Folha, 29 de Outubro de 2010

3A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010 Geral

Não, não... não se trata de uma brincadeira.Alguns meses atrás tive alguns contratempos com aBrigada Militar devido ao meu veículo de trabalhoter sido guinchado e manifestei minha indignaçãocom o excesso de rigor da dita cuja com relação apequenas infrações de transito, facilmente contor-náveis e solucionáveis de forma rápida, sem causarprejuízos a ninguém. Na época manifestei minhaopinião por escrito, em um artigo publicado pelojornal Expresso Ilustrado, além de ter enviado omesmo, com algumas críticas e sugestões a mais,por carta registrada, para o comandante da Briga-da Militar da região, em Santiago, Major AntonioNei.

Pois bem, pasmem os senhores: estou sendo víti-ma de um processo judicial por parte do comandan-te da Brigada Militar em São Francisco de Assis, oqual me acusa de tê-lo CALUNIADO!!!

Pergunto ao senhor, comandante: como poderiatê-lo caluniado, se não citei nome nenhum em meuartigo? Tampouco usei de palavras ofensivas ou debaixo calão para designar nossa valorosa BrigadaMilitar. Apenas me utilizei de meu direito constitu-cional de livre expressão do pensamento, sem agre-dir nem ofender ninguém. Apenas manifestei minhaopinião, da qual não retiro uma vírgula.

Agora estou sendo vítima de uma ação inconsti-tucional, que visa tolher a liberdade de expressão docidadão. Algo que conhecíamos muito bem nos tem-pos da velha ditadura militar, onde ninguém pode-ria expressar sua opinião, ainda mais por escrito.Meu caro comandante, hoje vivemos em uma demo-

Espaço do Leitor Assisense

Os velhos tempos voltaram – procedimentos daditadura militar estão de volta em São Chico

cracia. A própria governadora Yeda Crusius, quepor sinal é sua superior, praticamente toda a sema-na tem suas ações questionadas e criticadas emjornais de grande circulação como Zero Hora eCorreio do Povo.

As pessoas tem o direito e até o dever de questi-onar, de cobrar, de criticar e de denunciar, quandofor o caso, quando sentem que seus direitos consti-tucionais estão sendo aviltados. Se a governadoraYeda Crusius fosse processar todo mundo que dis-corda da visão dela, não faria outra coisa na vida.

Mas infelizmente o que vemos hoje é uma inver-são de valores: enquanto que para o cidadão de bemas leis são rigorosíssimas, para os marginais, paraos bandidos, estes tem todos os seus direitos muitobem respeitados. Ninguém mete a mão com estagente. É mais fácil punir o cidadão de bem, que pagaseus impostos, que paga o seu salário, comandante.É mais fácil mostrar serviço contra motoristas quecometem pequenos delitos de transito e normal-mente suportam calados as imposições praticadaspor elementos fardados.

Quanto ao fato de o senhor ter declarado noprocesso que move contra minha pessoa, de que porcausa de meu artigo o senhor foi advertido por seussuperiores, acredito que deva ter existido motivopara isso, caso contrário não teriam lhe passado umpito. Sei lá, de repente o senhor também processaeles.

Celso Lauri Bacelar de SouzaAdministrador de Empresas

Jaguari

Aconteceu sábadoà noite no Clube Uniãode Jaguari a confra-ternização da torcidacolorada do município.A Confraria JAGUA-RINTER organizouum belo jantar a todosos colorados, e con-tou com o super Bu-ffet da Suzana. Aindateve a troca faixa darainha de festa. Se-gundo Ronaldo Ber-tolo, o evento aconte-ce todos os anos parareunir todos os colo-rados de Jaguari e re-gião, esse ano contoucom a animação dasuper banda Farra.

Confraria JAGUARINTERconfraterniza

Page 4: A Folha, 29 de Outubro de 2010

4 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010São Francisco de Assis

Uso correto do extintorde incêndio

Os extintores são aparelhos portáteis ou carroçá-veis que servem para extinguir princípios de incêndio,os extintores devem estar em local bem visível e defácil acesso, o treinamento sobre o emprego corretodo extintor é parte eficaz contra incêndio, se o incêndioos começa continuam pendurados, inertes no lugare nada acontece, pois são as mãos humanas que,precisam levá-los ao lugar necessário, apontá-loscorretamente, a tivá-los de modo a extinguir as cha-mas.

Empresa X Trabalhador X ExtintorEm sua empresa que você trabalha, já recebeu

treinamento do uso do extintor de incêndio por pesso-as qualificadas, você saberia utilizar um extintor deincêndio de maneira correta e precisa um principio deincêndio pode acontecer em qualquer lugar e a qual-quer hora e neste momento você deve estar prepara-do para o uso desse equipamento que pode salvarvidas.

O extintor de incêndio é uma necessidade emqualquer empresa, ele pode ficar na parede duranteanos sem ser usado, mas também pode acabarsalvando a vida de alguém e seu patrimônio.

Você sabe utilizar um extintor de Incêndio?Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades

do f ogo, s oltar a t rava d e s egurança e a pontar omangotinho para a base do fogo apertando o gatilho.

Extintor de Gás Carbônico: pode ser usado emincêndios de classe A, B e C, é mais indicado paraequipamentos elétricos energizados.

Extintor de Água Pressurizada: Combate princípi-os de incêndios de classe A extingue o fogo porresfriamento, não dever ser usado em aparelhoselétricos energizados.

Classes de incêndios:Classe A: fogo em combustíveis comuns que

deixam resíduos, o r esfriamento é o melhor métodode extinção. Exemplo: Fogo em papel, madeira, teci-dos, etc.

Classe B: fogo em líquidos inflamáveis, o abafa-mento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogoem gasolina, óleo e querosene, etc.

Classe C: fogo em equipamentos elétricos ener-gizados, agente extintor ideal é o pó químico e o gáscarbônico. Exemplo: Fogo em motores transforma-dores, geradores, etc.

Classe D: fogo em metais combustíveis, agenteextintor ideal é o pó químico especial. Exemplo: Fogoem zinco, alumínio, magnésio, etc.

Preste atenção com seu extintor:Data da realização de sua recarga, data do venci-

mento de sua carga, vencimento do teste hidrostático,tipo e capacidade do extintor, localização, Nº do selodo Inmetro, seta, sinalização de solo, e componentes.

O município foi o pri-meiro a aderir ao Progra-ma Nacional de Erradica-ção da Brucelose e Tuber-culose Animal (PNEBT)no RS para gado de corte.A informação veio do re-presentante do Ministérioda Agricultura e responsá-vel pelo programa no esta-do, Jorge Roberto Meanade Almeida.

Durante a 34ª Expo-feira A gropecuária r eali-zada no Parque de Exposi-ções, o prefeito Jorge Er-nani da Silva Cruz, acom-panhado da secretária deAgricultura e Abasteci-mento, Isabel Parisi Mi-nussi, assinou o plano detrabalho com as demaisautoridades com o objetivo

Primeiro do RS no Combateà Brucelose e Tuberculose

>>Município tem laboratório pioneiro às doençasde garantir o programa apartir de fevereiro de 2011.

Conforme informaçõesda equipe técnica, o pro-grama garante o controledas enfermidades nos bo-vinos do município, preser-vando i nclusive a s aúdehumana e podendo ser umdiferencial na produçãoregional, pois tem por obje-tivo melhorar a produtivi-dade diminuindo os riscosà saúde.

FevereiroO programa vai acon-

tecer a partir de fevereirodo próximo ano, em trêsetapas. Iniciando o traba-lho com os produtores deterneiros, a seguir produ-tores de gado de leite e por

fim toda população bovi-na.

Segundo informaçõesde Joal Pontes, supervisorregional da Secretaria deAgricultura do Estado, oSindicato Rural e a Ematersão parceiros na execuçãodo programa.

Ao assinar o documen-

to, o prefeito Ernani salien-tou que o município já vi-nha fazendo o trabalho decontrole destas doençascom recursos municipaistendo investido na implan-tação do único laboratóriomunicipal de diagnose dabrucelose e tuberculose doRio Grande do Sul.

Prefeito Ernani durante assinatura do plano de trabalho

A Administração Mu-nicipal vem investindo pe-sado nas obras de habita-ção c om o p ropósito d eoferecer moradia digna amuitas famílias assisensesnecessitadas. No ano de2009, foram construídas106 unidades habitacionaise, agora, além das 30 uni-dades que começaram hápoucos dias e algumasobras já estão concluídas,através dos recursos do

Oliveira anuncia mais obrasmunicípio e do programaEmancipar RS, o secretá-rio de Habitação, Indústriae Comércio, Sérgio Olivei-ra anunciou o início de mais38 c asas n o t erreno qu epertencia à Mitra Dioce-sana no Bairro João XXIII.

Outra informação im-portante repassada por Sér-gio Oliveira é que está pre-visto até final de novembrodeste ano, o início das obrasde habitação no terreno

que pertencia ao Real Ma-drid, no Bairro Mandarino,sendo que serão construí-das mais 30 unidades comrecursos do programa de

subsídio de habitação –PSH através de inve sti-mentos do governo fede-ral, estadual e do própriomunicípio.

Novas casas concluídas

A Secretaria de Agri-cultura e Abastecimentofirmou parceria com diver-sas instituições e garantiu arealização de uma impor-tante palestra para os pro-dutores de bovinos no Par-que de Exposições. O even-to aconteceu na quinta-fei-ra, 21, com autoridades,

Pela saúde dos animaisacadêmicos e criadores degado de corte e de leite.

A palestra técnica foiministrada pelo zootecnistaMario Saraiva de Macedoe o tema central foi “Bem-estar Animal”, alertandosobre manejo e cuidadosnecessários para melhorrendimento.

Palestra reuniuprodutores

Page 5: A Folha, 29 de Outubro de 2010

5A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010

PRECISA-SE ALUGAR: Prédio comercial ouresidencial que possa transformar-se em comér-cio. Proprietários interessados em alugar, tratarpelo fone 9963-5982

Profissional na área de motorista parti-cular de caminhões e ônibus oferece seusserviços, possui cursos de transporte cole-tivo e transporte escolar, tratar pelo fone9176-6759, falar com o João Eliseu FumacoGarcia.

VENDE-SE: Uma casa semi-nova de madeiramachimbrada com seis peças, no Bairro VidaNova em Nova Esperança do Sul, preço de oca-sião, tratar fone 9978-7415 com o Sr. Hugo.

Agenda

Social

No dia 25, a menina Alessandra Ma-

chado Bachio esteve completando 8 anos

de vida. Seus pais Alex e Elizete e seu

irmão Bruno desejam-lhe muitas felici-

dades!

A Prefeitura realizou nodia 23 de outubro, a segun-da Ação Comunitária n oBairro Padre Abraão, ondedesenvolveu ações educa-tivas e de mobilização so-cial, através da Secretariade Agricultura, CriaçãoAnimal e Meio Ambientedesenvolveu as atividadesde coleta dentro das nor-mas do processo seletivode resíduos ambientais. ASecretaria de Saúde e As-sistência Social aplicou aestratégia de informaçõeseducativas sobre combateda dengue, visitando asmoradias e os locais mos-trando e priorizando o con-trole no combate das en-demias.

A equipe da assessorajurídica da AdministraçãoMunicipal coordenada pelaDrª Eliete Mulazzani mon-tou central de atendimento

2ª Ação Comunitária de Bairros

IBGE na contagem finalErivaldo Turchello, da

Prefeitura, Alexandra,agente censitário supervi-sor (ACS/IBGE), vice-prefeito José JucelinoFranco e Cristiane, agen-te censitário municipal(ACM/IBGE). Na conta-

gem regressiva do Censo2010 do município, plan-tões e atendimentos atra-vés dos Tel. 9176-6135 e9639-9701 ou no escritó-rio do IBGE junto ao Ber-çário de Empresas domunicípio.

informatizada, onde aten-deu o público no recadas-tramento para aquisição dacasa própria. Já a equipeda Secretaria de Obrasmobilizou com uma com-pacta f rente d e t rabalho,deslocando máquinas, ca-

minhões, roçadeiras, equi-pe de pinturas e limpe zaem geral.

A equipe foi coordena-da pelo vice-prefeito e se-cretário de Obras, JoséJucelino Franco, teve comointegrante especial o pre-

feito Delvi Luiz Segatto eno encerramento das ativi-dades aconteceu um al-moço comunitário nas de-pendências da AFBL. Apróxima Ação Comunitá-ria a contecerá n o B airroVida Nova.

Page 6: A Folha, 29 de Outubro de 2010

6 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010Nova Esperança do Sul

No dia 23, a asses-sora jurídica de NovaEsperança do Sul, Dra.Eliete Deponti Mula-zzani e sua equipe, tra-balharam na renego-ciação de débitos refe-rentes aos imóveis po-pulares do Bairro Pa-dre Abraão. A aceita-ção da comunidade noque se refere à Lei Mu-nicipal nº 1.225, de 5de outubro de 2010 foiextremamente satisfa-tória. A referida Leiautoriza o Executivo arepactuar débitos refe-rentes aos imóveis po-pulares do município,bem como estabelece ovalor fixo de R$ 20(vinte reais) por mêspara pagamento dasparcelas vencidas e avencer.

Até o presente mo-mento foram feitas,aproximadamente, 80(oitenta) renegociaçõesnos bairros Centenárioe Padre Abraão. O ob-jetivo da Lei é suspen-der as execuções fiscais

Município renegocia casa própriae garantir o direito àcasa própria a todos osconcessionários, evi-tando uma possívelação de despejo.

A assessora jurídicadiz que o resultado daaplicação da Lei estásuperando as expecta-tivas, pois além de au-mentar a receita mu-nicipal e acabar com oalto índice de inadim-plência, resolve tam-bém um grande pro-blema social encontra-do no município, sen-do este último o maisimportante. Hoje, os

concessionários têm acerteza de que, em bre-ve poderão dizer, “hojesou proprietário doimóvel que resido”.

No sábado, 30, a as-sessora jurídica estaráno Bairro Vida Novapara continuar com asnegociações, pois amesma alega que a in-teração da Administra-ção com a comunida-de facilita o desempe-nho de suas funções noserviço público, de-monstrando também aimportância deste pro-jeto inovador.

Negociação mais avançada na comunidade

O 9º B Log promoveuuma ação cívico-social emNova E sperança d o S ul,dia 21, juntamente com ocomandante da 1ª Brigadade Cavalaria Mecanizada.Compareceram ao eventoo general Eustáquio, co-mandante da 1ª Brigada deCavalaria Mecanizada e ocoronel Brandão, coman-dante do 9º B Log. O even-to foi abrilhantado pelaFanfarra da 1ª Brigada deCavalaria Mecanizada,durante todo o dia.

As crianças passearam

Aciso em Nova Esperança do Sul

em viaturas blindadas e sedivertiram num “pula-pula”montado na praça. O pes-soal militar pertencente aoserviço de saúde do Exér-cito fez centenas de aten-

dimentos, durante a jorna-da. Nova Esperança do Sulpretende c ontar t odos o sanos com ações como esta.O povo fica agradecido aoExército Brasileiro.

A Prefeitura através daSecretaria de Educação eCultura em parceria com oSESC/RS realizou ativida-des na Praça Central. OGrupo Motototi, de PortoAlegre, encerrou na quinta-feira, 21, o circuito que cum-priu por três cidades da re-gião da Campanha com oespetáculo “O Vendedor dePalavras”.

Segundo levantamentodo Sesc Alegrete, mais de300 pessoas assistiram aoespetáculo, que conta a his-

Teatro na PraçaSão Francisco de Assis

tória deMilho, uma m a n t edos livrosque sonhaem fazercom queas pesso-as leiam por elas mesmas.Ele dá-se conta de que háuma g rande f alta de pala-vras no mundo, e por issoacredita que as pessoas fi-cam repetindo as poucas quetêm. A produção é dirigidapor Arlete Cunha e o elenco

é formado por Carlos Ale-xandre Silva de Carvalho eFernanda Beppler da Silva.Uma pesquisa de satisfa-ção aplicada aos especta-dores registrou que eles gos-taram da iniciativa e pedi-ram outras atrações do tipo.

Page 7: A Folha, 29 de Outubro de 2010

7A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010 Capão do Cipó

Vereadores Cipoenses em AçãoVereador Rodolfo Brum

Vereador Ibanez Garcia

Vereador Diego Nascimento

Vereador Sergio Seifert

Vereador Antonio Jardim

Diz que bom que o colega Jairo assumiu adenúncia, que fez quem sabe as outras tambémforam suas, é um direito seu, posso te lembrar quelá no passado numa ibica do Rio Rosário asmáquinas da Prefeitura foram trabalhar - duasretros uma semana inteira. Sabe quanto rendeu àPrefeitura? 700 reais, então erros aconteceram,este fato ocorreu na semana passada, isso aqui foium escândalo, saí daqui envergonhado. Queremformar Comissão? Formem, mas duvido que saia,está na hora, vamos contribuir com a comunidade,vamos f azer al guma c oisa, p ois a c omunidademerece. Tenho vontade de trazer meus alunos aqui,mas não dá, vou esperar pode ser que algum dia dêpara trazer eles para assistir nosso trabalho.

Parabenizou ao palestrante de Santi-ago que falou no Ministério Público e aosenhor promotor de Santiago. Fez breveresenha da viagem que participou - foiconvidado -, comenta apenas três muni-cípios que vão ter o acesso asfáltico acaba-do. Sobre a 377 a situação é preocupante,a notícia não é boa, possivelmente fique séno tapa-buraco, comenta também quevamos criar uma Comissão para saberdos gastos dos 804 mil que vieram para asobras e diz que é obrigação do Legislativojunto com a administração fiscalizar.

Agradece à Sandra que esteve lá naEscola do Passo do Tibúrcio levandomerenda, a estrada do Passo do Tibúr-cio está ficando de fundamento, sóque teriam que ter feito os bueirosantes, agora vão ter que cortar a es-trada, mas está muito boa; reforça opedido das cargas de pedras lá na casada madrinha Sandra Bek e pede encas-calhamento na estrada do seu Antão.

Parabeniza todos os dentistas e todos os funcionáriospúblicos pelos seus dias, comenta agora querem CPI, Comis-sões, enquanto no passado foi maravilha e só na administraçãodo Froner que as coisas estão erradas, onde foram os canos deágua que o prefeito de São Miguel mandou? Onde foram parar?Vieram aqui prometer casa para todo mundo e só saiu meia c asa,diz o vereador denunciante; pois bem agora não vamos m aispoder fazer bebedouros, pois o vereador vai denunciar pelo amorde Deus. Sobre as ambulâncias vamos ver o que está ocorrendo.É muita democracia, rebatendo críticas comenta. Hoje, não se podemais fazer um bebedouro, o vereador vai e denuncia sobre seuNeri e seu Analdo tem créditos com a Prefeitura - são homens sériose honestos; lamento quan do as coisas são de storcidas; auditórioda Escola Júlio Biasi jamais o prefeito pensa nisso de não fazer,porque a diretora não é filiada no PP já, mas com certeza o auditóriovai sair é só ter calma.

Seu Arnaldo Seifert, meu pai, se ele deve vou sero primeiro a cobrar, o exemplo se começa em casa,ele me disse que não foi pago nem uma hora do serviçoque fizeram. Eu estou aqui para defender a comuni-dade. O primeiro a arrumar as estradas foi o Itanir,agora, foi o Vicente Beltrão. Obrigado Vicente porarrumar a estrada do Camaquã. O cara coloca o tratore ficou bem boa a estrada, sobre a estrada do Passodo Tibúrcio está ficando ótima, muito boa, agora nãovai mais atolar ônibus, vai ficar em bom estado e logoestará esta obra no Carovi. Para finalizar, eu sou deacordo de uma igualdade dentro do município, porqueuns pagam antes as horas das máquinas, outrosdepois, meu pai ficou para pagar depois. Meu sogroque mora no assentamento tem que pagar adiantadopara irem fazer o serviço, pra que isso?

