20
7

Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

7

Page 2: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

Competição IME e ITA

NOTIME 2

Clique na foto abaixo e assista ao vídeo sobre essa competição.

O General Prado apresentou as boas-vindas aos Atletas, que vivenciaram os ideais esportivos em todas as competições.

O "Torneio Asa Dentada" é uma competição desportiva promovida por iniciativa do “Grêmio Ricardo Franco” (GRIFO) e da “Associação Atlética Acadêmica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica”; com o respectivo apoio institucional do IME e do ITA. As duas palavras escolhidas para batizar o evento simbolizam essas mesmas Instituições.

A participação dos Alunos civis e militares

é voluntária, sendo que a adesão é expressiva em ambas as Escolas.

O "2º Torneio Asa Dentada", realizado nos dias 11 a 13 de maio, nas instalações do IME e da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o empenho e a vibração dos participantes, que se desdobraram para defender suas equipes, em busca dos melhores resultados.

Entre as modalidades disputadas estão

natação, basquete, xadrez e futebol de robôs. O IME sagrou-se campeão deste ano, conquistando 105 pontos, contra 80 da Equipe adversária.

Desde a primeira edição, realizada em 2017, em São José dos Campos (SP), fica evidente que, independente do resultado, o importante é a integração e o congraçamento entre os futuros Engenheiros, que, muito em breve, farão a diferença nos destinos da Nação.

Aos Alunos do IME e do ITA, os parabéns

pela destacada demonstração de disciplina e de vibração durante as competições.

Page 3: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

IME: a Casa do ITA

NOTIME 3

A origem do ITA está diretamente associada à história do IME. Abaixo, segue um trecho da obra Um Breve Histórico do IME, escrita pelo Coronel QEM Luiz Castelliano de Lucena, que apresenta informações a respeito:

“O Curso de Engenheiro Aeronáutico,

autorizado pelo Aviso Ministerial de 14 de janeiro de 1939, para começar em março de 1939, pertencia à ESCOLA TÉCNICA DO EXÉRCITO (EsTE), iniciando com o Curso de Preparação, até que fosse criada uma “ESCOLA TÉCNICA DE AVIAÇÃO”, que no futuro veio a se constituir no INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

. O Curso de Engenheiro Aeronáutico funcionou até 23 de janeiro de 1950, com a colação de grau de três Engenheiros Aeronáuticos, na EsTE.

Em 14 de março de 1950, o Exame para o

Curso de Preparação de Engenheiro Aeronáutico passou, da ESCOLA TÉCNICA DO EXÉRCITO – berço histórico do INSTITUTO TÉCNICO DE AERONÁUTICA (ITA) – para se realizar em São José dos Campos - São Paulo, por já se encontrarem as obras da nova escola em adiantado estágio de construção.

Leia o histórico completo do IME

Page 4: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

NOTIME 4

19 de Abril – Dia do Exército Brasileiro

A formatura em comemoração ao "Dia do

Exército" reuniu integrantes do IME e da

Escola de Comando e Estado-Maior do

Exército (ECEME).

O General de Divisão Prado,

Comandante do IME, e o General de

Brigada Diehl, Comandante da ECEME,

foram as mais altas autoridades presentes e

procederam à entrega de medalhas aos

militares agraciados.

Continência à Bandeira Nacional

O Dia do Exército, celebrado em 19 de

abril, rememora a primeira Batalha dos

Guararapes, travada em Pernambuco, há

370 anos. Considerado um marco na luta

contra as invasões holandesas, esse feito

histórico marcou o início da formação do

Exército Brasileiro.

Em comemoração à Semana do Exército, um ato cívico foi

realizado no Monumento do Cristo Redentor, que recebeu

uma iluminação especial em verde-oliva, a cor do Exército.

Bandeira Nacional e o Estandarte do Exército

Page 5: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

NOTIME 5

19 de Abril – Dia do Exército Brasileiro

Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército.

Os Comandantes do IME e o da ECEME realizaram a entrega de medalhas a seus subordinados.

IME e ECEME perfilados em homenagem ao Exército. Leia a Ordem do Dia.

Page 6: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

Cooperação AMAN - IME

NOTIME 6

Celebração do convênio institucional.

Treinamento Militar na AMAN.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) são Escolas Militares responsáveis pela formação dos futuros Oficiais do Exército Brasileiro. Além de instituições seculares e de excelência, possuem raízes comuns, desempenhando papel prepon- derante na formação e na consolidação da nacionalidade brasileira.

Em vista dos tradicionais laços históricos

e das necessidades acadêmicas, foi firmado um compromisso institucional, no sentido de promover maior intercâmbio entre esses dois Estabelecimentos de Ensino.

O General de Divisão Prado,

Comandante do IME, e o General de Brigada Costa Neves, Comandante da AMAN, subscreveram um instrumento de Cooperação, que formaliza e intensifica a já existente parceria. Dessa forma, as instituições contribuirão reciprocamente com suas expertises singulares, no sentido de complementar e garantir as melhores condições de aprendizagem, tanto na formação militar, quanto nas demandas acadêmicas de seus discentes.

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) criou um portal sobre Segurança Pública e temas afins: é o "Observatório Militar da Praia Vermelha".

Conheça as obras oferecidas pela Biblioteca do Exército (BIBLIEx), nas áreas de C&T&I, história militar, e assuntos úteis

à cultura profissional.

O projeto do sítio eletrônico foi desenvolvido por um Engenheiro Militar e um Aluno do IME. Clique aqui para consultar o conteúdo.

Veja o resultado dessa importante iniciativa:

O treinamento militar dos Alunos do 1º ano do IME realizado na AMAN, nessa mesma ocasião, ratifica a importância dessa iniciativa.

Page 7: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

NOTIME +20 Muitas Histórias para contar

NOTIME 7

O IME está presente nas redes sociais O IME está presente nas redes sociais

Visite a página oficial do IME

Mensagens de leitores Referentes à edição passada

“Grato!! Parabéns pelo trabalho. Saudações.” Gen Div Moraes – Vice-Chefe EPDI, do DCT. “Agradeço a remessa do último NOTIME no qual consta a foto da última turma da EsTE, na qual me formei. Excelente conteúdo, ótima apresentação. Saudações.” Gen Bda Schendel. “Senhores da Seção de Comunicação Social do IME, aprecio o envio do NOTIME (Noticiário do IME). Cordialmente,” Gen Bda RAÚL RICARDO MATTIUZZI - Eng Mil graduado na EST (Exército Argentino) e no IME. “Informativo interessante e de leitura agradável.” Gen Div Retumba. “Grato pela gentileza.” Gen Div Agenor. “Excelente! Parabéns! Orgulho IMEnso! Cel Tales Eduardo Areco Villela – Ch Gab de Planejamento e Gestão, do DCT.

Há mais de 20 anos, o NOTIME (Noticiário do IME) é o veículo de comunicação institucional, utilizado para divulgar notícias de interesse geral, revelando uma trajetória de muitas vitórias e conquistas.

Todas as edições do NOTIME estão disponíveis na

página eletrônica do IME, sendo que os primeiros são classificados como Históricos. Para acessá-los, basta clicar aqui ou na figura ao lado.

Page 8: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

NOTIME 8

Os Alunos do IME trabalham em equipe para otimizar os resultados e cumprir a missão.

Pontes para o Conhecimento

Num primeiro momento, pode até parecer uma “brincadeira”, mas essa é a "I Competição de Pontes de Palitos", coordenada pelo Major Aderson.

Alunos do IME utilizam conhecimentos de Engenharia para projetar, construir e testar estruturas capazes de superar a dos demais concorrentes. Essa atividade permitiu uma experiência diferente, repleta de desafios e de ensinamentos.

Além disso, considerando os resultados atingidos, cada equipe fez um relatório, onde apresentou as fragilidades e as oportunidades de melhoria de cada projeto.

