12
www.correiodovaledoriogrande.com.br Passos, Correio do Vale do Rio Grande, edição 20, de 20 a 26 de abril de 2013 Câmara quer mudar horário das sessões Nove vereadores de Passos querem mudar o horário de realização das sessões ordinárias. Hoje elas acontecem toda segunda-feira, a partir das 19h. Uma resolução da mesa começa tramitar alterando esse horário para as segundas-feiras, a partir das 13h, como já ocorria até 2002. O vereador José Roberto Bernardes é contra a mudança sem que antes seja realizada uma audiência pública para tratar do assunto. Outro vereador, que não teve seu nome divulgado, não se posicionou. A mudança, uma vez aprovada, começa valer a partir do dia 5 de agosto. O Correio do Vale do Rio Grande, foi às ruas e ouviu opiniões de lideranças comunitárias e da população sobre o assunto. Páginas 3 e 4 Vereador José Roberto se posiciona contra a mudança de horário, que Dentinho diz ter o apoio de outros oito vereadores Sindcom vai promover Bola e Viola Página 11 Registro Social: Câmara faz homenagens Página 8 Cantina Dona Bernadete ganha Kombi Página 6 Prefeito quer construir Cidade Administrativa Página 5 Relator da estadualização vem a Passos Página 7 Vereador quer criar Parque da Biquinha Página 4

CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

Embed Size (px)

DESCRIPTION

ediçÞao 20

Citation preview

Page 1: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

www.correiodovaledoriogrande.com.brPassos, Correio do Vale do Rio Grande, edição 20, de 20 a 26 de abril de 2013

Câmara quer mudar horário das sessões

Nove vereadores de Passos querem mudar o horário de realização das sessões ordinárias. Hoje elas acontecem toda segunda-feira, a partir das

19h. Uma resolução da mesa começa tramitar alterando esse horário para as segundas-feiras, a partir das 13h, como já ocorria até 2002. O vereador

José Roberto Bernardes é contra a mudança sem que antes seja realizada uma audiência pública para tratar do assunto. Outro vereador, que não

teve seu nome divulgado, não se posicionou. A mudança, uma vez aprovada, começa valer a partir do dia 5 de agosto. O Correio do

Vale do Rio Grande, foi às ruas e ouviu opiniões de lideranças comunitárias e da população sobre o assunto.

Páginas 3 e 4

Vereador José Roberto se posiciona contra a mudança de horário, que Dentinho diz ter o apoio de outros oito vereadores

Sindcom vai promover Bola e Viola

Página 11

Registro Social: Câmara faz homenagens

Página 8

Cantina Dona Bernadete ganha Kombi

Página 6

Prefeito quer construir Cidade Administrativa

Página 5

Relator da estadualização vem a Passos

Página 7

Vereador quer criar Parque da Biquinha

Página 4

Page 2: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Correio do Vale do Rio Grande (www.correiodovaledoriogrande.com.br) é uma publicação da Agência de Publicidade Silva & Mota. - CNPJ:15.170.527/0001-31 Endereço: Av. Júpiter, 845 – Jd Satélite Telefone: 035 3522-4138 - E-mail: [email protected] Diretora: Lilian Shorreyla - Arte Final: Diego Costa Diagramação: Larryane Mayla Tiragem: 2.000 - Gráfica: Spaço Jornal e Editora - Ribeirão Preto (SP)

ExpedienteCharge

Rolou na SemanaOpniãoMudança de

HorárioCarlos Alberto Alves

Os vereadores estão propondo a mudança de horário das sessões ordinárias. A voz solitária contra é do vereador José Roberto Bernardes. Ao contrário, a comunidade, através de seus líderes, presidente de associação e de sindicato, se opõe à mudança. Alguns admitem até que não estão habituados a participar das sessões, mas afirmam que se com as reuniões acontecendo à noite já é difícil acompanhar os debates, com o horário passando para o período da tarde fica quase impossível.A decisão de mudar

o horário não vai gerar polêmica, poucos participam mesmo das reuniões, mas os vereadores deviam chamar a comunidade para debater o assunto. Ouvir as associações e a sociedade civil organizada não ia fazer mal algum. Talvez descobrissem que o preço de deixar aberta a possibilidade de participação da comunidade é bem mais em conta do que economia que vai gerar luzes apagadas, funcionários sem horas extras, ausente de lanche e cafezinho à noite. E mais, se for para fugir de polêmicas, os vereadores vão descobrir que a comunidade quando sentir que precisa participar vai fazê-lo de um modo ou outro. As redes sociais estão aí para provar o que dizemos aqui.

Carlos Alberto Alves

Carta do Leitor

BR-146 – IO Deputado Federal Renato

Andrade recebeu o resultado de habilitação da concorrência nº 60/2013-06 realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), nesta quarta-feira, dia 17, publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o DNIT, o andamento do processo de licitação das obras da BR-146 teve 5 empresas inabilitadas entre as 13 inscritas no processo.

BR-146 - IIO parlamentar destacou o

bom andamento do processo que irá viabilizar o início da obra da BR-146 e também sobre as medidas adotadas para que esse projeto saia do papel. “ Estou me empenhando ao máximo para que esse projeto saia do papel e que esse sonho se torne realidade. Estamos avançando e logo veremos o início dessa obra, que trará muitos benefícios para a nossa região”.

MercadãoO Secretário de Indústria

Comercio e Turismo, José Eustáquio do Nascimento, Taquinho, trabalhava na tarde de sexta-feira para colocar o Mercadão em funcionamento. Articulava a ocupação e pensava num projeto para o uso do local, dentro de sua vocação natural, de ser um ponto para o fortalecimento da economia rural.

Olho Vivo INa próxima quinta-feira, dia

25 de abril, será realizada a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o município de Passos, que receberá câmeras de videomonitoramento da

Polícia Militar de Minas Gerais. Essa é a efetivação para a implantação do Programa Olho Vivo no município. A cerimônia de assinatura acontecerá às 12h no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Olho Vivo IIAo todo, serão 16 câmeras

de monitoramento instaladas nos principais pontos da cidade e de maior incidência de atos violentos, como na Avenida da Moda e locais do setor bancário. Essa é uma antiga reivindicação da sociedade passense. O deputado e secretário de estado Cássio Soares diz ter trabalhado muito para isso e o prefeito Ataíde Vilela, em recente reunião com prefeitos das cidades de polo de Minas, já sinalizara que assina o convêno.

