4
7 de dezembro de 2015. Uma manhã de surpresa e certo temor, convocando-me a uma nova atitude de confiança aos insondáveis desígnios do Senhor! Passaram-se 5 anos, quase exatos, de 21 de dezembro de 2010, quando, logo após uma semana de ter completado 20 anos de padre, recebi a notícia de uma convocação para encontro com o Sr. Núncio Apostólico. Após 6 dias, ou seja, 27, fui comunicado de minha nomeação como bispo auxiliar de Belo Horizonte. Depois desta rica experiência junto ao acolhedor povo mineiro, num caminho de significativa aprendizagem nos primeiros passos desta bela e desafiadora missão de bispo, este paulista do interior do estado, da cidade de Matão, Diocese de São Carlos, é chamado a retornar ao estado de origem, com um “sim” a uma nova experiência: bispo de Amparo. Não é surpresa que, em geral, posteriormente a alguns anos como bispo auxiliar, o mesmo receba uma outra nomeação. Com a proximidade de 5 anos de minha chegada e apresentação na Arquidiocese de Belo Horizonte, confesso que, de certa forma, já existia um pensamento de possível transferência, enquanto probabilidade, ainda mais pelas diversas “nomeações extraoficiais” que sempre acontecem. Como era de se prever, com o tempo de vacância da Diocese de Amparo, ela já estava na “lista popular” para este servo. Mesmo diante de forte possibilidade e consequente pressentimento de mudança, reconheço certo embaraço e decorrente temor pelo novo que estava despontando em minha vida naquela manhã da segunda-feira, 7 de dezembro. O temor pode significar ausência de confiança, mas também pode representar rica oportunidade para lançar-se com mais convicção na sempre maravilhosa e, ao mesmo tempo, tão desafiadora aventura de “navegar em águas mais profundas”, como o Senhor permanentemente nos convida e garante o êxito que promete. Na rica doutrina de nossa amada Igreja, a primeira expressão ensinada a nós sobre a missão do bispo é “sucessor dos Apóstolos”. Que tamanha responsabilidade, quando nos conscientizamos do que significou ser seguidor-discípulo do Mestre e apóstolo-missionário d’Aquele que nos chamou e nos enviou Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 3 - Nº 084 - 09 a 15 de janeiro de 2016 “PELA GRAÇA DE DEUS”, DOM LUIZ GONZAGA FECHIO É O NOVO BISPO DIOCESANO DE AMPARO Palavra do Bispo aos diocesanos por Dom Luiz Gonzaga Fechio “E vos darei pastores segundo o meu coração.“ Jr 3,15

A Semente - Ed. 84

Embed Size (px)

DESCRIPTION

"Peça graça de Deus", Dom Luiz Gonzaga Fechio é o novo Bispo Diocesano de Amparo. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

Citation preview

Page 1: A Semente - Ed. 84

7 de dezembro de 2015. Uma manhã de surpresa e certo temor, convocando-me a uma nova atitude de confiança aos insondáveis desígnios do Senhor! Passaram-se 5 anos, quase exatos, de 21 de dezembro de 2010, quando, logo após uma semana de ter completado 20 anos de padre, recebi a notícia de uma convocação para encontro com o Sr. Núncio Apostólico. Após 6 dias, ou seja, 27, fui comunicado de minha nomeação como bispo auxiliar de Belo Horizonte.

Depois desta rica experiência junto ao acolhedor povo mineiro, num caminho de significativa aprendizagem nos primeiros passos desta bela e desafiadora missão de bispo, este paulista do interior do estado, da cidade de Matão, Diocese de São Carlos, é chamado a retornar ao estado de origem, com um “sim” a uma nova experiência: bispo de Amparo.

Não é surpresa que, em geral, posteriormente a alguns anos como bispo auxiliar, o mesmo receba uma outra nomeação. Com a proximidade de 5 anos de minha chegada e apresentação na Arquidiocese de Belo Horizonte, confesso que, de certa forma, já existia um pensamento de possível transferência, enquanto probabilidade, ainda mais pelas diversas “nomeações extraoficiais” que sempre acontecem. Como era de se prever, com o tempo de vacância da Diocese de Amparo, ela já estava na “lista popular” para este servo.

Mesmo diante de forte possibilidade e consequente pressentimento de mudança, reconheço certo embaraço e decorrente temor pelo novo que estava despontando em minha vida naquela manhã da segunda-feira, 7 de dezembro.

O temor pode significar ausência de confiança, mas também pode representar rica oportunidade para lançar-se com mais convicção na sempre maravilhosa e, ao mesmo tempo, tão desafiadora aventura de “navegar em águas mais profundas”, como o Senhor permanentemente nos convida e garante o êxito que promete.

Na rica doutrina de nossa amada Igreja, a primeira expressão ensinada a nós sobre a missão do bispo é “sucessor dos Apóstolos”. Que tamanha responsabilidade, quando nos conscientizamos do que significou ser seguidor-discípulo do Mestre e apóstolo-missionário d’Aquele que nos chamou e nos enviou

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 3 - Nº 084 - 09 a 15 de janeiro de 2016

“PELA GRAÇA DE DEUS”, DOM LUIZ GONZAGA FECHIOÉ O NOVO BISPO DIOCESANO DE AMPARO

Palavra do Bispo aos diocesanos por Dom Luiz Gonzaga Fechio

“E vos darei pastores

segundo o meu

coração.“

Jr 3,15

Page 2: A Semente - Ed. 84

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Administrador Diocesano: Pe. Pedro Maia Pastana

Pároco: Pe. Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Leandro Lucena Torres | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela

secretaria: (19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000

exemplares Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

a todos! Devo e desejo me esforçar em corresponder ao que o Senhor espera de mim, em cada pessoa que Ele colocar em meu caminho, com o coração de um pastor que precisa sentir o “cheiro da ovelha”, particularmente a de quem menos se costuma ter proximidade, como bela e profundamente se expressou o Papa Francisco. Precisarei do apoio dos padres, colaboradores preciosos em meu ministério, bem como dos diáconos, dos religiosos e religiosas, das autoridades, desejosas de exercer as funções que lhe são devidas, na prática do bem comum. Todos, independentemente do lugar que ocupamos na Igreja e na sociedade, somos chamados pelo Senhor para trabalhar na Sua Messe e tornar este mundo melhor! Por isso, necessito muito da valiosa ação de um laicato comprometido com a causa do Reino, pela sua fundamental consagração batismal.

Chego à querida Diocese de Amparo como o terceiro bispo desta jovem Igreja Particular, no desejo de ser o primeiro servidor. Sinto-me gravemente comprometido à missão de ensinar, governar e santificar este precioso rebanho, no intuito de oferecer minha colaboração, sempre contando com a graça de nosso Bom Deus. Com grande consideração a Dom Francisco José Zugliani, bispo emérito, a quem substituí na Paróquia e no Propedêutico, quando ele foi nomeado como primeiro bispo de Amparo, e ao meu estimado ex-professor na PUC Campinas, Dom Pedro Carlos Cipolini, agora bispo diocesano de Santo André e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em nossa Igreja no Brasil, peço a oração de cada ovelha deste rebanho para que eu possa corresponder ao que o Bom Pastor deseja de mim. Agradeço, desde já, a acolhida dos irmãos bispos do Regional Sul 1 da CNBB, particularmente da Província Eclesiástica de Campinas, na pessoa de Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano.

Pedi para que, se possível, a data da publicação desta notícia acontecesse justamente neste dia, primeira quarta-feira do ano novo e dia que, comumente, é lembrado como “dos Reis Magos”, mesmo que a Igreja no Brasil celebre no domingo mais próximo, o que, neste ano, aconteceu domingo passado. Desejo muito pedir sua oração, querido irmão e querida irmã, principalmente você, o senhor, a senhora, que é uma preciosa ovelha deste rebanho que me está sendo confiado! “Pela Graça de Deus”, peça para que eu me disponha a oferecer, continuamente, o “presente” do melhor de mim mesmo ao Menino Jesus, com o propósito de que Sua Glória se manifeste, verdadeiramente, mediante o ministério deste frágil instrumento.

Pela significativa ocasião deste maravilhoso Jubileu Extraordinário de um rico Ano Santo, aproximo-me, filialmente, da Senhora da Misericórdia, particularmente dos pequeninos, pedindo-lhe que me faça, perenemente, ter em Seu colo, a experiência da Mãe do Amparo, de quem tanto necessito como singular referência no cuidado carinhoso que o Seu Filho me responsabiliza, sob a condução do Espírito Santo.

Dom Luiz Gonzaga Fechio nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão, São Paulo, onde também recebeu os sacramentos da iniciação cristã. Seus pais são Ernesto Fechio e Iracy Paulichi Fechio. Estudou teologia entre os anos 1987 e 1990 na PUC Campinas. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de dezembro de 1990. Foi padre da diocese de São Carlos (SP) até sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nos seus dois primeiros anos como sacerdote, de 1991 a 1992, dom Luiz trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas. Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju.

Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima e reitor no Seminário Propedêutico, entre os anos 1998 e 2006. Nos dois anos posteriores cursou mestrado. Retomou o Propedêutico no segundo semestre de 2008, até 2009, quando foi transferido para exercer a função de reitor no Seminário Maior (Filosofia), em São Carlos(SP). De abril de 2009 até sua ordenação episcopal realizou trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos. Durante o período em que trabalhou como formador, participou do Conselho de Presbíteros.

A data de posse está marcada para 19 de março e posteriormente serão fornecidas mais informações.

Conheça mais sobre a vida de Dom Luiz Gonzaga Fechio

Page 3: A Semente - Ed. 84

A imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida percorre a Diocese de Amparo desde fevereiro de 2015, em comemoração ao aniversário de 300 anos da aparição nas águas do Rio Paraíba do Sul. No final do ano, tivemos a alegria de receber a visita da imagem jubilar em nossa paróquia.

"A visita foi um momento de encontro, reencontros, conhecer e rever, momentos de grande emoção que provocaram o coração e a mente a um refletir e assumir uma postura nova, como nos pede o Papa Francisco. Regidos pela fé em Cristo Jesus a exemplo de Maria, somos provocados a buscar a superação e, ao mesmo tempo, uma adesão cada vez maior ao anúncio do Boa Nova na alegria do Ser Igreja e fazer florir em cada um de nós a beleza do ser discípulo missionário anunciando Jesus Cristo nosso Senhor. Deus seja louvado por cada lágrima, por cada sorriso, cada momento de bênção e partilha nestes dias de evangelização junto à Nossa Mãe, a Senhora Aparecida. Que possamos, fortalecidos por esta santa visita, levar adiante o anúncio do Reino como ação de graça pelos quase 60 anos de nossa paróquia. Deus abençoe a todos que ajudaram e colaboraram com a visita de Nossa Senhora neste dias de graça e luz", testemunham Pe. Carlos Panassolo e Pe. Leandro Torres.

Um dos grandes momentos da visita aconteceu na missa de acolhida, no domingo dia 20, quando a imagem ganhou um manto novo de presente da paróquia com o brasão da Diocese, em comemoração ao aniversário de 18 anos da Igreja Particular de Amparo.

Mais de 150 irmãos enfermos, que são atendidos pela Pastoral da Saúde, foram visitados em suas casas nas diversas comunidades urbanas e rurais que fazem parte da paróquia. Em lindos momentos, esses irmãos acolheram a Mãe Aparecida em suas moradias para uma oração e, assim, serem fortalecidos na fé e na certeza que Deus nunca os abandona.

Compreendendo que o trabalho dignifica o homem e é um dom de Deus, a imagem jubilar percorreu também algumas instituições que estão dentro da área paroquial, como empresas, o Corpo de Bombeiros e a sede da Prefeitura Municipal.

Como despedida, aconteceu um Terço Missionário pela paz mundial no sábado, dia 2, rezado em sete idiomas (português, italiano, francês, árabe, inglês, espanhol e latim), e que contou com apresentações de músicas marianas e participação das pastorais e movimentos paroquiais.

Para ver fotos e saber mais sobre a visita, acesse a página da paróquia em facebook.com/pssamparo.

A visita da Mãe Aparecida em nossa paróquia

Page 4: A Semente - Ed. 84

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

20h00 – Noite do PastelDia 15/01 (6ª.-feira) – 19h15 – Entrega de

flores pelas Comunidades São Vicente de Paulo e São Miguel Arcanjo.

19h30 – 5º dia da Novena – Missa animada pela Paróquia São Benedito, presidida pelo Frei João Pereira da Silva.

20h00 – Noite da Macarronada.Dia 16/01 (Sábado) – 18h15 – Entrega de

flores pelas Comunidades Santa Rosa de Lima e Santo Antonio (Areia Branca).

18h30 – 6º Dia da Novena – Missa animada pela Pastoral da Criança e Movimento Mãe Rainha, presidida pelo Pe. Ricardo Almeida da Paróquia Cristo Redentor em Recife/PE.

19h30 – Animada Quermesse.Dia 17/01 (Domingo) – 7h00 – Missa animada

pela Pastoral Carcerária, Apostolado da Oração e Liga de São José

8h00 – 5º Pedalando com São Sebastião - saindo da Matriz Centenária, passando pela Capela São Francisco e terminando na Matriz (Inscrição: material de higiene pessoal que será levado ao Lar dos Velhos).

10h00 – Missa animada pela Pastoral do Batismo (Apresentação).

18h15 – Entrega de flores pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Bairro dos Pedrosos.

18h30 – 7º Dia da Novena – Missa animada pela Pastoral do Crisma e Pastoral da Saúde, presidida pelo Pe. Ildefonso Ribeiro Luz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados em Itapira/SP.

19h30 – Animada Quermesse.Todos os Sábados - das 15h00 às 17h00 –

Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os Domingos – Das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro de Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h00 às 19h00 – Centro de Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CRISMA

2016/2017 - Idade: 14 anos completos. Mais informações na secretaria paroquial.

Dia 10/01 (domingo) – 7h00 – Missa – Matriz animada pelos Vicentinos, Pastoral do Dízimo e Equipe de Trânsito (anjos da Rua) e Campanha do Quilo.

8h30 – Missa – Capela Nossa Senhora Aparecida – Bairro dos Pedrosos.

10h00 – Missa – Matriz animada pela Pastoral da Catequese Infantil, Pequeninos do Senhor.

16h00 – Missa – Capela São Benedito – Sertãozinho da Varginha.

18h30 – Missa – Matriz animada pelo Projeto Educanto e Comissão de Festas.

19h30 – Animada Quermesse.Dia 11/01 (2ª.-feira) – 19h15 – Entrega de

flores pelas Comunidades São Lázaro e Santa Rita19h30 – 1º Dia da Novena - Missa animada

pela Pastoral da Sobriedade e Coordenadores dos setores, presidida pelo Pároco.

19h30 - Reunião VIcentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).

Dia 12/01 (3ª.-feira) – 19h15 – Entrega de flores pelas Comunidades Nossa Senhora das Dores e Santa Adélia.

19h30 – 2ª dia da Novena – Missa animada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas, presidida pelo Pe. Edgar Barros Brioso.

Dia 13/01 (4ª.-feira) – 19h15 – Entrega de flores pelas Comunidades São Francisco e Nossa Senhora das Graças.

19h30 – 3º dia da Novena – Missa animada pela Paróquia São João Batista, presidida pelo Pe. Jamil Antônio da Costa.

20h00 – Noite da Pizza.Dia 14/01 (5ª.-feira) – 19h15 – Entrega de

flores pelas Comunidades São João Batista e São Lourenço.

19h30 – 4º dia da Novena – Missa animada pela Paróquia São José Operário, presidida pelo Pe. Antônio Carlos Ferreira de Souza.

19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária.

A Capela de Nossa Senhora Aparecida do bairro dos Pedrosos está passando por uma reforma e ampliação. A obra só foi possível depois de muito trabalho junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do governo estadual, já que a capela fica ao lado da rodovia que liga Amparo à Morungaba. A situação da capela estava comprometendo as atividades na comunidade, em especial pela precariedade do telhado, que está sendo totalmente refeito. Aqueles que puderem ajudar de alguma forma podem entrar em contato com a secretaria paroquial, (19) 3807-2648. Desde já nossa gratidão.

Ajuda para a Comunidade dos Pedrosos