4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 075 - 24 a 30 de outubro de 2015 MISSÃO E EUCARISTIA: ALIMENTADOS PELO CORPO E SANGUE DO SENHOR "Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” Sl 125 TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO (Mc 14,22) Este Corpo que nos alimenta que garante a vida e que nos salva. Conduz-nos para que nutridos pela força do próprio Cristo possamos cumprir o mandato que Ele nos orientou. A Eucaristia sinal do Pão partilhado é também para nós compromisso com os que mais necessitam de nosso auxílio para chegarmos juntos na morada do Céu. Para este trajeto acontecer de modo crescente é importante que não esqueçamos nossa identidade eclesial, melhor, a essência de nossa Igreja que é a missão. Missão de levar a palavra de Deus a todos os povos e nações (Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo cf. Mt 28,19). Este mandamento de Jesus é para que todos conhecessem a sua verdade. Verdade esta que Ele nos transmitiu pelo amor que seu Pai tem para conosco. O Pai o enviou em missão, para que a humanidade conhecesse o seu amor desde o principio de todos os tempos. Jesus nos mostrou o amor de Deus Pai. Alimentou a todos os seus discípulos, inclusive a nós, dando-nos o seu próprio Corpo. Para que alimentados sejamos fortalecidos nesta própria missão e identidade que ele nos conferiu. Mas não estamos sós. Ele nos enviou o paráclito para que juntos possamos congregar mais irmãos e irmãs, ao redor de sua mesa que nos alimenta e salva. Que a Eucaristia seja para nós fonte e remédio de nossa salvação. Alimentando-nos para cumprirmos o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ide e Evangelizai. Assumamos a campanha missionária deste ano de 2015, cujo tema é: Missão é Servir. Neste serviço somos chamados a pensar nossa missão enquanto Igreja e na Eucaristia somos alimentados com Corpo do Senhor para repartirmos o que ele nos deu de melhor: o seu Amor e Salvação. Amém. Palavra do Padre por Pe. Leandro Torres, vigário paroquial

A Semente - Ed. 75

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Missão e Eucaristia: Alimentados pelo Corpo e Sangue do Senhor. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

Citation preview

Page 1: A Semente - Ed. 75

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 075 - 24 a 30 de outubro de 2015

MISSÃO E EUCARISTIA: ALIMENTADOS PELOCORPO E SANGUE DO SENHOR

"Maravilhas fez

conosco o Senhor,

exultemos de alegria!”

Sl 125

TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO (Mc 14,22) Este Corpo que nos alimenta que garante a vida e que nos salva. Conduz-nos para que nutridos pela força do próprio Cristo possamos cumprir o mandato que Ele nos orientou.

A Eucaristia sinal do Pão partilhado é também para nós compromisso com os que mais necessitam de nosso auxílio para chegarmos juntos na morada do Céu. Para este trajeto acontecer de modo crescente é importante que não esqueçamos nossa identidade eclesial, melhor, a essência de nossa Igreja que é a missão. Missão de levar a palavra de Deus a todos os povos e nações (Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo cf. Mt 28,19).

Este mandamento de Jesus é para que todos conhecessem a sua verdade. Verdade esta que Ele nos transmitiu pelo amor que seu Pai tem para conosco. O Pai o enviou em missão, para que a humanidade conhecesse o seu amor desde o principio de todos os tempos. Jesus nos mostrou o amor de Deus Pai. Alimentou a todos os seus discípulos, inclusive a nós, dando-nos o seu próprio Corpo. Para que alimentados sejamos fortalecidos nesta própria missão e identidade que ele nos conferiu. Mas não estamos sós. Ele nos enviou o paráclito para que juntos possamos congregar mais irmãos e irmãs, ao redor de sua mesa que nos alimenta e salva.

Que a Eucaristia seja para nós fonte e remédio de nossa salvação. Alimentando-nos para cumprirmos o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ide e Evangelizai. Assumamos a campanha missionária deste ano de 2015, cujo tema é: Missão é Servir. Neste serviço somos chamados a pensar nossa missão enquanto Igreja e na Eucaristia somos alimentados com Corpo do Senhor para repartirmos o que ele nos deu de melhor: o seu Amor e Salvação. Amém.

