20
O Alto Jacuí O Jornal da Comunidade ANO 39 - Edição nº 2061 IBIRUBÁ/RS, Sexta-feira, 23 de maio de 2014 Avulso:R$ 3,00 Acidente com vítima fatal na ERS 506 - Pág.11 Rua Getúlio Vargas, 1026. Fones: (54) 3324-6307 e 3324-6368 ATENÇÃO Aposentados e Pensionistas do INSS, você está precisando de dinheiro? Fale com o João, na João Financeira e saia com o dinheiro na mão, de forma rápida e fácil, sem consulta ao SPC nem SERASA e ainda com as melhores taxas de juros do mercado. João Financeira João Financeira Dinheiro na mão (54) 9165-0556 (Claro) (54) 8428-4977 (Oi) (54) 99072377 ( Vivo) Ligue a cobrar! Tele Taxi Tele Taxi Foto Magia Foto Magia Ibirubá sediou a 28ª Assembleia Sinodal IECLB Página 03 Aeroporto Municipal voltará a operar Lideranças ibirubenses estiveram em Porto Alegre com a Secretária da Saúde para tratar assuntos relativos ao Hospital Annes Dias - Página 07 Agora também com TELE-ENTREGA e TELE-BUSCA, para facilitar a sua vida! Carga e descarga terão horário definido no centro da cidade Carga e descarga terão horário definido no centro da cidade

Edição 2061 23052014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Há 39 anos contando anos registrando a história de Ibirubá. O primeiro em circulação!

Citation preview

Page 1: Edição 2061 23052014

1,

O Alto JacuíO Jornal da Comunidade

ANO 39 - Edição nº 2061 IBIRUBÁ/RS, Sexta-feira, 23 de maio de 2014 Avulso:R$ 3,00

Acidente comvítima fatal naERS 506 - Pág.11

Rua Getúlio Vargas, 1026.Fones: (54) 3324-6307 e 3324-6368

ATENÇÃO Aposentados e Pensionistasdo INSS, você está precisando de

dinheiro?Fale com o João, na João Financeira e

saia com o dinheiro na mão, de forma

rápida e fácil,

sem consulta

ao SPC nem

SERASA e

ainda com as

melhores

taxas de juros

do mercado.

João FinanceiraJoão Financeira

Dinheiro na mão

(54) 9165-0556 (Claro)(54) 8428-4977 (Oi)

(54) 99072377 ( Vivo)Ligue a cobrar!

Tele TaxiTele Taxi

Fot

o M

agia

Fot

o M

agiaIbirubá sediou a 28ª

Assembleia Sinodal IECLB

Página 03

Aeroporto Municipal voltará a operar Lideranças ibirubenses estiveram

em Porto Alegre com a

Secretária da Saúde para tratar

assuntos relativos ao Hospital

Annes Dias - Página 07

Agora também com TELE-ENTREGA e TELE-BUSCA,

para facilitar a sua vida!

Carga e descarga terãohorário definido no centro

da cidade

Carga e descarga terãohorário definido no centro

da cidade

Page 2: Edição 2061 23052014

, 2

Curtas

Charge

Christian Rodrigo [email protected] - Telefone: 91277047

Editorial

Endereço: Rua Mérito, 189.Telefone (54) 3324 -1093 celular: 91665138.e-mail:jornaloaltojacuí@hotmail.comImpressão: Gráfica Gespi - Rua Mauá, 590 - Tapera/RSOpiniões e artigos assinados, não refletem a posição do Jornal, sendo detotal responsabilidade do autor.

Razão Social: EPJIL - Empresa Publicitária e JornalísticaIbirubá Ltda. - CNPJ: 88641741/0001-00.

Fundado em: 28 de fevereiro de 1975- Por: Justino Guimarães Netto.

O Alto JacuíO Jornal da Comunidade

ADVOCACIA PREVENTIVA

DIREITO & JUSTIÇApor ELVIS JOSÉ ALVES

OAB/RS nº 91.748

O mundo contemporâneo tornou quase im-possível evitar por completo e para sempre anecessidade de se socorrer ao poder judiciáriopara solucionar os mais diversos conflitos.Porém, é possível e amplamente vantajoso fa-zer um trabalho preventivo a fim de reduzirsignificativamente esses riscos, afinal como dizo ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Nesse sentido, destacam-se alguns cuidados:· Evite a utilização de modelos de contra-

tos da internet, pois os mesmos podem contercláusulas abusivas ou nulas, o que acarreta umasérie de consequências negativas;

· Nunca assine nada sem a análise préviade um advogado de confiança, visto que mui-tos contratos podem conter cláusulas muitobem construídas e que vinculam quem os assi-na a determinadas obrigações nem sempre van-tajosas;

· Consulte sempre um advogado! É neces-sário que seja abandonada a ideia de que advo-gado atua exclusivamente em processos judi-ciais. Sempre que estiver diante de uma situa-ção que deixe dúvidas quanto às suasconsequências jurídicas converse um advoga-do para esclarecê-la.

A advocacia consultiva/preventiva pode sera maior aliada na solução e prevenção de di-versos conflitos, afinal ela evita a ocorrênciade processos judiciais desnecessários onde,além de despesas com honorários advocatíciose custas judiciais, a parte ainda deve lidar coma demora do judiciário e o risco de perder ademanda judicial.

“Ninguém precisa de advogado para dizer oque não deve fazer. Todo mundo o contrata

ESCORREGOU NA PISTA – Aldo Rebelo, o ho-mem forte do Ministério do Esporte, construiu 21pistas de atletismo por todo o país sem licitação,ao custo total de 50 milhões de reais. A justificati-va é que só há uma empresa no Brasil capacitadapara fazer o serviço. Por sua vez a ConfederaçãoBrasileira de Atletismo indica sete fabricantes depistas oficiais em seu site. A empresa beneficiadaé sempre a mesma, a italiana Mondo, que casual-mente entrou em insolvência em outubro passado.DESPEDIDA EM ALTO ESTILO- O Presidente doSupremo, Joaquim Barbosa, marcou para semanaque vem a retomada do julgamento das perdasnas cadernetas de poupança nos planos econô-micos da época da hiperinflação. Sua intenção,segundo colegas do tribunal, é concluir a votaçãoaté o início da Copa, para em seguida se aposen-tar. São centenas de milhares de processos aguar-dando a definição do supremo.QUANDO A SOLUÇÃO É REZAR – A FIFA, todapoderosa, está à beira de um ataque de nervos.Em pelo menos quatro estádios da Copa, não háredundância de energia elétrica. Ou seja, se porventura pifar um equipamento durante os jogos, nãoserá possível religá-lo de imediato. O apagão nocaso será duradouro e o vexame intenso.AGENTE NÃO SE VÊ POR AÍ – Anderson Silva,garoto propaganda muito solicitado até bem pou-co tempo, tem, além de oponentes dentro do rin-gue, outro muito forte aqui fora. Segundo fontes, atoda poderosa Globo, baixou uma ordem válidaaté na última sexta-feira, para que o lutador nãoaparecesse em programas da emissora. Até a suaparticipação no Fantástico foi para a gaveta.AGRICULTURA DE PRECISÃO – Não Me Toque,cidade com 16.000 habitantes, denominada Capi-tal Nacional da Agricultura de Precisão, tem na Staraa pioneira na produção de equipamentos nacio-nais destinados á precisão. Seu faturamento queem 2006 era de 60 milhões de reais, passou para1 bilhão e hoje exporta para 15 países. A empresaresponde por 71% da arrecadação de impostosde Não Me Toque.TRATAMENTO PERSONALIZADO – O tom dedescontentamento de empresários com o gover-no Dima Rousseff é muito parecido com o das re-clamações diárias de lideranças políticas. Falta di-álogo. Presidente da Bunge no Brasil, Pedro Parentereconhece a falta de interlocutores. A forma comoDilma optou por tirar a febre do setor, por meio deconselheiros pontuais, não tem sido eficiente. Emcenário econômico claudicante, há quem defen-da atitude semelhante de Dilma, prometendo umsegundo mandato mais arejado do que o primei-ro.URNAS ELETRÔNICAS - Você confia nas urnaseletrônica? Em se tratanto de Brasil onde osgovernantes dão exemplos de desonestidade po-demos confiar em uma máquina? Veja o artigo deCélio Pezza na página 10 e tire suas próprias con-clusões.

Luciane Santos“A voz feminina da

cidade”

�: 3324-3131

Muita música e informação

24 HORAS NO AR

O PALADINO DA JUSTIÇA EMCONSTANTE AMEAÇA

Desde que decretou a prisão dos mensaleiros, noano passado, o ministro Joaquim Barbosa, presidentedo Supremo Tribunal Federal, é vítima de agressõesvirtuais. Pregações à morte do ministro com um tiro nacabeça, por exemplo, são frequentes, mas o que cau-sou surpresa até na Polícia Federal, foi a identificaçãode um dos autores como integrante da Comissão deÉtica do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande doNorte.

Já o outro, Dimas Antonio Granado de Pádua é deSanta Bárbara do Oeste, interior de São Paulo e filiadoao Partido dos Trabalhadores. Esses perfis agressivosrenderam aos autores quase 5.000 amigos na internet,incluindo políticos conhecidos, como o Secretário deTransportes de São Paulo e o ex-assessor na CasaCivil, amigo e ex-braço-direito do mensaleiro José Dir-ceu.

PAÍS DA COPAUma nação chocada assistiu imagens de trafican-

tes cariocas comemorando um gol com uma saraiva-da de tiros de fuzil enquanto na mesma semana mani-festações anti-mundial terminavam em saques e de-predações. Como explicar que uma nação que daquia vinte dias vai sediar a Copa do Mundo, assista umtime de futebol amador virar notícia em todo o plane-ta a partir de um gol de pênalti do Vila Aliançaquando jogadores com uniforme completo da seleçãobrasileira sacam fuzis e pistolas e passam a dispararpara o alto. Ninguém correu, gritou ou se assustou.Afinal, assim são as tardes de domingo no Brasil,deve imaginar o mundo.

Na mesma semana, o mundo chocado viu os pro-testos pelo país e que acabaram em lojas saqueadas,lutas com a polícia. Em Recife, lojas foram assaltadase destruídas, arrastões tomaram conta das ruas, au-las foram suspensas e comerciantes aterrorizadosforam obrigados a cerrar as portas. As imagens cho-cantes publicadas pela revista alemã Der Spiegel,que na capa exibia a bola Brazuca como se fosse ummeteoro pagando fogo prestes a cair sobre o Rio deJaneiro. Na sua página principal o texto era direto:“Justamente no país do futebol, a Copa do Mundopode ser um fiasco: protestos, greves e tiroteios emvez de festa”.

A TÍTULO DE REFLEXÃOPouca empolgação, indiferença mesmo diante de

tanta propaganda oficial, essa é na atualidade o climavivido no país da Copa. Onde estão as ruas pintadas eornamentadas com bandeiras nacionais? Estaria opovo cansado de “pão e circo” do governo? Aliás,atrações esportivas sempre serviram para distrair asmassas dos problemas econômicos e políticos.

Mas especificamente no Brasil é fácil perceber ocansaço dos brasileiros. Serviços públicos de péssimaqualidade, e com o crescimento da renda, graças afatores externos e a expansão insustentável do crédi-to, os problemas se agravaram. Os hospitais não dãoconta da demanda básica e a insegurança é total, coma criminalidade em alta.

Até se pode justificar que o Maracanã terá sempreum público para remunerar a fortuna gasta em suareforma, mesmo que salte aos olhos o absurdo daquantia. Mas como argumentar que as outras arenasfazem algum sentido, quando existem tantas demandasde vital importância e que dizem respeito a todos osbrasileiros?

Page 3: Edição 2061 23052014

3,

Fruto de um convênio firmado entre os governos do Brasil e de Cuba, oPrograma Mais Médicos que visa suprir a carência de profissionais da áreamédica em locais mais distantes das grandes capitais começa a efetivamentefuncionar em Ibirubá. Na última segunda-feira, Brenda Batista Ramos, AracelisPineda Londres e Diosdelis Pupo Del Rios iniciaram suas atividades atenden-do em três diferentes bairros, Jardim, Hermany e Floresta. Nossa reportagemesteve nos dois primeiros e pode constatar a felicidade dos profissionais e dacomunidade que agora dispõe desses profissionais de forma diária. Já nos dois

Com a intenção de melhorar o tráfego de veículos no centro dacidade e prefeito Carlos Jandrey reuniu autoridades de trânsito, usuá-rios e empresários do centro da cidade para colher sugestões e apre-sentar propostas que minimizem os problemas verificados diariamen-te. Além de ouvir opiniões e sugestões dos presentes o Executivo apre-sentou uma sugestão que regulamenta o horário de trânsito de veícu-los de carga e descarga no centro da cidade, evitando que caminhõespermaneçam estacionados, especialmente na Rua General Osório,causando transtorno aos demais usuários da via mais movimentada dacidade e onde se concentra grande parte do comércio da cidade.

Pela proposta apresentada pelo diretor de trânsito Luciano Ribas,com aval da administração municipal, haverá regulamentação de car-ga e descarga nas ruas Sete de Setembro (do monumento do imigran-

Como tradicionalmente acontece há muitos anos,Ibirubá mais uma vez estará participando do Dia do Desa-fio no próximo dia 28 de maio. Evento de abrangênciainternacional, com chancela da Unesco, e realizado emparceria com o sistema Fecomércio/SESC e a PrefeituraMunicipal.

Trata-se de uma competição saudável entre cidadesque promovem a qualidade de vida e o bem estar social,através do combate ao sedentarismo, da conscientizaçãoda população sobre a importância da atividade física paraa manutenção da saúde e do estímulo à realização deações sociais.

Para participar, é importante o apoio de todos, bastaque as pessoas interrompam suas atividades rotineirase pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos,qualquer tipo de atividade física ou solidária como, plantiode árvores, doação de agasalhos ou alimentos não pere-cíveis, buscando mobilizar o maior percentual de adesãoentre os habitantes. Este ano, Ibirubá estará competindocom a cidade de San Andrés Semetabaj, Sololá, localiza-da na Guatemala/América Central, com densidadedemográfica similar ao de nosso município.

É importante que todos confirmem com antecedênciaa sua participação informando o número de pessoas en-volvidas e a atividade realizada para o Departamento Mu-nicipal do Desporto pelo telefone 3324-4833 comAlessandra.

Para maiores informações, haverá uma reunião dedivulgação e organização no dia 23 de maio, as 9 horasda manhã junto ao Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Carga e descarga terão horáriodefinido no centro da cidade

te até a Rua Flores da Cunha), na RuaGeneral Osório (entre a Rua do Co-mércio e o monumento do imigrante),na Rua Flores da Cunha (entre a Setede Setembro e Getúlio Vargas), naRua Dinis Dias (entre a Sete de Se-tembro e a Getúlio Vargas), na RuaTiradentes (entre a Sete de Setem-bro e a Getúlio Vargas) e a SerafimFagundes (entre a Sete de Setembroe a Getúlio Vargas). Nestes trechosonde estão os pontos mais críticos acirculação de veículos de carga e des-carga será proibida entre 10 e 16 ho-ras durante a semana, incluindo o sá-bado. No entanto poderá haver ex-ceção em casos especiais, cabendo àdivisão de trânsito emitir uma licençaespecial. Outra medida que deveráser tomada é a ampliação da mão úni-ca na Rua Dinis Dias até a Rua Ge-túlio Vargas. Para agilizar as mudan-ças o Prefeito Carlos deverá publicarum decreto onde constará toda a re-gulamentação. Para mais informaçõesestá a disposição o fone 118 do de-partamento de trânsito do município.

Dia 17 de maio, sábado, nas dependências do Lar

Evangélico, estiveram reunidas aproximadamente 250

pessoas na 28ª Assembleia Sinodal IECLB vindas de 24

paróquias de diferentes municípios. Da programação

constou a prestação de contas e o parecer do Conselho

Fiscal. Foi exibido um vídeo Institucional da IECLB e a

pregação da vice-presidente nacional da igreja, Pasto-

ra Silvia e que versava sobre o tema, Vidas em Comu-

nhão. Houve também as indicações aos cargos no con-

selho. A organização do evento esteve a cargo da Paró-

quia Evangélica de Ibirubá.

Ibirubá sediou a 28ª

Assembleia Sinodal IECLB

Médicas cubanos iniciaram

atividades em Ibirubáprimeiros dias foi grande o númerode atendimentos nos postos visita-dos. As pessoas mostravam-se sur-presas pela facilidade no entendi-mento do idioma e o bom astral dosmédicos. Independentemente doponto de vista do Cremers, que eracontra vinda desses profissionais, acomunidade busca e precisa de aten-dimento nos momentos difíceis eesse acréscimo desses três médicosdeverá melhorar em muito a ques-tão da saúde pública em Ibirubá.

Dra. Brenda salientou a ex-celente acolhida no município e olocal onde estão atendendo, além deenfatizar o bom relacionamento comas pessoas. A saudade da famíliaque permaneceu em Cuba terá queser suprida pelas novas amizades epelo acolhimento da comunidadeibirubense.