Inspirada na experiência grandes instituições como a Universidade de Linköping, da Suécia, substitui-se a simples atividade de pesquisa realizada pelos Alunos do 2º ano por uma disciplina motivacional que coloca o Aluno em contato com a Engenharia logo no começo do curso.

Por isso, a disciplina Projeto de

Engenharia I tem por objetivo preparar os futuros Engenheiros para sua inserção nos diferentes ambientes profissionais, sejam civis ou militares, fornecendo as ferramentas para desenvolver e organizar projetos de forma eficiente.

Na primeira etapa da atividade, utilizou-se o

método conhecido como PBL, sigla em inglês que significa “Aprendizagem Baseada em Problemas”. Nessa etapa, a turma foi dividida em 6 grupos, com o desafio de resolver problemas em equipe.

Na etapa seguinte, foram desenvolvidas

atividades especiais, visando aplicar a teoria de Gestão de Projetos na prática. A Ten Cel Leila, Professora do IME, tratou da orientação quanto à apresentação escrita de trabalhos científicos e de relatórios de projetos.

A Professora Carla Soares, da FGV,

ministrou uma palestra sobre o tema “Como realizar boas apresentações”, abordando diversas técnicas de comunicação oral na defesa de ideias, relatórios e projetos.

A Competição de Pontes de Palitos foi o coroamento da disciplina e exercitou a capacidade individual e coletiva no planejamento e na solução de problemas, considerando as limitações de recursos e de tempo.

Os Alunos precisaram definir o modelo de

ponte, buscar fornecedores, dividir tarefas, coordenar as ações, e conduzir os trabalhos seguindo o respectivo plano de projeto, baseado nas melhores práticas de Gestão de Projetos. Antes da competição, algumas equipes fizeram mais de 10 pontes para garantir o melhor resultado.

O resultado superou todas as expectativas! Os Alunos demostraram muito entusiasmo e vibração, evidenciado no vídeo que bateu um recorde, com mais de 350 mil visualizações nas mídias sociais.

Metodologia para Vencer Barreiras

Page 9: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

NOTIME 9

Orgulho e emoção na Formatura de Entrada dos Novos Alunos.

Livro de Honra do IME

O Livro de Honra do IME tem a finalidade de registrar as palavras de incentivo de autoridades em visita ao Instituto. Iniciado em 1991, durante o Comando do General Álvaro, ilustres personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, consignaram suas impressões sobre a Casa do Engenheiro Militar.

Para compartilhar esse

patrimônio que já integra a história institucional, foi elaborado um vídeo especial, retratando detalhes interes-santes dessa coleção.

Ao lado, seguem as palavras do General de Exército Zenildo, que em 1992, na qualidade de Ministro do Exército, destacou a importância do IME, por ocasião das comemorações dos 200 Anos do Ensino de Engenharia no Brasil.

Acesse a íntegra do Livro de

Honra, clicando aqui ou na figura ao lado.

[email protected] www.rmct.ime.eb.br

(21) 2546-7118

Page 10: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

Visita de Cadetes dos EUA

NOTIME 10

Essa experiência promove uma importante integração.

O IME recebeu a visita de uma delegação de Cadetes do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC), da Universidade de Michigan. Essa atividade faz parte do “Programa de Entendimento Cultural e Proeficiência Linguística” dos EUA, por intermédio do qual várias Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro (EB) são visitadas.

O ROTC, que pode ser comparado ao sistema dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do EB, foi criado em 1916 e existe para as quatro Forças Singulares americanas, tendo formado mais de meio milhão de Oficiais.

Atualmente, conta com cerca de 270 universidades sedes do programa, sendo o ROTC a principal porta de entrada para a carreira militar naquela Nação Amiga. Cerca de 60% dos Tenentes e 40% dos Oficiais Generais da ativa são oriundos do programa, incluindo o atual Comandante do Exército dos EUA.

Visita a laboratórios para conhecer alguns dos projetos desenvolvidos por Alunos e Professores do IME.

Page 11: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

As Crianças são o futuro da Nação.

NOTIME 11

O Ministério da Defesa (MD) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram o Almanaque “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa”. O cartunista e empresário Maurício de Sousa participou da cerimônia, realizada no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília.

Essa publicação será um importante instrumento de divulgação das Forças Armadas, junto às escolas e nas ações cívico-sociais.

A Indústria de Defesa é estratégica para a soberania nacional, sendo que a Engenharia Militar é peça fundamental nesse cenário.

Leia a matéria completa.

Page 12: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

12 NOTIME

Para saber mais, leia o histórico completo do IME...

Memória Fotográfica Retrato da primeira Turma graduada sob a nova denominação

Em 1959, houve a fusão entre a Escola Técnica do Exército (EsTE) e o Instituto Militar de Tecnologia (IMT), surgindo a atual denominação de Instituto Militar de Engenharia (IME). A Turma General Alípio di Primio, de 1960, foi a primeira graduada sob essa nova denominação.

O Instituto Militar de Tecnologia (IMT) foi

criado em 08 de abril de 1949, sob a influência da Missão Norte-americana, funcionando nas dependências da então EsTE. Ele era responsável pelos programas de estudo, de pesquisa e de controle de materiais para a indústria.

Page 13: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

NOTIME 13

Sorriso de Mãe é inesquecível.

Por isso, conviver diariamente com esses sorrisos é uma alegria constante, além de ser

um precioso estímulo na superação dos desafios cotidianos.

Novo vídeo institucional do IME

IME Notícias 20 Observatório Militar da Praia Vermelha

Homenagem ao Dia das Mães

Page 14: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

14

Visite a página oficial do IME

O IME está presente nas redes sociais

NOTIME

O navegador Amyr Klink conversou com os futuros Engenheiros Militares e compartilhou sua inspiradora trajetória de vida. Falou sobre sua determinação em vencer seus próprios medos, por meio da disciplina, do estudo e do trabalho em equipe. Seu interesse pelo remo e pela construção de barcos o fez navegar por mares nunca antes imaginados.

Valendo-se do conhecimento náutico e dos ventos favoráveis, ele realizou inúmeras viagens, entre elas, a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul (1983) e uma circum-navegação polar (1997), utilizando uma difícil rota, com mais de 14 mil milhas, que durou 88 dias.

Em outra experiência, por vontade própria e planejada, permaneceu isolado, no veleiro por ele mesmo construído, sofrendo os rigores do continente antártico. Por mais de 12 meses, imobilizado pelas infindáveis geleiras e nevascas, enfrentou as dificuldades decorrentes da solidão e da falta de recursos, o que apenas fortaleceu sua vontade em superar as limitações passageiras.

Em sua exposição, Amyr Klink comprovou a importância de manter o foco no objetivo e o brilho nos olhos a cada partida em direção a um novo destino, que deve agregar um algo mais na permanente construção do "próprio eu".

Parabéns aos integrantes da Equipe.

Alunos do IME em Alto Mar

Para garantir a energia necessária, é fundamental desenvolver e manter valores que dinheiro algum pode comprar.

Nesse sentido, a vida de Amyr Klink se assemelha a de um verdadeiro Soldado, que não mediu e não mede esforços no fiel cumprimento de sua missão. Por isso, ele é um grande exemplo às novas gerações.

O Comandante do IME agradeceu o ilustre palestrante.

No período de 18 a 22 de junho, foi realizado o RoboCup 2018. A cidade de Montreal, no Canadá, recebeu equipes de 35 países, acompanhadas por mais de 5.000 robôs. O objetivo dessa competição é incentivar jovens estudantes a desenvolver e inovar nos âmbitos da Ciência e da Tecnologia.

