16
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 12 a 18 de abril de 2014 | Nº 991 | ANO XXIX FOTOS DIVULGAÇÃO Tudo ou nada FOTO: NATASHA GUERRIZE/ARTE: BRUNO YEGO/ MALA Segunda e decisiva partida válida pelo Paulistão 2014 define neste domingo (13) o campeão: Santos ou Ituano? Para conquistar a taça, Peixe precisa de dois gols de diferença. Cícero (foto) tem a chance de se tornar artilheiro da competição. Página 10. Geração Y decisões Em busca de etc CULTURA & VARIEDADES MÚSICA O conjunto escandinavo Atomic Jazz faz apresentação única no Sesc Santos nesta quarta (16). Página 14 CINEMA Com 13 opções de horários nos cinemas da região, Capitão América 2 é a principal estreia da semana. Página 14 CAFÉ Em comemoração ao Dia Internacional do Café celebrado nesta segunda (14), confira a programação especial relacionada à bebida. Página 13 NARA ASSUNÇÃO

Ed991

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Boqnews de 12 a 18 04 14

Citation preview

Page 1: Ed991

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 12 a 18 de abril de 2014 | Nº 991 | ANO XXIX

FOTOS DIVULGAÇÃO

Tudo ou nada

FOTO: NATASHA GUERRIZE/ARTE: BRUNO YEGO/ MALA

Segunda e decisiva partida válida pelo Paulistão 2014

define neste domingo (13) o campeão: Santos ou Ituano?

Para conquistar a taça, Peixe precisa de dois gols de

diferença. Cícero (foto) tem a chance de se tornar artilheiro

da competição. Página 10.

Geração Y

decisõesEm busca de

etc CULTURA & VARIEDADES

MÚSICAO conjunto escandinavo Atomic Jazz faz apresentação

única no Sesc Santos nesta quarta (16). Página 14

CINEMACom 13 opções de horários nos

cinemas da região, Capitão

América 2 é a principal estreia da semana.

Página 14

CAFÉEm comemoração ao Dia Internacional do Café celebrado nesta segunda (14), confira a programação especial relacionada à bebida. Página 13

NARA ASSUNÇÃO

Page 2: Ed991

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabeleci-mentos, centros comerciais e shoppings de Santos. Encontrado também em bancas da Baixada Santista

a R$ 0,50.

Campo Neutro

Ônus dividido

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Mais do que nunca torna-se necessário

criar um novo paradigma de

combate à corrupção, que possa pôr fim à

impunidade

Boqnews -12 a 18 de abril/2014 - 2

A decisão da Comissão de Cons-tituição e Justiça do Senado, de emitir parecer favorável à instala-ção de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mais ampla para apurar possíveis irregularidades na Petrobras, como a compra da Refi-naria de Pasadena, no Texas (EUA), e também nos metrôs de São Paulo, Distrito Federal e nas atividades do Porto de Suape, em Pernambuco, re-velou o caráter estritamente político que deverá guiar as ações dos sena-dores encarregados de promover as investigações. Na verdade, a decisão de estender as apurações além dos fatos que envolvem a Petro-bras representa uma vitória da base governista, que quer dividir o ônus do desgaste político-eleitoral gerado pelos atos de corrupção entre o PT e seus principais oponentes, PSDB e PSB.

Inegavelmente, o ambiente de impunidade motivado pela inexistência de leis mais severas de combate à corrupção criou, no País, terreno fértil para a prática contínua de atos ilícitos contra o erá-rio público. Mesmo que ressaltando a importante contribuição da imprensa, por meio da fiscalização e denúncia de inúmeros casos de negociatas, favo-recimentos ilegais e uso indevido do poder constitu-ído, a imagem do Brasil ainda é formada pelos traços marcantes habitualmente atribuídos às nações do terceiro mundo, onde a banalização da cultura da corrupção se sustenta sobre a ideia de representar uma mera consequência resultante da pobreza e

JOSÉ RENATO NALINIPRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

Múltiplas portas abertas

É importante repensar o modelo adotado por este Brasil que judicializou todas as questões e que faz passar pelo Estado-juiz problemas singelos, que poderiam ser resolvidos mediante diálogo orientado por pessoas imbuídas de boa vontade.

desinformação da população.Vários levantamentos que estabe-

lecem parâmetros internacionais para medir o grau de percepção de espe-cialistas e empresários locais sobre o grau de corrupção na esfera pública de seu país mostram que o Brasil não conseguiu melhorar seu desempe-nho nesse quesito. Em alguns indica-dores, inclusive, a realidade brasilei-ra se revelou ainda pior. Os prejuízos gerados por essa realidade vão além dos causados diretamente aos cofres públicos das administrações lesadas.

A desconfiança e as dúvidas motivadas pelos des-vios de propósitos estimulam práticas de super-faturamentos no valor de obras e de aquisição de produtos essenciais, reduzem a qualidade dos ser-viços prestados por terceiros e, o que é ainda pior, excluem a participação em licitações das empresas honestas e de qualidade.

Nesse sentido, além da consolidação de leis mais efetivas de combate à corrupção que ajudem a inibir os desvios de conduta, há necessidade de uma maior participação da sociedade brasileira, re-presentada nos seus mais diversos segmentos, no acompanhamento das atividades das administra-ções públicas diretas, autarquias e empresas man-tidas pelos governos municipais, estaduais e Fede-ral. Mais do que nunca, torna-se necessário criar um novo paradigma de combate à corrupção, que possa pôr fim à impunidade e à prática corriqueira dos crimes de lesa-pátria.

O Judiciário sempre foi um poder en-clausurado. O juiz é um ser naturalmente contido, discreto, reservado. Além disso, existem mitos que intensificam essa pos-tura asséptica: a neutralidade, a imparcia-lidade, o distanciamento de qualquer in-teresse que pudesse desequilibrar um dos braços da balança. Por causa dessa cultura judicial e do princípio da inércia – o juiz só age quando provocado – a Justiça perma-neceu durante muito tempo distanciada da realidade. O mundo foi mudando e o Judiciário não se apercebeu disso. A socie-dade acelerou seus ritmos. As comunica-ções se tornaram instantâneas. Assiste-se on line o que acontece em qualquer par-te do globo ou até mesmo fora dele. E a Justiça conservou as suas praxes, os seus rituais, a sua burocracia e seu anacronismo.

O descompasso entre os avanços con-temporâneos, as conquistas tecnológicas e científicas e o andar lento do Judiciário começou a despertar a atenção da lucidez brasileira. Muitos pensadores, preocupa-dos com a disfuncionalidade de um servi-ço estatal de extrema relevância, puseram--se a imaginar uma Justiça mais eficiente.

Afinal, é preciso enfrentar os quase 100 milhões de processos em curso por todos os juízos pátrios. Tal volume suge-re que não há brasileiro que não esteja li-tigando, o que seria estarrecedor. Afinal, o mundo necessita de paz, não de guerra. (...) Dentre as várias opções de enfren-tamento dessa verdadeira epidemia de processos, há quem recorra à experiência norte-americana. O pragmatismo ianque implementou e colhe reconhecidos êxi-

tos o sistema de “múltiplas portas para a Justiça”. O que significa isso? Propi-ciar diversas modalidades de solução de conflitos, além da judicialização. Conci-liar, mediar, negociar, arbitrar e tantas outras fórmulas de obter um resultado útil e satisfatório entre partes que diver-gem sobre um tema, funcionam melhor do que submeter os interessados às vicis-situdes de uma ação judicial.

O processo é considerado a mais ci-vilizada maneira de resolver um conflito. Mas não é a mais simples, nem a mais rá-pida, nem a menos dispendiosa. Por isso, é importante repensar o modelo adotado por este Brasil que judicializou todas as questões e que faz passar pelo Estado--juiz problemas singelos, que poderiam ser resolvidos mediante diálogo orienta-do por pessoas imbuídas de boa vonta-de. Conciliadores, mediadores, árbitros, negociadores, todos podem contribuir para trazer harmonia ao convívio.

Se tal pensamento vier a prevalecer, além de uma sociedade mais satisfeita e mais apta a enfrentar suas vicissitudes, o Judiciário se reservaria para responder de forma célere e eficiente às demandas que realmente precisam da interven-ção de um Estado-juiz. Ampliemos as múltiplas portas de acesso à Justiça! A sociedade será outra quando descobrir o quão gratificante é chegar a um acor-do negociado, em cotejo com a decisão que não deixa de ser, em última análi-se, forma sofisticada de intervenção do Estado-juiz com sacrifício da autonomia de vontade do interessado.

Compromisso coletivoA questão da mortalidade

infantil no mundo pode ser vista como um copo preenchido pela metade com água. Para alguns, ele está meio cheio, para outros, meio vazio. Conforme dados da ONU - Organização das Nações Unidas morriam em 1990 12 milhões de crianças abaixo dos 5 anos no mundo. Pelo último levantamento global, foram 6,6 milhões que não sobreviveram em 2012.

Se olharmos pelo lado posi-tivo, a mortalidade infantil caiu mais de 40%, mas, por sua vez, o ritmo da queda está aquém do ideal. A ONU calculava que até 2015 ela seria reduzida dras-ticamente, segundo o estudo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No atual ritmo, isso só ocorrerá em 2028. Neste perí-odo, serão 35 milhões de crianças que deverão morrer em todo o mundo. Por dia, cerca de 6 mil. Pneumonia, diarreia, malária e desnutrição serão os principais inimigos desta triste guerra.

O Brasil conseguiu diminuir a taxa de mortalidade entre me-nores de cinco anos, caindo 77% entre 1990 a 2012. Atingimos, 15,7 óbitos entre crianças de um ano para cada mil nascidos vivos. A queda deve-se ao fortalecimen-to do SUS - Sistema Único de Saúde, avanços no atendimento primário, melhoria no atendimen-to materno e ao recém-nascido e programas sociais, como o Bolsa--Família.

Apesar dos avanços, ainda fal-ta muito. E, em especial, na Bai-xada Santista, que ostenta o pior índice de mortalidade infantil do Estado de São Paulo, superando regiões bem mais pobres. Nossa

média supera a paulista e até a nacional, chegando a ser o dobro em comparação a outras regiões, como Franca, por exemplo.

Dados preliminares do Mi-nistério da Saúde mostram uma ligeira evolução de 15,8 para 15,9 (0,6%) entre 2012 e 2013, fato que interrompeu a queda de 2011, quando atingimos 16,8 a cada mil nascidos vivos.

