10
divulgação

divulgação - Editora Solidum · por Mônica Martucci* Expediente Capa: Roosevelt Andolphato Tiago O CARISMA É UM PRODUTO DO JORNAL UNIÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Embed Size (px)

Citation preview

divu

lgaç

ão

2

EDITORIALpor Mônica Martucci*

Expediente

Capa: Roosevelt Andolphato TiagoO CARISMA É UM PRODUTO DO JORNAL UNIÃO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

RESPONSÁVEL: Mônica Martucci- MTB- 51.089-SPContato: 9609-1428

[email protected]

Ano 7 – número 58 - outubro de 2010

Div

ulg

ação

“Os artigos assinados não traduzem necessariamente a opinião do CARISMA. Sua publicação reforça, assim, a democracia”

Você é uma partícula viva de luz infinita, nasceu, veio ao mundo para brilhar e dar brilho a todos que passarem no seu caminho, do início ao fim da jornada.

A força maior do universo, o criador da natureza e da luz que envolve o planeta destinou a você uma missão na vida, cada um com a sua, cada um res-ponsável por sua luz própria e responsável por manter esta luz acesa até o fim do trajeto, mas com a liberdade de clarear esta luz cada vez que um semelhante pedir um foco de direção, cada vez que um irmão solicitar um conhecimento, cada vez que um ser vivo necessitar de um alimento seja físico ou espiritual, sua luz assim brilhará intensamente e você terá a certeza que sua missão na vida é realizar o que for, mas sempre causando brilho aos outros e no espelho o reflexo deste brilho será muito forte e voltará na sua face, pois é o encontro da felicidade no seu coração que vai provocar o brilho, a luz em torno de todo ser que com você se envolver.

Missão na vida é de suma importância, todos são parte de uma luz infinita e atemporal. Existem motivos muitas vezes obscuros aos olhos humanos, mas transparentes aos olhos do coração. Cada um ao nascer abre uma página e assina um contrato de muita alegria, pois está pronto para adquirir conheci-mento e usar com sabedoria, está pronto para observar a beleza da natureza e aproveitar o dia a dia, está na direção da escola que jamais pune, mas tam-bém não mima. Na realidade a escola da vida impõe que todos acordem para uma missão particular, única e que somente você é o condutor deste veículo e somente você será o responsável pela chegada no mapa que sua alma, sua consciência deseja desde o primeiro dia de vida.

Não desista e não desanime se ainda tem dúvida qual é a sua missão na vida. Procure, deseje, insista no trajeto, conquiste sem destruir, planeje, mas tenha os pés bem firmes, sonhe, mas não se iluda com brilhos temporários. Sonhe com o possível e com o duradouro no sentido de criar raízes que não serão arrancadas pelo tempo, raízes familiares, raízes de conhecimento, raízes de caráter e de bondade, raízes que em pouco tempo darão folhas, flores e frutos de uma missão na vida que ao longo do período serão perfumadas, comestíveis e transformadas em luzes que serão partilhadas com os ascendentes, com os descendentes e com os semelhantes em todos os níveis.

Quando descobrir ou encontrar sua missão na vida, pule de alegria, vibre com o universo, mas o maior grau de evolução é declarar sua gratidão ao criador. Feliz aquele que irradia brilho no coração dos outros, o reflexo da luz aumenta e expande em infinitas sintonias, e a missão na vida se torna agradável, leve, como se fosse um jardim aonde as flores ao mesmo tempo perfumam e voltam à mão daquele que as plantou.

Missão na vida é uma benção, é uma realização, confie sempre na luz que vive dentro da sua alma, esta sim é a missão da sua vida hoje e sempre.

Texto de Miriam Zelikowski

Este Carisma é voltado a DOUTRINA ESPÍRITA,uma homenagem a Allan Kardec pelo seu aniversário de nascimento que transcorria no dia 3de outubro.

Agradeço a todos que colaboraram para que essa edição pudesse ser editada.

Um grande abraço a todos e boa leitura!

Missão na vida

Fone: (14) 3841-2728Rua Pedro Celandroni, s/n - Cohab - São Manuel SP

Toca Fitas Rádio AM e FMMicrofoneSemi-leito

Mesa de JogosAr Condicionado ClimatizadoCafeteira Elétrica

Rua São José, 143 - Santa Terezinha

Faça-nos uma visita e

solicite o acompanhamento

profissional sem custo

para você!!!

Móveis exclusivos- peças para decoração- planejados para atender sua imaginação e peças de área externa

Rua Dr. Júlio de Faria, 438 - Fone: 3841-2304

TAPEÇARIAESTOFADOS RESIDENCIAIS

E DE AUTOS

De: José Roberto FerrariFone:3841-1807

Rua Francisco Martorelli, 165 Jardim Brasil- São Manuel SP

3

ENTREVISTA

Carisma: Em que se consiste a Doutrina Espírita?

Roosevelt: A Doutrina dos Espíri-tos tem sua consistência baseada no entendimento da mensagem de Jesus através das orientações de Allan Kar-dec, que organizando os ensinos dos espíritos, nos auxilia a ver Jesus e toda a vida de maneira mais clara e ampla, evidenciando sua grandeza, sua fina-lidade e seus meios de edificação do homem.

Partindo do princípio de que Jesus ensinava as pessoas de uma outra época e com dois mil anos menos educação e cultura, para entendê-lo hoje é fundamental um estudo sério, que possa fazer sua mensagem com-preendida pela razão e avalizada pelo bom senso. Fora disso teremos apenas uma fé cega e que não satisfaz aos an-seios dos que já aprenderam a pensar e buscam entender a vida e a si mesmo.

Carisma: Quais os benefícios que seus ensinamentos trazem para as pessoas?

Roosevelt: Através do estudo da Doutrina dos Espíritos, o homem vai entendendo que somos herdeiros de nós mesmos. Diferente de outras fi-losofias e religiões, o estudo sério do espiritismo coloca a vida do homem na mão do próprio homem, sem pro-meter soluções mágicas ou favores dos espíritos, afinal, a ideia é fazer do homem um ser livre, sem dependência

nenhuma e isto apenas pode existir, com nosso desenvolvimento moral e intelectual, bases do que nos ensinam os espíritos.

Estudando o espiritismo, vamos ficando esclarecidos diante das ilu-sões da vida, aprendendo a caminhar fazendo as escolhas certas e que nos leve a aquilo que queremos nos tornar. Embora o espiritismo adote recursos terapêuticos como a aplicação da fluidoterapia, conhecido como “passes espíritas” é o entendimento de sua mensagem que liberta-nos de nossos medos, tristezas, traumas e tudo que nos diminui, para nos apresentar uma vida real e feliz, que nos aguarda na mesma proporção em que abraçamos os propósitos do bem.

Carisma: Como está a literatura espírita no cenário mundial?

Roosevelt:Temos a felicidade de constatar que a literatura espírita é a mais bela do planeta, prova disso é que ela é lida por espíritas na mesma proporção que por não espíritas, pes-soas de outras religiões que buscam respostas para seus problemas, para os acontecimentos de sua vida ou simplesmente pela ânsia de entender os propósitos de Deus para todos nós.

Orientamos, todavia, que embora a literatura classificada como espírita seja vasta, que aquele que deseje realmente aprender esta doutrina, dedique-se ao estudo das obras de Allan Kardec, pois elas são as bases para o entendimento de todas as ou-tras. Apontaria ainda, que aos inician-tes seria de grande valia participar de estudos nas casas ou centros espíritas, para que com o auxílio de compa-nheiros mais experientes, possamos nos familiarizar com alguns termos particulares desta religião/ciência.

Carisma: O que é mediunidade?Roosevelt: Mediunidade é a facul-

dade que estabelece contato entre o nosso mundo (material) e o mundo dos espíritos (desencarnados), co-municação esta que se expressa sob várias formas e meios, lembrando sempre que esta faculdade não é de propriedade do espiritismo, que ape-nas a estuda, pois ela está presente em todas as épocas da humanidade e nas mais variadas civilizações e culturas.