Recentemente, r epresentan-do o prefeito Osvaldo Froner, osecretário de Saúde Renato LuizBender e a assessora GislaineBazzan Tamiosso, estiveram emCruz Alta para firmar convêniocom o Hospital São Vicente dePaulo, disponibilizando opções deespecialidades para realização deconsultas e cirurgias de alta com-plexidade. O objetivo deste con-vênio é proporcionar a solução decasos de pacientes que e stão hálongo tempo na fila de esperapelo SUS.

Prefeitura oferece novo convênio para cipoensesNa foto, está

Patrícia (agenda-dora do Hospital),César (diretor téc-nico), Rosane(chefe das inter-nações), Renato(secretário deSaúde de Capãodo Cipó), Gislaine(assessora da Se-cretaria de Saú-de) e Juliano daSilva (administra-dor do Hospital).

Em audiência em Porto Alegre, o prefeitoOsvaldo Froner e o presidente da Câmara deVereadores, Ibanez Garcia, tiveram do enge-nheiro do DAER, César Garcia, a confirmaçãoque o acesso asfáltico a Capão do Cipó terátérmino ainda este ano, pois trata-se de um

DAER garante conclusão do asfalto ainda este anocompromisso assumido pela governadora com oprefeito.

A previsão de término da obra é para asegunda quinzena de dezembro estando Capãodo Cipó dentre as quatro obras de acesso asfál-tico concluídas em 2010.

O curso de Sociologia daULBRA Polo Santiago ho-menageou com festa o tutorda turma, professor SergioDalsasso Camargo. A home-nagem foi feita pelos alunospelo Dia do Professor e peladedicação, que muito faz portoda a turma de futuros soci-ólogos. Entre os acadêmicos,um grupo de cipoenses pederegistro da foto.

Sociologia e acadêmicos cipoenses

NOTA: Sessão da Câmara da semana que vem, será realizada no dia 3, no mesmo horário, 18h, devido ao feriado.

Jaguari

A administração municipalde Jaguari estará realizandonesta sexta-feira, 29, um novoleilão para a venda de bensmóveis do município. De acor-do com o secretário de Finan-ças, João Martins Pinheiro, noleilão previsto para as 10h, noCentro Administrativo Munici-pal, localizado na Praça Gil-son Carlos Reginato, serãovendidos os seguintes bens:Microônibus marca Marcopo-lo, ano 2002, pelo valor míni-mo de R$ 35 mil; Fiat Uno Fire,4 portas, ano 2002, pelo valorde R$ 3 mil; Gol, 2 portas, ano1991/1992, por R$ 1,5 mil; GolCL, 2 portas, ano 1991/1992,por R$ 1,5 mil; Gol 1.000, 2portas, ano 1993/1994, porR$ 1,5 mil; Kombi Standard,ano 1990, por R$ 1,5 mil; Ca-minhão marca Mercedes Benz,modelo LK, ano 1977, por R$3 mil; Caminhão marca Mer-cedes Benz, modelo LK 1113,por R$ 15 mil; Caminhão mar-ca Mercedes Benz, modelo LK1113, ano 1983, por R$ 15

Leilão é nesta sexta-feiramil; Caminhão marca Merce-des Benz, modelo L 1519, ano1979, por R$ 18 mil; Cami-nhão marca Mercedes Bens,modelo L 1113, ano 1979;Caminhão marca MercedesBenz, modelo L 1113, ano1977/1978, por R$ 15 mil; Mi-croônibus marca Agrale, mo-delo Ultravan FD, ano 1993/1994, por R$ 8 mil; Motonive-ladora marca Caterpillar, mo-delo 140 B, ano de fabricação1989, por R$ 70 mil; Trator deEsteiras marca Komatsu, mo-delo D 50 – 15 C, ano 1984,por R$ 70 mil; Britador móvelsobre chassi, por R$ 50 mil;Motor a diesel marca Cumes,reformado, por R$ 18 mil; Su-cata de veículo modelo Cara-van Ambulância, por R$300,00; e aproximadamente40 mil quilos de ferro velho(sucata), por R$ 4 mil.

Conforme João Martins Pi-nheiro, poderão participar doleilão, pessoas físicas por-tando os seguintes documen-tos: Carteira de Identidade e

CPF. Para as pessoas jurídi-cas estaremos exigindo os se-guintes documentos: Cartãodo CNPJ; cópia do contratosocial em vigor, procuraçãoou credencial de preposto re-presentante assinada peloresponsável pela pessoa ju-rídica, além de carteira deidentidade do sócio com po-deres de gerência na empre-sa ou do procurador ou pre-posto representante, escla-rece o secretário. De acordocom ele, o pagamento do bemarrematado deverá ser efe-tuado integralmente, imedia-tamente depois de encerra-do o leilão, na tesouraria daprefeitura. Somente serãoaceitos cheques cujo titularseja o próprio arrematante,observa.

Os bens móveis que se-rão leiloados pela Prefeituraestiveram à disposição paravisitação pública, na quarta-feira, 27, no horário das 9hàs 17h, em frente ao Parquede Máquinas do município.

Page 8: A Folha, 29 de Outubro de 2010

8 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010Pulicitário

Page 9: A Folha, 29 de Outubro de 2010

9A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010 Publicitário

Page 10: A Folha, 29 de Outubro de 2010

10 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010Classificados

CRECI/RS 10.745

Responsável Téc.:Jorge Umberto Vieiro

Page 11: A Folha, 29 de Outubro de 2010

11A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010 Mata

Tarado... Cuidadomulheres. Com aproxi-madamente 35 anos deidade, depois de ter to-mado algumas cervejassai na rua um tarado, eletenta obrigar as mulhe-res a entrar em seu car-ro. Bem alcoolizado, omesmo diz às vítimasque vai manter relaçõessexuais com elas. Essasemana, dois vizinhossalvaram uma senhorade idade de ser ataca-da. A família tomou asatitudes cabíveis. Va-mos f icar a tentos c ompessoas desse tipo paraque não aconteça algograve com mulheres ido-sas e possivelmente cri-

Curtas e rapidinhasanças.

A caça e pesca estáproibida com rede e tar-rafas, desde 1º de outu-bro a té 1 º d e f evereiro,devido aos peixes nestaépoca estarem em de-sova. Mas, aqui caçam epescam tranquilamentecom linha - e caniço élivre.

Na rua do cemitério foifeita a t erraplanagem, f i-cou muito bom, agora fa-miliares podem ir tranqui-lamente até lá no Dia deFinados .

Jorge Witt com suaalegria e comunicaçãovem trazendo alegria àpopulação de Mata, combaile, domingueira, etc.

Mangas Beiras Cardoso

Toda a comunidadede Mata e interiorparticipam na CohabSanta Rita.

7ª Sexta MusicalGaudéria com AnelizeSevero e Grupo. Dia 5de novembro às 21h, noCTG Cancela da Tradi-ção. Contatos com Eron.

O vereador JoãoBatista reiterou o pe-dido de conserto daPonte dos Fontanas,bem como pediu umestudo de implemen-tação de obras atrásda comunidade deGrama, onde o lajea-do está desbarrancan-do, bem como o con-serto nas estradas.

Aconteceu domingo,24, o II Encontro de Tro-vadores no Piquete Caudi-lhos Vianense, em home-nagem aos 11 Anos daRádio Ibicuí. Participaramtrovadores de toda região,sendo coordenados porValdevi Maciel, Dr.PauloPuglieiro e o diretor daRádio Ibicuí, VenâncioSaldanha.

A Prefeita Ione Cami-nha fez entrega de troféuem h omenagem a os 1 1anos da emissora e partici-

Realiza Encontro de Trovadores

Manoel Viana

param também os verea-dores Giovani Puglieiro,

Marina Porto e FranciscoOliveira.

Prefeita Ione Caminha entrega o troféu

O Hospital de Mata está em plena reforma com a troca de telhado, que há muitotempo era para ter feito. O reboco e o piso já foram trocados, agora com o telhadonovo, os pacientes ficam bem instalados com o conforto que merecem.

Reforma no hospital

Casa de Saúde enfrenta as dificuldades e faz reforma

O vereador José LuisEggres protocolou solici-tação no sentido de que oExecutivo determine,através d e d ocumentoelaborado p ela S ecreta-ria Municipal do MeioAmbiente, os terrenos lo-calizados em áreas depreservação ambiental noperímetro urbano do mu-nicípio e que, a partir des-te documento, seja envi-ado para Câmara de Ve-readores projeto de lei que

Eggress quer isenção paraterrenos em área de preservação

estabeleça isenção deIPTU para estas áreas.No

nosso entendimento ocidadão i ndividual n ãopode ser responsabiliza-do pela preservação, queé um dever de todos. Se oproprietário de uma áreanão pode desfrutá-la paraconstrução de prédio oupara outros fins que nãoseja a preservação, deveter isenção dos impostoscomo contrapartida.

Vanderlei Malga-rin esteve doente edepois de ter passa-do por uma cirurgiaestá se recuperando.Em breve, voltará aoseu programa “Quemé Você”. Ele tem umprograma na RádioComunitária comEdemar Bisognin hávários anos.

Malgarinretorna em

breve

Vereadores e direçãoda R ádio C omunitáriaMatense reunidos decidi-ram sobre a transmissãoradiofônica, tendo em vis-

Um bar na Rua Duquede Caxias constantemen-te gera brigas. Váriaspessoas além da mulhe-rada, gritam a noite intei-ra. Depois das disputaspelas m ulheres, t ermina

Transmissão das sessõesta a não possibilidade daCâmara em continuarcom os pagamentos dastransmissões, por tratar-se de uma rádio comuni-

tária. Vereadores con-cordaram em pagar dobolso a transmissão comexceção de dois verea-dores.

Vizinhos reclamam de barem cadeiras, mesas vo-ando e estouros de facão,tapas e socos até o pro-prietário entrou na con-fusão levando umasboas...

A correria era grande

até t arde d a n oite, v izi-nhança incomodada pedeprovidência urgente, poisa confusão é constante eaté o momento nada foifeito, segundo a vizinhan-ça.

Jaguari

Através da articulaçãoda primeira dama do muni-cípio Marileda Cristofari, egraças a parceria desen-volvida entre o Serviço Na-cional de AprendizagemRural, Sindicato Rural deJaguari e a Escola Unidosdo Samba, um grupo de 15pessoas da comunidadeestão participando do cursode Artesanato com Materi-ais Recicláveis, tendo comofoco os enfeites natalinos.

O curso que está acon-tecendo na sede da EscolaUnidos do Samba, tem

Curso prepara enfeites para o Natalcomo instrutora MarluzaCarvalho, do Senar-RS. Aotodo, serão 32 horas-aulasque serão ministradas nocurso que tem por objetivoprincipal a aprendizagem deconfecção de enfeites na-talinos, visando a ornamen-tação da cidade nas festivi-dades do Natal 2010.

Além da primeira damado município Marileda Cris-tofari, também participamdo curso a dirigente munici-pal de Cultura Elimar Fras-son, a assessora da Secre-taria de Assistência Social

Ana Gonçalves, e a ex-vereadora e a tual p rofes-sora da Escola MunicipalAntonieta Gindri Reghelin,Maribel Tambara.

Entre as criações dasparticipantes do curso, estáa confecção de uma vela ede uma árvore de Natalgigantes, ambas feitas atra-vés da utilização de garra-fas pet recic ladas. Todosos enfeites produzidos pe-las integrantes da adminis-tração municipal de Jagua-ri, servirão para a orna-mentação durante o Natal.

Page 12: A Folha, 29 de Outubro de 2010

12 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010Publicitário

Page 13: A Folha, 29 de Outubro de 2010

13A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010 Jaguari

Já foi definida a data derealização da primeira edi-ção d o p rojeto “ Jaguari:Cidadania em Ação”, pro-posta pela Secretaria deAssistência Social em par-ceria com várias entidadesdo município. De acordocom o secretário, será re-alizada na localidade deSão Xavier, 4º Distrito deJaguari, no dia 26 de no-vembro próximo.

Sedinei dos Santos des-taca que a ação será de-senvolvida no g inásio daEscola Municipal VandaMaria Silva. – Neste local,durante todo o dia, preten-demos prestar uma sériede serviços à comunidadedaquela região do municí-pio, tais como: informaçõesdo programa Bolsa Famí-lia e de como são desen-

“Cidadania em Ação” serána localidade do 4º Distrito

>>Muitas informações e benefícios àquela comunidade

volvidos os atendimentosdo Centro de ReferênciaEspecializada de Assistên-cia Social e do Centro deReferência de AssistênciaSocial.

Também teremos a pre-sença da Promotoria Pú-blica, Emater, instituiçõesbancárias, entidades sindi-cais, e serviço de informa-

ções importantes como doINSS”, destaca. O secre-tário de Assistência Socialrelata que também estãosendo mantidos contatoscom instituições e profissi-onais do município, para ooferecimento de outrosserviços à comunidade,como c orte d e c abelo emanicure, entre outros.

Sedinei Rodrigues dos Santos, secretário de GestãoAdministrativa

O prefeito João MárioCristofari esteve vistorian-do no final da tarde do dia26, terça-feira, na locali-dade de Santa Juliana, 1ºDistrito de Jaguari, a con-clusão das obras que per-mitirão ao agricultor Os-mar Fava, ter água potávelem sua propriedade rural.Esta foi uma luta de cercade cinco anos para que aCorsan fizesse a implanta-ção da rede até a minhapropriedade, relembra oagricultor que ainda com-pleta: Muitos me diziam quea obra não aconteceria, eque estavam me enrolan-do. Mas eu nunca ouvi di-zer que o atual prefeito eraum enrolador, desabafaFava, lembrando das ve-zes em que foi na Prefeitu-ra solicitar o apoio do pre-feito para pleitear junto aCorsan e a própria Secre-taria Estadual de Habita-ção e Saneamento a reali-zação da obra.

E foi graças a este plei-to da administração muni-cipal que a obra de 1.200metros de rede de abaste-cimento de água feita pela

Prefeito vistoria obra de águapotável a pequeno agricultor

Corsan, se tornasse reali-dade. O empenho do pre-feito João Mário Cristofari- que contou com o apoiodo deputado estadual Gil-berto Capoani - junto aoentão secretário d e Habi-tação, Saneamento e De-senvolvimento Urbano doEstado, Marco Alba, via-bilizou o projeto.

Pelo projeto pleiteadopor nós junto ao secretárioestadual de Habitação eSaneamento Marco Alba,e que teve a intermediçãodo deputado Capoani, arede de abastecimento po-derá beneficiar em tornode 12 famílias que moram

naquela região do municí-pio, e que há vários anosestão a espera da águatratada, observa o prefei-to.

Conforme ele podecomprovar, a rede de águajá está na propriedade doagricultor Osmar Fava.Agora é só ele fazer aextensão até sua casa e,finalmente acabará com otranstorno de ter que ca-minhar quilômetros paraconseguir água tratada,relata o p refeito q ue f ezquestão d e v er i n l oco aconclusão da obra na loca-lidade de Santa Juliana, 1ºDistrito do município.

Prefeito João Mário Cristofari e Osmar Fava

O prefeito João MárioCristofari acompanhadopelo secretário de Assis-tência Social e coordena-dor municipal da Consul-ta Popular, Sedinei Ro-drigues dos Santos, rece-beu na semana que pas-sou das mãos do presi-dente do Corede Vale doJaguari Clóvis Bem Brum,um exemplar do planeja-mento estratégico da re-gião produzido por técni-cos da URI Campus San-tiago. A entrega do docu-mento aconteceu nas de-pendências da Câmara de

Corede entrega planejamentoestratégico ao prefeito João Mário

Vereadores de Jaguari,após uma ampla explana-ção do trabalho elabora-do pela equipe técnica dainstituição.

O trabalho que teve acoordenação d o p rofes-sor Fabiano Marcon,aponta as potencialidadesdos nove municípios queintegram o Corede Valedo Jaguari, além de tam-bém propor projetos im-portantes a serem pro-movidos para o desenvol-vimento da região nossetores d e G estão I nsti-tucional, Gestão Estrutu-

ral, Gestão Econômica eGestão Social.

Os projetos propostospelo planejamento estra-tégico c ontemplam a sáreas de Saneamento Bá-sico, Energia Elétrica,Melhorias de Estradas deacesso, Fruticultura Irri-gada, Piscicultura, Ovini-cultura, Pecuária Leitei-ra, Formação de Empre-endedores, Incubadora deAgronegócio, além de ofi-cinas de Culinária e Ar-tesanato, e a capacitaçãodo fortalecimento daAgricultura Familiar.

Estão abertas as inscri-ções para os cursos deTécnico e m A gricultura,Técnico em Informática eTécnico em Vendas, queserão desenvolvidos a par-tir de 2011 no CampusAvançado do Instituto Fe-deral Farroupilha, localiza-do no Chapadão, interiorde Jaguari. O anúncio é dodiretor de extensão da ins-tituição f ederal, G ustavoPinto da Silva, que nestasemana, acompanhadopelo assessor de comuni-cação da prefeitura, Mi-guel Monte, esteve visi-tando os veículos de co-municação da cidade, parafazer um chamamento àcomunidade do período dasinscrições.

Esta é a grande oportu-

Abertas inscrições para cursosno Campus Avançado do IFF

nidade que a comunidadede Jaguari tem, especial-mente aqueles estudantesque estão no ensino médio,de fazerem um curso téc-nico gratuitamente em umainstituição federal, e na suaprópria cidade, observou oprofessor do IFF, duranteentrevista concedida nasrádios Jaguari AM e ValeVerde FM. Gustavo Pintoinformou que as inscriçõesse estendem até o dia 12de novembro próximo.

Para o s c ursos t écni-cos de Informática e deAgricultura, as inscriçõesdeverão ser feitas pelo siteda instituição, acessando ap á g i n awww.iffarroupilha.edu.br.Já as inscrições para o cur-so de Técnico em Vendas

deverão ser feitas pelosinteressados na própria ins-tituição, e m S ão V icentedo Sul. – Isso porque, ain-da não possuímos no mo-mento um corpo docent eno Campus Avançado deJaguari –, observa o dire-tor.

Gustavo Pinto alerta aosinscritos nos cursos dispo-nibilizados para o CampusAvançado de Jaguari peloInstituto Federal Farroupi-lha, que a data das provas jáestá definida. Para os cur-sos técnicos as provas se-rão realizadas no dia 12 dedezembro deste ano, e paraos cursos superiores ofer-tados pelo Campus do IFFde São Vicente do Sul, asprovas acontecem n o d ia19 de dezembro.

Page 14: A Folha, 29 de Outubro de 2010

14 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010São Francisco de Assis

Dando continuidade a um pouco da história da im-prensa de Santiago, por volta de 1928 surgiu outroveiculo de comunicação em nossa terra, o chamadojornal "A Ordem" de propriedade de João Osório Rodri-gues.

Possuímos em nossa biblioteca particular algunsexemplares dos jornais antigos da nossa cidade, ondepodemos constatar ao manusear o exemplar do JornalA Ordem, do dia 25 de março de 1933, noticias como umconcerto de violino que se realizará no "Cine TheatroImpério" pela "distincta senhorita Maria Martins, quepertencia ao conservatório de Porto Alegre" que aindase fez acompanhada pela senhora Dora Jornada. Aindana capa do jornal, aparecem as noticias publicada pelocasal João e Amabili Andrés sobre o contrato de casa-mento de sua filha Thereza com o sr. Eduardo Ercolani.Outra noticia que nos chama a atenção é a inspeçãomilitar realizada pelo general Franco Ferreira ao 1º R.G. I, que na ocasião também era comandante da 3ªRegião Militar.

O jornal traz na parte comercial, divulgações comoa do antigo Colégio Rio Branco, dirigido por Joakim deFaria, a Casa Arnolfo Genro, o escritório de advocaciado dr. Hermes Hervê, e o Salão Ideal de propriedade deOlivério Daniélle.

Na contracapa, uma noticia que estava tirando osono de muita moça da época, o Concurso de Beleza queo jornal estava realizando. As concorrentes eram asentão senhoritas Eloí Gomes, Eloí Cocaro, Edi Beccon,Nair Cardoso, Ilca Camargo, Ilda Castilhos, Eloá Almei-da, Edite Tarrafo, entre outras participantes. A comis-são julgadora era formada pelos senhores Manoel Allade Lemos, Achiles Durgante e Nestor Pinto. Na ediçãoque possuímos, a senhorita mais votada era Eloí Gomes,que até a data, estava com 25 votos.

[email protected]

3/novembro20h – Projeto “Cultura nos Bair-ros” – apresentação do filmeNetto perde sua alma, na As-sociação d os M oradores d aVila Nova.4/novembro9h – Abertura oficial com pro-nunciamento de autoridades econvidados;9h30min – Palestra com o au-tor Auri Sudati – tema: “A Im-portância da leitura na vida doser humano”;10h – Show de abertura com aEscola Especial Romeu DedéRibeiro;10h30min – Hora do Conto –sob a responsabilidade da Bi-blioteca Municipal João OtávioNogueira Leiria;11h – Lançamento do livro “Oaviãozinho branco”, de AuriSudati com sessão de autó-grafos;12h – intervalo para almoço;13h30min – apresentações ar-

Semana da Cultura tem programaçãoDe 3 a 6 de novembro, a Prefeitura via Secretaria de Educação e Cultura vai realizar mais uma

edição da Semana da Cultura. Conforme informações da secretária Maria Jaci Bittencourt a novidadeneste ano é a realização da 1ª Feira do Livro e a programação intensa nestes dias.

Escolas, entidades e instituições estarão participando dos eventos que acontecem no Centro deCultura e Eventos Franklin Bastos de Carvalho com entrada gratuita. Um evento que faz parte daproposta “São Chico Mais Cultura”.

DoaçõesA Biblioteca Municipal estará recebendo doações de livros e gibis para seu acervo durante o evento.

Diariamente, os espaços estarão abertos para visitação das 9h às 22h. Confira a programação oficial:

tísticas e culturais com a Esco-la Mun. Assis Brasil M. Bitten-court, Escola Mun. José BatistaPompeu e E.M.E.I. Pimentinha;19h30min – Peça teatral “Cadêo Riso do Palhaço” com alunosda Escola Mun. José BatistaPompeu – Drieção: Mari Sagri-lo;20h – Academia Ballet Vidativa.5/novembro9h – apresentações com o Cen-tro de Referência de Assistên-cia Social – CRAS (hip-hop, ca-poeira e músicas ao vivo) e Pro-grama Integração AABB Comu-nidade (danças, oficina de mú-sica e capoeira);10h – Escola Laerte Jobim eInstituto de Educação SalgadoFilho;12h – intervalo para almoço;13h30min – apresentações ar-tísticas e culturais com a Esco-la Mun. Wilson Azambuja Viei-ra, Escola Mun. Clotário Fou-chard, Escola Mun. Coronel Pim-

ba, E.M.E.I. Olga Mary eE.M.E.I. Balão Mágico;19h30min – Garagem Musical– participação ‘ao vivo’ de diver-sos músicos no encontro deBandas de São Francisco deAssis;20h30min – apresentação daInvernada Artística Laranjeira,do CTG Pedro Telles Tourem.6/novembro9h – Abertura da Feira Munici-pal do Livro com visitação dopúblico. Entrada gratuita;16h – apresentação da Inverna-da Ana Terra, do CTG Negrinhodo Pastoreio;17h - apresentação da Inverna-da Marca Gaúcha, do PiqueteSanga da Benta;18h – Peça teatral “O Circo daAlegria” com alunos da EscolaMun. Clotário Fouchard;20h – Peça teatral “Ano Novo,Vida Nova” com o Grupo Tea-tral Tio Pedro. Direção: IldonirPadilha.

O município participou no fi-nal de semana dos Jogos da AMCentro promovido pela Associa-ção dos Municípios da RegiãoCentral, que é presidida pelo pre-feito Jorge Ernani da Silva Cruz.

A S ecretaria d e T urismo eDesporto esteve representadapelo secretário Sérgio Pereiraque acompanhou a equipe assi-sense em Júlio de Castilhos –cidade-sede dos jogos. Partici-param da equipe de futebol desalão coordenada pelos profes-sores Hélcio de Deus e DenilceBiscaínos o s s eguintes a tletas:Franciel Soares, Eliézer Auzani,Luidi Lançanova, Marcos Viní-cius Khun, Vinícius Flores, Cle-

São Chico nos Jogos da AM Centro

ber Contessa, Ordalizio Ferrei-ra, Marcelo Couceiro e MaiconFerreira.

A Administração Municipalparabeniza à equipe pela repre-sentação.

Equipe em Júlio de Castilhos

Garota Mais Bela de 1933

Page 15: A Folha, 29 de Outubro de 2010

15A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010 Bossoroca

Um grupo de voluntá-rios reuniu-se para fazeruma festa alusiva ao Diada Criança e , neste f inalde semana, a Praça JoséFabrício da Silva estevelotada de pequenos de to-das as idades, usufruindodos brinquedos instaladose complementados com adistribuição de cachorroquente, suco, picolé, balase diversas brincadeiras. Àtarde de sábado foi en-cantadora. Parabéns à co-

Homenagem às crianças

missão organizadora doevento, que passará a usar

mais este local para ativi-dades como esta.

Espaço foi bem aproveitado

· Nesta semana em reunião da AMM em Entre Ijuís, a equipe da SMECse fez representar com a participação do secretário de Educação, supervisorese conselheiros.

· Todas as escolas de Rede Municipal de Ensino realizaram no último dia22, a eleição para diretores com a gestão prevista a um mandato de três anos.

· O município encaminhou à Câmara de Vereadores, Projeto Lei doExecutivo que concede Abono para os membros do Magistério PúblicoMunicipal que recebem pelo Fundeb, durante os meses de outubro e novembrodeste ano. Recebeu aprovação, e estes funcionários estarão com seus proven-tos alterados nesses meses.

O esporte ganha vida em Bossoroca, os Jogos Escolares JEBs na modalida-de Voleibol, novamente reuniram centenas de alunos no Ginásio de Esportesnesta semana, e os alunos das Escolinhas de Esporte representaram o municípioem um torneio regional em Unistalda, e a equipe Sênior está disputandocampeonato de Futebol 7 em São Luiz Gonzaga, e o Campeonato Municipal deFutsal inicia neste próximo mês.

Secretaria de Educaçãoe suas atividades a seguir

Mais um quesito do Plano de Governo da atual Administração torna-serealidade, o atendimento com fonoaudiólogo era oferecido para mais de 25crianças em outros centros, trazendo um elevado custo ao município, comtransporte, auxílios financeiros e além do desconforto nos deslocamentospara crianças e acompanhantes. Hoje, com o concurso público realizado, foiadmitido um profissional que atende todas essas crianças na sede da Secre-taria de Saúde. Para usufruir desses atendimentos especializados, o pacientedeve dirigir-se ao médico de sua área e solicitar o encaminhamento. Logoapós, agendar a consulta na Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde oferece ainda atendimento médico no interior domunicípio através de três equipes de ESF, levando a todas as comunidadesprofissionais da área de saúde. Conta também com atendimento diário nasede do município com três médicos, nutricionista, fisioterapeuta, dentista,agentes de saúde, equipe do PIM, psicólogo e duas farmácias básicas ofere-cendo medicamentos gratuitos a toda a comunidade carente do município.

Será realizada nesta sexta-feira noCTG Sinuelo das Missões uma reu-nião do Conselho Agropecuário paratratar de assuntos relevantes da clas-

Fonoaudiólogo hoje é realidade

Conselho Agropecuário se reúnepara tratar de assuntos da classe

se produtora, com a participação dadiretoria do conselho, e representan-tes de entidades, como Sindicatos epresidentes de Associações.

Page 16: A Folha, 29 de Outubro de 2010

16 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades29 de Outubro de 2010Geral

O secretário de Educa-ção e vice-prefeito MiltonJosé Bolzan, esteve pre-sente em audiência públi-ca promovida na semanaque passou, nas dependên-cias da Câmara de Verea-dores, onde fez uma apre-sentação aos vereadores,secretários municipais epessoas da comunidade doProjeto de Lei de GestãoDemocrática. Na verda-de, o que se pretende épromover a eleição diretados diretores das escolasda rede municipal de ensi-no, informa o secretário.Segundo Milton Bolzan, ocronograma do projeto pre-vê que já na segunda quin-zena de dezembro sejameleitos os diretores, par aque seja possível dar posseantes do final do ano.

O secretário de Educa-ção espera que na próximasemana, o projeto já sejaapreciado pelo legislativo.Após sua apr ovação naCâmara de Vereadores,ainda precisaremos fazera regulamentação das elei-ções diretas para os dire-tores de escolas, comentao secretário, que frisa que

Secretário de Educação apresentaprojeto de eleição de diretores

Jaguari

a proposta derealizar elei-ções diretaspara os direto-res das escolasm u n i c i p a i s ,saiu de reuni-ões que foramrealizadas comsetores da edu-cação, antes dopleito municipalde 2008.

Para MiltonJosé Bolzan, noentanto, a elei-ção direta paraos diretoresdas escolas darede municipal de ensinonão é suficiente para o ple-no exercício da democra-cia nos educandários. Mas,ela é necessária, e é umdos passos importantespara a implantação da ges-tão democrática, observa.

O secretário aponta quealém da eleição direta dosdiretores, é fundamental aparticipação efetiva dacomunidade escolar atra-vés dos CPMs, entre ou-tros organismos. Confor-me ele, nos municípiosonde houve a eleição dire-

ta para as direções dasescolas da rede municipalde ensino, aconteceu umsignificativo avanço.

Mas, é necessário tam-bém que não só ocorra aeleição, mas sim, o exercí-cio pleno da gestão demo-crática, onde todos os seg-mentos da comunidadeescolar participem do edu-candário, promovendo, in-clusive, u ma g rande d is-cussão sobre o projeto pe-dagógico, a partir das ne-cessidades das escolas,destaca o secretário.

Após instalar a Es-cola Municipal de Edu-cação Infantil Tia Manaem um amplo prédio– antiga escola Seve-riano de Almeida ce-dida pelo estado aomunicípio – ag ora aadministração muni-cipal, através da Se-cretaria de Educaçãoestá promovendouma a mpla r eformaexterna no local. Deacordo com o secre-tário municipal deEducação, Milton JoséBolzan, no momentoestá sendo colocadoum novo reboco nomuro da escola, bemcomo realizada umareforma total das gra-des que vão no murodo educandário. Pos-teriormente, preten-demos construir umcampinho de futebole uma pracinha debrinquedos para me-lhor promover o lazerdas crianças ali aten-didas, comenta o se-cretário.

Milton Bolzan infor-ma que também é in-tenção da Secretariade Educação implan-

Escola Infantil recebe reforma

tar na Escola Infantiluma pequena estufa.Será muito interessan-te que os nossos alu-nos da educação in-fantil possam comerhortigranjeiros p lan-tados por eles própri-os. Isso também fazparte de todo um pro-cesso pedagógico, ob-serva.

O secretário aindaaponta que em umaoutra etapa, também

a administração mu-nicipal estará realizan-do a pintura ex ternado prédio da Escola deEducação Infantil,com a colocação, in-clusive, das grades nasaberturas, e pinturadas mesmas, propor-cionando assim ummaior embelezamen-to na escola infantilque já recebeu me-lhorias na sua área in-terna.

Page 17: A Folha, 29 de Outubro de 2010

1A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010

Santiago, 29 de Outubro de 2010 - Edição 233 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

Page 18: A Folha, 29 de Outubro de 2010

2 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Espaço da Redação

Editorial

Empresa Jornalisticada Região Sul LTDA

C.N.P.J Nº 07087571/0001-54 Insc. Estadual: 112/007.14-34

Pinheiro Machado, 3122 - SantiagoCEP 97700-000

Tel./Fax: 0**(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO: SEXTAS-FEIRASMUNICÍPIOS COM CIRCULAÇÃO:

Santiago, Jaguari, Nova Esperançado Sul, Cacequi, Mata, São Franciscode Assis, São Vicente do Sul, Manoel

Viana, Unistalda, Itacurubi,Bossoroca e Capão do Cipó.

ASSINATURASMENSAL R$ 10,00TRIMESTRAL R$ 25,00SEMESTRAL R$ 50,00ANUAL R$ 90,00

IMPRESSÃO:Jornal da Manhã

Ijuí,RS

Os artigos e colunas sãode extrema

responsabilidadede seus autores.

Filiado àAssociaçãodos Jornais

do I nterior d o R SDireção Cláudio G. IrionEditor Jornalista Jorge BitencourtRedação Jorge Bitencourt, Carine Martins e Antônio C arlosDesigner Gráfico Elias AlfonsoArte Final Littieri MachadoCirculação Antônio Carlos de Almeida LoureiroComercial Santiago Dilnei MartinsColaboradores Santiago Eudo Dornelles, Sônia Nicola,Rogério Anése, Fábio Monteiro, Augusto Bierman Pinto,Nelsi Guerra, Julio Chamorro e Luis Borges

Expediente:

SÃO JORGEFone: 3251-4851

É verdade que a senha do Banrisul

para cliente na fila tem a hora alterada,

para escapar da multa da Prefeitura?

Farmácia de Plantãoneste final de semana:

Risco de futurasobras terem início

só em 2011

Desce

Consumo de cracke cocaína na

cidade avança

SobeA propósito:

Mande sugestões: [email protected] | 55 3251-3264

A missão de sercompetente

Enquanto cidades do porte de Passo Fun-do - e são muitas construídas em nosso estadoe país afora - ignoram completamente o queseja Outubro Rosa, ainda que com a popula-ção de muitas dezenas reduzida, Santiago co-nhece desde o ano passado o que vem a ser isso- Outubro Rosa, mês de ações públicas deprevenção ao Câncer de Mama, que em cada100 casos atinge 99 mulheres e apenas umhomem. Figura entre os primeiros que maismata, quando inexiste essa preocupação denão trabalhar sobre o prisma da prevenção.Ou: A prevenção é o melhor combate ao Cân-cer de Mama. Porto Alegre reúne milhares ematos de alerta e união de grandes grupos muitomais interessados na saúde da mulher, na pre-servação da vida, do que no rendimento defuturos votos. E com muita sorte, Santiagotem a enfermeira Gisélle Kolinski Ribeiro,coordenadora do Centro Materno Infantil eprimeira dama do município, que com muitavisão de futuro, lançou ainda no ano passadoo Outubro Rosa de Santiago. Agora, no encer-ramento da segunda edição, já colhe os frutosda sua ousadia, da sua maturidade de profis-sional à frente de seu tempo, que insiste emconscientizar a sociedade a respeito de seudireito à informação por mais saúde às custasdo esforço do poder público, para servir asociedade, que o sustenta. Gisélle, na ediçãodo Outubro Rosa 2010, forneceu a Santiagoum bem dos mais elevados valores humanos,solidariedade. Parabéns!

Jorge Bitencourt - Jornalista

Crescimento Insustentável

O vereador Pedro Bassin (PSDB) alerta para a faltade consciência ecológica, por parte de certos moradoresde Santiago. Diariamente, diz o parlamentar, vemos anecessidade de campanhas educacionais de conscien-tização para a importância da natureza em nossa vidatanto urbana, quanto no campo. Simplifica com esta fotode dois pequenos tocos que restaram na calçada, apósum sujeito ter cortado duas árvores de tamanho médiona região inferior de seus troncos e ter sumido com elas.O parlamentar registrou o fato na Rua Servando Gomes,em frente ao número 1299, no Bairro Gaspar Dutra.Esse péssimo serviço foi feito à noite.

A jovem bailarina Verônica Ramos con-quistou mais um troféu para Santiago. Re-presentando a Escola de Turno Oposto Cri-ança Feliz, ela recebeu o troféu BailarinaRevelação Estilo Livre, em cerimônia ocor-rida há poucos dias em Buenos Aires. Rodol-fo Solmoirago, presidente da Federación Ar-gentina de Profesionales de Dança, fez aentrega da medalha para Verônia e tambémpara o professor João Ramos, que foi reco-nhecido com a Medalla Al Merito ArtísticicoCircuito Ciad, como coordenador de even-tos.

Santiago Latinoamericano de DançasSantiago está se preparando para o maior

evento de danças da região, promovendo aIV edição do Santiago Latinoamericano deDanças, que vai acontecer nos dias 13 e 14 denovembro. Estão confirmadas as participa-ções de grupos das cidades de Uruguaiana,Itaqui, São Borja, Santo Ângelo, Cruz Alta,Treze de Maio, Itacurubi, Capão do Cipó,São Francisco de Assis, Nova Esperança doSul, São Vicente, Santa Maria, Jaguari eCapão da Canoa. E os seguintes países: Ar-gentina, Uruguai e Paraguai.

A Estrela Sobe

Uma comitiva formada pelos vereadores MiguelBianchini, Claudio Cardoso, Mara Rebelo, prefeito deCapão do Cipó, Osvaldo Froner, Ibanez Garcia, prefeitoJúlio Ruivo, deputado eleito José Francisco Gorski,secretário de Obras Fernando Nascimento, acompa-nhados do engenheiro Claudinei Biasi participaram jun-tamente com engenheiros do DAER, deputados estadu-ais Pedro Westphalem e Jerônimo Gorgem de umimportante encontro com o diretor-geral do DAER,Vicente Britto Pereira, para tratar sobre a situação daRSC 377, segunda-feira. Tudo leva a crer que santia-guenses e c ipoenses iniciaram a semana com o péesquerdo. Leia reportagem completa na editoria dePolítica.

Vai sobrar pro Tarso

Page 19: A Folha, 29 de Outubro de 2010

3A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Capão do CipóEspaço da Redação

O ginecologista Cris-tiano Weber da Silva,especialista em Masto-logia, proferiu palestrasobre Prevenção aoCâncer de Mama, queganhou todas as aten-ções na programaçãodo Outubro Rosa, de-senvolvida no auditó-rio do Sindicato Rural,na tarde de quarta-fei-ra, sob o comando deGisélle Kolinski Ribei-ro, coordenadora doCentro Materno Infan-til.

O especialista des-mistificou e envolveu ahomens e mulheres, queprestigiaram o evento.Objetivo, dividiu suapalestra numa sequên-cia bastante didática.Basicamente focou asfunções da mama, ana-

Outubro Rosa propiciamelhor palestra do ano

>>Linguagem acessível para prevenir o Câncerde Mama, é usada pelo especialista Cristiano Weber

Jorge Bitencourt tomia da mama, pre-venção do Câncer deMama e, por fim, abriuespaço para perguntas.

A mama alcançaduas funções – ama-mentação e um dosprincipais órgãos de se-xualidade da mulher. –Quanto mais precocefor o diagnóstico doCâncer de Mama viamamografia, maior achance de cura e de ci-rurgia de reconstituiçãodo órgão. Além disso,em cada 10 pacientesdiagnosticadas, de trêsa quatro são diagnósti-cos precoces. A melhorforma de combate é odiagnóstico precoce –,pondera o mastologis-ta.

Futuramente, oCâncer de Mama vai sertratado de uma formacorriqueira como é,hoje, hipertensão e dia-

betes, preconiza o mé-dico. Destaca que amulher deve fazer ma-mografia a partir dos40 anos e uma vez porano, de acordo com aSociedade Brasileira deMastologia.

Fatores d e Ri scoInterno:

- Ter mais de 40 anos– A cada 100 mulheressomente um homem éacometido de Câncer deMama (1%).

- Parar de menstru-ar bem tarde.

- Ter o primeiro filhocom mais de 30 anos.

- Estar acima dopeso, pois a gorduraproduz o estrogênio,estimulador da doença.

Fatores d e Ri scoExterno:

- Dieta- Ingestão de Álcool- Radiação- Hormônios

Cristiano Weber da Silva e Gisélle Kolinski

Encerra neste sábado,dia 30 de outubro, o prazopara fazer a inscrição no 6ºconcurso literário Conte umConto, promovido pela Se-cretaria Municipal de Edu-cação de Santiago. O ob-jetivo é de incentivar o sur-gimento de novos escrito-res, sendo aberto a toda acomunidade da Terra dosPoetas. Cada participantepode concorrer com ape-nas um trabalho, que deveser original, sendo obser-vada a aplicação corretada gramática. O conto deveser digitado em folha deofício, em fonte arial, ta-manho 12 e ter no máximoduas páginas. O trabalhopode ser entregue naSMEC (Rua Neri GomesPeixoto, 1392). Haveráprêmio de R$ 100 para o 1ºlugar e R$ 50 para o 2º. Os

Conte um Conto

vencedores serão divulga-dos na 12ª Feira do Livro,que vai acontecer de 18 a21 de novembro. Mais in-

formações pelo fone (55)3251 1353 com o Departa-mento Pedagógico daSMEC.

A ULBRA Polo Santiago convida a comunidade santiaguensee da região para participar do jantar com distribuição deprêmios e brindes, sendo o valor do prêmio principal R$ 200.O evento será realizado no dia 1º de novembro, às 20h, noClube União Santiaguense, juntamente com o apoio do ClubeUnião. Para o jantar será servido risoto, galeto, linguiça,salsichão, salada mista, salada verde, pão e sobremesa.

Contamos com a sua presença, venha prestigiar mais esteevento da ULBRA Polo Santiago. Maiores Informações na RuaCoronel Tuca, 369, pelo fone 3251-4813, convida a diretorageral Cleunice de Azevedo.

ULBRA Polo Santiago realiza Jantar

Page 20: A Folha, 29 de Outubro de 2010

4 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Publicitário

Page 21: A Folha, 29 de Outubro de 2010

5A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Opinião

O que apenas se viae ouvia na televisão docentro do país ou naregião metropolitana egrandes cidades, ago-ra já é uma realidadeem Santiago. A TV ViaEmbratel, cuja repre-sentação é da Empre-sa Antenas Stang-therlin, deu início natarde de quarta feirana instalação dos equi-pamentos de captaçãodo sinal via satélite. Deuma lista de quinze as-sinantes, o nosso co-lega aqui do jornal,Jorge Costa, foi o pri-meiro contemplado,até porque foi o pri-meiro a aderir ao novosistema. Costa afirmaque está muito satis-

TV Via Embratel

feito e diz que “só aeconomia que vou fa-zer com a suspensãoda locação de filmes jápagará, com sobras, a

Via Embratel”. E acres-centa: “ É produto dealtíssima qualidade etem o menor preço domercado”.

Essa semana foi gravado o programa Especial 25 Anos do Grupo OsMateadores, apresentação de Volmir Martins pela TV Bandeirantes. Com aparticipação de vários convidados, entre eles Os Monarcas, Mano Lima, WilsonPaim, Júlio Saldanha, Ataliba de Lima Lopes, Edson Vargas, Ases do Fandangoe outros, demonstrando o grande carinho e o reconhecimento a esse tradicionalgrupo santiaguense. A gravação aconteceu no Galpão do Gaúcho, na residênciado Ataliba, e irá ao ar a partir do dia 13 de novembro das 10h às 11h e reprisenos domingos das 8h às 9h pela TV Bandeirantes. Mais uma vez parabéns Betoe toda a equipe dos Mateadores.

Especial Mateadores 25 anos

Participaram da Con-venção Internacional deManequins, Modelos eAtores da equipe DiegoComarella, e m C hapecó,Santa Catarina, nos dias22, 23 e 24 no Lang Hotelas lindas meninas Verôni-ca Fernandes Ramos, TaísHemann Souza, Fernandada Silva Jardim e NatháliMachado Lopes, elas fo-ram selecionadas pelasagências de São Paulo FiveCasting e Pequeno Gênio.

Talentos Santiaguenses

São Francisco de Assis é número 1 em projetos habitacionais no RioGrande do Sul, junto à Secretaria de Estado de Habitação e Desenvolvi-mento Urbano.

Dos 496 municípios do Estado, o prefeito Ernani de São Chicoconfirmou que o município é destaque em investimento público, somandotodos os projetos, ficando atrás somente de Porto Alegre e outros oitomunicípios maiores.

São Francisco de Assis é número 1

No dia 26 o seu Jornalrecebeu a visita dos alunosda EMEI Jovino Zambo-nato, acompanhados daestagiária da URI, pelocurso de Pedagogia, Sín-dia Smidale, que está como projeto Viajando pelosMeios de Comunicação eacompanharam a visita osdemais professores daEMEI.

As crianças visitaramo jornal e ficaram conhe-cendo um pouco de comofunciona.

Neste dia a professora

Alunos visitam o Jornal A Folha

Letícia estava de aniver-sário e recebeu os votos de

muitas felicidades de seuscolegas.

Chicão desistiu de renunciar à presidência do Cruzeiro e temdespachado normalmente no Estádio Alceu Carvalho. Os as-suntos não são só relacionados ao clube ou a Copa Santiago,pois ele trata também de política . Ontem ele esteve reunidocom a vereadora Mara, seu braço direito na campanha e como suplente de vereador do PP, Fábio dos Santos Gomes, o Binho.O tema: a ida de Mara para o gabinete em POA e a assunçãodo Binho na Câmara. Tudo levar a crer que o martelo foi batido.

No pré gabinete

Page 22: A Folha, 29 de Outubro de 2010

6 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Política

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES SAN-

TIAGOASSESSORIA DE IMPRENSA

RESENHA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 25DE OUTUBRO DE 2010

PROJETOS EM VOTAÇÃO:- Autoria : Poder Executivo - PL nº 086/2010 -

"Reajusta o valor de referência municipal, e dá outrasprovidências." Aprovado por unanimidade.

PROPOSIÇÕES:- Vereador Antônio Diniz Cogo - PMDB - Solicita

que o Executivo Municipal providencie e demarcaçãodos estacionamentos oblíquos em nosso município.

- Vereador Everaldo Gavioli - PDT - Solicita queesta Casa Legislativa dirija-se ao Prefeito Municipalpara que o mesmo estude a viabilidade da reforma doabrigo da parada de ônibus na BR 287, entre o KM 390e 392 em frente a propriedade do Sr. João AcelinoRonsani, localidade de Vila Betânia.

- Vereador Miguel Bianchini - PP - Solicita que sejaencaminhada correspondência ao Executivo Munici-pal, solicitando que estude , junto a secretaria compe-tente, restrições quanto ao fechamento de ruas cen-trais nos sábados pela manhã.

VOTOS C ONGRATULATÓRIOS:- Vereador Pedro Bassin - PSDB - Com a Diretoria

do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pelo 3º En-contro do Aposentado Rural, que se realizou nestefinal de semana, na localidade de Cerca de Pedras.

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS:- Vereador Arlindo Alves - PMDB - Conserto no

calçamento da Rua dos Poetas, bairro Centro.- Vereador Davi Vernier - PP - Aumentar de forma

urgente a via de acesso com a diminuição do canteirona Avenida Alceu Carvalho, próximo a TransportadoraTranslovato LTDA, na Av. Alveu Carvalho, nº 1200,bairro Alto da Boa Vista.

- Vereador Miguel Bianchini - PP - Recolocação detela de proteção no fundo do areião existente junto aoGinásio Aureliano de Figueiredo Pinto.

- Vereador Pedro Bassin - PSDB - Patrolamento naestrada da Betânia que vai até o Rincão dos Lavarda.Colocação de uma luminária no poste da Rua 13 deMaio, esquina com a Rua Ciro Melo Limpeza de sar-jeta e desentupimento do bueiro na Rua Rafael Go-mes da Silveira, nº 1395. Reposição de lâmpada emfrente a propriedade do Sr. Ariovaldo Moreira, noRincão dos Lencini.

Natássia PrestesAssessora de Imprensa

Na rápida sessão da Câma-ra de Vereadores de segunda-feira, poucos foram os temasem destaque, pois cinco verea-dores integrantes da ComissãoEspecial para a RSC 377 esta-vam em reunião, com autorida-des em Porto Alegre, tratandodos problemas da via que searrastam desde seu início em1991 e ainda não foi concluída.

Dentre os que participaramda sessão, o primeiro a usar atribuna foi o tucano Pedro Bas-sin. Ele relatou que tem recebi-do denúncias que o deixam pre-ocupado. Contou que no BairroGaspar Dutra, tarde da noite,um sujeito cortou duas árvorestamanho médio na zona inferior

Até poços negros estão sobameaça>>Empresa comunica desistência do serviço

Jorge Bitencourt do tronco e arrancou-as da cal-çada, dando sumiço das espéci-es.

Pelé (PP) comunicou visto-ria sobre o desenvolvimento doserviço de patrolamento em al-gumas localidades do interiorcomo Varejão, Rincão dos Ma-chado, Florida e Bom Retirojuntamente com os vereadoresArlindo Alves, Pedro Bassin eGavioli.

VergonhaDiniz Cogo (PMDB) taxou

críticas ao trânsito “vergonho-so” da cidade. – Encaminhopedido de urgência ao prefeitoJúlio Ruivo pela demarcação doserviço de estacionamento oblí-quo, especialmente, nas redon-dezas do Fórum, aqui da Câma-

ra, mas para reduzir um pouco abagunça é preciso, inicialmete,pintar as demarcaç ões –.

Para Diniz, o Executivo pre-cisa começar a pensar o trânsitode Santiago, por no mínimo dezanos e não por alguns meses.Por sua vez, Davi (PP) comuni-cou que a empresa responsávelpelo esvaziamento de “poçosnegros”, comunicou à Prefeitu-ra que não mais fará esse servi-ço.

Mas, Pelé argumentou que oassunto já é de conhecimentodos secretários de Meio Ambi-ente, Gildo, e do Planejamento,Ademar Canterle, pois a cidadenão pode ficar sem essa presta-ção de serviços e, provavelmen-te, a Prefeitura terá de investirnos poços de decantação.

Bassin Pelé Davi

Questionado sobre as ex-pectativas com o futuro gover-no Tarso Genro, o presidentedo Sindicato dos Bancários deSantiago, Edmilson Amaral, falade aspectos positivos sem mis-turar o fato de ser simpatizanteda causa petista. Alega queTarso vai ser o governador detodos os gaúchos e comprova,desde já, tentativa de aproxi-mação com outros partidos.

Pelas propostas do gover-nador eleito, diz Amaral, espe-ro um governo muito bom. – Jáestou gostando de pronuncia-mentos como os relativos a en-caminhamentos de obras comoa RSC 377, que precisa de umplanejamento para ser conclu-ída, entre tantas outras que oTarso vai dar continuidade –.Em sete cidades, até o momen-to, já pararam importantesobras.

DiplomaciaNo setor de Educação,

Amaral tem certeza que o go-verno vai buscar manter diálo-go e n egociação p ara a ntigasreivindicações. Na Saúde, parao sindicalista, Tarso já batalha

Bancários e expectativa com o futuro governopara obter meios para um aten-dimento, que dispense essa prá-tica do pessoal ser obrigado a ira postos em plena madrugada.

Classifica Tarso Genrocomo um grande estadista dis-posto a implantar um sistemade segurança adequado as atu-ais carências do Rio Grande doSul, com forte inspiração no

adotado pelo Rio de Janeiro.Inclusive, que como ministroda Justiça ele ajudou a implan-tar e, apesar de adv ersidades,é o que mais funcionou nosúltimos anos.

Também considera atitudemuito inteligente não nomearsecretário, quem for concorrerem 2012.

Edmilson Amaral: “T arso vai go vernar para to dos”

Page 23: A Folha, 29 de Outubro de 2010

7A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Política

A impressão é de que nãohavia preocupação por parteda direção geral do DAER emrelação às obras da RSC 377.É assim que dispara o prefeitoJúlio Ruivo que integrou co-mitiva, segunda-feira, emPorto Alegre junto com ou-tras autoridades da região,para tratar da conclusão darodovia.

Ele saiu do encontro muitopreocupado, sublinhandoque na verdade, a região nãoestava sendo ouvida duranteos pedidos feitos anteriormen-te. Observou certa negligên-cia por parte do DAER, emPorto Alegre.

O prefeito também estra-nhou a falta de comunicaçãointerna do DAER a respeitoda situação da RSC 377, entreos setores que tratavam daquestão e a direção da Autar-quia. Ruivo acredita que aconclusão definitiva da rodo-via entre São Francisco deAssis/Jóia só deva acontecerno novo governo, o qual de-verá ficar reiterado a respei-to do assunto.

Governo do Estado deixa prefeito sem garantias>>Existem contratos, mas não dinheiro à disposição da Prefeitura

PavimentaçãoAlém disso, o prefeito dis-

se que as obras de pavimenta-ção na cidade também estãocorrendo risco; é o caso daJoão Aquino, que está comordem de início desde junho eno governo estava em aber-to, o que foi comprovado pelomunicípio que aguarda a li-beração dos recursos até odia 15 de dezembro.

O dinheiro está no orça-mento, porém não foi libera-do. A comitiva de Santiagofoi insistente em garantir quetodos os recursos previstos es-tejam no orçamento de 2011para que o novo governadoreleito Tarso Genro, possa re-alizar as obras.

Outra informação quepreocupa Ruivo é a de que oorçamento do DAER para2011 é um terço do valor de2010. Embora o prefeito e ve-readores estivessem acompa-nhados por deputados, as reu-niões foram consideradas va-gas, pois na visão de JúlioRuivo não fica a garantia deque os projetos irão deslan-

char.

Sai do papel?Sobre a pavimentação na

área urbana, o prefeito des-tacou que a das Avenidas Al-ceu Carvalho e Aparício Ma-riense foi licitada no dia 23 ea empresa vencedora é dePorto Alegre, ligada à BritaNorte em Santiago e por ou-tra empresa do Paraná quefornecerá o material. Que asobras devem iniciar na pri-meira semana de novembro,pela Avenida Alceu Carvalho.

A previsão orçamentáriado estado para esse ano é deR$ 935 mil com contraparti-da da Prefeitura. Uma forçatarefa será feita para que sepossa cumprir o cronogramaaté o dia 15 de dezembro. Aprevisão, segundo Ruivo é deque fosse pago R$ 150 mil apartir do mês de julho, comonão houve o pagamento daprimeira, as demais parcelasficaram trancadas, com isso,o prefeito espera que os re-cursos sejam pagos todos jun-tos.

Apesar da cordialidade de santiaguenses e cipoenses, mal-estar com DAER

Chicão, Júlio Rui vo, Mara Rebe lo, Bianchini entre pessoa l de Capãodo Cipó e direção do DAER

Page 24: A Folha, 29 de Outubro de 2010

8 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Entrevista

Com que idade começou a conviver com

política e em que ambientes?

Desde criança convivi com a política, em comí-

cios e reuniões. Sempre gostei muito das reuniões

políticas, da troca de ideias e experiências e, já

jovem na eleição de 1996, me filiei no PP (antigo

PPB) na qual foram eleitos o Toninho e o Chicão.

Nosso Partido, na época, era oposição na cidade e

foi uma das grandes emoções políticas que vivi, pois

trabalhamos arduamente para que as propostas

inseridas no slogan “Humanizar para desenvolver”

chegassem até as pessoas. E podemos dizer que

muito do que foi proposto naquela época foi con-

cretizado, pois desde lá nossa cidade vem se desen-

volvendo cada vez mais.

Quando sentiu que gostava de política e

em q ue m omento t eve u ma i ntervenção

política, entre seu grupo de amigos, colegas

de escola, ou outra situação?

Na convivência com colegas de escola e amigos

em geral, gostava de falar de política, debater alter-

nativas para a solução de questões ligadas à melho-

ria de vida da população, alguns partilhavam comi-

go das mesmas ideias, outros com ideias opostas, e

ainda outros, pensavam que a política estava muito

longe de nós. Mas como já mencionei, a eleição de

1996 foi muito significativa e a reorganização da

Juventude Progressista, na qual atuei também como

presidente, proporcionou-me vivenciar mais de per-

Binho vai assumir como vereadorO 1º suplente de vereador da bancada do PP, Fábio dos Santos Gomes,super conhecido como “Binho”, vai assumir como vereador titular da Câ-mara de Vereadores de Santiago, para substituir a vereadora Mara Rebeloque ruma a Porto Alegre para integrar a cúpula do gabinete do deputadoeleito Chicão. Filho do ex-prefeito e atual vice, Toninho, e da professoraAna dos Santos Gomes, arregaça as mangas e mostra que a política correem suas veias. Boa leitura.

Jorge Bitencourt to a atuação dos líderes do Partido, o que me ajudou

a entender o papel que um Partido Político, baseado

em ideais justas e honestas, tem dentro da socieda-

de.

Porque concorreu a vereador em Santia-

go e como foi ser “quase eleito” como tantos

outros na contagem final dos votos?

Concorri porque acredito que posso contribuir

para a construção de uma sociedade melhor. O

cargo de vereador proporciona o contato direto

com as pessoas, o que possibilita saber de suas

necessidades, que normalmente são os da comuni-

dade em geral, portanto contribuir para saná-las a

partir da criação e manutenção de Projetos em

parceria com o Executivo me fez concorrer a vere-

ador. Quanto ao ‘quase eleito’ foi uma mistura de

sensações da qual, não posso dizer que estava pre-

parado, mas estar entre os dez mais votados da

cidade me deu a certeza de que muitas pessoas

acreditam nas minhas propostas.

O fato de ser filho do vice-prefeito atual e

ex-prefeito Toninho ajudou a ser primeiro

suplente?

Claro que sim, sua história no Partido é muito

bonita, eu admiro essa história e todo dia eu apren-

do alguma coisa com ele, inclusive, convivendo não

só com ele, mas com minha mãe e tantas outras

pessoas importantes pra mim, aprendi que a políti-

ca é coisa séria e que podemos melhorar a qualidade

de vida de nossa comunidade.

Acredita q ue e stá p reparado

para assumir como vereador para

substituir u ma p arlamentar á gil

como Mara Rebelo?

Posso dizer que estou preparado para

o cargo ao qual concorri. Se tiver a opor-

tunidade de substituir esta Grande Par-

lamentar, trabalharei com grande dedi-

cação.

Por quais áreas tem mais von-

tade de trabalhar assim que assu-

mir na Câmara?

Atuarei juntamente com o Poder Exe-

cutivo, em todos os projetos de interes-

se da comunidade Santiaguense.

O que vislumbra como mais

avançado na Administração Municipal?

Acredito que dentre outras tantas ações da Ad-

ministração Municipal, a busca por uma Cidade

Educadora, que alavanca a educação para uma co-

munidade mais cidadã, parece-me ideia fundamen-

tal em tempos de individualismo operante nas soci-

edades contemporâneas, pois abrange áreas de ações

envolvendo o empreendedorismo no campo e na

cidade.

E onde precisamos de mais recursos para

progredirmos como o município necessita?

Nosso município tem sua economia embasada

na agricultura, pecuária e um comércio forte, por-

tanto os jovens que aqui vivem precisam de campo

de trabalho efetivo em nossa comunidade, deve-

mos buscar recursos para subsidiar/auxiliar na qua-

lificação para o trabalho e favorecermos a criação

de empregos, que tanto dignificam os indivíduos,

quando podem crescer com seus próprios saberes

e na sua terra.

Qual seu estado civil e sua idade?

Tenho 34 anos, sou casado e tenho dois filhos.

O que mais gosta na prática da política e

o que mais repudia?

O que mais me encanta é a possibilidade de auxi-

liar as pessoas nas suas conquistas individuais favo-

recendo assim, o desenvolvimento coletivo. O que

mais repudio é a má aplicação do dinheiro público.

O que falta para a política brasileira ser

mais decente?

Penso que precisamos acreditar mais na políti-

ca, levar mais a sério, falar mais de política e não

cruzar os braços e achar que está tudo perdido.

Fiscalizar e cobrar de nossos governantes a respon-

sabilidade na aplicação dos impostos que são tão

caros e devem ser bem investidos.

Considerações finais a seu critério.

Agradeço A Folha Santiago pela entrevista e

parabenizo pela imparcialidade com que conduz

seus editoriais.

Page 25: A Folha, 29 de Outubro de 2010

9A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Mercado

Doutor em Economia e Professor do Instituto FederalFarroupilha-Campus São Vicente do Sul.