Bertioga, Cubatão, Guarujá, Peruíbe, Praia Grande e São Vi-cente registram crescimentos em apenas um ano. E isso ocorre em governos que já estão no segundo mandato e também nos neófitos ao cargo (ou nem tanto, como em Praia Grande). Se somarmos ao período dos últimos quatros anos, o crescimento é absurdo. Em Cubatão, por exemplo, a taxa de mortalidade subiu de 9,1 em 2010 para 22,2 no ano passado. Aumento de 144%! Não muito distante está Bertioga, que cres-ceu de 8,4 mortes a cada mil vivos para 20,1 (140%!). Com dimi-nuição no total de casos, Santos, Itanhaém e Mongaguá foram responsáveis para amenizar o preocupante índice regional.

Por isso, em meio à crise que afeta maternidades de hospitais privados e a certeira sobrecarga na rede pública, é importante que ações conjuntas sejam discu-tidas, aprofundadas e colocadas em prática com urgência e de forma coletiva. Uma boa opor-tunidade poderá ser o Seminário de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno Infantil na Região da Baixada Santista que acontecerá na terça (15), no Sesc Bertioga. Está mais que na hora da Baixada Santista deixar de ostentar este triste título.

Page 3: Ed991

o espaço de melhorias. Corrida contra o tempo IIAs licitações são para a aquisição de equipamentos de fisioterapia, compra de material esportivo, móveis de escritório, além de materiais para as arquibancadas do estádio. Não bastasse, em alguns editais o prazo para finalização do processo termina em 8 de maio, quase um mês antes da Copa e a poucos dias da chegada da seleção bósnia ao município. Portanto, não é preciso ser vidente para saber que, a exemplo de outras obras voltadas para o evento que não serão entregues a tempo - ou a toque de caixa -, o mesmo ocorrerá com o estádio de Guarujá.

Caravana SkafEm clima pré-eleitoral, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, participou do anúncio de investimentos na construção de uma nova unidade do Senai, na Ponta da Praia, em Santos. A escola atenderá 2.400 alunos diariamente, mais que o dobro do volume atual, contemplando tecnologias emergentes nas áreas portuária, de petróleo e gás, além das tradicionais

Boqnews - 12 a 18 de abril/2014 - 3

imediatamente, tão logo seja publicado o acordão da condenação e envio de ordem ao Juiz Eleitoral de Cubatão, com designação de data para realizar nova eleição.

Condenada IVPara eles, a estratégia da defesa de utilizar Embargos de Declaração visando evitar a perda de mandato não se aplica neste caso, visto que eles se prestam apenas para corrigir omissão, contradição ou dúvida do processo, não se prestando, portanto, para alterar a decisão. Mais um imbróglio jurídico para ser destrinchado.

Corrida contra o tempoSe o técnico da seleção suíça, Ottmar Hitzfeld, ficou impressionado ao se deparar com cabras dentro do gramado do estádio Antonio Fernandes da Prefeitura Municipal de Guarujá durante sua passagem pela cidade, imagine então o que acontecerá com a seleção da Bósnia-Herzegovina, que ficará na cidade e treinará no estádio. Faltando apenas dois meses para a Copa, somente esta semana a prefeitura local publicou os editais para dotar

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

CondenadaCondenada em primeira instância, em maio do ano passado, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), sofreu esta semana mais um revés na Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, em segunda instância, a cassação de seu mandato por abuso de poder político e econômico praticados na última eleição.

Condenada IIEm nota, a defesa jurídica da prefeita considera que a decisão do TRE não é definitiva e que caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir em última e definitiva instância. A nota ressalta que os advogados de Marcia Rosa já preparam os Embargos de Declaração junto ao próprio TRE para a modificação da sentença - medida que, segundo o entendimento da defesa, suspende imediatamente todos os seus efeitos da condenação.Condenada IIIJá os advogados das partes denunciantes têm um entendimento contrário. Para eles, a decisão do TRE deve ser cumprida

@jairosacampos

Será...que a campanha publicitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na TV, com abrangência nacional, incentivando as mulheres a participar como candidatas no pleito de 2014, surtirá o efeito desejado?

JORGE LUIS BORGESESCRITOR ARGENTINO

“A democracia é um erro estatístico, porque na democracia decide a maioria e a maioria é formada de imbecis.”

Quem Responde?

DESCONTO PARA APOSENTADOSAposentados ou pensionistas, com renda familiar de até seis salários mínimos (R$ 4.344,00), proprietários de apenas um imóvel, poderão solicitar à Prefeitura de Santos, até 31 de julho,

desconto de 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e na Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar para 2015. A medida é válida para aqueles que não possuem o benefício fiscal e cujos os imóveis estejam sem débitos com a Administração Municipal, conforme normas do decreto n° 6745/2014, publicado na última quarta-feira (9) no Diário Oficial. A solicitação do benefício deve

ser protocolada no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro ), de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, com a apresentação de documentos comprobatórios.

mecânica, elétrica, informática e instrumentação.

Caravana Skaf IISe como presidente da Fiesp, Skaf demonstra dinamismo e eficiência, o mesmo não se pode dizer de sua atuação como pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB. Isso porque sua presença na Baixada Santista foi marcada pela falta a compromissos agendados previamente, especialmente com a imprensa, o que não é bom para alguém que pretenda ingressar na vida pública.

Direção contráriaAo contrário do Senai, entidade privada que anuncia investimentos em Santos, a USP - Universidade de São Paulo vive uma crise financeira deixada pela administração anterior, o que posterga - sem data definida - o início das obras do campus Santos, que ocuparia um amplo espaço que serve de estacionamento para veículos da CET, na Vila Mathias, junto ao colégio Cesário Bastos. Hoje, o espaço já abriga alunos do curso de graduação em Engenharia do Petróleo.

Convidados da segundaO Jornal Enfoque, no ar, ao vivo, a partir das 8h05, na Santa Cecília TV, com reapresentação às 17 horas, terá, na segunda (14), a participação da deputada federal Maria Lúcia Prandi (PT) e do jornalista Aldo Neto. Apresentação do jornalista Francisco La Scala Jr.

Page 4: Ed991

Boqnews - 12 a 18 de abril/2014 - 4

FESTA DA BANANADelícias e produtos extraídos da banana estão em destaque na 10ª Feira da Banana, que aconte-

ce neste final de semana (12 e 13) e de terça (15) a segunda (21), inclusive durante os feria-dos. A programação também prevê apresentações musicais, como o Rancho Folclórico Típico

Madeirense do Morro do São Bento, às 17 horas deste sábado (12), e a Banda Carlos Gomes, às 10h30, do domingo (13). O evento ocorre no Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins, Vila

Nova), das 10h às 18h30, incluindo o feriado de sexta (18), exceto nos domingos (13 e 20) e segunda (21), quando funcionará das 10h às 14h30. Entrada franca.

ARQUIVO PESSOAL

Nascidos entre o final dos anos 70 e 90, o mercado de trabalho mundial está concentrado no recrutamento dos jovens de 20 a 30 anos. Lite-ralmente com a tecnologia em suas mãos, a Geração Y (do inglês Yuppie - Young Urban Professional) tem um perfil de múltiplas habilidades e pouco aprofundamento.

"É também uma geração que se caracteriza pela flexibilidade, é deter-minada, gosta de conquistar, de obter sucesso. E esses fatores são, por si só, bastante positivos", diz o psicó-logo ocupacional Wagner Tedesco e diretor do grupo NPO, em Santos.

Mas se por um lado, a Geração Y cresceu naturalmente em um habitat de uma gama de oportunidades, há um revés que se não for trabalha-do, impacta até mesmo o mercado de trabalho. Exemplo disso é uma

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

2025é o ano em que 3 de quatro 4 trabalhadores globais serão

somente compostos pela Geração Y ou Geração Millenium

47%dos jovens da Geração Y trabalham em pequenas

empresas (correspondendo a menos de 100 funcionários)

TRABALHO Criados sob a influência da tecnologia, Geração Y ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mas enfrenta desafios

pesquisa realizada no final do ano passado (2013) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidên-cia da República (SAE), em que se constatou que mais de um terço dos jovens brasileiros entre 18 a 24 anos não param em seus empregos.

"A gente vem encontrando nessa geração uma insatisfação, até mesmo uma frustração por suas realizações não corresponderem às suas expec-tativas", diz Tedesco.

Expectativa x realidadeConsultor de empresas e maior es-

tudioso do assunto, o norteamericano Bruce Tulgan (autor do livro Not Everyone Gets a Trophy - How to Manage Generation Y - Nem todos obtêm um troféu - como lidar com a geração Y) explica o desafio desses jovens que passam a se consolidar no mercado contemporâneo profis-sional. "Eles têm expectativas muito altas. Primeiro por eles mesmo. E

Objetivos direcionadosAtualmente ocupando o cargo de gerente comercial de uma grande loja na Av. Paulista,

na Capital, a santista Laura Santiago percorreu um longo caminho para se estabilizar economicamente. Diferente da Geração Y, na qual ela se inclui, começou a trabalhar desde nova: aos 17 anos, começou como vendedora numa loja de surf. “Precisava ter indepen-dência e ajudar minha família”, conta. Passou por diversas experiências em grandes lojas de varejo até chegar a São Paulo. Em seguida, na rua dos sonhos fashion – trabalhou na Oscar Freire. “Era da equipe de Ibirapuera. A loja fechou, mas nossa equipe era tão boa que fomos transferidas”. Naquela época, conseguiu ser promovida ao cargo de subgerente. Comanda atualmente o departamento comercial com a mais tenra idade: 29 anos. “Devo essa jornada à minha família. Infelizmente, hoje em dia, não está fácil montar uma equipe. Falta foco nos jovens”, completa.

Com foco e seriedadeAos 29 anos, Laura Santiago (terceira à direita) gerencia loja na Av. Paulista: "falta foco nos jovens"

quem possui essa característica, aca-ba também cobrando de seus chefes. Cobra reconhecimento. O tempo todo", explica. Para complementar essa afirmação, Tedesco explica como os chefes atuais são. "Eles são da geração anterior - a X - e que, por cultura, são mais autocríticos - não elogiam qualquer trabalho ou projeto elaborado, caso não tenha os devidos méritos. "O que esses jovens 'Y' precisam entender é que nem sempre o que eles precisam é o que eles querem", afirma Tulgan.