Esta comunicação é constante e se

“Caminhemos para o bem para que o mal não nos envolva, quanto à me-lhora do mundo, podemos esperar a ajuda de Deus, todavia, não podemos esquecer que Ele espera a nossa, afinal é assim que Deus nos faz crescer.” Roosevelt

apresenta em nossa vida de maneira ostensiva ou sutil, sem que a perceba-mos, mas a verdade é que os espíritos interagem conosco por um simples fato: são livres!

Se nós que estamos limitados no corpo físico podemos tanto, imagine-mos o que não podem os que estão livres e ligados a nós por laços de afeto, responsabilidade ou outros.

A mediunidade vai desde os traba-lhos realizados nas casas espíritas até a sutilidade de nossa vida. Quem não teria uma história para contar de abati-mento ou êxtase repentinos em certos dias e sem razão aparente? Segundo Kardec, estas mudanças de estado são resultados dos contatos que temos com os espíritos, conscientes ou não.

Como o estudo do espiritismo nos ensina e prova pela razão que nossos mortos vivem, seria absurdo crer na impossibilidade desta comunicação, cujas bases ficam claras a todos os que se dedicam ao seu estudo.

Carisma: Terminou recentemente a novela das 18 horas na Rede Globo de Televisão com temática espírita. O que vimos na novela é realmente o que acontece?

Roosevelt : Temos que entender que a novela é acima de tudo uma história e que serve de veículo para uma mensagem principal. O que po-demos dizer é que a novela apresenta exemplos de uma realidade ensinada pela Doutrina Espírita, como a imor-talidade da alma, a comunicabilidade dos espíritos e a reencarnação. Porém, lembramos que devemos absorver o conteúdo da mensagem e que o autor teve que adaptar inevitavelmente a história aos recursos audiovisuais dis-poníveis. Afinal é a falência do nosso entendimento que faz com que faça-mos do mundo dos espíritos uma cópia do nosso, o que nem sempre é real.

Entretanto, a doutrina dos espíritos passa por um momento especial de disseminação e divulgação e creio que no final, a novela ajuda muito e serve para despertar as pessoas para a vida real que existe acima do que chama-mos de vida, mas aprender espiritismo de verdade, somente com seu estudo.

Carisma: Como podemos ter cer-teza da existência da reencarnação?

Roosevelt: A reencarnação, sendo uma lei natural, tem sua comprovação na própria naturalidade, ou seja, é na observação da vida que encontramos mais do que a prova de sua existência e de sua necessidade.

Partindo do princípio de que Deus é justo, base de todas as religiões, podemos ver que a única maneira de entender a justiça da vida é com a

4

Óculos de sol, relógios, armaçõesDESCONTOS DE 20% 30% e 40 % e muito mais...

reencarnação, pois ela explica todas as diferenças sociais, culturais entre outras.

Pela reencarnação, estamos hoje onde nos colocamos ontem e esta-remos amanhã onde nos colocarmos hoje. Sem ela, a vida pareceria injusta onde uns nascem com privilégios e ou-tros com castigos, o que compromete a justiça de Deus.

Sem falar nos gênios que nascem com conhecimentos e habilidades especiais, nossas lembranças e ten-dências, e tudo que sabemos e não aprendemos aqui e que obviamente, aprendemos em outras oportunidades da vida.

É nascendo e morrendo muitas vezes que o espírito vai acumulando conhecimentos e adquirindo valores morais, construindo assim, seu futuro. É muito pouco imaginar Deus criar uma vida com tal grandeza e depois tudo acabar debaixo da terra ou numa única oportunidade de existência.

Carisma: O que representa a pre-sença dos animais em nossa vida?

Roosevelt:Tudo que existe tem sempre uma causa justa de existir, e os animais, que são nossos irmãos perante a vida, são seres que estão em evolução e merecedores de respeito e cuidado. Em nossa vida podem repre-sentar companhia e qualidade de vida.