A questão cambial

Nas últimas semanas o meio econômico temdebatido a questão da valorização do Real (R$)frente ao Dólar (US$) e outras moedas mundiais.Essa questão está relacionada a dois eventosimportantes: a) com a entrada maciça de inves-timento externo no Brasil, por conta da taxa dejuros elevada (em relação à de outros paises) e aabertura de capital da Petrobras a oferta dedólares aumentou, diminuindo o preço da moe-da norte-americana no mercado interno; b) exis-te no mundo uma guerra cambial, em que ospaíses desvalorizam suas moedas para garantira competitividade das exportações em momen-tos de crise. Este é o caso da China que desvalo-rizou a moeda e causou uma reação de outrospaíses com os quais tem negócios. O tema daguerra cambial foi tema de encontros internaci-onais e já se estudam medidas conjuntas paraacabar com o problema.

Muita gente pergunta se não é bom que nossamoeda se valorizar, o que pode significar a pu-jança de nossa economia, lembrando o tempoem que o Real se desvalorizava a cada dia. Naverdade é que com o Real valorizado as expor-tações se enfraquecem e perdem competitivida-de no mercado internacional e, as importaçõesse tornam mais baratas e produtos importadosacabam invadindo nossa economia. A entradade produtos importados tem ajudado a mantera taxa de crescimento do consumo, nos últimosanos, mas pode comprometer as cadeias produ-tivas e afetar o emprego no futuro. Como o déficitna balança comercial (importações maiores queexportações) é financiado com a entrada de ca-pitais especulativos, isso acaba elevando a dívi-da interna.

O problema cambial tem que ser resolvidopelo próximo presidente, e deve levar em contaa diminuição do déficit publico (que aumenta ademanda interna e as importações). Isso deveacarretar uma taxa de crescimento da economiamenor no futuro, por conta dos ajustes. Por issonão acredite em milagres e promessas populis-tas como as que prometem elevar o salário mí-nimo, aumento elevado para os aposentados etantas outras que ao invés de diminuir o déficitpúblico irão aumentar. Fiquemos atentos, poisajustes deverão ocorrer nos próximos anos paragarantir a sustentabilidade do crescimento.

Na quarta-feira, 20, ossupervisores regionais daSecretaria da Agricultura,Pecuária, Pesca e Agrone-gócio (Seappa), reuniram-se em Porto Alegre, paradiscutir e avaliar as açõesdesenvolvidas pelo Depar-tamento de Produção Ani-mal (DPA), em especial, asegunda etapa da campa-nha de vacinação contra afebre aftosa, que ocorre de1º a 30 de novembro.

Iniciaram já na segun-da-feira, 25, a distribuiçãodas primeiras 924 mil do-ses para o interior do Esta-do. As doses são gratuitaspara os produtores enqua-drados no Pronaf, que te-nham até 50 cabeças degado e proprietários dazona urbana consideradade risco que tenham até 15animais, e podem ser reti-

Vacinação contra a febre aftosa>>Sistemática é concluída dia 30 de novembro

radas nos Escritórios Re-gionais e Inspetorias Ve-terinárias e Zootécnicas(IVZs). Em Santiago asdoses deverão estar dispo-níveis a partir desta segun-da, 1º de novembro.

DosesOs produtores que não

se encaixam nas regrasacima devem adquirir asdoses da vacina em casasagropecuárias ou veteriná-rias e posteriormente apre-sentar a nota fiscal, em seunome, na Inspetoria Vete-rinária de seu município atéo 5º dia útil após o términoda c ampanha, 3 0 d e n o-vembro.

Cabe salientar que su-cesso da campanha depen-de de cada produtor rural.É responsabilidade do pro-dutor m anter a s anidade

do seu rebanho. Por isso, éimportante que além daaquisição e aplicação dasdoses, é necessário o re-gistro da quantidade de ani-mais imunizados junto àsIVZs, sob pena de multa,mesmo com a vacinaçãoem dia.

Esta e tapa v isa r efor-çar a vacina nos bovinos ebubalinos jovens com até

24 meses, os quais totali-zam uma população dequatro milhões de cabeçasno estado. A vacinação re-alizada n o m ês d e m aioatingiu 95,66% do reba-nho. Em todo o Estado,foram 13.784.612 de ca-beças de gado imunizadas,de um total de 14.372.990.(dados da Secretaria deAgricultura)

Vacinação garante a qualidade do rebanho

A Alternativa Júnior daURI – Camus de Santiagofoi aprovada neste final desemana (23 e 24 de outu-bro), durante o XI EGEJem Porto Alegre, comoorganizadora do próximoEncontro Gaúcho de Em-presas Juniores - EGEJ.

A Alternativa Júniorapresentou a proposta, ofe-recendo como temática oMEJ na Sociedade do Co-nhecimento, tendo em vis-ta que para as EmpresasJuniores, a Gestão do Co-nhecimento assume impor-tância considerável, poisapenas com uma efetivagestão do Capital Intelec-tual da empresa é possívelmanter uniformidade deprocessos e propósitos,obter melhor aproveita-mento das competênciasdos seus associados e au-mentar a eficiência e a efi-

URI Santiago sediará evento estadual

cácia em seus projetos,sendo, portanto, uma con-dição fundamental paramelhoria contínua da ges-tão.

O evento vai proporci-onar a discussão sobrecomo capacitar melhor osintegrantes das empresasjuniores do Rio Grande doSul e do Brasil e debater osdesafios da gestão e parti-cipação no movimento jú-nior na atualidade, instigan-do a busca de novas práti-

cas e tecnologias, trazen-do t écnicas de a primora-mento dos processos, dereestruturação e aperfei-çoamento das caracterís-ticas dos empresários juni-ores no contexto das orga-nizações.

O EGEJ Santiago terácomo objetivo principalvalorizar as empresas juni-ores gaúchas, bem como aFEJERS - Federação deEmpresas Juniores do Es-tado do Rio Grande do Sul,

mostrando à sociedade aimportância das empresasjuniores para o desenvolvi-mento do estado e do país,promovendo entre os em-presários juniores a circu-lação de conhecimento, atroca de experiências, detecnologias, de ideias e ide-ais, visando à qualidade dosserviços.

Conheça mais sobreSantiago assistindo o ví-deo: www.youtube.com/watch?v=oHTVZg3M-6s

Page 26: A Folha, 29 de Outubro de 2010

10 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Educação

A Escola MunicipalJoão E vangelista p romo-veu sexta-feira, 22, a Feirade Ciências e Mostra Ar-tístico-Cultural. No eventoque ocorreu durante todo odia, os alunos mostraramseus trabalhos de todas asáreas do conhecimento.

O objetivo principal dafeira foi expandir mentes elevar os alunos à transcen-dência. A turma de 8° sé-rie (foto) expôs trabalhoscom poemas e figuras delinguagem, coordenadospela professora TésvaMessina.

A diretora da EscolaJane Maria Pereira afir-

João Evangelista realiza feira

mou q ue a f eira s uperouexpectativas. A Escola

João Evangelista é modelode gestão na cidade.

Alunos da 8° série em frente aos seus trabalhos de poesias

A Escola de EducaçãoBásica da URI realizoude 18 a 25 de outubro aXII Mostra de IniciaçãoCientífica. O evento temcomo objetivo estimular ainiciação à pesquisa, naEducação Básica e noEnsino Técnico. Os tra-balhos f oram a presenta-dos inicialmente para alu-nos de diversas escolasde Santiago e, posterior-mente, a uma banca com-posta por professores uni-versitários da área temá-tica do trabalho, um re-presentante do segmentodos pais e um acadêmicodos cursos de graduaçãoda URI, em forma de ple-nária.

Os trabalhos que sedestacaram d o E nsino

Escola da URI incentiva pesquisa

Médio e dos cursos técni-cos estarão sendo apre-sentados no XVI SIIC, queestará acontecendo atéeste dia 29, na Uni versi-dade. A entrega de pr ê-

mio será realizada na pró-xima semana. Esse even-to esteve sob a coordena-ção das professoras San-dra Oliveira, Lourdes Sa-grilo e Karla Behr.

Teve início no dia 27 oI seminário de RelaçõesHumanas - Os desafios doEducador no contexto So-cial que se estende até estasexta-feira, 29. O evento éuma promoção do PoloULBRA Santiago, Conse-lho Tutelar de Santiago,Projeto Taifa com apoioda Associação de Mora-dores do Bairro Itu, Pre-feitura de Santiago e Se-

cretaria do Desenvolvi-mento Social.

Dentro da programaçãopode-se c ontar c om p ro-fissionais de Santiago, PortoAlegre, Santana do Livra-mento e Palmeiras dasMissões abordando temasimportantíssimos como Oeducador e Relações fa-miliares; Violência contraa Mulher; Valorização daVida; A Polícia e o Traba-

lho Preventivo; RelaçõesAfetivas entre Educado-res, Crianças e Adolescen-tes; Insignare: Entre a Es-cola Cidadã e a CidadeEducadora; Educação nãoFormal; ECA na Educa-ção; A violência na Infân-cia; Preparação de Profis-sionais para atuarem comcrianças e adolescentes emsituação de Vulnerabilida-de Social.

I Seminário de Relações Humanasvai ser no Polo ULBRA Santiago

Page 27: A Folha, 29 de Outubro de 2010

11A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Geral

No mês de outubro, a RedeVivo Supermercados comemo-ra seis anos de atuação e inser-ção no cotidiano de diferentescomunidades do Rio Grande doSul, num total de 22 lojas espa-lhadas em 13 municípios. Suaparticipação nas realidades decada comunidade e de seus mo-radores gerou um novo conceitode c omunicação, “ Eu V ivoAqui!”.

O conceito já está sendo usa-do nos anúncios de televisão,rádio, jornal, folhetos e demaismateriais promocionais da Rede.

O objetivo é remeter ao orgu-lho de cada um em fazer parte,de uma forma ou outra, do dia-a-dia da Rede, que hoje é uma dasmaiores do Rio Grande do Sul. Acampanha tem várias propostas:fortalecer o conceito de dentropara fora, a partir da força decada colaborador que ajuda aRede do Coração a crescer e sedesenvolver, e valorizar quem já

Rede Vivo completa seis anos>>Em amplo processo de crescimento e inserção na comunidade

é cliente e frequenta regular-mente as lojas.

ConceitoPara Daiani Lambert, super-

visora de Frente de Caixa e fun-cionária da Rede há 11 anos, oconceito e stá i nserido e m s eudia-a-dia e reforça a valorizaçãode cada profissional e de cadacliente: No meu caso, faz 11anos que eu vivo aqui, e possogarantir que me sinto feliz poristo. Tento passar para os cola-boradores que a valorização estápresente e m t odos q ue fa zemparte da Rede, dos funcionáriosaos clientes.

Ladimir Bianchin,supervisorde lojas, quatro anos de RedeVivo, diz que o conceito influen-cia na atuação de cada profissi-onal. “O ‘Eu Vivo Aqui!” mos-tra que a motivação vem de den-tro para fora, não existe outraforma de dar certo. Profissio-nais motivados e integrados atin-

girão muito mais seus objetivos etrarão os clientes, para que fa-çam parte, venham para a Rede,conclui.

RankingO permanente processo de

crescimento e a solidez são mar-cas da Rede Vivo, que atual-mente é a 6ª maior rede de su-permercados do Rio Grande doSul, sendo a 4ª com capital gaú-cho e a 9ª maior do Sul do Brasil.Há mais de um ano, a Redeaposta no ramo de Atacado uni-do o supermercado com vendasa varejo, num total de seis lojas.

Na região centro do Estado,a Rede Vivo é pioneira no incen-tivo ao uso de sacolas retorná-veis pelos consumidores, querecebem R$ 0,05 de descontonas suas compras a c ada cincoitens por sacola. De 2007 paracá, mais de 1 milhão e 800 milsacolas foram distribuídas e con-tribuíram para a preservação do

meio ambiente, pois evitaram asaída de um grande número desacos plásticos, produzidos atra-vés do petróleo, substância alta-mente poluente para o meioambiente. A s sacolas retorná-veis são confeccionadas a partirda ráfia, uma fibra que conferemais resistência ao produto.

Cartão Rede VivoO cartão Rede Vivo é uma

inovação da empresa que garan-te facilidades ao usuário, pois

não tem suporte de financiadora,sendo a aprovação do créditofeita pela própria Rede. Alémdisso, o cadastro pode ser efetu-ado em qualquer supermercadodo grupo e o prazo para o paga-mento pode chegar a 45 dias,dependendo da data da compra.

Números da Rede Vivo:Geração de 1700 empregos

diretos;250 produtos de marca pró-

pria;

No dia 24, o diretor deProjetos da Alternativa Jr,Flávio Carvalho, apresen-tou o case “Usando PM-BOK e SCRUM paramaximizar o desempenhoem projetos de consulto-ria”, que fala sobre o Mo-delo Alternativa Jr de Ge-renciamento de projetos,a metodologia criada e re-finada pela empresa.

A apresentação ocor-reu no auditório térreo daESPM Porto Alegre, econtou com a presença

Alternativa Jr apresenta case no XI EGEJ

de mais de 70 empresári-os juniores, do Rio Gran-

de do Sul e outros esta-dos.

A equipe da Alternati-va Júnior participou nosdias 23 e 24 do XI Encon-tro Gaúcho de EmpresasJuniores. Este ano o even-to foi organizado pelaESPM Jr e sediado na ci-dade de Porto Alegre, con-tando como temática prin-cipal “ Desafios P ara T a-lentos do Amanhã”.

O XI EGEJ contou coma participação de aproxi-madamente 300 pessoas evisou à interação entre os

Alternativa Jr participa deEncontro Gaúcho

empresários juniores e ageração do conhecimento,

além de fortalecer o Movi-mento Empresa Júnior.

O curso de Psico-logia da URI - Cam-pus de Santiago teveseis trabalhos apro-vados na JornadaAcadêmica Integra-da da UFSM. Sãoeles:

“A psicologia so-cial e institucionalcomo dispositivospara a compreen-são das dinâmicasna instituição asilar”,Acadêmico: LucasAnanais; Orienta-dora: professoraRafaela Rigoni.

“Grupo EspaçoMulher: por um es-

Psicologia aprova trabalhosem Jornada Acadêmica

paço de discussão deexperiências e produ-ção de sentidos”, Aca-dêmicos: Verena Mota,Paola Severo e MaríliaLopes; Orientadora:professora Anahy Oli-veira.

“Álcool e contextofam,iliar: a opinião deprofissionais que lidamcom o alcoolismo”,Acadêmica: Bruna Be-netti; Orientador: pro-fessor JeffersosnKrug.

“O discurso do usu-ário sobre o uso dedrogas e seu trata-mento”, Acadêmica:

Giordana Chaves;Orientadora: pro-fessora Rafaela Ri-goni.

“Psicologia e or-ganizações: umareflexão sobre a prá-tica”, Acadêmicas:Judith Vitorino eMarília Lopes; Ori-entador: professorTiago Giordani.

“Pensando as re-lações de trabalhoem um oficina degeração de renda”,Acadêmica: Cristia-ne Sagrillo; Orien-tadora: professoraLutiane de Lara.

Amanhã iniciará o XVI Seminário de Iniciação Científica e I Feira deIniciação Científica no Campus da URI, em Santiago, com o tema “Sustenta-bilidade, Biodiversidade e Avanços Tecnológicos”. Um momento singular paraa discussão conjunta de diversas áreas do conhecimento.

Por ser um evento que congrega Unidades de diversas localidades do Estadodo Rio Grande do Sul, o SIIC conta periodicamente com a participação depesquisadores e discentes de outras instituições de ensino superior. Confira aprogramação: http://siic.urisantiago.br/

Amanhã inicia o SIIC

O curso de Direito daURI Santiago vive ummomento importantíssi-mo com a apresentaçãode monografias das tur-mas noturno e diurno deformandos.

Diversas temáticas ju-rídicas estão sendo ana-l isadas p elas b ancasconstituídas de três pro-

Direito em defesas de monografiasfessores, com avaliaçãofinal no tópico trabalhode conclusão de cursocom as monografias jurí-dicas.

Além da coordenaçãode curso e do núcleo demonografia do curso dedireito, os professores es-tão bastante envolvidoscom a apresentação dos

trabalhos d os a cadêmi-cos formandos.

Na p róxima s emana,inicia a fase de defesa dos projetos de monogra-fia das turmas do oitavosemestre diurno e notur-no, que é a primeira açãopara chegar à monogra-fia final dessas turmaspara o próximo ano.

Page 28: A Folha, 29 de Outubro de 2010

12 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Publicitário

Page 29: A Folha, 29 de Outubro de 2010

13A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Publicitário

Page 30: A Folha, 29 de Outubro de 2010

14 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Geral

A Escola de Edu-cação Básica da URI,realizou de 18 à 25de outubro a XII Mos-tra de Iniciação Ci-entífica. O Eventotem como objetivoestimular a iniciaçãoà pesquisa, na Edu-cação Básica e no En-sino Técnico. Os tra-balhos foram apre-sentados inicialmen-te para alunos de di-versas escolas deSantiago e posteri-ormente a uma ban-ca composta por pro-fessores universitá-rios da área temáti-ca do trabalho, umrepresentante dosegmento dos pais eum acadêmico doCursos de Graduaçãoda URI, em forma deplenária. Os traba-lhos destaque doEnsino Médio e dosCursos Técnicos es-tarão sendo apre-sentados no XVISIIC, que e staráacontecendo n osdias 28 e 29 de outu-bro, na Universida-de.

Esse trabalho foirealizado sob a coor-denação das profes-sora :

Sandra OliveiraLourdes SagriloKarla Behr.

Mostra de Iniciação Científica

Page 31: A Folha, 29 de Outubro de 2010

15A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010

Adolescência

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aadolescência corresponde da idade de 10 a 19 anospodendo se estender até os 24. Nessa perspectiva, osprimeiros indícios de puberdade assinalam o início daadolescência (nas meninas a protrusão do mamilo; nosmeninos, o aumento do volume testicular), ocorrendoem tempo individual e regulados principalmente pormecanismos genéticos, neuroendócrinos e ambientais,podendo iniciar-se antes dos 10 anos de idade. O final dapuberdade coincide com a aquisição da capacidade re-produtiva, a fusão das epífises ósseas e o completocrescimento do indivíduo.

A consulta do adolescente apresenta muitas particu-laridades, devido às dificuldades próprias do seu mo-mento evolutivo. Os problemas trazidos são muitovariados dependendo da idade e da maturação sexual.

De 10 a 14 anos: início da puberdade; em geral surgemdúvidas referentes ao crescimento e desenvolvimento,as transformações corporais, aos desafios em lidar comum corpo sexuado, que perde suas características infan-tis, além de questões psicológicas e sociais que os ator-mentam. Nesse grupo, as mortes violentas representammais de 30% do total de óbitos em adolescentes brasilei-ros, sendo os acidentes de transporte os mais prevalen-tes, seguidos de afogamentos e homicídios.

De 15 a 20 anos: aqueles que já enfrentaram o inícioda adolescência preocupam-se principalmente com asdificuldades impostas pela escolarização, o projeto vo-cacional e as relações sociais com os companheiros domesmo sexo e do sexo oposto. A auto-imagem podesofrer transtornos por problemas orgânicos como acne,micoses, deficiência visuais e de arcada dentária, inclu-indo uso de óculos e aparelhos ortodônticos, respectiva-mente. Problemas relativos ao exercício da sexualidadesão frequentes e necessitam ser conduzidos com períciapara prevenção de danos orgânicos e psicológicos. Oscomportamentos de risco e o uso de drogas lícitas eilícitas desestabilizam as relações sociais e familiares eo êxito escolar, podendo levar ao aumento da morbidadee da mortalidade. Nesse grupo, os eventos violentos sãoresponsáveis por mais de 70% dos óbitos, com prevalên-cia dos homicídios, seguidos de acidentes de transporte.Entre as mulheres, as mortes decorrentes de complica-ções de parto e puerperais ocupam o terceiro lugar.