Palavra do Padre por Pe. Leandro Torres, vigário paroquial

Page 2: A Semente - Ed. 75

Paróquia recebeu visita de Dom Abade Isidoro de OliveiraNos dias 11 e 12 de outubro, nossa paróquia teve a alegria da

visita de Dom Abade Isidoro de Oliveira Preto OSB. Atualmente ele reside em Roma e é um dos responsáveis pela acolhida dos peregrinos, em especial para o Sacramento da Reconciliação, que vão ao Mosteiro de São Paulo Fora dos Muros, uma das Basílicas Papais na capital italiana e onde o apóstolo São Paulo está sepultado.

Confira uma mensagem que ele nos deixou sobre a visita: ”Fico muito feliz de participar desta comunidade e sobretudo nesses 60 anos de existência. Antes de tudo é um sinal da bênção de Deus e da presença de Jesus Cristo aqui. Fiquei muito feliz também com o modo como nosso pároco, Padre Carlos, acolhe e é o pastor da comunidade de São Sebastião. Aquilo que nosso Papa Francisco diz muito bem, que um padre deve ser um pastor, eu senti e vivi nesses dois dias que estive aqui com Padre Carlos, essa presença acolhedora, paterna, fraterna tão alegre e tão afetuosa do pastor que se preocupa com todos. Isso me fez muito feliz. Disse para ele que esses dois dias aqui junto com a paróquia foi para mim como um retiro espiritual e por isso eu agradeço imensamente e digo com muita sinceridade.”

Nosso agradecimento ao Dom Isidoro pela visita. Que Deus o abençoe sempre e que o Espírito Santo o fortaleça em seu ministério.

Missão foi tema da catequese da semanaComo parte integrante da programação dos encontros da

Campanha Missionária deste ano, que tem como lema “Missão é Servir”, o tema da catequese da novena perpétua da última terça-feira, dia 20, foi Missão. Pe. Leandro Torres conversou com os presentes a respeito da realidade que os missionários encontram nos dias de hoje. Citando exemplos de sua própria experiência como missionário, o padre disse que o sair em missão encontra muitas dificuldades e esclareceu o destino da coleta realizada no final de semana dos dias 17 e 18, quando toda comunidade cristã é convidada a sair em missão. Em um gesto concreto, as ofertas realizadas em todas as paróquias e instituições católicas são

integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos no mundo todo.

“Sair em missão é ir ao encontro do inesperado. A coleta que fizemos vai para esses lugares muitas vezes distantes de nossa realidade. E por que fazemos essa campanha aqui? Porque precisamos abrir nosso coração para a solidariedade. Se nós não podemos ou não queremos sair de porta em porta no nosso bairro, cidade, que muitas vezes precisa desse trabalho, que nós possamos nesta Campanha Missionária ficar mais sensíveis a isto. A Missão é servir, então todo serviço que nós realizarmos para essa missão é importante. Que nós fiquemos atentos. O trabalho da missão na Campanha Missionária é para que nós estejamos envolvidos neste tema em outubro, que é considerado o mês onde nós temos santos e santas que saíram de suas casas e foram falar de Jesus. Foram mostrar que Jesus é o nosso Deus e que veio nos libertar”, disse o padre.

Essa reflexão com o tema “Missão” está sendo realizada também nas outras comunidades da paróquia, de acordo com a programação, sob a responsabilidade do Pe. Leandro. A abertura da novena aconteceu na missa das 19h30 do domingo, dia 18, quando os coordenadores de comunidade receberam das mãos do vigário o kit para o material de subsídio elaborado. O 1º Encontro do Tríduo Missionário aconteceu nos dias 19 e 20 sob a responsabilidade dos Ministros Extraordinários, e os demais encontros seguem um calendário próprio para cada comunidade. No mês de novembro, todos se reunirão novamente para celebrar o término da novena na Matriz de São Sebastião.

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Administrador Diocesano: Pe. Pedro Maia Pastana

Pároco: Pe. Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Leandro Lucena Torres | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela

secretaria: (19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000

exemplares Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

Page 3: A Semente - Ed. 75

Mensagem RecebidaCom grande alegria, recebemos através do Facebook uma mensagem da Irmã Élide Maria Fogolari,

assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB, autora do livro "Novas Fronteiras da Pastoral da Comunicação" e uma das idealizadoras do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. n99). Nosso agradecimento à Irmã Élide pelo carinho com o trabalho.

Confira a mensagem: "Parabéns pela iniciativa de criar uma página no Facebook sobre a paróquia com um design envolvente, lindo, que fala tudo da paróquia e informa. Gostei e vou levar como modelo nos meus encontros. Rezo por vocês e continuem criando e comunicando Cristo. Um abraço e continuem animados. Isto é ser cristão".

Aqueles que gostariam de acompanhar as atividades paroquiais na rede social, acessem Facebook.com/pssamparo.

Bazar do Artesanato será no próximo mêsLindos trabalhos manuais esperam a comunidade no Bazar do Artesanato, que acontece nos dias 14,

16, 21 e 22 de novembro após as celebrações. Os que desejarem doar trabalhos podem fazê-lo na Secretaria Paroquial.

Padre Carlos Panassolo, em nome de todos os paroquianos e equipe que organiza o bazar, agradece a contribuição de todos que doaram trabalhos e tempo para que o evento seja possível. O valor arrecadado será destinado às obras pastorais da comunidade.

Família pauta os debates do Sínodo dos Bispospor Moisés Sbardelotto: jornalista, mestre e doutorando em

Ciências da Comunicação

Prelados do mundo inteiro, reunidos na 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano debatem sobre “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

No seu primeiro documento pontifício, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, publicada em 2013, o Papa Francisco já manifestava a centralidade da família na vida da Igreja. A família, diz o Pontífice, é a “célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos” (EG 66). Contudo, ela “atravessa uma crise cultural profunda”, marcada pela “fragilidade dos vínculos”. Dentro desse contexto, para todo o percurso sinodal iniciado ainda em 2013, o Papa exortou toda Igreja a enfrentar os desafios pastorais diante do anúncio do “Evangelho da família” e a dar resposta aos inúmeros motivos de desânimo que “envolvem e sufocam” as famílias.

Temáticas | Os cerca de 250 bispos de todo o mundo reunidos no Sínodo debatem sobre inúmeras temáticas que envolvem a família, não apenas na sociedade como um todo, mas também especificamente no âmbito da vida eclesial. Algumas dessas problemáticas são antigas, mas outras são uma manifestação da evolução dos costumes da sociedade, que apresentam novos desafios para a pastoral da Igreja.

Alguns exemplos: os separados e os divorciados; os casais de fato, que coabitam sem estarem casados pela Igreja; as uniões entre pessoas do mesmo sexo; os matrimônios mistos ou inter-religiosos; a poligamia; a cultura do não comprometimento; os fenômenos migratórios e a reformulação da própria ideia de família; as mães de substituição (“barriga de aluguel”). E, no âmbito especificamente eclesial, o problema do enfraquecimento ou do abandono da fé na sacramentalidade do matrimônio.

Igreja, casa de portas abertas para a acolhida | Todo o processo que a Igreja está vivendo está sendo realizado sob o sinal da “misericórdia”. Em março deste ano, Francisco afirmou que a primeira missão da Igreja é de “ser testemunha da misericórdia”. Nesse contexto, ele fez o anúncio de um Jubileu Extraordinário totalmente centrado na misericórdia. Esse “ano da graça” começará no dia 8 de dezembro.

Portanto, a Porta Santa – a entrada principal da Basílica de São Pedro – será aberta poucos dias depois da possível (e também esperada) abertura de outras “portas” eclesiais por parte do Sínodo. No desafio de levar o “Evangelho da misericórdia” também a todas as famílias, a Igreja é chamada a ser “uma casa com a porta sempre aberta na acolhida, sem excluir ninguém”.