Olho Vivo IIIDe acordo com Cássio

Soares, o Programa Olho Vivo é um dos instrumentos para retomar os dias de segurança na comunidade passensse. “Fico muito feliz em saber que nossos esforços estão gerando resultados. As nossas ações para a diminuição da violência na cidade estão sendo implantadas pelo Governo do Estado e tenho certeza de que em breve viveremos dias melhores, com baixos índices de criminalidade”, garante Cássio. Os assassinatos voltaram a recrusceder em Passos nos últimos dias.

Comtur IA nova diretoria do

Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Passos), eleita na última sexta-feira (12/4),

tem entre diversos projetos a meta de criar um fundo municipal do turismo, para arrecadar recursos destinados ao desenvolvimento do setor em Passos. A eleição do conselho aconteceu no anfiteatro da Casa da Cultura, sob a coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR) da Prefeitura de Passos.

Comtur IIUma das principais medidas

do conselho será criar meios para arrecadar os recursos financeiros necessários para executar os diversos projetos a serem elaborados. Dentre as medidas, Coimbra destaca a criação do fundo municipal do turismo. “Através desse fundo, o Comtur poderá arrecadar os recursos para desenvolver projetos e também, através da conta bancária desse fundo, receber o incentivo do ICMS-Turismo”, disse o assessor.

Comtur IIIO conselho é formado por

representantes do Município, órgãos e entidades da sociedade civil organizada. São as secretarias municipais da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel); Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR); Planejamento; Acip (Associação Comercial e Industrial de Passos); Sindicato dos Produtores Rurais de Passos; Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais); APDF (Associação Passense de Defesa do Folclore); Apicon (Associação Passense das Indústrias de Confecções); Associação Passense de Artesanato; e Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Passos.

Envie também suas dicas e sugestões para o email:correiodovaledoriogrande

@gmail.com

Estou muito satisfeito com a notícia de que Passos vai ter câmeras de monitoramento. Isso mostra para nós, população, que existem pessoas trabalhando para dias melhores. Vi o esforço que o Cassio está fazendo para isto e vi que o prefeito Ataíde Vilela está disposto a fazer a parte que compete a prefeitura e isso é muito bom. José Antonio da Silva -

Passos – MG

A expectativa minha cresceu muito com a notícia de que o governador Antonio Anastasia mandou para a Assembleia Legislativa de Minas o projeto de lei propondo a absorção da FESp pela UEMG. Ficou mais perto o sonho da universidade pública na nossa região. Interessante ver que lideranças de São Sebastião do Paraiso, que tinham uma fundação igual a daqui, não optaram na época em ser UEMG, mas agora já querem levar uma unidade para lá.

Joana Siqueira – Passos – MG

O deputado federal Renato Andrade merece nossos cumprimentos pelo trabalho que realizou em favor da BR-146. É motivo de muita alegria ver que uma estrada tão importante para a região vai ser, enfim, pavimentada, permitindo o tráfego e o escoamento da produção agrícola.

Roberto de Almeida Prado - Passos – MG

É um prazer ver chegar o fim de semana e poder pegar a edição do Correio do Vale do Rio Grande e acompanhar o que acontece com uma outra forma de ver as coisas. Vejo que o jornal não apela, mas também não foge ao debate quando isso se faz necessário. Parabéns à equipe.

Maila Silva Rocha -Passos - MG

Leitores do site Correio do Vale do Rio Grande, deixaram seus

comentários sobre o jornal e seguintes

matérias:

Page 3: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Câmara discute mudança de horário

Horário das sessões ordinárias da câmara de Passos pode passar para o período vespertino

A Câmara Municipal de Passos vai analisar projeto de Resolução da Mesa Diretora que propõe a mudança de horário de realização das sessões no período noturno para o diurno. O presidente do Legislativo, Luis Carlos do Souto Junior(PSDB), o Dentinho, afirma que o projeto nasceu de uma discussão com todos os vereadores. “Nove são favoráveis à mudança, um não se posicionou e tem um que é contra”, disse. O vereador que usou a tribuna se posicionando contra foi o vereador José Roberto Bernardes. Para Dentinho, as sessões diurnas vão significar boa economia para os cofres públicos – “hoje sete funcionários apoiam a realização das sessões noturnas”, diz – e também exigiria a presença dos vereadores durante o dia para cumprirem o seu dever de legislador.O vereador José Roberto

(PP) diz que o projeto deveria ser mais discutido com a comunidade. Ele lembra que

quando a mudança foi feita para o período noturno foram feitas “diversas consultas à comunidade” e só “após essas consultas a mudança aconteceu”.O vereador recordou que

a mudança para o horário da noite era para “facilitar o acesso do cidadão nesta casa”, reconheceu que a

participação é pequena. “Infelizmente a população ainda não tem o costume de vir a essa casa e participar dos processos e projetos nessa casa”, discursou.Apesar disso ele defendeu

que as reuniões continuem sendo à noite. “Queria sugerir ao presidente da casa que, antes de elaborar

o projeto de resolução, realizasse audiência pública com a comunidade e um debate entre nós vereadores, para que tenhamos uma opinião efetiva relativa a essa mudança”, afirmou.O vereador acredita que o

horário noturno ainda seja o mais adequado para que a comunidade possa participar.

“Mesmo não havendo participação efetiva, nem durante o dia ou a noite, o horário noturno oferece mais possibilidade para que a população participe”, discursou. Ele lembrou que a população trabalha de manhã e a noite e que a reunião fosse á noite, “diante de um projeto importante, polêmico, no horário noturno a possibilidade de participação é maior”, além disso, José Roberto destacou que as “cidades vizinhas, em sua maioria, têm sessões à noite”. Ele sugeriu aos outros vereadores que ouvissem seus eleitores sobre o assunto.O presidente da Câmara,

Luis Carlos Souto Junior, afirmou que “respeita a posição do senhor de ser contra a mudança de horário”, mas disse que o projeto “não foi uma iniciativa minha”, mas de pelo menos nove vereadores. “O projeto será votado” e haverá tempo para que todo se adequem ao novo horário que “deve vigorar a partir de 5 de agosto”, disse.

Page 4: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Vereador propõe criar Parque EcológicoO vereador Iran Parreira

(PMDB) ao fazer uso da Tribuna, demonstrou o projeto de criação do Parque Ecológico da Biquinha. Ela apresentou slides mostrando a situação da região da Biquinha. Afirmou que tinha ido até a prefeitura para pedir a elaboração do projeto “para a gente transformar aquele local em ponto de lazer para a nossa comunidade”, disse. O vereador também agradeceu a presença da assessoria do deputado federal Renato Andrade, que,

segundo ele, também se dispôs a transformar o projeto em realidade.O vereador relatou que a

Biquinha era um ponto de encontro da juventude e da garotada. “Eu mesmo, lá pelos anos 80, brinquei muito naquela região”, disse. Ele lamentou a situação de abandono atual. A Biquinha é formada por uma queda da água e várias minas acima dela, que formam um poço, próximo ao Clube da Santa Casa, ruas Candelária e Via Láctea. “Hoje o local está Região da biquinha está abandonada

tomado por mato, muito diferente da época em que frequentava a região”. Apesar disso é “uma área muito bonita” e que por isso deve ser preservada.Para o vereador, transformar

o local num Parque é o ideal para preservar as minas e oferecer à população um lugar bonito para o lazer e que “hoje é usado por pessoas que consomem drogas e sujam o local”, disse. A proposta será enca-

minhada à prefeitura e ao deputado Renato Andrade.

População repercute mudança de horário das sessões da Câmara Municipal

A mudança de horário das sessões da Câmara Municipal de Passos parece não haver provocado gran-de discordância entre os vereadores. Pensando nisto, a reportagem do Correio do Vale do Rio Grande foi às ruas ouvir também a população e algumas lideranças para saber a repercussão que essa alteração pode ter na comunidade.Para o presidente da União

das Associações de Bairros de Passos (UABP), José Eurípedes Ferreira, a mudança dificulta

ainda mais a participação nas sessões, “Ai que ninguém vai mesmo. Todos os presidentes trabalham. Esse horário realmente não dá”, comentou. Para Luiziano Medeiros, presidente da Associação de Moradores do bairro Belo Horizonte, “as reuniões à noite facilitam para todas as pessoas”. Apesar de mesmo no período noturno não poder frequentar ele finaliza, “não participo de todas as reuniões, mas sempre que tem algo de interesse da associação eu vou”.

Eurípedes ainda lembra, “todos nós (das associações) fazemos um trabalho voluntário. Mesmo a noite ás vezes não dá tempo, quando faço as reuniões tenho que pedir o meu chefe para sair mais cedo” terminou Eurípedes. Atualmente a UABP conta aproximadamente vinte e oito associações, porém apenas oito ainda se encontram em pleno funcionamento.“Mesmo não participando

das reuniões, acho que a noite seria melhor, pois a população trabalha à tarde,

a noite seria melhor para a população ir” comentou a do lar Marisa Lopes. O empresário Willian Oliveira

também dá a sua opinião, “esse horário ia excluir de vez a participação da população. É muito melhor divulgar mais as reuniões para que a população frequente, do que mudar o horário para tarde, e mais, sou a favor da reunião começar as 20h00, e não as 19h00”.Maria José, empresária,

afirma que “os vereadores estão certos em mudar

para o período da tarde. Não adiantou nada mudar o horário para noite pois o povo não vai mesmo. Pelo menos estão economizando dinheiro público”.O radialista Dirley Freitas diz,

“na atual conjuntura, tanto faz ser de noite ou à tarde que o povo não vai de qualquer jeito”. Já Rodrigo Castanho, jornalista, afirma que“ ficaria difícil para os que trabalham acompanhar essas sessões nesse horário (à tarde), isto faz com que a população fique sem participar”.

População avalia que mudança de horário das sessões do período da noite para tarde prejudica a participação das pessoas nas reuniões

Page 5: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Ataíde diz que busca recursos para construir Cidade Administrativa

No dia em que fez a prestação de contas dos cem primeiros dias de governo, dia 10 de abril, o prefeito Ataíde Vilela afirmou que quer construir a Cidade Administrativa. Ele disse que está trabalhando recursos para concretizar o projeto desse centro administrativo. “Existem recursos no governo federal para a modernização administrativa e nós estamos correndo atrás disso”, afirmou o prefeito. Ele destacou que já encarregou o núcleo de arquitetos para elaborar o projeto. Pelo exposto em resposta à pergunta feita por Marcelo Pioto, TV Independência, o prefeito abandonou a ideia de utilizar o local onde está sendo erguido o Restaurante Popular para abrigar secretarias. “Fiz um teste e percebi que a população quer o restaurante funcionando. Vamos trabalhar para isso e fazê-lo funcionar. Ainda não sei como, porque não há dinheiro para isso”, disse.Ataíde destacou que

nos cem primeiros dias de governo “já mostramos a que viemos”. Antes de aprofundar sobre o assunto da Cidade Administrativa, abordou o assunto relativo a operação tapa buracos. “Já

atingimos 70% do que era preciso fazer, mas o que vamos trabalhar agora é o recapeamento das principais ruas da cidade”, disse, informando que já apresentou projeto nesse sentido junto a órgãos do governo do Estado.Depois ele voltou ao tema

da Cidade Administrativa. “A sede atual da prefeitura é muita precária. As instalações são antigas, a rede elétrica é perigosa, é difícil o acesso para os portadores de necessidades especiais, então, surgiu a ideia, em cima dessa necessidade, de construir um centro administrativo”, relatou.Foi a partir daí que surgiu

a ideia de implementar o “Programa de Modernização da Administração Municipal, um dos mais arrojados dos últimos anos”, informou. Ele disse que “este será a menina dos olhos de nossa administração”.Para Ataíde a construção

dessa cidade vai melhorar muito a vida do contribuinte, porque o cidadão vai encontrar todos os serviços e secretarias em um só local. “Nós vamos fazer isso, com amplo estacionamento, economizar R$500 mil por

ano e dotar a cidade de uma sede administrativa da qual o povo de Passos vai ter orgulho”, disse.Ataíde informou que o

deputado federal Renato Andrade está cuidando, em Brasília, de buscar os recursos e de se informar quais os passos que devem ser dados para que o município obtenha os recursos. Há um programa federal, o PEMAT, que pode destinar até R$10 milhões para este fim. É para atender o que estabelece o Programa que o prefeito está trabalhando, junto com Renato Andrade. O local para a construção

da Cidade Administrativa ainda não foi definido. O Correio do Vale do Rio Grande apurou que existem pelo menos duas possibilidades. Uma estaria situada nas proximidades de onde hoje se situa a Cidade Judiciária. Outra área que poderá ser escolhida estaria na continuidade da Av. Expedicionários. A primeira teria a vantagem de ser uma área já desenvolvida, desenvolvimento que aconteceu em razão da iniciativa de concentrar no local os serviços de justiça. A desvantagem apontada por especialistas

é que a construção da Cidade Administrativa na região poderia provocar o esgarçamento da região. Para a região da Expedici-

onários a vantagem estaria exatamente em levar o desenvolvimento da cidade

para aquele lado, além de facilitar a construção de mais um trevo desembocando o trânsito para a capital mineira, Belo Horizonte. A desvantagem apontada é que está é uma área despovoada e de difícil acesso.

Ataíde Vilela prefeito municipal

A construção da Cidade Administrativa foi tema da

campanha eleitoral do ano passado. Ela foi colocada

em pauta pelo, então, pré candidato a prefeito José

Eustáquio do Nascimento, o Taquinho. Ele acreditava,

como diz agora, o prefeito Ataíde Vilela, que a atual

sede está ultrapassada e não comporta mais as

secretarias e os serviços públicos existentes. Taquinho,

que o titular da SICTUR, elogiou o prefeito pela

decisão de construir a Cidade Administrativa. “O Ataíde

mostra, com a decisão, que enxerga bem as coisas

e que é uma pessoa desenvolvimentista”, disse.

TEMA DE CAMPANHA

Page 6: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Deputado Zé Maia entrega veículo para Cantina Dona Bernadete

O deputado estadual Zé

Maia (PSDB) entregou nessa

quinta-feira (18 de abril) uma

perua Kombi zero km para

a Cantina Dona Bernadete.

O parlamentar atendeu ao

pedido do vereador Luis Carlos

do Souto Júnior (Dentinho/

PSDB). O veículo, no valor

de R$ 50.000, vai ser útil

para a instituição promover,

entre outros serviços, a

distribuição de cestas básicas.

Durante o dia, o deputado

Zé Maia percorreu outras

entidades assistenciais de

Passos, conhecendo projetos

e recebendo demandas.

A cerimônia de entrega

do veículo foi concorrida,

reunindo cerca de 150

pessoas, prestigiada por

grande número de dirigentes

de entidades filantrópicas,

pelo prefeito Ataíde Vilela

(PSDB), pelos vereadores

Dentinho, Hilton Silva (PSDB)

e Isabel Ribeiro (Belinha/

PP) e pelo ex-prefeito de

Delfinópolis, Zezé Martins.

A fundadora da Cantina,

Ana Bernadete Lemos,

agradeceu o deputado Zé

Maia e o vereador Dentinho

pela doação. Dentinho, ao

usar da palavra, disse que se

considera um voluntário da

Cantina, pois desde há muito

tempo sempre buscou ajudar

a entidade. Já o deputado

Zé Maia disse que exemplos

como o de dona Bernadete

salvam a humanidade.

Na avaliação da atual

presidente da instituição,

Rosária Grilo, quando o

poder público olha para a

entidade traz um sentimento

de amparo e sinaliza que

o trabalho está sendo

reconhecido. O vereador

Dentinho, presidente da

Câmara Municipal, destacou

sua satisfação de poder estar

ajudando grande número

de pessoas com o veículo,

explicando que a Kombi foi

conseguida por Zé Maia

através da Secretaria de

Governo e repassado para a

Prefeitura, que fez a doação

para a Cantina.

No período da tarde,

acompanhado por grande

comitiva, Zé Maia conheceu

todas as dependências do

Centro de Aprendizagem

Pró-Menor de Passos (Capp),

esteve no Educandário Senhor

Bom Jesus dos Passos, no

campo da Estação e no

Hospital Otto Krakauer.

Raio XA Cantina Dona Bernadete

existe há 40 anos. Foi

fundada por Bernadete

Lemos e é tocada por

voluntárias. Distribui mais de

100 cestas básicas todos

os meses e serve refeições

diárias para mais de 150

pessoas, além de leva-las as

pessoas acamadas, doentes

e idosos ou que não podem

se locomover.

Rosália Grilo – Presidente da “Cantina Dona Bernadete

“Essas pessoas precisam desse olhar. É gratificante para elas. É assim que a gente se sente quando o poder público olha para nós. A gente se

sente mais segura. Que bom que tenha alguém olhando para este trabalho que

está aqui há 40 anos.“

Luis Carlos Souto Junior – Dentinho, vereador e presidente da Câmara

“Deputado se o senhor puder atender esse pedido, pode fazer de olhos fechados, porque é uma

entidade muito importante para Passos (...) Naquele dia (da busca de apoio) o Zé Maia me disse: faça do meu gabinete o seu gabinete. As portas

estão abertas.“

Ataíde Vilela – Prefeito Municipal

“Dona Bernadete não apenas montou esse trabalho, mas formou uma equipe, fez alunas, que tocam o trabalho. Aqui, como bem disse a presidente, as pessoas recebem um olhar diferenciado, de acolhimento.“

Zé Maia – Deputado estadual

“Vocês são pessoas de bem, são pessoas como vocês que salvam a humanidade, porque elas é que mostram que o bem sempre vence.

Cabe a nós políticos ajudar e fortalecer entidades como essa.“

Dona Bernadete Lemos – Fundadora da Cantina

“Essa contribuição é muito grande, porque vai ajudar a distribuir 120 cestas básicas em toda a cidade, através dos 23 postos que existem. (...)Quero terminar dizendo uma frase: o bem que fizeres de volta receberás, vão sementes de alegrias e voltam

flores de paz.“

Waldemar Ribeiro – Ex-vereador

“Vivi 40 anos ao lado da dona Bernadete, apoiando o trabalho dela, que fundou a Cantina quando comecei minha carreira política. (....)Temos que valorizar pessoas como o Zé Maia. Esse é

político de verdade, porque faz o bem antes de pensar em votos. Políticos assim merecem ser valorizados.“

Deputado Zé Maia entrega kombi para Cantina Dona Bernadete

Entre aspas

Page 7: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Zé Maia assume compromisso de acelerar tramitação do projeto

de estadualização da FESPNa solenidade de entrega

da Kombi à Cantina Dona Bernadete, algumas pessoas do grupo denominado “Amigos da FESP”, estiveram presentes e conversaram com o deputado sobre o encaminhamento do projeto enviado pelo governador à Assembleia Legislativa propondo a estadualização de seis fundações, entre elas, a FESP de Passos. O próprio prefeito Ataíde em

sua fala abordou o assunto. Ele lembrou que conheceu o trabalho do deputado e de Narcio Rodrigues, deputado federal e secretário de Ciências Tecnologia e Ensino Superior por passar e frequentar o triângulo enquanto líder sindical, como dirigente do Sindefurnas. “Posso garantir a vocês que o triângulo era um antes do processo político em que surgiram Zé Maia e Nárcio e hoje outro muito melhor”, disse. Para o prefeito

é por isso que “é importante ter pessoas como o Zé Maia perto da gente”, afirmou.Para o prefeito “eles podem

ajudar no desenvolvimento e na pesquisa”. Ataíde disse que foi essa maneira de ver as coisas que fez com ele se envolvesse no projeto de estadualização da FESP. “Muita gente foi contra o processo, mas eu pelo menos nunca deixei de acreditar que tivéssemos aqui a nossa universidade pública, gratuita e com qualidade.” Segundo Vilela muitas pessoas cometeram o equívoco de “por estarem à frente da instituição naquele momento de que ela passe a ser uma propriedade particular.”O prefeito destacou o papel

que o deputado estadual Zé Maia vai cumprir no encaminhamento do projeto de lei. “É ele que vai relatar o orçamento destinando verba para a universidade”, disse.

O deputado também ouviu de Márcio Maia, ex-deputado constituinte mineiro que, em 1989, fez constar da Constituição mineira a criação da UEMG, no formato que ela começa se tornar realidade, com a encampação de fundações espalhadas por Minas Gerais, o pedido para que a tramitação da lei proposta pelo governador Antonio Anastasia possa ser agilizada.Zé Maia confirmou que

será o relator da matéria na ALMG e que vai “procurar dar a maior agilidade possível à tramitação do projeto”, inclusive criando instrumentos para que essa encampação “seja a mais ampla possível” e para que “tenhamos aqui uma universidade forte”, atendendo Passos e toda região. “Não tenho dúvida que isso (a estadualização) vai mudar a história da região”, concluiu.

“Amigos da FESP” foi formado para combater a intenção de Fábio Kallas em mudar o estatuto da FESP, principalmente nos artigos 23 e 38. Esses dois artigos garantem a presença do governador em duas situações importantes na vida da instituição. O artigo prevê que quem nomeia o conselho curador é o governador. Já o 38 atribui ao chefe do Estado de Minas a responsabilidade de assinar decreto aceitando ou não alterações do Estatuto. O Grupo desconfiava que isso poderia ser uma manobra para que os atuais dirigentes se fossem “eterniados” no poder, tornando-se, na prática, donos da instituição. Existem exemplos na região que apontam para essa realidade. Nas rodas de discussões citam sempre o exemplo de Alfenas, onde a fundação do mesmo modelo da FESP teria virado propriedade de uma família.A ação dos “Amigos da FESP” mobilizou a comunidade

e coletou mais de seis mil assinaturas contra a mudança do estatuto, que foram entregues aos secretários Danilo de Castro (de Governo) e Dep. Federal Nárcio Rodrigques (Ciências Tecnologia e Ensino Superior)

Quem é “Amigos da FESP”

Zé Maia relator do projeto FESP/UEMG

Page 8: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Registro Social

Homenagens na câmara de Passos têm reunião concorrida

Antônio Carlos da Silva Antonio dos Reis Andrade Flávio Ribeiro Campos Hélio de Jesus Rodrigues João Dimas Pereira

Reginaldo SantanaOrlando Martins SobrinhoMário Lauria JúniorJosé Maurício da S. MoraesJoão Guilherme F. Whitaker

Cerca de 400 pessoas prestigiaram a reunião espe-cial da Câmara Municipal de Passos na noite de 11 de abril (quinta-feira), quando 10 personalidades foram homenageadas. Oito delas receberam o título honorário de Cidadão Passense e duas foram condecoradas com a medalha do Mérito Legislativo.A cerimônia conduzida

pelo presidente da Câmara, vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho/PSDB), durou uma hora e 15 minutos. Não houve pronunciamentos – uma inovação – e no lugar deles o cerimonial leu a biografia de cada homenageado. Grande número de autoridades prestigiaram o evento.

Page 9: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

NAS BANCAS

Aprender é divertido...

BANCO 62

MIFSOPROALIAS

RACIOCINIOTROBALARATARAAG

INDICIAMENTOECOSONDE

SALILCALIEAPAEADAMSEAMAREMECSNAILREBUATPOCORRER

PALERMOOTRIAOTORAGDMOVEISAFÃ

DESALTOALTO

Iguarias comercia-lizadas empadarias

Integrantede umevento

O senhor,para os

escravos(Hist. BR)

Contudo;não

obstante

Projetopara exe-cução na

engenharia

Registroescrito de umareunião

IosefStálin,ditador

soviético

Sílaba de“entre”

A letrasagradapara osmaçons

Objeto dotemor naligofobia(Psic.)

Perda em umadisputa

esportiva

Membro,em inglês

Cuida dapessoa

com defi-ciência

Sufixo de“árborea”:relativo a

Ministérioque

organiza o ProUni

Hospeda-ria de

rodovia

(?) Costa,cantora

baiana de“Brasil”

Elementosda de-

coração da casa

Ósmio(símbolo)

Com ar de supe-rioridade(bras.)

Entusias-mo; ânsia

Capital daSicília,

na Itália

Lesma, em inglêsMolécula

energética(Bioquím.)

Denúnciapolicial

Reflexõessonoras

O naipedas flautas

(Mús.)Fundamen-to de jogos

como oquebra-cabeça

País natal do pilotoKimi Raikkonen (F1)

Primeira esposa de Jacó (Bíblia)

Criada de companhia

Cereal para alimen-tação animal muito

usado nos EUA

Othon Bas-tos, ator

Para maisadiante

Dotar de asas

Afiar(faca)

Acha en-graçadoRapaz;menino

SucederÓrgão daONU parao trabalho

Confusão(pop.)

Cane (?), raça de cão

FenômenooceânicoperiódicoPermite

Bryan (?),cantor

Diz-se aotelefone

Roxo-claro

Gravadorabritânica

Em quelugar?

Corretivodo solo

4/ioiô. 5/corso — snail. 6/member. 7/palermo. 11/de salto alto.

PassatempoHoróscopo

ÁRIESÁries vai passar por uma fase de forte atividade mental, pode fazer pesquisas e analisar o que for necessário com mais precisão já que estará muito atento a tudo.

TOUROEstará muito persuasivo e com o poder de comunicação em alta, fará passar a sua mensagem sem que seja mal interpretado. Bom período para assumir novas responsabilidades.

GÊMEOSGemeos terá necessidade de ter mais tempo para si, não estará satisfeito com o que tem no momento e vai querer envolver-se em novos projetos, a seu tempo tudo virá.

CÂNCERCâncer pode contar com muito movi-mento ao longo desta semana, terá necessidade de sentir-se útil, mas não deixe que os outros abusem da sua boa vontade.

Está entrando numa nova fase em que poderá usufruir de mais momentos de descanso, aproveite bem o tempo com a sua família e amigos e deixe as preocupações de lado.

LEÃO

Está passando por uma fase propícia para planejar sua vida pessoal e pensar nos seus objetivos, não em termos de sua carreira, mas em termos de deus desejos pessoais.

VIRGEM

Estará sob fortes influências esta semana, mas tem que ter calma. Não se deixe intimidar por algumas situações que possam causar ansiedade ou nervosismo.

LIBRA

Terá uma semana em que vai faltar a paciência em diversas ocasiões, mas convém ter calma. Tudo isso vai dever-se à falta de descanso, tente tirar alguns momentos para si.

ESCORPIÃO

Vai sentir-se provável mais disposto e muito confiante nas suas capacidades, expressando isso através de iniciativas arrojadas que não serão indiferentes para quem o rodeia.

SAGITÁRIO

Capricórnio está numa boa hora para fazer mudanças e melhorar as suas condições de vida, há que não temer novas situações a partir para o que é novo, terá sucesso.

CAPRICÓRNIO

Terá uma semana muito agitada, mas bastante positiva. Vai rever amizades antigas, aproveite esses momentos para relaxar e desligar-se um pouco da agitação do seu dia-a-dia.

AQUÁRIO

Peixes vai entrar num período favorável para começar novos projetos de vida, não perca tempo e aproveite os recursos disponíveis, já que estes não vão durar para sempre.

PEIXES

MODO DE PREPARO• Bata no liquidificador o milho, o requeijão, o creme de leite e a água • Refogue o creme do liquidificador com o frango desfiado, as azeitonas e o sal até ficar com uma textura espessa • Coloque o refogado numa assadeira, cubra com mussarela e espalhe a batata palha por cima • Leve ao forno até borbulhar • Sirva com arroz branco

INGREDIENTES• 1 lata de creme de leite • 1 lata de milho verde • 1 copo de

requeijão cremoso • 100 g de azeitona sem caroço • 2 peitos

de frango desfiado • 200 g de mussarela fatiada • 100 g de

batata palha • 1 xícara de água • 1 pitada de sal

Fricasse de FrangoReceitas

Page 10: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

SaúdeO transtorno bipolar é um

problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As “oscilações de humor” entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.

CausasO transtorno bipolar afeta

homens e mulheres igual-mente. O transtorno bipolar geralmente tem início entre os 15 e 25 anos. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais frequência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.

Tipos de transtornoTipo I apresentam pelo

menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Tipo II nunca apresentaram

episódios maníacos comple-tos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania. Esses episódios se alternam com episódios de depressão.Ciclotimia é uma forma

leve de transtorno bipolar envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

ExamesVários fatores estão

envolvidos no diagnóstico do transtorno bipolar. O médico pode usar todas ou algumas das opções abaixo:• Perguntar sobre seu

histórico médico familiar, se alguém na família tem ou já teve transtorno bipolar• Perguntar sobre suas

oscilações de humor recentes e há quanto tempo você apresenta esse tipo de alteração• Realizar um exame

completo para identificar doenças que podem estar causando os sintomas• Solicitar exames labora-

toriais para verificar a ocorrência de problemas na tireoide ou níveis toxicológicos• Conversar com os

familiares sobre o seu comportamento• Fazer um histórico

médico, incluindo todos os seus problemas médicos e os medicamentos usados• Observar seu comporta-

mento e humorObservação: o uso de

drogas pode causar alguns dos sintomas. Entretanto, isso não descarta o transtorno bipolar. O próprio abuso de drogas pode ser um sintoma do transtorno bipolar.

SintomasA fase maníaca pode

durar dias ou meses. Alguns possíveis sintomas são:• Distraise facilmente• Redução da necessidade

de sono• Capacidade de discerni-

mento diminuída• Pouco controle do

temperamento• Compulsão alimentar,

beber demais e/ou uso excessivo de drogas• Sexo com muitos

parceiros• Gastos excessivos• Atividade em excesso• Aumento de energia• Pensamentos acelerados

que se atropelam• Fala em excesso• Autoestima muito alta• Grande envolvimento em

atividades• Grande incomodação

A fase depressiva nos dois tipos de transtorno bipolar apresenta os seguintes sinto-mas:• Desânimo diário ou tristeza• Dificuldade de se concen-

trar, de lembrar ou de tomar decisões• Perda de peso e perda

de apetite• Comer excessivamente e

ganho de peso• Fadiga ou falta de energia• Sentir-se inútil, sem

esperança ou culpado• Perda de interesse nas

atividades que antes eram prazerosas• Baixa autoestima• Pensamentos sobre morte

e suicídio• Problemas para dormir

ou excesso de sono• Afastamento dos amigos

ou das atividades que antes eram prazerosasO risco de tentativas de

suicídio em pessoas com transtorno bipolar é grande. Os pacientes podem abusar do álcool ou de outras substâncias, piorando os sintomas e o risco de suicídio.

TratamentoOs períodos de depressão

e mania voltam a ocorrer na maioria dos pacientes, mesmo sob tratamento. Os principais objetivos do tratamento para transtorno bipolar são:• Evitar a alternância entre

as fases• Evitar a necessidade de

hospitalização• Ajudar o paciente a agir

da melhor maneira possível entre os episódios• Impedir comportamento

autodestrutivo e suicídio• Reduzir a gravidade e a

frequência dos episódiosO médico primeiramente

tenta descobrir quais são os possíveis desencadeadores do episódio de alteração de humor. Ele também pode investigar os problemas médicos ou emocionais que podem afetar o tratamento.Entre outros medicamentos

usados para tratar o transtorno bipolar estão:• Medicamentos antipsicó-

ticos e antiansiedade para problemas de humor• Remédios antidepressivos

podem ser administrados para tratar a depressão. As pessoas com transtorno bipolar têm mais chance de apresentar episódios maníacos ou hipomaníacos se tomarem antidepressivos. Por essa

razão, os antidepressivos só são receitados para as pessoas que também estão tomando um estabilizador de humor.A terapia eletroconvulsiva

(TEC) pode ser usada para tratar a fase maníaca ou depressiva de um transtorno bipolar caso não haja resposta aos medicamentos. A TEC usa uma corrente elétrica para causar uma breve convulsão enquanto o paciente está anestesiado. A TEC é o tratamento mais eficaz no caso das depressões que não são amenizadas com medicamentos.A estimulação magnética

transcraniana (EMT) utiliza pulsos magnéticos de alta frequência direcionados para as áreas afetadas do cérebro. É mais usada geralmente depois da TEC.O paciente que está no

meio de um episódio maníaco ou depressivo pode precisar ser hospitalizado até que seu humor seja estabilizado e seus comportamentos estejam sob controle.

Programas e terapiasOs tratamentos familiares

que combinam apoio e educação sobre o transtorno bipolar podem ajudar as famílias a lidar com a situação e reduzir as chances de os sintomas retornarem. Habilidades importantes:• Lidar com os sintomas

que se manifestam mesmo com o uso de medicamentos• Aprender a ter um estilo

de vida saudável com sono suficiente e a manter distância das drogas recreativas• Aprender a tomar os

medicamentos corretamente e a lidar com os efeitos colaterais• Aprender a reconhecer

o retorno dos sintomas e saber como reagir quando eles ocorrem• Os familiares e cuidadores

são muito importantes no tratamento do transtorno bipolar. Eles podem ajudar os pacientes a buscar serviços de apoio adequados e garantir que o paciente tome os medicamentos corretamente.• Um paciente com trans-

torno bipolar nem sempre consegue descrever o estado da doença para o médico. Os pacientes geralmente têm dificuldade para reconhecer seus próprios sintomas maníacos.• As variações de humor

no transtorno bipolar são imprevisíveis. Algumas vezes, é difícil saber se o paciente está respondendo ao tratamento ou saindo naturalmente de uma fase bipolar.

ExpectativasOs medicamentos estabiliza-

dores de humor podem ajudar a controlar os sintomas do transtorno bipolar. Entretanto, os pacientes geralmente precisam de ajuda e apoio para tomar os medicamentos corretamente e garantir que os episódios de mania e depressão sejam tratados o mais rápido possível.Algumas pessoas param de

tomar o medicamento assim que se sentem melhores ou porque a mania traz uma sensação boa. Parar de tomar o medicamento pode causar problemas sérios.O suicídio é um risco

real durante a mania e a depressão. Pessoas com transtorno bipolar que pensam ou falam sobre suicídio precisam de atendimento médico de emergência.

Complicações possíveisInterromper ou tomar incor-

retamente o medicamento pode fazer os sintomas do transtorno bipolar voltarem e causar as seguintes complicações:• Abuso de álcool e/ou

drogas• Problemas financeiros,

nas relações pessoais e profissionais• Pensamentos e comporta-

mentos suicidasO transtorno bipolar é uma

doença difícil de tratar. Os pacientes, seus amigos e familiares devem estar cientes dos riscos de não tratar o transtorno bipolar.

Page 11: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Correio Literário

Vida de gatoSou cliente cativo de um supermercado vizinho,

aonde vou de quando em quando, em busca de gêneros essenciais como café, espaguete, vinho e comida de gato. Consumidor frugal, vivendo sozinho com o siamês Fred, só vou “fazer a feira” em caso de emergência. Por exemplo, quando acaba o tira-gosto do bichano, Fred se instala em cima do monitor do computador e fica de costas, abanando o rabo diante da tela, feito um limpador de parabrisa: “Ei, lembra de mim?”. Chamado à responsabilidade, trato de marchar para o supermercado. Há uns quinze dias, encontrei uma vizinha do

meu prédio coletando guloseimas na gôndola de ração para gatos. A jovem é comissária de bordo (antigamente, se dizia “aeromoça”). Costumo vê-la no saguão do prédio, chegando ou partindo com seu uniforme azul, uma écharpe no pescoço, puxando a mala pink com rodinhas. Como é vizinha recente, até então só tínhamos

nos cumprimentado de passagem, no elevador. Nesse dia, no supermercado, ela me notou, sorriu e veio em minha direção. Uma loira alta, atlética, de olhos verdes, num vestido de verão.— O senhor mora no meu andar, não é? Eu

me mudei há dois meses para o apartamento 615. Meu nome é Valquíria. Queria pedir um favor ao senhor.

(Valquíria: perfeito para uma loira daquele porte, de aparente ascendência germânica e sotaque gaúcho.)— Pode me chamar de você — eu fiz questão.— Eu sei que você tem um gato siamês, vejo

o bicho passeando pelo corredor, à noite.— É, ele gosta de dar uma banda, quando

tudo está quieto.— Então, eu tenho uma gata angorá, a Queen...— Que beleza, eu não sabia. Logo imaginei que Valquíria ia solicitar os bons

serviços do meu gato para fins de procriação. Muitos vizinhos, de todos os sexos, encantados pelos olhos azuis de Fred, já me pediram esse favor muito especial, e como Frederico Átila adora fazer novas amizades, virou um verdadeiro patriarca: é o progenitor de pelo menos uma dúzia de felinos no condomínio. Mas não se tratava disso. A comissária ia fazer uma viagem internacional, com muitas escalas, ficaria uma semana fora, e não queria deixar sua gata sozinha durante tanto tempo. — A Queen pode ficar na sua casa? Eu deixo

tudo: a ração, os patês, a caixa de areia. Não vi nenhum problema em ajudar a moça.

