16
Campo Comprido - Curitiba - Ano 16 - Edição 159 - Março 2014 - Distribuição Gratuita - Editor: Edson Pires - DRT 6430 Aqui você é Notícia... ...como a Dra. Mayara Souza, psicóloga que iniciou aten- dimento na Clínica Speciale. Veja na página 7 ...às jovens Camila Toaldo (acima), e Érika Camila, de- butantes da nossa região, que festejaram 15 anos re- centemente. Veja nesta edição. Parabéns... Família do bairro é destaque na Globo Aurélio, Geni e a filha Bruna, artesãos que residem na Vila Sandra comemoram o reconhecimento do seu trabalho com a exposição de suas borboletas na novela Em Família. Confira a matéria na Página 3 Ladrões não respeitam nem igreja O crescimento da região tem ge- rado uma onda de insegurança, de- vido aos assaltos, furtos e arromba- mentos. A população está se mobilizando em busca de soluções. No Santo Iná- cio, foi criada até uma página no fa- cebook. Aqui no Campo Comprido os comerciantes estão indignados e pe- dem providências urgentes para as autoridades. Numa das ocorrências mais recentes (23), por volta das 16h de um domingo, integrantes de uma igreja situada na Rua Eduardo Spra- da, foram assaltados durante o cul- to. Ninguém ficou ferido, mas o sus- to foi grande. Bons tempos quando as igrejas eram respeitadas como espaços sagrados. Policiamento da região agiu rápido e recuperou o veículo roubado

Atos&fotos marco2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Atos e Fotos - março 2014

Citation preview

Page 1: Atos&fotos marco2014

Campo Comprido - Curitiba - Ano 16 - Edição 159 - Março 2014 - Distribuição Gratuita - Editor: Edson Pires - DRT 6430

Aqui vocêé Notícia...

...como a Dra. Mayara Souza,psicóloga que iniciou aten-dimento na Clínica Speciale.Veja na página 7

...às jovens Camila Toaldo(acima), e Érika Camila, de-butantes da nossa região,que festejaram 15 anos re-centemente.

Veja nesta edição.

Parabéns...

Família do bairro édestaque na GloboAurélio, Geni e a filha Bruna, artesãos

que residem na Vila Sandra comemoramo reconhecimento do seu trabalho

com a exposição de suas borboletasna novela Em Família.

Confira a matéria na Página 3

Ladrões não respeitam nem igrejaO crescimento da região tem ge-

rado uma onda de insegurança, de-vido aos assaltos, furtos e arromba-mentos.

A população está se mobilizandoem busca de soluções. No Santo Iná-cio, foi criada até uma página no fa-cebook. Aqui no Campo Comprido oscomerciantes estão indignados e pe-dem providências urgentes para asautoridades. Numa das ocorrênciasmais recentes (23), por volta das 16hde um domingo, integrantes de umaigreja situada na Rua Eduardo Spra-da, foram assaltados durante o cul-to. Ninguém ficou ferido, mas o sus-to foi grande. Bons tempos quandoas igrejas eram respeitadas comoespaços sagrados.

Policiamento da região agiu rápido e recuperou o veículo roubado

Page 2: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br02Da Redação

Fundado em março de 1999Fale com a Redação - 3285-2629

[email protected]

Rua Professor João Falarz, 1737 - 1o andarCampo Comprido - Curitiba - PR - CEP 81.280-270

Editor: Edson Pires - DRT 6430Diagramação: Exceuni - 3657-2864

Impressão: Press - 3047-4511Tiragem: 6 mil exemplares

EXPEDIENTE

MARIO SVIERZOSKINascido: 17.07.1946 - Falecido: 27.02.2014

A família agradece todo apoio recebido neste mo-mento de dor e saudade.

Campanha da Fraternidade e a sensibilizaçãopara preservar a dignidade humana

A Campanha da Fraternida-de no Brasil vem apresentarpara toda a sociedade um pro-blema social e teológico, comseu lema: “É para a liberdadeque Cristo nos libertou (Gl. 5,1) Por que ainda perdura a es-cravidão? E como identificá-lae tratá-la para seu fim para queo ser humano tenha dignidade?Como a Igreja Católica faz todoo ano, lança na Quarta-feira decinzas esta campanha parauma sensibilização e para umaação eficaz, não somente pali-ativa, mas com objetivo detransformação e promoção deuma cultura distante da opres-são, do engando e da ilusão.Para a preservação da dignida-de humana, dom de Deus ao ser-viço da vida.

Nos chama atenção que ocomércio do tráfico geram lu-cros estimados em 30 bilhõespor ano. Um lucro com man-chas de sangue e exploração demuitas vítimas em todo o mun-

do. São várias rotas de tráficono Brasil e no mundo, que reve-lam crimes silenciosos, alicia-mentos e ofertas irrecusáveis.São realidades de exploraçãoopressoras que geram vítimaspara a prostituição, tráfico deórgãos, exploração no trabalhoe tráfico de crianças. São víti-mas exploradas nos sonhos deuma vida melhor e que acabamcaindo em teias de mentira, ilu-são e sofrimento. A Declaraçãodos Direitos Humanos em 1948apresenta o reconhecimento dadignidade inerente a todos osseres humanos e seus direitosinalienáveis, na liberdade, epara paz no mundo. “O Direitoao exercício da liberdade é umaexigência inesperável da digni-dade humana”.

Cada pessoa é singular e échamada a exercer sua voca-ção pessoal no mundo, no de-sejo de busca da verdade, noprofessar suas ideias religio-sas, manifestando suas própri-

as opiniões, assumindo seutrabalho. E todo esse contextoem um ambiente criado de acor-do com as leis nos limites decada um e do bem comum, daordem pública sob a tutela daresponsabilidade.

O que a CF-2014 deve pro-vocar na Igreja e em toda a so-ciedade? Acreditamos que sejao dever de todos os cristãos de-nunciar todas as formas de ex-ploração solicitando uma açãode combate mais eficaz por to-dos os poderes públicos denosso país. Outro objetivo épromover ações de prevençãoe cidadania principalmenteentre crianças e jovens vulne-ráveis a essas atividades cri-minais. A motivação tem ori-gem na Palavra de Deus, queleva a conversão e ao interessede melhorar nossa sociedadediante do caos em que se en-contra. José foi vendido e trafi-cado para o Egito (Gn. 37, 12-28), hoje muitos Josés e Mari-as, mais próximos de nós con-tinuam sendo vendidos e enga-nados. Fiquemos atentos a todaessa exploração principalmen-te no que se refere ao turismosexual, nesses meses que ante-cedem a Copa 2014 e Olimpía-das em 2016. Deus seja nossaforça para superação da misé-ria, da ganância, fatores deter-minantes que ceifam vidas edeixam campos minados nomeio da existência humana.

Fonte: Voz da Igreja

"Estou convencido de uma coi-sa: as grandes mudanças na histó-ria ocorreram quando a realidadenão era vista a partir do centro, massim da periferia. Trata-se de umaquestão hermenêutica: entende-se arealidade apenas se ela for olhada daperiferia, e não quando nosso ponto devista está equidistante de tudo.

Para verdadeiramente entendermos arealidade, precisamos nos distanciar daposição central de calmaria e de paz, enos dirigimos às áreas periféricas"

Papa Francisco - Diálogo sobrea Vida Religiosa, 29-11-2013

NOTA DE FALECIMENTO

1o ano do Papa FranciscoCOM A PALAVRA... Pe. Rivael de Jesus Nacimento

Imag

em: D

ivulg

ação

Dia 13/04 – DOMINGO DE RAMOSMISSA COM BÊNÇÃO DOS RAMOSas 08:00h, 10:00h e 18:00hColeta Nacional da Campanha da FraternidadeDia 14/04 – SEGUNDA-FEIRA17:30h – Oração do Terço no Cemitério18:00h – Novena e Missa pelas almasDia 15/04 – TERÇA-FEIRANOITE PENITENCIAL (a Igreja estará aberta para confissões a partir das17:00h)Dia 16/04 – QUARTA-FEIRANovena à Nossa Senhora de Lourdes e Missaas 07:00h, 15:00h e 19:00h

TRÍDUO PASCALDia 17/04 – QUINTA-FEIRA SANTA20:00h – MISSA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIACelebração do “Lava-Pés” - O Santuário permanece aberto durante todaa noite para Adoração ao Santíssimo Sacramento

Dia 18/04 – SEXTA-FEIRA SANTA15:00h – SOLENE CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR19:00h – Procissão e oração da Via Sacra (trazer velas)

Dia 19/04 – SÁBADO SANTO16:00h – Bênção Pascal dos Alimentos19:00h – VIGILIA PASCAL

Dia 20/04 – DOMINGO DA PÁSCOACaminhada Missionária da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo05:30h – saída do Santuário de Schoenstatt até o Santuário NossaSenhora de Lourdes

06:00h - MISSA SOLENE DA PÁSCOALogo em seguida Café Comunitário18:00h - Missa

A Semana Santa no Santuário

Santuário DiocesanoNossa Senhora de Lourdes

Fone: 3373-2725Rua Eduardo Sprada, 3640

Campo Comprido

Com a presença do Papaemérito Bento XVI, o Papa Fran-cisco presidiu dia 22/2, o pri-meiro consistório de seu pon-tificado, na criação de 19 car-deais, sendo que 16 poderãoparticipar dos próximos con-claves. Na homilia, o Papa Fran-cisco disse aos novos cardeais:"a Igreja precisa de vós, da vos-sa colaboração, antes disso, davossa comunhão comigo e en-tre vós".

Igreja católica ganha novos cardeais

FOTO

: Rep

rodu

ção/C

TVProfissão de fé e juramento de obediência ao Papa e seus sucessores

Entre os cardeais que fize-ram a profissão de fé e jura-mento de fidelidade e obediên-cia a Francisco e seus sucesso-res, estava o brasileiro DomOrani João Tempesta, arcebis-po de São Sebastião no Rio deJaneiro, que recebeu o título deSanta Maria Mãe da Providên-cia. Com os novos integranteso Colégio Cardinalício passa ater 218 cardeais de 68 países(53 cardeais são eleitores).

CARLOS BEIGUER04.11.194821.02.2014

Só o conforto deDeus tornou suportá-vel essa separação.Adeus.

Page 3: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br03Em Foco

A família Fagundesde Almeida que residena Vila Sandra está fe-liz da vida com o reco-nhecimento alcançadopelo seu trabalho comartesanato.

Aurélio, Geni e a fi-lha Bruna tiveram suasfamosas borboletasexpostas na novela"Em Família" da RedeGlobo de televisão. Oscuritibanos já conheci-am este talento ex-posto na Feirinha dopasseio Público todofinal de semana, ago-ra o Brasil também serende ao talento des-tes nossos moradores.

Segundo uma dasprodutoras que adqui-riu o material os ato-res ficaram encanta-dos com a criatividadedos artesãos curitiba-nos, a peça pé uma cri-ação exclusiva do seuAurélio e a esposa Geni.

Confraternização da personagem Helena ao finaldo leilão do quadro. Na mesa efeitos especiais com as

"Borboletas das Flores D'Gê". Confira a cenaacessando vídeo em www.atosefotos.com.br

Ator Reynaldo Gianecchini contracenando com a atrizGiovanna Antonelli, e ao lado direito vemos uma mesa comas "Borboletas das Flores D'Gê". Confira esta cena que foi

ao ar di 08/03/2014 acessando www.atosefotos.com.br

Da esquerda para direita: Geni Fagundes de Almeida(artesã), Aurelio Almeida (micro empresário)

e Bruna Fagundes de Almeida (psicóloga)

O casal expõe seus trabalhos aos sábados na Feirade Artesanato do Passeio Público, das 8h às 12h30.Vale a pena conferir as Borboletas das Flores D'Gê

"Entre tantos signi-ficados as borboletas,trazem a simbologiada transformação, re-velam a beleza da na-tureza e a renovaçãoda vida. Tema introdu-zido no contexto danovela e os capítulosexibidos. Ficamosmuito felizes com estereconhecimento exi-bindo nosso trabalhoem novela de grandeaudiência na Globo.Obrigado ao autor,Manoel Carlos, suaequipe de produção,diretores e todo oelenco".

Agradeceu o casalde artesãos Aurélio eGeni moradores nobairro que deram maisbrilho com seu talen-to nestes capítulos 29e 30 da novela Em Fa-mília. Veja o vídeo des-tes capítulos no site doJornal.

Família do bairro é destaque em novela da Globo

Foi lançado na tardedo último dia 13, o proje-to "Coral Cênico Musi-cal", que irá desenvolverconteúdos de técnica vo-cal, ritmo e artes cênicasao estilo de seriados mu-sicais da atualidade. Oevento aconteceu nasede do Centro VolvoAmbiental (CVA), e con-tou com um pocket showpromovido por músicos eprofessores do projeto,além da participação dapequena Luisa Helena,de nove anos, integran-te do Coral da Belas Ar-tes.

Antenado com o gos-to musical dos adolescen-tes, o projeto sai do pa-drão de "coral formal"

Show de lançamento do projeto Fundação SolidariedadeCrianças e adolescentes terão oficinas de música, dança e interpretação

horas. Podem se inscre-ver crianças e adolescen-tes com idade entre novee 17 anos que residemnas proximidades daVolvo do Brasil, na Ci-dade Industrial de Cu-ritiba bem como nosbairros Vila Marqueto,Ferraria e Rebouçasem Campo Largo. Asoficinas acontecerãonas tardes de quinta-feira na sede do CVA.O projeto "Coral CênicoMusical" é realizado pelaFundação Solidariedade,viabilizado pela Lei deIncentivo à Cultura doMinistério da Cultura(MinC), e conta com opatrocínio da Volvo doBrasil.

para ser uma atividade di-nâmica e envolver os par-ticipantes. "A intenção éformar um grupo para de-senvolver tanto a partemusical, como a monta-gem de um show envol-vendo também coreogra-fia e interpretação", reve-la Adaile Domingues dos

Santos, musicista e pro-fessora do coral. Comessa pegada moderna oCoral Cênico Musical daFundação Solidarieda-de chega à Curitiba epromete repetir o su-cesso que obteve nomunicípio de CampoMagro, na Região Me-

tropolitana. "Trouxemosesse projeto para a comu-nidade, pois se trata deuma atividade diferenci-ada", conta a gestora daFundação Solidariedadee do CVA, Marilene Kul-cheski. O lançamentodespertou o interesse depais e filhos que assisti-

ram a apresentação. É ocaso de Lenita Bruger,mãe das adolescentesBárbara e Rhiane Bru-ger, que se encantou como projeto e já garantiuinscrição das filhas."Adorei o show e a ideiadesse Coral. Quero mui-to que elas cantem, dan-cem e aproveitem essaoportunidade. Era deuma iniciativa como essaque a Vila estava preci-sando", conta.

INSCRIÇÕESAs inscrições vão até

o dia 20 de março e po-dem ser feitas na sede doCentro Volvo Ambiental(CVA), Rua Eduardo Spra-da, 7135 das 08 às 17

Page 4: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br04Social

Dia 26.02 comemoramos o aniversário daGertrudes Imroth, comerciante do bairro, donado Restaurante Kostelão Ecoville. Andressa Busato,

torcedora do Coxa, como craque Alex.

Parabéns para a garotaSara, na foto com seus avósGuilherme e Carmem.

Nosso amigo Mario Bot não é fraco não.Olha o tamanho do bicho que ele pescou.

Nosso amigoskatista Gabriel

Gelasko, curtindoo Parque Tanguá.

Dona Zaira e Seu Durval Ferro no comando daFrutaria da Roça, elogiaram a matéria da suaequipe publicada na edição 158 do jornal.

Cléo e Sidnei Toaldo, come-morando, em grande estilo, os15 anos de sua filha Camila.

Celso Claiton Rafael e Bosco galerada Oficina Favarim curte o jornal Atos e Fotos.

Família reunida para comemorar o aniversáriodo seu José Gorski e tudo acabou em pizza.

Marcio, torcedor doAtlético, e Anderson,torcedor do Coritiba,se encontraram na

Root Beer para tomaruma cerveja e afogar

as mágoas dadesclassificação

da dupla Atletibano Paranaense

Page 5: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br05Comunidade

Aconteceu no San-tuário Diocesano Nos-sa Senhora de Lourdeso primeiro encontropreparatório para osparoquianos missioná-rios que vão evangeli-zar no bairro.

Com apoio de 26alunos da Escola Diaco-nal São Filipe da Arqui-diocese de Curitiba,padre Rivael de JesusNacimento e o CPP vãoelaborando a prepara-

Paróquia Missionária

ção dos missionáriosque devem ir ao en-contro das famílias doCampo Comprido.Neste primeiro mo-mento foram trabalha-dos os temas; O que émissão, por onde co-meçar e a estratégiaque será adotada naregião. Os alunos daescola diaconal traba-lharam em equipepara motivar os paro-quianos e lideranças

na formação. Depoisde um delicioso cafezi-nho servido no inter-valo, foi aberta a pala-vra para sugestões dacomunidade, tambémestiveram presentesJonathas Barros e Ne-lly Masemi do Congo,divulgadores do cursode Esperanto umanova linguagem quevem surgindo com ob-jetivo de promover aPaz no mundo.

No final de fevereiro(23) representantes dio-cesanos da província deCuritiba, estiveram reuni-dos no Santuário NossaSenhora de Lourdes parao Primeiro Encontro Pas-toral da Educação.

O encontro inicioucom a celebração da mis-sa presidida por Dom An-tônio Braz Benevente bis-po da diocese de Jacare-zinho, referencial da Pas-toral e concelebrada porsacerdotes das dioceses,entre eles, padre MárioSpaki, secretário RegionalSul 2 da CNBB e padreAlex de Oliveira Noguei-ra, secretário da Pastoralna província.

Os visitantes foramacolhidos pelo reitor doSantuário, padre Rivaelde Jesus Nacimento, Co-ordenador da Ação Evan-gelizadora na arquidioce-se de Curitiba. Após a ce-lebração os participantesforam convidados para ocafé e apresentação.

Na parte da manhã apalestra "Contexto, Igre-ja e Educação" com o pro-fessor Fernando Guidini,que fez uma retomadaHistórica da Educação ea Igreja, perspectivas edesafios do Mundo emque vivemos e a Educa-ção que praticamos.

Após o almoço, Mari-lena Arns de Oliveira, res-ponsável pela Pastoral daEducação na província deCuritiba, falou sobre "Pas-toral da Educação: obje-tivos e finalidades", segui-

Educadores no Santuário

da pelo padre Alex queexpôs o "Contexto e Fina-lidades, mostrando as li-nhas de ação Pastoral. Nofinal do encontro, repre-sentantes das diocesespartilharam suas realida-des com Isabel P. Disse-nha, coordenadora Pasto-ral no Regional Sul 2.

Participaram do en-contro, professores,agentes das pastorais dacomunicação, educação,juvenil e universitária,padres da Ação Evangeli-zadora, ANEC, CNBB e ir-mãs Paulinas. Segundopadre Alex, "objetivo des-te primeiro encontro foi

buscar articulação e for-talecimentos da Pastoralda Educação nas Dioce-ses e Paróquias."

Padre Mário Spaki,afirmou que "para o Re-gional a Pastoral da Edu-cação é importante. Naformação de cidadãos enovos cristãos no ensinode valores eternos. Coma Pastoral da Educaçãopodemos facilitar mo-mentos de formaçãopara agentes de pasto-rais, pedagogos, ecôno-mos, professores, dirigen-tes de instituições de en-sino e outros interessa-dos.

Pe. Rivael recepcionou os padres visitantes eo bispo de Jacarezinho Dom Antônio Braz Benevente

Palestra "Contexto, Igreja e Educação"com o professor Fernando Guidini

Page 6: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br

COMPORTAMENTOJuliana Tokarski - Jornalista

06Especial

Neste 08 de março a homenagem é especial paratodas as mulheres.Para aquelas que acordam cedinho, ou nem tanto.Para aquelas que trabalham muito, ou nem tanto.Para aquelas que sonham muito, ou nem tanto.Porque todas despertam belas e com fibra condu-zem suas vidas, renovando a esperança.Neste 08 de março a homenagem é especial paratodas as mulheres.Para aquelas que têm voz meiga e suave, ou nemtanto. Para aquelas que são calmas, ou nem tanto.Para aquelas que são solícitas, ou nem tanto.Porque todas já experimentaram o concretismo daternura.Neste 08 de março a homenagem é especial paratodas as mulheres.Para aquelas que dominam suas emoções, ou nemtanto. Porque suas lágrimas já transportaram afe-to.Para aquelas que estão pertinho, ou nem tanto...Porque ambas lembram saudade em algum lugarno universo.

08 de março,Dia Internacional da Mulher!

Dia Internacionalda Mulher

Claudia Regina Franke IvanikeAdvogada

O poder adquiridopela mulher nos temposatuais. Esse é um assun-to bastante comentadoem todos os lugares. Amulher demonstrou aolongo dos anos que que-ria de ser reconhecidana sociedade, ter seusdireitos e poder usufruirdisso. E foi à luta.

Com atitudes e idea-lizações as mulheresbuscaram a evolução dasociedade feminina, ehoje elas são reconheci-das não como o 'sexofrágil', mas sim pela for-ça e coragem de enfren-tar o que for para estarno lugar que lhe é devi-do.

Foram várias as quese destacaram ao longodos tempos em muitossetores do mercado.Princesa Isabel, CarlotaJoaquina, a grande alfa-betizadora MadalenaCaramuru ou Catarinade Castro uma das pri-meiras empresárias doBrasil, donas de casaque optaram por essaprofissão, presidente daRepública.

É orgulho que deve-mos ter, perante as mu-

Mulheres emtempos modernos

lheres, que começaramdesde cedo a luta pelaigualdade, o direito devoto (em 1932), as leisque protegem a mulhercontra agreções (LeiMaria da Penha), den-tre tantas outras. Forammarcos da história, queas fazem lembrar, quediariamente deve-se lu-tar pelos direitos aindanão conquistados dian-te do mercado atual.

Seja no campo ou nacidade, da empresária àdona do lar, hoje, são asprincipais líderes da so-ciedade. E no dia 8 demarço, queremos come-morar nosso dia. Dia denos orgulharmos e dizer-mos que somos fortes evencedoras, temos asensibilidade de enten-der os problemas e que-remos o melhor para omundo, dia após dia.

Sempre se comentano poder adquirido pe-las mulheres diante dasociedade. A mulhersempre quis ser reco-nhecida no meio domundo machista. Nãofoi a toa que ela arrega-çou as mangas e foi àluta.

Muito se comenta so-bre as lutas das mulherespor melhores condiçõesde trabalho. Várias foramas lutas e greves pelasmulheres, no século XX,em prol de melhores con-dições de trabalho. Masfoi em 8 de março de1917, quando aproxima-damente 90 mil operári-as manifestaram-se con-tra o Czar Nicolau II, asmás condições de traba-lho, a fome e a participa-ção russa na guerra - emum protesto conhecidocomo "Pão e Paz" - que adata consagrou-se, embo-ra tenha sido oficializadacomo Dia Internacional

O biquíni e sua históriaConsiderado uma

das invenções mais im-portantes do século 20,depois da bomba atô-mica, o biquíni foi inven-tado por um estilistafrânces chamado LouisRéard. O primeiro trajede banho do mundo foicriado em 1946 e cau-sou um furor na época.As modelos se recusa-vam a posar vestidascom ele. Mas MichelineBernardini, conhecidastripper, tomou a cora-josa decisão de ser fo-tografada com a inova-ção. Já no Brasil, o bi-quíni começou a ser

usado no fim da déca-da de 50. Primeiro pe-las bailarinas e depoispelas mulheres maisousadas em aderir àmoda.

Fonte:www.filati.com.br

www.infoescola.com

As profissões sãomuitas hoje em dia.Cada mulher escolhe aárea que mais agradaou que tenha afinida-de.

São empresárias,cabeleireiras, manicu-res, e tem aquela queoptou por não traba-lhar fora, e sim se de-dicar apenas a família,filhos, marido e ao lar.É o caso da aposenta-da, Lídia Ales, de 74anos, moradora do bair-ro Campo Comprido."Na nossa época não tí-nhamos tantas opçõescomo agora. Moráva-mos no campo e estu-dar a gente não podia,porque a escola come-çou a ficar longe decasa e o pai não deixa-va ir, fiz só até a 4ª sé-rie do primeiro, era su-ficiente naquele tem-po." Lídia comenta quehoje em dia, a mulhertem que se desdobrarem muitas para darconta do trabalho e davida familiar. "A mulhertem muito mais com-promissos com traba-lho, os filhos, os afaze-res domésticos e mari-do, as mulheres temque dar mais atençãoprincipalmente aos fi-

Dona do lar:as mulheres de fibra

lhos, para que não fi-quem desamparados".

Na sua maturidade,Lídia, demonstra comofoi feliz e fala das con-quistas, apesar de to-das as dificuldades en-contradas no decorrerda vida. "Comecei avotar com 45 anos, atéos 55 morei no sítiocom meu marido e fi-lhos, vendemos a chá-cara e mudamos para acidade para descansar."Hoje, já viúva há algunsanos, ela mora comuma filha e neto, masno auge dos seus 74anos não deixa de sedivertir. "Sempre vou ashopping, passear noparque, bingo, em casagosto de descansar ever TV.

Carmem Mika, seu filho Miguel e sua mãe Lídia Ales

"Tenho uma profissãoe uma família. Sermulher nos tempos

atuais é corrido:trabalho, filho,

marido. Mas é issoque nós mulheres

queremos: igualdadeno mercado atual."

Carmem Mika, 38 anos,manicure

Carmem demonstraa felicidade que é ser mulher

e mãe que trabalha."Ser mãe é maravilhoso e completa

uma mulher. Mas tudo tem umpreço, eu trabalho fora, maspreciso dar atenção ao meu

filho e marido. Isso me realiza."Carmem Mika

Por que 8 de março?da Mulher, apenas em1921. "O 8 de marçodeve ser visto como mo-mento de mobilizaçãopara a conquista de direi-tos e para discutir as dis-criminações e violênciasmorais, físicas e sexuaisainda sofridas pelas mu-lheres, impedindo queretrocessos ameacem oque já foi alcançado emdiversos países", explica aprofessora Maria CéliaOrlato Selem, mestre emEstudos Feministas pelaUniversidade de Brasília edoutoranda em HistóriaCultural pela Universi-dade de Campinas.

Fonte: Revista Escola

Foto

e M

atér

ia: Ju

liana

Toka

rski

Page 7: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br07Saúde

A psicologia é umaciência, quando fala-mos de psicologia clini-ca entendemos queesta pode ajudar quan-to à compreensão e in-vestigação do sofri-mento do paciente emsuas aflições e emo-ções, compreendendoeste como único emsua própria singulari-dade constituída a par-tir de sua história devida.

Há diversas basesteóricas dentro da psi-cologia para guiar o tra-tamento. A psicanálise,na abordagem teórica-prática, pela qual meoriento, foi fundadapor Sigmund Freud etem como foco a com-preensão dos proces-sos inconscientes, sen-do estes determinan-tes na forma como noscomportamos.

Auxílio profissional ajuda a superarmedos, tristezas e decepções

O tratamento deorientação psicanalíticapropõe ao sujeito no-mear e falar sobre ex-periências que teveatravés da associaçãolivre, ou seja, falar oque lhe vier à mente, ea interpretação porparte do analista. Acompreensão e a ree-

laboração possibilita oalivio do sintoma e atransformações dasqueixas psíquicas,como superação demedos, tristezas, de-cepções. Muitas vezesnão é fácil lidar comestas questões e falarsobre estas pode aju-dar.

Mayara C. Souza, psicóloga formada pela UniversidadePositivo, é Pós-graduanda em Clínica Psicanalítica, comparticipação em Congressos, Encontros, Workshops eCursos de Aperfeiçoamento. Também é psicoterapeutade crianças, adolescentes e adultos

Foto

: Lar

issa W

eiss

SERVIÇO:Mayara C. Souza, psicóloga formada pela Universidade Positivo, é Pós-graduandaem Clínica Psicanalítica, com participação em Congressos, Encontros, Workshopse Cursos de Aperfeiçoamento. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adul-tos atende na CLINICA SPECIALE: Rua João Falarz, 1750 Fones: 3373 2029 / 96796578 - E-mail: mayarasouza.psi @gmail.com

Dra. Eliane Lima de Sousa - Coordenadorade Estética da Clínica São João Batista

Conheça asvantagens do Botox A Toxina Botulínica

Tipo A (Botox, prosig-ne dysport) é um pro-duto de origem bioló-gica, que foi obtida em1920 a partir da bacté-ria Clostridium botuli-num. Seu uso é parafins terapêuticos come-çou na área de oftal-mologia para correçãode estrabismo, hojeapresenta utilizaçãoem varias áreas da me-dicina incluindo a neu-rologia e estética. A To-

BELEZA DA MULHER

xina Botulínica é produ-zida nos Estados Unidose Europa , com contro-les rígidos de inspeçãoe certificação por orga-nismo credenciados,para que os médicos epacientes possam con-tar com um produto dealta segurança e mo-derna tecnologia.

A partir de 1988 aToxina Botulínica come-çou a ser utilizada emMedicina estética comindicação principal

Valorizando a mulher e suasconquistas, destacamos anossa colunista de beleza,

Dra. Eliane Lima de Souza daClínica São João Batista,

um dos nossos mais antigosparceiros do Jornal

para as rugas e marcasde expressão. Seu efei-to produz paralisiatemporária dos múscu-los da face provocandoatenuação das famosasrugas. O Botox tambémapresenta indicaçãoem hiper-hidrose ousuor excessivo.

Nossos amigos do PetShop TchucarramanyFabielle Goldensteine Jonatan Alves,grandes parceirosdo Jornal e apaixo-nados por cães, fazemum bom trabalho naregião.

Gente Nossa

Page 8: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br0 8Homenagem 0 9Homenagem

Poderosas, competentes e sensíveis, as mulheres fazem sucesso no mundo e já conquistaram a região. Para elas, nossa homenagem sempre.

Simplesmente, Mulher! Destacamos a importância feminina em nossa sociedade.As mulheres mostram com seu trabalho e dedicação à família, que as conquistas

são possíveis quando buscamos um mundo melhor, com igualdade de oportunidades

Page 9: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br0 8Homenagem 0 9Homenagem

Poderosas, competentes e sensíveis, as mulheres fazem sucesso no mundo e já conquistaram a região. Para elas, nossa homenagem sempre.

Simplesmente, Mulher! Destacamos a importância feminina em nossa sociedade.As mulheres mostram com seu trabalho e dedicação à família, que as conquistas

são possíveis quando buscamos um mundo melhor, com igualdade de oportunidades

Page 10: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br10Amigo Animal

Com vasta experiên-cia no mercado, utili-zando de conhecimentocientifico e de muita ex-periência, temos resolvi-do os mais diversos tiposde problemas compor-tamentais, visando sem-pre uma melhor intera-ção dono e cão, tornan-do o cão mais tranquiloemocionalmente semperder suas carácteristi-cas naturais.

Atendemos todas asraças e portes, temosserviços de seleção de fi-lhotes, condicionamen-to para exposições,adestramento, educa-

Acessem nosso site:adestramentocuritiba.com.br

Acessem nosso blog:adestramentoalldogs.blogspot.comE-mail: [email protected]: 9672-8431 - Fábio Peratz

ADESTRAMENTO ALL DOG'S.

Eduque seu cão de maneira rápida e definitivaMais de mil cães educados em apenas uma aula.

MITOS SOBRE CASTRAÇÃO“A castração evita câncer na fêmea”

Verdadeiro. As fêmeas castradas antes de 1ano de idade, têm chance bastante reduzida dedesenvolver câncer de mama na fase adulta, secomparado às fêmeas não castradas. A possibili-dade de câncer de mama é praticamente zeroquando a castração ocorre antes do primeiro cio.A retirada do útero anula a chance de problemasuterinos bastante comuns em cadelas após os 6anos de idade, como a piometra.

“Deve-se castrar a fêmea após ela ter dado cria”Falso. Ao contrário do que alguns pensam, a

cadela não fica com problemas psicológicos pornão ter tido filhotes. Essa é uma característicahumana que não se aplica aos animais. Se consi-derarmos a prevenção de câncer em glândulasmamárias, ela será 100% eficaz, segundo estu-dos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é cas-trar o quanto antes.

Porque devemos castrar animais?(2ª parte - Fêmeas)

Estarei interferindo na natureza do animal?NÃO.Seu animal não tem escolha, segue apenas o

instinto. É dever do proprietário é intervir e pre-venir nascimentos indesejados. O animal serábeneficiado e não subtraído de algo.

É preciso vencer o preconceito, algo que éinerente aos humanos apenas, e pensarmos nacastração como um benefício para seu animal.

ção, guarda patrimoniale anti-sequestro.

Temos cães treinadosno Rio Grande do Sul,

Santa Catarina, Paraná,São Paulo, Rio de Janei-ro, Mato Grosso do Sul,Pernambuco e também

na Argentina e Uruguai.Carinho e atenção, a

melhor forma de educarseu cão.

Entrou em vigor oplano da Anatel e dasoperadoras de telefo-nia móvel para acabarcom a enxurrada de ce-lulares falsificados queinvadiram o Brasil. OSistema Integrado de

Celulares piratas serão desativados no paísGestão de Aparelhoscomeçou a rastrearaparelhos não homo-logados para coletar in-formações sobre suasatividades. A medidaafeta eletrônicos nãohomologados/certifica-

dos pela Anatel queusam chip e se conec-tam às redes móveisdas operadoras, inclu-indo tablets. A medidadeve atingir somenteos aparelhos falsifica-dos.

Mas tudo ainda éuma incerteza para osempresários. A maiorpossibilidade é que oreconhecimento acon-teça por meio do IMEI,número que identificacada aparelho e que é

captado pelas opera-doras - uma espécie deRG dos aparelhos.

Para evitar dores decabeça, a Anatel dispo-nibiliza link no sitewww. anatel.gov.br)aos consumidores para

que comprem os mo-delos que estão em diacom o órgão. Todos osaparelhos que recebe-ram o aval são identifi-cados com um selo naembalagem ou na ba-teria.

Page 11: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br11Educação

Valorizar a mulher, ohomem, a criança, o jo-vem, o idoso, outras etni-as, as diferenças físicas eculturais deve fazer parteda educação familiar eescolar. Desde pequenasas crianças precisamaprender a valorizar ooutro, a saber colocar-seno lugar das pessoas eentender que as atitudessobre os fatos da vidaadvém da história pesso-al da cada um.

No mês de março sem-pre há um enfoque maiorpara a valorização dasmulheres, relembrando oocorrido em 1857, quan-do operárias de uma fá-brica de tecidos, situadana cidade norte america-na de Nova Iorque, fizeramuma grande greve. Ocupa-ram a fábrica e começa-ram a reivindicar melho-res condições de traba-lho, tais como, reduçãona carga diária de traba-lho para dez horas (as fá-bricas exigiam 16 horasde trabalho diário), equi-paração de salários comos homens (as mulhereschegavam a receber atéum terço do salário de umhomem, para executar omesmo tipo de trabalho)e tratamento digno dentrodo ambiente de trabalho.A manifestação foi repri-

Depoimento de superaçãoda jovem Jamile

Pavoski dos Santos

Alongamento com a professora de educação física Roberta de Cássia Copi Super aula de zumba com o professor Marcelo Valim

A diretora da escola Sandra Regina, falou sobre a importânciada mulher ter esse momento pra si. As mulheres que estavam

presentes ganharam uma esmaltação gratuita

Elaine Esmanhoto, profissional de educação, na palestra“ O papel da mulher no século XXI” abordou os diferentes

papéis que a mulher exerce no seu dia-a-dia e sua importância

mida com total violência.As mulheres foram tran-cadas dentroda fábrica,que foi incendiada. Apro-ximadamente 130 tecelãsmorreram carbonizadas,num ato totalmente desu-mano. Não foi em vão.

Nesses últimos anos asmulheres conquistaramseu espaço na sociedadee a luta continua cada vezmais forte! A Escola Mu-nicipal Anna Hella nobairro Vista Alegre, quetem por programação ao

longo do ano letivo valo-rizar o papel da mulher econsiderando toda essahistória, no último dia10/março, prestou umabela homenagem comtoda comunidade escolar,num evento a noite. Pales-

tra: “O papel da mulher noséculo XXI” com a profis-sional de educação Elai-ne Esmanhoto, abordan-do os diferentes papéisque a mulher exerce noseu di-a-dia, a história ea importância desse dia

dedicado as mulheres, aimportância da espiritu-alidade e de como as mu-lheres exercem um papelprimordial na vida dos fi-lhos em relação a esse as-pecto, partindo do tripé:Fé, força e família.

Evento valoriza a mulher na Escola Municipal Anna Hella

O deputado estadualNey Leprevost prestigiouno Bosque São Cristóvãoem Santa Felicidade, oGABAON, evento de car-naval promovido pelaRenovação Carismáticade Curitiba há 25 anos.

Uma festa que reu-niu mais de 5 mil jovensque após a missa, can-tavam e dançavam lou-vando a Jesus.

Na oportunidade,Ney Leprevost recebeudos organizadores Andrée Edson (foto) o agrade-cimentos pela iniciativade criar a lei que incluio GABAON no calendáriooficial do Paraná.

Carismáticos agradecem Ney Leprevost

André organizador do GABAON 2014, Ney com seu filhoPedro e Edson, coordenador da Renovação em Curitiba

"O GABAON aproximaos jovens da mensagemcristã, além de atrair vi-sitante de todo estadopara Curitiba num perío-do em que a cidade ficamuito tranquila", afirmouNey.

O evento deste anoteve como atração o Pre-gador Marcio Mendesda Comunidade CançãoNova, outro destaque foio lançamento do CD deDanielle Quirino uma jo-vem de grande talento quedeu seus primeiros pas-sos na música católicaparticipando em um reti-ro realizado aqui no Cam-po Comprido. O deputado Ney Le-

prevost, líder da FrenteEstadual da Saúde e Ci-dadania, recebeu em seugabinete a presidente daRede Feminina de Com-bate ao Câncer, WalkyriaGaertner Boz, acompa-nhada da ex-presidenteda entidade, Janice Gas-taldon. A Rede conta com

Rede de Combate ao câncerfortalece a parceria

O deputado estadualNey Leprevost, líder daFrente da Saúde e Cida-dania, recebeu em seugabinete, a visita da pre-sidente do Instituto deTransplante de MedulaÓssea/Associação AlírioPfiffer, Bettina Murádas,acompanhada da geren-te administrativa da en-tidade Ericléia Freire e orepresentante da Associ-ação Mara Lígia Cercal,Leonardo Baggio. Naoportunidade, Bettinaparabenizou o deputadopelo seu trabalho na As-sembleia Legislativa doParaná, principalmente

"Ney Leprevost é nosso grande parceiro está sempreliderando as lutas pela saúde", afirmou Walkyria (à direita),na foto com Janice e o deputado da saúde na Assembleia

mais de 400 voluntá-rias que ajudam dediversas formas oHospital Erasto Gaer-tner em Curitiba. Na vi-sita, Walkyria e Janiceconvidaram o deputadopara os eventos em co-memoração aos 60anos da Rede Femininade Combate ao Câncer.

Foto

: Ass.

de Im

pren

sa

Apoio ao Instituto de Transplante de Medula Ósseana área da saúde. Apro-veitou a visita para pediratenção do deputado namanutenção da nova casade apoio do InstitutoTMO/Associação AlírioPfiffer em parceria com aAssociação Mara Lígia Cer-cal, de auxílio aos trans-plantados de medula ós-sea. "Esta instituição têmum papel fundamental noapoio, assistência e aten-ção aos pacientes que re-alizaram transplantes demedula óssea. Vou lutarjunto aos órgãos compe-tentes e mobilizar amigospara manter e apoiar aentidade", afirmou Ney.

Deputado Ney Leprevost, empresário Leonardo Baggio,Ericléia Freire e a presidente do Instituto TMO, Bettina Murádas

Foto

: Ass.

de Im

pren

saFo

to: A

ss. de

Impr

ensa

Page 12: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br12Em Destaque

Informe Publicitário

Um momento im-portante na ParóquiaSão José em Santa Fe-licidade, nal celebra-ção da Missa de Açãode Graças e despedi-

Padre haitiano se despede e emociona fieis

da do padre Gustot Lu-cien que segue de re-torno ao Haiti, sua ter-ra natal, para a missãode evangelização.

Foi um momento

de muita emoção, prin-cipalmente quando pa-dre Gustot agradeceuaos que trabalharam econviveram com elenestes últimos seis

anos. Também foi aocasião de acolhida aoPadre Agler que assu-me o trabalho na paró-quia e na Pastoral doMigrante.

Comunidade italiana de Santa Felicidadese emocionou na despedida do Padre Gustot Lucien

O vereador Aldemir Manfron, com sua esposa Mariase despediu do amigo padre Gustot que volta para o Haiti

O vereador Alde-mir Manfron que atuanesta região foi elei-to presidente da Co-missão de Participa-ção Legislativa para2014, que conta comJorge Bernardi, JairoMarcelino, Dirceu Mo-reira e Tico Kuzma. Naocasião, Manfron des-tacou: "Quero agrade-cer o apoio dos cole-gas e a equipe técnicado Legislativo, pelaconfiança". Na pri-

Manfron é escolhido novo presidente da Comissãode Participação Legislativa da Câmara Municipal

Vereadores elegeram Aldemir Manfron (centro), presidente da Comissão de Participação Legislativa

Foto:

And

erso

n Toz

ato/C

MC)

meira reunião, Man-fron entregou a JorgeBernardi o projeto doCentro Acadêmico HugoSimas, que pede a insti-tuição, em Curitiba, do

passe livre para estu-dantes e desemprega-dos, além de criar o Fun-do Municipal de Mobili-dade Urbana. O centroacadêmico representa

estudantes de Direitona Universidade Fede-ral do Paraná, também"assinou" proposiçãoda Frente de Luta peloTransporte Coletivo.

A obra de melhoria no trânsito vai benefi-ciar os moradores que transitam próximo a ViaVêneto.

O ofício da SETRAN atendendo a solicita-ção do vereador para a implantação de tra-vessia elevada na Via Vêneto com a Rua ZenBertapelle, defronte ao Fórum. Criticada pormuitos, a lombada eletrônica que existia nes-se local impedia o fluxo do trânsito, com asubstituição por uma travessia elevada espe-ramos que essa situação melhore.

Manfron destacou: "Agradeço a SETRANporque além de atender meu pedido, tam-bém melhorou a sinalização na região".

Aldemir Manfron agradeceSETRAN que atende pedido

para implantação de lombada

Através de cinco pe-didos de informações oVereador Aldemir Man-fron cobrou da Prefeitu-ra de Curitiba o porquêque obras constantesdo orçamento municipalgeradas através de suasemendas orçamentári-as aprovadas não foramexecutadas. Os assuntosconstam dos protocolos062.0094.2014 - ondeManfron pede informa-ções sobre porque nãofoi realizado o asfalta-mento da Travessa An-tonio Strapasson, da RuaHilário vale; já o proto-colo 062.00109.2014 -pede informações sobrea não revitalização daRua João Todeschini;também o protocolo062.00110.2014 - pedeinformações sobre por-que não foi feito o as-

Vereador Manfron pede explicaçõesda Prefeitura sobre obras não realizadas

neto, no final da Rua Ed-son C. Matesich no Jar-dim Ipê e na Rua Ange-lo Massignam no bairroButiatuvinha.

Explica Manfron quenão teve outra atitudeporque a população lo-cal tem cobrado pesadodo Vereador sobre es-tas obras prometidasque tinham recursoespecifico no orça-mento e estes eleito-res querem saber dadestinação deste re-curso, pois se a obranão saiu onde poderáter sido aplicado o va-lor... Manfron diz queaguardará os prazos le-gais das referidas res-postas e quando foremrespondidas passare-mos a comunidade aresposta da Prefeiturade cada caso...

faltamento das RuasLindolfo Pasquale, RuaJosé Peruci e Rua The-ophilo Benato; novopedido de informações

foi feito pelo protocolo062.00111.2014 - ondepede informações sobreporque não foi feito o as-faltamento da das Ruas

João Natal Slompo, RuaBertholdo Buchholtz,Rua Antonio Escorsin(final da rua) e Rua He-lena Betecek e o pro-

tocolo 062.00113.2014- Pede informações so-bre a não implantaçãode Academias ao Ar Li-vre na Praça da Via Ve-

RUA JOÃO TODESCHINI PRECISA SER REVITALIZADA RUA THEOPHILO BENATO AGUARDA PELO ASFALTAMENTO

RUA HELENA BETECEK AGUARDA ASFALTO JÁ PRAÇA SAN MARCO AINDA NÃO RECEBEU ACADEMIA AO AR LIVRE

Page 13: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br13Giro Local

Na Chácara São Francisco em CampoLargo uma confraternização dos padrese seminaristas da ordem Servo dos Po-bres que atua na Paróquia São José Tra-balhador no Campina do Siqueira. PadreHélio e Padre Carlos que esteve com suamãe, foram recepcionados pela casal Dei-se e Altair Gomes os filhos e o anfitriãoDinarte Wisnievski. Foi um dia abençoa-do com muita alegria, boa comida, diver-são na piscina e no rio os padres curti-ram até o caiaque. Vejam as fotos.

Encontro na Chácara São Francisco

Padre Carlos e Padre Hélio não resistiram aos encantos naturais da Chácara e testaram suas habilidades no caiaqueDinarte, Pe. Hélio, Gomes, Pe. Carlos e Deise

Ao término do dia de confraternização, uma foto para registrar e eternizar este momento especial junto à natureza

Aniversário badalado no Colonial

Nossos amigos Ri-cardo e Jô Wisnievskicomemoram juntos

Érika Camila e sua família no Colonial Dinarte, esposa Vânia e amiga Jaqueline Jefferson, Edson e Dinarte, na festa animada

com amigos e familia-res o aniversário de 15anos de sua filha Érika

Camila na ChurrascariaColonial.

Homenagens, mú-

sica, boa comida emuita gente bonitamarcou o evento. Nos-

so colunista Dinarteesteve lá, e desta vezconvidou o editor Ed-

son Pires. Parabénsaos amigos Ricardo eJô pela bonita festa.

EdinhoFogosOs amigos Jô, Ricar-

do, Dinarte, Nildo eMurilo, no encontro doMossunguê, na loja Edi-nho Fogos e Pipas, es-pecializada no assuntoe recanto dos apaixo-nados por balão.

Page 14: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br14Geral

NO TÚNEL DO TEMPO: A história do nosso bairro e nossa gente

Em 1977 no bairrode Campo Comprido,Dorival Alves Cordeiro,também conhecidocomo "Italiano" e "Ca-reca", assumiu um dosmais tradicionais pon-tos comerciais do bair-ro para torná-lo umdos bares mais famosoda região, e ainda lem-brado por muitos, oBar e Mercearia Cam-po Comprido mais co-nhecido como "Bar doItaliano".

Descendente da fa-mília Strapasson, o "Ita-liano" viveu boa parteda sua vida no bairro,contribuindo, influenci-ando e abrindo as por-tas para o comércio daregião, sendo um dospioneiros com um pos-to para a revenda degás, fabricação dos fa-mosos dolés e de distri-buição dos sorvetes Ge-lato (que mais tardetornou-se Kibon) etambém a servir fran-go assado aos domin-gos, nunca esquecendode renovar a atividadeprincipal do happy-hour disponibilizando

Quem lembra do Bar Campo Comprido ou Bar do Italiano?

mesas de pebolim, sinu-ca (que renderam algunscampeonatos na época),e a moderna máquina defliperama. Apaixonadopor carros uma da mar-cas carimbada do Italia-no que o fazia muito co-nhecido, era o seu carro,o Opala SS amarelo comfaixas pretas, que sem-pre foi um sucesso comos moradores, principal-mente com os mais jo-vens.

Em 1985 em socieda-de com seu irmão Saul

nascia a Montreal Auto-Peças uma das primeirasauto-peças do bairro, eque mais tarde transfor-mou- se na Distribuidorade bebidas Campo Com-prido.

Em 1992 o bar mu-dou de e endereço rea-briu perto da antiga So-ciedade Campo Compri-do até encerrar em defi-nitivo suas atividades em1998. Hoje, no antigoprédio onde funcionava obar do "Italiano", funci-ona a Gráfica Bizinelli.

O "Italiano" faleceuem 2006, mas a memó-ria dele ainda perma-nece viva, na lembran-ça dos antigos fregue-ses, e vizinhos que sem-pre tem uma históriaguardada de uma situ-ação vivida em umasdas grandes épocas donosso bairro.Artigo enviado pelos filhosDaniel, Gabriel e Janete aesposa do Italiano DorivalAlves Cordeiro que entrapara a história do bairroneste Túnel do Tempo.

Prédio da Família Plombom, onde era o Bar Campo Comprido, cujo dono era o Italiano (no detalhe)e onde foi aberta a primeira distribuidora de gás da região. Hoje abriga a Gráfica Bizinelli

Italiano e freguesia após a tempestadeque arrancou vários cedros da região

Reinauguração em 1992

Italiano e Janete (mais tarde sua esposa)e seu famoso carro

Interior do primeiro endereço

Se você, morador tem fotos antigas e histórias sobre o bairro, podemos publicarnesta coluna. História preservada é história registrada. Envie seu material para

[email protected] ou em nossa redação: Rua Prof. João Falarz, 1737.

COMPORTAMENTOLothar G. Jaehnert - Professor

de Educação Física aposentado

O traidor de Cristo chamava-se Iscariotes (Ju-das), a malhação acontecia no Sábado de aleluia,na sexta montavam-se bonecos feitos de calça, pa-letó ou Uma camisa de mangas longas, meias e lu-vas imitando os pés e as mãos, tudo forrado comsepilho, papel picado ou capim e uma cabeça paraparecer um boneco, tudo bem costuradinho e pron-to! Amarrava-se o boneco num poste com uma pla-ca identificando o nome de um politico presa nopescoço e esta figura iria ser malhada como Judas.

Este boneco ficava pendurado até por volta dasonze horas do sábado, quando crianças se reuniamcom pedaços de pau com pregos nas pontas, amar-ravam uma corda no pescoço do boneco e o arras-tavam pela rua gritando (vamos malhar o Judas),outras crianças correndo atrás surrando o bonecoaté ele se desfazer, tocavam fogo no que sobrou,ainda gritando (traidor) de Cristo. Isto era tradiçãofolclórica se prolonga até hoje, mas quase extinta.

DOMINGO DA PÁSCOAA ressureição de Jesus Cristo é a mais importan-

te festa cristã (a Páscoa) e ela com certeza traz aalegria em nossos corações, ela é a união mais sóli-da dos familiares, portanto vamos celebrar.

Páscoa é renascimento e por isso aproveitamospara uma nova vida.

Um desejo especial de feliz Páscoa a todos comamor e alegria.

Malhação de Judase Domingo da Páscoa

Page 15: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br15Oportunidades

Locação de TrajesFemininos para Festas

COSTURAS E REFORMAS

3285-8015 - R. Pr. João Pereira, 99B

VAGAS: Açougueiro, balco-nista de açougue, Padeiro, Au-xiliar de Padeiroe Balconistade Padaria.Operador de Cai-xa, Fiscal de Caixa, Reposi-tor, Auxiliar de Serviços Ge-rais . Contratamos com ousem experiência.

REQUISITOS: Maiores de 18anos e disponibilidade de ho-rário. Venha fazer parte danossa equipe, compareça noRh com documentos. Entrevis-tas de segunda à sexta das 8hàs 17h.

Agende pelo telefone3373-8259 - ramal 205

[email protected]

Vendo terreno Butiatuvinha. 445m². Condomínio fechado, Tra-tar: 9231 5611 ou 3372 6579Alugo Loja Gabineto. Telefone:9167 9333. Falar com Mário.Montador 9865 7940 Marcos.1234567890123456789123456789012345678912345678901234567891234567890123456789123456789012345678912345678901234567891234567890123456789

Alugo Loja Rua José Lopa-cinski, 39 - esquina comJoão Falarz - Com Eduardo -3373-0179 / 9167-9333.

Vendo Gol 2001, aceito terrenoou lote. Valor: R$ 9.000 - Fone:(41) 3245-6703Floricultura Flores e Arranjos -Fone: 3077-4500Carretos e Fretes Gerson - Fone:9601-5673

CLASSIFICADOSVende-se Fiorino Furgão Brancoano 90 - documento atrasadoe reparo na lataria. Valor:1.500,00 reais. Aceito propos-ta de moto baixada. Contato:Ludiney: 9686-6163 ou Fernan-da: 9757-0429.Vendo Chácara em Almirante Ta-mandaré á 14 Km do Jardim Pi-nheiros. Com 32.000 m². Valor:80.000,00. Aceito proposta. Tra-tar: 3285-3067 / 9641-4003 c/JuarezVendo Colchão semi-novo de ca-sal.R$ 250,00 - Armário balcão 3 por-tas branco.R$ 250,00 - Mesa deescritório usada. R$ 50,00 - F:3649-2505/ 9879-1828 c/ Franklin

Venha Trabalhar no Super Michel

Para quem deseja umaoportunidade de trabalhoesta é sua grande chance.

Page 16: Atos&fotos marco2014

Curitiba - Março - 2014

www.atosefotos.com.br16Aconteceu

Mais de 700 fiéis reu-nidos no Orleans para oúltimo dia do encontrodenominado "Cerco deJericó". A festa católicade Fé e devoção ao San-tíssimo Sacramento foiuma campanha de setesemanas. Na celebraçãoda missa presidida peloReitor padre FranciscoFabris que destacou aimportância de Deus emnossas vidas e o poder daoração.

O Cerco de Jericó noSantuário Nossa Senhorado Equilíbrio foi dirigidopelo Diácono Lázaro Mi-randa e Comunidade Ca-tólica Santa Cruz , nasnoites de quinta feira. Ainspiração desta devoçãoencontra-se na Bíblia nocapitulo seis do livro deJosué. Nos dias de hoje o

Alfeu Grochovski, natural de TeixeiraSoares (PR), casado com Luzia, pai de doisfilhos e em breve será avô. Trabalhou du-rante muitos anos na Rede FerroviáriaFederal e foi voluntário na Paróquia Anjoda Guarda, em Almirante Tamandaré,atuando sempre nas comissões do CAEPe CPP. Sua experiência o levou a traba-lhar no Centro de Pastoral da Mitra daArquidiocese e foi transferido para o San-tuário Nossa Senhora de Lourdes em ou-tubro. Muito simpático e prestativo, osparoquianos já estão se acostumandocom sua atuação nas funções administra-tivas ao lado do pároco.

Novo colaboradorno Santuário

Oração, Fé no Cerco de Jericó

cristão católico se colo-ca diante de Jesus noSantíssimo Sacramento econfiante no poder daoração, pede que Elederrube as muralhas ebarreiras que nos impe-dem de tomar posse deuma vida tranqüila e sau-dável. Longe dos malesque afligem o ser huma-no. Uma das participan-tes afirmou "Já faz tem-

po que venho rezar aquitoda quinta-feira, desdeque comecei a minhavida melhorou, durmobem, enfrento as dificul-dades com mais disposi-ção porque tenho certe-za que Deus está comi-go". Os encontros de ora-ção no santuário NossaSenhora do Equilíbrioacontecem toda quintafeira inicio às 19h30.

Diácono Lázaro Miranda conduziu a adoração