IBIRUBÁ PRESENTE NO DIA DO DESAFIO

Fot

o M

agia

Page 4: Edição 2061 23052014

, 4

Rúbia Marisa

Derlam Rosa

Uilian Letiere De Lima Rosa

Cirurgiã Dentista - CRO 21682

Cirurgião Dentista - CRO 21687

Jóice HübnerPsicóloga CRP 07/20.593

Cel.(54)9967 9899

ATENDIMENTO 24 HORAS - FONE: (55)99374090

Odontologia e Psicologia

Rua Getúlio Vargas, 877 - sala 201 - Centro - Ibirubá(54) 3324-7042

Objetivos alcançados na Jornada Médicae Simpósio de Enfermagem

O Parkinson não é fatal nem contagioso. O paciente

não sofre alteração na memória ou na capacidade inte-

lectual. Apesar de todas as limitações impostas pela do-

ença, o maior desafio de quem convive com ela costuma

ser outro: aceitar a ideia de que a enfermidade não vai

regredir e será companheira de toda a vida. A doença

atinge também o psicoemocional e uma grande parte dos

que sofrem de Parkinson não é amparada pela família. O

tratamento precisa ser feito por um longo prazo, sem es-

perança de cura, o que muitas vezes gera falta de paciên-

cia e intolerância por parte dos familiares. A doença exi-

ge um tratamento multidisciplinar , com medicamentos,

acompanhamento de neurologista, fisioterapeuta,

fonoaudiólogo e, em muitos casos, psicólogo. As limita-

ções dependem muito da fase de evolução da doença,

mas sempre é possível ter algum tipo de melhora. O

Parkinson costuma se manifestar após os 60 anos e de 1

a 2% da população mundial convive com ele. Em alguns

casos, ele pode aparecer mais cedo, na faixa etária dos

40 ou 50 anos. As causas da enfermidade ainda não são

totalmente conhecidas, mas se sabe que ela pode ser

desencadeada por fatores ambientais ou genéticos. Ain-

da não há cura. Já os avanços nas pesquisas proporcio-

naram o desenvolvimento de medicamentos mais efica-

zes e com menos efeitos colaterais. Tremores são o sinto-

ma mais comum, mas não aparecem em todos os caos.

Os movimentos mais lentos costumam ser um dos pri-

meiros sinais do Parkinson. Tarefas simples, como abo-

toar uma camisa ou escovar os dentes se tornam mais

difíceis. Como a falta de agilidade é relacionada a algo

comum entre idosos, o sinal muitas vezes passa desper-

cebido. A agilidade em diagnosticar depende bastante

dos sintomas. As pessoas já relacionam o tremor nas

mãos ao Parkinson, mas as dificuldades de falar ou ca-

minhar costumam ser interpretadas de outras formas.

Não há um exame que determine a existência ou não da

doença e o diagnostico as vezes pode demorar.

Conviver com

ParkinsonAs programações científicas da 14ª Jornada Mé-

dica do Alto Jacuí e do 8º Simpósio de Enfermagempromovidas no sábado passado em Ibirubá trouxeramcomo tema central a Atualização Multidisciplinar emGeriatria, especialidade médica voltada ao estudo, aprevenção e o tratamento de doenças e da incapaci-dade em idades avançadas.

Aproximadamente 40 médicos de várias especiali-dades acompanharam cinco palestras com professo-res da Faculdade de Medicina da UPF nos turnos damanhã e tarde na Unimed. Em paralelo, durante atarde um total de 88 enfermeiros, técnicos e estudan-tes de Enfermagem assistiram outras duas apresen-tações, tendo por local a Câmara de Vereadores.

Nas palavras do coordenador do evento, Dr. LuizAlberto Maciel Alende, o evento discutiu o impactoda crescente longevidade da população na sociedadee os respectivos reflexos na Medicina - considerandoespecialidades como a Psiquiatria, Urologia, ClínicaMédica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Anestesiologia eCardiologia e na Enfermagem.

Simpósio de Enfermagem

Jornada Médica

Conversar sobre ascrenças espirituais que opaciente tem á algo que jánão parece tão distante darealidade de um consultó-rio médico. Se a temáticaainda é reprimida pelo ceti-cismo de alguns cientistas,cada vez mais novas pes-quisas procuram entender aimportância de abordar a di-mensão espiritual da pessoa

MD. Jeferson

WollmeisterCRM 24764

Rua Diniz Dias, 310Fone/Fax:

(54) 3324-6425Cel. 9113-4227

Ibirubá/RS

Garantindo Qualidade

e Experiência para a

Prevenção,

Diagnóstico e

Tratamento das

Doenças

do Coração

Qual é o papel da fé nos cuidados com a saúde...no tratamento. Há estudosque mostram que a fé causauma melhora em pacientessubmetidos à cirurgia deponte de safena. A revisãoda literatura e as mostrascomprovaram que, para ospacientes suportarem me-lhor a doença, lançar mãoda fé é um caminho natural.O desafio, agora, é desco-brir os mecanismos em atu-

ação na melhora, como porexemplo saber por que a fédiminui fatores que poderi-am causar a morte. Hiper-tensão, câncer e dor estãoentre os casos influencia-dos pela fé e que demons-tram que a religião pode serresponsável pela melhoraem até 80% de diferentesdesfechos clínicos. Cren-ças e valores sãodeterminantes para o estilode vida, personalidade etemperamento do paciente.A fé traz resultados queapontam menos depressão,suicídio, abuso do álcool euma melhor qualidade devida. Mas cuidado, as cren-ças religiosos também po-dem atuar de modo negati-vo, quando enfatizam a cul-pa e a aceitação acrítica deideias, transferem respon-sabilidades e estimulam in-tolerância. Manter o equilí-brio entre as dimensões bi-ológica, emocional e espiri-tual é hoje um desafio, tan-to na rotina de trabalhoquanto na vida pessoal.Para tratar da saúde naintegralidade, é impossível

deixar de lado as crençasespirituais. Um exemplo aser destacado é um pacien-te com doença terminal quepode se apoiar na fé paraaceitar melhor sua condi-ção. Nem sempre sairá cu-rado, mas a fé é uma formade aceitar a doença de for-ma menos dolorosa.

Page 5: Edição 2061 23052014

5,

Informativo Prefeitura Municipal

de Ibirubá João Batista Machado de LimaJornalista MTB 15.515 - Assessor de Imprensa

Designada no dia 17 de maio para atuar na

comarca de Ibirubá, a Promotora de Justiça Rafaela

Hias Moreira Huergo fez uma visita de cortesia ao

prefeito Carlos Jandrey na manhã de terça-feira. A

nova representante do Ministério Público veio da

capital do estado e essa é a primeira Comarca que

irá trabalhar. A visita ao Poder Executivo, segundo

ela é uma cortesia, buscando conhecer as estrutu-

ras administrativas do município e estreitar o diá-

logo em favor da sociedade.

O prefeito Carlos, acompanhado do vice Rogé-

rio, secretário Gustavo Roberto Schroeder, asses-

sor jurídico Luiz Felipe Mourão Eggler e o procura-

Uma tarde de sol favoreceu a realização do Dia daSolidariedade na Praça General Osório no sábado. Oevento mais uma vez teve grande participação de públi-co que prestigiou as várias atividades solidárias desen-volvidas no local, através de empresas e entidades par-ceiras da Sociedade Beneficente Ibirubá, que todos osanos se mobilizam nesta data. Magda Pimentel, presi-dente da SOBENI e Ângela Souza, responsável pelarealização do evento já no sexto ano, agradecem a parti-cipação de todas as entidades envolvidas, mostrando maisuma vez que o povo de Ibirubá é solidário. Nos flagran-tes fotográficos algumas das ações desenvolvidas napraça, incluindo a coleta de sangue através do hemocentrode Cruz Alta e a prevenção do câncer bucal, através dosprofissionais da secretaria da saúde do município, reali-zados na sexta-feira.

A administração municipal de Ibirubá através dasecretaria de educação inaugurou na manhã de quar-ta-feira mais uma creche. O novo estabelecimentode ensino está localizada na Rua Rio Branco 897, ondeexistiu a antiga Pensão Refatti de propriedade da tra-dicional família Refatti e se chama Nona Olga, emhomenagem à senhora Olga Iolanda TrombettaRefatti, falecida em 2008.

Segundo o pronunciamento da secretária JussaraRodrigues, com a entrada em funcionamento da novacreche, Ibirubá passa a atender mais de 85% das cri-anças nesta faixa etária, portanto, um índice muitoacima do nacional que fica em torno de 21%. Estive-ram presentes ao ato inaugural o prefeito CarlosJandrey e a 1ª Dama Gesmari, o vice Rogério Rebelato,secretários municipais, professores, vereadores, inte-grantes da família Refatti, lideranças políticas e co-munitárias. Para abrilhantar o ato de inauguração hou-ve apresentações dos corais Fratelli e Terceira Ida-de.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 018/2014DE 22 DE MAIO DE 2014

Edital de convocação de candidatos aprovados em Con-curso Público instituído pelo Edital n.º 006/2011.

O PREFEITO DE IBIRUBÁ, Estado do Rio Grande do Sul,CARLOS JANDREY, no uso de suas atribuições legais, TOR-NA PÚBLICO para conhecimento dos interessados, aprova-dos em Concurso Público, instituído pelo Edital n.º 006/2011 eo Edital n.º 001/2012, que homologa a classificação final,prorrogado através do Decreto n.º 3.855/2013, que deverãoapresentar-se dentro de 10 (dez) dias, junto ao Setor dePessoal da Prefeitura Municipal de Ibirubá-RS, na RuaTiradentes, 700. O não comparecimento, no prazo determina-do, será entendido como desistência dos candidatos à nome-ação nos cargos em que foram aprovados.

Inscrição Cargo Candidato Classif.865 Auxiliar de Ensino Luciana Ludwig 154º3495 Auxiliar de Ensino Rosani Márcia E. Nodari 155º1914 Auxiliar de Ensino Sonia Mara de O. Ferraz 156º2733 Auxiliar de Ensino Glaucia Kunzler Schmeing 157º275 Auxiliar de Ensino Nádia Vanessa Zamboni 158º2781 Auxiliar de Ensino Zuleica E. Lauxen Guimarães 159º2990 Prof. Séries Finais/Matem.Carim Andréia Bigaton 9ª

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRUBÁ, EM 22 DEMAIO DE 2014.

Carlos Jandrey,Prefeito.

Registre-se. Publique-se.Cumpra-se.

Gustavo Roberto Schroeder,Secretário de Administração e Planejamento.

EXTRATO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N.º 006/2014 – PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO – CIEE

O MUNICIPIO DE IBIRUBÁ – RS, neste ato representadopelo Prefeito Sr CARLOS JANDREY, torna público que estarárecebendo as inscrições no período de 23 a 28 de maio de2014, das 08h00 às 11h30min e a tarde das 13h30min às16h00min, na Secretaria da Administração e Planejamento daPrefeitura, Rua Tiradentes, nº. 700, para o PROCESSO SELE-TIVO DE ESTAGIÁRIOS – EDITAL Nº 006-2014, destinado aopreenchimento de cadastro reserva de Estagiário para oscursos de Nível Superior em Licenciaturas, Pedagogia e Ensi-no Médio Normal/Magistério.

Demais informações poderão ser obtidas junto a Secreta-ria Geral da Prefeitura através dos fones 54-3324-8510 e3324-8501.

Ibirubá, 22 de maio de 2014.

CARLOS JANDREYPrefeito

Dia da solidariedademovimentou a praça no sábado

Está marcado para o dia 30 de maiomais uma edição do baile regional dedebutantes de terceira idade em Ibirubá.O evento realizado anualmente pela 1ªDama Gesmari Jandrey com o apoio dasecretaria de ação social, teve coquetelde apresentação nesta terça-feira no Cen-tro Social Progresso e o primeiro ensaiopara a noite, a foto oficial das participan-tes e a presença do prefeito CarlosJandrey. Esse ano o evento será realiza-do no Clube Divertido e a animação seráda Banda Diversom.

Nova promotora visita o prefeito

Crianças ganhammais uma creche

dor do município Rudimar da Silva Cervieri, dese-

jaram boas vindas à nova representante do Minis-

tério Público na cidade.

Expectativa para mais um baileregional de debutantes

Page 6: Edição 2061 23052014

, 6

Nota Fiscal Gaúcha já premiou várias pessoas emIbirubá, entre elas um ganhador de 20 mil reais.

A APAE de Ibirubá também já foi contemplada comR$ 14.345,07. Com este valor foram realizadas váriasações ente elas: aquisição e instalação declimatizadores, pintura e melhoria em uma sala deaula, pagamento de seguro do prédio, material paramanutenção e expediente e equipamentos para fisio-terapia.

A APAE agradece as pessoas que indicaram estaInstituição e convidamos aquelas pessoas que aindanão fizeram seu cadastro para realizarem e indica-rem a Apae como Instituição de Assistência Social.

O cadastro pode ser realizado através do site daNota Fiscal Gaúcha e também informamos que no dia17/04(Sábado) a partir das 13h30min, estaremos naPraça Central no evento do dia da Solidariedade rea-lizando novos cadastros.

Nota Fiscal GaúchaA Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA)

realizará assembleia geral ordinária nesta sexta-feira (23/05). O encontro de prefeitos, vice-prefeitos e secretariomunicipais, se dará às 15h, na Câmara de Vereadores.

Na pauta da reunião estará: Relatório do andamentosobre o transporte escolar do Ensino Médio Estadual; Pro-cedimentos a serem tomados quanto ao emplacamento deveículos em outros municípios; Análise da situação dospequenos hospitais decorrentes da última resolução daCIB-RS; Últimas tratativas quanto ao pleito de delegaçãode competências na área do meio ambiente e assuntos ge-rais.

Paralelo à reunião, acontecerá encontro de primeiras-damas, na Prefeitura.

Após, às 17h, os presentes participarão da aberturaoficial da 16ª Feicas. (Fábio David Crestani - Jornalista –Imprensa AMAJA).

AMAJA vai se reunir em Santa

Barbara do Sul nesta sexta

A Justiça anda mal nas paradas de sucesso. An-tes de terem reivindicado um canal de televisão paraexibir seus dotes intelectuais, seus implantes, seuscabelos pintados e suas sobrancelhas desenhadas,os ministros do Supremo Tribunal Federal eram ti-dos como provectos e circunspectos senhores. Tan-to para a plebe ignara como para os doutores, elesexsudavam sabedoria debaixo da toga, como donosda palavra definitiva e indiscutível, tal qual uma de-cisão papal.

Mas, quando começaram a mostrar ao vivo e acores a montagem dessa dispendiosa peça de fic-ção chamada Justiça, a suposta grandeza do ato dejulgar foi desnudada e exibida como um ato banal,não muito diferente de um bate-boca de vizinhos exal-tados.

Dias atrás, suas excelências estavam gastandoseu notório saber jurídico em cima de quatro gali-nhas, por conta de uma teoria denominada “deminimis non curat pretor”. Enquanto isso, debaixode alguma toga, um processo contra o Collor deMello, chocava uma coisa chamada “prescrição” -que só beneficia ricos.

Aproveitando o cenário montado pela própria jus-tiça e com o nosso dinheiro, o doutor “honoris cau-sa” Luiz Inácio Lula da Silva, em Lisboa, abriu aquelebocão já ornado por novos bigodes, para escrachara sabedoria dos ministros. “O julgamento domensalão - disse ele - foi oitenta por cento político evinte por cento jurídico”.

Em Torres, uma mulher não teve o direito deespernear para ganhar um filho: a Justiça mandoulhe passar o bisturi na barriga. Em Três Passos ummenino de doze anos foi procurar a promotora deJustiça, pedindo colocação em outra família. Quei-xou-se do abandono e da incúria paterna. Ao invésde providências práticas, imediatas, ao alcance desimples telefonema, foi instaurado um “procedimen-to”. A força da burocracia levou o pai ao foro, ondeo juiz lhe assinou o prazo de 90 dias para melhorarseu relacionamento com o filho: isto é, fazer em 90dias o que não tinha feito em 12 anos.

Nesse interregno, a madrasta matou o menino. Se-mana passada se armou um comício de togados paraprestar solidariedade ao juiz, cuja atuação no caso es-tava sendo questionada pelo deputado ouvidor daAssembleia Legislativa Gaúcha. O comício que, ao queparece, pretendia botar a humanidade no seu devidolugar, teve muito mais de político do que de emocional.Vários juízes deixaram suas comarcas para compare-cer ao evento, provando que o escritor e advogadoRicardo Giuliani tem razão: “O Poder Judiciário nãoexiste para a sociedade, mas para si mesmo”.

E enquanto o Judiciário organizava seus protestos,se envolvia com galinhas e com a absolvição do Collor,e alguns togados até gastavam seu latim para contes-tar o Lula, em Guarujá, São Paulo, se perpetrava infa-me “justiçamento” na via pública. Acusada de seques-trar crianças, uma pobre mulher que voltava da casade um parente, onde havia ido buscar uma bíblia, foiamarrada, arrastada e espancada por uma turba histé-rica. Vítima da falência e das falácias do Estado, mor-reu agarrada na bíblia, mas longe da complacência deDeus. Não sei se teve tempo de chorar.

João Eichbaum é advogado e autor do livroEsse Circo Chamado Justiça.

A Justiça e seus espetáculosPor João Eichbaum

A atual diretoria doLions Clube de Ibirubá, apartir de uma pauta derealizações, promovejunto a Semana daSolidariedade, umacampanha de doações dearmações de óculos. Nestesábado, dia 17, o clubeestará com um ponto decoleta junto a PraçaGeneral Osório. Namesma ocasião estão emandamento a Copa daSolidariedade, cuja rendaserá destinada 30% aentidades participantes e30% aos apostadores queacertaram o paíscampeão do mundo, alémde vários prêmio.

Já no dia 21 de junho,o Lions realiza a 7ª Ediçãoda Sopa de Pedra,tradicional eventobeneficente no ClubeDivertido.