Além do que, Dom Frederico Átila ainda não tinha conhecido uma legítima gata angorá em

Luiz Roberto Guedes

Crônica

Luiz Roberto Guedes é poeta e escritor, autor de Alguém para amar no fim de semana, contos (Editora Annablume), Planeta Bicho, poemas para crianças (Formato), e A Horrível História de Horroroldo (Scipione). Nasceu e sobrevive em São Paulo. Crédito da foto: Eduardo Amaral

sua pacata vidinha de 15 anos. Fomos passar nossas compras pelo caixa. Mais uma vez, ao ver a dúzia de sachês de comidinha com molho, a atendente perguntou quantos gatos eu tinha. — Só um, mas ele vive melhor do que eu

— falei.Na manhã seguinte, a imponente Queen veio

inspecionar cada canto do meu apartamento com o focinho franzido e o rabo empinado feito um tamanduá-bandeira. Mas acabou fatalmente magnetizada pelo “Velho Olhos Azuis”. À noite, o casalzinho se entocou na área de serviço, e eu achei que seria uma indecência tentar impedir aquele romance. Só podia deixar a natureza seguir seu curso.

Quando Valquíria voltou, me trouxe como suvenir uma caneca inglesa, de louça, decorada com as caras dos quatro Beatles. Lá se foi ela pelo corredor, levando sua gata nos braços e, com certeza, um “brinde extra”: no mínimo, um belo filhote. Com prováveis olhos azuis. Parado na porta, Fred viu sua bella partir e

miou, contrariado. Mas a bichana Queen nem se condoeu. Com

o queixo pousado no ombro de sua dona, mirou Fred lá de cima. Serena como uma rainha.

Cultura

Sindcom promove Bola e ViolaAcontece nos dias 01,

05 e 14 de maio o 1º Bola e Viola promovido pelo Sindcom, Sindicato dos Comerciários. O evento vai acontecer nas dependências do CREPEA, antigo Horto Florestal, às margens da MG-050, sentido Passos – Itaú, lado esquerdo, quase em frente ao aeroporto José Figueiredo. A organização da parte esportiva está por conta de Claudio Cândido e o Torneio de Viola a cargo de locutor Barrerito.Davi de Oliveira, presidente

do Sindcom, diz que são esperadas 24 equipes de futebol, que “estão sendo convidadas para participar da competição”, além de duplas “que participarão do torneio de viola”. A cada dia do

evento o público estimado é de 1.500 pessoas.Uma equipe multiprofissional

prepara a 1ª edição. “O objetivo é inserir esta competição no calendário de eventos de Passos, no mês de maio”, explica Davi. Serão oferecidos aos participantes, “além da confraternização nos torneios de futebol e viola, um momento de lazer aos familiares e convidados em geral”, informa o dirigente sindical. O CREPEA – Centro

Regional de Pesquisa e Educação Ambiental, está numa área preservada ambientalmente, onde são desenvolvidos projetos susten-táveis economicamente e ecologicamente corretos, que conta com restaurante,

pesqueiro, parque, além de uma ampla área de lazer com quiosques e estacionamento.

InformaçõesQuem se interessar

em participar ou ter mais informações sobre o evento pode falar com Claudio Cândido ou no próprio Sindcom. Os telefones são os seguintes: 3522-1300 (CCE) -3521-9650 -9823 -3017 ( v i v o ) - 8821 -6175(oi)-9147(Tim)

Fazendo e Acontecendo

O Diretor de teatro, Ramon Pitter, amplia sua atuação nas escolas. A formação de grupo de teatro estão nas escolas Mello Viana, Abrão

Lincoln, Caetano Machado, São José e Jalile Calixto. O projeto é patrocinado pela Sicoob Crediacip.

Orquesta de Vidros e Flautas

O projeto, realizado pelo Rotaract, ligado ao Rotary Rio Grande, e patrocinado também pela Sicoob Crediacip, recebeu vários instrumentos musicais. Eles foram doados pelo Rotary de Media, cidade do México, e custaram U$17 mil. O Orquestra de Vidros e Flauta envolve mais de 50 alunos da Escola Municipal Hilarino de Morais e já está no seu terceiro ano.

Sarau MusicalAcontece dia 24, às 20h,

no Palácio da Cultura, sarau com apresentações da Banda Saudade da Zona, Matheus Severino (o menino passense do Ídolos Kids), Rodrigo Batista e Talita Abreu. O Sarau Musical é uma promoção do Departamento de Cultura da SECEL – Secretaria de Educação Cultura e Lazer.

Davi de Oliveira

Page 12: CORREIO DO VALE DO RIO GRANDE

De 20 a 26 de abril

Abdala Júnior, especial para o Correio do Vale do Rio Grande

Passos poderá ter futebol profissional novamente

Esporte

Em entrevista na última segunda-feira, 15, ao programa Esportivo Tempo e Placar da Rádio Passos AM, apresentado por Abdala Júnior e João Aoun, o atual presidente do Clube Esportivo de Futebol, Ete-valdo Nascimento, confir-mou que verdão vai voltar às atividades no ano de 2013. A princípio está confirmada a participação da equipe na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de Profissionais (que corresponde à terceira divisão, pois o Campeonato Mineiro tem Primeira Divisão Módulo I e Módulo II). De acordo com o novo

presidente, no começo de maio aproximadamente dezesseis jogadores vindos dos estados de Goiás, Pará e Maranhão, além de membros da comissão técnica formada pelo treinador, preparador físico, preparador de goleiros e supervisor chegarão em Passos. “Graças a um empresário contatado pelo gerente de Futebol Itamar Albino, o Esportivo não terá nenhuma despesa e vamos nos preparar para a segundona”, afirmou Etevaldo.A Prefeitura Municipal de

Passos, através do diretor de esportes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Marcelo Campos Machado, cedeu à nova diretoria uma declaração por escrito autorizando o time a treinar no Estádio Municipal Starling Soares três vezes por semana. “Tudo está sendo feito com responsabilidade e seriedade. Esperamos que o torcedor corresponda às expectativas da volta do Esportivo ao futebol profissional depois de sete anos”, comentou Itamar.Além dos atletas do

centro-oeste e do norte do Brasil, Etevaldo afirma ainda que o Esportivo se reforçará com atletas vindos de Poços de Caldas, “o Itamar já acertou com Alex Joaquim, gerente da Caldense, a vinda de alguns atletas após o término do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão”.A nova diretoria tem

como presidente Etevaldo Nascimento, vice Dr. Jobel Moraes Caetano e o gerente de futebol Itamar Albino. A segunda divisão do Campeonato Mineiro começa no segundo semestre deste ano.

*Com colaboração de Ézio Santos Presidente do Esportivo, Etevaldo Nascimento