A Equipe dos Alunos do IME conquistou o 2° lugar

no futebol de robôs. Por isso, durante a visita ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), em Brasília, o General de Divisão Prado aproveitou a oportunidade para cumprimentar os Alunos Nicolas Oliveira e João Carvalho, do 4° ano e integrantes da Equipe vencedora, destacando que eles representaram não só o Instituto, mas o Brasil como um todo.

Vitória na Competição Internacional de Robôs

Page 15: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

15 NOTIME

Reitores na Argentina

O Chefe do Estado-Maior do Exército Argentino, General de Exército Diego Luis Suñer, enviou ao Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Villas Boas, o convite para o "Encontro de Reitores das Faculdades de Engenharia Militar Ibero-América", realizado naquele pais. O Professor Luiz Paulo Brandão, Decano do IME, foi designado para representar a Instituição nesse importante evento.

Escolas Militares de Engenharia de dez países, entre eles, Chile, México, Equador, Uruguai e Estados Unidos, participaram do encontro, que teve por objetivos:

Para materializar a amizade entre os participantes, foi

realizada uma troca de experiências e de

brindes institucionais.

VIII Foro Internacional de Gestores de Educação em Engenharia

O IME, a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e a Associação Ibero-americana de Instituições de Ensino de Engenharia (ASIBEI) promoveram o "VIII Foro Internacional de Gestores de Educação em Engenharia".

O IME foi a sede desse importante evento, que teve como tema central a "Inovação na Organização dos Cursos de Engenharia".

aprofundar o conhecimento sobre as diferentes áreas da Engenharia Militar; promover a troca de ideias e experiências; fomentar a cooperação tecnológica entre as Escolas; além de renovar e firmar convênios que possam promover o intercâmbio tanto para alunos, quanto para os docentes; e, ainda, gerar projetos acadêmicos relacionados à Defesa.

Em sua exposição sobre a experiência acadêmica do IME, o Professor Luiz Paulo destacou a metodologia institucional de ensino, os cursos de graduação e de pós-graduação e suas respectivas linhas de pesquisa.

Foi uma oportunidade para o aprimo-ramento das práticas, em benefício da constante melhoria do ensino da Engenharia.

Page 16: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

16 NOTIME

Sorrindo para o Futuro

Alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) participaram de uma palestra sobre os cursos do IME e sobre a carreira de Engenheiro Militar.

O General Pradoaaaaaaaaaa.

Como anfitrião, o Comandante do IME lidera a recepção.

O evento ocorreu durante a “Feira de Profissões do CMRJ”. A descontração ao final da palestra demonstra que o IME foi aprovado pela galera!...

Visita do Exército de Angola

Apresentar as conquistas e os desafios institucionais às

comitivas nacionais e estrangeiras permite renovar os esforços na construção de um

IME cada vez melhor.

Page 17: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

17 NOTIME

Energia: renovar é preciso

O desenvolvimento humano está intimamente associado à energia. Nos primórdios dos tempos, o homem utilizou a sua própria força física para dominar o ambiente e garantir a sobrevivência. A fabricação das primeiras ferramentas rudimentares e a descoberta do fogo e da roda abriram um mundo de possibilidades, que mudaram o curso da história.

Ao longo do tempo, as energias provenientes de

fontes naturais, como a solar, a eólica e a hidráulica, foram utilizadas de forma intuitiva na preservação de alimentos, nos transportes e na movimentação de máquinas.

Hoje, mais do que nunca, é impossível viver sem

energia. Tudo depende dela, desde o relógio de pulso, passando pelo celular, os eletrodomésticos, chegando à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.

Diversas são as fontes de energias. No entanto, há

décadas, o petróleo ocupa posição de liderança na matriz energética mundial. Para reduzir essa dependência de combustíveis fósseis, o Brasil investiu em soluções alternativas, como o biodiesel e o etanol, que foram desenvolvidos nas décadas de 1970 e 1980, com a participação de pesquisadores do IME.

Tecnologia em permanente evolução, buscando a maior eficiência.

O futuro do planeta depende das soluções do presente.

Conheça mais sobre a Associação dos ex-Alunos do

Instituto Militar de Engenharia

Comparando dados de 2016, 43,5% da energia utilizada no Brasil é renovável, enquanto a média mundial é de 14,1%. Ainda assim, no país, a dependência do petróleo e derivados gira em torno de 36,5% (fonte: Empresa de Pesquisa Energética).

Para minimizar esse quadro, as diferentes

especialidades de Engenharia, como Elétrica, Eletrônica, Nuclear, Química, Materiais, se unem num grande esforço para gerar alternativas práticas, econômicas e sustentáveis. Soluções baseadas nas energias solar, eólica, da biomassa e das marés se apresentam como alternativas renováveis e alinhadas com a preservação ecológica.

É interessante notar que a humanidade retorna

aos primórdios dos tempos, ao utilizar as fontes naturais. Mas agora, com ajuda da Engenharia e valendo-se do conhecimento acumulado, terá condições de fazer toda a diferença para garantir o futuro não só do planeta Terra, mas também da própria humanidade.

Grandes desafios no Século XXI

Page 18: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

18 NOTIME

O Coronel Henrique Rego Monteiro da Hora, da Arma de Artilharia (1944) e Engenheiro Militar de Fortificação e Construção (IME 1954), encaminhou duas matérias, retratando suas experiências na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e depois como Engenheiro Militar. A primeira segue abaixo e a outra encontra-se na página seguinte:

Torre de Nerone

“Importantíssima posição da FEB. Eram escombros

de uma pequena e antiga fortificação italiana que servia de observatório geral para a Divisão e como observatório avançado da Artilharia. Acesso dificílimo, muito escarpado e sujeito aos tiros de armas portáteis (providas de lunetas) dos alemães, que se encontravam a pequena distância.

O acesso só podia ser feito à noite; havia um contingente de alpinistas italianos que conheciam bem o local e serviam de guia para a subida muito íngreme (cerca de 400 metros). Em torno da “Torre” estava instalado um pelotão de infantaria (em abrigos improvisados e “Fox-Holes”) para defendê-la. No interior da “Torre” (escombros) havia um abrigo escavado no seu subsolo, com cerca de quatro metros quadrados de área e um metro e meio de altura.

Causos de Engenheiros Militares

Em Set 1945, ao retornar ao Brasil.

A “Torre” recebia, em várias oportunidades, tiros diretos disparados por tanques alemães, equipados com canhões de 88 mm, com grande velocidade de tiro (o tiro chegava antes do som do disparo). O local da “Torre” era quase totalmente circundado por terreno escarpado, à exceção de uma pequena trilha que conduzia à zona alemã; nesta trilha ainda se encontravam os cadáveres de quatro alemães (inclusive um oficial), mortos nos entreveros anteriores.”

Nas paredes dos escombros foram feitas seteiras para possibilitar a observação. O aprovisionamento do pessoal da “Torre” era feito pelos citados alpinistas e com muita dificuldade (ração fria, água com parcimônia, etc.).

Na ocasião em que ocupei a “Torre”, era 2º Tenente de Artilharia (Turma de Janeiro de 1944, da Escola Militar de Realengo) pertencia ao 4º Grupo de Artilharia da FEB (155mm). Isso ocorreu em 30 de janeiro de 1945; era observador avançado do meu Grupo e lá permaneci por sete dias.

A guarnição do interior da “Torre” (7 pessoas) dormia e descansava nesse abrigo. A temperatura oscilava em torno de 15°C negativos e o terreno estava completamente coberto pela neve.

Page 19: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

19 NOTIME

Foto recente do autor da matéria.

A outra matéria encaminhada pelo Coronel Henrique Rego Monteiro da Hora (IME 1954), retrata uma experiência inusitada:

IME em terras distantes

“Em 1956, um proprietário de terras, que sabia da iminente criação do IME, mandou afixar às margens da Rodovia Presidente Dutra, próximo à cidade de Pindamonhangaba, uma placa com os dizeres: “Futuras Instalações do IME”.

Naquela época, eu era Engenheiro de obras da 2ª Região Militar, em São Paulo, e supervisionava trabalhos no Vale do Paraíba, nas cidades de Lorena, Caçapava e Pindamonhangaba, tendo visto a tal placa.

A Diretoria de Obras do Exército me designou para estudar a oferta das terras para doação e apresentar um parecer.

Em contato com o "gentil" proprietário, identifiquei a exata localização e extensão das terras. O terreno era de má qualidade, pois era baixo e alagadiço, apresentando-se como um pântano, numa cota muito inferior à da pista da Via Dutra.

Esse mesmo proprietário possuía uma grande extensão de terra, de melhor qualidade e localização, em área contígua à doada.

Procurei mais informações sobre a real situação junto à comunidade local e ao Comandante do 2º Batalhão de Engenharia (Pindamonhangaba - SP) e descobri que o doador considerava que a área doada seria insuficiente para instalar o IME e que, posteriormente, o Exército teria que adquirir maior área de sua propriedade, evidentemente por preço vantajoso para ele.

Fiz o meu relatório à Diretoria de Obras, com parecer desfavorável, em vista do alto preço da construção e da necessidade futura de aumento da área a um preço desvantajoso. A Diretoria mandou outro Engenheiro para avaliar o meu relatório, que foi aceitou sem restrições. Assim, o Exército não aceitou a doação e o IME permaneceu no Rio de Janeiro.

Anos mais tarde, eu estava na cantina do IME (2º andar), fazendo um lanche e um Capitão aluno contava ser de Pindamonhangaba e tinha visto a tal placa, o que me fez lembrar de toda essa história.

Esboço, em corte, das terras a serem doadas:

Causos de Engenheiros Militares

Page 20: Competição IME e ITA · Exército (EsEFEx), comprovou o alto nível, o ... Alunos do IME integram a Guarda-Bandeira, que conduz o Pavilhão Nacional e o Estandarte do Exército

Gen Div Hildo Vieira PRADO Filho Comandante do IME

Cel QEM José RICARDO Gomes Matheus, Chefe da Seç Com Soc

Fotos: ST Benevides, 1º Sgt Vanderlei, Cb Barros, Sd J . César

Diagramação: 2º Ten Francilene

Projeto, texto e finalização: Ouvidoria

20 NOTIME

Expediente

Realização: Seção de Comunicação Social do IME

Praça General Tibúrcio, 80

Praia Vermelha – RJ – CEP 22.290-270

Tel. (21) 2546.7267 – [email protected]

O NOTIME, criado pelo então Cap Art Munir, em 1997, é

uma publicação trimestral, disponibilizada apenas na versão

eletrônica.

Saúde: cuidados permanentes

O Comando Militar do Leste (CML) lançou um guia com informações importantes sobre o Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED), de forma a orientar a Família Militar nos momentos de necessidade.

Para facilitar e agilizar a marcação de consultas no Hospital Central do Exército (HCE), foi criado um sistema de atendimento muito elogiado pelos usuários.

A Diretoria de Saúde do Exército também oferece

informações atualizadas de interesse geral.

188: esse Número pode Salvar Vidas

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um canal de comunicação aberto 24 horas todos os dias, com a finalidade de promover apoio emocional contra a depressão e prevenindo atentados contra a própria vida. Os atendimentos e as ligações são gratuitas, garantindo-se total sigilo e anonimato. Além do telefone, é possível o contato por chat ou por email.

Esse é um assunto muito sério e que interessa a todos. Nos últimos anos, aumentou a quantidade de jovens que se tornaram vítimas dessa ameaça velada. Por isso, o Exército Brasileiro desenvolveu o “Programa de Valorização da Vida”, trazendo orientações oportunas para impedir resultados irreversíveis.

Veja o vídeo abaixo sobre a realização de um

seminário a esse respeito: