20
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 6 a 12 de julho de 2013 | Nº 951 | ANO XXVIII etc CULTURA & VARIEDADES FOTOS DIVULGAÇÃO A cerca de 340 dias da Copa do Mundo e com a probabilidade da seleção mexicana escolher Santos como anfitriã, a Cidade possui pendências para abrigar o fluxo adicional de turistas, como o Museu Pelé - o grande atrativo, previsto inicialmente para ser entregue em dezembro de 2012 - além de hoteis e obras de infraestrutura, principalmente no Porto, que podem não estar concluídas até lá. Página 4 NARA ASSUNÇÃO/ ARTE: ROM SANTA ROSA INFANTIL O espetáculo circense Sanduba Delivery é a atração no Sesc neste domingo (7). Página 16 Viva a Pizza Celebrado na quarta-feira (10), o Dia da Pizza já virou tradição em razão da sua popularidade e das opções CINEMA Crianças e adultos vão adorar a continuação de Meu Malvado Favorito 2, uma das pedidas para as férias de julho. Página 17 MÚSICA Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta neste domingo (7), com ingressos a preços populares. Página 16 Copa 2014 A bola está murcha A oferecidas pelas mais variadas pizzarias. Confira o roteiro e curiosidades destas delícias. Páginas 9 a 11

Ed951

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Boqnews ed 951 de 6 a 12 07 13

Citation preview

Page 1: Ed951

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 6 a 12 de julho de 2013 | Nº 951 | ANO XXVIII

etc CULTURA & VARIEDADES

FOTOS DIVULGAÇÃO

A cerca de 340 dias da Copa do Mundo e com a probabilidade da seleção mexicana escolher Santos como anfitriã, a Cidade possui pendências para abrigar o fluxo

adicional de turistas, como o Museu Pelé - o grande atrativo, previsto inicialmente para ser entregue em dezembro de 2012

- além de hoteis e obras de infraestrutura, principalmente no Porto, que podem não

estar concluídas até lá. Página 4

NARA ASSUNÇÃO/ ARTE: ROM SANTA ROSA

INFANTILO espetáculo circense

Sanduba Delivery é a atração no Sesc neste domingo (7).

Página 16

Viva a PizzaCelebrado na quarta-feira

(10), o Dia da Pizza já virou tradição em razão da sua

popularidade e das opções

CINEMACrianças e adultos vão adorar a continuação de Meu Malvado Favorito 2, uma das pedidas para as férias de julho. Página 17

MÚSICABanda

Sinfônica do Estado de

São Paulo se apresenta neste

domingo (7), com ingressos

a preços populares.

Página 16

Copa 2014

A bola está murchaA

oferecidas pelas mais variadas pizzarias. Confira o roteiro e

curiosidades destas delícias. Páginas 9 a 11

Page 2: Ed951

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabelecimen-tos, centros comerciais e shoppings de Santos. Em

bancas da Baixada Santista, a R$ 0,50.

Campo Neutro

Plebiscito da superficialidade

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Corporativismo Desta vez não foram os jovens

empunhando bandeiras contra a corrupção. Primeiro, os caminho-neiros, carentes de atenção espe-cial às reivindicações. Já os médicos pediam mais investimentos no setor e contra a proposta do Minis-tério da Saúde de importar estran-geiros. Neste último item, porém, está evidenciado o corporativismo de parcela dos profissionais, ale-gando que a importação colocará em risco a saúde da população brasileira.

A média nacional de médi-cos é de 1,8 por mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde. Recomenda-se 2,7 médicos por mil habitantes. Faltariam, portanto, 168.424 profissionais no mercado.

No site da entidade, o presi-dente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, diz que cerca de 17 mil médicos são lançados anualmente no mercado brasileiro. “Muitos estão desem-pregados, vivendo de bicos ou com contratos precários. Um concurso público nacional, com atrativos e salários decentes, resolveria o problema a curto prazo”. Ora, se faltam médicos é impossível um profissional estar desempregado, como apregoa o dirigente.

A realidade é clara: há uma carência de profissionais em áreas não tão badaladas financeiramente, como pediatria, psiquiatria, ortope-dia, clínica geral, obstetrícia e gine-cologia, por exemplo, justamente onde o Poder Público mais necessi-ta. Basta ver o perfil dos estudantes de Medicina. Segundo dados do Conselho Regional de Medicina, 79% têm renda familiar superior a 10 salários mínimos e 30% aci-ma de 30 salários mínimos. Com este perfil, quantos profissionais

altruístas se habilitariam a trabalhar no interior ou nas periferias das cidades, geralmente sem estrutura?

No Brasil, mais de 1.900 mu-nicípios (34% do total) tem menos de um médico para 3 mil habitantes na atenção básica e 700 cidades sequer contam com um profissional residindo na cidade.

As cidades da região também enfrentam problemas. Santos, com um sistema público de saúde razoável, necessita permanente-mente de médicos. Hoje são os generalistas, clínicos e psiquiatras. Empregos, portanto, existem. A realidade é o que nem sempre os salários são atraentes e aí vale a lei da oferta e da procura.

O Ministério da Saúde dá preferência aos brasileiros, mas em razão desta carência abre a possibilidade para trazer estran-geiros, especialmente portugueses e espanhóis, hoje em crise finan-ceira. Conforme o órgão,o médico estrangeiro se submeterá ao exame de validação do diploma e poderá exercer a profissão em qualquer região ou terá autorização especial para atuação restrita nas áreas de es-cassez de médicos por um período fixo, sendo depois revalidado seu diploma pelo Revalida. Trata-se de algo emergencial.

O corporativismo fica eviden-ciado quando se constata que qua-se a metade dos participantes do último exame do Conselho Regio-nal de Medicina do Estado de São Paulo foram reprovados. Ou seja, se a preocupação é com a saúde da população, por que não atrair os estrangeiros, a medida que o nível de conhecimento não é satisfatório em metade dos recém-formados? Portanto, quem deve ter medo? Os médicos ou os pacientes?

Está claro que a proposta enviada pela presidenta

visou, na verdade, arrefecer o ímpeto das manifestações

populares

Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 2

A proposta de realização de um plebiscito para definir diretrizes da reforma política, encaminhada esta semana ao Congresso Nacional por iniciativa da presidente da Repú-blica, Dilma Rousseff, dificilmente conseguirá ser acatada pela maioria dos parlamentares e, ao que tudo indica, deverá sucumbir diante da superficialidade e oportunismo com que foi concebida.

Apesar da relevância do tema, a iniciativa governamental de propor uma consulta plebiscitária limitou-se a destacar apenas cinco itens para a deliberação popular, que tratam do financiamento público ou privado de campanha; do sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital); da manutenção ou não da suplência para se-nador; e o fim ou não do voto secreto em deliberações do Congresso. Está claro que a proposta enviada pela presidente visou, na verdade, arrefecer o ímpeto das manifestações populares que, entre outros tantos itens, relacionou a reforma política como uma das questões prioritárias para tornar mais legítimo o regime democrático instituído no País.

Em se tratando de reforma política, muitos ou-tros itens poderiam ser incluídos na discussão, como a redução de cargos públicos de livre provimento, a eliminação da remuneração para o exercício de cargos eletivos nos legislativos municipais, estadu-alis e Federal, a proibição de reeleições sucessivas para os cargos de vereador, deputados e senadores,

PAULO PANOSSIANJORNALISTA

Manifestações em alta

Sabemos que esse é apenas um despertar. O que já comove muito, e nos dá a esperança de finalmente estarmos próximos de vislumbrar num futuro bem próximo um porto seguro.

Eu fui um daqueles que critiquei o movimento Passe Livre, porque nas manifestações iniciais o vandalismo pelas ruas da Capital foi o que mais esteve presente. E também, mal orientados, parte da polícia de São Paulo exagerou na dose e, entre outros abusos, prendeu até cidadãos que não devia.

Mas, recentemente, não somente em São Paulo, também no Rio de Janeiro (com exceção da depredação do prédio da Alerj, e da tentativa de invasão do Palácio Bandeirantes por alguns poucos vândalos) observei o comportamento dos milhares de participantes composto por estudantes e trabalhadores, que no lugar de voltarem para suas casas no final do dia, preferiram civilizadamente partici-par do movimento. E que felizmente hoje se indignam não somente contra o reajuste do transporte público, mas, com palavras de ordem se insurgem contra a corrupção, gastos mal explicados para Copa do Mundo, e até contra a votação da PEC 37, que, se fosse aprovada pelo Congresso, a classe política amordaçaria o Ministério Público para que a impuni-dade institucional corresse livre e solta, e ainda a céu aberto por todo o País.

Confesso que fui dormir mais feliz nesta noite citada devido esse acordar rompante da nossa sociedade. Já que quando adolescente em meados da dé-cada de 50 do século passado, nós, estu-dantes, tínhamos uma participação ativa, e preocupada com o destino da Nação. Os movimentos de protestos eram sérios e tinham uma agenda, longe do domínio

e à mercê da classe política. Como in-felizmente hoje, a União Nacional dos Estudantes – UNE-, que o PT, nestes últimos anos, comprou literalmente os direitos políticos e o silêncio desta outrora importante entidade estudan-til, a custa de milhões de reais a fundo perdido... Uma pena!

Ou seja, como sempre, o PT como grande protagonista das nossas indig-nações. Comprovado que está pela sua desastrosa administração federal, nos impondo friamente a alta da inflação, falta de investimentos, e principalmen-te responsável pelo acelerado ritmo da corrupção, com seus múltiplos mensa-lões... O que finalmente faz acordar os nossos jovens cidadãos para tentar dar um basta neste desprezo com o uso dos recursos dos contribuintes e das nossas há muito clamadas prioridades.

Sabemos que esse é apenas um despertar. O que já comove muito e nos dá a esperança de finalmente es-tarmos próximos de vislumbrar num futuro bem próximo um porto seguro, conjugados com grandes transformações no seio das nossas instituições, ressus-citando principalmente a ética e o bem comum. Porque, se estamos onde esta-mos hoje, é porque deixamos em berço esplêndido, livres e soltos para as suas falcatruas, os nossos administradores públicos que elegemos nas urnas. E que sistematicamente confundem, até por conveniência, democracia com liberti-nagem... Caso contrário, no mínimo o voto hoje não seria obrigatório...

o impedimento ao exercício de fun-ções executivas por detentores de mandatos legislativos, a fidelidade partidária e demais questões que, por certo, ainda deverão surgir nos debates sobre o tema.

Mesmo que fragilizada pelas crí-ticas recebidas de vários setores da sociedade, a ideia de utilizar mecanis-mos plebiscitários para a deliberação de temas relevantes para a sociedade brasileira não deve ser deixada de lado sob o pretexto da ausência de pragma-tismo ou dos custos que deverão gerar

para a realização das consultas populares. O estímulo à participação da população nas decisões de interesse nacional neste momento é imprescindível para mo-bilizar e validar os esforços dirigidos à melhoria das condições de vida dos brasileiros

Assim, mais do condenar ou desqualificar a proposta da presidente Dilma, cabe à classe po-lítica e às entidades representativas da sociedade civil contribuir para a elaboração de uma pauta única que, após organizada, poderá ser colocada à deliberação plebiscitária, envolvendo os principais temas que motivam as manifestações populares em curso. Havemos de admitir que, diante da gravidade e complexidade dos problemas que afligem o País, as soluções não poderão ser implementadas em um único rompante, porém elas já não podem ser mais deixadas de lado, sob o risco de uma insurgência revoltosa de consequências imprevisíveis.

Page 3: Ed951

Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 3

atualizados desde dezembro. Aprendendo o bê-a-báApesar de ainda não ter concluído o relatório de avaliação, a comissão do Tribunal de Contas do Estado, que há algumas semanas frequentou o Legislativo santista para auditar a presença de funcionários e assessores, constatou um fato curioso: existe um número expressivo de professores da rede municipal à disposição da Câmara para atender as demandas dos 21 vereadores.

VLT na Campos MeloO projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deverá sofrer mais uma alteração, dentro as inúmeras que já foram realizadas até agora. A ideia do sistema ocupar parte da Av. Conselheiro Nébias, no trajeto rumo ao Centro Histórico, deverá ser abandonada. A opção será utilizar a Rua Campos Melo.Mudança no transporteAté o final do ano, o transporte coletivo em Santos também passará por mudanças. Há estudos avançados para a implantação do sistema troncal nas principais avenidas, um conceito utilizado nos metrôs, onde o usuário fará baldeações para chegar ao destino pagando uma única tarifa. Pegou malMesmo que tente se justificar, pegou mal a nomeação feita pelo vereador Hugo Dupreé (PSDB) ao diretor presidente do Hospital Santo Amaro, de Guarujá, Urbano Bahamonde Manso, para trabalhar como assessor parlamentar em seu gabinete. Realmente fica

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

Aumento à vistaA Prefeitura de Santos contratou a empresa de engenharia Guilherme Martins para elaborar a nova Planta Genérica de Valores Imobiliários da Cidade, incluindo atualizações que não são feitas desde 2008, quando ocorreu a última revisão.Aumento à vista IIAssim como aconteceu nas últimas atualizações, o valor venal definido para algumas áreas de Santos deverá ser elevado em razão das melhorias produzidas pela expansão imobiliária. Com isso, boa parte dos carnês de IPTU a serem emitidos no próximo ano deverão apresentar valores maiores, tendo em vista que o imposto é calculado com base no valor venal do imóvel.

‘Tá’ cedidoPelo menos um fato curioso chama a atenção de quem observa a composição do quadro de funcionários da Fundação Arquivo e Memória de Santos. Do total de 34 servidores que atuam no local, três pertencem à Fundação, enquanto 24 foram cedidos pela Prefeitura, quatro pela CET, um pela Prodesan e um pela Caixa de Pecúlios. E, como ninguém é de ferro, um está de licença médica...

Fora do arMotivo de indignação durante a eleição interna do partido em março, o site do Diretório Municipal de Santos do PSDB continua fora do ar. Funcionou até o fim de 2012, no endereço www.psdbsantos.com.br. O Twitter e o Facebook do partido também estão abandonados. Não são

@jairosacampos

Quando...enfim a Ecovias providenciará a instalação de sistema de iluminação no trecho final da Via Anchieta, junto ao popularmente conhecido viaduto ‘Elefante Branco’, na entrada de Santos?

FIÓDOR DOSTOIÉVSKI ESCRITOR RUSSO

“A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais”

difícil imaginar como é possível o profissional conciliar ambos os expedientes.No vizinhoA Prefeitura de Santos firmou convênio com o Centro Comunitário da Praia Santa Cruz dos Navegantes para execução de plano de trabalho com estabelecimento de vínculo de cooperação. Para tanto, destinará R$ 120 mil pelo período de um ano. A iniciativa altruísta seria louvável se não fosse um detalhe: a entidade localiza-se em Guarujá.

Difícil missãoO presidente da Assembleia de São Paulo, deputado Samuel Moreira (PSDB-foto), demonstra disposição para cumprir uma difícil - para não dizer impossível - missão durante seu mandato à frente da Casa, iniciado há três meses: reduzir os gastos do Legislativo paulista, elevadíssimos.Difícil missão IICom um orçamento previsto para 2013 de R$ 844 milhões, valor bem superior ao da maioria dos municípios brasileiros, Moreira está sensível às manifestações populares e acredita que é necessário economizar.

Quem Responde?

Difícil missão IIIQuem acessa o site da Assembleia e verifica os gastos efetivados observa que existem gorduras para cortar, como verbas para bufês e lanches, aquisição de celulares, frigobares, geladeiras, assinaturas de jornais e revistas. Somente as despesas com os Correios alcançam R$ 4 milhões/ano, sem contar outras benesses concedidas aos 94 deputados lotados na Casa.

Difícil missão IVComo se não bastasse, recentemente foi aprovado em plenário o direito ao ressarcimento pelos deputados de suas despesas médicas e hospitalares, na faixa de gastos que variam de R$ 5 mil a 100 mil.

Política ruralSeguindo tendência de colegas políticos santistas, como o deputado federal Beto Mansur (PP), o presidente do PR e da Prodesan, Odair Gonzalez, e do ex-deputado federal Joaquim Del Bosco Amaral, o vereador Marcus De Rosis também já dispõe de uma bonita fazenda. Ela está localizada no município de Cassilândia, em Mato Grosso do Sul, e possui 4,15 quilômetros quadrados (415 hectares).

Memória viva Após ver aprovado seu projeto restabelecendo simbolicamente os mandatos de vereadores cassados no período do regime militar, o vereador Evaldo Stanislau (PT) pretende agora instituir a Semana da Memória no calendário oficial de Santos, a

REVOLUÇÃO DE 32 A Prefeitura de Santos realizará, na próxima terça-feira (9), a partir das 10

horas, na Praça José Bonifácio, no Centro, solenidade cívica em homenagem ao 81º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, com a participação de integrantes da Associação dos Combatentes de 32 de Santos. O evento será

realizado junto ao monumento (foto) alusivo aos combatentes que lutaram durante o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho

e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil.

ARQUIVO

CANDIDO GONZALEZ/SECOM/PMS

ser celebrada anualmente entre os dias 25 e 31 de março.Memória viva IIA iniciativa do vereador petista é impedir que caiam no esquecimento as arbitrariedades praticadas pelos governos militares. Para isso, entreoutras ações, a proposta sugere a promoção de atividades nas escolas da Cidade alusivas ao tema.Convidado da segundaO Jornal Enfoque, no ara partir das 8 horas na Santa Cecília TV, terá nesta segunda-feira (8) a participação dos vereadores santistas Prof. Kenny (DEM) e Prof. Igor (PSB), que irão debater importantes temas de interesse da Cidade.

Page 4: Ed951

Quando a coordenadora-execu-tiva do comitê paulista da Copa do Mundo 2014, Raquel Verdenacci, foi entrevistada pela Reportagem, no fi-nal de março deste ano, afirmou que as impressões sobre Santos "eram as melhores" quanto à campanha para se tornar uma das subsedes da competição mundial.

E, de fato, seleções de diferentes países se interessaram pela cidade. A Alemanha foi uma delas. E o que antes era ainda uma dúvida, agora é "90% de chances", segundo a própria Prefeitura de Santos: a sele-ção mexicana, comandada por José Manuel de la Torre, deve mesmo se hospedar em Santos para treinar durante a Copa em 2014, faltando menos de um ano.

A confirmação virá com os re-sultados finais das eliminatórias da Concacaf. O México está na terceira colocação com oito pontos, mesmo número da Costa Rica, com a desvantagem no saldo de gols. Se o torneio terminasse hoje, o time se classificaria (se ficar em quarto, entra na repescagem).

Independente dessa escolha, Santos terá, de qualquer forma, um desafio assim como outras cidades de alto potencial turístico: deve estar preparada para fomentar estru-tura hoteleira (e em outros setores turísticos) e, principalmente, de mobilidade urbana de qualidade.

Projetos para melhorar a infraes-trutura da Cidade e para atrair turis-tas - pelo menos, na teoria - podem ser considerados ótimos. Porém, na prática, a demora no cronograma - al-guns estão ainda em fase de estudo, fora do projeto executivo - revela uma situação de incertezas para uma boa receptividade e até mesmo na garantia de bom retorno financeiro turístico para a Cidade.

Museu PeléConsiderada a atração turística

mais esperada para a Copa - afinal, reunirá um exclusivo acervo do Atleta do Século - tinha previsão de conclusão no final de 2012. Mas orçado em R$ 28,5 milhões, ainda faltam R$ 6,3 mi para concluir a estrutura e obras do espaço.

Atualmente, o local se encontra na seguinte situação: a restauração do casarão que vai abrigar boa parte do acervo do Rei do Futebol, no Valongo, está 75% concluída, enquanto que os outros 25% só serão concluídos quando o restante (R$ 6,3 milhões) forem repassados como aporte financeiro final para a conclusão.

A corrida contra o tempo está

PROGRAMA 'SE LIGA NA REDE'Mais de 1.900 famílias de Santos, com renda de até três salários mínimos (R$

2.034,00) e que não possuem ligações em suas casas ao sistema de esgoto, serão beneficiadas com o Se Liga na Rede. O programa irá custear as adaptações

internas das moradias. O investimento do Governo do Estado será de R$ 3,5 milhões. A iniciativa deverá beneficiar principalmente famílias da Zona Noro-este e dos morros, resultando em ganhos ambientais e de saúde pública, além

de contribuir para o turismo com a melhora da balneabilidade das praias.Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 4

NARA ASSUNÇÃO E NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

Mundial de incertezasCOPA 2014 Com chances de receber a seleção do México, Santos está atrasada no turismo receptivo para a Copa no próximo ano

dada. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) con-firmou em junho deste ano que vai captar recursos para os R$ 6,3 mi restantes - o Banco já tinha antes liberado R$ 9 mi que foram destina-dos ao projeto que inclui os estágios de restauração e museografia.

Dessa forma, será feita a orga-nização do equipamento turístico para que ainda tenha a chance de que tudo seja entregue até junho de 2014, quando a Copa se inicia. Após a conclusão da obra, ainda faltarão verbas para a museologia do local, ou seja, a aquisição dos equipamentos internos do espaço.

Terminal de passageirosEsse é um dos aspectos mais

complexos, pois Santos sendo a porta de entrada da economia do País indiretamente se torna uma re-ferência para o turismo receptivo de estrangeiros provenientes de navios.

A obra de alinhamento da região do Outeirinhos é de 1.282,85 metros do cais, dividida em sete segmentos entre as proximidades da Marinha e o Terminal Marítimo de Passageiros. Estão previstas obras em 504,29 metros, que envolvem também a área de atracação dos navios. Isso permitirá que haja a capacidade de hospedagem de 15 mil pessoas em uma única vez nos navios atracados.

Atualmente, na temporada, o Porto de Santos recebe mais de 1 milhão de passageiros. "Pelo menos 70% das obras estão concluídas", garante o presidente da Codesp, Renato Barco. Segundo ele, era di-fícil prever com antecedência alguns empecilhos durante essa interven-ção - como, por exemplo, a mudança de local do terminal T-Grão.

Para acelerar o processo até 2014 - embora, de fato, a região de Ou-teirinhos não ficará completamente concluída - o Governo Federal (por meio da Secretaria de Portos da Presidência da República) financiará a obra de realinhamento do costado para atracação de navios, cujo in-vestimento de R$ 235 milhões está previsto no PAC2.

A prefeitura pediu a inclusão do projeto Porto Valongo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essas obras constituem em uma moderna revitalização urbana não só do bairro do Valongo, loca-lizado na entrada da Cidade, mas também de mobilidade retroportuá-ria, diminuindo os gargalos de acesso dos modais rodoviários.

Tal obra seria uma realidade bastante positiva para a região, se não fosse por um pequeno detallhe: os estudos ainda estão em fase de fina-lização. "Ainda não há previsão para as obras. É preciso que haja, ainda,

uma audiência para a apresentação dos estudos em questão", ressalta Barco. A data não foi definida.

Com o projeto apresentado em 2011 para 2012, ainda no governo anterior, a intenção era revitalizar a área que compreendia os armazéns 1 até o 8. Com a nova administração, se entendeu que a área de revitalização também deveria incluir outros bair-ros, como o Paquetá e a Vila Nova.

"Nunca se pensou no projeto diretamente para a Copa 2014", explica o secretário de Assuntos Portuários de Santos, José Eduardo Lopes. "O Porto Valongo sempre foi pensado a longo prazo", justifica. Quanto ao Mergulhão, outra impor-tante obra que consiste na passagem subterrânea para caminhões no Valongo, e tem recursos reservados em R$ 300 milhões pelo PAC2, o contrato com a empresa vencedora da licitação para execução do projeto executivo foi assinado em abril de 2013, prevendo 13 meses para sua conclusão. "Após a conclusão do projeto executivo será realizado o processo licitatório para contratação das obras", confirma Barco.

E sobre uma das questões mais polêmicas que influenciam todo o andamento de cidades da Baixada - a dos gargalos de infraestrutura na logística de acesso, o secretário Edu-ardo Lopes admite que o gargalo de acessos à Cidade para o próximo ano na época da Copa "vai piorar".

"Infelizmente não é o que uma administração pública espera. Mas ter muitas obras é um reflexo ine-vitável. Precisamos saber lidar com isso", prevê.

Rede hoteleira em crescimento

Se em 2011, a rede hoteleira de Santos tinha aproximadamente mil leitos, atualmente - com os novos empreendimentos lançados nos últimos dois anos - a Cidade já conta com 4.741 leitos. Mais hoteis estão sendo construídos para aumentar este número em Santos, que deve ultrapassar os 5 mil.

Alguns, porém, podem nem estar prontos para a Copa. Para o presidente do Sindicato dos Hotéis da Baixada Santista Salvador Gonçalves Lopes, a situação da região já está bem melhor para a Copa do Mundo. "Acredito que nem todos estejam prontos, mas dois - um na Ponta da Praia e outro na Avenida Bernardino de Campos - deram uma acelerada boa e até 2014 devem ser entregues. E não podemos contar só com os de Santos. Temos Guarujá também que oferece mais leitos", ressaltou.

Outra questão é que os hoteis precisam receber a certificação do Sistema brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) . "Neste sentido, os estabelecimentos que conseguirem se classificar nesta próxima fase receberão isenção da taxa do Governo. Foi uma maneira para incentivar com que os locais se agilizassem para conquistar esta classificação", diz.

E se os hotéis precisam aumentar o padrão, o atendimento aos turistas estrangeiros também merece atenção. De acordo com Salvador, o sindicato oferece cursos de qualificação - , inclusive de inglês e espanhol - para garçons, cozinheiros, arumadeiras e demais profissionais. "Já passaram pelos cursos, que são oferecidos há dois anos, 800 pessoas, que já se qualificaram", diz.

E depois?Outro questionamento que se faz é se a Cidade irá - após a Copa -

conseguir preencher todos estes leitos. Salvador reconhece que esta é uma das grandes preocupações. Ele, particularmente, acha que não. "Mas sou otimista e acredito que se a Cidade e os estabelecimentos fizerem um trabalho bonito durante a Copa, conseguiremos mais turistas indicados - principalmente - pelos que vierem no período da competição", confia. (NA e NG)

NARA ASSUNÇÃO

Museu PeléÚnico no mundo, o museu,

que deveria ser entregue em dezembro de 2012, ainda precisa de verba para ser

concluído antes da Copa do Mundo

Page 5: Ed951

Boqnews 6 a 12 de julho/2013 | cidades | 5

Seu DireitoMIGUEL ROLLO

[email protected]

Esclarecendo dúvidasMinha mãe está muito doente e não consegue mais cuidar de suas

coisas sozinha, o que deve ser feito? Quem ficará responsável por ela?RG – Embaré – Santos

Prezado leitor,Neste caso, a pessoa que não tem mais condições de se cuidar

sozinha, seja pela idade avançada, ou por um grave problema de saúde físico ou mental, precisará de um responsável que se chama Curador. Este responsável será nomeado pelo Juiz, após a pessoa inválida passar por perícia médica, no processo chamado INTERDIÇÃO. Para isto, é necessário procurar um advogado.

A preferência quanto a responsabilidade recai no marido, companheiro, pais, filhos ou irmãos. Na falta dessas pessoas mais próximas da família, o Juiz verificará se aquele que pede a interdição tem condições de cuidar da pessoa.

Fonte: Defensoria Pública SP

PORTO Prefeitura anuncia que fiscalização no setor portuário aumentará após identificar perda de receita com evasão tributária

Cobrançacom rigor

Devido as irregularidades en-contradas na arrecadação do Im-posto sobre Serviço (ISS), que somente no setor portuário corres-ponde a R$ 205 milhões, a Prefei-tura de Santos determinou uma mobilização de gestão de modo a fiscalizar os mais diversos pro-cessos da atividade portuária. So-mente nestes últimos seis meses, quando a metodologia de cobran-ças foi implantada, o município ar-recadou R$ 8 milhões em multas.

Para desenvolver esse sistema, foram capacitados 15 auditores fiscais - de um total de 82 - para

ampliar a fiscalização do recolhi-mento da taxa no Porto. "Os fiscais são treinados para acompanharem in loco o pagamento. É feita uma busca ativa em toda a cadeia pro-dutiva da movimentação portuá-ria, da chegada do navio até a saída do Porto", explicou o prefeito Pau-lo Alexandre Barbosa sobre cada etapa do processo do transporte de cargas.

Durante o semestre, foram emitidas 40 notificações. A princi-pal infração registrada é o recolhi-mento indevido do imposto para outros municípios.

ArrecadaçãoO ISS de Santos, somente no setor portuário, corresponde a R$ 205 milhões nas receitas municipaisi

NARA ASSUNÇÃO

Page 6: Ed951

O Grupo de Ação Social Santo Antonio - GASSA promove chá beneficente

e bingo na quinta-feira (11), a partir das 15 horas,

na Igreja do Coração de Maria, localizada na

Rua Antonio Bento, 123. Informações pelo telefone 2102-3434, ramal 2136, ou

no próprio local.

Estão abertas inscrições para a prática de Tai Chi Chuan, na Arena Santos

(Av. Rangel Pestana, 184). São 20 vagas e as aulas serão realizadas às

segundas e quartas, de 17h às 18h, a partir do dia 29. Pode participar qualquer

pessoa a partir de 10 anos. Inscrições no local. Informações: 3228-8780.

Instalador hidráulico, pintor de obras,

panificação básica, informática e técnico em segurança do trabalho estão entre os cursos

disponibilizados no portal Minha Oportunidade. Para mais informações,

acesse o site www.santos.sp.gov.br/

minhaoportunidade.

Envie sugestões para o e-mail:[email protected]

Saiba quais são os primeiros passos para iniciar o seu empreendimento

Quem nunca sonhou em abrir o seu próprio negócio, trabalhar para si mesmo, e melhor ainda, fazer aquilo que gosta? Porém, começar um novo empreendimento pode não ser uma tarefa tão simples e requer atenção. É preciso que o futuro empresário conheça o mercado e o público que pretende atingir.

Em Santos,o primeiro passo para abrir uma empresa é utilizar a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). A mesma lhe dirá

se naquele endereço pode abrigar ou não a instalação deste tipo de empresa que se deseja. A lei está disponível na internet na página da Prefeitura de Santos (www.santos. gov.br) ou no Poupatempo, gratuitamente, por meio de requerimento simples (o tempo para obtenção dessa certidão gira em torno de 10 dias e a pessoa será orientada onde retirá-la).

No Poupatempo, poderá também obter gratuitamente a relação de

documentos necessários para abertura do seu negócio.

Esta documentação irá variar de acordo com o tipo de negócio desejado. O mais indicado é contratar um profissional na área de Contabilidade para realizar esta parte burocrática. Não há cobrança de taxa quando se dá entrada em todos os documentos para obtenção do alvará.

Confira no quadro dicas importantes:

Quer abrir um negócio?

Boqnews6 | cidades | 6 a 12 de julho/2013

Desperte - O primeiro passo para alcançar o sucesso é des-cobrir se você já tem as características do empreendedor. O futuro da empresa depende dos cuidados de seu dono.

Reúna – Colete informações para dar subsídio consistente à cria-ção da empresa. Antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável.

Conheça – Organize as informações coletadas. O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas ne-cessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.

Consulte - O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporcio-na uma visão mais clara e consistente sobre o desenvol-vimento da empresa em metas alcançáveis. Esses da-dos devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

Registre - A formalização gera oportunidades e ganhos para o negócio. A empresa formal tem mais chances de fechar parcerias, acessar a linhas de crédito, expor-tar e receber subsídios do governo. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo, as mercado-rias podem ser apreendidas pelo poder público e fica li-mitada a possibilidade de crescimento e de divulgação.Fonte: Sebrae

Page 7: Ed951

Boqnews 6 a 12 de julho/2013 | cidades | 7

FÉRIAS Confira dicas de atividades às crianças e adolescentes ao longo do mês

Julho chegou e com ele as férias escolares. Por mais que no início as crianças gostem da ideia e fiquem bem comportadas, com o passar do tempo a agitação começa a ser constante e é praticamente im-possível mantê-las dentro de casa. Justamente pensando nisso alguns locais em Santos prepararam ativi-dades de férias para todos os gostos e idades.

O Shopping Praiamar (Rua Ale-xandre Martins, 80, Aparecida), promove até o dia 28, o Laborató-rio do Rock. Voltada para crianças de 4 a 12 anos, a atividade inclui games de guitarra, oficinas de pin-tura de palhetas para usar como cordão, tatuagens especiais, fotos temáticas com roupas de roquei-ros em um cenário que reprodu-zirá um palco, tudo isso inspirado na realização do Rock in Rio, que acontece em setembro.

Do dia 15 ao dia 21 de julho, o Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro, São Vicen-te) vai oferecer oficina de camise-tas, onde a criançada poderá fazer desenhos que serão transferidos para as roupas. Assim, cada crian-ça ganhará a sua camiseta única e exclusiva, produzida por ela mes-

Férias divertidasma. A oficina acontece de segunda a sábado, das 14 às 20 horas, e no domingo, das 15 às 21 horas, em sessões agendadas de 45 em 45 minutos.

O Miramar Shopping (Rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga) oferece até o dia 21, oficinas culi-nárias para as crianças colocarem a mão na massa. Serão preparadas três receitas diferentes, biscoitos com cobertura de chocolate, briga-deiros e cones de chocolate. As re-ceitas utilizadas foram elaboradas para serem executadas por crian-ças de 3 a 12 anos de idade e todas as atividades serão acompanhadas por monitores.

O Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549, Gonzaga) oferece até 4 de agosto a A Esta-ção Multiplayer, que funcionará diariamente, das 14h às 22h, com muitos games e diversão.

Já a prefeitura de Santos ofe-rece a programação Conhecendo o Orquidário, com quatro cursos para o público de 5 a 15 anos e um para todas as idades (incluindo adultos). Os interessados devem se dirigir à Praça Washington s/nº, no José Menino, e apresentar documentos (RG ou certidão de

CurtasFesta do MorangoA tradicional Festa do Morango

de São Vicente, promovida pela Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ganha uma nova roupagem com a programação para-lela do festival Dança São Vicente. Além de saborear toda sorte de produtos feitos à base de morangos, os visitantes terão programação cultural diária, incluindo mostra de coreografias e apresentações com-petitivas de dança da região. Evento

prossegue até o dia 28. Informações adicionais pelos telefones 3468-1528 e 3468-1536.

Arraial CulturalDesde sexta-feira (5), o Ar-

raial Cultural Solidário animará os finais de semana do mês de julho. Até o dia 21, sempre a partir das 18 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico de Itanhaém. Além das comidas e brincadeiras típicas, artistas locais

se apresentarão no local.

SaúdeA 12ª Conferência Municipal de

Saúde e a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador tem início na próxima sexta (12), às 20 horas, no auditório da Unip - Campus Rangel Pestana, à Avenida Francisco Mano-el, s/nº, na Vila Mathias.

