2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº1501 Julho/2014 Cajazeiras Convivendo com dignidade e responsabi- lidade ambiental, no Semiárido Brasileiro Décio (Antônio Aldecir da Silva) e Gracinha (Maria das Graças Tavares) moram no Sítio Pai Felix, no município de Santa Helena, na Paraíba com seu filho, Farney Tavares da Silva, e seu cunhado, Luiz Vieira de Sousa, conhecido como Luizão. Essa família vem ao longo do tempo aprendendo a conviver com a seca no Semiárido Brasileiro, e bem, de forma consciente, com dignidade e responsabilidade ambiental. Produzem hortas, fruteiras, plantas medicinais e animais diversos, de forma agroecológica, fruto dos processos de Capacitações em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) e Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), promovidas pelas entidades que compõem a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Convivendo com dignidade e responsabilidade ambiental no Semiárido Brasileiro

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Seu Décio e Dona Gracinha moram no Sítio Pai Felix, no município de Santa Helena/PB com seu filho, Farney, e seu cunhado, Luizão. Essa família vem ao longo do tempo aprendendo a conviver com a seca no Semiárido Brasileiro, de forma consciente, com dignidade e responsabilidade ambiental. Maneja a agrobiodiversidade de forma agroecológica, fruto das capacitações em GRH e GAPA, promovidas pelas entidades que compõem a ASA.

Citation preview

Page 1: Convivendo com dignidade e responsabilidade ambiental no Semiárido Brasileiro

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº1501

Julho/2014

Cajazeiras

Convivendo com dignidade e responsabi-lidade ambiental, no Semiárido Brasileiro

Décio (Antônio Aldecir da Silva) e Gracinha (Maria das Graças Tavares) moram no Sítio Pai Felix, no município de Santa Helena, na Paraíba com seu filho, Farney Tavares da Silva, e seu cunhado, Luiz Vieira de Sousa, conhecido como Luizão. Essa família vem ao longo do tempo aprendendo a conviver com a seca no Semiárido Brasileiro, e bem, de forma consciente, com dignidade e responsabilidade ambiental. Produzem hortas, fruteiras, plantas medicinais e animais diversos, de forma agroecológica, fruto dos processos de Capacitações em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) e Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), promovidas pelas entidades que compõem a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Page 2: Convivendo com dignidade e responsabilidade ambiental no Semiárido Brasileiro

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas CAAASP - Articulação Semiárido Brasileiro – Paraíba

A agricultura familiar agroecológica e

sustentável é prática determinante da família conduzida pelo casal: Seu Décio e Dona Gracinha, que em seu quintal produtivo, cultivam hortaliças em canteiros suspensos, diversifican-do e qualificando o hábito alimentar, garantindo assim melhor saúde entre a família e também uma renda suplementar à atividade agrícola de-senvolvida por este arrimo de família.

Realização

Apoio

Além das hortas agroecológicas, a família produz aves que garantem ovos e carne sadia, cria vacas que produzem o leite e é beneficiado em queijo e manteiga, produz frutas diversas, como: mamão, banana, coco, goiaba, limão, laranja, acerola, cajú, manga, entre outras e ainda cultiva plantas medicinais em seu quintal. Disponibilizando-os alimentos de qualidades.

«A participação de Gracinha, minha esposa, no processo produtivo é de suma impor-tância na atividade camponesa, tão quanto, a colaboração do filho, que mesmo em processo de formação escolar, disponibiliza tempo para ajudar na atividade. Só assim a produção agroecológica é desempenhada no âmbito da agricultura familiar e sustentável em nossa região. É dessa forma que os conhecimentos são repassados de geração em geração e que se toma gosto no fazer e no saber de nosso povo sertanejo».

Visite nosso SITE: www.asabrasil.org.br e BLOG: http://caaasp.blogspot.com.br

Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano

Seu Décio, afirma da importância da corresponsabilidade familiar na atividade: