4
ESCOLA NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE MÁQUINAS MARÍTIMAS 3º Ano do Curso de Engenharia de Máquinas Marítimas 1º TESTE DE AUTOMAÇÃO (M323) Data – 17.05.2006 Duração - 2.5 horas 1ª PARTE (8 val.) 1. Simplifique algebricamente a função lógica c b a c b a c b a c b a S . . . . . . . . + + + = , e represente o respectivo esquema pneumático em simbologia ISO-CETOP 1219. (Nota: a e b são botoneiras pneumáticas 5/2 com retorno por mola). (1.0 val.) 2. Considere o circuito pneumático representado na Fig.1. Deste modo, responda às seguintes questões: Fig.1 a) Descreva o modo de funcionamento deste circuito. Caracterize os respectivos componentes. (1.0 val.) b) Represente o esquema análogo eléctrico em simbologia CEI. Comente. (1.0 val.) 3. Considere o circuito hidráulico representado na Fig.2. Deste modo, responda às seguintes questões: a) Quando a válvula estranguladora de caudal estiver ajustada no valor mínimo de abertura (min), qual é o sentido do caudal de óleo no circuito (0.25 val.) b) Quando a válvula estranguladora de caudal estiver na posição 1 e a válvula 4/3 for accionada para a posição “a”, diga o que acontece ao cilindro. (0.25 val.) c) Se o cilindro estiver a deslocar-se e colocar a válvula estranguladora na posição “2”, o que acontece? (0.25 val.) d) Diga qual a função da válvula A no circuito. (0.25 val.) e) Descreva sucintamente o funcionamento do circuito. Dê um exemplo de aplicação prática. (1.0 val.) 1

aut_1t_2006

Embed Size (px)

DESCRIPTION

aula teorica

Citation preview

ESCOLA NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE MÁQUINAS MARÍTIMAS

3º Ano do Curso de Engenharia de Máquinas Marítimas

1º TESTE DE AUTOMAÇÃO (M323)

Data – 17.05.2006 Duração - 2.5 horas

1ª PARTE (8 val.)

1. Simplifique algebricamente a função lógica cbacbacbacbaS ........ +++= , e represente o respectivo esquema pneumático em simbologia ISO-CETOP 1219. (Nota: a e b são botoneiras pneumáticas 5/2 com retorno por mola). (1.0 val.)

2. Considere o circuito pneumático representado na Fig.1. Deste modo, responda às seguintes questões:

Fig.1

a) Descreva o modo de funcionamento deste circuito. Caracterize os respectivos componentes. (1.0 val.) b) Represente o esquema análogo eléctrico em simbologia CEI. Comente. (1.0 val.)

3. Considere o circuito hidráulico representado na Fig.2. Deste modo, responda às seguintes questões: a) Quando a válvula estranguladora de caudal estiver ajustada no valor mínimo de abertura (min), qual é o

sentido do caudal de óleo no circuito (0.25 val.) b) Quando a válvula estranguladora de caudal estiver na posição 1 e a válvula 4/3 for accionada para a

posição “a”, diga o que acontece ao cilindro. (0.25 val.) c) Se o cilindro estiver a deslocar-se e colocar a válvula estranguladora na posição “2”, o que acontece? (0.25

val.) d) Diga qual a função da válvula A no circuito. (0.25 val.) e) Descreva sucintamente o funcionamento do circuito. Dê um exemplo de aplicação prática. (1.0 val.)

1

A

Fig.2

4. Considere o circuito de arranque, paragem e inversão de marcha de um motor eléctrico de corrente contínua

(Vcc=± 24 V). Deste modo, responda às seguintes questões:

a) Represente o esquema de comando eléctrico em simbologia CEI. Considere a montagem de encravamentos eléctricos no circuito, de modo a evitar que, com o motor a funcionar num sentido, o operador possa inadvertidamente accionar a botoneira de inversão de marcha. (1.5 val.)

b) Altere o circuito anterior de modo a que, quando accionar a botoneira de paragem (para qualquer um dos sentidos de rotação), o motor só irá parar após ter decorrido uma temporização de T segundos. (0.50 val.)

5. A Fig.3 representa um esquema eléctrico de alarme. Descreva sucintamente o modo de funcionamento do circuito eléctrico. (Nota: O circuito entra em funcionamento quando, ao ocorrer uma falha, for actuado o contacto 13-14). (1.0 val.)

Fig.3

2

2ª PARTE I (3 val.)

Considere o sistema de alarme de nível de um tanque (Fig.4). O sistema é composto pelos seguintes elementos de detecção do tipo lógico:

1) Sensor de nível baixo - 2 m (s1) 2) Sensor de nível alto – 3 m (s2) 3) Sensor de caudal na conduta A (f1) 4) Sensor de caudal na conduta B (f2)

f1 f2 A B

s2

s1B

st

L

B

Fig.4

Neste sistema, a lâmpada de alarme L deve funcionar sempre que se verifiquem as seguintes situações:

i) O sensor s1 estiver em nível baixo e nem f1 nem f2 estiverem a nível alto; ii) O sensor s2 estiver em nível alto e f1 ou f2 ou ambos estiverem em nível alto.

A buzina de alarme B deve funcionar sempre que:

i) O nível no tanque estiver abaixo de 2m; ii) O nível no tanque estiver acima de 3 m.

Deste modo responda às seguintes questões: a) Determine por dedução lógica as equações de comando da lâmpada de alarme (L) e da buzina (B), relativa a

este sistema. Justifique. (NOTA: Caso não consiga resolver o problema da forma pretendida, poderá utilizar o método que achar mais conveniente). (2.0 val.)

b) Represente o esquema electrónico de comando de L e B em simbologia MIL (NOTA: utilize apenas elementos lógicos NOR). (1.0 val.)

II (4 val.)

Considere um circuito de protecção e alarme de uma instalação de gás inerte de um navio-tanque, conforme representado na Fig.5. Este circuito possui como elementos de medida dois sensores de concentração de oxigénio (s1 e s2) e de temperatura do gás inerte (t1 e t2). Os sensores de O2 (O) e de temperatura (T) estão ajustados da seguinte forma:

s1 %O2 < 4 % (Estado lógico 0) ; %O2 ≥ 4 % (Estado lógico 1) s2 %O2 < 8 % (Estado lógico 0) ; %O2 ≥ 8 % (Estado lógico 1) t1 T < 20 ºC (Estado lógico 0) ; T ≥ 20 ºC (Estado lógico 1) t2 T < 30 ºC (Estado lógico 0) ; T ≥ 30 ºC (Estado lógico 1)

Considere que o sistema deve funcionar normalmente dentro da gama de %O2 [4 ; 8] e de temperatura [20 ; 30] (ºC). Deste modo, quando qualquer uma das variáveis de O2 e de temperatura (O, T) sair fora da gama indicada, deve fazer parar o ventilador de gás inerte (V). Por outro lado, sempre que ambas as variáveis (O, T) saírem fora da zona normal de funcionamento, deve tocar uma buzina B no painel de alarme. Deste modo, responda às seguintes questões: a) Represente a Tabela de Verdade relativa a este sistema. Justifique as opções que escolher para as funções de

saída V e B. (2.0 val.) b) Represente os mapas de Karnaugh e determine as funções lógicas de V e B. (1.0 val.) c) Represente as funções lógicas de V e B com tecnologia eléctrica (simbologia CEI). (1.0 val.)

3

Fig.5

III (5 val.)

Num posto para embutir peças em duas fases, existem 3 cilindros pneumáticos de duplo efeito, conforme representado na Fig.6. Os cilindros realizam as seguintes operações:

i) Cilindro A: Aperto da peça; ii) Cilindro B: Posicionamento dos cunhos a utilizar; iii) Cilindro C: Operação de cunhagem da peça (2 tipos de cunhos);

Os cilindros são controlados por valvulas 5/2 com duplo comando pneumático. O processo inicia-se através do operador que actua numa botoneira de “start”, desde que exista peça para ser embutida. O processo prossegue automaticamente até que a peça seja retirada e colocada uma nova pelo operador. (NOTA: Por razões de segurança, a operação de desaperto da peça só deve ser realizada após terem sido concluídas as operações de cunhagem).

Fig. 6 Pretende-se que:

a) Diga qual o ciclo mais adequado ao processo de fabrico. Justifique. (0.5 val.) b) Diga se o ciclo é combinatório ou sequencial. Justifique detalhadamente. (0.5 val.) c) Represente o diagrama correspondente à aplicação do método gráfico. Identifique as diversas partes do

diagrama. (2.0 val.) d) Determine as equações de comando. Diga quais os sensores que pode considerar como activos e passivos.

Justifique. (1.0 val.) e) Represente o esquema de comando pneumático em simbologia ISO-CETOP 1219. (1.0 val.)

SCRUBBER

DEMISTER CONTROLADOR

VÁLVULA REGULADORA

ANALISADOR O2

V

DECK SEAL

4