EmpregosO Centro de Solidariedade

ao Trabalhador - CST abriu uma filial para atendimento às pessoas em busca de empregos. O posto atenderá inicialmente os trabalha-dores que perderam o emprego e precisam dar entrada no benefício do seguro-desemprego. Em um segundo momento ocorrerá a in-termediação entre as empresas e os trabalhadores. A unidade santista funciona à Avenida Luiz La Scalla Junior, 175, próximo à Santa Casa, na Vila Mathias, em Santos.

O Teatro Coliseu, em Santos, nasceu para sentir dor. Não con-segue, há 20 anos, se libertar da sina de oscilar entre o falso gla-mour e o abandono. Se não bas-tasse a decadência que o levou à condição de cinema pornô nos anos 80, o Teatro Coliseu vive to-das as etapas da biografia de um elefante branco.

Entre as fases paquidérmicas, podemos citar: a) multiplicação de custos; b) avanços e retroces-sos com mudanças de governo; c) isolamento de quaisquer políticas públicas; d) mais de uma déca-da para a entrega da reforma; e) serviços incompletos que exigem fechamento para novos trabalhos; f) reabertura com a maioria dos eventos a preços salgados; g) me-tamorfose imperfeita que simbo-liza um bairro que fingiu passar por revitalização.

A Prefeitura anunciou, na sexta-feira retrasada, a ressur-reição do elefante. Os trabalhos começaram na semana passada. A empresa Franz vai trocar o siste-ma de ar-condicionado. Depois, serão feitas obras no telhado, pela Inaplan, empreiteira que atuou na reforma da Bolsa do Café.

A reabertura está marcada para abril de 2014, exatamente um ano após o fechamento me-lancólico, quando a administra-ção municipal se deu conta de que o lugar não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). E levou três meses para perceber que quase todos os 44 extintores estavam vencidos.

Sabemos que – em política – nada é de graça. Sempre há cus-tos, e não somente financeiros. A história de que duas empresas, a Franz (em parceria com a Ode-brecht) e a Inaplan (com apoio do Grupo Mendes), vão gastar R$ 2 milhões na reforma do Teatro provocou curiosidade. A Franz vai arcar com R$ 1,2 milhão. A Inaplan, com R$ 800 mil. Algu-mas dúvidas:

1) As duas empresas vão gastar R$ 2 milhões numa obra e não receberão nada em troca. Se as empresas não serão pagas pelos serviços, como serão com-pensadas? Nada foi cogitado ou explicado.

2) Por que as empresas se interessaram em trabalhar no

Teatro Coliseu, ainda que não re-cebessem nada? E injetando R$ 2 milhões. Imagem? Marketing? Não é uma parceria, termo que pressupõe troca (ou esforço con-junto) entre as partes para finali-dade comum?

3) A Franz está – segun-do a Prefeitura – reformando a fachada do Paço Municipal, com custo de R$ 3,6 milhões. O Tea-tro Coliseu entrou no pacote de serviços? Supondo que seja isso, por que a Inaplan gastaria os ou-tros R$ 800 mil para a reforma do Teatro?

4) Depois que as obras esti-verem prontas, a Franz ainda dará dois anos de garantia para o siste-ma de ar-condicionado. A Inaplan garante a manutenção do telhado por cinco anos. As empreiteiras também vão arcar com estes custos a título de “parceria”?

As obras, ao custo de mais R$ 2 milhões para consertar o que deveria ter sido feito, não vão provocar nenhuma investiga-ção? A Prefeitura vai deixar como está? A obra foi entregue na ges-tão anterior, com a conversa fiada de restauração. Qualquer estu-dante de História, ao olhar para a fachada ou andar pelo salão de entrada, percebe que ali aconte-ceu uma reforma.

Pela reação da gestão atual, em abril, o sofrimento do Coli-seu é página enterrada. O pre-feito Paulo Alexandre Barbosa determinou silêncio de todos os secretários e assessores. Só o pre-sidente de CET, Antônio Carlos Gonçalves, secretário de Obras e de outras pastas com nomes pa-recidos nos últimos 16 anos, deu explicações. Como ele continua no Governo, significa que o pre-feito ficou satisfeito com os argu-mentos e engoliu o fechamento de mais um ano.

O Teatro Coliseu sofreu com os reajustes de custos, que enca-receram a obra quatro vezes em dez anos. São R$ 20 milhões que não o transformaram em um pon-to luxuoso, e sim num edifício cheio de feridas. Espero que es-sas dúvidas apenas sejam fruto de falta de curiosidade de jornalistas ou esquecimento da Prefeitura de Santos. O Teatro Coliseu não merece mais dor.

O elefante sofreMARCUS VINICIUS BATISTA Ideias & Distrações

[email protected] @casadomedo

nascimento), além de doar uma lata de leite em pó.

A Semes (Secretaria Munici-pal de Esportes) possui 30 vagas remanescentes, de um total de 315 abertas, para o curso de férias de canoagem. Podem se inscrever maiores de 12 anos, sem limite má-ximo de idade. Para isso, devem comparecer ao setor náutico, em frente ao Aquário Municipal, das 8 às 12 horas e das 14h às 17h, de segunda a sexta, e das 8 às 12 horas, aos sábados.

O Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), também preparou uma programação espe-cial para as férias, que conta com oficinas, roda de histórias e brin-cadeiras. O Sesc funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 22 horas, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3278-9800.

O Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histó-rico) está com o projeto Férias no Museu, com contação de histórias, música, oficina de arte e visita. A programação completa está disponí-vel no site www.museudocafe.com.br.

OpçõesAs atividades para a garotada incluem desde oficinas para pintar camisetas

até culinária, onde as crianças colocam literalmente a mão na massa

Page 8: Ed951

[email protected]@denise_covas

Umas &outras

ReciprocidadeMuito se tem falado sobre a “importação” de médicos pelo governo brasileiro. Todavia, algo precisa ser feito, o que não significa necessariamente que essa seja a melhor solução. A verdade é que ninguém quer ir para

NARA ASSUNÇÃO

pequenos municípios em estados do Norte, Nordeste, entre outros lugares carentes e longínquos, muito menos com poucas condições.

Reciprocidade IIPor que os formandos de universidades públicas de Medicina e Odontologia, normalmente de classes média ou alta, não podem atender essas comunidades, por um determinado tempo, como uma forma de retribuir à sociedade a gratuidade usufruída durante os anos de estudo? Seria uma justa forma de reciprocidade.

CampeãoO Brasil conquistou a Copa das Confederações, no último domingo (30), de forma irrepreensível. Há muito tempo não víamos a seleção brasileira com um esquema tático, com maturidade e com garra. Uma vitória convincente e merecida. Quanto ao teste dos estádios, parece que também passamos. O outro teste será com a paciência do povo em relação à falta de ... bem, a lista é extensa.

DeniseCovas

Santos JazzElizabeth Holmer

e Fernando Salgado, diretor comercial da TV

Tribuna, prestigia-ram o II Santos

Jazz Festival, que aconteceu de 18

a 23 de junho em Santos e Cuba-

tão. No palco da Praça Rui Barbosa,

curtiram os shows de Swiss Colle-

ge Band, Yaniel Mattos e Nuno

Mindelis

Festa Inverno 2013 no feriadoSão 20 lanchonetes e 8 restaurantes, espaço para aulas de dança, atrações artísticas e feira de artesanato, além de shows diários. Domingo (7), das 20h30 às 23h, a tradicional roda do Ouro Verde. Excepcionalmente, por conta do feriado, a Festa Inverno abrirá nesta segunda (8), com show de Cacá Baskerville e Banda, das 20h30 às 23h. Na terça-feira (9), a atração é o grupo Novo Sabor, das 18 às 19 horas, e Musical 2 + 1 Show, das 20h30 às 23h. Entrada franca. A Arena fica à Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias. Informações www.santos.sp.gov.br/agendacultural.

Curso de InvernoNa ESAGS, que está no Grupo de Excelência das instituições de ensino superior mais bem avaliadas pelo IGC, do Inep/MEC, além de ter nota máxima no ENADE (5), nas duas avaliações em que os alunos participaram, oferece ainda o Toefl, exame de proficiência na língua inglesa. E nas férias está ofertando o curso de Oratória: domine a insegurança de falar em público, ministrado pela professora de marketing, comunicação e linguagens, Danielle Guglieri. As inscrições estão abertas no site da faculdade. Nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho – das 19h às 22h30.

Festival Cidade de Santos - Dançar a VidaO evento reúne aproximadamente mil bailarinos, vindos de quatro Estados (São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Paraná) e do Distrito Federal. Serão realizadas competições em diversas modalidades, entre elas balé clássico, jazz, dança contemporânea, sapateado e dança de rua. O corpo de jurados é formado por profissionais da Argentina, Canadá e China. A EBMS (Escola de Bailado Municipal de Santos), a Escola Livre de Dança da Secult, o Balé da Cidade de Santos e academias da região participam do evento. Informações: [email protected]. No Teatro Municipal. Até 14 de julho.

o que vem por aí...

LançamentoLaura Segatto, proprietária da filial santista da Segatto - loja especializada

em móveis planejados de alto padrão -, no dia da inauguração, na última quinta-feira (4), na Azevedo Sodré, 9

Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 8

"É de manhã / É de madrugada / É de manhã Não sei mais de nada / É de manhã / Vou ver meu amor”

É de manhã, Caetano Veloso"

Canção

É DE MANHÃ, CAETANO VELOSO

NATASHA GUERRIZE

Page 9: Ed951

BrasilJá a pizza em formato de cone nasceu no Brasil em 2005. A ideia surgiu em Fortaleza, mas se espalhou rapidamente por todo o País, principalmente, por ser de simples confecção e muitas vezes o cliente pode personalizá-la de acordo com os sabores de sua

preferência.

GréciaNa Grécia, a pizza também é assada em panelas e sua característica mais marcante são as bordas oleosas. Os recheios mais comuns são espinafre,

queijo feta e azeitonas.

Conheça um pouco da origem desta delícia e saiba como ela é preparada em outros países. Confira também um roteiro das pizzarias em Santos, com dicas de qual sabor escolher.

Sabores pelo MUNDO

Dia da Pizza

Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 9

No dia 10 de julho, comemora-se o dia da queridinha de boa parte dos brasileiros, a pizza. A data foi institu-ída em 1985, pelo então sercretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, em razão de um concurso estadual que elegeria as melhores receitas de mussarela e margherita.

De acordo com registros históricos, o prato surgiu há mais de 6 mil anos e não era como conhecemos hoje, mas sim uma fina camada de massa conheci-da como pão de Abrahão, parecido com o pão sírio atual, consumido pelos hebreus e egípcios. Além disso, era chamado de piscea, daí veio o nome atual, pizza.

Milhares de anos depois, os ita-lianos incrementaram a massa com tomates, e então, era dobrada ao meio como um sanduíche. A partir da se-gunda metade do século 19, em 1889, dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita, enquanto passavam o verão na romântica Ná-poles - berço da pizza na Itália - para agradar e inovar o cardápio resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que repro-duziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele bati-zou sua receita com o nome de pizza Margherita, o que lhe rendeu muitos lucros. E assim deu-se a disseminação da receita, onde outros padeiros cria-tivos acrescentavam diversos outros ingredientes.

A primeira pizzaria Napolitana que se tem registro foi aberta em 1830, chamada Port Alba. O local tornou--se ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da época. Um deles foi Alexandre Dumas que chegou mencionar em suas obras as variações de pizzas mais populares da segunda metade do século 19.

A pizza chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos. Por muito tempo, só era possível encontrar pizzarias nas colônias italianas. Hoje, porém, existem diversas pizzarias, com receitas variadas. E com essa disseminação, a pizza nem sempre tem a cara que conhecemos. Ela muda de formato de acordo com cada nação.

EUANos Estados Unidos, a receita também chegou junto com os imigrantes. Existem duas grandes redes da área alimentícia, que surgiram por lá e hoje possuem franquias em diversos países, são elas a Pizza Hut e a Domino’s Pizza. A Domino‘s, por exemplo, possui a pizza Artisan, que é uma pizza quadrada.

DelíciasSabores

para todos os gostos:

preferência coletiva

NARA ASSUNÇÃO E DIVULGAÇÃO

JapãoNo Japão, a iguaria é chamada okonomiyaki, traduzido para pizza japonesa, e se parece mais com uma omelete gigante, do que com a pizza que nós conhecemos. Existem dois tipos, o estilo Osaka, onde todos os ingredientes são misturados e fritos numa chapa. E o estilo Hiroshima, feito em camadas.

Page 10: Ed951

10 | especial | 6 a 12 de julho/2013 6 a 12 de julho/2013 | especial | 11

DIA DA PIZZA As opções são muitas. Desta maneira, as dúvidas quanto aos sabores e pedidos só aumentam. Conheça alguns estabelecimentos que oferecem as melhores pizzas da Cidade para saborear. Afinal, nada melhor do que acabar o dia com esta delícia no prato.

Roteiro santista Salame

Dica da Ilha de StromboliOnde: Avenida Epitácio Pessoa, 99, BoqueirãoContato: 3288-2030

Atum e MargueritaDica de Big Pizza

Onde: Rua Marechal Hermes, 2 Contato: 3223-9191

NapolitanaDica de La MaggioriOnde: Carvalho de Mendonça, 419, Campo GrandeContato: 3252-3643

ChampignonDica de Cantina LilianaOnde: Avenida Ana Costa, 404 Contato: 3284-5999

Terra NostraDica da Terra Nostra Onde: Joaquim Távora, 372 Contato: 3252-4000 À Paolla

Dica da Paolla

Onde:Avenida Washington Luiz, 302, GonzagaContato: 3233-7374

ToscanaDica de Nostra SantistaOnde:Rua Bezerra de Menezes, 133, EstuárioContato: 3301-8850

Rúcula e Tomate SecoDica da Tre Fratelli PizzariaOnde: Rua Tolentino Filgueiras, 59, Gonzaga.Contato: 3394-9100

CalabresaDica de Art Pizza Onde: Av. Bernardino de Campos, 374, Vila BelmiroDisk: 3251.8728

A Cidade possui diversas pizzarias por todos os bairros. Cadastradas no portal de turismo de Santos (www.turismosantos.com.br) são 35. Difícil é escolher onde saborear ou pedir esta deliciosa combinação de massa e sabores. Confira um roteiro especial de

locais e a variedade de sabores a escolher.

DIVULGAÇÃO

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 11: Ed951

10 | especial | 6 a 12 de julho/2013 6 a 12 de julho/2013 | especial | 11

DIA DA PIZZA As opções são muitas. Desta maneira, as dúvidas quanto aos sabores e pedidos só aumentam. Conheça alguns estabelecimentos que oferecem as melhores pizzas da Cidade para saborear. Afinal, nada melhor do que acabar o dia com esta delícia no prato.

Roteiro santista Salame

Dica da Ilha de StromboliOnde: Avenida Epitácio Pessoa, 99, BoqueirãoContato: 3288-2030

Atum e MargueritaDica de Big Pizza

Onde: Rua Marechal Hermes, 2 Contato: 3223-9191

NapolitanaDica de La MaggioriOnde: Carvalho de Mendonça, 419, Campo GrandeContato: 3252-3643

ChampignonDica de Cantina LilianaOnde: Avenida Ana Costa, 404 Contato: 3284-5999

Terra NostraDica da Terra Nostra Onde: Joaquim Távora, 372 Contato: 3252-4000 À Paolla

Dica da Paolla

Onde:Avenida Washington Luiz, 302, GonzagaContato: 3233-7374

ToscanaDica de Nostra SantistaOnde:Rua Bezerra de Menezes, 133, EstuárioContato: 3301-8850

Rúcula e Tomate SecoDica da Tre Fratelli PizzariaOnde: Rua Tolentino Filgueiras, 59, Gonzaga.Contato: 3394-9100

CalabresaDica de Art Pizza Onde: Av. Bernardino de Campos, 374, Vila BelmiroDisk: 3251.8728

A Cidade possui diversas pizzarias por todos os bairros. Cadastradas no portal de turismo de Santos (www.turismosantos.com.br) são 35. Difícil é escolher onde saborear ou pedir esta deliciosa combinação de massa e sabores. Confira um roteiro especial de

locais e a variedade de sabores a escolher.

DIVULGAÇÃO

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 12: Ed951

Para quem está de férias ou deseja apenas curtir um final de semana diferente neste mês, diversas cidades oferecem um

motivo a mais para serem visitadas durante o inverno: são os festivais que reúnem música de qualidade, boa gastronomia e as mais diferentes manifestações artísticas. Com este roteiro,

destacam-se Campos do Jordão, Curitiba, Paranapiacaba e Ouro Preto e Mariana.

ESTAÇÃO BISTRÔDesde terça-feira (2), o restaurante-escola Estação Bistrô está com

novidade no cardápio: é a sopa borscht, típica de países do Leste Europeu. Em função do inverno, o local passou a oferecer entrada

quente, no lugar de salada. O restaurante funciona de segunda a sábado na antiga Estação do Valongo, no Largo Marquês de Monte

Alegre, 1, Centro Histórico. Informações: 3219-3494Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 12

FESTIVAIS Confira cidades no interior que oferecem neste mês atrativos turísticos aliados à música e atividades culturais em geral

Roteiro de festivais pelo País

Curitiba Começa na terça-feira (9) o Festival de Inverno de Curitiba.

Atividades culturais, gastronômicas e esportivas são algumas das

atrações previstas para o evento, que acontece no Largo da Ordem,

no Centro Histórico de Curitiba, até o dia 31 de julho. O festival é

organizado pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), com

o apoio do Instituto Municipal de Turismo (Ctur). A programação

também conta com descontos em diversos restaurantes e hotéis da

Cidade. Informações: facebook.com/FestivalDeInvernoDeCuritiba

Campos do Jordão O 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - conhecido como o maior evento de música erudita do Brasil - traz nesta edição diversas atrações. Ao todo, são mais de 60 apresentações. Esta edição do evento será marcada pelo forte caráter pedagógico, com 144 vagas para aulas, palestras, masterclasses, práticas de música de câmera e orquestrais. Informações: festivalcamposdojordao.art.br

FOTOS DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 13: Ed951

6 a 12 de julho/2013 | turismo | 13Boqnews

Check-inSANDRA [email protected]

Manifestação X TuristaApesar das manifestações e

de toda sua repercussão inter-nacional, a grande maioria dos turistas estrangeiros não deixou de comparecer à Copa das Con-federações. O evento esportivo atraiu cerca de quase 70% deles, que permaneceram por aqui de 8 a 15 dias. Neste período, segundo pesquisa da FIPE (Fundação Ins-tituto de Pesquisas Econômicas), encomendada pelo Ministério do Turismo, o grau de satisfação desses turistas ficou acima dos 50% em relação à qualidade dos serviços oferecidos e à infraestru-tura das cidades-sedes. O preço dos restaurantes e dos táxis em geral foi aprovado e agradou aos visitantes. No entanto, a alimen-tação nos estádios, tanto para bra-sileiros quanto para estrangeiros, parece ter ficado um pouco salga-da para o bolso de ambos, onde a aprovação pífia, não passou dos 21,9% dos entrevistados. Neste cenário, porém, o reflexo acena mais para o lado positivo da his-tória, em termos de visibilidade do País, em relação a futuros eventos de grande porte, como a própria Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude. Prova disso, é que o público estrangeiro, que veio prestigiar a Copa das Confederações, não apenas saiu satisfeito dos está-dios, como ainda, segundo apon-ta a pesquisa, não teve problemas com transporte, comeu e dormiu bem, divertiu-se à noite, e tudo com muito conforto e segurança. Veja os dados abaixo:

- Infraestrutura (aprovação):Transporte – 83,1%Limpeza das ruas – 78,3%Segurança Pública – 71,7%

- Serviçoes turísticosRestaurantes – 91,5%Diversão noturna – 86,2%Hospedagem – 84,8%A qualidade dos estádios e

o conforto de suas instalações atraíram a atenção de 95,3% dos turistas, bem como a disponibi-lidade dos funcionários para dar informações (89,5%).

Jornada Mundial Segundo o padre Renato

Martins, diretor dos atos centrais do evento, a segurança não é motivo de preocupação. Ele acredita que possíveis mani-festações violentas não devam atingir os dias em que o papa Francisco estiver na cidade, já que o pontífice deve proporcio-nar instantaneamente um clima de paz. Acrescentou ainda que as manifestações pacíficas, feitas pelos jovens, estão em sintonia com os propósitos da jornada, entre os quais, o de lutar por um mundo melhor.

O padre diz confiar no tra-balho da Polícia Federal e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Even-tos. A Jornada Mundial da Ju-ventude será realizada de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Paranapiacaba Localizada a cerca de 30 quilômetros do centro de Santo André, a vila de Paranapiacaba é um verdadeiro museu a céu aberto, que conta um pouco da história da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, construída por uma companhia inglesa, inaugurada em 1867 e considerada patrimônio histórico nacional. Em julho, a Vila experimenta um clima especial com o tradicional Festival de Inverno, que chega a 13ª edição. Este ano, o evento resgata sua programação original, com o melhor da música popular brasileira e instrumental em apresentações gratuitas. Entre as atrações, estão Ana Cañas e Arnaldo Antunes (13) e Pedro Mariano (14 de julho). Nos dias 20 e 21, o público poderá conferir shows de Zeca Baleiro e Guilherme Arantes. No encerramento estão previstas as participações de Ivan Lins (27) e o espetáculo de tributo ao Beatles All you need is Love (28). O festival ocorrerá de 13 a 28 de julho, sempre aos fins de semana. Informações: www.santoandre.sp.gov.br/

Ouro Preto e Mariana O Festival de Inverno de Ouro Preto

e Mariana Fórum das Artes 2013 – Em Tempos Diversos traz neste

ano uma temática em harmonia com as transformações dos tempos

modernos. Explorando diversos olhares e múltiplos saberes, serão realizadas - até o dia 28 de julho - atividades artísticas e discussões

conceituais gratuitas, com o objetivo de reafirmar a importância das

manifestações culturais. Até terça (9), shows de Jair Rodrigues e Família, Oswaldo Montenegro e Orquestra

Sinfônica de Ouro Preto com Alceu Valença garantem a animação do

público. Ainda na programação estão: Paula Lima, Lô Borges e o cubano

Fernando Ferrer, sobrinho de Ibrahim Ferrer, do Buena Vista Social Club.

Informações: www.festivaldeinverno.ufop.br/

Page 14: Ed951

Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 14

BRIOSANo comando do técnico Paulinho Kobayashi, a Portuguesa Santista retorna

neste domingo (7) às 10h na partida contra o EC Água Santa, válida pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2013. Os ingressos para o jogo

continuam à venda na bilheteria do estádio Ulrico Mursa (foto), onde será realizado o jogo, sendo que para a arquibancada custam R$ 20,00 (inteira). Estudantes, aposentados, professores da rede pública, maiores de 60 anos,

crianças até 12 anos, mulheres, torcedores com a camisa da Portuguesa Santista e sócios com a mensalidade em dia pagam R$ 10,00 (meia).

DIVULGAÇÃO

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

Sansão

SANTOS FC Equipe encara clássico paulista no Campeonato Brasileiro

1. Nem a Branca de Neve

Dez do Manduca

As decisões no Santos FC não são fáceis. E tudo graças aos nove membros do Conselho Gestor. Como demoram para de-cidir, não é mesmo? Afinal, nove cabeças pensam mais devagar que uma ou duas. E olhem, nem mesmo Walt Disney foi tão criativo e brilhante. No clássico Branca de Neve e os Sete Anões apenas oito pessoas decidiam. É recorde. O Conselho Gestor do Peixe realmente é digno de entrar no Guiness Book.

2. Rafael baratoEu achei baixo o valor que

o Napoli vai pagar pelo goleiro Rafael: 5 milhões de euros (R$ 14 milhões). Eu acho que po-deria ser vendido por um pouco mais. Agora pensem comigo: o Rafael nem vendido foi e todo mundo sabe o quanto vai entrar no clube com a saída de seu goleiro titular. Então não entendo porque não se sabe ainda quanto entrou no clube pela venda do Neymar. Por que o Conselho Fiscal pediu mais 15 dias para analisar algo tão simples? Estranho...

3. Ainda NeymarLi em um jornal que a Ter-

ceira Estrela Investimentos teve prejuízo com a venda do Neymar, pois perdeu dinheiro, ganhando menos do que inves-tiu pelos 5% do atleta. E você, já ouviu aquela piada do palhaço? Só rindo. Será esse o motivo que levou a saída de Álvaro de Souza do Conselho Gestor do clube? Ou é o comentado e nebuloso contrato do Santos FC com a CSU, onde Souza é membro do conselho também? Aliás, queria saber do presidente Luis Álvaro quando o Santos FC vai atingir os 100 mil sócios que ele prometeu em 2009? Será no dia de São Nunca? Ou vai ver estão esperando o Pelé retornar a campo com a camisa do Peixe? O povo esquece, o Manduca nunca. Memória e agenda fazem um bom cronista.

4. Gabigol e GivaFoi revelado essa semana

que, no negócio da venda do Neymar, que ninguém sabe de fato o valor que foi pago ao Santos, foi dada a preferência na venda dos atletas Gabigol e Giva, e mais um a definir pelo Barcelona. Como eles dão tiro certo, não é mesmo? E mais, o Santos FC ainda descontou um bom valor como intercâmbio para aprender como funciona

ARMANDO GOMES

[email protected] @armandogomes_

a escola de formação de atle-tas do Barcelona. Afinal, foi o Peixe que viajou até a Espanha e pagou milhões por um atleta revelado na Catalunha ou foi o contrário? Só aqui a banana engole o macaco.

5. MarasmoEu fico estranhando o maras-

mo de alguns conselheiros que fora do Conselho Deliberativo falam poucas e boas e na hora da reunião não abrem a boca e votam conforme determina o Conselho Gestor. Marasmo ou conveniência?

6. RobinhoChega de falar da contratação

de Robinho. Estou cansado desse tema e nunca o jogador chega. Às vezes, sinto que vou estar velhinho de barba branca no Esporte por Esporte comen-tando a possível contratação do jogador. Parece até que essa 'nuvem' é desculpa para tudo.

7. Tá na hora de pararVou falar do São Paulo FC.

Eu acho que o Rogério Ceni tem que parar. Ele anda falhando mais da conta. Afinal, já está na casa dos 40. É hora de dar espaço para a juventude.

8. Olha o passarinho!O episódio da foto de vestiá-

rio postada pelo atacante Hulk em uma rede social que mostra o goleiro Diego Cavallieri como veio ao mundo na comemoração do título da Copa das Confe-derações revela a falta que faz alguém para clicar a foto e falar: “Olha o Passarinho”. É o mundo dessas redes sociais. Socializam até o que não devem socializar. Que o diga a esposa do golei-ro, que também já socializou seu corpo nu em uma revista. Parabéns ao Brasil de Felipão pelo título!

9. Só Chico XavierPara dizer quando o ex-

-atacante do Santos FC, Alan Kardec, vai estrear pelo Palmei-ras, só há um jeito: consultar o Chico Xavier. Já o Valdivia, há quem acredite que nem Jesus Cristo resolve.

10. RepriseAgradeço ao amigo Carlinhos

por reprisar o Esporte por Es-porte todos os dias na Padaria A Santista, na confluência do Canal 5 com a Avenida Epitácio Pessoa.

#DeusExiste!

SantosVitórias: 19Empates: 13

Gols: 66

São PauloVitórias: 23Empates: 13

Gols: 72

O CLÁSSICO

Confrontos Recentes

25/07/2010, na Vila BelmiroSantos 1 x 0 São Paulo

17/10/2010, no MorumbiSão Paulo 4 x 3 Santos

28/08/2011, na Vila BelmiroSantos 1 x 1 São Paulo

04/12/2011, no MorumbiSão Paulo 4 x 1 Santos

10/06/2012, no MorumbiSão Paulo 1 x 0 Santos

09/09/2012, na Vila Belmiro Santos 0 x 0 São Paulo

Na Bíblia, Sansão era "o Ho-mem do sol". Mais que isso. Dizia que Deus o teria convocado para libertar o povo de Israel, que estava sob domínio dos Filisteus. Povo este que temia os nazarentos, condição essa tida por Sansão e que a ele foi delegada a confiança pelo todo poderoso.

Nas crônicas esportivas - as Bíblias do jornalismo segmentado - Sansão é o termo dado pelo saudoso jornalista Thomaz Mazzoni para o confronto entre Santos e São Paulo que, desde 1959 (quando a Taça Brasil começou) teve 57 partidas, com 19 vitórias do alvinegro e 23 do São Paulo (veja quadro). E que neste domingo (7), às 16 horas, no Morumbi, os times do Santos e do São Paulo, com a incógnita do lado saopaulino com a demissão de Ney Franco na sexta (5), retornam a campo após recesso devido à reali-zação da Copa das Confederações no Brasil.

O Santos terá, pelo menos, duas importantes missões nesta 6ª roda-da do Brasileiro: a primeira é vencer o São Paulo - não só pelos três pontos - mas para sair da chamada zona da degola (próximo da zona de rebaixamento). Atualmente, o alvinegro está na 16ª colocação, com 5 pontos em 5 jogos. Foram duas derrotas, dois empates e uma única vitória, conseguida na última rodada antes do recesso contra o Atlético-MG, que jogava com o time reserva em função da Libertadores.

Recém-contratado pela direto-ria santista para reforçar o ataque, William José se mostrou ansioso para a estreia. Que, aliás, será justa-mente contra o time em que atuou durante dois anos por empréstimo (2011-2012).

"Conheço a maioria do grupo. Chegaram alguns jogadores, mas é uma ótima equipe, com jogadores trabalhadores. Eles estão focados no título da Recopa (primeiro jogo realizado na última quarta em que

o São Paulo perdeu para o Corin-thians por 2 a 1) e acho que vai ser uma boa disputa e esperamos ter um bom resultado", disse, durante coletiva nesta semana.

A segunda missão do Santos é curiosa: há quase três anos o time não vence o clássico em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. A última vez em que o Santos venceu o tricolor paulista aconteceu no primeiro turno da edição de 2010, com um gol contra do zagueiro Renato Silva. E ainda pela mesma competição, o Santos tinha um tabu ainda maior contra o São Paulo: antes do primeiro turno de 2010, o Santos estava há exatos sete jogos (quase quatro anos) sem ganhar do São Paulo em brasileiros.

Sem Neymar, que se apresen-tou no último mês ao Barcelona, o Santos perde uma das grandes referências no elenco. A chamada Neymardependência - um neolo-gismo que se travestiu de fantasma para assombrar comissão técnica e jogadores - será um dos grandes de-safios para Claudinei Oliveira, que chega para comandar a equipe após a demissão de Muricy Ramalho, desde 2011 no comando do time e sério candidato a voltar ao tricolor.

Teste Mas competência não falta ao

treinador oriundo das categorias de base - que não só conquistou a Copa São Paulo de Juniores deste ano, mas que desde 2011 atuava como treinador do time sub-20 do Santos e desde 2009 pelo sub-15. Claudinei conheceu Neymar como poucos e muitos apostam na serie-dade do trabalho, que reconhece o talento de cada atleta.

E durante esse período de "férias" durante a Copa das Confederações, o Santos apostou em treinamento para não sair do ritmo. “Tivemos todo esse período para trabalhar e espe-ramos, no jogo contra o São Paulo, mostrar tudo o que o Claudinei nos apresentou nesse período”, declarou o volante Arouca.

Pelo lado do São Paulo, as aten-ções estão voltadas para a demissão do técnico Ney Franco, especial-mente porque o ex-técnico do Santos, Muricy Ramalho, é cotado para assumir o tricolor. A força des-comunal de Sansão, assim como na Bíblia, romperá as correntes. Resta saber se o Santos quebra a corrente do tabu dos jogos sem vencer ou se o São Paulo vai continuar mostrando sua força.

Os clubes esperam a presença de

bom público no clássico de domingo, que

será disputado no Morumbi

O CLÁSSICO

Expectativa

Page 15: Ed951

Já dizia Leonardo da Vinci, que os olhos são as janelas e o espelho da alma. Tão importante quanto cuidar do corpo e da alma, é cuidar da saúde dos olhos. No dia 10 de julho, comemora-se o dia da Saúde Ocular. A data é importante para lembrar as doenças mais comuns que atingem a visão e também a importância da prevenção dessas doenças, que é a melhor forma de evitar sequelas.

De acordo com o oftalmolo-gista, Celso Afonso Gonçalves, os problemas com a visão podem ser divididos em três faixas etárias di-ferentes: recém-nascidos, crianças e adolescentes e adultos a partir dos 40 anos.

Os recém-nascidos devem ter uma atenção oftalmológica cen-trada, principalmente no teste do olhinho, obrigatório nas materni-dades. O teste visa a prevenção de doenças como a catarata congênita, as adquiridas pela mãe na gravidez e principalmente a prevenção de tumores na infância.

Já com as crianças e adolescen-tes, é necessário ter uma atenção maior dos 2 aos 10 anos, para observar se a criança desenvolve o estrabismo, que é o desvio do olho e se possui algum distúrbio deno-minado refração, ou seja, miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

“É importante corrigir esses distúrbios, pois comprometem o desenvolvimento da criança como um todo: o desenvolvimento psi-comotor, escolar, intelectual, e

MAYARA BARBOZADA REDAÇÃO

Olhos saudáveis

VACINAÇÃOA Secretaria Municipal de Saúde alerta pais e responsáveis de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos (até 4 anos 11 meses e 29 dias) da importância de levá-los para tomar a vacina contra a poliomielite. As doses são dadas em duas

gotinhas da vacina Sabin, nas unidades básicas e de saúde da família, de segun-da a sexta, das 9h às 16h. A poliomielite é uma infecção causada pelo poliovírus

selvagem e se caracteriza por febre, mal-estar e cefaleia (dor de cabeça). Pode causar paralisia.Boqnews - 6 a 12 de julho/2013 - 15

VISÃO Na próxima quarta (10), comemora-se o Dia da Saúde Ocular

MARCELO MARTINS / SECOM-PMS

até psicológico, ou seja, a criança pode ser introvertida, por exemplo, por não enxergar bem”, explica o médico.

Esses distúrbios podem ser corrigidos com a utilização de óculos na infância ou com cirurgia após os 21 anos. Se a criança tiver uma boa saúde ocular, deve visitar o médico a cada dois anos; se tiver algum problema, o médico decide qual é a frequência mais indicada de consultas.

Após os 40 anos, começa a aumentar a prevalência das do-enças como glaucoma, catarata, diabetes e a degeneração da má-cula. São problemas que trazem grande comprometimento ocular do adulto.

A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil, porém, é rever-sível por cirurgia. Já a degeneração da mácula é a principal causa da cegueira irreversível. Ambos os problemas são comuns em pessoas acima de 60 anos.

O glaucoma tem histórico fa-miliar e normalmente acomete pessoas a partir dos 40 anos. Quem possui esse histórico na família, merece uma atenção especial. Ou-tra vilã é a diabetes, que tem tido um aumento na sua prevalência devido aos maus hábitos alimen-tares e físicos. Se for detectada tardiamente pode levar à cegueira.

Problema comum na região é o

pterígio, uma alteração na mem-brana conjuntiva. Ela sofre uma inflamação crônica de forma lenta, fazendo com que sua consistência se altere e ultrapasse uma barreira, invadindo a córnea.

O problema é comum entre pessoas que se expõem constan-temente ao sol, como surfistas e pescadores. Raros casos de pte-rígeo trazem distúrbios na visão. Quando isso acontece, é neces-sário realizar uma cirurgia. Mas é possível que o problema volte.

TecnologiaTecnologicamente, a medicina

evoluiu muito nos últimos anos, principalmente na área da oftal-mologia.

Hoje existem diversas técni-cas como o laser ou a tomografia ocular. “Antigamente uma novi-dade surgida nos Estados Unidos demorava 4 ou 5 anos para chegar ao Brasil. Hoje, na mesma semana a novidade já chega”, comenta Gonçalves.

Na cirurgia de catarata, por exemplo, é possível corrigir outros problemas, como a miopia ou o as-tigmatismo. O procedimento dura apenas 5 minutos.

DIVULGAÇÃO

PrecauçãoExames rotineiros podem prevenir o

aparecimento de doenças oculares e facilitar o tratamento

Nos caminhos da vida, o estresse é o vilão ou o mocinho? Pode ser uma coisa ou outra, dependendo do tipo de perso-nalidade da pessoa e como ela o administra. Ele representa o custo que se paga, pelo desgaste da energia emocional e física em conseqüência de suas respostas às pressões do ambiente.

Quando ele se instala pode trazer benefícios estimulando o indivíduo a vencer seus de-safios. No entanto, com maior frequência ele acarreta um ônus que o organismo não consegue gerenciar. Neste caso, a pessoa precisa gastar mais energia do que tem e como não consegue, surgem as doenças cardíacas, depressão, úlceras, fadiga crô-nica, insônia, perda de apetite, redução da memória, incapa-cidade de concentração e de relacionamento, entre outras.

O corpo humano tenta se defender do estresse em três estágios sequenciais: alarme, resistência e exaustão. Na rea-ção de alarme, o organismo ao perceber uma ameaça, libera os hormônios adrenalina e cor-tisona elevando os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Se o estresse se dissolve, tudo bem, caso contrário, aparece o estágio da resistência no qual o corpo concentra toda a atenção em combatê-lo, começa a ficar cansado e mostra sinais que está enfraquecendo. Aparecem sintomas como dor de cabeça, gripes constantes e falta de memória e concentração. Caso o estresse persista, surge a reação de exaustão o que significa que o corpo perde a capacidade de resistir, apresentando enfermi-dades mais severas.

Arte de Conviver LAERCIO GARRIDO

O estresseO ser humano deve adotar as

seguintes estratégias para cuidar do estresse com excelência:

Ter autoconsciência emo-cional para manter a sintonia entre o pensar e agir e os seus valores. Lutar consigo mesmo num sentimento de culpa por ter violado um valor importante, é uma batalha difícil de vencer.

Cuidar da própria saúde com uma alimentação saudável, pra-ticando regularmente exercícios aeróbicos como correr ou andar e descansando o suficiente.

Utilizar técnicas simples de relaxamento muscular nos momentos de tensão repetindo algumas vezes o respirar fundo soltando o ar pela boca ou a pressão das mãos entrelaçadas atrás da nuca com os cotovelos levantados ou a contração e descontração do corpo ou o girar da cabeça pendendo para frente em volta do pescoço. Outras técnicas de maior complexidade podem também ser usadas como a meditação e a visualização.

Solicitar a ajuda de amigos ou de profissionais especializados.

Buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissio-nal. Não se transformar num workaholic ou maníaco por trabalho, reservando parte do tempo para o convívio com a família e atividades de lazer.

Manter-se afastado dos re-lacionamentos destrutivos “de-letando” aqueles que possam causar um estresse profundo.

Para enfrentar o estresse com sucesso é importante en-carar os eventos do dia a dia com humor e otimismo. Jamais esquecer que ele tanto pode ser um amigo fiel como um inimigo cruel e poderoso.

[email protected]

Page 16: Ed951

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Boqnews

Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237, - Sesc: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Teatro Municipal Braz Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48, - Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 - Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, - Sesi Santos: Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jd. Santa Maria, - Memorial Necrópole - Av. Nilo Peçanha, 50, Marapé, - Teatro Serafim Gonzalez: Av. Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão - Praia Grande, - Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande).

TeatroPrincesas e VilõesNo espetáculo, o Reino do Faz de Conta entra em crise quando a frase Era Uma Vez é roubada. Assim, todas as histórias ficam sem finais felizes e os espertos vilões ganham tempo para escrever um novo conto de fadas, mas na sua versão maligna.Recomendação: Livre - Local: Teatro Serafim Gonzalez - PG - Sessões: Sáb (6) - 15h. Ingresso: R$ 40,00. Informações: 3496-5719.

Sanduba DeliveryNa peça, o palhaço Sanduba chega com sua bicicleta acrobática para fazer os pedidos e as entregas de sua lanchonete. No cardápio, cada opção corresponde a um número circense a ser improvisado pelo artista.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (7) - 17h30 Ingresso: Grátis Informações: 3278-9800.

Palavras do CoraçãoO espetáculo, faz parte da programação da Ação do Coração-2013, que tem como tema deste ano: Tempo Presente: de doar, de perdoar, de paz.Recomendação: Livre - Local: Teatro Guarany - Sessões: Dom (7) - 18h. Ingresso: Uma garrafa de água mineral ou um litro de leite longa vida para o projeto SOS Religar.

Seis Personagens à ProcuraMontagem do texto do autor Luigi Pirandello, interpretado por alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.Recomendação: Livre - Local: Teatro Guarany - Sessões: Sex (12) - 21h Ingresso: Grátis

Assim é (Se Lhe Parece)Montagem do texto do autor Luigi Pirandello, interpretado por alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.Recomendação: Livre - Local: Teatro Guarany - Sessões: Sáb (13) - 21h Ingresso: Grátis

Amor Por AnexinsO espetáculo conta a história de Isaías e Inês. Ele está louco para casar-se e vive propondo casamento a Inês, uma senhora distinta viúva e costureira. Isaías escreve-lhe cartas de amor falando de suas intenções.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Todos os domingos de julho -17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

MúsicaChorinho no AquárioApresentação de Jorge Maciel e Conjunto para embalar os amantes do choro e do samba.Recomendação: Livre - Local: Praça Vereador Luiz La Scala Jr. (ao lado do Aquário Municipal - Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (6), às 18h - Ingressos: Grátis.

NasiNasi, ex integrande do IRA!, vai tocar os maiores sucessos da banda, além de lançar o seu novo CD intitulado Perigoso. Com participação das bandas Nem Liminha Ouviu e Zimbra.

Recomendação: 12 anos - Local: Estação Santos (Rua Tuiuti, 44/50 - Centro Histórico) - Sessões: Sáb (6) - 21h Ingresso: R$ 40,00 a R$ 150,00 Informações: 3213-0321.

Festa JulinaBrincadeiras, barraquinhas e música ao vivo com apresentação de Aqui tem Choro e Oscar Guzella e Orquestra.Recomendação: Livre - Local: Clube Vasco da Gama (Av. Saldanha da Gama, 33) - Sessões: Sáb (6) e Dom (7) - 19h. Informações: 3321-7074.

Baile na PraiaBanda Ribeiro’s Vocal e Harmonia leva animação aos frequentadores que querem curtir ritmos dançantes em uma pista ao ar livre, tendo como cenário a orla da Aparecida.Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo (orla da Aparecida) - Sessões: Dom (7) - 18h às 22h. Ingresso: Grátis.

ConcertoCriada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do País e, em 1997, conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos- Sessões: Dom (7), às 18h - Ingressos: R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278-9800.

AnittaA cantora que faz sucesso com as músicas Show das Poderosas e Meiga e Abusada se apresenta na edição da Liquid Love. Recomendação: 18 anos - Local: Capital Disco (Av. Gen. Francisco Glicério, 206) - Sessões: Seg (8) -

23h59. Ingresso: R$ 60,00 a R$ 70,00 . Informações: 7809-0879.

Releituras: David BowieO camaleão do rock, o cantor e compositor inglês David Bowie, será homenageado por conhecidos músicos santistas que se reúnem especialmente para este show dedicado ao cantor.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos Sessões: Qui (11) - 21h30 - Ingressos: R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278-9800.

RevivalAgitando a pista, os Dj´s DAN e Léo Cristo com uma super programação anos 80 com o melhor do Disco, Pop, Rock Nacional, New Wave, Miami. O momento auge da festa ocorre com a apresentação de Rodrigo Teaser, cover de Michael Jackson na América Latina. Promoção Saudade FM. Recomendação: 18 anos - Local: Capital Disco - Sessões: Sáb (13) - 23h30. Ingresso: R$ 25,00 a R$ 200,00. Informações: 3228-7507.

Turma do PagodeO grupo que comemorou uma década com o lançamento do DVD O Som das Multidões, se apresenta durante o mês de julho em Guarujá. Recomendação: 18 anos - Local: Lucky Scope (Praça Walter Belian, 86 - Guaiúba - Guarujá) - Sessões: Todas as quartas de julho- 22h. Ingresso: R$ 25,00 (feminino) R$ 35,00 (masculino). Informações: 3354-2984.

ExposiçãoSupermanExposição com capas históricas do Superman e retrospectiva da história do herói no cinema. Recomendação: Livre - Local: Gibiteca de Santos Sessões: Sáb (6) e Dom (7) Ingresso: Grátis. Informações: 3288-1300.

Dragon BallA mostra reúne trabalhos de mangás (histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês), realizados pelos alunos do Fábrica Cultural, coordenados pelo professor Leandro Altafim.Os desenhos, em sua maioria finalizados em nanquim, prestam homenagem ao mangá Dragon Ball . Recomendação: Livre - Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48 - 3º piso - Vila Mathias) Sessões: Até 14 de julho - seg a sex das 10h às 18h e sáb das 14h às 20h Ingresso: Grátis.

Lá e Cá: Os Livros ViajantesOs livros viajam dentro de malas e fazem a imaginação dos leitores

FOTO DIVULGAÇÃO

agende-se

MérkenO grupo chileno é formado por músicos de formações diversas, do clássico ao pop, passando pelo jazz. Na ocasião, homenageiam Violeta

Parra e Victor Jara. Recomendação: Livre Local: Sesc Santos. Sessões: Sex (12) - 21h Ingressos: R$ 2,00

a R$ 8,00. Informações: 3278-9800

viajar. Uma exposição para quem gosta de ler.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Até 18 de agosto - Ter a sex das 9h30 a 21h30 - sáb, dom e feriados, das 10h às 18h30- Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

ElaszissiaEstão expostas no local cerca de 30 obras,do artista plástico Thiago Gaspary, produzidas por meio da argila, porcelana fria e telas. Essa é a primeira exposição do artista nascido em Santos. Recomendação: Livre - Local: Espaço Tremendão (Rua Brás Cubas, 404, Vila Mathias). Sessões: Até 20 de julho - Seg a Sex das 10h às 19h - Sáb das 10h às 17h. Ingresso: Grátis.

Quatro MargensO título da exposição se refere às infindáveis possibilidades contidas entre os limites da tela e do papel, com desenhos e pinturas.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Braz Cubas - 2º Piso (Av. Senador Pinheiro Machado 48 - Vila Mathias) - Sessões: Até 4 de agosto, das 14h às 20h. Ingresso: Grátis Informações: 3226-8010.

CotidianoAmbientes interiores e objetos são os elementos que sintetizam a obra gráfica de Deusa Lucas de Carvalho. Essa artista, que possui formação em artes visuais e especialização, discute em seus trabalhos questões do cotidiano.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade (Praça dos Expedicionários nº 10 – Prodesan). - Sessões: Sáb (12), abertura às 19h - De 15 de julho a 2 de agosto - seg a sex das 8h às 18h Ingresso: Grátis.

Pequenos e VelozesMiniaturas de carros marcantes que fizeram parte de filmes consagrados como 007, Velozes e Furiosos e Batman. O evento irá contar também com uma feira de carrinhos, durante todos os finais de semana de julho, onde colecionadores poderão comprar miniaturas.Recomendação: Livre - Local: Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465) - Sessões: Até 28 de julho Ingresso: Grátis. Informações: shoppingpatioiporanga.com.br.

DançaDanças e Cantares D’Alem MarA tradição e a cultura de Portugal vivem ainda hoje em Santos. Aos sons de gêneros musicais portugueses como vira, fado e chula, grupos folclóricos da cidade ensinam alguns passos e contam suas histórias. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (6) - 11h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

HumorComédia em Preto e BrancoOs humoristas apresentam show com texto f lexível com temas c o t i d i a n o s , c o m p i a d a s q u e arrancam gargalhadas do público, principalmente pela interação com a platéia.Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Serafim Gonzalez - Sessões: Sab (6) - 20h Ingresso: R$ 60,00. Informações: 3496-5719.

etc 6 a 12 de julho/ 2013 16

Page 17: Ed951

Boqnews etc6 a 12 de julho/ 2013 17

PoupançaSab 6Tempo

Min 16ºCMax 27ºC

Dom 7 Min 16ºCMax 28ºC

JULHO

CPTEC-INPE

6 a 12 - 0,45516 a 12- 0,5000

Sol na maior parte do período, com formação de nuvens. Não chove.

IGPM/FGVJunho: 0,75% 12 meses: 6,3110%

JULHOBrasil: R$ 678,00 São Paulo: R$ 755,00 Salário Mínimo

Inflação

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

Sol na maior parte do período, com formação de nuvens. Não chove.

5.7Compra: R$ 2,19 Venda: R$ 2,33

Dólar Turismo

Salário base (R$) Alíquota Até 1.247,11 8%De 1.247,12 a 2.078,52 9%De 2.078,53 até 4.157,05 11% Empregador 12%

Trabalhador Autônomo De 678,00 a 4.157,05 20%

Contribuição Trabalhador Assalariado e Doméstica

JULHOPrevidência

Cinema DE 6 A 11 DE JULHO

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044, Ferry B. Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Praia Grande) - 3476-2000.

Cinemark Praiamar - SantosGuerra Mundial Z (dub) - 13h20. 12 anos. Guerra Mundial Z (leg) - 13h10, 15h40, 18h20, 20h50, 23h20 (sáb). Guerra Mundial Z 3D (leg) - 16h40, 19h10, 21h50. Homem de Aço 3D (leg) - 21h40 (sáb e dom). 12 anos. Minha Mãe é Uma Peça - 11h40 (exc. 4ª e 5ª), 13h45, 15h55, 17h50, 19h50, 22h15, 00h15 (sáb). 12 anos. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 11h (exc. 4ª e 5ª), 13h, 15h20, 18h, 20h20, 23h (sáb). Livre. Meu Malvado Favorito 2 3D (dub) - 11h50 (exc. 4ª e 5ª), 12h10, 14h, 14h30, 16h20, 17h10, 18h40, 19h40, 21h10 (exc. sáb e dom), 22h, 00h10 (sáb). O Cavaleiro Solitário (leg) - 20h40 (sáb e dom). 14 anos. O Quarteto (leg) - 21h20 (5ª). 12 anos. Todo Mundo em Pânico 5 (dub) - 15h, 20h, 22h10. 14 anos. Se Beber Não Case 3 (leg) - 15h50, 18h10, 20h40 (exc. sáb e dom). 14 anos. Truque de Mestre (leg) - 15h40, 16h10, 18h50, 21h25, 23h50 (sáb). Universidade Monstros (dub) - 12h40, 13h50, 16h35, 17h20, 19h, 21h20 (exc. 5ª), 23h40 (sáb). Livre.Universidade Monstros 3D (dub) - 12h, 14h20.

Roxy Gonzaga 5 - SantosHomem de Aço 3D (dub) - 23h30 (sáb, dom e 2ª). 14 anos. Truque de Mestre (leg) - 14h30, 16h45, 19h, 21h15, 23h30 (sáb, dom e 2ª). 12 anos. Minha Mãe é Uma Peça - 20h, 21h45, 23h30 (sáb, dom e 2ª). Guerra Mundial Z (leg) - 14h15, 16h30, 18h45, 21h, 23h15 (sáb, dom e 2ª). 12 anos. Guerra Mundial Z 3D (dub) - 19h45. Gerra Mundial Z 3D (leg) - 17h15, 22h15. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 14h, 16h, 18h.Livre. Meu Malvado Favorito 2 3D (dub) - 14h45, 17h, 19h15, 21h30. Universidade Monstros 3D (dub) - 15h.

Roxy Iporanga 4 - SantosMinha Mãe é Uma Peça - 16h, 17h45, 19h30, 22h15. 12 anos. Todo Mundo Em Pânico 5 (dub)- 19h45. 14 anos.Todo Mundo Em Pânico 5 (leg)- 13h45. Os Amantes Passageiros (leg) - 14h30. 12 anos. O Cavaleiro Solitário (leg) - 21h45. 14 anos. Antes da Meia-Noite

(leg) - 17h45, 21h30. 14 anos.Guerra Mundial Z (dub) - 15h30, 22h. 12 anos. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 14h15, 16h15, 18h15, 20h15. Livre.Universidade Monstros (dub) - 14h, 16h, 18h, 20h. Livre.

Cine Miramar - SantosTruque de Mestre (leg) - 13h30, 16h30, 18h30, 21h. 12 anos. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 14h, 16h, 18h, 20h. Livre. Guerra Mundial Z (leg) - 13h40, 16h10, 18h40, 20h50. 14 anos.

Posto 4 - SantosBonitinha, Mas Ordinária - 16h, 18h30, 21h. 16 a.

Roxy Brisamar - São VicenteTruque de Mestre (dub) - 17h45, 20h, 22h15. 12 a. Todo Mundo Em Pânico 5 (dub) - 14h15, 16h, 19h30. 14 a. Universidade Monstros (dub) - 14h30, 16h30, 18h30. Livre. Universidade Monstros 3D (dub) - 14h45. Minha Mãe é Uma Peça - 17h45, 20h30, 22h15. 12 a. O Cavaleiro Solitário (dub) - 22h. 12 a. Guerra Mundial Z (dub) - 15h15,21h15. 12 a. Guerra Mundial Z 3D (dub) - 17h,19h30, 22h. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 14h, 16h, 18h, 20h. Livre. Meu Malvado Favorito 2 3D (dub) - 14h30, 16h45, 19h, 21h15.

Parque Anilinas - CubatãoUniversidade Monstros (dub) - 14h, 16h15.

DIVULGAÇÃO

Meu Malvado Favorito 2Na segunda versão do desenho, A mente do crime Gru (voz de Steve Carell) volta a ter pela frente seu inimigo Victor (Jason Segel), enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho.

Livre. Meu Malvado Favorito 2 3D (dub) - 14h30, 16h45, 19h. Livre. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 20h45. Guerra Mundial Z (dub) - 18h30. 12 anos. Guerra Mundial Z 3D (dub) - 21h15.

Cine 3 - Ferry Boat’s - Guarujá*Além da Escuridão - StarTrek (dub) - 16h10. 12 anos. Guerra Mundial Z (dub) - 18h, 20h10, 22h20. 14 anos. Minha Mãe é Uma Peça - 18h40, 20h20, 22h. 12 anos. Todo Mundo Em Pânico 5 (dub) - 22h30, 22h15. 14 anos. Se Beber Não Case 3 (dub) - 16h. 14 anos. Universidade Monstros (dub)- 16h20, 18h20. Livre.

Cinesystem - Praia GrandeGuerra Mundial Z 3D (dub) - 15h, 21h30. 14 anos.Guerra Mundial Z (dub) - 14h10, 16h40, 19h30, 22h. Meu Malvado Favorito 2 (dub) - 14h30, 16h50, 19h, 21h10. L. Meu Malvado Favorito 2 3D (dub) - 14h, 16h20, 19h20, 21h40. Todo Mundo em Pânico 5 (dub) - 17h40, 19h40. 14 a. O Cavaleiro Solitário (dub)- 21h20.14 a. Minha Mãe é Uma Peça - 13h45, 15h45, 17h45, 19h45, 21h45. 12 a. Universidade Monstros (dub) - 14h30, 16h20, 19h10. L.

Page 18: Ed951

BoqnewsBoqNegócios18 6 a 12 de julho/2013

BoqNegócioscaderno de oportunidades

_____________________BUZIOS E TARÔ

Atendimentos [email protected] / 3235-7638

____________________FAÇA SEU PEDIDO

Encomenda de bolos e salgados congelados.

Tratar c/ Lúcia ou Vanessa. 3061-5757 / 9155-5403

_____________________DISK MARMITA / MARMITEXComida caseira Segunda a Sábado.Valor Marmitas p/

quinzena: 1 pess. R$125,00; 2 pess. R$150,00; 3 pessoas R$180,00. Marmitex R$6,99.

Ligar cedo. Falar c/ Vera. 3227-0014 / 9757-2790

____________________PASSO VHS PARA DVD

Vinil para CD.(13) 9107-8414 /

9167-0450_____________________

ENFERMEIRA FORMADAAvaliação de feridas e

curativos. Coren: 205441 9773-5329/ 9740-6869

_____________________OURO

Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral.

Cobrimos qualquer oferta!Rua Othon Feliciano, 2 cj.

24 . BoulevardGonzaga - 3284-9152

____________________VENDE-SE

Fiat Siena 06/07Flex 1.0 - Ar. Tr. eletr.

R$ 16.000,00. Único Dono (13) 9706.6679

Tr. Sergio

____________________REVENDEDORAS

Avon esta cadastrando novas revendedoras em Santos.

Mais informações:0800 7082866 /

9201.4451www.venderavon.com.br

_____________________CUIDADORA

de Crianças e Idosos,no período Noturno(13) 8821-1547

Page 19: Ed951

_____________________CASA PARA COMÉRCIO

Ampla residência no Canal 3. 3221.1587

_____________________ALUGA-SE - BOQUEIRÃO

Sala/living,frente a praia, re-formado. Pacote R$ 1.200,00 (13) 9132-8062

_____________________PONTA DA PRAIA

Av. Rei Alberto 2202 dmts, sla, coz., banheiro, á. serviço, gar. Pacote R$ 1.200

TEL.: 3273-5148

Boqnews BoqNegócios 19

_____________________ALUGA-SE APARTAMENTO,

FRENTE P MARCanto do Forte- Praia Grande, p/ moradia. 3

dormitórios, 3 banheiros, sala, cozinha, área de serviço, varanda. Sala de jogos,

vaga garagem, R$ 2.100,00(11) 2215-6982 /(15)

9786-6080

_____________________SALA LIVING

Temos diversos. José Menino, Embaré. P. Praia, com cozinha, banheiro, área de serviço, gar.www.adelsonimoveis.com.br

3273-5148

6 a 12 de julho/2013

_____________________Vila Matias - Vende-se

Ap. 4 dorms,sala 2 ambs., 2 WC, s/gar, reformada 9771-2402

GONZAGA - 1 DORMITÓRIOMob., vago, sl c/var. vista praia/

mar, coz. americ., banh., á.s, gar. colet., port. 24 hs. - 300 mil ref.

1d 088. fotos: www.felizlar.com.br 3018.7051 E 9118.9413

C. 52.944

Page 20: Ed951

BoqnewsBoqNegócios20 6 a 12 de julho/2013