O Alto Jacui

Coforme nos foicomunicado pela coorde-nação responsável pelostrâmites para a reabertu-ra do Aeroporto Munici-pal, as obras exigidaspela Anac estão em rit-mo acelerado e possivel-mente num prazo de 120dias o local poderá rece-ber aeronaves de até 10passageiros. Fechadodesde 2007 quando pe-quenas providenciasexigidas ao Poder Públi-co, como por exemplo acolocação de uma cercae a poda ou retirada dealgumas árvores, não fo-ram cumpridas. O Aero-porto, segundo EliseuFeiten nunca poderia tersido fechado pelo que re-presenta num municípioem pleno desenvolvimen-to como o nosso e emfunção das grandes em-presas que aqui se insta-laram e que necessitamde agilidade no transpor-te de seus diretores. Ci-tou os exemplos de

O JORNAL DA COMUNIDADE

Ligue para 3324 -1093

ASSINE!

Lions Clube de

Ibirubá com

intensas atividades

Aeroporto Municipal voltará a operar

Espumoso, Carazinho,Cruz Alta e Passo Fundoonde o tráfego aéreo éintenso e praticamentenão existem mais vagasnos hangares para novasaeronaves. Ainda segun-do Eliseu, a área ondeestá localizado o aeropor-to dispõe de 18 hectarese foi fundado em 1968.Tem um hangar,construído pelo Sr. CarlosJacob Simon, onde hojeestão as três aeronavesutilizadas constantemen-te por ibirubenses, e que, segundo Eliseu podería-

tem aeronaves pequenasa partir de R$ 60 mil e asmaiores, muito utilizadaspor empresários, por va-lores ao redor de R$ 300mil”. Eliseu demonstroua sua preocupação quan-to ao grande número decães junto ao Canil daONG. “são 400 na parteinterna e mais de 50 naparte externa, além da-queles que estão soltos”.Quando o aeroporto vol-tar a operar isso terá queser resolvido até pelo pe-rigo que representa. Coma instalação da cerca emtorno da área, serão maisde 2.500 metros lineares,o aeroporto deverá rece-ber a liberação para asoperações de pouso edecolagens e Ibirubá vol-tará a figurar entre osmunicípios que podemreceber aeronaves.

A Copa do Mundo

inicia em todo o país no

dia 12 de junho e, en-

quanto os brasileiros se

preparam para torcer,

fica a dúvida sobre como

o município irá funcio-

nar em dia de jogos. Al-

gumas prefeituras da

região definiram que o

horário de atendimento

nos dias em que forem

disputados jogos da se-

leção brasileira, o expe-

diente será das

08h30min horas até às

14h30min h. Mas houve

Prefeitura deve definirhorário especial durante a

Copa do Mundopor parte dessas admi-

nistrações uma resalva

quanto as Secretarias

de Educação e Saúde

que manteriam o horá-

rio normal com escalas

d i f e r e n c i a d a s .

Nesta primeira fase, o

time do Brasil disputará

três jogos, o primeiro é

de abertura, no dia 12,

às 17 horas, em São Pau-

lo, no Estádio

Itaquerão, contra a se-

leção da Croácia. O se-

gundo enfrentamento

acontece no dia 17, às 16

hora, em Fortaleza, no

Estádio do Castelão,

contra o time do Méxi-

co. Já a terceira e última

partida desta etapa será

disputada contra a sele-

ção de Camarões, no Es-

tádio Mané Garrincha

em Brasília, às 17 horas.

Espera-se uma

definicição por parte da

administração munici-

pal de Ibirubá sobre o

funcionamento das re-

partições públicas em

Inosso município.

mos hoje ter um fluxomuito intenso o que nãoé possível porque o nos-so aeroporto está impe-dido de receber pouso eaterrissagens.

Eliseu cita o exem-plo do avião da Unimedque a partir da autoriza-ção da Anac poderá res-gatar pacientes em nos-so município, o mesmovalendo para empresári-os que queiram agilizarviagens. “Hoje um aviãojá pode ser adquirido, emfunção do preço, comgrande facilidade. Exis-

O aeroporto possui uma pista de 900 metros de saibro

Page 7: Edição 2061 23052014

7,Caderno

Variedades sexta-feira 23 de Maio de 2014OAJ

Irene Kern

Grupo Nova Amizade deTapera ( 84 anos,

debutante mais idosa)

Lucila Binsfeld

Grupo “Os Amigos” deAlfredo Brenner - Ibirubá

Maria Neuli Bourscheid

Grupo Viva a VIda dePulador Sul - Ibirubá

Noemia Batista Roque

Grupo Conviver doBairro Progresso - Ibirubá

Adelaide Bartz

Grupo Amizade deLagoa dos Três Cantos

Dilce Maria Kellermann Hass

Grupo Brilho Dourado deRincão Seco Ibirubá

Eleste Kern Eisclasedt

Grupo Conviver doBairro Nova Jardim Ibirubá

A Prefeitura Municipal deIbirubá, através do Gabinete daPrimeira Dama, em parceria coma SOBENI, convida para mais umBaile Municipal e Baile Regionalde Debutantes da 3ª Idade, acomunidade Ibirubense e região.

O evento acontecerá na pró-xima sexta-feira, dia 30 de maio,no Clube Divertido no BairroHermany, com início às 20 horas,e animação com a Diversom.

Selma Bockorny Elicker

Grupo Alegres da 3ª Idadede Arrio Grande Ibirubá

Susana Fauro Santos

Grupo Maravalha deEspumoso

“Na linha do tempo o destino escreveu, com letras douradas o que você escolheu...”

Page 8: Edição 2061 23052014

, 82

Os estranhos costumesdos indianos

A

Antônio Mesquita GalvãoFilósofo, escritor e Doutor em Teologia Moral

Semana da SolidariedadeO CTG Rancho dos

Tropeiros esteveparticipando do dia daSolidariedade queocorreu sábado dia17,na praça GeneralOsório, promovido pelaSOBENI do nossomunicípio. Como já étradição a vários anos,nosso CTG teve seuespaço disponibilizandoágua quente e erva matepara o chimarrão, uma oficina de medicina campeira, em defesa da saúde equalidade de vida, através dos chás e ervas que fazem parte do hábito deconsumo do povo gaúcho. Na parte artística realizou a apresentação das nossasdanças tradicionais com as invernadas dente de leite e pré-mirim .O PatrãoFábio em nome do Rancho dos Tropeiros agradece aos que prestigiaram etornaram esse evento um grande sucesso, e que nossa entidade está sempre deportas abertas para nossa comunidade. Um forte abraço a todos.

Rua General Osório, 1196, em

frente ao Banrisul.

Telefone: (54) 91068730

Suave EncantoSuave Encanto

Chegou essasemana edredonsde malha, lençois

térmicos epijamas.

Cama,mesa ebanho

[email protected]

Tip Tópicos

Eduardo RiusEduardo Rius

Índia é um pais fabuloso, rico em cores, sons, odores e costumes que, se deum lado encantam os turistas, de outro criam certo constrangimento pelosaspectos bizarros que proporcionam ao observador.

É costume na Índia, as famílias terem cobras em casa como animais de estimação.E não se pense que são meras cobrinhas, mas enormes mambas e najas, a maioria delasvenenosas. Cinquenta mil pessoas morrem anualmente na Índia, mordidos por cobras.A curiosidade é que conservadas na calma doméstica as serpentes se apresentam dó-ceis, sendo raros os ataques contra as pessoas da casa. Há tempos correu na Internet enas redes sociais a imagem de uma criança, um garoto de seus quatro anos, tomandobanho em uma bacia com uma cobra de uns três metros. E o pior, a criança lavavavigorosamente a cabeça da serpente com uma escova.

Outro hábito, proveniente da religião hinduísta e budista, proíbe aos indianos nãocomerem carne. É uma obrigatoriedade que ocorre só lá, pois quando ele vem aqui seatracam numa costela gorda, numa picanha e numa calabresa, esquecendo os precei-tos dos gurus.

Curioso também é o que se refere aos hijiras, os travestis da Índia. Eles são conside-rados pela religião como “pessoas com dois espíritos” e, como tal sagrados. Não sãodiscriminados e, pelo contrário, muito respeitados, pelas roupas coloridas que vestem,pelos adereços, maquiagens e joias. Não é raro o fato de homens casados, ricos teremuma casa montada com um hijira, que longe de ser feio ou imoral, dá status. Em certoscasos, a esposa até concorda que ele venha morar na casa. Por lá costumam dizer quea esposa é para gerar prole e administrar a casa, e o travesti é para o prazer e fantasias.

Por falar em prazer, é curioso o fato de as indianas forçarem, algumas delas, oestupro, facilitando de certa forma as investidas dos agressores. Quem afirma isto sãoos psicólogos locais.

Outro costume insólito aponta para o fato de muita gente em várias regiões do país,não utilizar papel-higiênico, por julgá-lo anti-higiênico. Eles limpam o derriére com amão e depois lavam-na na pia. Assim, convém certas reservas ao apertar a mão de umnativo.

Por falar em higiene o rio Ganges, sagrado para os indianos, é a coisa mais suja domundo, principalmente a parte que banha a cidade de Varanasi (Benares), a cidadesanta dos hinduístas. Para ali convergem todas as peregrinações religiosas da Índia,onde, nos degraus da margem ocorrem as cremações dos corpos dos ricos. Os cadáve-res dos pobres são, num ritual que ocorre após às 7 horas da noite, jogados no rioaumentando a sujeira e a poluição. Enfim, um país belo mas cheio de contrastes.

�O movimento que diz que “não vai ter Copa” comete falhas que demonstram a genera-lização e radicalização de um aspecto de caráter mundial. Vai ter, sim, Copa. A questão é:para quem haverá Copa? A quem interessa a Copa? Logo, tratar se haverá Copa ou não é algomuito superficial diante dos interesses e acordos firmados que tratam do privilégio depoucos em detrimento dos benefícios coletivos. Tomara que haja Copa. Repleta de protestos.

�A propósito dos protestos, acredito que é uma descaracterização e desapropriação domovimento manifestar-se contra a Copa em si. O torneio ocorrerá da mesma forma, com apresença ou ausência de mobilizações populares, seja por pressão nacional ou internacio-nal. Deve-se, assim, protestar não contra o campeonato, mas a favor de questões como amelhoria da saúde, da educação e da segurança. É apagar do cartaz o “dane-se a Copa” eescrever “investimentos públicos de qualidade já”, ou “transparência não é vergonha”.Logo, é melhor inundar os estádios com odes à honestidade, à seriedade com a populaçãoe ao controle da corrupção do que com vaias depreciativas. Deve-se mostrar ao mundo queexistem lutas por uma saúde melhor, por um ensino de excelência e pela melhoria geral dainfraestrutura do país, e não contra os jogos.

�O número de universidades públicas que está substituindo, gradativamente, as pro-vas de vestibular pela do Enem, prova a abrangência crescente do exame. De acordo com oMEC, das 63 universidades federais existentes no país, 54 passaram a selecionar seusalunos integral ou parcialmente via Sisu, isto é, pela nota do Enem. Dentre as instituiçõesque adotam a prática, estão as federais de Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais,Goiás, do Rio de Janeiro, a conceituada UFRJ, e a Federal da Fronteira Sul, a UFFS, que possuiunidade em Passo Fundo. Portanto, realizar o Enem é uma obrigação moral e estudantil dapessoa que está prestes a concluir o Ensino Médio, que ainda cursa ou que pleiteia umavaga em uma instituição pública de qualidade. Aqui no Estado, as únicas federais que aindapossuem vestibular próprio são a UFRGS e a UFSM, mas a primeira, já para o ano que vem,destinará 30% das vagas para o ingresso via Enem. As inscrições para o exame nacional,que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, são realizadas pela internet e encerram-se nestasexta-feira.

�Publiquei em meu Facebook duas imagens de invocações ao prefeito de Porto Alegre,José Fortunati, efetuadas por populares ou vândalos. As fotos, obtidas no centro da Capital,apresentam duas inscrições que, no mínimo, chamam a atenção. Uma delas é uma pichaçãono próprio prédio da prefeitura, e a outra, um letreiro fixado na Praça da Alfândega. As fotosque estão postadas demonstram que, para protestar, criam-se diferentes expressões deinsatisfação. As manifestações de junho que o digam. É como diz outra pichação em outroprédio da cidade: “ou caminha com Deus ou dança com o diabo”.

� Bom final de semana e até a próxima! =D

Ciência Maluca

�sol deixa você mais inteligente

Direto da Superinteressante

Não vai te deixar mais espertinho agora, de imediato. Mas lá para frente,depois dos 40 anos, ter tomado sol na medida certa pode fazer toda a diferença.

Foi o que mostrou um estudo com homens acima de 40 anos. Pesquisadoresmediram o nível de vitamina D de cada um e fizeram testes para avaliar as habi-lidades mentais. E os voluntários que se saíram melhor tinham níveis mais altosde vitamina D (acima de 50 ng/mL).

É que a vitamina D, produzida pelo organismo quando os raios solares incidemsobre a pele, consegue proteger seus neurônios. Aí sua capacidade de aprendiza-do demora mais tempo para sofrer os desgastes naturais do envelhecimento.

E não é nada difícil conseguir esses níveis. Você só precisa de uns 15, 20minutos no sol. É o tempo de fazer um intervalinho no trabalho, tomar um café láfora. Tranquilo, não?

Page 9: Edição 2061 23052014

9,

Vanessa

Fontana

RebelatoAnos DouradosVéra

Fontana

Abraços, Véra e Vanessa!

Eu Recomendo

(54) 9129 - 9511Estevan Scarsi

3

Excelente atendimento

Rua General Osório, nº 1045Telefone: (54) 9986-1058

Baile da Prenda Jovem em Ibirubá no dia14 de novembro de 1987 superou as expectativas

A patronagem do CTG Rancho dos Tropeiros estava deparabéns pelo sucesso do baile da Prenda Jovem. Foram 22debutantes que desfilaram para a sociedade Ibirubense numafesta inesquecível, que teve a sede da entidade tradicionalista,totalmente tomada por seus associados e sociedades vizinhas.A apresentação foi de Douglas e Cleci Scortegagna, com anima-ção do conjunto Antonio Gringo e os Quatro Ventos, tendo obaile terminado ao clarear de domingo. A decoração estava acargo de Maria Fritsch e patronagem. O CTG esteve enfeitadocom muitas flores para receber com muita beleza as PrendasJovens. O patrão do CTG Senhor Valdir Rebelato investiumuito na parte da decoração, assim o sucesso novamente serepetiu nesta promoção que destacou e destaca nosso CTGRancho dos Tropeiros na arte de cultuar o tradicionalismo.

A seguir a relação das debutantes que desfilaram no baile doCTG Rancho dos Tropeiros: Ana Paula Viana de Almeida, AnaLiria Menezes dos Reis, Andréa Nascimento Scapini, AlessandraLira Licks, Arlete Iara Binsfeld, Carla Terezinha Borges Silva,Cristina Aparecida Ruppenthal, Cristiane Monteiro da Cunha,Diana Tacht, Djosebel Maria Moresco, Fabiana Bucco Tauchert,Gislaine Mocelin Augani, Irmeli Denise Fredrich, Jane Jaqueline

Baile da Prenda Jovem 1987

As debutantes de 1987 do CTG Ranchodos Tropeiros:

A nova Primeira Prenda do Estado do Rio Grande doSul 2014 foi escolhida na noite de sábado, 17, em Santa Maria,durante a 44ª Ciranda Cultural de Prendas, que ocorreu de 15 a17 de maio, no Clube Dores, sendo eleita Carolina Castanha deAvilade Lemos, do CTG General Antônio de Souza Netto, dacidade de Rio Grande, na 6ª Região Tradicionalista.

Prendas adultas 2014.Além de escolher, entre as candidatas, as que melhor repre-

sentam a expressão da mulher gaúcha, um dos principais obje-tivos do evento foi estimular a participação mais efetiva dojovem no Movimento Tradicionalista Gaúcha.

Nesta edição, concorreram 68 prendas, sendo 24 na catego-ria Mirim (10 a 12 anos), 26 na categoria Juvenil (13 a 17 anos) e18 na categoria Adulta (18 a 27 anos). Durante dois dias, elas sesubmeteram à provas escritas, respondendo questões sobreHistória e Geografia do Rio Grande do Sul e do Brasil e sobretradicionalismo; Comunicação Oral, onde discorrem sobre um assunto sorteado na hora da apresentação; Habilidades artísticas,como dança e declamação e caracteres pessoais (beleza e simpatia), entre outros quesitos.

Resultados44ªCirandaCulturaldePrendasCategoriaAdulta 1ª Prenda: Carolina Castanha de Avila de Lemos – CTG Gal Antônio de Souza Netto – RioGrande6ªRT,

2ª Prenda: Laura Callegaro de Oliveira – Sociedade Gaúcha Lomba Grande – Novo Hamburgo – 30ª RT , 3ª Prenda:BárbaraJanaina Gomes Scheneider – CTG Tarumã – São Gabriel 18ª RT

CategoriaJuvenil: 1ª Prenda: Amanda Faleiro – CTG Piazitos do Sul – Canoas – 12ª RT, 2ª Prenda: Andressa Canova Motter– CTG Fronteira da Amizade – Tuparendi – 3ª RT, 3ª Prenda: Caroline Borges de Lemos – CTG Piquete da Querência – São Josédo Ouro – 29ª RT

CategoriaMirim: 1ª Prenda: Laura Laís Durli – CTG Sentinela da Querência – Erechim – 19ª RT, 2ª Prenda: Tayline AlvesManganeli - CTG Pedro Telles Tourem – São Fco de Assis – 10ª RT, 3ª Prenda:Maysa Rebelo Crestani – CTG Galpão da Estância– São Luiz Gonzaga – 3a RT

Prendas juvenis 2014. Prendas mirins 2014

Capitão América 2: O Soldado Invernal -Dois anos após os acontecimentos em Nova York

(Os Vingadores – The Avengers), Steve Rogerscontinua seu dedicado trabalho com a agência

S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acos-tumar com o fato de que foi descongelado e

acordou décadas depois de seu tempo, em parce-ria com a Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar

um poderoso e misterioso inimigo chamadoSoldado Invernal.

O Segredo dos Seus Olhos - Aposentadorecentemente do cargo de oficial de justiça e combastante tempo livre, homem se dedica a escrever

um livro, onde usa sua experiência para contaruma história trágica, a qual foi testemunha em

1974, na época o Departamento de Justiça ondetrabalhava foi designado para investigar o abuso e

consequente assassinato de uma bela jovem,ficando amigo do marido da vitima, a quem

promete ajudar a encontrar o culpado.Ted - Comédia adulta de Seth MacFarlane, o

criador de “Family Guy”, na historia é Natal e opequeno John tem apenas um pedido a fazer ao

Papai Noel, que seu ursinho de pelúcia, Ted,ganhe vida, ao acordar o garoto fica surpreso aoperceber que seu pedido foi atendido e logo eles

se tornam grandes amigos, assim crescem juntose o urso de pelúcia se torna bastante mal

humorado e desbocado com a idade, agora adulto,John precisa decidir entre manter a amizade de

infância ou se casar com a mulher que ama.Séries: Hannibal - Um dos personagens mais

fascinantes da literatura e do cinema: o psiquiatrae assassino em série Dr. Hannibal Lecter. Na

série descobrimos o começo desta história incrí-vel, onde Will Graham é um talentoso fornecedor

de perfis criminosos para o FBI, que está embusca de um serial killer, que com o desenrolar dacaçada acabam solicitando a ajuda do Dr. Lecter

– um dos maiores psiquiatras do país.Séries: Game of Thrones - A série exibida e

produzida pela HBO é uma adaptação dos livros"Saga de gelo e fogo", de George R.R. Martin.Ela apresenta a sangrenta luta pelo controle deWesteros, uma terra hostil onde as estações de

verão e inverno duram décadas. O autor definiucomo "a história de fantasia para quem não gostade fantasia" e "o senhor dos anéis" para adultos.

Para pensar: “Há duas coisas que ninguémperdoa: nossas vitórias e nossos fracassos!”. Millôr

Fernandes.Frase da semana: “Debater com algumas

pessoas é como jogar xadrez com um pombo. Nãoimporta quão bem você saiba jogar xadrez: o pombovai derrubar as peças na mesa, cagar no tabuleiro e

sair cantando vitória!”.

Page 10: Edição 2061 23052014

, 104

Dia 25/05 a 31/05.

SocialParabens

- LÃS E Linhas

Fone: (54) 3324-6515 - E-mail: [email protected]

Rua General Osório, 1280 - Centro - Ibirubá, RS

Nova coleção de lãs e tecidospara o inverno!

tricoartetricoarteCursos de tricô, crochê,bonecas e patchwork.

Bodas deCristal

Áries: Saiba tirar proveitodas mesmas que seu êxitoserá maior do que espera.Aproveite, pois o fluxo da faseastral o incentiva. Seu poderde comunicação estará favo-recido, fazendo com queexerça grandes influênciassobre seus amigos, familiarese colegas de trabalho.

Touro: Algumas perturba-ções passageiras em relaçãoaos filhos estão previstas noperíodo. Aja com calma eautoconfiança, que tudo ten-de a dar certo. Melhora dasaúde e das chances gerais.Seja mais ponderado.

Gêmeos: Muita disposição,otimismo e compreensão paracom os outros. Assim estarávocê no período que têm tudopara ser agradável. Mas evi-te estragar tudo isso por cau-sa do ciúme e do orgulho pes-soal exagerado.

Câncer: Período em queterá sucesso em tudo que estárelacionado com o ensino e aeducação de crianças, jovense mesmo pessoas adultas.Forte tendência à especula-ção e muito sucesso nos ne-gócios. Ótimo ao romance.

Leão: Bom período para ini-ciar negócios relacionadoscom a indústria, e proprieda-des. Contudo, não deixe deolhar e zelar pelo bem de seusfamiliares e não fuja das suasresponsabilidades e proble-mas.

Virgem: Você está predis-posto a ter um episódio amo-roso nesta fase, que lhe daráno futuro muitos aborrecimen-tos. Evite, portanto, qualquercoisa neste sentido. Cuide dasaúde, da reputação, e nãofaça novos negócios.

Libra: Sua probabilidade deêxito material serão aumenta-dos nesta fase. Por outrolado, deverá prosperar nocampo profissional e social, epoderá conseguir o que pre-tende na vida artística. Bomdia para passeios.

Escorpião: Todos os esfor-ços que têm empreendimentono sentido de se elevar eprosperar profissionalmentee socialmente se farão sentircom maior força neste mo-mento. Analise e verá quantoprogrediu e prosperou.

Sagitário: Melhores oportu-nidades de soluções em as-suntos jurídicos. O períodoindica possibilidades paraconsultas a médico ou den-tista. Nesta fase, você nãodeve discutir nem brigar comninguém.

Capricórnio: A posição dalua é ótima para compra evenda de propriedades e paraconstruir casa própria se ain-da não têm. Ótimo para o amor.Melhora da saúde, mas nãose descuide. Cuide mais dosseus afazeres, aproveitandoa sua vitalidade física atual.

Aquário: Procure evitar asações violentas e as palavrasásperas. Período favorávelpara novas amizades que oajudarão a progredir muito.Sucesso nas associações,nos negócios e nos assuntosde dinheiro. Evite acidentes.

Peixes: Fase propícia paratratar de assuntos importan-tes com autoridades civis emilitares. Evite, porém assinardocumentos que possamcomprometê-lo. Evite atritoscom filhos ou pais e as pes-soas que dizem ser amigas.

Beatriz Tirloni

Müller completou 2

aninhos no dia 21 de maio.

Beijos carinhosos partem

dos pais Edeson e Luciane,

mana Ana Clara, avós,

dindos e amiguinhos.

Parabéns Princesa!!!"

Gustavo

Schroeder Garmatz,

filho de Ivan e Ana

Paula, irmão de

Gabriela foi batizado

na Igreja Católica em

Quinze de Novembro

no dia 11/05.

Foto Arte

Completaram

no dia 21/05, 15

anos de casados

o casal Sérgio e

Genessi

Silinske.

Parabéns do

mano Geomar

Gauza!

Aconteceu no dia 10/05, aPrimeira Eucaristia na IgrejaCatólica do Bairro Progresso.

No dia 17/05, aconteceu naIgreja Matriz Nossa Senhora

de Lourdes o Sacramento doCrisma.

Gabriel Metz Fredrich comple-

tou 4 aninhos no dia 18/05. A festa de

comemoração da data aconteceu na

Oficina do Metz. Seus pais

Eduardo e Claudia e o mano

Pedro desejam muitas felicida-

des ao pequeno!

No dia 18/05, João Ari Giacomolli

Moresco, filho de Jacques e Gabriela

recebeu o primeiro Sacramento do Batismo

na Igreja Evangélica.

No dia 15 de maio deste ano, Priscila Salvatori

recebeu da Diretoria da Subseção da OAB/RS de

Ibirubá sua Carteira Profissional com a inscrição junto

aos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil

deste Estado. A advogada colou grau pela Universi-

dade de Passo Fundo no dia 17 de janeiro de 2014 e

já está atuando na advocacia privada em Ibirubá/

RS. Seus familiares e amigos desejam sucesso na sua

carreira profissional.

Os gêmeos Pedro Henrique e Ana Julia

Cassel, filhos de Cristiano e Juliane foram

Batizados no dia 18/05 na Igreja Evangélica.

No dia 23/05, Anilda e Ilomar Jung comemo-

ram 50 anos de feliz matrimônio. A festa de comemo-

ração aconteceu no dia 18/05 no Salão do Lar

Luterano.

Foto Arte

Foto Arte

Foto Arte

Foto Arte

Foto Arte

Foto Arte

Parabéns também para...25/05: Iraci Freinerg. / Nelson Seibert. / José

Rodrigo Baldo. / Andréia Henkes.

26/05: André Guimarães Brignoni. / Cristiane

VIana. / Ivan Carlos Dietrich. / Luci Telles Martins.

/ Marco Roman. / Marli Marcon. / Valnir Lauxen.

/ Waly Pino.

27/05: Luis Junior Alves. / Rosane Odila dos

Santos. / Debora Goelzer.

28/05: Wagner Lauxen Guimarães. / Orlando

Adam.

29/05: Edson Hüther. / Vera Terezinha Macha-

do. / Alzemira Schneider. / Ilse Matte dos San-

tos. / Michel Lopes de Matto. / Mirna Inês Zart

Lauxen. / João Luft.

30/05: Joana Ruppelt. / Julia Ruppelt

A princesinha Julia Rubin come-

morou 2 aninhos no dia 16/05, a mãe

Débora deseja muitas felicidades a

pequena!

Page 11: Edição 2061 23052014

11,5

Caderno

Restaurante e

Pizzaria

Tele-Entrega3324-3198 / 9969-7313

Rua do Comércio, nº 922

Novidades do mês de maio

Aulas de step + local: Terças e quintas às18h e 15 min / Início dia 06 de maio

Aulas de power local: Segundas equartas às 14h30min

Av. Mauá, 1189, sala 02. Telefone: (54) 91001170 / Agende seu horário!Av. Mauá, 1189, sala 02. Telefone: (54) 91001170 / Agende seu horário!

Pró FormaPró Forma

Vagas limitadas! Atenderemos somentecom inscrição antecipada!

24ª Maifest do Clube Divertido

InformaNo último domingo, dia 18/05, a Equipe Derrubados Ibirubá, se reuniu na Asfuca,

com a falta de alguns não foi possível uma foto de toda a equipe.

Por isso, neste domingo, dia 25 de maio, novamente na Asfuca, a partir das 16

horas, os representantes da equipe Leandro Machado e Iuri Altmayer convidam

todos os membros para comparecer pois será tirada a foto oficial do

Derrubados Club.

�No último sábado, dia 17/05, aconte-ceu o 24ª Maifest, com grande público evárias apresentações.

�No domingo, 18/05, aconteceu a Fes-ta da Comunidade Católica no Bairro Jar-dim, as fotos serão públicadas semana quevem!

�Confira no agende-se a programaçãopara este fim de semana!

Agende-se: ComentandoDia 24/05, sábado: Jantar Dançante da

Comunidade Católica e Associação Atlé-tica Juventude do Triunfo. / AlmoçoGalinhada de Tacho - M.C.C. Católico -Salão Paroquial.

Dia 25/05, domingo: Festa da Comuni-dade Católica - Bairro Hermany. / Festada Colheita Comunidade Católica de SãoPaulo Pontão. / 5º Schulfest - Festa doColégio Sinodal Ibirubá.

Page 12: Edição 2061 23052014

, 12

AgronegócioVENDE-SE 75ha, 57ha deplanta, 2 casas, galpão, salade ordenha, mangueira, poçoartesiano, açude, emEspumoso. Tratar pelofone:3324-3671.

VENDE-SE 11ha de terra nacosta do alague, na localidadede Volta Grande, Quinze deNovembro. 300 scs/ha.Contato por Telefone:(54)99037215 - João Christ.

VENDO - Trator Ford 8 BR/ ano1965. Valor R$ 7.000,00. Tratarpelo telefone: (54) 91062760.

VENDO - Uma égua matrizApaloosa e uma égua quartode milha c/ crioulo, pelagembaia/ruana. Fone 3324-1312com sargento Abreu.

VENDE-SE MF 3640/K ano1988; SLC 6200 ano 1987; MF5650/K ADV ano 2004. Tratarcom Neto pelos fones: 9972-7300 e 3324-1705.

VENDO: cavalo crioulo comdocumentos, manso e ótimopara laço. Para interessadosentrar em contato pelo fone(54) 91756909

VENDE-SE novilha Jerseypura, prenha de oito meses.Fone (54) 99692296.

VENDO: Cavalo crioulocastrado confirmado, para todaa lida, ótimo de laço. Tratarfone (54) 3324-13 30/99321930.

Publicações6

Imóveis

Anuncie!!!

(54) [email protected]

Aqui está a sua

oportunidade de negócio!!!ClassificadosVeículos

VENDO: Gol G3 ano 2000, bran-co, ar condicionado, roda ligaleve, 4 portas. Aceito troca -valor. Tratar (54) 9158 5117.

VENDO CAMINHÃO: Ano/78,carroceria baixa, comp. 9,70m; me-cânica revisada, pneus em bomestado, com rodoar, interclima emotor interculado. Ideal p/transpor-te de máquinários. Ótimo estado.Fone: (54) 91259584 c/ Paulo.

VENDO: Brasília/74 em bomestado R$ 1.600,00. Fone:(54) 91990067

VENDO: Uno Fire 4 portas ,branco, ar cond., barbada R$10.500. Tratar (54) 9139 2073.

VENDO: moto NX 200/99, ver-de metálica, bom estado, motode cidade. Fone: (54)9979-6297.

VENDO: Fusca branco, ano1975, em ótimo estado. Tratarpelo fone (54) 3324-6048/81521005.

VENDO - Gol G3 2011 prata, 4portas, 8 valvulas, alarme, tra-va, ar quente, rodas de ligaleve. R$ 16.000,00. Tratar pelofone: (55) 9162-3894.

VENDO: Gol 2000, branco 8vc/4portas e Gol 2001 completo,8v. Tratar pelo telefone: (54)3324-3427 ou 91184552.

VENDO: Moto Titan 150 cc,ano/modelo 2007, com 9000km, estado de nova, na corazul. Tratar pelo fone(54)91406983

VENDO: Passat ano 81, motor1.5, 5 marchas, roda 14 bino,vermelho em bom estado. Jair(54) 91912851.

VENDO: GM Corsa/WIND ano1998, 4portas, peneus novos.R$11.500,00. Tratar pelo fone(54) 99647122

VENDO ou TROCO: Fox 2005,prata, por carro mais novo,mesmo com divida. Fone: (54)92108460.

VENDO - Um Uno Flex, ano 95,1.0 eletronico.Tratar pelo fone(54) 99539645.

VENDO - Moto Yamaha Factor,125, ano 2009, cor prata, com15mil Km. R$ 4.000,00.Barbada, abaixo da FIP. Fone:(54) 91438439

VENDO: Celta Life 2011, ver-melho, 2 portas com 17 mil Km.Fone: 84116166.

Vendo- Belina Del Rei, prata,em bom estado. Tratar pelofone (54) 96201510. Luiz.

VENDO: Gol 2000, G3, 4 por-tas. Aceito troca. Gol 1988,todo equipado, gasolina. Fus-ca 1981 super inteiro. Fone9154-7365.

Vendo-Corcel 1, ano 1973,Série Luxo, em excelente es-tado de conservação. Fone:(55) 91458494 (Mauricio).

VENDE-SE - Fiat 93, verde,gasolina, em bom estado. Tra-tar pelo fone (55) 96820849/91642166.

VENDE-SE - Palio Economy2010 4portas vermelho, com-pleto menos A/C e direção hi-dráulica, excelente estado.Tratar(54)91820037 ou96743372.

VENDE-SE: Uma caminhonete,F1000, ano 1996, completa.Fone: (54) 92005222, falar comAdair.

VENDO: Palio Fire Economy2010, único dono, semi novo.Telefone: 91961135 c/Junior.

VENDE-SE Uma Pampa ano1985 e uma Moto YBR125(2001) ótimo estado(54)91094360 tratar André

VENDE-SE: Reboque para ca-valo, dois animais, trucado.Fone: (54) 96243342, falar comJeferson Guedes.

VENDE-SE: Pintos da raça indiogigante, codornas giganteamericana e italiana, codornamini chinesa e codorna bobwhite. Fone: 91733323

VENDO-EcoSport FreestyleXLT, Flex/09,completa, únicodono.43.000 Km; R$ 35.000,00.Fone: (54) 9969-6289.

VENDO - Resfriador Friomax,400litros agranel, semi-novo.R$ 4.500,00.Fone: 91961135.

VENDO - 2 Veltra BM 110 ano 2004 4x4; 1 Valmet 12.80 4x4 ano94; 2 New Holland 7630 4x4 ano 2001 e 2002; 1 TL 75 4x4 ano2002; 4 MF 292 ano 2002, 2000, 93 e 88; 1 MF 296 4x4 ano 88;1 MF 283 4x4 ano 2002; 1 MF 275 4x4 ano 2000; 4 MF 290 4x2ano 89, 87; 1 MF 275 4x2 ano 84; 1 Ford 6600 ano 82; 1 Valmet85 e 65 ano 78; Valmet ano 78 e 88; 1 Trator Max Spray automá-tico 2 M.L - revisado 18 M.B.; 2 Pulverizador jato automático 800le 600l; Interessados tratar pelos fones: (54) 3324/1067ramal: 215; (54) 91364560. - Vila Alfredo Brenner.

MAISNER TRATORES - Ireno e Elias

Tratores

ImplementosVENDO:� TC57/98 Gabine a ar condicionado -19 pés� 7700 John Deer, ano 94 c/Master� 3640, ano 1988, c/Gabine.Tratar pelo telefone(55) 99015435.

VENDO - Ford/Fiesta, ano1995, cor vermelho em bomestado. Fone: 99243790

VENDE-SE - Verona, ano 91,em ótimo estado, aceito 3 milem material de construção e osaldo a negociar. Fone:91155223.

VENDE-SE: loja completa doramo de bazar, brinquedos e acessórios para sua casa nocentro de Ibirubá. Fone: :054-96179124

Diversos

VENDE-SE: cavalo manso,pronto para montaria, ideal paracrianças. Interessados entrarem contato pelo fone 54-9156-2350. Uma pechincha!

VENDO - notebook LG R580core 2 duo 4 gb, placa videodedicada, windows licencia-do. R$ 850,00. Fone: (54)91010710.

VENDE-SE : Filhotes de cão daraça Lhasa Apsoe. Contato peloFone: 91308222.

VENDE-SE: uma armação paraoutdoor de 2,50m x 4,00 m euma bicicleta da barbie aro 18.Maiores informações pelo fone54 8112 5534.VENDO -Dois filhote fêmea da

raça shih tzu. Tratar fone: (54)9946-9622.

VENDO - Filhotes delinguicinha, Fone: 99469622

VENDE-SE:Gol 2008/2009, corbranca, bom preço. Fone: (54)91208166.

Av. Mauá nº 1483Telefones: (54) 3324-1564/

Corretores de Imóveis e

Avaliadores

Darci: CRECI 13.282 -

CNAI 3.915

Martis: CRECI 17.571 -

CNAI 3.917

Imobiliária Hilgert

VENDO: Uma EcoSportFreeStyle, completa, ano 2012vermelha, com 33 mil km, per-feita condição, R$45.000,00.Peugeot 207, 1.4 branco, ano2011, com 16 mil km,R$25.000,00. Fone:91134735.

VENDE-SE - Uma máquina detecer Berti de 1.35, motoriza10. Ótimo preço e prazo até12X. Fone: 3324-4915 ou91317727. A noite 3324-6233.

VENDO: Uma máquina de cor-tar grama CID 1300W, um anode uso ao preço de R$ 200,00.Telefone: (54) 91010710 ou(54) 3199-3255.

VENDO - YBR Factor, 125 kpreta, com 300 K, ipva pago(moto nova). Contato (55)91092552.

VENDO - Moto Bros/2009, in-jeção eletrônica, partida elé-trica e freio a disco. 13 mil km.R$ 7.800,00, fone:(54) 9148-8482.

CONTRATA-SE: empregadadoméstica para trabalhar meioturno. Telefone: (54) 8152 1005

VENDE-SE: Duas mesas demanicure, R$50,00 cada.Fone: 3324-5934.

VENDO: caminhão VW 23310Titan Truck, ano 2002, aceitocarro ou terreno no negócio,preço tabela FIPE, fone 549160 2820.

VENDE-SE: casa de alvenaria (mais de 200m²) em CruzAlta, dois pisos, 4 dormitórios, 3 banheiros, garagem,2 varandas, cozinha, lareira, churrasqueira, e poçoartesiano. Financiável. Valor 180.000. Bairro Bonini II,fundos 29º GAC. Telefone: (55) 91435173.

VENDE-SE: uma casa de 9,5mx11,5m, terreno medindo 12,5mx35mde fundos. R$ 340.000,00. Na rua Tiradentes, 1328, centro. Tratarpelo telefone: (54) 3324-2145 ou 041 (54) 81455134, tratar comNormélia.

VENDE-SE casa de alvenaria (mais de 200m²) em Cruz Alta,dois pisos, 4 dormitórios, 3 banheiros, garagem, 2 varandas,cozinha, lareira, churrasqueira, e poço artesiano. Financiável.Aceita-se veículo no negócio. Valor 180.000,00. Próxima à Ro-doviária, bairro Bonini II. Telefone: (55) 91435173.

VENDE-SE: Uma fração de terras de cultura com a área de20.000,00m², sem benfeitorias, dentro de uma área maior com103.000,00m², situada em Capela Fátima, interior de Ibirubá/RS,confrontando: ao Norte, com terras de Abílio Lora; ao Sul, comterras de Rosa Miguel ; ao Leste com terras de Pedro Luiz Ubessi;ao Oeste, com o Rio Jacuí Mirim. Conforme matrícula nº 11.656 doCRI de Ibirubá/RS. Pç. R$ 30.000,00. Fones: 054 99727294/33243738

VENDE-SE: Em Ibirubá um terreno de 693,39m², na Rua

Leopoldo Jost, Loteamento Eurico (em frente à Cohabi),

matrícula 18.799, por R$ 85 mil á vista, em dinheirou ( ou

R$90,00 mil via financiamento). Há possibilidade de

devidir o terreno em dois ou três aproveitando servidão

de passagem em outro imóvel. Negócio de ocasião.

Fone: (54) 91013214

VENDE-SE apartamento, 2quartos, garagem p/dois car-ros, em Sta Maria/RS. Pelo fone(55) 99692296.

VENDE-SE - Uma casa de al-venaria mista, 4 quartos, 2 sa-las, 2 cozinhas, 2 banheiros,garagem, area de serviço.140m . Rua Merito Centro. Tra-tar pelo fone (54) 9972-7300.PROCURA-SE: Casal com umafilha(15anos) procura casa ouapartamento para alugar c/2quartos, garagem e patio fe-chado, de preferencia nosbairros Por do Sol ou SãoJacob. (55)99991080 c/ Gladisou (54) 3324-8000.VENDE-SE: casa mista de 12/

19, terreno 15,5x27,6, com 3quartos, 1 banheiro, com ga-ragem e duas salas. Av.Goianêsia, 173. Bairro Progres-so. Fone: 3324-4775

VENDE-SE: 2 terrenos no bair-ro planalto, 166 m² cada um,na rua Diniz Dias. Fone: (54)3324-1735 falar com Adair.

VENDE-SE - casa de alvena-ria com 153 m² e terreno de410 m², 3 quartos, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros.Bairro Boa Vista em Quinze deNovembro. Valor R$200.000,00. Fone: (54)96273295

ALUGA-SE: Um kit net próxi-mo a distribuidora Rother.Fone (54) 99739742 ALUGA-SE: Um kitnet em Por-

to Alegre a 100m da Universi-dade Federal no edificio Palá-cio Itália,na Av. Senador Sal-gado FIlho, 359. Apart. 604.Fone: (54) 91953055

VENDE-SE: Uma casa mista, no centro com 91m². No valor deR$200.000,00, com uma entrada de 80 mil o restante em safra2014, ou a combinar. Telefone: (54) 91278327/ (54) 91403928.

VENDE-SE: Casinha de criançaem bom estadp. Barbada: R$70,00. Rua Dumoncel Filho,1332, Bar do Alemão. Telefone:3324-1087

VENDO - Casa de Alvenaria,96m2 - 2 quartos, 2 banhei-ros, sala, cozinha, lavanderiae garagem. Rua Ida Berlet,2099 / Bairro Jardim. Fone:91094172 / 3324-1978

VENDE-SE: Casa no bairrohermani, 3 quartos, sala, cozi-nha, banheiro, garagem e la-vanderia fechadas. Aceita-secarro no negócio e pagamentopor safra, valor R$100.000,00.Fone: 96643906

VENDE-SE: terreno em ArroioGrande, 6 mil metros2, comcasa e poço artesiano. Fone:91103090.

* I B I R U B Á :- Área Rural de 5,0 ha, Stº Ant do Bom Retiro, sem benfeitorias,parcelado.- Área Rural de 9,0 há, Lª Pulador Sul, sem benfeitorias, recebecasa na cidade.- Casa Alvenaria, centro, 278m², terreno 560m², parcela em soja.- Terreno, centro rua 7 de setembro, 506m².- 43.000m², área industrial, frente RS 223.- 70.000m². rua General Osório, para loteamento.- 20.000m², 140 metros da RS 223, sem benfeitorias, R$98.000,00.- 62.000m² 190 metros da RS 223, área para industria ouloteamento.

VENDE-SE: um terreno comcalçamento e cercado de580m² na Chácara do Justo,em Sede Aurora, próximo abarragem. Fone: (54)91665138/ (54) 3324-1093.

VENDO/TROCO: Monza 87 emótimo estado de conservação.Vendo ou troco por móveis eeletrodomésticos. Fone:91000061

OPORTUNIDADE DE TRABALHO - Empresa solicita ven-dedores e vendedoras com ou sem experiência para tra-balharem em Ibirubá e região. Interessados comparecermunidos de documentos quarta-feira, dia 28/05 às 14 ho-ras na Acisa - Assoc. COmercial de Ibirubá.Possibilidade de ganho de R$900,00 a R$1.800,00 por mês.Requisitos: 18 anos completos. / ser dinâmico. / ter von-tade de crescer profissionalmente. / trazer caneta e ca-derno para anotações. / calculadora.

MASSAGEM: estética erelaxante terapêutica. Atendoà domicílio. Tratar pelo telefo-ne: 9107-2553.

SERVIÇO: Trabalho em casade família para serviços ge-rais. (55) 91837100, Luana.

ESCOLA DE MÚSICA DODANI: Agora também com co-mércio de instrumentos musi-cais e acessórios. Fone (54)91828786.

JARDINAGEM- Presto serviçode jardinagem, corte de gra-ma, passo secante edetetização. Tratar pelo tele-fone: 3324-4105 com NildoGonzatti.

PROCURA-SE: vendedora ex-terna com experiência. Fone:91718005

Aulas particulares deInglês - Professora comexperiência nos EstadosUnidos e Canadá.Se vocênão quer perder tempo edeseja aprender rápido ede maneira consistente, amelhor opção, de fato, é aaula particular.Telefone:8152 1005

FAÇO- Descarga de areia emhorários diferenciados. Tratarpelo fone: 99351026. Com Ser-gio.

CORTE DE GRAMADOS -Contato pelo telefone (54)91258629.

Ofereço-me para Cuidar deCrianças de 6 meses a 6anos. Entre em contato peloFone (54) 9917.8786.

AULA PARTICULAR - Quertirar suas duvidas? Faça aulasparticulares de matemática.(54) 84248282/91682477.

Procura-se: serviço naárea de limpeza de casas,no período de turno, temexperiência. Telefone:92245752, falar com Ieda.

Serviços

VENDO - Fossas sépticas 1.850 litros e filtroanaeróbio 1300 litros em concreto padrão pelacaixa e pela prefeitura, R$ 1.000,00 o conjunto.

Telefone: (54) 3324-1124 / (54) 84217618.

Page 13: Edição 2061 23052014

13,

7

Passando a LimpoPassando a LimpoAlmir

Braatz

Contraponto:Contraponto:Contraponto:Contraponto:Contraponto:

AO MELHOR ESTILO DE ANTIGAMENTE“O que o caro eleitor prefere? Dar aos filhos um

pedaço de pão seco ou um sorvetinho? Peregrinarpela estrada carregando lata dagua na cabeça ou pas-sear com a família de carro novo? Vagar desempre-gado e maltrapilho por aí ou sair para trabalhar todona estica?

Não podemos deixar que os fantasmas do passa-do voltem e levem tudo o que conseguimos” Parececlaro que o discurso de medo que o PT adota agora, éuma consequência direta da queda nas pesquisas dapresidente Dilma. Quem não lembra a atriz ReginaDuarte em 2002 na campanha do PSDB quando di-zia” temo a vitória do Lula porque ele representa orisco do país perder toda a estabilidade que foi con-quistada com FHC”. Na época o Pt acusou os tuca-nos de terrorismo eleitoral, agora tudo não passa deestratégia de campanha.

ABANDONANDO O BARCO?A insatisfação do Partido dos Democratas com a

administração municipal de Ibirubá é cada vez maisevidente entre as lideranças. A falta de autonomia erecursos, principalmente materiais , para determinadasecretaria começa a gerar revolta. Já existe inclusiveum movimento sugerindo a saída imediata da adminis-tração e a entrega de cargos que na opinião dos diri-gentes são poucos em função da importância do parti-do. De concreto parece cada vez mais forte os indíci-os de que , comandados pelo Deputado Federal e pre-sidente estadual do partido, Onyx Lorenzoni, os de-mocratas concorrerão com chapa majoritária pura.

UM “MAR” DE EXPLICAÇÕES A Marcha a Brasilia e com ela a utilização de um

valor considerável em diárias, trouxe a imprensa es-crita e falada uma sequencia de explicações sobre asconquistas obtidas por todos esses políticos. O que seviu no regresso foi um movimento classista em defesada utilização desses recursos. Se emendas, mudançasde cálculos e melhorias realmente resultarem dessamarcha, só o tempo dirá, de concreto a indagação so-bre a necessidade de, num universo de 11 vereadoresde cinco bancadas, 8 tenham se deslocado a Brasiliapara reforçar o coro.

O FUTURO A DEUS PERTENCE Se por um lado o vereador Liberto Franken tem

seu nome citado com veemência como possível lídera comandar a sucessão municipal, até como alternati-va para manter o Frentão unido, por outro, NelciKanitz, Alberi Benhem e Abel Grave devem compora opção dos Democratas. Com Abel na presidênciado legislativo a partir de 2015, e a possibilidade cadavez mais concreta de Alberi presidir a casa no anoeleitoral, o Dem chegará fortalecido ao pleito de 2016.

Croniqueta Por: GuaracyValente

Pontuações* O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e

Emprego (PRONATEC) foi criado em 2011, com o objetivode ampliar a oferta de cursos de educação profissional e

tecnologia. Trata-se de expandir, interiorizar e democra-tizar o conhecimento, presencialmente ou à distância.

Visto que a implementação desse importante programaimplica na atuação das estratégicas Secretarias da As-

sistência Social e Trabalho, Comércio, Indústria e Empre-endimentos e da Educação, é necessário que esses ór-

gãos integrem-se em ações conjuntas objetivas que jus-tifiquem suas existências. Sem jogos de empurra ou omis-

sões exclusivistas, é necessário assumirem decisivamen-te a responsabilidade que lhes cabe no processo. Se, no

entanto, prevalecerem atitudes individuais, carreiristas,o PRONATEC cairá no vazio.

* A sessão da Câmara de Vereadores, em 19 do cor-rente, em nada se comparou à liça medieval, na qual os

contendores, utilizando como armas palavras discordan-tes, se agridem em ferozes embates, como já se presen-

ciou naquela casa. Reinou no ambiente um clima de “con-cordância”, ”rasgação de seda” recíproca, onde situação

e oposição ressaltaram elogios mútuos referentes à atu-ação na última marcha em Brasília dos líderes tupiniquins

municipais do país. Parecia baile de prendas, com trocade gentilezas. O ponto alto da sessão foi a homenagem à

COPREL, por ter sido agraciada pela Rede Brasil Sul deComunicações (RBS) com o Troféu Campeador.

COPREL l

* Ao largo dos apagões, das tarifas – atualizadas ou

não – dos leilões e dos prognósticos - otimistas ou não –o fato é que a COPREL vem prestando relevantes serviços

ao Rio Grande do Sul. Segundo o dinâmico setor de comu-

* Muito, se não tudo, do que está a ocorrer na terra dasPitangueiras é consequência da inépcia que prevaleceu antes da admi-nistração que aí está. Negue isso quem puder! A ausência de um PlanoDiretor que disciplinasse a mobilidade urbana e a ocupação do solo;que contemplasse a criação de uma área industrial; que criasse umsistema urbano de transporte; que instalasse um sistema de esgotose outros fatores infraestruturais, está a produzir um estado de coisasque é uma “batata quente” nas mãos dos que dirigem o município.Uma última pergunta: Como serão tratadas as dejeções da populaçãoque vier a ocupar os espigões em construção em Ibirubá?

nicações da Cooperativa, “O projeto COPREL NA ESCOLA

visa, a partir da educação, dar a sua contribuição socialpara as comunidades atendidas pela COPREL Cooperati-

va de Energia, integrando e valorizando todas as escolasdo interior e das cidades, em momentos de aprendizado,

cidadania e diversão para as crianças e jovens que são, amédio e longo prazo, os agentes transformadores da so-

ciedade e futuros cooperantes da COPREL”. O viés socialdessa permissionária é algo digno de registro.

COPREL ll

* “ENERGÉTICOS” VENTOS! Altamente meritório , o Tro-

féu “Campeador” – cujo título remete ”àquele que brilhano campo”, no entanto, diz pouco do que é a COPREL, do

seu dinamismo enquanto empresa. Voltada para o “vir aser” a Cooperativa encontra-se em avançado estágio para

a geração de energia eólica (com aproveitamento do ven-to) para atender à demanda que por certo ocorrerá no

estado. A inquietude copreliana , no passado, pesquisouo biodigestor , mas hoje o protagonista é o vento. Como

dizem Peter, Paul andMary: The answer, my friend, is blowing in the Wind.

Em tradução livre: “A resposta, amigo, está no soprar dovento”.

COPREL lll

* O caráter monopolístico da distribuição do serviço

de energia elétrica faz com que uma prestadora do servi-ço prescinda de elementos promocionais, endógenos (vin-

dos de fora) ou exógenos (feitos “em casa”), para se afir-mar junto ao público alvo. No caso, COPREL, todavia, por

transcender de muito na sua atividade precípua, com ele-vado alcance social, é inevitável ser alvo de homenagens,

sobretudo por parte dos veículos de comunicação. Osibirubenses devem orgulhar-se disso.

* Liderança. O líder autêntico, ocasional ou por conquista, reco-nhece a eventual superioridade do liderado sob suas ordens e estabe-lece com ele uma relação de troca, onde ambos saem ganhando. Jamaiso exclui do processo decisório por temer ser superado (K. Weil –Harward). Em outras palavras, ao reconhecer a superioridade do lide-rado, investe nele. E jamais divide para poder liderar.

* Ps.: O titular deste espaço agradece as elogiosas referências àsua pessoa pelo presidente Jânio Stefanello no seu pronunciamento naCâmara de Vereadores em 19/05.

* NON DUCOR, DUCO!

Agora em IbirubáMotomaníacos

Inaugurou no últimosábado, dia 17/05, na ruaFirmino de Paula 883, naantiga Trein, oMotomaníacos, além de

oficina de motos e customização ao lado o moto bar.Cabelo e Róger pensando no bem estar do cliente

inovam no novo negócio.

Coral do Grupo Conviver

Os integrantes do grupo de 3ª Idade Conviver,

vinculado à Secretaria do Trabalho, Assistência Social

e Habitação de Ibirubá, receberam com muito

entusiasmo a retoma do Coral, com o regente Remo

Decker. Com ensaios todas as quartas-feiras, os mais de

30 integrantes já pensam em realizar grandes

apresentações no município e região. Segundo a

Secretária da pasta, Jaqueline Brignoni Winsch a

atividade faz parte do Serviço de Convivência e

Fortalecimento de Vínculos integrados as ações da

Proteção Social Básica que tem como foco ações que

permitam trocas culturais e de vivência, socialização,

convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e

comunitários.

O grupo de 3º Idade, coordenado por Rachel Giovanini

atende semanlmente em torno de 250 idosos nos bairros

e interior do município com atividades grupais, além

das atividades de integração nas quartas-feiras e finais

de semana.

A Sociedade Atlética Juventude Operativa rea-lizou na sexta-eira, dia 16/05, na sua sede social, osorteio da sua tradicional rifa.

Com 100% dos números comercializados os ga-nhadores dos prêmios foram:

1º R$3.500,00 – 4.831: Luiz Barbosa2º R$1.000,00 – 4.925: Leonel Lupatini3º R$500,00 – 3.737: Fernanda Camargo4º R$500,00 – 1.894: Fernando Campos

Sorteio da rifa da SociedadeAtlética Juventude Operativa

5º Kit Juventude– 2.169: IrineuKuntzer

A direção do Ju-ventude agradecetoda a comunidadeque de uma forma ououtra colaborou comos eventos do VerdãoIbirubense.

Page 14: Edição 2061 23052014

, 14

Jorge Gonçalves Ferreira - Bibliotecário CRB 10/1474Projeto em parceria com a Biblioteca Pública Municipal e jornal O Alto Jacuí.

8

Viver sua cidade é

conhecer a sua história

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012

A Igreja Adventista do SétimoDia é uma denominação cristãrestauracionista que se distinguepela observância do sábado, osétimo dia da semana judaico-cris-tã (sabbath) e na Biblia Sagradaconsta como o Dia em que Deusdescansou de toda a sua obra e oSantificou, integrando os 10 Man-damentos, a “Lei de Deus”. Acre-dita na iminente segunda vinda deJesus Cristo. A igreja surgiu a par-tir do Movimento Milerita nos Es-tados Unidos, durante a primeirametade do século XIX, sendo for-malmente criada em1863. Entreseus pioneiros estão José Bates(1792-1872), Tiago White (1821-1881) e Ellen Gould White (1827-1915).

Grande parte da teologia dosAdventistas do Sétimo Diacorresponde aos ensinamentoscristãos tradicionais comoaTrindade, a Infalibilidade bíblicaa justificação pela fé, a salvaçãopor meio da graça apenas, o nas-cimento virginal de Jesus, Seu sa-crifício substituto na cruz, Sua res-surreição, ascensão e segundavinda e o batismo por imersão.Os Adventistas também possuemensinamentos distintos de outrasdenominações cristãs como oestado inconsciente dos mortose a doutrina de um juízoinvestigativo ocorrendo atualmen-te no céu. A igreja também é co-nhecida por sua ênfase na alimen-tação salutar e na mensagem desaúde, por sua compreensãoindivisível entre corpo, mente ealma, pela promoção dos princí-pios morais e pelo estilo de vidaconservador.

Os adventistas do sétimo dia,com quase 18 milhões de mem-bros (dados de 2013), são umaigreja cristã organizada em 1863nos Estados Unidos. Creem naBíblia como revelação de Deus li-teral para nossos dias.No mun-do, os Adventistas são regidospor uma Conferência Geral, compequenas regiões administradaspor Divisões, Uniões, Associaçõese Missões locais. Está presenteem mais de 200 países e territó-rios e é etnicamente e culturalmentediversificada. No Brasil existemcerca de 1,6 milhões de mem-bros.

A igreja age por meio de nu-merosas escolas, universidades,hospitais, clínicas médicas móveis,programas e canais de televisão(TV NOVO TEMPO), abrigos, or-fanatos, asilos, fábricas de alimen-tos naturais e editoras em todo omundo (No Brasil a Editora CPB –Casa Publicadora Brasileira, queproduz a Revista Nosso Amigui-nho e a Revista Vida e Saúde entreoutras obras)), bem como umaproeminente organização de aju-da humanitária conhecida comoAgência Adventista de Desenvolvi-mento e Recursos Assistenciais(ADRA)

Conforme registros em Livros

Igreja Adventista38 Anos em Ibirubá

ATA da IASD Ibirubá, a semente doadventismo em nosso municípiocomeçou a ser semeada nos anosde 1975/1976. Em 1975, os pri-meiros frutos da palavra de Deusforam colhidos quando do batis-mo de Iraci Soares e seu filho VilmarSoares da Silva, pelo Pastor AlcyrRaffo, na cidade de Carazinho.Mas o ano marcante para osurgimento da Igreja Adventista doSétimo Dia em Ibirubá foi em 1976,quando teve início uma série deconferências em nossa cidade, li-derada pelo Pastor Distrital deCarazinho, Sr. Arlindo Guedes, au-xiliado pelo Instrutor BíblicoArlindo Garcias de Porto Alegre,hoje também Pastor.

A série de conferências reali-zou-se no Bairro Planalto, na an-tiga oficina do Sr. VOLL, com aparticipação especial do jubiladoe legendário Pastor Rabello, apre-sentador do programa “A Voz daProfecia”. Desta conferência saí-ram os nove pioneiros da IgrejaAdventista aqui Ibirubá, que fo-ram batizados na Igreja deCarazinho: ARI SCHWEIG, HÉLIASCHWEIG, DIONISIO FERNANDESDE SOUZA, TEREZA LEAL DE SOU-ZA, FELIPE DE JESUS LOPES, ENIPEREIRA LOPES, CARLOSROBERTO PEREIRA LOPES, PAU-LO ROGÉRIO PEREIRA LOPES eZILDA EVA PEUKERT.

No início, estes pioneiros sereuniam em uma casa alugada daSra Voni Wohlenberg, na Rua Trêsde Outubro, passando por váriosoutros endereços, sendo o da RuaAlber to Adiers, casa de AriSchweig, o último endereço antesda localização atual na Rua SerafimFagundes, nº 1773, no Bairro Pla-nalto, no ano de 1985. O prédiofoi construído em 1989, com acolaboração de todos os mem-bros da igreja. Na ATA há a men-ção especial à Edson Figueiredo,que na época era funcionário doBrasil aqui em Ibirubá, indo de-pois para Curitiba.

Como Grupo, a IASD Ibirubáfoi estruturada em 1977, sendo aATA nº 001 lavrada em 2 de outu-bro daquele ano. O primeiro Dire-tor da IASD Ibirubá foi Felipe deJesus Lopes, seguido por AriSchweig, Dionísio Fernandes deSouza, Martinho Scheffler e porúltimo o Sr. Ivo Fernandes de Sou-za, quando em 10 de dezembrode 1994, passou de Grupo paraIgreja Organizada.Estavam pre-

sentes neste evento os Pastores Marlinton Sou-za Lopes (hoje Presidente da União Sul Brasilei-ra da IASD, sede em Curitiba), Rui Estefani eAthaiba Huf. Fizeram parte do primeiro grupode Oficiais da Igreja de Ibirubá (dirigentes):Dionísio Fernandes de Souza, João AlberiBeckmann, Lair Leomar Becker, Mar tinhoScheffler, Ari Schweig, Romeo Peukert, Rute Eteldos Reis Peukert, Ivo Fernandes de Souza,Jaime Swarowsky, Zilmar Fernandes de Souza,Resi Sand.

A Igreja Adventista, que tem entre seus prin-cípios a solidariedade, a saúde do corpo e damente, através de hábitos saudáveis de alimen-tação e bom viver, realiza muitos programasde assistência social, de educação e deevangelismo.

A história recente registra a participaçãoda Igreja Adventista de Ibirubá em movimentosassistenciais, como arrecadação e distribui-ção de agasalhos e alimentos através da ADRAe ASA – Assistência Social Adventista, em even-tos solidários de Ibirubá como o Pedágio e oDia da Solidariedade, além de muitos progra-mas evangelísticos da igreja em nosso municí-pio, como a “Missão Calebe”, que aconteceuem janeiro de 2014, onde adolescentes, jo-vens e adultos, tiraram dias de suas férias paratrabalhar pra a obra de Deus. Vestidos com ascores verde e amarelo da Seleção Brasileiraintegraram a “Seleção de Jesus”, sempre comum brilho intenso no olhar, um sorriso estam-pado no rosto e cheios de entusiasmo, distri-buíram mensagens de paz e esperança em nos-sa cidade.

A Igreja Adventista faz a distribuição delivros e panfletos que levam esperança a todosque buscam em Deus a solução de seus pro-blemas. Este trabalho é feito principalmente emhospitais e asilos. Em 2013 foram distribuídasem todas as residências da cidade de Ibirubáo livro A Grande Esperança.

Em 2013 foi fundado o Clube de Desbra-vadores Sementes da Pitangueira, que é manti-do pela Igreja Adventista de Ibirubá e tem emseu Grupo meninos e meninas entre 10 e 15anos, que aprendem sobre Deus, Família e Ci-vismo, em atividades que são desenvolvidasna sede do Clube e junto à natureza.

Page 15: Edição 2061 23052014

15,

Lideranças ibirubenses estiveram em Porto Alegre reunidos com a Secretária

da Saúde para tratar assuntos relativos ao Hospital Annes DiasNa última quinta-feira, dia 15/05/2014, represen-

tantes dos poderes executivo e legislativo, secretáriosmunicipais, lideranças do Partido dos Trabalhadoresde Ibirubá e Administração do Hospital ANNESDIAS, estiveram reunidos em Porto Alegre com aSecretária de Estado da Saúde, Sra. Sandra MariaFagundes, cumprindo agenda intermediada pelo De-putado Federal Ervino Bohn Gass (PT/RS). A audi-ência contou ainda com a presença da Deputada Es-tadual Stela Farias (PT/RS). Na oportunidade os mem-bros da comissão entregaram em mãos a Sra. Secre-tária um documento elaborado pelo Hospital relatan-do o histórico da Instituição, bem como as futuras al-terações pelas quais esta passará, todas voltadas aaproximá-la ainda mais do Sistema Público de Saúde.Além disso, o documento continha importantes consi-derações que foram defendidas oralmente pelos pre-sentes, além de 03 (três) solicitações imprescindíveis

para a continuação da relação contratual com o SUS,quais sejam: A) Que o Estado viabilize o pagamento aohospital dos valores protocolados naquela Secretaria em03 (três) processos administrativos de cobranças deAIH´s bloqueadas; B) que o Estado realize o novo con-trato com o Hospital baseando-se já na Instituição comoAssociação Sem Fins Lucrativos (processo de transiçãoprotocolado na Junta Comercial do Estado); C) Que oEstado, através da SES, reinclua o Hospital ANNESDIAS no Cofinanciamento Estadual que representa re-cursos adicionais ao hospital para atendimentos aos usu-ários do SUS, aliás, neste ano de 2014 os hospitais priva-dos foram excluídos desse programa.

Depois de ouvir atentamente as manifestações, Sra.Sandra mostrou-se sensibilizada com a situação e secomprometeu de imediato liberar o pagamento de pelomenos 02 dos processos protocolados e o terceiro delesavaliar o parecer do Setor de Auditoria Médica com re-

lação aos apontamentos técnicos. Sobre a renovaçãocontratual falou aos presentes que o Estado a partir des-se momento terá um período de 90 dias para elaborar onovo contrato e de imediato irá encaminhar o “ContratoSocial do Hospital” para análise da área jurídica da Se-cretaria. Por último, disse que não haverá nenhum pro-blema em reincluir o hospital no novo contrato decofinanciamento estadual uma vez que está demonstra-do o interesse em transformar a tipologia jurídica da Ins-tituição.

Dessa forma, a administração do hospital compro-meteu-se a continuar atendendo ao convênio SUS nesseperíodo de 90 dias, pois houve de parte do Estado o com-promisso em honrar o pagamento dos atendimentos mes-mo sem cobertura contratual. A secretária designou suachefa de Gabinete para intermediar contatos com osmembros da Comissão sobre a evolução dos assuntostratados.

Tradicional evento no calendário do município a

Festa da Comunidade Católica do Bairro Jardim atin-

giu plenamente seus objetivos. Desde cedo as pes-

soas atenderam o chamamento e participaram da

vasta programação. Ao meio dia o pavilhão lotou

para deliciar um excelente almoço e a tarde a ani-

mação musical proporcionou momentos de confra-

ternização.

A coordenação da Comunidade Católica Nossa

Senhora de Fátima, na pessoa da senhora Janice

Brignoni, vem de público agradecer os patrocina-

dores, as pessoas que se empenharam trabalhan-

do e de alguma forma colaborando com a festa e ao

público em geral. Segue abaixo a relação dos ga-

nhadores da rifa : 1º Celso Wächter (Arroio Gran-

de); 2º Luiz Gomes; 3º Vitório Formentini; 4º Miguel

Altmayer; 5º Merlene Knad; 6º Hedi Neis; 7º Decar

Tintas; 8º Ida Sganzerla; 9º Carlos Alberto Torres;

10º Carmem da Silva; 11º Maria Daniani.

As professoras e au-xiliares da Creche Cen-tral foram instigadas noinício do ano letivo, pelaDireção e OrientacãoPedagógica, para quedesenvolvessem projetoscom suas turmas. Um dosprojetos é “Família naEscola: juntos pela edu-cação desta geração” efoi elaborado pelas pro-fessoras JussaraRebellato e Sinara B. R.Tesck. O projeto faz-senecessário uma vez queé a família a maior aliadada Escola e procuramosevidenciar a importânciadessa parceria, pois vive-mos em uma época emque a conturbação e adesintegração dos valo-res são os maiores obs-táculos para o ser huma-no, observando que a co-laboração dos pais,gestores, professores ede toda a comunidadeescolar é a melhor ma-neira para que aconteçaum ensino significativo e

Projeto Família e Escola na Creche Central

de qualidade e que crian-ças necessitam de apoiocoletivo para que se tor-nem cidadãos de suces-so.

Dentre as atividadesdo projeto, estava a “Tar-de da Beleza”, que acon-teceu no dia 19 de maioe que foi muito especialpara as mães dos alunosdo Maternal 2, pois foium momento onde asmesmas tiveram a opor-tunidade de ter uma “tar-de de princesa”. As pro-fissionais da beleza,Loreni, Camila, Isabel eFranciane vieram até aCreche e cortaram cabe-lo, fizeram maquiagem,

penteados e unhas das mães que puderam participardesta tarde.

A Equipe da Creche Central, agradece à todas asmães dos alunos do Maternal 2 que puderam se fazerpresentes e em especial às profissionais que fizeramdesta, uma tarde ainda mais especial.

Alcançou sucesso afesta da Comunidade

do Bairro Jardim

Page 16: Edição 2061 23052014

, 16

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE IBIRUBÁ

EXTRATO DE ADITIVO CONTRATUAL

CONVITE N° 001/2011

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores deIbirubá, no uso de suas atribuições legais, torna público quecelebrou o Sexto Termo Aditivo ao contrato n° 001/2011. Con-tratante: Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá. Contra-tado: Fabiano da Silva Ladwoigt - ME Objeto: Sexto TermoAditivo ao contrato de prestação de serviços de portaria (re-cepção/telefonia), decorrente da recomposição dos itens in-fluenciados diretamente pela variação do Índice Nacional dePreços ao Consumidor (5,81%), a incidir a partir do dia 20 demaio de 2014, além da prorrogação de sua vigência. ValorMensal Corrigido: R$ 1.820,13 (um mil oitocentos e vinte reaise treze centavos). Prazo Aditado: 20.05.2014 a 19.05.2015,admitida a prorrogação nos termos da Lei n° 8.666/93.

Gabinete da Presidência, em 19 de maio de 2014.

Ver. Vanderlei Santos de SouzaPresidente do Legislativo Ibirubense.

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE IBIRUBÁ

CONVITE N° 002/2014

SÚMULA DE CONTRATO

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores deIbirubá, no uso de suas atribuições legais, torna público quecelebrou o contrato n° 003/2014, bem como o resultado doConvite n° 002/2014: Contratante: Câmara Municipal de Vere-adores de Ibirubá. Contratada: EPJIL EMPRESA JORNALÍSTICAE PUBLICITÁRIA IBIRUBÁ LTDA. - ME. Objeto: Contratação deempresa para prestação de serviços de divulgação impressados atos e contratos administrativos da Câmara Municipal deIbirubá/RS, além de outras matérias de interesse. Valor: R$2,45 (dois reais e quarenta e cinco centavos) por centímetrode coluna. Prazo de Vigência: 12 meses a contar da data daassinatura do contrato, admitida a sua prorrogação nos ter-mos da Lei. Dotação Orçamentária: Projeto/Atividade 2003,Elemento: 3390.39.00.00.00.00.

Gabinete da Presidência, em 06 de maio de 2014.

Ver. Vanderlei Santos de SouzaPresidente do Legislativo Ibirubense.

SESSÃO ORDINÁRIA Nº 007/2014 de 19 de maio.

01 – Deliberação e votação da Ata nº 1.862/14 (ordi-nária): Aprovada por unanimidade.

02 – Leitura dos ofícios recebidos e expedidos;

03 – LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 030/2014: Os verea-dores ILVO ADAM SCHLINTWEIN, SILVESTRE A.REBELATO, e ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, integrantesda bancada do PMDB: Que o Executivo Municipal, atravésda Secretaria Municipal de Obras e Viação, priorize a cons-trução de calçamento dentro da Localidade de Esquina SãoJosé. Esta indicação se justifica devido este trecho não seencontrar em bom estado de trafegabilidade, sendo que jáforam apresentadas várias indicações e ser um pleito antigodos moradores. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 031/2014: Osvereadores ILVO ADAM SCHLINTWEIN, SILVESTRE A.REBELATO, e ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, integrantes dabancada do PMDB: Que o Executivo Municipal providenciecom urgência um estudo técnico, laudo a ser realizado porEngenheiro da Prefeitura, na ponte situada na divisa entre alocalidade de Boa Vista e o município de Colorado e após aconclusão do mesmo defina sobre a necessidade de reformaou construção de uma ponte nova. Salientamos que a cons-trução de uma ponte nova de concreto traria maior segurançapara as pessoas que por ali trafegam visto que na semanapassada um veículo ficou suspenso nesta ponte. LEITURA DAINDICAÇÃO Nº 032/2014: Os vereadores SILVESTRE A.REBELATO, ILVO ADAM SCHLINTWEIN, e ROGÉRIO MAURIDE OLIVEIRA, integrantes da bancada do PMDB: Que o Exe-cutivo Municipal providencie com urgência reparos ecascalhamento nas estradas do interior, principalmente naLinha 8, onde os moradores têm principal preocupação emfunção do transporte escolar. Salientamos que este trabalhodeve ser executado e priorizado em toda a rota do transporteescolar e também de recolhimento de leite. Há urgência quan-to a este pleito visto que estamos nos encaminhando para oinverno, e não se vê nas localidades este trabalho sendofeito para assim tranquilizar pais e moradores.

04 –LEITURA DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 008/2014:Os vereadores ILVO ADAM SCHLINTWEIN, SILVESTREANTONIO REBELATO e ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, daBancada do PMDB: Que o Executivo Municipal informe quaisos motivos que justificam a não realização da instalação daRede de Água na Localidade de Capela Fátima, até o presentemomento, sendo que há mais de um ano foi perfurado o poçoartesiano na propriedade do Sr. Quinto Formentini. LEITURADO PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 009/2014: Os vereadoresSILVESTRE ANTÔNIO REBELATO, ROGÉRIO MAURI DE OLI-VEIRA e ILVO ADAM SCHLINTWEIN, integrantes da bancadado PMDB, e o vereador ELÓI FERRAZ DE ANDRADE, integran-te da Bancada do PDT: Que o Executivo Municipal informe,através do setor competente, se o Médico Veterinário da Pre-feitura está realizando castração dos cães do Município. Seafirmativa a resposta quantas castrações já realizou e se

FAZ SABER a todos quantos virem o presente Edital ou dele tiverem conhecimento que, de conformidade com o art. 18 eparágrafo da Lei 6.766/77, RUDI BERLET CPF sob nº 131.730.570-15, e sua esposa CATARINA BERLET, CPF sob nº 576.081.990-91, ambos brasileiros, residentes e domiciliados na Rua Porto Alegre, n 693, nesta cidade de Ibirubá/RS, consoante plano, plantae Memorial Descritivo aprovado pela Prefeitura Municipal de Ibirubá/RS, requereu o registro de “Desmembramento Berlet”,constituído por um terreno urbano, de forma irregular, com área superficial de 2.178,97m2, sem benfeitorias, situado no DistritoSede do município de Ibirubá/RS, no Bairro Hermany, com frente paraa Avenida Brasil, lado ímpar, esquina com a rodovia RS – 506, ladoímpar, no quarteirão formado pela Avenida Brasil, Rua Leopoldo Jost,área não loteada e rodovia RS-506, confrontando e medindo: ao nor-te, por uma linha de 85,89-m, com o sublote D2 de propriedade de RudiBerlet; ao sul por uma linha de 100,07-m, com Avenida Brasil; aonordeste, por uma linha de 27,55, com a rodovia RS-506; e ao oeste,por uma linha de 23,50m com parte de terras de propriedade de Coo-perativa Agrícola Mista General Osório, sendo o imóvel matriculado noOfício Imobiliário sob nº 20.292, Lº 02, fl.1. Eventuais impedimentospoderão ser opostos junto a este Ofício, sito na Rua do Comércio, nº1049, no horário de expediente, no prazo de 15 (quinze) dias, conta-dos da última publicação e, não sendo apresentada impugnação, efe-tuar-se-á o registro na forma da Lei.

Ibirubá-RS, 08 de maio de 2014José Antônio Zamprogna- Oficial

EDITAL DE DESMEMBRAMENTO

José Antonio Zambrogna, Oficial do Registro de Imóveis e Especiais desta Comarca de Ibirubá/RS.

contrária o porquê de não estar executando o serviço. 05 – HOMENAGEM A EMPRESA COPREL por ter rece-

bido o Troféu Campeador da RBS TV, tendo como destaqueo Projeto Coprel na Escola, na categoria “Comunidade e Lide-ranças”, em atendimento ao Requerimento n.º 008/2014;

06 – DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO N.º 016/2018: Overeador LIBERTO LEOMAR FRANKEN, da Bancada do PP:requer que esta Casa Legislativa preste uma homenagem aoClube Amigos da Terra, pelos 25 anos de fundação, que serãocompletados no dia 06 de junho do corrente ano. Sugiro que ahomenagem seja realizada durante uma sessão ordinária, oca-sião na qual entregaríamos uma placa de reconhecimento. Apro-vado por unanimidade. DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO N.º017/2018: A vereadora CARLOTA ELISA ARTMANN, integranteda bancada do PP: requer que esta Casa Legislativa presteuma homenagem ao Programa “Die Deutsche Stunde”, A HoraAlemã, que completou 20 anos dia 29 de março deste ano. OPrograma Alemão, como é mais conhecido, é transmitido todosábado das 10h30min até às 11h30min pela Rádio Ibirubá. Res-salto que A Hora Alemã tem por coordenador o senhor RudiSchweig, sendo que é transmitido na língua alemã assimenaltecendo a cultura de nossos colonizadores e levando en-tretenimento para todos. Sugiro que a homenagem seja realiza-da durante uma sessão ordinária. Aprovado por unanimidade.DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO N.º 018/2018: O vereadorLIBERTO LEOMAR FRANKEN, da bancada do PP: requer queesta Casa Legislativa encaminhe um ofício à 5ª Superintendên-cia Regional do DAER, de Cruz Alta e para a 6ª Superintendên-cia Regional do DAER, de Passo Fundo, solicitando que façamas devidas adequações no acostamento da ERS 223, em todasua extensão, e da VRS 824, que liga Ibirubá ao município deQuinze de Novembro, realizando o alargamento do acostamen-to nos trechos onde acontecem paradas de ônibus e tambémnas entradas para estradas vicinais, de acesso ao interior doMunicípio. Esta indicação se justificadevido o acostamento nestes trechos ser relativamente estrei-to, não oferecendo espaço suficiente para que os ônibus ecaminhões possam sair totalmente da pista, sendo que já acon-teceram acidentes devido não existir este recuo. Aprovado porunanimidade.

07 – LEITURA DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL N.º 014/2014: Altera a alínea “b” do Art. 2º da Lei Municipal n.º 2.506/2013. Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Reda-ção Final e para a Comissão de Finanças e Orçamento.

08 – MANIFESTAÇÃO DOS (AS) VEREADORES (AS) EMTRIBUNA.

Telefone da Câmara Municipal: (54) 3324-4221/1919/3838.

“Doe órgãos, doe sangue: SALVE VIDAS”!!!

Ver. Vanderlei Santos de Souza,Presidente do Legislativo Ibirubense.

A Câmara de Vereadores de Ibirubá prestouhomenagem para a Coprel por esta ter sido agraciadacom o Troféu Campeador da RBS TV, em sua pri-meira edição. A homenagem ocorreu na Sessão Or-dinária do dia 19 de maio. O Projeto Coprel na Escolafoi destaque na categoria “Comunidade e Lideran-ças”, que contempla ações de desenvolvimento vol-tadas para a comunidade rural. A premiação reco-nhece iniciativas que estão contribuindo para o futurodas atividades ligadas ao campo. O Coprel na Escolaleva aprendizado à milhares de crianças da cidade edo interior, tendo como principal público alvo os filhosda família rural, iniciativa o cooperativismo, a preser-vação do meio ambiente e da energia elétrica, aproxi-ma a Coprel das comunidades onde atua valorizandoa vida do jovem no campo.

Coprel recebe Troféu

Campeador da RBS TV

Rua Diniz Dias, 454 - Fone: (54) 3324 -2102

Funerária

MaioÓbitosÓbitos

Boletim Informativo doLegislativo Ibirubense

Boletim Informativo doLegislativo Ibirubense

Page 17: Edição 2061 23052014

17,

Rua Tiradentes, nº1034. Telefone: 3324-1136

Escritório Contábil ZENI

Mário Pedersen

e Nelson Zeni

O Estado pode , pelaprimeira vez, superar amarca de 30 milhões de to-neladas de grãos colhidos,o que deve girar na eco-nomia gaúcha 24 bilhões,com a soja sendo respon-sável por mais da metadedesse valor. Para entendera grandiosidade dessesnúmeros, com obeneficiamento dessa pro-dução e o consequentevalor agregado, os valoreschegam a R$ 83,9 bilhões,27% do Produto InternoBruto do Estado. Issotudo é fruto da tecnologiae das linhas de credito

O aumento de juros agropecuários anunciado noPlano Agrícola e Pecuário 2014/15 custará R$ 890 mi-lhões aos produtores brasileiros. A estimativa foi apre-sentada nesta terça-feira (20.05) pelo Sistema Farsul,tomando como base a diferença de um ponto percentualentre a antiga taxa, de 5,5%, e a nova, de 6,5%.

De acordo com a assessoria econômica da Fede-ração da Agricultura gaúcha, o gasto com juros, paracontratação dos R$ 89 bilhões previstos para custeio ecomercialização a taxas controladas, passará de R$4,895 bilhões para R$ 5,785 bilhões. O presidente doSistema Farsul, Carlos Sperotto, explica que isso retiracompetitividade da agropecuária nacional. “Estávamosem um processo de queda dos juros para o setor, quepassavam de atrozes para civilizados. Agora, esse mo-vimento foi interrompido. Haverá alta no custo de pro-dução. Recomendamos ao produtor muita austeridadeao analisar as linhas que contratará, a fim de evitar umnovo processo de endividamento, que é um problemaque já tinha sido resolvido”, afirma Sperotto. A maiorcrítica do dirigente é com relação aos juros para as li-nhas de armazenagem e irrigação, que passaram de 3,5%para 4%. “Não abandonaremos a posição de ainda ten-tar negociar isso com o governo”, afirmou. O dirigenteda Farsul ainda lembrou que em outros países, concor-rentes do Brasil, os juros são bem menores, chegando a0,25% ao ano nos Estados Unidos.

Apesar das críticas com relação aos juros, Sperottoconsiderou o Plano Agrícola e Pecuário 2014/15satisfatório e destacou aspectos positivos. Segundo aFarsul, a alta de 14,7% no volume total anunciado, quepassou de R$ 136 bilhões no ano-safra anterior para R$156,1 bilhões no atual, é compatível com o aumentonos custos de produção e a reinserção de novos produ-tores no crédito oficial, após a renegociação de R$ 500milhões em passivos, avaliou o economista do SistemaFarsul, Antônio da Luz. O aumento dos limites indivi-duais, especialmente no Pronamp, programa para cré-dito de médios produtores, também foi elogiado. Nes-sas linhas, o limite de custeio passou R$ 350 mil porprodutor para R$ 400 mil. Já no investimento, essa altafoi de R$ 600 mil para R$ 660 mil.

A Farsul ainda chama atenção para a transparên-cia na apresentação dos dados por parte do Ministérioda Agricultura. As tabelas oficiais demonstram que R$91 bilhões, ou 59% dos R$ 156,1 bilhões anunciados,são de linhas sem equalização de juros. O economistado Sistema Farsul ainda demonstrou que o gasto dogoverno para garantir juros controlados ao produtor seráde R$ 74,3 milhões neste Plano Agrícola e Pecuário,aproximadamente. “Com esse volume, consegue-se gi-rar R$ 112 bilhões no crédito. É um sistema com baixaparticipação do Estado, que tem se mostrado melhor doque o do tempo em que os recursos eram do governo”,afirma da Luz. O economista ainda destacou a alta de49%, de R$ 15,4 bilhões para R$ 23 bilhões, na fatia derecursos livres anunciadas dentro do plano. “É o siste-

O Código Florestal de 2012 determinou a

obrigatoriedade dos proprietários rurais infor-

mar as áreas de terras destinadas ao plantio e

aquelas que serão utilizadas na conservação

ambiental. O decreto com as regras necessári-

as à implementação do CAR já foi publicado, con-

forme anuncio feito pela presidente da repúbli-

ca.

Com o detalhamento, os produtores rurais

terão um ano para aderir ao programa e regula-

rizar a situação das áreas de uso restrito e de

reserva legal. Conforme foi amplamente discu-

tido a poucos dias em palestra proferida junto a

Casa de Cultura de Ibirubá, a principal caracte-

rística do cadastro é o fato de ser

autodeclaratório, por isso a importância de o

produtor ser coerente nas informações presta-

das. A expectativa é de que o documento apre-

sente as informações que faltam para o progra-

ma de regularização ambiental. Os produtores

que não estiverem regulares poderão elaborar

projetos de recuperação neste momento ou

apenas fazer o registro e aguardar a análise de

órgão ambiental, no caso, a Secretaria Estadual

do Meio Ambiente.

As 5,6 milhões de propriedades e posses ru-

rais do país devem fazer o CAR, como determina

o Código Florestal, aprovado em 2012 pelo Con-

gresso. No Estado, são cerca de 460 mil imóveis

rurais. Já os produtores familiares deverão re-

ceber apoio técnico, jurídico, e financeiro gra-

tuito para elaborar o cadastro.

Para iniciar o procedimento, o produtor deve

acessar o site WWW. car.gov.br. e buscar o seu

Estado. Outra opção é procurar diretamente sin-

dicatos, associações e federações para conhe-

cer o procedimento de regularização. O Minis-

tério do Meio Ambiente espera mapear todas

as áreas rurais do país em até dois anos.

(Fonte: Farsul)

Produtores iniciamCadastro Ambiental Rural

Aumento de juros custará R$ 890milhões para a agropecuária

ma querendo financiar a agricultura. Um reflexo do bomdesempenho das letras de crédito agrícolas (LCA) nomercado”, afirmou o economista.

Outro ponto destacado como positivo foi o adia-mento de um ano para a obrigatoriedade do seguro agrí-cola (Resolução 4.235). Somente a partir de 1º de julhode 2015 passa a valer a obrigatoriedade. “Não temosnem custo e nem produto adequado a real necessidade.Paralelamente a este processo, precisamos melhorar adisponibilidade de valores para subvenção”, diz o presi-dente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, ElmarKonrad. Salienta-se que houve uma evolução signifi-cativa no nível de cobertura (sacas por hectare) do anoanterior para o atual, na soja e milho, para todo o Esta-do. Na soja a média passou de 22 sacas por hectarepara 28 sacas/ha. O ideal e o mínimo, segundo Konrad,precisa amparar o total do custo de produção e a metaé buscarmos cobertura parcial da renda do produtor.

Projeção é de mais uma super safraexistente hoje no setor.Depois de uma colheitafrustrada em 2012,provocada por uma forteseca, os produtores ruraisacumularam outras duassafras cheias. Com maisdinheiro disponível, o se-tor primário aumentou osinvestimentos em máqui-nas, equipamentos e ferti-lizantes e levou de caronaoutros setores produtivos.

Somente a produçãodas agroindústrias, repre-senta 25,6% do PIB indus-trial gaúcho. No país , omesmo percentual nãopassa de 14,3%, reforçan-

do a dependência maior doEstado do setor primário.O aumento da moedacirculante no mercado re-presenta mais produtosindustriais vendidos, decarros a imóveis. Em mu-nicípios de base econômi-ca como Ibirubá, a rendaalimentada pelos grãosprovoca o mesmo efeitono comércio e no setor deserviços. Esse ciclo virtu-oso começa pelo aspectopsicológico, animando oscomerciantes, que se ani-mam a investir para atrairos potenciais comprado-res nos anos em que a agri-

cultura vai bem. Essa ge-ração de renda no campoe a Região do Alto jacuí éum exemplo, resulta emempregos que, são rever-tidos em consumo. É im-portante frisar que a sojateve um avanço de quase100 mil hectares em cimade áreas de milho, e o res-tante , em campos da Me-tade Sul. Em Ibirubá, osbons resultados são atri-buídos ao clima que muitoajudou e à políticas de in-centivo à produção alémde muito investimento fei-to em tecnologia pelosprodutores.