Sendo assim, do que eles precisam para se adaptar e evoluir com sucesso no mercado de trabalho? "De regras. A chefia jamais deve minar sua autoridade. Com firmeza e dinamis-mo, ela deve delegar o trabalho aos jovens para que eles possam produzir como se estivessem jogando com um videogame: Se quer conquistar A, precisa fazer B. Se quer projetar C, precisa de D".

2é a média de anos que um jovem da Geração Y

permanece em uma mesma empresaFO

NTE

: PAY

SC

ALE

/TH

E G

EN

ED

GE

Geração imediatista

Page 5: Ed991

Boqnews 12 a 18 de abril/2014 | cidades | 5

Os machos vestem saias

MARCUS VINICIUS BATISTA Ideias & Distraçõ[email protected] @casadomedo

Sempre desconfiei do estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) sobre Tolerância social à violência contra as mulheres. Mas, embora criticada pela metodo-logia, a pesquisa nunca me pareceu distante da realidade. Também não pensei que os equívocos na leitura dos dados merecessem tamanha ânsia de desqualificação do trabalho.

As polêmicas dos tempos atuais servem para atrair minha atenção aos detalhes. Os pormenores nos apon-tam em quais armários moram nos-sos esqueletos. Vale o recheio, e não a cereja do bolo.

Na pesquisa, o recheio azedou. O trabalho do Ipea não nos mostra

somente o óbvio, que a sociedade brasileira é machista, mas nos indica a dimensão do machismo no imagi-nário das mulheres. Justamente elas, que deveriam se proteger da violência simbólica do macho.

As mulheres são dois terços dos 3810 entrevistados. É desproporcio-nal em relação à população brasileira, um erro técnico. Só que os resultados apavoraram quem reflete sobre os pre-conceitos de gênero neste país.

As mulheres, em sua maioria, ain-da sonham com a família de publici-dade de margarina. 87,8% concordam

(total ou parcialmente) com a afirma-ção: “toda mulher sonha em se casar.” Seis em cada dez acreditam que “uma mulher só se sente realizada quando tem filhos”. Neste pacote, entra a fi-gura do macho alfa, o macho provedor. Para 63,8% dos entrevistados, “os ho-mens devem ser a cabeça do lar.”

Quando a pesquisa passeia pela sexualidade, fica evidente a presen-ça da relação Casa Grande e Senzala. 55% concordam que “tem mulher que é para casar, tem mulher que é para a cama.” Entre a sinhazinha e a escrava dos tempos modernos, muitas

mulheres – conheço várias – se sen-tiriam ofendidas, inclusive quando rejeitadas porque eram “para casar” e desejavam apenas um relacionamento rápido.

Neste sentido, percebe-se tam-bém o caminho da submissão. Um em cada quatro entrevistados aceita que “a mulher casada deve satisfazer o marido na cama, mesmo quando não tenha vontade.” Isso me lembra o co-ronel Jesuino, personagem de José Wi-lker na novela Gabriela, que dizia para a esposa: “deite que vou lhe usar”.

É claro que há ainda a violência sexual. É o ângulo que chamou a aten-ção da mídia e onde estava localizado o maior erro de avaliação. Mas o es-

corregão não apaga as manchas so-ciais. Uma em cada quatro pessoas concorda que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo mere-cem ser atacadas.”

Quem sabe poderíamos apren-der com um exemplo extremo? Na Arábia Saudita, nove em cada dez homens acreditam que maquiagem significa que a mulher deseja ser violentada.

Com erro ou não, a pesquisa nos dá o recado: Mulheres, libertai--vos. É melancólico perceber que muitas das vítimas da submissão e da opressão masculina são exata-mente aquelas que assinam embai-xo na cartilha do macho.

CurtasPontilhõesA prefeitura de Santos vai

reconstruir 11 pontilhões e im-plantar dois novos para oferecer mais segurança e mobilidade ao trânsito. O primeiro começará a ser construído no cruzamento da Ave-nida Siqueira Campos com a rua 28 de Setembro, no Macuco, com previsão de entrega para julho.

FiscoO Sindifisco Nacional e a OAB

- Santos promovem na segunda (14), das 9 às 12 horas, o ciclo de debates Tabela do IR - Correção Já, no auditório da Subseção de Santos (Praça José Bonifácio, 55, Centro). O evento é aberto ao públcio em geral.

GuarujáOferecer consultoria gratuita

aos Microempreendedores Indi-viduais (MEIs) e empresários da Baixada Santista e apresentar as oportunidades geradas a partir da Copa do Mundo são os objetivos do evento Oportunidade, Inovação e Sala de Crédito, que acontece na terça-feira (15), das 9 às 18 horas, no Casa Grande Hotel, em Guarujá. Inscrições pelos telefones 3289-5818 e 3344-4500.

ÍndiosMesmo sem a realização da Festa

do Índio, em Bertioga, prossegue a arrecadação de roupas, sapatos, brinquedos e mantimentos a serem entregues na reserva indígena Rio Silveira, localizada entre Bertioga e São Sebastião, no próximo sábado (19), em evento aberto ao público. Doações pelo telefone 97403-0164 ou 99173-6777.

UnifespA Unifesp Baixada Santista bus-

ca idosos, entre 60 e 79 anos, que tenham hipertensão e diabetes, para participar do projeto Efeitos do Treinamento Concorrente na Força Muscular, aptidão cardiorrespirató-ria, risco cardiovascular e qualidade de vida em idosos. Os interessados realizarão exames de sangue graui-tos no próprio laboratorio da uni-versidade para verificar glicemia e colesterol. Os aptos para a prática de atividades físicas serão encaminha-dos às academias gratuitamente por tres meses. Informações 98222-0505.

Page 6: Ed991

Envie sugestões para o e-mail:[email protected]

12 a 18 de abril de 2014 6 Boqnews

Quanto mais recursos, mais projetos de entidades da Cidade serão beneficiados

projetosAjudando

O Fundo Social de Solidariedade recebe doações às vítimas de incêndio ocorrido na

Vila Telma. São aceitos principalmente roupas de

cama, fraldas e produtos de higiene. A sede do FSS fica à Av. Conselheiro Nébias, 388.

Informações: 3222-8050.

A Casa do Paraplégico de Santos realiza chá

beneficente na quarta-(16), às 15h. O evento acontece à Rua Nabuco de Araújo, 690.

Informações:3236-3006.

A Associação SOS Idosos promove curso de cuidadores de idosos. Inscrições nesta

segunda (14), das 14 às 17h, e terça (15), das 9 às 12h,

na sede da instituição à Rua Evaristo da Veiga, 29.

Informações: 3272-6711

A destinação de impostos (a ser pago ou restituído) na declaração do Imposto de Renda ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), dentro da campanha Destinação Criança, ajuda no desenvolvimento de projetos sociais da cidade voltados ao público infanto-juvenil. No ano passado, cerca de 400 pessoas físicas e jurídicas direcionaram R$ 642.516,42, o que representou um aumento de 1,8% em relação a 2012 (R$ 631.153,18).

“Quanto mais se arrecadar, mais projetos poderão se beneficiar. Este dinheiro fortalece a rede pública de atendimento e proporciona um futuro melhor para crianças e adolescentes”,

explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo Gomes.

Para incentivar o aumento nas destinações, a prefeitura lançou em novembro de 2013 campanha de divulgação, que incluiu a publicação de matérias e encarte especial no Diário Oficial. “Muitas vezes a pessoa quer doar, mas não tem conhecimento desta possibilidade”, explica a chefe do Departamento de Articulação da prefeitura, Jossélia Fontoura.

Aulas de judô para 160 criançasEm 2014, entre os 12 projetos

beneficiados está o Gotas do Judô, da

Gota de Leite. O projeto oferece aulas de judô para 160 crianças, de 6 a 14 anos de idade, e recebeu R$ 292 mil. Os recursos foram empregados na compra de quimonos, tatames, contratação de professores e custeio do lanche oferecido.

Os outros projetos beneficiados neste ano foram: Direito à Convivência, Ensaios do Cotidiano, Família Acolhedora e Rede Família em Outros Territórios (prefeitura), Minha História (Vó Benedita), Geração Futuro II (Seara de Jesus), Crescer Bem (Casa João Paulo II), Arco Íris II (Cerex), Salas de Leitura (Rotary), Grupo Cuidadores III e Rédeas da Vida (Associação de Equoterapia).

Em 2012678 doadores

(670 pessoas físicas e 8 jurídicas)

Arrecadação R$ 631.153,18

17 projetos (2.893 beneficiados)

Valor: R$ 1,5 milhão

Em 2013399 doadores (388 pessoas físicas e 11 jurídicas)

Arrecadação R$ 642.516,42

7 projetos (2.015 beneficiados)

Valor: R$ 2 milhões

DESTINAÇÃO CRIANÇA

A GAPC (Grupo de Assistência aos

Portadores de Câncer)necessita de fraldas

geriátricas de tamanhos M e G e fraldas infantis Extra

G. As doações podem ser entregues na sede da

instituição, à Avenida Senador Feijó, 623, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h. Informações: 3035-2550

Page 7: Ed991

Boqnews 12 a 18 de abril/2014 | cidades | 7

CRISE HÍDRICA Em meio ao baixo nível de água do Sistema Cantareira, abastecimento na Baixada Santista não será afetado

Há meses a imprensa mostra a situação preocupante que atinge o Sistema Cantareira, no interior paulista. As represas, que são as principais responsáveis pela cap-tação e tratamento de água para o abastecimento de domicílios na região da Grande São Paulo, batem recordes de volume mínimo de água desde fevereiro em razão da baixa incidência de chuvas.

Nos últimos dois anos, em ape-nas oito meses o volume de água foi maior do que o esperado. No momento, o Sistema Cantareira opera com apenas 12,2% de sua capacidade abastecida, o pior ín-dice desde que foram construídos os reservatórios. Há um ano, estava em 63,1%.

E o cenário não é animador para os paulistanos e os beneficiários do Cantareira. Uma vez que o Hemis-fério Sul entrou nas estações mais frias, período onde tende a chover menos, tal circunstância só deverá mudar a partir de setembro.

A presidente Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, disse que as projeções da empresa apontam segurança no abastecimento de água, sem ne-cessidade de rodízio, até o final do ano, “considerando o pior cenário de chuvas e a utilização da reserva técnica” da água das represas do Sistema Cantareira.

Quadro regionalSegundo a Sabesp, a Baixada

Santista não está incluída neste contexto porque é abastecida por outro sistema. De acordo com ge-rente do Departamento de Desen-volvimento Operacional da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro

Andrenandes Sincerré Gonçalves, os reservatórios que operam na região atuam de forma integrada e funcionam como caixas d’água gigantes (captam a água dos rios, mais pura do que a das chuvas, e armazenam a água tratada, por isso os reservatórios são fechados). Oposto ao Cantareira que trabalha como uma represa (conserva água bruta, a céu aberto).

“Em fevereiro, quando tivemos a estiagem atípica, o calor intenso, o que levou a maior consumo, utilizamos o sistema para transferir água de uma estação para outra e precaver preocupações”, explica.

Gonçalves ressalta que o siste-ma regional tem a finalidade de manter um equilíbrio nos reserva-tórios, atuando como um ‘pulmão’. A capacidade é recuperada em sua totalidade durante horários de menor freqüência de consumo para suprir períodos de pico.

Consumo conscienteEmbora a situação regional

seja mais tranquila do que a dos paulistanos, o engenheiro afirma com entusiasmo adesão do público às campanhas de consumo inteli-gente de água. Há dois meses, o índice atingia 350 litros de água tratada por habitante/dia e hoje está em cerca de 190 litros/hab, apesar de ser mais do que o dobro do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O engenheiro destaca que atitudes simples como reduzir o tempo do banho, escovar os dentes com a torneira fechada, utilizar a água da máquina de lavar para limpar o quintal ajudam tanto o meio ambiente quanto no bolso dos consumidores.

Baixada abastecida Apesar da região

não correr risco com rodízios de água, a Sabesp alerta que desperdícios devem ser evitados

Sem abusos

Page 8: Ed991

Boqnews - 12 a 18 de abril/2014 - 8

CABELOS Trocas e fios brancos são os vilões para quem preza a saúde capilar

Thalles GalvãoDA REDAÇÃO

PALESTRA SOBRE EMAGRECIMENTOA Soar Desenvolvimento Humano oferece, na próxima quarta-feira (16), às 20

horas, a palestra Emagreça de Dentro para Fora, ministrada pela psicóloga e coach Elaine Lopes. Durante o encontro, a profissional abordará o aspecto emo-

cional do emagrecimento e a influência de fatores psicológicos no ganho de peso. A palestra é gratuita e será realizada na Avenida Conselheiro Nébias, nº 754. Para participar é necessário enviar e-mail para [email protected] com nome e RG do

interessado. Informações 3012-0134.

CAUSAS DA TROCA DE FIOS

- Infecções

Agora é com VocêRUBENS AMARAL

Um dos maiores desafios da saúde pública é o controle da hipertensão, ou seja, manter os pacientes portadores da mesma com a pressão nos chamados níveis de normalidade.

A medicina convencional vem perdendo essa luta no Brasil e no mundo. Nossa taxa de controle não ultrapassa a faixa dos 20%, ou seja, das pessoas que tomam medicamentos para hipertensão menos de 20% ficam com a pressão controlada. Isto é uma tragédia terapêutica porque a hipertensão é importante causa de Acidentes Vasculares Cerebrais, Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Insuficiência Renal Crônica.

“A impressão é que havia um elefante sentado no meu peito”, explicou o paciente. O médico assentiu, mostrando que enten-dia. Mas não era o único ali que meneava a cabeça. “Pode me incluir nesse time, também”, brincou outro paciente. A cena se passa no Club Red, um pro-grama criado por um centro médico universitário nos Estados Unidos, o University of Virginia Health System (UVA). É, basi-camente, uma consulta médica em grupo — inovação radical na prestação de cuidados cardíacos preventivos. Normalmente, uma consulta com um cardiologista no

Nova consulta parao controle da hipertensão

UVA dura meia hora. No esquema do Club Red, o paciente pode es-colher entre a consulta individual e uma consulta em grupo que dura 90 minutos e na qual é atendido pelo médico junto com até mais 11 pessoas”.

Os planos pagam menos por consulta e os médicos ganham mais pelo trabalho. Simples assim. O médico se reúne com 10 a 12 pacientes para discutirem, com-partilharem situações, crenças, sentimentos, opiniões, dúvidas e dificuldades. O objetivo é fazer com que os pacientes se apropriem do conhecimento e o transformem em comportamento, sem abando-nar a consulta individual que deve e precisa permanecer.

Para pacientes que gostariam de consultar aquele médico par-ticular, informo que o custo cai para cerca de 10% a 20% do valor da consulta, o que pode se tornar acessível.

Aproveito para convidar todos para assistirem a uma palestra gratuita sobre o método na minha Clínica/Escola no dia 26 de abril, sábado, às 10 horas. Vagas limitadas. Faça sua reserva: Tel. 3224-4222 ou por e-mail:[email protected]

Bem, agora é com vocês. Trans-formem o conhecimento em com-portamento.

[email protected] @rubensamaral - Traumas químicos (procedimentos estéticos)

- Desnutrição intensa

- Doenças autoimunes

- Situações de estresse emocional e físico

Estéticaafetada

DIVULGAÇÃO

Para muitos, a manutenção esté-tica está no topo da lista das preocu-pações do dia-a-dia. Dentro disso, talvez os cabelos sejam o fator que recebe mais atenção, sobretudo no público feminino, que preza pela beleza e saúde de seus fios.

Via de regra, a perda capilar e os fios brancos costumam provocar certo desconforto nas mulheres mais vaidosas. Para remediar o problema, muitas vezes elas bus-cam métodos que acabam agindo de forma contrária e prejudicando ainda mais o cabelo.

O médico dermatologista Oc-tavio Moares Júnior explica que, na verdade, normalmente os fios

não são perdidos, mas trocados. Isso acontece porque o tempo de vida médio deles varia entre dois

e seis anos dependendo do tipo e da região onde ele se encon-

tra. “Dessa forma, há uma troca contínua que as pessoas

entendem errone-amente como

perda”, esclarece.

Motivos Nas mulhe-

res, a grande razão para a troca acelerada são os procedimentos químicos aos quais os cabelos são submetidos. As famosas escovas, alisamentos, descolorações e tin-turas. “Alterações hormonais ou metabólicas também podem ser causa e devem ser pesquisadas”, alerta.

Fios brancosA cor dos cabelos é originada

por meio de um pigmento chama-do melanina. É justamente por causa da ausência desse composto nas células capilares que os fios brancos surgem.

Segundo Moraes, embora o motivo não esteja totalmente esclarecido, fica implícito que os fios brancos estão relacionados com a idade das células e que apa-rentemente homens e mulheres são afetados de forma igual.

Opções de tratamentoAs alternativas são inúmeras,

cada uma indicada para casos específicos, inclusive o implante folicular, quando cabelos são transferidos de uma região (nor-malmente da nuca) para outra. Contudo, o dermatologista res-salta que é preciso saber o que está acontecendo para procurar, se possível, interferir no processo.

Quanto aos cuidados na hora de escolher a tintura, o profissio-nal recomendou testar o produto na pele, área interna do braço ou na nuca para evitar uma surpresa desagradável.

Um produto frequente nesse sentido é a parafenilenodiami-na, presente nas tinturas escuras que nos indivíduos sensíveis provoca uma desagradável rea-ção alérgica.

75é o número médio de fios

de cabelo que são trocados diariamente, de acordo com o médico dermatologista Octavio

Moraes Júnior

Page 9: Ed991

[email protected]@denise_covas

Umas & outrasChapa definidaNesta segunda (14), a Aliança PSB-REDE-PPS realiza evento político-cultural em Brasília com a presença de Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e ex-governador de Pernambuco, da ex-senadora Marina Silva, porta-voz da Rede Sustentabilidade, entre outras lideranças políticas. Na oportunidade, será anunciada a composição da chapa da pré-candidatura à Presidência da República.

Chapa definida IIO ato será aberto somente a filiados e convidados da aliança. Trata-se da primeira chapa com candidato a presidente e vice definida. Por conta disso, deve levar vantagem em relação aos

DeniseCovas

PosseA escritora e poetisa Ana Maria Guerrize Gouveia, que faz parte da Acade-mia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos e da União Brasileira de Trovadores, assumiu posse da cadeira nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico de San-tos, na última quinta--feira (10). Medalha foi entregue pelo presidente do IHGS, Adelson Portella Fernandes.

o que vem por aí...Boqnews - 12 a 18 de abril/2014 - 9

“Se acaso me quiseresSou dessas mulheres que só dizem sim

Por uma coisa a toa, uma noitada boa ou..."

Canção

FOLHETIM, CHICO BUARQUE

outros candidatos. Uma terceira via trabalhando com antecedência, obtendo apoios relevantes e tempo de televisão pode incomodar.

ComemoraçãoO Lar das Moças Cegas (LMC) - Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais celebra 71 anos de fundação na sexta (18). Referência no País, o LMC atende a cerca de 200 deficientes visuais de todas as idades. A instituição conta com 80 voluntários e 134 colaboradores, e proporciona diversos serviços possibilitando autonomia, independência e socialização aos deficientes visuais.

Comemoração IINo setor da Baixa Visão,

PáscoaNo Shopping Pátio Iporanga. Nas compras acima de R$ 150,00, os clientes serão presenteados com uma caixa de bombons Garoto de 400 gramas. A promoção é válida até 20 de abril ou enquanto durar o estoque. Os visitantes ainda poderão conferir uma exposição de ovos decorados da Flor Cacau, onde todas as peças são 100% comestíveis, além de oficinas para as crianças.

Exposição fotográficaUm Olhar Santista sobre Paraty, do fotógrafo santista Julio Escobar. No lounge do CCAA Santos, na Av. Conselheiro Nébias, 717. Até 31 de maio. De segunda a sexta, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas. Parte da renda obtida com a venda de fotos será revertida para a Casa João Paulo II.

CursosEstão abertas as inscrições para os novos cursos da Oficina Cultural Pagu. São mais de 25 atividades com 900 vagas disponíveis, de cursos de Poesia e Música, de dramaturgia para novos autores, de iniciação à Commedia dell'Arte, de criação de música pelo computador, de contação de histórias com objetos e bonecos, entre outras. Destaque é o projeto especial: Arriba, Arriba Pagu! - Conhecendo um pouco mais da cultura Mexicana, já que Santos sediará a seleção do México. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.oficinasculturais.org.br. Informações: 3219-2036 e 3219-1741.

ModaO Fashion

Collection Ou-tono Inverno do shopping Pátio

Iporanga reuniu 19 lojas e 140

looks para todos os estilos e ida-

des. O evento recebeu mais

de 600 pessoas. Com direção da Oficina de Modelos By

Clô, o evento-teve o patrocínio

de Daycoval Câmbio e TIM

são atendidos cerca de 400 pacientes. Uma das comemorações será a inauguração das Mesas Educacionais Alfabeto, desenvolvidas pela Positivo, além do novo site. A página passou por modificações e volta com uma nova tecnologia, mais moderna e com acessibilidade para deficientes visuais. Uma instituição atuante que presta um relevante serviço.

DIVULGAÇÃO

TÁBATA TUANY /DIVULGAÇÃO

Page 10: Ed991

Boqnews -12 a 18 de abril/2014 - 10

Diferente do Ituano, seu ad-versário neste domingo (13), cabe apenas uma única alternativa ao Santos: ganhar. E de preferência, por mais de um gol de diferença para não levar a decisão aos pê-naltis.

Para isso, o time de Oswaldo de Oliveira se concentrou durante esta semana nos treinamentos fí-sicos e táticos de movimentação, com dois toques para que o time possa criar boas oportunidades de gol neste domingo (13), às 16h, dia da decisão final contra o time do interior, no Pacaembu.

Com oportunidade de ser arti-lheiro isolado da competição caso faça mais dois gols, Cícero é uma das apostas para o duelo decisivo. Polivalente, é volante de origem, mas se movimenta pelas laterais, arma ataques e até participa das finalizações se for preciso.

No primeiro jogo contra o Ituano, o Santos perdeu por 1 a 0. Durante a partida, o alvinegro praiano teve a chance de igualar o placar com um pênalti sinalizado pelo árbitro Rodrigo Guarizo. Mas Cícero não aproveitou a oportu-nidade e chutou forte, para fora do gol. Confira no quadro ao lado as armas que o Santos terá no domingo (13).

ItuanoAutor do gol no primeiro jogo,

Cristian é meia do time de Itu com características inusitadas: apenas 1m69 de altura e passagens por mais de dez clubes brasileiros na bagagem. O zagueiro Alemão tam-bém é um dos cernes da principal característica do time de Doriva: a forte marcação, que designou ao time do interior como o detentor da melhor defesa do Campeonato neste temporada.

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

Dez do ManducaARMANDO GOMES

A grande decisão do Paulistão 2014 será realizada neste domingo (13), às 16 horas, no Pacaembu. O Peixe precisa vencer por dois gols para conquistar o seu 21º título estadual. Caso vença pela dife-rença mínima, a decisão vai para os pênaltis. Empate ou vitória do Ituano, dá o título à equipe do in-terior. Apesar de tudo, de todos os desmandos e erros de dirigentes (os "reis do marketing" aceitam qualquer coisa, até humilhar a marca do clube em uma final com propaganda de sardinha na cami-sa), eu acredito! Afinal, o Santos pode mais. Pena que só dentro de campo e não fora dele!

2. Se fosse na Vila...Mesmo com a derrota na

primeira partida da final, o Santos ainda é favorito. Mas, caso a partida decisiva fosse realizada na Vila Belmiro, eu teria certeza absoluta que o Peixe seria campeão. Portanto, caso o Santos não conquiste o título, acho que os responsáveis pela decisão em São Paulo vão ficar devendo explicações aos torcedores. O culpado? Não é a Federação Paulista de Futebol, mas os membros do Conselho Gestor que aceitaram os jogos no Pacaembu.

3. AlisonApós 18 partidas, o técnico

Oswaldo de Oliveira decidiu modificar o esquema tático da equipe. A tendência é que o atacante Gabriel perca a vaga no time titular para a entrada do volante Alison. Eu não mudaria a forma de dançar na última música. É muito arriscado. Mas, vamos dar um voto de confiança ao técnico do Peixe.

4.Craque e revelaçãoOs dois principais prêmios do

Campeonato Paulista foram dados a jogadores do Santos. Cícero foi eleito o craque da competição, enquanto Geuvânio foi tido como a grande revelação do campeonato.

5.SeleçãoA seleção do Paulistão

2014 está recheada de atletas identificados com o Peixe. O zagueiro Anderson Salles, do Ituano, e o volante Hudson, do

1. Campeão?Botafogo-SP, foram revelados na Vila. O atacante Alan Kardec, do Palmeiras, teve boa passagem recente pelo Peixe. E, Cicinho, Arouca, Cícero, Geuvânio, Thiago Ribeiro e Oswaldo de Oliveira fazem parte do atual elenco do Peixe.

6. Sempre SantosNão pude ir ao evento da

Associação Santos Sempre Santos que reuniu associados e torcedores do Santos Futebol Clube, na última segunda (7), em uma pizzaria da Cidade. Porém, fiquei animado ao ver a gravação do discurso do homenageado da noite, o presidente Marcelo Teixeira, que pregou o fim das vaidades e a união de todos os santistas em dezembro deste ano em torno do clube. E cobrou das lideranças da associação um projeto para isso. Muito bom, pois este é o momento!

7.Meu candidatoAs eleições no Santos estão se

aproximando e eu, como nunca fico em cima do muro, já tenho meu candidato à presidência do clube. Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro é o nome que escolho com Odílio Rodigues de vice. Ele tem que voltar e consertar todas as besteiras que fez sob comando do Peixe! Afinal, deixar a "terra de-vastada" para o próximo fica fácil.

8.União AlvinegraGostei do site da União

Alvinegra (www.uniaoalvinegra.com.br) tanto na parte ideológica, como política, além do noticiário do Peixe. Vale a pena conferir.

9.LibertadoresChamo a atenção para a

dificuldade da Taça Libertadores neste ano de 2014. Atlético-PR, Botafogo e Flamengo foram eliminados ainda na primeira fase. Dos brasileiros, seguem apenas Cruzeiro, Atlético-MG e Grêmio.

10.Muitos golsPara conferir a final entre

Santos e Ituano, basta ficar atento ao FM 93.3, na voz de George Lunardi. Os comentários são de Halley Rodrigues e as reportagens de Ranier Grandé.

#DeusExiste

[email protected] @armandogomes_

FOTOS NATASHA GUERRIZE

VENCER OU VENCER Santos FC joga todas as fichas para reverter placar e ser campeão

ARSENAL DO SANTOS FC PARA A FINAL

BOXEUma das grandes promessas do boxe brasileiro, o pugilista

Patrick Teixeira esteve em Santos no último final de semana para prestigiar o torneio Luvas de Ouro e, nesta

segunda (14), viaja aos EUA para treinar na academia do campeão Floyd Maywether Jr, oito vezes campeão do

mundo. A entrevista completa com o boxeador brasileiro pode ser lida na coluna Babel Esportiva, no site www.

boqnews.com

DIVULGAÇÃO

8é o número de gols do volante santista. Se fizer mais dois, o

torna também o artilheiro desta temporada no Estadual.

4é o número de jogos disputados pelo volante no Campeonato.

Entra no lugar de Gabriel contra o Ituano

7é o número de gols de

Geuvânio, segundo maior goleador ao lado também de

Gabriel

ChutecerteiroCÍCERO GEUVÂNIO

"Estamosmelhorando"Bastante cobrado pela torcida e imprensa, Leandro Damião espera

ser novamente campeão em nova decisão estadual - antes, conquistou três gaúchos seguidos (2011, 2012 e 2013). Mas em função do alto dinheiro pago pela cúpula santista (mais de R$ 40 milhões envolvidos na compra do atacante, que jogava no Internacional) no jogador que, até o momento, fez cinco gols em 12 jogos, abaixo da média que conquistava no Colorado, a pressão aumenta para o lado do atleta.

Mesmo com a possibilidade de ser decisivo, o jogador foi caute-loso nesta quinta (10), em entrevista coletiva no CT Pelé. “Sonhar, a gente sonha mesmo. Até nos treinos tenho me dedicado mais. É concentrar e ver os erros deles. Sempre estudo o adversário e espero ver direitinho para aproveitar os espaço”, diz o atacante. "Sei que estou melhorando".

Ex-psicóloga dos Meninos da Vila, Sonia Román diz que a maioria dos casos de problemas que pegou com jogadores foi no trabalho da ansiedade. No caso de um jogador como Damião, que sofre a pressão de uma final, adicionado a uma constante cobrança externa sobre seus salários, a tensão é uma consequência que pode afetá-lo durante a partida. "Jogadores do perfil dele, que são goleadores, mas são mais retraídos, acabam sofrendo mais", diz. (N.G)

ALISON

Oswaldo de Oliveira promoverá mudanças no time para garantir a vitória na final e o seu primeiro título no Santos FC

Pé direito

Page 11: Ed991

Boqnews 12 a 18 de abril/2014 | cidades | 11

Rumo à Série A3SEGUNDONA Briosa vence São Vicente na estreia; Guarujá empata e Jabuca perde em casa

Talvez nossos pais e avôs que utilizaram os saudosos bondes - até o início da déca-da de 1970 -, e os nostálgicos trólebus, que ainda circulam e fazem os moradores e turistas não esqueceram as caracterís-ticas do passado de Santos, possam não acreditar que a Cidade receberá em breve um dos mais eficazes meios de transporte coletivo.

O Veículo Leve Sobre Tri-lhos (VLT) chega com grande expectativa para o desenvol-vimento urbano e econômico dos municípios da Baixada Santista e deve se constituir muito mais do que um simples investimento em transporte.

A implantação do VLT, ge-renciado pelo Governo paulis-ta, já está em estágio avançado. Os seus testes começarão no segundo semestre deste ano e a previsão para sua utilização será a partir de 2015, operando inicialmente entre os termi-nais Barreiros (São Vicente) e Conselheiro Nébias (Santos).

ExpansãoAs composições deste me-

trô de superfície também abrangerão o Porto de Santos, o Centro Histórico, bem como os bairros Valongo e Ponta da Praia. Além disso, a expansão do equipamento alcançará, no futuro, o bairro Samaritá, em São Vicente, e o município de Praia Grande, atendendo diretamente 87 mil usuários por dia.

O ponto fundamental do projeto é a criação de um sistema de transporte me-tropolitano integrado, limpo e seguro, aproveitando os já existentes de ônibus e ciclo-vias, beneficiando cerca de 220 mil usuários diariamente, com mais eficiência, conforto e rapidez para a população. Por

Metrópolis FERNANDO CHAGAS

Nos trilhos do VLTexemplo, uma viagem entre as duas cidades vizinhas durará menos de 30 minutos.

InsuportávelO santista não aguenta mais

andar de carro na Cidade. Ele, que se orgulhava da tranquila-mente local, compara, agora, o tráfego de Santos ao caos de São Paulo. Há um carro para cada 1,4 habitante santista e, pelo menos, 6 mil caminhões circulando na região central do Município, atrapalhando o trânsito e poluindo o meio ambiente urbano.

Atualmente, o investimen-to em mobilidade urbana é a solução para os problemas de circulação de pessoas e veículos nas cidades. Porém, o VLT não se resume a um mero transporte público, pois proporcionará a revitalização dos lugares por onde passar, assegurando a valorização dos imóveis próximos às suas es-tações.

OportunidadesDo mesmo modo, o funcio-

namento do VLT possibilitará a criação de novos negócios na Baixada Santista, principal-mente em São Vicente, devido ao aumento de circulação de pessoas e a modernização do entorno de suas áreas.

Na realidade, este novo modelo de transporte retorna no túnel do tempo, da época dos bondes e trólebus, com a diminuição dos ônibus em circulação e menor poluição ambiental. Mais ainda, o VLT trará as vantagens de reduzir os acidentes no tráfego, melhorar a segurança pública, diminuir os custos dos deslocamentos na região, facilitar a circulação de bicicletas e gerar efeitos positivos na competitividade das cidades.

[email protected]

Seu DireitoMIGUEL [email protected]

Esclarecendo dúvidasCidadão com perna fraturada

ao cair em bueiro aberto receberá indenização

O município de Blumenau terá que indenizar um cidadão em R$ 10 mil por danos morais. Em 2007, ao caminhar à noite, ele caiu em um bueiro aberto e sem sinalização na rua, o que resultou em fratura de sua perna esquerda e impossibilidade de trabalhar por vários meses, até a fase final de sua recuperação.

A decisão da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

confirmou, por unanimidade, sentença da comarca de Blumenau. Tanto em primeiro quanto em segundo grau, a administração municipal alegou que o homem teve culpa exclusiva no incidente por estar alcoolizado.

Este argumento, porém, não foi aceito pelo relator, desembargador Cesar Abreu, por não haver prova neste sentido no processo. Para o magistrado, não existem dúvidas sobre o acidente que o autor sofreu, assim como em relação às lesões físicas decorrentes do evento.

Última divisão do Campe-onato Estadual, a competição estreou no último domingo (6) com quatro times da Baixada Santista competindo em busca de um só objetivo: o acesso para a Série A3 (o equivalente à série C do Brasileirão).

A Portuguesa Santista, conhe-cida também como Briosa, bateu o São Vicente Atlético Clube por 1 a 0, no Estádio Ulrico Mursa. O gol foi de Paulo Ricardo, aos 32 minutos do segundo tempo. Já o Jabaquara, time que comemora

neste ano o centenário de sua existência em novembro, perdeu em casa no estádio Espanha, por 2 a 1 contra o Mauaense. Os gols do time de Mauá foram marcados por Jorge e, o do time santista, por Alessandro. Por fim, o Guaru-já viajou para Suzano - empatou por 1 a 1 com o time do ECUS. O time da região abriu o placar com Edimilson e o empate veio logo no final do primeiro tempo, com Cláudio, pelo time da casa.

O Campeonato da Segunda Divisão, organizada pela Fede-

ração Paulista de Futebol, se estende até o dia 2 de novembro deste ano, divididos em fase de grupos e jogos decisivos.

Próximos jogosA segunda rodada será marca-

da pelos seguintes jogos: Maua-ense x Portuguesa Santista neste sábado (12), às 15h. São Vicente x Diadema, também no sábado, às 15h. No mesmo dia, Guarujá x Taboão da Serra, às 19h. E para completar, São Bernardo x Jaba-quara no domingo (13), às 10h.

Page 12: Ed991

Boqnews - 12 a 18 de abril/2014 - 12

GUIA TURÍSTICOSantos recebeu espaço destacado no guia Roteiros Paulistas, lançado na última quarta-feira (9),

no Museu do Futebol, em São Paulo. Três passeios na cidade são indicados na publicação preparada pelo Governo do Estado, por meio do Comitê Paulista e da Secretaria do Estado de Turismo, com

sugestões de roteiros de um a três dias que os visitantes poderão fazer em municípios paulistas durante a Copa do Mundo. Praias, um mergulho na Laje de Santos e passeio histórico com direito a parada na Bolsa do Café são alguns dos destaques. O guia poderá ser consultado pelo www.copa2014.sp.gov.br.

SALVADOR Ao todo, a capital baiana sediará seis jogos da Copa do Mundo

pelourinhoCopa no

Terceiro destino mais procurado no país, a capital internacional do axé e tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade, em Salvador, será o destino de milhares de pessoas fanáticas por futebol.

Eleita entre as 12 capitais brasilei ras a sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014, a capital baia-na receberá seis jogos durante o Mundial (veja no quadro) e oferece diversos roteiros para quem deseja aproveitar as belezas natuais e his-tóricas. Andar pelas ruas do Centro é uma viagem pela história do país.

Check-inSANDRA [email protected]

Turismo de Montanha

Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas e foi nestas terras que surgiu a primeira faculdade de Medicina do Brasil, no Terreiro de Jesus, que é um marco de sua história.

CulturaA competição acontece no

mesmo período de uma das maiores celebrações da Bahia, a Festa de São João. Sorte aos turistas que poderão conhecer esta grande manifestação. O dia consagrado ao santo católico é comemorado em todos os 417 municípios do estado.

Salvador, por exemplo, vai contar com 30 dias de festa no Pelourinho, com 122 apresentações musicais de bandas e artistas, além da presença de 16 trios de forró. Além da ani-mação, comidas típicas poderão ser saboreadas.

Fifa Fan FestOs telões e toda a estrutura para

receber milhares de torcedores serão instalados no gramado do Jardim de Alah, na orla da capital baiana, e também no Pelourinho.

Com a chegada do outono, onde o clima é mais ameno e agradável, o Turismo de Montanha acaba sendo uma ótima opção tanto para os aven-tureiros, quanto para os românticos de plantão. No Brasil, graças ao nosso clima e vegetação privilegiados, o viajante pode desfrutar de uma ampla variedade de roteiros, de norte a sul do País.

Para quem prefere aventura, existe a possibilidade de se praticar inúmeros esportes típicos das mon-tanhas, como escalada, trekking, arborismo, rapel, tirolesa e o próprio montanhismo.

Já para aqueles que optam pelos roteiros românticos e mais tranqui-los, o conforto dos hotéis, pousadas e chalés, com toda infraestrutura, é uma boa pedida. Os locais incluem as lareiras, o aquecimento à gás, os pisos térmicos, bem como os pratos sofisticados e as bebidas de boa qualidade - aliado ao clima das montanhas. O ar puro, as belas paisagens, algumas enfeitadas pela neve, a luz de vela nos restaurantes e as opções de lazer, como as pistas de patinação no gelo e a montaria em cavalos complementam este tipo de turismo nesta época do ano.

Campos de Jordão, o mais alto município brasileiro, localizado a 1628 metros de altura, na Serra da Mantiqueira, possui todas essas atrações e muitas outras, como o passeio no bondinho pela antiga estrada de ferro, o teleférico, a fábrica da cervejaria Baden Baden, além

RITA BARRETO/DIVULGAÇÃO

do próprio bar, que fica no centro de Campos, e é um dos principais pontos de encontro dos visitantes.

No Centro de Lazer Tarundú é possível exercitar o turismo de aventura, como bikelooping, o bunggy trampolim, o thunder, as trilhas, a hípica, e diversas outras atividades. Como em toda Campos, tudo é cobrado à parte e nada é tão em conta. A cidade que fica literal-mente lotada na alta temporada, entre junho e julho, recebe pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior, que querem conhecer de perto a chamada “Suíça brasileira”.

O destino, porém, é uma ótima opção não apenas durante esse pe-ríodo do ano. A cidade, no mês de novembro, para quem quer fugir do “burburinho” e das badalações, é uma excelente escolha, já que acaba ficando mais vazia, e pode-se circular melhor pelas lojas e bares, além do clima mais prazeroso.

Porém, na opinião da colunista, uma das épocas mais agradáveis para se visitar o município, é justamente agora, no feriado de Páscoa. A cidade ainda não está tão cheia e o frio tam-bém não está a todo vapor.

Cada cantinho do lugar fica enfeitado com motivos pascais,e é impossível andar por suas ruas e galerias sem beliscar uma amostra de chocolate de todos os tipos oferecidos por onde quer que você passe pelas degustadoras de plantão. Portanto, uma boa dica para você aproveitar a Páscoa!

Arena Fonte NovaA nova arena substitui o estádio de mesmo nome 'Fonte Nova', demolido, mantendo a geometria oval e abertura para o Dique de Tororó. São 50 mil lugares e três anéis de arquibancada, além de 5 mil assentos provisórios no vão do Dique. O projeto é do escritório Setepla Tecnometal e Schulitz+Partner

JogosA capital recebe na primeira fase os jogos entre Espanha e Holanda, Alemanha e Portugal, Suíça e França além de Bósnia e Irã. Receberá mais dois jogos, um das oitavas de final e outra das quartas.

SEDE SALVADOR

Page 13: Ed991

Dia Internacional do Café

etcCULTURA & VARIEDADESBoqnews - 12 a 18 de abril/2014 - 13

Há opções para todos os gostos, que variam desde o método de preparo às combinações em drinks, que podem ir muito além do tradicional

café com leite. Confira um pouco da história, dicas de onde beber e até mesmo comer

Nara assuNçãoDA REDAÇÃO

Santos sempre teve uma forte liga-ção com o café por ser a porta de saída do grão para os mais diferentes destinos. Nos últimos anos, a cultura da Cidade em relação ao seu consumo tem mudado levando em consideração um novo conceito.

No Brasil, o consumo em 2013 foi de 20,08 milhões de sacas, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). O número comparado ao ano anterior teve uma queda. Por outro lado, o consumo de café fora do lar cresce em ritmo acelerado e já representa 36% do consumo total, com um crescimento cada vez maior de cafeterias, restaurantes e padarias. Cresce também a qualidade do café que é servido. Assim é a realidade de Santos. Se por muito tempo, não existia muito o hábito de saborear a bebida, hoje já é diferente.

A mudança começou por volta dos anos 1980. Até então, grande parte do café gourmet chegava à Cidade, mas partia pelo cais santista. Hoje, os melhores grãos já podem ser provados em cafeterias especiais como a da Bolsa do Café e outras espalhadas pelos bairros, como o Fran`s Café. Do grão começam a surgir também experimentos e o tradicional cafezinho ganhou formas e texturas diferentes.

Para celebrar a data, o Museu do Café realiza atividade gratuita nesta segunda-feira (14), que

compreende uma harmonização de cafés e doces na Praça Mauá, no Centro de Santos.

As atividades começam às 12 horas. O objetivo é desenvolver a percepção

sensorial das pessoas quanto aos sabores de três diferentes tipos de cafés combinados com

três tipos de doces. Ao mesmo tempo, um barista do Museu

explicará sobre as características de cada grão e os distintos modos de preparo. Uma das degustações é o café Chapadão do Ferro, da região do Cerrado de Minas Gerais, que será extraído no método french press (francesinha - café

prensado) e harmonizado com pedaços de bolo tiramisù, real-çando a incidência do gosto do chocolate amargo.

Dicas para SABOREAR

Programação ESPECIAL

Fanáticos por brigadeiro(fanaticosporbrigadeiro.com.br)As sócias Alessandra Ganança e Marcela Siqueira oferecem uma opção ideal para celebrar a data e que elas mesmo definem como tipicamente brasileira: uma xícara de brigadeiro de café. Cada uma sai por R$ 4,50. O brigadeiro simples de café sai por R$2,50.

ACEITA um?

Fran´s Café(Rua Alexandre Herculano, 197)

Opções não faltam.

Gelado ou quente, o local

é o destino ideal para os

apaixonados por café.

Na foto (da esquerda

para direita), Chocolatta

com marshmallow e

Franccino de Ovomaltine.

Os menores são o Café

Macadâmia, com calda de

caramelo, e o Café Mocha,

com calda de chocolate.

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 14: Ed991

agende-seTeatro

Marruá - InfantilMarruá é uma expressão utilizada pelos peões do centro-oeste do Brasil para designar um touro que se desgarra do rebanho, fugindo para as matas e se tornando selvagem e bravo (alongado). Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (12) - 16h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Eu, migo e meu umbigo - InfantilA montagem narra a história de um palhaço, vivido pelo ator Daniel Meirelis, que carrega uma mala cheia de memórias, na qual cada peça está impregnada de lembranças e sentimentos.Recomendação: Livre - Sessões: Sáb (12) - 17h30, no Emissário Submarino e Dom (13) - 17h, na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (Em frente ao Sesc). Ingresso: Grátis.

Reclame - Uma História de AmorA peça retrata o trabalho de artistas e comunicadores brasileiros, de 1930 a 1990, destacando o papel da propaganda em nosso cotidiano, por meio de personagens que vivem um triângulo amoroso. Recomendação: 14 anos - Local: CAIS - Centro de Atividades Integradas de Santos, (Avenida Rangel Pestana, 150) - Sessões: Todos os sábados, às 20h. Até 19 de abril. Ingresso: R$ 10,00 a R$ 20,00.

As 3 comédias(Fígado,Jogo eTraição)Fígado: Pai de Milton conta o vexame de seu filho, que ao jantar na casa dos pais da namorada, é obrigado a comer bife de fígado, que ele não suporta. Jogo: Jorge Estrada, roqueiro que há 20 anos não faz música, está prestes a gravar um grande sucesso, porém a Morte o quer levar. Traição: Misael, após casar-se com a prostituta Maria Elvira, sofre com as sucessivas traições dela.Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Guarany - Sessões: Sáb (12) - 21h e Dom (13) - 20h. Ingresso: R$ 20,00 a R$ 40,00. Informações: 99708-2753.

A História dos AmantesComédia sobre a visão masculina dos relacionamentos e do universo feminino.Recomendação: 16 anos - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sáb (12) - 21h30. Ingresso: R$ 30,00 a R$ 60,00. Informações: 4062-0177.

NegrinhaA produção conta o drama de uma criança nascida na senzala, que fica órfã aos sete anos.Recomendação: Livre - Local: Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comercio, 96) - Sessões: Todos os sábados, às 22h. Até 26 de abril. Ingresso: Sistema pague quanto puder.

2por4 - InfantilUm quarteto de cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços que

Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo - Sessões: Dom (13) - 18h. Ingresso: Grátis.

Grupo RevelaçãoCom Xande de Pilares, voz e cavaquinho, Mauro Júnior, banjo, Rogerinho, rebolo, Sérgio Rufino, pandeiro, Beto Lima, violão e Artur Luís, reco-reco.Recomendação: 18 anos - Local: Fantastic Chopperia (Avenida Antônio Emmerick, 1643 - São Vicente) - Sessões: Sex (18) - 23h30. Ingresso: R$ 20,00.

Sidney MagalApós 2 anos Sidney Magal volta a Santos para única apresentação no show Coração Latino. Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sex (25) - 21h30. Ingresso: R$ 70,00 a R$ 120,00. Informações: 4062-0016.

7ª ArteFestival de Cinema FrancêsO festival traz 16 filmes dos mais variados gêneros e destacados diretores e atores.Recomendação: Livre - Local: CinEspaço (Miramar Shopping – Rua Euclides da Cunha, 21) - Sessões: Qui (10) a Qua (16) – 13h a 21h. Ingresso: R$ 5,00 a R$ 16,00. Informações: 3284-4044.

I Mostra de Cinema NoirO filme exibido será À beira do abismo. Com roteiro de William Faulkner e baseado no livro de Raymond Chandler.Recomendação: 14 anos - Local: Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42) - Sessões: Sáb (12) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3251-1613. Cinema e PoesiaUm filme de Bebeto Arantes e traça um perfil do poeta pernambucano João Cabral a partir de seus escritos.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (23) - 11h e 16h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

estão disputando para decidir quem será o grande regente do dia. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (13) - 17h30. Ingresso: R$ 1,00 a R$ 5,00. Informações: 3278-9800.

Se o Anacleto SoubesseO enredo conta a história de Anacleto Leão, o típico marido libertino que tem suas vontades podadas pela esposa. Recomendação: Livre - Local: Tescom (Avenida Rodrigues Alves, 195) - Sessões: Dom (13), às 19h Ingresso: R$ 10,00 a R$ 20,00. Informações: 3233-6060.

Cidade submersaDois personagens idosos e amigos de infância se reencontram depois de muito tempo, relembram e refletem sobre o lugar onde cresceram que vem sofrendo grandes transformações. Recomendação: 12 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Qui (17) - 21h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 10,00. Informações: 3278-9800.

Trair e coçar é só começarHá anos em cartaz, a comédia se baseia em supostas infidelidades.Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sáb (19) - 21h. Ingresso: R$ 50,00 a R$ 70,00. Informações: 4062-0016.

MúsicaChorinho no AquárioMarcelo Quintanilha e Camilo Carrara embalam o Chorinho no Aquário.Recomendação: Livre - Local: Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (12) - 18h. Ingresso: Grátis.

Baile na PraiaO grupo Oliver Band anima a Fonte do Sapo. Em caso de chuva, o evento é cancelado.

DIVULGAÇÃO

Atomic JazzEmbora não escondam uma enorme admiração pelo jazz americano de Duke Ellington, Archie Shepp, Charles Mingus e George Russell, esse grupo escandinavo mistura as influências ao free jazz europeu e à improvisação.Recomendação: Livre- Local: Sesc Santos - Sessões: Qua(16) - 21h. Ingresso: R$ 4,00 a R$ 20,00. Informações: 3278-9800.

Cinemark Praiamar - SantosCapitão América 2 (leg) - 12h (sáb e dom), 15h, 18h, 21h, 00h (sáb). 12 anos. Capitão América 2 3D (leg) - 12h30 (sáb e dom), 13h, 15h30, 16h, 18h30, 19h, 21h30, 22h. Capitão América 2 3D (dub) - 11h30 (sáb e dom), 14h30, 17h30, 20h30, 23h30 (sáb). Confia em Mim - 16h20, 18h20, 20h40. 12 anos. Noé (dub) - 11h10 (sáb e dom), 14h10, 17h10, 20h10, 23h20 (sáb). 14 anos. Noé 3D (leg) - 13h10 (sáb e dom), 16h10, 18h10, 19h10, 21h10, 22h10, 00h10 (sáb). Rio 2 (dub) - 11h45 (sáb e dom), 12h20 (sáb e dom), 13h30, 14h, 14h40, 15h50, 17h05, 19h20, 21h50. Livre. Rio 2 3D (dub) - 13h05, 15h20. S.O.S. - Mulheres ao Mar - 18h05, 20h20, 22h40 (sáb). 12 anos.

Roxy Gonzaga 5 - SantosCapitão América 2 (leg) - 15h, 17h30, 20h15, 23h (sáb). 12 anos. Capitão América 2 (dub) - 16h, 18h30, 21h15. Capitão América 2 3D (leg) - 16h45, 22h15. Capitão América 2 3D (dub) - 14h, 19h30. Noé (dub) - 14h, 18h30, 21h15, 23h30 (sáb). 12 anos. Noé 3D (dub) - 19h15, 22h. Rio 2 (dub) - 14h, 16h30. Livre. Rio 2 3D (dub) - 15h, 17h. Roxy Iporanga 4 - SantosHoje eu quero voltar sozinho - 14h45, 16h45,

20h15, 22h. 12 anos. Noé (leg) - 14h, 16h30, 19h15, 21h45. 12 anos. Rio 2 (dub) - 15h, 17h,19h, 21h. Livre. Toque de Mestre (leg) - 18h30. 12 anos. SOS - Mulheres ao Mar - 14h30, 16h15, 18h15, 20h15, 22h15. 12 anos.

Cine Miramar - SantosHoje eu quero voltar sozinho - 13h, 15h, 17h, 19h, 21h. 12 anos. Rio 2 (dub) - 13h30, 15h30, 17h30. Livre. A Gaiola Dourada (leg) - 19h20. 10 anos. A Grande Beleza (leg) - 21h. 14 anos.

Posto 4 - SantosLore (leg) - 16h, 18h30, 21h. 16 anos.

Roxy Brisamar - São VicenteCapitão América 2 (dub) - 15h30, 18h15, 21h. 12 anos. Capitão América 2 3D (dub) - 14h, 16h30, 19h15, 22h. Noé (dub) - 15h, 17h45, 20h30. 12 anos. Noé 3D (dub) - 14h15, 19h, 21h45. Rio 2 (dub) - 14h, 15h15, 16h, 17h15, 18h, 19h15, 20h, 22h. Livre. Rio 2 3D(dub) - 16h45. S.O.S. - Mulheres ao Mar - 21h15. 12 anos.

Roxy - Pq Anilinas - CubatãoCapitão América 2 (dub) - 14h, 16h30, 19h, 21h. 12 anos. Noé (dub) - 18h30, 21h. 12 anos. Rio 2 (dub) - 14h30, 16h30. Livre.

Cine 3 - Ferry Boat’s - GuarujáCapitão América 2 (dub) - 15h15 (sáb e dom), 17h40, 20h10, 22h35. 12 anos. Noé (dub) - 17h30, 20h, 22h30. 14 anos. Rio 2 (dub) - 16h30, 18h30, 20h30. Livre. S.O.S. - Mulheres ao Mar - 15h40 (sáb e dom), 22h25. 14 anos.

Cinesystem - Praia GrandeCapitão América 2 (dub) - 13h40, 16h15, 18h55, 21h40. 12 anos. Capitão América 2 3D (dub) - 14h, 16h40, 19h20, 22h. Noé (dub) - 13h45, 16h25, 19h10, 21h50. 14 anos. Noé 3D (dub) - 16h, 18h45, 21h25. Rio 2 (dub) - 14h45, 17h, 19h15, 21h30. Livre. Rio 2 3D (dub) - 13h50. S.O.S. - Mulheres ao Mar - 14h30, 16h45, 19h, 21h15. 12 anos.

DE 12 A 16 DE ABRILCinema

Capitão América 2: O Soldado InvernalO filme se passa dois anos após os eventos mostrados em Os

Vingadores. Steve Rogers (Chris Evans) luta para cumprir seu papel no mundo moderno, em parceria com Natasha Ro-manoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva

Negra, para derrotar um poderoso e misterioso inimigo na cidade de Washington dos dias atuais.

DIVULGAÇÃO

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336,

Cinemark - 3231-2889, Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044,

Ferry Boat Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Praia Grande) - 3476-2000.

Boqnews12 a 18 de abril/ 2014 14 etc

Sesc: Rua Conselheiro Ribas, 136 / Teatro Municipal Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48, / Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 / Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15/ Gonzaga/ Galeria de Arte Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 366, / Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237.

Page 15: Ed991

Poupança ABRIL

12 - 0,614713 - 0,600414 - 0,548915 - 0,583316 - 0,610817 - 0,621118 - 0,6401

12 - 0,614713 - 0,600414 - 0,548915 - 0,583316 - 0,610817 - 0,621118 - 0,6401

IGPM/FGVMarço: 1,67% 12 meses: 7,30%

Inflação

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

11/4Compra: R$ 2,18 Venda: R$ 2,29

Dólar Turismo

Min 21ºCMax 31ºC

Min 21ºCMax 26ºC

CPTEC-INPE

Sab 12

Tempo

Dom 13

Tempo ensolarado pela manhã. À tarde, possi-bilidade de chuva acompanhada de trovoadas

ABRILBrasil: R$ 724,00 São Paulo: R$ 810,00Salário Mínimo

Clima permanece nublado. Chuvas periódicas e de curta duração a qualquer hora do dia

ANO BASE 2014IR Fonte Base (R$) Alíquota (%) Deduzir(R$) Até 1.787,77 Isento - De 1.787,78 a 2.679,29 7,5 134,08De 2.679,30 a 3.572,43 15,0 335,03De 3.572,44 a 4.463,81 22,5 602,96 Acima de 4.463,81 27,5 826,15

[email protected] HoróscopoBel Quintal12 a 18 de abril

ÁRIES(21/3 a 20/4)

GÊMEOS(21/5 a 20/6)

CÂNCER(21/6 a 21/7)

LEÃO(22/7 a 22/8)

VIRGEM(23/8 a 22/9)

LIBRA(23/9 a 22/10)

ESCORPIÃO(23/10 a 21/11)

SAGITÁRIO(22/11 a 21/12)

CAPRICÓRNIO(22/12 a 20/1)

AQUÁRIO(21/1 a 19/2)

PEIXES(20/2 a 20/3)

TOURO(21/4 a 20/5)

http://cnastrologia.org.br/site/members/belquintal/

Toda mudança irá favorecê-lo neste momento. Mas que não seja uma mudança impulsionada por tropeços ou discussões. Que seja para uma abertura ao novo e que este novo possa te possibilitar a estrutura necessária para sair deste estado estático.

Você estará com suas emoções mais exaltadas. Isso deveria ser positivo já que tem se podado com outros assuntos e outros assuntos recorrem a sua atenção em demasia. O melhor a fazer é possibilitar que esta emoção chegue e conduza-o a olhar mais para si e não retrair-se.

O encantamento está sob o seus olhos, embora isso possa parecer aparentar uma nuvem de ignorância fazendo que assim você se deslumbre com mais facilidade. Você estará mais apto a trabalhar esta sensibilidade e não deixar levar-se por dúvidas tão pequenas.

Criando movimentos de estruturação positiva. Lembrando que ela deve ser iniciada de dentro. Este novo ciclo já começa um novo presságio de estruturação onde você consegue já sentir que realmente o passado já lhe serviu e o agora precisa de você mais consciente disso.

É momento de refletir. Do que adianta atuar sem foco. É gastar sua energia a esmo, sendo que esta é tão preciosa e precisa ser lapidada. Uma pedra preciosa sem uma lapidação não tem o mesmo valor. Assim serão tuas emoções, transmute-as.

Se tu já te libertastes de paradigmas antes que lhe obstruíam a mente, hoje você consegue olhar com seu interior. Tu libertas-te teu próximo e assim a ti mesmo. Logo o teu mundo se expande, você não exige mais tanta reflexão e começa a ter mais compaixão.

Esta semana é extremamente importante para você, tudo em sua vida terá uma mudança significativa. Isso por que você já estava an-siando por esta. Mas agora parece que ela vem ao seu encontro. O universo te perguntará se estará preparado realmente como queria.

Reler e reler até que você grave em sua memória e esteja em seus sonhos. Sim, ocuparam tua vida fazendo que reveja cada peça que antes você já tinha colocado e retirado. Se o universo está te dando o trabalho de pesar minúcias é porque tu tens disciplina e foco para se reerguer mais uma vez.

É claro que queremos muitas coisas, principalmente se a tal “sorte” estiver ao nosso favor. Sorte não é um momento externo que se abre portas para nós, mas somos nós que olhamos a vida com olhos mais cheios de vida e com força para abrir as portas.

Se as mudanças trouxeram a você reflexões e sentimentos antes não pensados, posturas a ser tomadas e muitas ainda adiadas para serem tomadas adiante saiba que esta semana será bem propício que elas aconteçam sem que você tenha controle sobre elas.

Ao mesmo tempo que você esteve requisitado, seu redor pareceu totalmente mudado. Isto porque você mesmo precisou repaginar sua vida e sabendo que “água parada cria limo” você transmutou o que te cerca. Ao menos tua vida é a mesma e menos peso para levar.

É preciso olhar para teu redor e ver o amor que está sobre ti. Os que te amam e possam te amar. Tu estarás sobre a graça de braços que lhe façam reinar e florescer a beleza antes camuflada. Embora não precise disto, mas lhe trará conforto e segurança.

Boqnews etc12 a 18 de abril/ 2014 15

_____________________PASSO VHS PARA DVD

Vinil para CD.(13) 99107-8414 /

99167-0450

_____________________ POUSADA/IBIUNA

pousadabelavistaibiuna.com (15) 99787-1273

_____________________FAÇA SEU PEDIDO

Encomenda de bolos e salgados congelados.

Tratar c/ Lúcia ou Vanessa. 3061-5757 /

99155-5403

_____________________CUIDADORA

de Crianças e Idosos,no período Noturno(13) 98821-1547

_____________________OURO

Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral.

Cobrimos qualquer oferta!Rua Othon Feliciano, 2 cj.

24 . BoulevardGonzaga - 3284-9152

R$16,00

_____________________TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA

Para Crianças e AdultosEndereço: Rua Maris e

Barros, 28 - Vila Belmiro - Santos/SP

13 99777-9545

caderno de oportunidadesBoqNegócios

Chamada UNISANTA para Seleção de Projeto de Implantação de Sis-tema de Monitoramento e Previsão da Qualidade da Água por Meio de Modelagem Numérica Ambiental e Desenvolvimento de Base de Dados na Bacia Hidrográfica do Estuário de Santos - São Vicente.O Instituto Superior de Educação Santa Cecília, entidade mantenedora da Universidade Santa Cecília, torna pública a presente Chamada e convida os interessados em apresentar propostas para a execução do Projeto de Im-plantação de Sistema de Monitoramento e Previsão da Qualidade da Água por Meio de Modelagem Numérica Ambiental e Desenvolvimento de Base de Dados na Bacia Hidrográfica do Estuário de Santos - São Vicente, em observância ao Termo de Referência Contrato FEHIDRO nº 019/2014 e em conformidade com as disposições da presente Chamada, no dia 29 de abril de 2014 às 10:00 h, na Rua Oswaldo Cruz nº 277, Bloco M 1º andar, sala 127A, Boqueirão, em Santos/SP. O referido Termo de Referência poderá solicitado através do endereço eletrônico [email protected] .

Page 16: Ed991

BoqnewsBoqNegócios16 12 a 18 de abril/2014

____________________VILA BELMIRO

1º and., lateral, pr. 3 ands, 16 anos, 1 dorm. arm.,banh.,

coz. planej., á. serv., gar.dem., vazio, R$ 225 MIL.(3018.7051 E 99118.9413

C. 52.944

_____________________VENDE-SE/CENTRO/SANTOS

Sala Comercial / frente - 8º andar ((13) 3273-7750