17
Escola Estadual São Francisco. Escola Estadual São Francisco. Campo Grande, 12 de Setembro de 2011 Campo Grande, 12 de Setembro de 2011 . . Profª. Regente: Profª. Regente: Danielle. Danielle. Profª. STE: Maria Profª. STE: Maria Aparecida. Aparecida. Disciplina:História. Disciplina:História. Aluno: Aluno: Número: Número: Ano:7º Turma: Ano:7º Turma:

A violência escolar ao longo da história

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: A violência escolar ao longo da história

Escola Estadual São Francisco.Escola Estadual São Francisco.Campo Grande, 12 de Setembro de 2011Campo Grande, 12 de Setembro de 2011..

Profª. Regente: Danielle.Profª. Regente: Danielle.Profª. STE: Maria Aparecida.Profª. STE: Maria Aparecida.Disciplina:História.Disciplina:História.Aluno:Aluno:Número:Número:Ano:7º Turma:Ano:7º Turma:

Page 2: A violência escolar ao longo da história
Page 3: A violência escolar ao longo da história

Violência em meio Violência em meio escolarescolar

Definição de violência em meio escolarDefinição de violência em meio escolar Violência escolar é um conjunto de Violência escolar é um conjunto de

manifestações que vão desde manifestações que vão desde microvitimizações (agressões mais leves, microvitimizações (agressões mais leves, físicas ou verbais – mas nem por isso menos físicas ou verbais – mas nem por isso menos graves -, e ameaças que se tornam graves -, e ameaças que se tornam constantes, fazendo emergir um clima de constantes, fazendo emergir um clima de degradação do clima escolar) a delitos de degradação do clima escolar) a delitos de maior gravidade que envolvem, inclusive, maior gravidade que envolvem, inclusive, riscos à integridade física dos membros riscos à integridade física dos membros escolares.escolares.

Page 4: A violência escolar ao longo da história

Fatores individuaisFatores individuaisBaixo desempenho acadêmico; Baixo desempenho acadêmico; Insucesso social no ambiente escolar; Insucesso social no ambiente escolar; Associação com amigos envolvidos em Associação com amigos envolvidos em comportamentos de risco.  comportamentos de risco.  Fatores familiaresFatores familiaresConflitos familiares e baixa coesão familiar; Conflitos familiares e baixa coesão familiar; Cuidados parentais deficitários;Cuidados parentais deficitários;Práticas punitivas, irregulares, inconsistentes, Práticas punitivas, irregulares, inconsistentes, arbitrárias, excessivas (ou mesmo abusivas). arbitrárias, excessivas (ou mesmo abusivas).   

FatoresFatores

Page 5: A violência escolar ao longo da história

Fatores escolaresFatores escolaresFalta de estrutura escolar (insuficiência de recursos Falta de estrutura escolar (insuficiência de recursos físicos e humanos, instalações precárias); físicos e humanos, instalações precárias); Escola com maiores proporções e maior número de Escola com maiores proporções e maior número de alunos matriculados; alunos matriculados; Salas lotadas; Salas lotadas; Escolas que não possuem política consistente de Escolas que não possuem política consistente de disciplina; disciplina; Regras excessivamente restritivas; Regras excessivamente restritivas; Ausência de medidas preventivas; Ausência de medidas preventivas; Currículo escolar inconsistente com os interesses, Currículo escolar inconsistente com os interesses, necessidades e estilos dos estudantes; necessidades e estilos dos estudantes; Falta de diálogo entre professores e alunos; Falta de diálogo entre professores e alunos; Falta de conexão/ vínculo dos alunos com a escola; Falta de conexão/ vínculo dos alunos com a escola; Sistemas escolares em que os estudantes têm poucos Sistemas escolares em que os estudantes têm poucos direitos.direitos.

Page 6: A violência escolar ao longo da história

As causas que podem fazer aparecer a agressão são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais, familiares e escolares.

CausasCausas

Page 7: A violência escolar ao longo da história

Violência na escolaViolência na escola Quando a escola é o local de violências que não Quando a escola é o local de violências que não

estão relacionadas à natureza e às atividades estão relacionadas à natureza e às atividades da própria instituição.da própria instituição.

Violência à escolaViolência à escola Tipo de violência relacionada às práticas da Tipo de violência relacionada às práticas da

própria instituição e que se manifesta por meio própria instituição e que se manifesta por meio de ações contra a instituição.de ações contra a instituição.

Violência da escolaViolência da escola Tipo de violência simbólica, institucional, que se Tipo de violência simbólica, institucional, que se

revela na adoção de um tratamento revela na adoção de um tratamento classificatório e excludente em relação aos classificatório e excludente em relação aos alunos.alunos.

TiposTipos

Page 8: A violência escolar ao longo da história

Consequências da Consequências da violência em meio escolarviolência em meio escolar

A violência em meio escolar vem provocando danos de ordem:A violência em meio escolar vem provocando danos de ordem:

FísicaFísica MaterialMaterial SocialSocial PsicológicaPsicológica EmocionalEmocional

Page 9: A violência escolar ao longo da história

Alguns casos de violência Alguns casos de violência no ambiente escolarno ambiente escolar

Violência escolar em VotorantimViolência escolar em Votorantim Uma professora da 8ª série de uma escola estadual teve os Uma professora da 8ª série de uma escola estadual teve os

dentes quebrados depois de uma discussão em sala de dentes quebrados depois de uma discussão em sala de aula com alunos.aula com alunos.

Violência escolar em MacatubaViolência escolar em Macatuba Alunos do 3º ano do ensino médio espalharam cola de Alunos do 3º ano do ensino médio espalharam cola de

secagem rápida na cadeira de uma professora. Ela teve a secagem rápida na cadeira de uma professora. Ela teve a calça rasgada e pequenas queimaduras nas pernas.calça rasgada e pequenas queimaduras nas pernas.

Violência escolar em São PauloViolência escolar em São Paulo Um menino de 10 anos atirou na professora e depois se Um menino de 10 anos atirou na professora e depois se

matou dentro de uma escola na região do ABC Paulista.matou dentro de uma escola na região do ABC Paulista.Violência escolar em São José do Rio PretoViolência escolar em São José do Rio Preto Um aluno de 14 anos queimou o cabelo de uma professora Um aluno de 14 anos queimou o cabelo de uma professora

com um isqueiro.com um isqueiro.

Page 10: A violência escolar ao longo da história

A violência e sua relação A violência e sua relação com o fracasso escolarcom o fracasso escolar

Muitos alunos das escolas de todo o Brasil Muitos alunos das escolas de todo o Brasil que praticam a violência escolar recebem que praticam a violência escolar recebem as suas consequências. Meninos e as suas consequências. Meninos e meninas, tanto vítimas quanto agressores, meninas, tanto vítimas quanto agressores, acabam, muitas vezes, abandonando os acabam, muitas vezes, abandonando os estudos, ou por medo (vítimas), ou por se estudos, ou por medo (vítimas), ou por se sentirem culpados (agressores). Muitas sentirem culpados (agressores). Muitas vezes, o estudo não é abandonado, mas vezes, o estudo não é abandonado, mas deixa de ser valorizado.deixa de ser valorizado.

Page 11: A violência escolar ao longo da história

Exemplos de violência em Exemplos de violência em escolas do MSescolas do MS

No dia 19 de fevereiro deste ano, um No dia 19 de fevereiro deste ano, um adolescente de 12 anos foi atingido por cinco adolescente de 12 anos foi atingido por cinco facadas desferidas por um menino de 13 facadas desferidas por um menino de 13 anos na Escola Municipal Carlos Vilhalva, no anos na Escola Municipal Carlos Vilhalva, no Jardim Aeroporto, em Campo Grande.Jardim Aeroporto, em Campo Grande.

No dia 8, em Água Clara, um garoto de 12 No dia 8, em Água Clara, um garoto de 12 anos foi ferido com um golpe de canivete por anos foi ferido com um golpe de canivete por um estudante de 13 anos na Escola um estudante de 13 anos na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira.Municipal Luciano Silvério de Oliveira.

Page 12: A violência escolar ao longo da história

Histórico da violência na Histórico da violência na vida escolar da famíliavida escolar da família

A família, muitas vezes, é uma grande A família, muitas vezes, é uma grande influência para as crianças e os jovens influência para as crianças e os jovens se tornarem agressores. Os pais, se tornarem agressores. Os pais, muitas vezes, não dão a educação muitas vezes, não dão a educação que os filhos precisam, assim, eles se que os filhos precisam, assim, eles se tornam violentos com amigos e, às tornam violentos com amigos e, às vezes, até com a própria família.vezes, até com a própria família.

Page 13: A violência escolar ao longo da história

BullyingBullying

O bullying são atos de violência física ou O bullying são atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, psicológica, intencionais e repetitivos, praticados por um indivíduo denominado bully praticados por um indivíduo denominado bully (valentão) ou por um grupo de indivíduos.(valentão) ou por um grupo de indivíduos.

Vítimas de bullying tem mais chance de Vítimas de bullying tem mais chance de desenvolverem transtornos de humor, desenvolverem transtornos de humor, alimentares, distúrbios de sono ou/e alimentares, distúrbios de sono ou/e transtornos de ansiedade em algum momento transtornos de ansiedade em algum momento da vida.da vida.

Page 14: A violência escolar ao longo da história
Page 15: A violência escolar ao longo da história

A linha do tempo da A linha do tempo da violência escolarviolência escolar

Os castigos físicos/morais infligidos pelos professores aos

estudantes e crescimento do tráfico

de drogas.

O cotidiano nos bairros da periferia das grandes cidades

transformou-se com o aparecimento das gangues de

jovens e adolescentes.

A violência que envolve alunos contra alunos, as depredações, a ligação

entre a escola e o narcotráfico. Violência como impedimento à

aprendizagem.

Episódios truculentos associados aos

estudantes e professores.  

Page 16: A violência escolar ao longo da história

ConclusãoConclusão A violência A violência sempre existiu, assume formas sempre existiu, assume formas

específicas de acordo com o momento histórico específicas de acordo com o momento histórico e e está ficando cada vez mais intensa. Eu nunca está ficando cada vez mais intensa. Eu nunca fui e nunca serei a favor da violência. Sempre fui e nunca serei a favor da violência. Sempre quis que ela acabasse, mas para isso é preciso quis que ela acabasse, mas para isso é preciso muitas pessoas quererem também. Neste muitas pessoas quererem também. Neste trabalho pude ver como a violência está grande trabalho pude ver como a violência está grande e como ela está se espalhando pelo mundo e como ela está se espalhando pelo mundo todotodo..

Page 17: A violência escolar ao longo da história

Referências:

http://segurancaecidadania.org.br

http://www.paulopes.com.br

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias

http://www.revistafator.com.br

http://www.unicef.org