Page 4: A Semente - Ed. 75

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

com participação da Paróquia São Sebastião.19h30 – Missa na Matriz de São Sebastião.Dias 7 e 8 de novembro - 3º Encontro de Casais

Jesus o Bom Pastor para casais de Segunda União. Local: Centro de Pastoral da Matriz Nossa Senhora do Rosário Serra Negra/SP. Inscrições e mais informações na secretaria paroquial.

BAZAR DE ARTESANATO – 14 e 15 / 21 e 22 de Novembro após a missa. (doações de objetos novos entregarem na secretaria paroquial).

Dias 26 - 27 e 29 de Novembro – Preparação de Legitimação no Centro de Estudos (mais informações na secretaria paroquial).

JANTAR ITALIANO – 28 de Novembro (sábado) – 20h00 – Centro de Pastoral São João Paulo II – (convites disponíveis na secretaria Paroquial).

De Terça a Sexta-feira e Domingo – 15h00 – Missa na Capela Nossa Senhora das Dores – Lar dos Velhos.

Todos os Sábados - das 15h00 às 17h00 – Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Coral Juvenil das 13h15 às 14h00 no Centro de Estudos.

Todos os Domingos – Das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro de Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h00 às 19h00 – Centro de Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaABERTO AS INSCRIÇÕES PARA A CRISMA

2016/2017Idade: 15 anos completos até o dia 31/03/2016.Mais informações na Secretaria Paroquial

Dia 26/10 (2ª.-feira) – 19h00 – Hora Santa Eucarística com participação dos Vicentinos na Matriz Centenária de São Sebastião.

19h30 – Missa / Missão na Capela São Lázaro.19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da

Matriz Centenária – no. 07).Dia 27/10 (3ª.-feira) – 19h30 – Novena Perpétua

de São Sebastião na Matriz Centenária - logo após, catequese com participação da Pastoral Familiar – TEMA: Sacramento do Matrimônio .

Dia 28/10 (4ª.-feira) – 19h30 – Missa/Missão na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.

19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária de São Sebastião.

Dia 29/10 (5ª.- feira) – 7h00 – Missa na Matriz Centenária de São Sebastião.

19h30 – Missa/Missão na Comunidade São Vicente (Rua: Águas de Lindóia, 308 - Jardim Flamboyant).

NÃO HAVERÁ CURSO BÍBLICO.Dia 30/10 (6ª.-feira) – 19h30 – Missa/Missão na

Capela São Francisco de Assis – Jardim das Aves.Dia 31/10 (sábado) – 8h30 às 16h00 – Retiro

Espiritual do Apostolado da Oração na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Jaguariúna/SP.

Dia 02/11 (segunda-feira) – Finados – 9h00 – Missa na Capela Nossa Senhora do Carmo (Cemitério),

“Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) é o lema deste jubileu. E aqui podemos pensar na abordagem pastoral da Igreja em torno da vida afetiva, dos namorados, dos noivos, dos recém-casados, dos casais que coabitam, dos separados, dos divorciados, das pessoas com orientação homossexual etc. Diante dessas realidades, Francisco lembra que justiça e misericórdia não se contrapõem, mas se articulam em uma mesma realidade, até chegar à plenitude do amor.

Delegação brasileira no Vaticano | Do Brasil, participam do Sínodo o cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP), como presidente-delegado. Como membros do Sínodo eleitos pela CNBB, estão dom Sérgio da Rocha, presidente da CNBB; dom João Carlos Petrini; dom Geraldo Lyrio Rocha; e o cardeal Odilo Scherer. Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus (AM), foi nomeado pessoalmente pelo Papa Francisco. Outras presenças brasileiras são frei Antonio Moser, franciscano, como colaborador da Secretaria Especial do Sínodo; Ketty Abaroa de Rezende e Pedro Jussieu de Rezende, docentes da Universidade Estadual de Campinas, presentes como auditores; padre Tiago Gurgel do Vale, como assistente; e, como delegado fraterno, em nome do Conselho Mundial de Igrejas, o pastor luterano Walter Altmann.

Centro de Pastoral São João Paulo II

28/nov 20h00musica ao vivo