Também com eles podemos exerci-tar a capacidade de conviver e amar, pois quem não consegue vê-los com respeito e carinho, tão pouco verá os humanos.

Carisma: Qual o destino dos ani-mais após a morte?

Roosevelt: Segundo a codificação da Doutrina Espírita, após a morte os animais voltam a nascer e dar con-tinuidade ao processo de evolução. Diferente dos humanos, que podem ter um intervalo mais ou menos longo entre as experiências terrenas, os ani-mais renascem rapidamente, por não terem a necessidade de refletir sobre as próprias ações ou programarem exis-tências complexas. São companheiros de jornada, algumas vezes, melhores

companheiros que os homens.

Carisma: Como funciona a lei de ação e reação?

Roosevelt: A lei de ação e reação tem sua base na idéia de que todas as nossas escolhas geram efeitos propor-cionais, sendo assim, somos herdeiros de nossas ações. Esta é a maneira mais coerente para entender a justiça de Deus, que não castiga nem dá prê-mios, apenas permite que colhamos situações que guardam profunda e precisa relação com nossas atitudes. Estamos hoje onde nos colocamos ontem e estaremos amanhã onde nos colocarmos hoje, desta forma, a justiça divina se faz presente na vida de todos.

Tudo na vida é reação, o tempo todo estamos recebendo pelos meios naturais da vida o resultado do que realizamos na fase da ação. A causa de tudo que ocorre hoje, pode ter sua base em existências pretéritas ou em nossa vida atual. Para mudar nossa vida, devemos mudar hoje nossas ações e aguardar com cuidado e pa-ciência os resultados, que inevitavel-mente, virão.

Carisma: Fale-nos de seu trabalho na Doutrina Espírita e profissional, também dedicados a auxiliar as pes-soas.

Roosevelt: Hoje realizo palestras espíritas por todo o nosso país, atin-gindo o número de mais de 200 apre-sentações por ano e com cinco livros editados, sendo ainda Presidente da ADE - Regional Jaú, uma organização destinada à divulgação de eventos espíritas e outros de interesse social, assim como da ACEAK - Associação Cultural Espírita Allan Kardec, sediada em Barra Bonita, outras informações sobre estas instituições podem ser obtidas pelos sites: www.adejau.com.br e www.aceak.com.br.

Profissionalmente, realizo palestra de capacitação profissional em em-presas além de ser editor da Solidum Editora, porém por uma questão de ideologia, todas as nossas atividades, dentro ou fora da Doutrina Espírita, são direcionadas a capacitação e ao

desenvolvimento das pessoas para a vida, afinal se queremos um mundo melhor, ele apenas existirá quando nós nos tornarmos melhores.

Carisma: Sabemos que você é um palestrante muito querido por frequentadores do Centro Espírita Fé e Caridade e do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis pelas mensagens motivadoras relacionadas à Doutrina Espírita. Poderia deixar uma men-sagem aos leitores do Carisma para aqueles que precisam ter uma visão positiva diante da vida.

Roosevelt:Quando se conhece a mensagem da Doutrina Espírita fica fácil ter uma visão positiva da vida, devemos apenas prestar atenção ao nosso redor, se formos comparar a vida como era e como está dentro de um ano, não veremos mudança alguma, entretanto, se observarmos o desenvolvimento da sociedade de hoje visualizando o passado a cem ou duzentos anos, veremos um progresso incrível.

Claro que muito ainda falta para melhorar, entretanto, viemos de um histórico nada agradável, como es-cravidão no Brasil, guerras mundiais, a Santa Inquisição, Nazismo e muito mais, marcos de vergonha a toda a humanidade. É dentro desta ótica que não podemos negar o crescimento e desenvolvimento da humanidade e em nossa vida particular acontece o mesmo. Um crescimento lento e constante, é assim que a vida vai nos levando de uma condição de imatu-ridade existencial até uma situação que nos aguarda, tão logo tenhamos desenvolvidos em nós os reais valores do bem.