De 20 a 24 anos: alguns são considerados "jovenscom adolescência prolongada", ainda sofrendo as mes-mas angústias, que os adolescentes de 15 a 19 anos. Os transtornos psicológicos ganham extensão notável naconsulta e constituem a primeira queixa para todos ossujeitos. A AIDS aparece nas estatísticas de óbito comoa quinta causa de mortalidade nesta fase em ambos ossexos. O quadro de violência é qualitativamente seme-lhante ao da faixa etária de 15 a 19 anos, mas quantita-tivamente tem maior gravidade, destacando-se os homi-cídios, seguidos dos acidentes de transporte e dos suicí-dios.

Principais motivos de consulta:- queixas "físicas", como, por exemplo, dores muscu-

lares, cefaléia, tontura, cansaço, distúrbios digestivos eproblemas respiratórios;

- dificuldades de ajustamento social na escola, notrabalho ou com os companheiros, transtornos da con-duta ou mau rendimento escolar - problemas na maioriadas vezes trazidos pelos pais;

- dificuldades na área da sexualidade ou por queixaspsicológicas, tais como preocupações, tensão e nervo-sismo, distúrbios do sono e da alimentação.

Saúde

Page 32: A Folha, 29 de Outubro de 2010

16 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010

Rua: Tito Becon, 1925 – CentroFone: 3251 6796

E-mail: [email protected] da Promulgação da Atual

Constituição Brasileira

05 de OutubroNo início de 1987, senadores e deputados fede-

rais iniciam uma Assembléia Nacional Constituin-te e trabalham até outubro de 1988, quando a novaConstituição brasileira é promulgada. Algumasmudanças são feitas e a nova Carta é redigida comos direitos individuais ampliados e as liberdadespúblicas fortalecidas, após tantas restrições impos-tas na época da ditadura militar.

No período de sua elaboração, dois novos estadossão instituídos: o território de Roraima passa a serestado; e Goiás é dividido em norte e sul. O lado nortese transforma no estado de Tocantins. A Constitui-ção de 1988 foi a sétima promulgada no país.

A Assembléia Constituinte de 1987 teve, acimade tudo, uma função restauradora. Os retrocessosque ocorreram na Carta 1967/69 exigiam refor-mas e a sociedade brasileira assim o queria. Aevolução sentida entre os cidadãos, do ponto devista político, de consciência de seus direitos e deve-res, conclamou de senadores e deputados constitu-intes um trabalho profundo rumo a uma real demo-cracia.

Aliás, esse deveria ser o objetivo maior ao seredigir o texto de uma nova Constituição: transfor-mar. Mudar para melhor, tendo sempre em vista acidadania, as mudanças de mentalidade, a liberda-de de um povo.

A Constituição de 1988 foi, além de um exercíciodemocrático, um avanço. Ou, melhor dizendo, umponto de ruptura para seguir finalmente em dire-ção aos Direitos e Garantias Fundamentais dos in-divíduos e da coletividade. E, dessa vez, esperamos,sem mais retrocessos.

Fonte: www.ufg.br"A democracia é uma forma superior de governo,

porque se baseia no respeito do homem como serracional." (John F. Kennedy)

Justiça

NASCIMENTOSBERNARDO de

Cínthia Moreira Ma-chado

BEATRIZ de DimiMattos dos Santos eJuliana Lima Silveira

RAFAEL de CiceroVolnei Ferreira Manzo-ni e Marinês Teixeira

Serafim ManzoniVITÓRIA de Pedro

Silveira de Oliveira eElisabete Costa de

OliveiraKARINA DE FÁTIMA

de João Ailton Pinto eAmalia Roseli Polvadei-

ra LopesEDUARDO de Emer-

son dos Santos Buenoe Marcele Silveira

RibairoBEATRIZ de Calan-

der Vieira Gloger e

Livia Santos de Frei-tas

VYTÓRIA de AlmeriAntonio Sobek de

Souza e Querle CiméiaPavão de Souza

BERNARDO DEVicente Mello de

Matos e Carole deBastos Brum

CASAMENTOSAntonio Sadi Bem e

Eva Teresinha Sanso-nowicz

ÓBITOSLourenço Veiga

Rosa Fatima Olivei-ra BordignonMaria Carolina

Saraiva AlvesJosé AmaralRui Severo

Page 33: A Folha, 29 de Outubro de 2010

17A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Justiça e Saúde

Primeira - Fase de desintoxicação que é emi-nentemente médica (a famosa internação), re-pondo suas perdas hidro-eletrolíticas, calóri-cas e tratando-se das complicações clínicas doalcoolismo. Segunda - Fase de conciliamentoaversivo - tenta-se desenvolver uma aversão dopaciente ao uso do álcool, que pode ser de duasformas distintas:com uso de medicamento econscientização como por exemplo a frequên-cia do AA. Terceira - fase de psicoterapia - aqualquer uma das formas de psicoterapias, des-de a psicanálise clássica até as chamadas psico-terapias reeducativas de apoio, reparadoras esugestivas.

Quarta - Fase de reintegração social - proces-sa-se a recondução do alcoólatra a família, aotrabalho e à sociedade. Esta lacuna é preenchidapelas comunidades religiosas, pela própria co-munidade do AA e seu rumo familiar, o Al- Anon- qual a evolução de um alcoólatra que não buscatratamento? No alcoolismo crônico, o que ocor-re? Também leva à morte pelas três fases: 1) FaseProdrômica: torna-se bebedor sintomático (=ao bebedor habitual do AA); primeiros "Bla-ckOuts", isto é, crises completas de amnésia emrelação aos fatos ocorridos na última embria-guez; drinques às escondidas; preocupação pelabebida; copos inteiros de um só gole; negação debeber; blackouts (frequentes).

Fase crucial básica: beber descontroladoadvém a perda de controle; alilus (justificandoa bebida; para abrir apetite; para comemorar;para consolar, etc.); reprovação familiar (le-vando a paradas forçadas); extravagância (comproblemas financeiros passa a trocar de carro,gastar dinheiro com futilidades ou pagar sem-pre a "rodada" para provar que está "bem devida"); agressão, remorso persistente; trocas debebidas fermentadas pelas destiladas); perda detrabalho; mudança de hábitos familiares (comdissoluções de casamento, etc.); primeira hos-pitalização; ressentimentos; curas geográficas(bebo porque não sou feliz aqui, muda de casa);estoque de bebidas (pode faltar comida em casa,mas tem sempre pelo menos uma garrafa,alheia); drinques matinais.

Fase crônica - ocorre em grandes bebedei-ras: deterioração da ética, ambivalência; tre-mores, inibição psicomotora; necessidade deapoio religioso e afetivo; bebe para esquecerque bebe, complicações; contradições, agressi-vidade, melancolia e apatia; agravamento dasdoenças físicas ocasionadas pelo álcool levandoa morte.

Convidamos a todos a participarem do gru-po de ajuda, todas as quintas-feiras, às 20h noClube União, é gratuito.

Quatro fases pararecuperação do álccol

Antonio AugustoBiermann Pinto

Advogado e Professor de DireitoAmbiental e Empresarial na URI/Santiagoe-mail: [email protected]

Direito à Informaçãona “Sociedade de

Risco”

A sociedade humanapassa por evoluções e re-voluções, onde os pata-mares costumeiros e tecnológicos são conti-nuamente alterados. A modernidade, com suaexplosão tecnológica e científica, parece ofere-cer às pessoas, em todos os setores, oportuni-dades de uma existência segura e gratificantese comparada ao período pré-moderno. Po-rém, os riscos gerados pelo próprio desenvolvi-mento são, na sua maioria, desconhecidos, elançam problemas antes desconsiderados, quesão capazes, ao menos em tese, de colocar emrisco toda a sociedade. Questões, como porexemplo, a utilização de energia nuclear, acriação de espécies transgênicas, os novosmateriais sintéticos desenvolvidos pela indús-tria química, a exploração do petróleo emáguas profundas (ainda não se controlou to-talmente o vazamento de petróleo no Golfo doMéxico, mais de três meses após o início)despertam polêmica, ante a incerteza científi-ca sobre seus possíveis efeitos nocivos. Ao atualestágio da Sociedade o sociólogo alemão Ülri-ch Beck denominou “Sociedade de Risco”, poisa sociedade estaria se organizando não maisem função de certezas, mas sim de riscos. Agrande questão que se coloca, nesse sentido, équem decide quais os riscos e quais os limitesde risco que a Sociedade quer ou está dispostaa correr, em nome do desenvolvimento econô-mico e tecnológico. A rigor, quem deveriadecidir seria própria sociedade organizada, co-nhecedora e informada dos riscos de determi-nadas atividades e empreendimentos. Contu-do, temos assistido a um comportamento pas-sivo e omisso por parte da Sociedade, muitopor falta de informação. Empresas privadasnão têm interesse em discutirem os riscos desuas atividades e o setor público não pareceestar sendo capaz de fazê-lo, como deveria.Resta, então, ao Judiciário, tentar, dentro doslimites dos textos legais, muito mais lentos doque os fatos sociais, interpretar, em casos par-ticulares, o que deveria ser discutido e cobradopela população. Nesse sentido, é preciso que apopulação se organize e procure se informarmelhor sobre o que consome e é produzido,exigindo do Estado e do setor privado a neces-sária e correta informação. Como destinatáriados riscos, cabe somente à Sociedade decidir sequer, ou não, corrê-los.

Page 34: A Folha, 29 de Outubro de 2010

18 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010

Pedidos de providência:1- Conserto do Calçamento da Rua dos Poetas Bairro

Centro os comerciantes que ali trabalham reclamam, poiso calçamento esta solto

Proposição:O Vereador encaminhou essa correspondência ao Exe-

cutivo Municipal solicitando que estude a possibilidade dacontratação de Mais Um Dentista no PSF Centro SocialUrbano.

Justificativa:Recebemos inúmeras Reclamações de usuários da clini-

ca odontológica que devido à falta de medico dentista ostratamentos odontológicos de maior gravidade estão sen-do transferidos causando transtornos para os usuários.

Em relação ou estacionamento rotativo os Munícipes deSantiago estão à espera ao inicio do Estacionamento Rota-tivo que ira disciplina as vagas para estacionamento deveículos e motos na área central do Município.

Geral

A Polícia Civil de Santiagoestá participando do Semináriode Relações Humanas em reali-zação desde quarta-feira, 27, atéesta sexta-feira, 29, na ULBRAPolo Santiago. Ontem, às 21h, apalestrante f oi a delegada dePolícia, Carla Dolores Castro deAlmeida (foto), abordando otema “Violência Contra a Mu-

Relações Humanas na ULBRAlher” e hoje, 29, às 8h30min, ocomissário de Polícia, João Gen-til de Andrade Ávila, falará so-bre “A Polícia e o Trabalho Pre-ventivo”, substituindo o delega-do de Polícia Regional, MarceloMendes Arigony, que se encon-tra no Estado do Pará realizandoum curso sobre Polícia de Fron-teira.

Comemorou aniversário nodia 14, Lorelise Judite Rosa Du-arte, presidente do Sindicato dosTrabalhadores nas Indústrias deConstrução e Mobiliário de San-tiago ( STICMS). Par a brindarseus 65 a nos, seus colegas detrabalho e o apostolado da ora-ção, Caminheiros da Esperança,prepararam um almoço e, emseguida, um chá da tarde.

E foram muitos os motivospara comemorar. Há 19 anos napresidência do Sindicato, Loreli-se Duarte assumiu a Diretoriapara Assuntos da Mulher, doIdoso, da Juventude, do Gêneroe da Igualdade Racial de todosos sindicatos.

Lorelise tem três netos, doisdeles meninos, e uma meninachamada Mariana, a prenda“Chinoquinha” do Sindicato.

Presidente do STICMS aniversariaQuando questionada a respeitode seu hobby, foi taxativa: Meuhobby é meu trabalho. Talvez,seja por esse motivo que o STI-

CMS é um Sindicato modelo paraa região, com o pulso firme e osorriso carismático de LoreliseDuarte.

Page 35: A Folha, 29 de Outubro de 2010

19A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Geral

Nova Esperança doSul, Jaguari, São Vicentedo Sul, Mata, Manoel Via-na, São Francisco de As-sis, Capão do Cipó e Unis-talda agregam o SindicatoIntermunicipal dos Traba-lhadores nas IndústriasMetalúrgicas, Mecânicase de Material Elétrico deSantiago.

Representantes da Fe-deração e Confederaçãodos Metalúrgicos partici-param da cerimônia deposse realizada, domingo,na sede campestre do Sin-dicato dos Comerciários deSantiago. A diretoria eleitafoi empossada, após o to-que dos hinos Nacional edo Rio Grande do Sul. Él-vio de Lima proferiu o ju-ramento na condição depresidente da Federaçãodos Metalúrgicos do RS.O sindicalista nasceu emSantiago e mora em BentoGonçalves. Destacou queJúlio Medeiros e sua dire-toria tem muito trabalhopela frente, mas ele é umguerreiro sempre em bus-ca de algo a mais. Tam-bém saudou o prefeito Jú-lio Ruivo. – A Federaçãodos Metalúrgicos, inclusi-ve, nasceu aqui em Santia-go, onde registramos a pri-meira ata. Hoje, represen-ta em torno de 45 mil tra-balhadores no RS –.

Segundo a discursar, orepresentante da Confe-

Júlio Medeiros reassume Sindicato Intermunicipal

Júlio Ruivo, Cássia e presidente Júlio Medeiros

>>Com base territorial em oito municípios da regiãoJorge Bitencourt

deração sediada em Bra-sília, foi o catarinense Aride Oliveira Alano. Por si-nal, a Confederação foifundada em 1985. PeloLegislativo santiaguense,se pronunciou o presidenteDavi Vernier.

- Quando se conseguemresultados com um núme-ro expressivo de pessoas omérito é maior. As pesso-as que assumiram têm for-te caráter que acompanhaa luta do Júlio e todo oesforço, que ele faz paramobilizar Santiago -.

Para Edmilson Amaral(Intersindical e Bancá-

rios), é imprescindível quequalifiquem o discurso emcima do trabalhador, poissenão tivermos o Sindicatopara defendermos o traba-lhador, nossos direitos se-rão sorropiados. O prefei-to Júlio Ruivo destacou queas maiores conquistas da

Ato de juramento de posse

humanidade tiveram sem-pre uma participação im-portante do Sindicalismo. -É um orgulho para Santia-go ter dois filhos desta ter-ra presidente e vice-presi-dente da Federação do RioGrande do Sul -.

O presidente reeleitoJulio Helton Medeiros daSilva teceu agradecimen-tos a todos que prestigia-ram o evento. Não preci-sou falar muito para ser omais aplaudido, afinal foireeleito com praticamente97% dos votos ao período2010/2014. Além disso, te-ceu homenagem a compa-nheiros que se afastam pormotivos pessoais - Alfeu(ex-tesoureiro) e Claudio-mir da Silva.

Um d iscurso c ontun-dente encerrou as mani-festações anteriores ao al-

moço, na voz da professo-ra, advogada e psicóloga,Iara Castiel. Juntamentecom Julio Medeiros ela en-tregou placa em homena-gem in memorium ao atualpresidente dos Comerciá-rios Carlos Alberto, que

Davi Verniertambém entrega

certificado

Presidente reeleito com 97%dos votos discursa

substituiu M oacir L eiria,após seu falecimento.

Ela lembrou o passado

difícil que constrastou coma coragem de alguns sindi-calistas de Santiago. Den-tre os fatos que demons-traram toda a fibra deMoacir, citou que no perí-odo da ditadura foi agredi-do pelo prefeito da épocana própria Prefeitura, por-que defendia eleição para

Iara Castiel (à dir . de Jones Diniz):Sobre o desrespeito

representantes da saúde enão nomeação. Mesmoassim, Iara e a colega Tâ-

nia Franco levaram a urnaaté as mãos do juiz da épo-ca.

A mesa de autoridadesesteve composta pelo pre-sidente do Sindicato dosMetalúrgicos de Santiagoe vice-presidente da Fede-ração dos Metalúrgicos doRS, Julio Helton Medeirosda Silva; presidente da Fe-deração dos Metalúrgicosdo RS e do Sindicato deBento Gonçalves, Élvio deLima; presidente da CTNde Santa Catarina, Ari Oli-veira Alano; prefeito JúlioRuivo; presidente do Sin-dicato dos Comerciários deSantiago, Carlos AlbertoAtaídes; representante daIntersindical de Santiago edos Bancários, Edm ilsonAmaral; representantesdos Metalúrgicos de Mon-tenegro; doutora Iara Cas-tiel, entre outras autorida-des.

Autoridades da mesa principa l dacerimônia, antes do almoço

Page 36: A Folha, 29 de Outubro de 2010

20 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Publicitário

Page 37: A Folha, 29 de Outubro de 2010

21A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Publicitário

Page 38: A Folha, 29 de Outubro de 2010

22 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Geral

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N° 001/2010

O PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, Estado do RioGrande do Sul, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, que estarãoabertas, no período de 29 de outubro a 02 de novembro de 2010, as inscrições à Seleçãode Contrato Temporário para uma vaga de Professor de Português, com carga horáriade 30 (trinta) horas semanais com salário mensal de R$ 1.453,48, uma vaga de EngenheiroCivil, com carga horária de 20 (trinta) horas semanais com salário mensal de R$ 1.395,87e uma vaga de Mecânico de Manutenção de Máquina de Costura Industrial, com cargahorária de 20 (trinta) horas semanais com salário mensal de R$ 510,00. As inscriçõesdeverão ser procedidas junto à Prefeitura Municipal Setor Protocolo, no horário das7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, sendo a contratação sob Regime ESTATU-TÀRIO. Maiores informações no site www.novaesperancadosul.rs.gov.br ou pelo Fone(55) 3250-1150.

DELVI LUIZ SEGATTO – Prefeito Municipal

Dois grupos do Pelotão de Operações Especiais (POE) da BrigadaMiitar de Santiago, estão efetuando operações em algumas cidades deabrangência do 5º Regimento. Na data de 27 foi em Unistalda e 28,ontem, no Itacurubi, já no Capão do Cipó esse tipo de trabalho já foiefetuado. No local, além de veículos de passeio, os de transporte escolartambém são incluídos nas fiscalizações, porém, como se trata deveículos escolares, outros itens são fiscalizados. Entre eles,curso especializado para condução de alunos, pintura de faixa hori-zontal, tacógrafo e demais equipamentos obrigatórios.

Bares e pessoas, também passam pela fiscalização dos policiais doPOE. O objetivo da Operação comandada pelo 1º Tenente AparícioAlmir Martins Lopes além da prevenção a possíveis delitos, também édar um suporte aos grupos policias existentes nessas cidades. Umrelatório final dos trabalhos do Pelotão de Operações Especiais nessascidades, será levado ao conhecimento da comunidade.

POE da Brigada Militar age na região

O edital para o concur-so público para o preenchi-mento d e c argos n a P re-feitura de J aguari deveráser lançado pela empresaObjetiva – vencedora doprocesso licitatório para arealização do concurso –na primeira quinzena denovembro próximo. A in-formação é do atual secre-tário de Gestão Adminis-trativa José Ivonir dos San-tos Araújo.

Segundo ele, a demorano lançamento do edital sedeve ao fato de o processoser bastante complexo, emfunção dos muitos cargospara o concurso. Por outrolado, também existiam al-gumas divergências na le-gislação do Regime Jurídi-co Único do município queprecisavam ser cor rigidase adaptadas a realidade atu-al, observa o secretário, queespera que agora esteja tudopronto para o lançamentodo edital na primeira quin-zena do próximo mês.

O concurso público daPrefeitura abrirá vagaspara os cargos de adminis-trador, agente de combatea endemias, arquiteto, as-sistente social, carpinteiro,

Edital de concurso deveser lançado em novembro

eletricista, enfermeiro, con-tador, engenheiro civil, fis-cal a dministrativo, f iscalambiental e sanitário, fisio-terapeuta, fonoaudiólogo,mecânico, médico, mestrede obras e construções,motorista, nutricionista, ofi-cial administrativo, opera-dor de máquinas e equipa-mentos, operário, pedrei-ro, professor de educaçãoespecial, psicólogo, psico-pedagogo, técnico agríco-la, técnico em contabilida-

de, técnico em enfer ma-gem, técnico em saúdebucal, veterinário, além docadastro de reserva paraos cargos de médico, en-fermeiro, técnico de en-fermagem, odontólogo, téc-nico em saúde bucal eagente de saúde, funçõesestas que serão desenvol-vidas nas unidades do Pro-grama Estratégia Saúde daFamília, q ue s erão c ons-truídas pela administraçãomunicipal.

Secretário de Gestão Administrativa, José Ivonir dosSantos Araújo

Page 39: A Folha, 29 de Outubro de 2010

23A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010 Polícial

Em torno das 5h55minde domingo, PM’s atua-ram na Avenida Aparí-cio Mariense, Bairro VilaNova, onde foi atendidoum acidente de t rânsitocom danos materiais dotipo choque, onde o veí-culo V oyage pl aca I FK0868, conduzido pelo sr.de iniciais M S L, transi-tava pela Avenida senti-do Bairro-Centro, cho-cou-se com o veículoFusca placa IDO 8319,conduzido pelo sujeito deiniciais J E M F, que se

Arrombam no BelizárioPor volta das 2h40min,

de domingo, uma guarni-ção d a B rigada M ilitar,compareceu à Rua JoãoEvangelista, Bairro Beli-zário, onde a srª de inici-ais L G L comunicou quea casa de seu vizinho queestá viajando, foi arrom-bada mas não sabe infor-

Briga no Centroe fica lesionado

Aproximadamente às 0h10min de segunda-fei-ra, uma guarnição da Brigada Militar esteve na Rua TitoBeccon, Bairro Centro, onde o sr. de iniciais M C B,informou que envolveu-se em uma briga com o sujeitode iniciais C R R M, ficando lesionado no supercílioesquerdo e sendo conduzido ao pronto socorro munici-pal para ser medicado.

Embriagado dirigena madrugada

encontrava estacionado.O Voyage além de

chocar no Fusca bateutambém no muro e norabicho de aço de sus-tentação do poste de luz.Ele apresentava sinais deembriaguez alcoólica, re-cusou-se a fazer o testedo etilômetro, sendo en-tão efetuada a prova tes-temunhal, foi preso e en-caminhado até a DPPApara registro da ocorrên-cia, o veículo foi recolhi-do ao depósito do De-tran.

mar o que foi furtado. Efe-tuado contato com os pro-prietários, onde informa-ram que ao chegarem aSantiago comunicarão naDPPA o que foi furtado,foi confeccionado Bole-tim de Ocorrência Polici-al e B oletim de A tendi-mento.

Dia 26 aproximada-mente às 16h55min, umaguarnição da Brigada Mi-litar agiu na Rua FelipeLopes, Bairro Centro,onde o sujeito de iniciaisL G B R F, comunicouque dormia na residênciade um indivíduo que co-nhece como “Tio do Ne-

Acidente no cruzamentode duas ruas centraisPor volta das 15h do dia 26, PM’s estiveram na Rua

Tito Beccon, Bairro Centro, onde atenderam um aci-dente de trânsito com lesões corporais do tipo abalroa-mento envolvendo o veículo Fiat Uno placa IJO 4619,conduzido pelo sr de iniciais C A L C e o veículocaminhão GM Chevrolet D60 placa IGI 7802, conduzidopelo sr de iniciais M G L C.

O referido acidente ocorreu no cruzamento das ruasTito Beccon com Venâncio Aires, restando lesionado ocarona do Fiat Uno, o sr de iniciais D M H, que foisocorrido até o HCS para ser medicado, quanto aosdanos houve acerto entre as partes.

Sofre tentativa de furtona casa do Tio do Negrão

grão”, quando acordou viuque o indivíduo mexia emseus bolsos na tentativade furtá-lo e ao verificarseus pertences notou quehavia furtado seu apare-lho celular e uma quantiade aproximadamente R$150 ( cento e c inquentareais).

Por volta das 12h20min do dia 25, uma guarnição daBrigada Militar foi até a Rua Fernando Ferrari, BairroCastilhos, onde a sra. de iniciais L R C S comunicou queo indivíduo de iniciais M S esteve em sua residência ecomeçou a chutar a porta da frente, quando a comuni-cante abriu a porta sofreu ameaças de morte, o acusadonão encontrava-se mais no local, foi confeccionadoBoletim de Comunicação de Ocorrência Policial e Bole-tim de Atendimento.

Chuta a porta paraameaçar de morte

Uma moradora em Capão do Cipó comunicou quepor volta da 1h de 21, acordou com um barulho e ouviuumas vozes, mas voltou a dormir. Posteriormente, foiconstatado q ue o se u ca chorro e stava s e d ebatendocom sintomas de envenenamento, vindo a morrer logoapós. Que não tem suspeitos de quem tenha envenena-do o animal.

Caminhão deixa143 sem energia

Por volta das 10h do dia 25, o condutor de iniciaisA.S.A. ao sair de um terreno localizado na Rua MorenoCosta, recinto da Antiga Viação Férrea, com o cami-nhão placa IFN- 6535 enroscou a carroceria do veículonuma proteção de sustentação de um poste da rede dotransformador SAN 649, o qual atende 143 clientes.

Devido ao acidente, os domicílios ficaram cerca decinco horas sem o fornecimento de energia elétrica. Oposte em madeira acabou caindo causando rompimentonos condutores e um curto-circuito.

Coisas de “Passione”e do Bairro Ana BonatoA mulher de iniciais

E.P.F. comunicou por vol-ta das 15h30min, dia 25,que foi agredida porM.H.S. a qual lhe agarroupelos cabelos, lhe derru-bou no solo, causando-lhelesão corporal. O fatoaconteceu em via pública,

no Bairro Ana MartinsBonato.

O motivo de tais agres-sões foi uma discussãoentre ambas envolvendo aadoção d e u ma c riança.Segundo a vítima é a se-gunda vez que sofre agres-sões por parte da acusada.

Assassino de cãesem Capão do CipóNa manhã do dia 23, o proprietário da Oficina

Fumaco situada na Rua Daltro Filho, em São Franciscode Assis, percebeu que haviam furtado do pátio oveículo VW Passat, cor cinza, placas IFB 9102. Oveículo estava com o motor fundido e sem bateria.Encontrava-se na oficina para conserto.

Deslocou-se até a Brigada Militar e efetuou registro.Onde ficou sabendo que em torno das 2h30min o veículofoi recolhido ao Depósito do Detran, pois foi encontradopor uma patrulha da Brigada Militar no início da RuaBorges de Medeiros, pelo motivo de estar sem a placadianteira e com o licenciamento vencido.

Pelo declive do local do furto até onde se encontravao veículo, percebe-se que os meliantes tentaram fazerfuncionar o automóvel, porém sem perceber que nãohavia bateria e o motor estava fundido.

Furtam veículo em São Chicocom motor fundido e sem bateria

Às 10h30min do dia 22, a Brigada Militar estevena Rua “H” do Bairro Consolata, devido a informa-ções pelo Fone 190, onde populares informaramque o Francisco Soares de Moura encontrava-secaído no banheiro de sua residência sem vida. Foifeito isolamento do local até a chegada da PolíciaTécnica que tomou as devidas providências.

Encontro de cadáverem Jaguari

Ao ouvir um disparo de arma de fogo nos campos daFazenda Paraíso de propriedade do homem de iniciaisE.I.V.P., a guarnição da Patrulha de Combate ao Abi-geato foi averiguar a situação, onde flagrou o senhorJésio Fabiano Cabreira Antunes, 33 anos, carneandouma vaca que tinha abatido com um tiro, foi preso emflagrante juntamente com um rifle calibre 22 e 20 Kg decarne já desossada e ensacada e, após lavratura do autode flagrante feito na Delegacia de Polícia local, foirecolhido ao Presídio Estadual de São Franciscode Assis.

Com a mão na carne alheia

Por volta das 15h10min do dia 27, uma guarni-ção da Brigada Militar deslocou-se à Rua RogérioFrancisco da Rosa, Bairro Centro, onde foi encon-trado o sujeito de iniciais C S M com o pulsocortado. Ele dizia ter cortado o pulso com umestilete pelo motivo de sua namorada ter terminadoo relacionamento. Foi encaminhado até o HCSpara ser medicado.

Usa estilete apósfim de namoro

Page 40: A Folha, 29 de Outubro de 2010

24 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago29 de Outubro de 2010Geral

Page 41: A Folha, 29 de Outubro de 2010

A Folha Santiago | MIX, 29 de Outubro de 2010

Demorou, mas conseguiram tirar a roupa de Geisy Arru-da. A loira, que ganhou fama depois de ser hostilizada na Uni-versidade Bandeirante (Uniban), é capa e recheio da edição de aniversário da revista ‘Sexy’, edição de novembro.

Geisy havia negado que fosse posar nua, mas deu algu-mas pistas de como seria seu ensaio caso mudasse de ideia. “Não tem proposta nenhuma, não. É boato. Mas se fosse po-sar, teria que ser algo no meu estilo, polêmico, com uma revis-ta rosa, que desse o que falar. Se fosse posar nua, não seria no Brasil. Acho que os cenários daqui já foram muito explorados. Teria que ser numa paisagem exótica, picante e que tivesse outras pessoas”, disse à época.

Pois a moça mudou e, além de aparecer com o famo-so vestidinho rosa que lhe deu fama na capa da publicação, Geisy foi levada para Punta Del Este, no Uruguai, para fazer as fotos do ensaio em um hotel de luxo. Em uma delas, a ex--universitária aparece com o bumbum virado para uma está-tua de um dragão. O lançamento da revista acontece no dia 8 de novembro, em São Paulo.

Os truques para a maquiagem:

Afinar o nariz e

aumentar a boca

Passe uma base da cor da sua pele por todo rosto, inclusive so-bre a boca

Ao passar a base escura no na-riz, comece de perto do olho e desça até o fim do nariz. Depois dê uma espalhada. Finalize com pó translúcido

Para afinar o nariz, escolha uma base mais escura e passe, com um pincel ou com o dedo, na ex-tensão do nariz

Depois preencha com um batom de sua preferência

Com a boca maquiada com a base, defina os contornos dos lá-bios com um lápis próxima à cor do seu batom, aumentando leve-mente a boca

Viagem à UFSMOs alunos dos 3osanos da Escola Apolinário Porto alegre

realizaram viagem a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) afim de conhecer os cursos oferecidos pela universi-dade, assim como os projetos desenvolvidos pela mesma.As professoras Lisione, Tatiana, Ma-

ria Aparecida e Liziani, que acom-paharam os alunos na viagem

Page 42: A Folha, 29 de Outubro de 2010

2 MIX, 29 de Outubro de 2010 DiversãoÁries (21 / 03 à 20 / 04)

Touro (21 / 04 à 20 / 05)

Gêmeos (21 / 05 à 20 / 06)

Câncer (21 / 06 à 21 / 07)

Leão (22 / 07 à 22 / 08)

Virgem (23 / 08 à 22 / 09)

Libra (23 / 09 à 22 / 10)

Escorpião (23 / 10 à 21 / 11)

Sagitário (22 / 11 à 21 / 12)

Capricórnio (22 / 12 à 21 / 01)

Aquário (21 / 01 à 18 / 02)

Peixes (19 / 02 à 19 / 03)

Os aspectos tensos que a Lua estabelece com Júpiter e Urano evidenciam um período de grande turbulência em suas relações interpes-soais, em que ruídos de comunicação abalam o entendimento e dificultam possíveis acor-dos. Não se deixe contaminar por desafetos que estejam ocorrendo ao seu redor!

Transitando por sua área financeira, a energia lunar alerta para um possível descontrole ao tentar aproveitar todas as oportunidades de lazer que tendem a surgir ao longo do dia. A quadratura com Júpiter e Urano sugere o risco de atitudes dominadoras e gastos exces-sivos. Vá com calma!

Doses de irritação tendem a lhe acompanhar ao longo do dia, sobretudo ao lidar com as pressões do seu meio profissional. Os ângu-los de tensão que a Lua forma com Júpiter e Urano apontam grande descontrole dian-te dos problemas, sendo mais sensato adiar compromissos importantes.

Ainda em sua área de crise, a Lua forma qua-dratura com Júpiter e Urano, surgindo como um alerta para que você poupe sua mente de pensamentos obsessivos e relacionados a problemas. Sobrecarregar-se de reflexões não lhe ajudará a encontrar as soluções que você deseja.

Convém não se posicionar de forma exces-sivamente crítica perante suas relações de amizade, pois a tensão que a Lua estabelece com Júpiter e Urano apontam interpretações equivocadas de sua parte e que tendem a dei-xar as pessoas na defensiva. Que tal relaxar e curtir a companhia dos amigos?

Tensionada em sua décima casa, a energia lu-nar evidencia aspectos de sua personalidade que se tornam grandes obstáculos em seu meio profissional. A quadratura que a Lua es-tabelece com Júpiter e Urano sugere que, ao invés de posicionar de forma agressiva, você exercite sua inteligência emocional.

Os ângulos de tensão que a Lua estabelece com Júpiter e Urano evidenciam desafios de relacionamento em seu ambiente de trabalho, o que tende a lhe deixar tenso e desestimula-do. Apesar de tais dificuldades, procure agir de forma equilibrada. Um pouco de otimis-mo lhe ajudará a visualizar novos horizontes!

Hoje convém manter-se afastado de ativida-des sociais, uma vez que a quadratura que a Lua forma com Júpiter e Urano lhe traz o risco de se envolver em situações que podem lhe desgastar emocionalmente. Perceba a im-portância de se resguardar, evitando absorver a carga energética dos outros.

A tensão que a Lua estabelece com Júpiter e Urano alerta contra o excesso de cobranças em suas relações pessoais, já que promove um desgaste emocional importante. Isso não significa que você deve fugir de possíveis con-frontos, mas lidar com os problemas de um modo mais racional.

O momento pede um maior cuidado ao se ex-por diante das pessoas, sobretudo em seu local de trabalho. Hoje a Lua estabelece ângulos de tensão com Júpiter e Urano, deixando-lhe propenso a se levar por pensamentos excessiva-mente complexos e que tendem a comprome-ter seus argumentos.

Os ângulos de tensão que hoje se configuram entre sua segunda e quinta casas apontam uma tendência a gastos supérfluos e decor-rentes de atividades de lazer. Você tende a se lançar em busca de aventuras materiais fuga-zes e perigosas, cuidado!

Seus relacionamentos familiares atravessam uma fase conturbada, em que as reações ten-dem a comprometer seriamente o entendi-mento. A tensão entre seu signo e sua área familiar sugere que você procure lidar com os desafios de forma mais tranquila e sem valori-zar os problemas em detrimento das soluções.

Ligações...

Encontraram-se no inferno: José Serra, George W. Bush e a Rainha Elizabeth da Inglaterra.

Bush pediu ao diabo uma autorização para fazer uma ligação para os EUA, porque queria saber como fi cou o país depois da sua partida.

O diabo permitiu a chamada e Bush falou durante 2 mi-nutos. Ao terminar, o diabo disse que a chamada custava 3 milhões de dólares, Bush fez um cheque e pagou.

Quando a rainha soube, quis fazer o mesmo, e ligou para Inglaterra, mas conversou durante 5 minutos. O diabo

passou a conta, em libras esterlinas, equivalente a 10 milhões de dólares.

Obviamente que Serra fi cou intrigado e também quis li-gar para São Paulo para ver como havia fi cado o Estado, mas conversou por mais de 3 horas com sua mulher.

Quando desligou, o diabo disse que era 3,50 dólares.O próprio Serra fi cou atônito, porque havia presenciado

as cobranças anteriores que duraram muito menos tempo.Então, perguntou ao diabo porque custava tão pouco

ligar para São Paulo ? O diabo respondeu:De inferno para inferno a chamada é local!!!

Page 43: A Folha, 29 de Outubro de 2010

3MIX, 29 de Outubro de 2010Social

Page 44: A Folha, 29 de Outubro de 2010

4 MIX, 29 de Outubro de 2010 Tecnologia

Fotografi a em 3DApenas com uma

lente e um sensor , a DSC-TX9, da Sony , fo-tografa em 3D. Isso é possível? - Sim, a má-quina registra várias imagens em sequência à medida que é deslo-cada na horizontal, e monta uma foto única. Porém, a tridimensio-nalidade só é perce-bida se a máquina for blançada sutilmente e o resultado não é muito convincente.

Fora isso, a qua-lidade da imagem é boa e a máquina ainda grava f lmes em resolu-ção full HD. O preço do modelo? - R$ 2.199,00 no site da Sony: www.sonystyle.com.br

Com resolução máxima de 12,2 mega-pixels, a TX9 tem lente Carl Zeiss e trabalha com um ISO entre 125 a 3.200. A objetiva tem abertura entre f/3,5 e f/4,6 e distância focal de 25 a 100 mm (equi-valente à zoom ótico de 4x). A câmera também tem um slot para car -tões MS PRO Duo de até 4 GB.

O visor de 3,5 po-legadas é sensível ao toque com boa respos-ta aos comandos, tem resolução de 921 mil pontos e é possível de-f nir o foco pelo toque na tela.

As fotos captura-das em 3D só podem ser exibidas no próprio visor da câmera ou em televisores com suporte à tecnologia. As cores das fotos podem apre-sentar diferença em ambientes abertos.

Em 2D, o modelo registra bons resulta-dos e boa qualidade de imagem em lugares abertos, porém apre-senta um leve desvio

para o vermelho. A gra-nulação nas imagens só é perceptível a partir do uso de ISO 400 ou superior.

Em ambientes fe-chados, as cores f cam mais vivas que em ou-tros modelos.

A velocidade do disparo é de 0,12 se-gundos, o alcance do f ash chega apenas a 3,8 metros. A câmera possui detector de fa-ces e estabilizador óp-tico e grava áudio em som estéreo. O menu de opções é intuitivo, com os ícones grandes, o que ajuda na usabi-lidade, já que a tela é sensível ao toque.

Escolas DigitaisDesde agosto, em

uma escola da Praia Grande, no litoral de São Paulo, os alunos não respondem a chamada. Assim que eles chegam à sala de aula, marcam a presença colocando o dedo em um leitor de impressões digitais. O sensor biométrico faz a “chamada virtual”.

O primeiro lugar que aproveita as infor-mações colhidas nas sa-las de aula é a cozinha. A copeira fi ca sabendo na hora para quantas crian-ças terá que preparar a merenda do dia. Ela re-cebe pelo computador instalado na cozinha, em tempo real, o núme-ro exato de alunos que estão na escola, evitando desperdício.

O controle automa-tizado da “Frequência Digital” também tran-quiliza os pais dos alu-nos, já que eles recebem um e-mail diário com o horário exato da entrada e da saída do fi lho na es-cola. Em um futuro pró-ximo, que só depende de uma parceria com as

operadoras de telefonia móvel, os pais poderão ainda receber um tor-pedo SMS no caso de o aluno não comparecer à escola.

Se pais e alunos gostaram da idéia, os professores não fi caram para trás. “Acaba aju-dando o professor por-que eu recebo por email, e se eu me ausentar por qualquer motivo, pos-so atualizar meu diário mesmo assim”, explica uma das professoras da escola.

600 alunos partici-pam do programa, mas o projeto será amplia-do. Até o fi nal do ano deve ser expandido para outras cinco escolas do município de Praia Grande, contemplando 3100 crianças.

E mais: “até o fi nal de 2012” a expectativa da Prefeitura é de que todas as escolas do mu-nicípio já participem do Frequência Digitalatendendo 26 mil alu-nos.

Em breve, o siste-ma também deve incluir

notas e outras informa-ções sobre o desempe-nho do estudante, faci-litando a vida de toda a diretoria da escola e também acabando com aquela papelada e as-sim contribuindo até com o Meio Ambiente. “A partir do momento que esse sistema for re-almente implantado em todas as escolas e quan-do abolirmos o diário de classe, vai facilitar muito a nossa vida e as informações serão mui-to mais exatas”, explica a diretora da escola.

A aprovação é geral e facilitou até mesmo o controle da distribuição do Bolsa-Família do go-verno, que se baseia na frequência dos alunos para manter o benefício federal.

