2

“As descobertas das sondaseditoraarqueiro.com.br/media/upload/conteudos/... · 2017. 12. 21. · Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs

  • Upload
    others

  • View
    2

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: “As descobertas das sondaseditoraarqueiro.com.br/media/upload/conteudos/... · 2017. 12. 21. · Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs
Page 2: “As descobertas das sondaseditoraarqueiro.com.br/media/upload/conteudos/... · 2017. 12. 21. · Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs

“As descobertas das sondas Mariner empolgaram os cientistas do mundo todo, mas, para os leitores e escritores de ficção científica como eu, a empolgação estava misturada com desilusão e tristeza profunda.

Aquele não era o Marte que nós queríamos.

O planeta Marte da realidade simplesmente não era tão interessante quanto seu predecessor pulp. Sem ar, sem vida, morto, um planeta que não teria como suportar de modo plausível romances de espadachins interplanetários nem fábulas evocativas e poéticas.

O que nos traz à antologia que você tem em mãos, uma coletânea sobre o Marte perdido, das civilizações marcianas. Com poucas e notáveis exceções, os colaboradores de As crônicas de Marte cresceram lendo sobre o planeta vermelho, mas nunca tiveram a chance de escrever sobre ele. Aquele Marte de antes da Mariner era um mundo desaparecido para sempre.

Ou talvez não.

Claro, o Marte de Ray Bradbury não existe, mas por que isso deveria significar que não podemos escrever sobre ele? A ficção científica é, e sempre foi, parte de uma grande tradição narrativa na literatura, e narrativas literárias nunca tiveram nada a ver com realismo. No fim das contas, acho que o “real” é menos importante que o “divertido”.

As Mariner não puderam encontrar o Velho Marte. Mas você pode.

É só virar a página.”

GEORGE R. R. MARTIN

C O M A V E N T U R A S E S P A C I A I S D E J A M E S S . A . C O R E Y / M I C H A E L M O O R C O C K

M I K E R E S N I C K / I A N M C D O N A L D / S . M . S T I R L I N G / M A R Y R O S E N B L U M

E O U T R O S G R A N D E S E X P L O R A D O R E S

O R G A N I Z A D O P O R

G E O R G E R . R . M A R T I NE G A R D N E R D O Z O I S

A S C R Ô N I C A S D E

“ I N T E N S O , D I V E R T I D O E I N E B R I A N T E . ” – T O R

QUINZE CONTOS INÉDITOS

ESCRITOS POR GRANDES AUTORES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

REUNIDOS PELA PRIMEIRA VEZ NUM SÓ VOLUME

Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs e Ray Bradbury, foram clássicos que influenciaram a imaginação de milhões de leitores e mostraram que aventuras espaciais não precisavam se passar numa galáxia distante, a anos-luz da Terra, para serem emocionantes. Elas podiam ser travadas logo ali, no planeta vizinho.

Antes mesmo do programa Mariner e da corrida espacial, a imaginação já po-voava nosso sistema solar com seres estranhos e civilizações ancestrais, nem sempre dispostos a fazer contato amigável com a Terra. E, de todos os plane-tas que orbitavam o nosso Sol, nenhum tinha uma aura de maior romantismo, mistério e aventura do que Marte.

Com contos escolhidos e editados por George R. R. Martin e Gardner Dozois, As crônicas de Marte retoma esse sentimento ao celebrar a Era de Ouro da ficção científica, um período recheado de histórias sobre colonizações inter-planetárias e conflitos antigos.

Para essa missão, autores consagrados como Michael Moorcock, Mike Resnick, Joe R. Lansdale, S. M. Stirling, Mary Rosenblum, Ian McDonald, Liz Williams e James S. A. Corey foram convidados a revisitar o misterioso planeta vermelho, aqui representado como um destino exótico e desértico, com cidades em ruí-nas, civilizações impressionantes... e, é lógico, perigos inimagináveis.

Enfim, o bom e velho Marte está de volta.

GEORGE R. R. MARTIN é autor de vários best-sellers, incluindo a aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à premiada série de TV Game of Thrones. Junto com Dozois, organizou O príncipe de Westeros e outras histórias, publicado pela Arqueiro. Como roteirista e produtor, trabalhou em Além da imaginação e em vários outros projetos. Atualmente vive com a esposa, Parris, em Santa Fé, no Novo México. GARDNER DOZOIS já ganhou quinze prêmios Hugo por seu trabalho como editor, além de dois prêmios Nebula como escritor, na categoria melhor conto. Ele também é o maior ganhador do prêmio Locus, com quarenta vitórias. Foi editor da Asimov’s Science Fiction por vinte anos e já escreveu e editou mais de cem livros, incluindo vários volumes da The Year’s Best Science Fiction.

GE

OR

GE

R. R

. MA

RT

IN

E G

AR

DN

ER

DO

ZO

ISA

S C

NIC

AS

DE

Cronicas_de_marte_15,8x23_24mm.indd 1 12/12/17 11:00