Apenas seremos felizes quando formos bons - esta máxima deveria ser impressa e estar pregada na parede de nossa casa como um lembrete cons-tante e uma lei natural e sábia.

Caminhemos para o bem para que o mal não nos envolva, quanto à me-lhora do mundo, podemos esperar a ajuda de Deus, todavia, não podemos esquecer que Ele espera a nossa, afinal é assim que Deus nos faz crescer.

Em outubro a ÓTICA FERRARI faz aniversário!!!Um show de prêmios para você!!!Na sua compra você estoura o balão e ganha prêmios

Rua Gomes de Faria, 289 Fone: 3841-3024- São Manuel SP

5

Conduta Espírita

Por: Dra Fátima Matiazi Vaz

A Doutri-na Espírita não dita regras ou n o r m a s d e c o m p o r t a -mento. Somos es t imulados através da li-teratuta, do estudo e das palestras espíritas a raciocinar e usar a razão sempre, não aceitando nenhuma explicação aos nossos questionamentos como dogmas.

Temos portanto toda liberdade de pensar e agir, contudo somos totalmente responsáveis por nossos atos. “Tudo pode-mos, mas nem tudo nos convém”.

Sermos espíritas, não nos tornam pes-soas melhores ou especiais, mas o quanto nos modificamos com os conhecimentos adquiridos sim, porém nossa responsabili-dade também é maior.

A sociedade sempre espera um compor-tamento perfeito do espírita, mas o que é um homem perfeito? Aquele que não erra? Aquele que não falha nunca?

As regras para definir o que é perfei-ção se baseiam em parâmetros feitos por homens imperfeitos, falemos então em homens de bem. O homem de bem para mostrar seriedade não precisa ser sisudo, deve ser alegre e contagiar a todos com sua alegria: É aquele que também: * Estimula e nutre bons sentimentos. * Gentileza deve ser seu nome. * Amar é seu verbo preferido, não faz mal a ninguém. * Respeita o outro independente de cor, raça, sexo, idade, condição social ou crença. * Não é egoísta, pensa no outro antes de pensar em si. * Não guarda ódio, nem rancor e não pensa em vingança. * Tem facilidade em perdoar as ofensas. * Aceita a fraqueza dos outros. Entende que cada um está num estágio evolutivo. *Não fica apontando os erros dos outros, tentando se valorizar exaltando seus próprios talentos. * Sabe usar o poder e a riqueza para ajudar os outros. *Quando está como subordinado tem a humildade de acatar ordens e serviços a ele designa-dos. * Respeita a natureza. * Trata todos como gostaria de ser tratado.

Com a Doutrina Espírita somos o tempo todo estimulados a trabalhar o autoconhe-cimento, pois conhecendo melhor nossas dificuldades e qualidades, sabemos onde devemos melhorar e temos que melhorar sempre.

Estamos longe de nos comportarmos com perfeição, como anjos, então tentemos nos comportar como homens de bem.

Não devemos ser severos com nossas imperfeições, sentindo culpa e desistin-do de melhorar, nem tampouco sermos hipócritas, valorizando apenas os erros e imperfeições dos outros.

Todos temos qualidades e defeitos, não somos perfeitos, mas somos especiais, porque temos como irmão, Jesus e Deus como pai.

* Tarefeira e ministra o curso de estudo da Doutrina Espírita no Centro Espírita Fé e Caridade

Natação (bebê, infantil adulto)Hidroginástica

Personal TrainerTriátlon

Power MixAvaliação Física

Programa de emagrecimento saudável para crianças e adultos

Rua 7 de Setembro, 511 fone: 3842-2998São Manuel - SP

Moda feminina e masculina e moda íntima e acessórios

Ponto e vírgula

Av. José Horácio Mellão, 459

Dra Fátima Maria Matiazi Vaz Cirurgiã_ Dentista- CRO: 27847

Dr. Paulo Osmar VazCirurgião - Dentista- CRO: 18835

Dr Luís Guilherme Mattiazi VazCirurgião Dentista - CRO: 91135

Rua Cel. Amando Simões, 187 centro- São Manuel SP

Consultório: (14) 3841-4011Residência (14) 3841-7556

Rua Cdr. José Manuel Pupo, 487

Fone: 3841-1092

Rua Anselmo Iaqueli, 191Jardim Pinheiro

Fone: (14) 3841-3208

Sempre junto com a sua obra

Restaurante por quilo:Horário de funcionamento

das 11 às 14:30 hs

Buffet - Festas - casamentos e eventos em geral

Rua Cel. Joaquim Floriano, 139São Manuel SP

Fone: 3841-7629

6

Nosso Laro Filme

Por : Guimar Dias Pedrozo

N O S S O LAR, o filme é uma adaptação do livro Nosso Lar, do médico André Luiz, psi-cografado por Chico Xavier. A direção é de Wagner de As-sis. O gênero é drama (Bra-sil/2010, com 112 minutos de duração e censura até 10 anos).

Foram distribuídas em salas de cinemas em todo o país 435 cópias do filme.

O diretor usou efeitos espe-ciais, projeto de uma empresa do Canadá, quem fotografou foi o famoso diretor alemão Uli Stei-ger e a música... imaginem... é do prestigiado compositor Philip Glass. Time de primeira! O filme Nosso Lar conta a experiência do médico André Luiz a partir de sua morte. Vai parar no Umbral (uma edição mais soft do infer-no), já que a doutrina es-pírita não crê no inferno. “O Umbral seria o seu equivalente, o espaço das trevas”.

“Nosso Lar é uma região de socorro espiritual, região de luz, onde os espíritos do bem atuam ajudando os outros espíritos a se aprimorarem para voltar à Terra em outros corpos, reencarnando novamente, tendo por objetivo maior a evolução espiritual de cada um e de toda a humanidade.

“O objetivo do filme não é catequizar, mas levar ao público a compartilhar das experiências da imortalidade e do aprimoramento espiritual”.

A mensagem passada pelo filme, com certeza, vai aumentar a curiosidade das pessoas que se questionam sobre o que vem após o fenômeno natural a que damos o nome de morte. E também res-ponder a muitos questionamentos daqueles que desejam conhecer um pouco sobre a doutrina es-pírita.

Rua XV de Novembro, 740Centro - São ManuelTel.: (14) 3841-4805

9679-0864 / 9774-2407

Laura Madoglio - Esteticista

* Limpeza de pele* Rejuvenecimento Facial

*Drenagem linfática e Pós-operatório

(Cirurgia Plástica)

Produtos Naturais Homeopatia Florais

Fone: 3841-4494Rua José Pereira Jorge, 21

Bairro Conquista

CUIDE DE SUA SAÚDE NATURALMENTE....

Rua Gomes de Faria, nº 510

Tel.: 3841-7605Cel.: 9108-9065

BrinquedosPresentesPapelariaArtigos de época Utilidades e muito mais!

EM PRATÂNIA: Rua Octacílio Nogueira, 11

fone: (14) 3844-1272

EM AREIÓPOLIS: Rua Vereador Inácio Leite, 354

fone: (14) 3846-2209Celular: 9119-4794

Fone: 3841-4371Rua Dr. Júlio de Faria, 515

7

O Espiritismo *Túlio Ragozo

Em síntese o Espi-ritismo vem à huma-nidade para lançar luz às trevas da ig-norância, levantando o véu do misticismo e trazendo à tona os esquecidos princípios do Cristianismo.

Allan Kardec, o sábio codificador da Doutrina Espírita, doutrina essa que se tornou extremamente relevante para o pro-gresso da humanidade, uma vez que revela ao homem, sua realidade como Espírito Imortal, que revestido de diversos caracteres na soma das sucessivas existências, é hoje o responsável por suas venturas e desventuras, imputando a si mesmo a sua felicidade.

Esclarece que Deus é a Suprema inteli-gência e causa primeira de tudo o que existe, atribuindo ao Criador-incriado, bondade e justiça infinitas, onipotência, onipresença, eternidade, unicidade e imaterialidade, como predicados que sem os quais não seria Deus, mas um Espírito fadado a Lei de progresso e aperfeiçoamento, a que todos os Espíritos estão obrigados.

Opõe-se o Espiritismo de forma racional ao materialismo, uma vez que Allan Kardec preceitua que a fé, quando inabalável, deve racionalmente enfrentar qualquer argumen-to, em qualquer época da humanidade, de forma a explicar os fatos de acordo com as Leis da Natureza, assim compreendendo tudo que ocorre no Universo na medida do conhecimento atual da humanidade.

Estabelece o Espiritismo, que como a matéria está sujeita às Leis da Física, Quí-mica, Biologia, que a regem, os Espíritos estão sujeitos às Leis Morais, traduzidas no Evangelho de Jesus, e sua violação implica sofrimento no que chama de Lei de Causa e Efeito.

Pugna pelo aperfeiçoamento do homem tanto na seara intelectual, como na vinha da moral, uma vez que o aperfeiçoamento intelectual deve ser balizado pela mora-lidade universal, que é a Lei de Deus, a qual nos foi traduzida por Jesus de Nazaré, notadamente na sinfonia inigualável das bem-aventuranças.

Demonstra o intercâmbio entre os Espíritos encarnados e desencarnados, ou entre vivos e mortos na linguagem vulgar, asseverando a Imortalidade da alma, res-paldada nos relatos daqueles que conosco outrora conviveram e hoje habitam o plano espiritual, que se confunde com o plano ma-terial, não sendo um local místico destinado a um descanso ou sofrimento eternos, mas sim um local de trabalho e aperfeiçoamento contínuo na senda do progresso, rumo a perfectibilidade.

Por fim, estabelece que a caridade seja a pedra de salvação, uma vez que amar ao próximo, e fazer por ele aquilo que gostaria que a si mesmo fizesse, institui a fraternidade universal, que é fundada na Lei de Amor.

Túlio Ragozo é advogado e diretor secretário do Núcleo Assistencial Educa-

cional Espírita “Joanna de Ângelis

CHOCOLATES CASEIROS

Diná

(14) 3841-2485

Rua 4 de junho, 655centro - São ManuelFone: 3841-6579

Rua 4 de junho, 655centro - São ManuelFone: 3841-6579

ID: 85*236747834.1079

e-mail: [email protected]

.Portas

.portões

.Esquadrias

.Estruturas Metálicas

Dra. Lucinéia M. Geronutti - MRMV 10057Av. José Horácio Mellão, 2050

Parque RecreioFone: 3841-2172 Celular: 9708-8753

consultório veterinário

Ana Beatriz GeronuttiCEL: 9123-6401

banho e tosa

ÓTICA

Fone: 3841-1346Rua Epitácio Pessoa, 404C

GIANNAArmações e lentes

8

Por: Ivany Egidio

A vida nos apresenta inúmeros episódios que temos que passá-los e cada qual no seu momento.

Quantas vezes nos deparamos aflitos e nada fazemos a não ser pro-vocar sentimentos mais difíceis como reclamações, blasfêmias e muita tristeza e assim esquecemos de Deus que nos auxilia tanto nos doando a vida e nos dando a oportunidade de desfrutar das pessoas queridas que convivemos por tantos anos... A natureza é belíssima e somos rodeadas por ela nos auxiliando , fornecendo alimentos ímpares a nossa sobrevivência.

Como somos ingratos quando guardamos no coração as pedras do egoísmo, do apego a todas as coisas quando na verdade só queremos o bem aos que amamos e para eles o melhor.

Deus nos fez irmãos e temos que nos unirmos como seus filhos numa sintonia de amor e paz na simplici-dade de uma vida melhor. Só assim saberemos enfrentar os revezes da vida com muito mais segurança na certeza de que nada perdemos, pois a vida é contínua e quanto mais vive-mos muito mais temos que aprender sobre ela...