A tecnologia está al-terando defi nitivamente o dia-a-dia das salas de aula. Esse exemplo cha-ma a atenção porque trata-se de uma escola pública, que já tem re-cursos parecidos com os encontrados em escolas particulares.

Page 45: A Folha, 29 de Outubro de 2010

Jorge CostaEditor

Num jogo cheio de lances interessantes e de momentos de pura adrenalina, a equipe do Grenal empatou o jogo de volta das quartas de finais da Copa “A Ra-zão” e está classificada para enfrentar outro santiaguense, o União na fase semifinal. Já no início do jogo, depois de um terrível equívoco da zaga do Riachuelo, o goleiro Mingo se viu forçado a cometer pena-lidade máxima em cima de Emanuel. Com o lan-ce convertido em gol o

Copa “A Razão”:

Futebol Sete:

Grenal será o adversário do União na semifi nal

Equipe do Ana Bonato segurou o Riachuelo e ga-rantiu a classificação

Grenal teve tranqüili-dade para encaminhar as coisas ao seu ritmo chegando a um placar de 4 a 2. Mas foi a par-tir daí que a coisa ficou feia, pois o Riachuelo se encheu de brio, foi a luta e, também, por bobeiras da zaga ad-versário, chegou ao seu quarto gol, empatan-do a partida e dando um susto na torcida do Grenal. Quem assistiu ao jogo ficou com a im-pressão que se a partida se estendesse por mais alguns minutos o time

comando pelo técnico Ariosto, teria chegado a vitória.

SemifinalEm virtude do se-

gundo turno das elei-ções presidenciais cul-minar no domingo, a coordenação da Copa “A Razão” decidiu marcar para ofinal da primeira semana de novembro os jogos de ida desta fase. Assim, União e Riachuelo jogam aqui no dia 7 e GEPO e Itu-ano jogam em Tupanci-retã.

Numa concorri-

da reunião realizada

na última segunda

feira nas dependên-

cias do União Fute-

bol Clube, a direção

da Liga Santiaguen-

se de Futebol de-

fi niu o número de

Primeira competição da categoria livre começa em novembro

Evento tem o patrocínio do Jornal A Folha Santiago

participantes e a

fórmula de disputa

do 1º Campeonato

Municipal de Fute-

bol Sete - Catego-

ria Livre. O evento

é promovido pela

LSF e patrocinado

pelo Jornal A Folha.

Treze equipes vão

participar da com-

petição distribuídas

em uma chave de

seis e outra de sete,

classifi cando-se três

equipes de cada

chave para a etapa

seguinte.

Composição das chaves:Chave A

América

Ponte Preta

Geriátricos

Sem Limites

Só Bruxos

Bela União

Força Jovem

São Jorge

US bolas

Real Abile

Arsenal

Gavioli

Corinthians

Chave B

Os jogos iniciam no dia 13 de novembro com a realização da

primeira rodada:

Pela Chave A jogam: América x Ponte Preta e pela Chave B:

São Jorge x US Bola.

Competição preenche laguna existente no calendário

A falta de contato com os diretores de Bel-grano de Córdoba (Arg) e do Guarany (Par) está preocupando os direto-res do Cruzeiro Esporte Clube. Por esse motivo, na reunião da última terça feira, presidida por Chicão, decidiu--se que um delegação de diretores estrelados pegarão a estrada rumo a Assunção e Córdoba. Embora tenha confir-mado oficialmente a sua presença, o Belgrano não tem respondido aos últimos emails enviados pela secretaria do clube e nem atendido aos tele-fonemas. Já o Guarany,

Copa Santiago:

Incerteza sobre presençaestrangeira é causa de preocupaçãoDiretores decidem pegar a estrada rumoao Paraguai e Argentina

que demonstrou inte-resse desde o início para voltar a competição, é a equipe escolhida para substituir ao Toluca do México que já informou que está impossibilita-da de vir ao Brasil, já que sua comissão téc-nica optou por uma ou-tra competição. Como o Koge da Dinamarca pediu mais alguns dias para agilizar a encomen-da de passagens e outros procedimentos, o único time estrangeiro confir-mado para a 23ª edição da Copa Santiago é o De-fensor do Uruguai.

Acostumados a vi-ver esse drama os di-

retores do Cruzeiro, capitaneados pelo pre-sidente Chicão, devem ir na próxima semana para os países vizinhos, de onde pretendem vol-tar com uma definição sobre a participação destas equipes. Chicão está empenhado na par-ticipação dos estrangei-ros e garante que só, em último caso, elas seriam substituídas por equi-pes nacionais que estão na fila de espera. “ Não podemos e nem quere-mos descaracterizar a competição que tem um cunho internacional”. Afirma o presidente es-trelado.

Page 46: A Folha, 29 de Outubro de 2010

2 A Folha Esportiva, 29 de Outubro de 2010 Geral

Guia das competições de baseEquipe Olheiros.net

São tantos torneios de base que é difícil não fi car confuso. Qual a idade limite para a Dallas Cup? Quando ocorre a Taça BH?

Quantas categorias há na Milk Cup? São várias questões que, a partir de agora, tem uma organi-zação e uma separação ideal para que se melhor compreenda as pe-culiaridades de cada torneio. Em

conjunto com o Ranking do fute-bol de base brasileiro, o Olheiros também dá seu pontapé com o Guia de competições de base.

As páginas ainda serão aper-feiçoadas e novos torneios tam-

bém vão ser incorporados em breve, mas sem contar pontos para o ranking. Desfrute de mais um serviço que o Olheiros pres-ta para a cobertura do futebol de base do Brasil.

Campeonato Brasileiro Sub-20Copa 2 de Julho (NOVO!)

Copa Brasil Sub-17Copa Nike Sub-15Copa Promissão

Copa Santiago de Futebol JuvenilCopa São Paulo de Juniores

Copa ViareggioDallas Cup

EfipanEstaduais de Juniores

Milk CupMundial Sub-18 de Clubes

Spax CupTaça Belo Horizonte de Futebol Júnior

Torneio Cidade de TurimTorneio de Londrina

Torneio de Votorantim

Erros juvenisUma das notícias mais comen-

tadas da semana no futebol interna-cional foi a contratação do atacante Michael Gya-si pelo Chel-sea. Se o leitor não lembra do nome, não se culpe. Gyasi é um alemãozi-nho de onze anos de idade que até outro dia dividia suas tarefas esco-lares com a equipe sub-10 (!) do modestíssimo Northampton Town, da quarta e última divisão do fute-bol profi ssional inglês. Curiosamente, nenhuma palavra ofi cial do Chelsea foi ouvida sobe a negociação. A di-vulgação foi do jornal britânico The Guardian, que afi rmou, dentre ou-tras coisas, que Gyasi chegou à aca-demia dos Cobblers há cerca de três anos, pouco depois de mudar-se com seus pais ganeses para a Inglaterra e entrar na escola. Ainda segundo a matéria, ele teria chamado a atenção do clube de Stamford Bridge em um amistoso entre as duas equipes, cujo placar fi nal foi 6 a 2 e ele, o autor dos dois gols do Northampton.De acordo com o reportado, o Chelsea pagaria

uma compensação fi nanceira de dez mil libras (equivalente a cerca de R$ 26 mil) pelos investimentos do clube na formação do garoto até ali, além de outros valores maiores conforme ele progrida nas divisões de base e torne-se um profi ssional – nesta ida-de, Gyasi não pode assinar contrato e ser transferido como garotos de 17 anos ou mais.Além da notória preco-cidade, chama a atenção neste caso a curiosidade que tal transferência des-perta, tendo sido noticiada no mundo todo. Movimentações de garotos en-tre as escolinhas e divisões de base nos primeiros anos de academia são normais, mais comuns até do que a grande imprensa pensa ou tem ca-pacidade de rastrear, mas talvez as peculiaridades de Gyasi, alemão fi lho de ganeses na Inglaterra, seja o que tenha chamado a atenção.Puxando pela memória, podemos lembrar de vários garotos de idade parecida pin-çados por grandes clubes. Tentando repetir o efeito Messi, o Barcelona por pouco não levou Erik Lamela do River Plate aos 12 anos, em 2004. Recen-temente, teve melhor sorte ao con-tratar Guido Vadala, também de 12, junto ao Provincial. E não para por aí.O Manchester United buscou Rhain Davis na Austrália aos nove anos, graças a vídeos do garoto no Youtu-

be; no ano passado, o Al Gharafa, do Catar, passou a contar com Leozinho, fi lho de SETE anos de Leonardo Vi-torino, técnico dos juniores da equipe, em sua escolinha ofi cial. E em um dos casos mais famo-sos, a Roma selecionou em 2008 o carioca Caio Werneck, de nove anos, em uma clínica em Petrópolis.Como dito e mostrado em exemplos, o caso de Gyasi não é iné-dito. O que mudou nos últimos anos, como dizemos constantemente aqui no Olheiros, é que a super exposição destes garotos ainda tão cedo os co-loca sob uma carga de pressão fora do comum e prejudicial para a idade. Afi nal, aos onze anos, quem garan-te que Gyasi irá querer mesmo ser jogador de futebol no futuro? Além disso, a pergunta que parece até ma-cabra, mas precisa ser feita, é: será que os clubes deveriam mesmo ofe-recer dinheiro em troca de crianças?A verdade é que é difícil imaginar qual o ganho que um clube pode ter ao pinçar um menino de tão pouca ida-de em um clube pequeno, levá-lo para seu centro de treinamentos e investir nele por quase dez anos. Na maioria das vezes, o retorno futebo-

listicamente falando é muito peque-no, e fi nanceiramente é muito raro. Talvez exatamente por isso os clubes insistam tanto e ampliem sua rede de observadores: na base de tentativa e erro, tentam aumentar a chance de sucesso ampliando o número de jogadores com que trabalham.Essa transformação das categorias de base em linha de produção, deixando de lado a preocupação com a forma-ção do jovem como pessoa e cidadão, sempre foi criticada por este colunis-ta. O futebol deve ser praticado sim pelos melhores, mas primeiramente pelos que gostam. Que Gyasi deseje se tornar um futebolista e que tenha sucesso. Mas que não se force a barra de um menino que acabou de entrar na escola para que ele se torne um craque. Afi nal, isso seria tentar mu-dar a ordem natural das coisas em nome somente do retorno futuro.

Nota do Editor:Com o advento da 23ª Edição

da Copa Santiago que acontece de 7 a 22 de Janeiro de 2011, a partir desta edição, começamos a veicular matérias abrangentes sobre o fute-bol de base do país e do mundo. A intenção é proporcionar ao leitor da Folha Esportiva a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema e auxiliá-lo a formar juízo so-bre a prática do futebol por menores à caminho da profi ssionalização.

Page 47: A Folha, 29 de Outubro de 2010

3A Folha Esportiva, 29 de Outubro de 2010Opinião

Jorge Costa

Copa SantiagoEmbora ainda faltem dois meses e mais alguns dias para a reali-

zação do evento, é claro que a Copa Santiago já começa a predominar como assunto entre os desportistas da terra. E não se fala só em Grê-

mio, Inter e Cruzeiro pois todos querem saber sobre as outras equipes. Como será o nível técnico ? Vai melhorar em relação a última edição ? Cogita-se muita sobre nome de clubes. Mas será que nome é o que importa ? Para dar uma resposta a isso estamos publicando a partir desta edição textos elaborados por especialistas no futebol de base, integrantes do site Olheiros do Futebol. Com isso vamos saber mais sobrem o futebol base que, aliás, é o foco da copa.

Novo VisualCom o passar dos dias e a aproximação de mais uma edição da Copa Santiago, o Estádio Alceu

Carvalho começa a ganhar novo visual. Atuando na área do marketing e incentivado pelos com-panheiros de direção, estou propondo e já pondo em prática uma mudança no layout do estádio. O colorido está deixando o ambiente mais agradável e os espaços estão sendo valo-rizados para evidenciar de uma melhor forma o comercial dos investidores. Os consulados de Grêmio e Internacional estão se mexendo e as duas equipes terão painéis de saudação aos seus craques, diretores e torcedores, ex-postos no interior do estádio. Patrocinadores antigos estão sendo procurados para renovar seus contratos e novos patrocinadores estão aderindo a locação de espaços. A fi gura, meramente demonstrativa, dá uma idéia de como fi cará internamente o Alceu Carvalho.

A festa do América

Tem sido assim em todas as festas promovidas pelos clubes de futebol da cidade. O público está comparecendo em grande número e dando uma resposta a altura da expectativa dos promotores. Na festa do América não poderia ser diferente. Num ambiente alegre e descontraído, mais de duas centenas de pessoas se divertiram, participaram do sorteio de brindes e se deliciaram com o cardápio oferecido pela direção americana. E para variar, o Delevati anda dizendo que foi quem assou a carne e fez o risoto e que para os cachorros só sobraram os ossos.

SaudaçãoCumprimento o nosso colega aqui da Folha, Dilnei Martins, que se aventura agora como co-

lunista e nos trás a partir desta edição o seu trabalho sobre turfe. Com isso o jornal preenche uma laguna e com certeza, estará satisfazendo ao gosto daqueles pessoas que apreciam e se dedicam ao esporte das rédeas. No comercial o Martins já tinha demonstrado a sua capacidade. Vamos ver agora escrevendo, se ele satisfaz outras expectativas. O tema é muito bom e encaixa perfeitamente no gosto de nossos leitores.

InéditaEu nem esperava por essa, mas eis que de repente, consigo

ver lado a lado quatro dirigentes da Liga Santiaguense de Futebol. Não sei se é porque não comparecia as reuniões ou porque de fato eles não eram muito de se encontrar, pois nos estádios quem tem aparecido é o Luciano e o Luiz Fernando. Na segunda feira lá es-tavam no União, além dos dois, o Miguel e o Igor. Para o próximo ano o Luciano Vieira está pro-metendo que mais gente es-tará envolvida na direção. Até um departa-mento de ma-rketing está sendo elabora-do e a promessa é de que o ór-gão judicante também será criado, apesar de algumas punições já terem sido defi nidas na última assembléia geral. A reunião de segunda serviu para defi nir a realização do campeonato de futebol sete, categoria livre, patrocinado pela Folha. E foi aí que eu desco-bri porque o “Bugiu” caiu do galho

Reforços estão chegando

O time juvenil do Cruzeiro ,que não se deu bem no campe-onato gaúcho, começa a ser reformulado. Depois da mexida na comissão técnica, agora é a vez de alguns garotos deixarem o elenco e darem lugar a outros que vem de fora. Magno, de Restinga Seca, que joga como zagueiro ou volante, já está hos-pedado no Alceu Carvalho e tra-balhando com grupo. O garoto tem dezoito anos de idade, mas quem o vê não acredita. O cara tem o tamanho de um armário e por isso mesmo está dentro dos planos do técnico Paulo santos, já que ele quer jogadores altos e de boa complexão física. Mas é claro: tem que ter tato com bola, pois de armário o Alceu Carva-lho está cheio.

Apoio confirmado

Como acontece todos os anos, desde a primeira edição da Copa Santiago, então Torneio Romeu Goulart Jaques, as Unida-des de nossa Guarnição Federal, sob orientação do Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, hipotecam solidariedade e apoio logístico para o Cruzeiro Esporte Clube. Na segunda feira uma comissão de diretores estrelados foi recebida no gabinete de comando da Brigada pelo General Eustáquio, oportunidade em que foi colocada a par que o apoio para este próxima edição já está garantido e que será nos mesmos moldes de anos anteriores, isto é, a unidades alojaram algumas equipes e forneceram material de alojamentos para as demais que se hospedarem em outros locais.

Page 48: A Folha, 29 de Outubro de 2010

4 A Folha Esportiva, 29 de Outubro de 2010 Geral

Eudo Dorneleseudof [email protected]

Copa A RazãoNo ultimo fi nal de se-

mana tivemos o resultado do jogo de 180 minutos en-tre Riachuelo e Grenal e sai vitorioso a equipe do Bairro Ana Bonato que neste fi nal de semana enfrenta mais um clássico contra o União.

Copa A Razão IINos dois clássicos

que tivemos em Santiago tivemos árbitros de Santa Maria apitando as partidas e as duas equipes saíram dos clássicos reclamando da arbitragem, e neste fi nal de semana teremos uma arbitragem à altura do jogo, assim fi ca a pergunta por que não quiseram bater nos árbitros como muitas vezes pensam em fazer com os árbitros de Santiago.

Torneio do GrêmioTá esquentando o

Torneio do Grêmio, pois as equipes já estão encami-nhando suas classifi cações para a próxima fase, mas têm acontecido partidas de arrepiar, umas pelo bom futsal apresentado dentro da quadra e outras pelas jogadas ríspidas dos atletas.

CapoeiraNa semana passada

eu citei um menino craque em capoeira e muitas pes-soas me perguntaram se capoeira era esporte e ve-nho então afi rmar que não só é esporte como muito tática, força física e muito educativa.

EquipesAlgumas equipes já

estão reclamando de mui-tos jogos realizados por seus atletas em um curto espaço de tempo assim aca-bam os mesmo não com-parecendo nos jogos ou acabando em lesões, ai fi ca um desafi o para a Liga em ajustar as datas dos jogos.

FutebolEsta aberta às inscri-

ções pra aulas de futebol e vôlei a serem realizadas no Bairro Missões que po-derão ser feitas no CRAS- Bairro Missões ou pelo te-lefone 81357601.

Craque do FuturoO meu craque do fu-

turo nesta semana é o meu amigo Eliton que sabe tudo

de futebol é só aperfeiço-ar alguns fundamentos do mesmo.

Aonde AndaAonde anda um dos

grandes zagueiros do fute-bol amador de Santiago, es-tou falando do meu amigo Telmo, hoje ele pertence a Brigada Militar e continua jogando só que na categoria dos experientes.

O que importa na verdade é que este esporte ou jogo retrata um pouco da nossa cultura gaú-cha, e nada mais jus-to do que fazer uma homenagem ao nos-so Jockey Clube de Santiago, que já faz história e proporcio-nou grandes espe-táculos aos amantes do turfe. Desde que o Jockey foi fundado no ano de 1973, por homens apaixona-dos pelo turfe numa reunião no Clube União Santiaguense, num total de onze turfi stas da cancha reta, compostos pe-los seguintes funda-dores:

Santo Gatibone De-lapieveDanilo Garcia da RosaJosé Carlos Brum CardinalItelvino Corrêa Pi-nheiroFrancisco Dorneles

Turfe esporte dos reis e turfe de cancha reta (esportede preferência do homem do pampa) - Jogo ou Esporte?

de FreitasSergio C. CaetanoVilson Ernesto Delapie-veJaime Medeiros PintoAcioli C. CaetanoEbrantino da Costa Fer-reiraJosé Valentin Pereira

Na ocasião, foi for-mada a primeira dire-toria do Jockey Clube recém-fundado, com-posta pelos senhores:Presidente: Santo Gati-bone Delapievevice-presidente: Danilo Garcia da RosaSecretário: José Carlos BrumTesoureiro: Francisco Dorneles FreitasAssessor jurídico: Vilson Ernesto DelapieveRelações Públicas: Jai-me Medeiros Pinto

Em 21 de setem-bro de 1984,conforme lei municipal 028, San-tiago é declarada de uti-lidade pública do muni-cípio.

Hoje, o Jockey Clu-be é composto pela se-

guinte diretoria:Presidente: Batista La-cerda Rodriguesvice-presidente: João Manoel Carvalho do Amaral1º tesoureiro: Jeam Carvalho do Amaral2º tesoureiro: Claudio Coimbra1º secretário: Everson l. Colpo2º secretário: Ernane Ernesto NunesDiret. Patrimônio: Ubi-ratan MinossoAssessor jurídico: Diego Delanogare ZulianeDiretor de Relações Pú-blicas: César Antonio Teodoro RibeiroConselho Fiscal: Flavio Colpo Durgante, Jorge Ari Dorneles e Rosema-ra Marques PintoSuplentes: João Luiz Goulart, Luiz Perufo e Sandra Amaral.

Aos amantes do turfe estarei todas as semanas abordando assuntos referente ao turfe e tudo que esteja relacionado ao cavalo.