A nossa evolução depende da paz que vivemos, na paciência e tolerân-cia do dia a dia.

Pense nisso!“O mundo é um colégio. A vida é

um curso. Poder é privilégio da nossa perfeição que nos trás o recurso da reencarnação”

Assessoria Empresarial e Contábil

De terça a domingo servimos almoço

Av. José Horácio Mellão,1508São Manuel SP

Disk: 3841-60063841-6905

Rua Dr. Julio de Faria, 144São Manuel - SP

Tel: (14) 3841-2797 [email protected]

DIGA NÃO ÀS DROGASPRATIQUE ESPORTE

Vivendo e aprendendo

Av. José Horácio Mellão, 345São Manuel SP

Fone: 3841-3171

O tradicional churrasco das

Estâncias na autêntica churrascaria

gaúcha.

Desde 1970

9

O Espiritismo tem por missão fundamental, entre os homens, a reforma inte-rior de cada um , fornecen-do explicações ao porquê dos destinos, razão pela qual muitos conceitos usu-ais são por ele restaurados ou corrigidos, para que se faça luz nas consciências e consolo nos corações.

Assim como o Cristo não veio destruir a Lei, po-rém cumpri-la, a Doutrina Espírita não veio, desdizer os ensinos de Senhor, mas desenvolvê-los e completá--los e explicá-los

“ em termos claros e para toda gente, quando foram ditos sob formas ale-góricas.”

A rigor a verdade pode caminhar distante da pala-vra com que aspiramos a traduzi-la .

Renove, pois , as expres-sões do seu pensamento e a vida renovar-se-á inteira-mente, nas fainas de cada hora.

André Luiz

Este texto foi fornecido por D. Diva de Oliveira presidente do Centro Espí-rita Fé e Caridade

Fazendo a alegria de todos!

Avenida Irmã Cintra, 610

Fone: 3842-1287São Manuel SP

Missão do Espiritismo

PRODUTOS PETROBRAS

Fone/ fax: 3841-22773841-2120

Rua Marechal Rondon, km 274 São Manuel SP

Fones: 3841-1179 / 9708-9714Rua Vitório Maziero

Jd. Bom PastorDefronte a Marechal Rondon

Peças

Novas

e Usadas

Devidamente registrado no DETRAN através da portaria

403/07 de 31/01/07

Rua XV de Novembro, 190Fone: 3842-1103

São Manuel SP

Oferecemos Cursos

Profissionalizantes

Coletivo - Mopp - Escolar

- Emergência Renovação,

Reciclagem e 1ª habilitação

10

Autoconhecimento

A TESE DE GUERDJEFTese de um pensador russo que dizia: “Uma boa vida tem

como base o sentido do que queremos para nós em cada mo-mento, e daquilo que, realmente, vale como principal.

As 20 regras de uma vida que ele traçou foram colocadas em destaque no Instituto Frances de Ansiedade e Estresse, em Paris.

Afirmaram os especialistas em psicologia que, aqueles que conseguirem colocar em prática 10 regras, certamente terão aprendido a viver com qualidade, sob o ponto de vista emocional.

1- Faça pausa de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2-Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3-Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo de-pende de você.

4- Concentre--se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus qua-dros mentais, você se exaure.

5- Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No tra-balho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bem senso de pedir às pessoas certas.

8- Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os; porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10- Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias, en-quanto houver ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo e a ação.

11- Família não é você; está junto de você, compõe o seu mundo , mas não é a sua própria identidade.

12- Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.

13- É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente.

14- Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância de uma saída discreta.

15- Não queira saber se falaram mal de você, nem se ator-mente com esse lixo mental; escute o que falarem bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16- Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo...para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17- A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

18- Uma hora de intenso prazer substitui com folga outra de sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19- Nunca abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

20- E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclu-sivamente.

VOCÊ É O QUE SE FIZER SER!