Pré Moldados e Metalúrgica

TREINRua Duque de Caxias, 173

Área IndustrialQuinze de Novembro

(54) 3322-1059

[email protected]

Page 18: Edição 2061 23052014

, 18g

Micheli Emanuele Zorzo

Engenheira Ambiental – Sócia da

empresa EngenhAmbi Engenharia

e Consultoria Ambiental

[email protected]

Como sabemos, as inúmeras atividadesrealizadas pelas empresas (como, por exemplo,seu ciclo de produção, a utilização de matériasprimas, sua relação com fornecedores, etc.),acarretam, via de regra, sempre um prejuízo aomeio ambiente.

Esse prejuízo pode ser entendido como“impacto ambiental”, e ele é fruto de todas asoperações que são realizadas pelas empresas.Ao mesmo tempo, todas as empresas tambémpossuem uma série de obrigações legais paracom o meio ambiente, principalmente para amanutenção de seu equilíbrio.

Dessa forma, aos impactos ambientaisgerados há uma contrapartida por parte daempresa, o que é também conhecido como“passivo ambiental”. O passivo ambiental é umaobrigação da empresa no que se refere aosprejuízos e danos ambientais que ela causou nodecurso de suas atividades, uma vez que é aempresa a virtual responsável por suas atuações,sejam elas exercidas na sociedade ou no meioambiente.

Assim, quando acontece algum passivoambiental, a empresa causadora desse passivotem que gerar investimentos e ações de igualvalor aos prejuízos que ela causou, ou seja: aempresa tem que compensá-los.

Já os ativos ambientais, por sua vez,representam os estoques de acessórios,insumos e peças que são usados nos processosde redução ou eliminação dos níveis de poluição.Assim como também são considerados ativosambientais os investimentos realizados pelaempresa em máquinas, instalações,equipamentos, gastos com pesquisas, gastoscom o aprimoramento de tecnologias, e que temcomo foco o controle ambiental.

Tudo que tenha como objetivo amenizar oucontrolar os impactos causados ao meioambiente, mesmo que isso se reflita embenefícios futuros ao meio, é classificado comoativo ambiental.

É importante salientar que os ativosambientais de uma empresa podem estarpresentes de duas formas distintas, seja naforma de capital fixo ou capital de giro.

A diferença entre ativoe passivo ambiental

Rua Serafim Fagundes, 1010Fone: (54) 3324 - 2036

Plasticar

Cópias de Chaves

Carimbos

PlasticarPlasticarCópias de controle

de portãoPlastificação de

documentos

Correspondências, ligações, contatos pessoaissão cada vez mais elaborados para tentar enganaraposentados e pensionistas por uma quadrilha al-tamente organizada e atuante em todo territórionacional. Entretanto, é preciso estar atento e iden-tificar quando se trata de um golpe para não cairnessa armadilha.

Os golpistas migram de um estado pra o outro àmedida que conseguem os dados dos aposentadose pensionistas. Os contatos parecem ser de outroslugares, o atendimento especializado, tudo com oobjetivo de ludibriar essas pessoas. Por isso, é pre-ciso estar atento e sempre que possível buscar aju-da especializada com o objetivo de impedir preju-ízos causados por abusos, descasos, negligência edesserviços.

“Geralmente os golpistas ligam informando queexiste uma quantia para receber na previdência,

As urnas eletrônicas uti-lizadas no Brasil sãoconfiáveis? Essa é uma per-gunta simples, mas é umtema pouco debatido. A res-posta de outros países muitomais desenvolvidos que onosso é clara. Não sãoconfiáveis, pois um compu-tador é vulnerável a invasõese manipulações dos resulta-dos.

Há várias formas de sefraudar os resultados: porexemplo, é possível introdu-zir um comando que a cadatrês votos, um seja desviadopara um determinado candi-dato mesmo que o eleitor te-nha teclado o número de ou-tro. Urnas eletrônicas foraminspecionadas por especialis-tas em informática na Euro-

pa, que concluíram que é impossível saber se os resultados fornecidoscorrespondem às escolhas feitas. Resumindo, as urnas são inseguras evulneráveis.

Por que países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França edezenas de outros de primeiro mundo se recusam a usar as urnas eletrô-nicas? Será que eles não possuem tecnologia? Para eles o motivo éclaro: as urnas eletrônicas não são seguras e não estão a serviço de umademocracia verdadeira.

Enquanto Holanda e Alemanha consideram “criminosas” as urnasque utilizamos no Brasil, aqui alardeamos que conseguimos os resultadospoucas horas após o pleito. Os poucos com coragem para expor essasituação vergonhosa sumiram ou foram assassinados, segundo o Depu-tado Federal Fernando Chiarelli, do PDT, que afirmou ter recebido ame-aças de morte desde que começou, em 2013, a denunciar fraudes nasurnas brasileiras.

Urnas eletrônicas e fraudesPor Célio Pezza*

Devido à impossibilidade de au-ditoria na gravação dos resultadosdos votos, as urnas foram rejeita-das em mais de 50 países sérios edeclaradas inconstitucionais em al-guns. Em dezembro de 2012, umjovem hacker conhecido como“Rangel” mostrou para mais de 100pessoas na Sociedade dos Enge-nheiros, no Rio de Janeiro, comointerceptou os dados do sistemaIntranet da Justiça Eleitoral e mo-dificou os resultados sem ser de-tectado. Na época, um crime gra-ve foi denunciado, mas nada foifeito. Logo depois, o hacker sumiude cena e a mídia nunca mais fa-lou sobre o assunto.

Também tivemos o caso de umgrupo de alunos da Universidadede Brasília que violou as urnas emuma série de testes, mas o entãoministro Ricardo Lewandowski(lembram-se dele no mensalão?)se apressou em dizer que em umasituação real isso seria impossível.

O fato é o seguinte: as máqui-nas são burras e os homens nopoder sabem disso. Também sa-bem que vão fazer o que quiserem.Acredito que as questões e dúvi-das levantadas em outros paísesdeveriam passar por amplo deba-te público, mas os grandes meiosde comunicação não tocam no as-sunto. O governo prefere o discur-so ridículo que exportamostecnologia e democracia.

* Célio Pezza é escritor, colunista de sites e jornais de todo o Brasil e autor de 7 livros.

Advogado alerta sobre riscos de golpesem aposentados e pensionistas

Cada vez mais especializadas, essas quadrilhas agem em todo paísrelativo a valores bloqueados ou atrasados, maspara que recebam o dinheiro é necessário fazer umdepósito em uma conta. É importante que os apo-sentados saibam que este tipo de contato não érealizado através de telefone”, analisa Evaldo Oli-veira, advogado da ASBP – Associação Brasileira deApoio aos Aposentados, Pensionistas e ServidoresPúblicos.

Outro exemplo acontece quando osestelionatários ligam afirmando que os aposentadosou pensionistas têm direito a receber valores em di-nheiro referente a antigas contribuições, e é precisopassar o número da sua conta corrente para que sejaefetuado seu depósito. Consequência: a vítima faz odepósito, mas não recebe o benefício prometido.

“Tentamos alertar quem nos procura informandoque jamais passem dados pessoais ou de contas ban-cárias por email ou telefone, principalmente se elenão conhece a procedência”, alerta Evaldo Oliveira. Éimportante que os beneficiários da previdência fi-quem cautelosos, e não confiem em pessoas que pro-metem liberar valores atrasados, vender produtos,entre outras facilidades. Caso ocorra uma situaçãocomo essa o beneficiário deve registrar a ocorrênciana delegacia de polícia mais próxima.

A ASBP presta esclarecimentos e orientação gra-tuitos para qualquer cidadão, com agendamento pré-vio em uma das unidades, endereços e telefones dis-poníveis www.asbp.org.br

Page 19: Edição 2061 23052014

19,

O corrências P oliciaisBrigada Militar

3324-1148Policia Civil

3324-1638

Saudações Tricolores!

Seu futuro no trânsito é

o nosso presenteIBIRUBÁ - Rua Serafim Fagundes, 1154.

Fone: 3324 -1099

ESPUMOSO - Av. Oswaldo Julio Werlang, 1877.

Fone: 3383-3407

Rua 3 de outubro, 878

Telefones: (54) 9149-4287/91043531/96912868

Produtos veterinários -

rações - sementes -

ferramentas. Serviço de

banho e tosa para cães e

gatos.

Saudações Coloradas!

Marcos [email protected]

Ingo Driemeyer(54)91447916

e-mail: [email protected]

Um time se torna campeão, não na última partida deum campeonato, mas muito antes, especialmente se forpor pontos corridos. Na atual fórmula do Brasileirão,vitória significa 3 pontos, empate 1, e derrota, zero. Quan-do uma equipe começa a levar gosto pelo empate, deixade somar 2 pontos, enquanto aqueles que seguem ver-gando seus adversários, vão a galopes firmes e largosabrindo vantagem, ou melhor, a tão falada e comentada“gordura”. Certo é que se houver a chance de abrir 3pontos contra o 2º colocado, a confiança faz com que aequipe possa jogar mais leve, mais descontraída. Do-mingo o Internacional teve a chance de ouro de vencero fraquíssimo Criciúma (em SC) e abrir boa margem nacompetição, e isso, pasmem, na 5ª rodada. Aí sim, muitosdiriam: “está fazendo campanha de campeão”... e outraslorotas mais. Tivesse vencido, não teria feito mais quesua obrigação, ainda mais após atuar 50 minutos com 1jogador a mais. O Inter não aprende mesmo! Alguns jo-gos, a bola simplesmente teima em não entrar, pois ora ogoleiro faz milagre, ora a bola bate na trave, ora o zaguei-ro salva sobre a linha. Não aconteceu nada disso domin-go. Com um futebol de dar sono, o Inter dominou quase80% da posse de bola, mas jogando em uma zona mortado campo. Se tivesse posto mais um jogador do meiopara frente e tirado Dida, o Inter não perderia o jogo,pois os catarinenses só fariam um gol caso ocorresseum aborto da natureza. E não aconteceu! Somando 2empates fora de casa, o colorado iniciou a semana lide-rando a competição, mas uma equipe que nos últimos 3anos se arrasta em campo e que nada conquistou, preci-sa comer a grama e se agarrar no cavalo encilhado comunhas e dentes. Estes pontos não virão, e daqui parafrente os adversários serão mais indigestos. Sobre acompra de Aránguiz, a direção se mostra muito tranquila(especialmente Giovani Luigi), mas estão esperando oquê? Iniciar a Copa do Mundo e a equipe dona do chile-no negar sua venda pela bagatela oferecida ao clubegaúcho, pois certamente outros clubes tentarão a suacontratação? Domingo o “temido” Cruzeiro é o adversá-rio em Caxias do Sul. Quarta-feira os vermelhos jogaramdesfalcados contra o Coritiba. Semana que vem comen-taremos esse jogo!

Até a próxima!

A Delegacia de PolíciaEspecializada no Atendi-mento para a Mulher deCruz Alta recebeu, no dia 19de maio, informação de queuma adolescente de 16 anosera vítima de estupro, prati-cado por seu padrasto, des-de os seus 06 anos de ida-de.

Foram feitas diligênciase, ao final, representada pelaprisão preventiva do sus-peito e na tarde de terça-fei-ra, dia 20, a Delegada de Po-lícia Lylian Ribeiro Carus ea Escrivã de PolíciaElisangela VincensiCossettin deram cumpri-mento ao mandado de pri-são contra o suspeitoL.A.O.L., de 42 anos de ida-de.

Polícia Civil efetuou mais umaprisão na 5ª Região Policial

No dia 12/05/2014 -14h00min, alunos do2º ano da Escola San-ta Terezinha deIbirubá, juntamentecom a professoraCiredia Sperling e oAgente de TransitoLuciano Ribas brinca-ram e apreenderamna Escolinha de Tran-sito da Brigada Militarde Ibirubá, onde fo-ram recepcionadospelo Comandante daBrigada 1° TenJacques.

Alunos do Santa Teresinha na Escolinha de Transito

Dia 20 de maio – Terça-feiraPor volta das14hora, a BM se deslocou até a Avenida

Mauá, onde atendeu a um acidente de transito com da-nos materiais e lesões, envolvendo seis veículos.

ACIDENTE - Por volta das 16h40min, na Rua GeneralOsório, outro acidente de trânsito com danos materiais.

AMEAÇA- Por volta das 17h50min, na Rua JoãoCamargo, a BM efetuou um registro de ameaça.

Engavetamento envolvendoseis veículos na Av. Mauá

A prisão ocorreu no pré-dio da Policia Civil, em CruzAlta, na sala da investiga-ção da Delegacia da Mu-lher. Após, L.A.O.L foi re-colhido ao presidio de CruzAlta.(Delegacia de PolíciaRegional - Cruz Alta / 5a RP)

Entregamos a nossa casa para a Fifa, dona do mundo,para que faça bom uso dela. Não tem nenhuma seleçãoainda em Porto Alegre, e os estádios já estão nas mãos dos"novos donos". Parece piada. Enquanto isso, o Brasileirãoandando, e os clubes perdendo dinheiro. E não são só osgaúchos que estão passando por isso. Mas o Cruzeiropôde jogar no Mineirão na quarta-feira. O Fluminense jo-gou contra o São Paulo no Maracanã. E aí eu pergunto:Como pode alguns terem este privilégio? E isso que a Are-na servirá apenas para treinamentos. O Corínthians tevetambém uma ajudinha, já que poderá usar o seu novo está-dio dia 28, com a desculpa de servir como teste para a Copa.

Em campo, o Grêmio pelo menos venceu o Fluminenseno domingo na despedida momentânea da Arena. Foi nosufoco, com o time carioca criando muitas oportunidades,e com Marcelo Grohe salvando como pôde. O Grêmio naverdade venceu mas não convenceu. Alguns jogadoresforam inoperantes, pouco criativos, e que em determina-dos momentos foram envolvidos na partida. Valeu pelostrês pontos, pelo menos.

Na quarta-feira, no Alfredo Jaconi, o time não come-çou bem. Levou um gol logo no início e não fez uma boaprimeira etapa. Pareceu afoito e dispersivo, mas pelo me-nos empatou com Rodriguinho. No segundo tempo,chances foram criadas, mas gol que é bom, nada. Muitatranspiração, porém pouca inspiração. Foi mais na base davontade e com duas trocas que acabaram criando a jogadado segundo gol. Zé Roberto e Máxi Rodrigues, que marcoude pé direito. Foram seis pontos nos últimos dois jogoscomo mandante. Fez-se o dever de casa. Sábado será a vezde encarar o São Paulo no Morumbi. Será preciso jogarmais do que se jogou diante de Fluminense e Botafogo.

Por volta das 16h30h do último domingo, nossa re-portagem dirigiu-se até a ERS 506 onde um acidenteacabara de acontecer. A 300 metros da entrada paraa Linha Duas, um choque frontal entre um ChevroletCorsa e uma caminhonete Chevrolet D-20 resultouem uma vítima fatal. Conforme registro fotográfico épossível ter uma noção da violência do choque queocasionou o capotamento dos veículos envolvidos. So-mente a perícia poderá chegar a uma conclusão so-bre o que teria contribuído para que esse acidente ocor-resse. O local, apesar de ser um tope, tem largurasuficiente para que dois veículos transitem com am-pla segurança.

Ildemar Elicker, condutor do Corsa, teve morteinstantânea, já Adilson Dalmolin, motorista da D20 teve

Acidente com vítima fatal na ERS 506

ferimentos leves e foi conduzido até o Hospital AnnesDias, sendo liberado no dia posterior.

Page 20: Edição 2061 23052014

, 20Esportes

Por:Andrei Grave

[email protected] Ibirubense obteve ótimos resultadosem Campeonato Brasileiro de Natação

Aconteceu nos dias 07 à 10 de maio, na cidade

do Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro Junior

de Natação – Troféu Tancredo Neves. Lá tivemos a

participação de Lucas Paloschi, nadador do Grêmio

Náutico União.

Na oportunidade, nosso atleta classificou-se

para disputar as finais nos 50 metros livre e 100

metros livre, conforme tempos e classificação abai-

xo relacionados:

50 metros livre – tempo 24,04 segundos – 4 º

lugar; 100 metros livre – tempo 53,22 segundos – 5º

lugar.

Com a confirmação destes resultados, quere-

mos parabenizar o jovem Lucas pela garra e perso-

nalidade que demonstrou no parque aquático do

Botafogo-RJ. Sabemos do esforço desse jovem, na

sua preparação para o campeonato, na verdade

Lucas teve excelentes tempos e colocações, dispu-

tando lado a lado com os melhores atletas e clubes

do país, um campeonato difícil, marcado pela difi-

culdade em obter índices técnicos para disputá-lo,

no entanto, o ibirubense demonstrou que cada vez

mais quer seu espaço.

E para nós que acreditamos e apoiamos , resta-nos

continuar incentivando a prática da natação e

agradecê-lo por proporcionar-nos momentos de ale-

gria, e mostrar que é possível haver pessoas como

você Lucas que é um exemplo de garra, determinação

e persistência.

A vida começa todos os dias! Um perdedor diz:

“pode ser possível, mas é tão difícil...” Um vencedor

diz: “Pode ser difícil, mas é possível. Meu sonho não

tem fim, e eu tenho muita vida pela frente”.

Grêmio enfrenta oYpiranga em Erechim

Depois do empate em 1a 1 contra o Safurfa, jogoque a equipe não fez boaapresentação, nesse domin-go o Grêmio EsportivoIbirubá vai até o EstádioColosso da Lagoa enfrentaro Ypiranga, pelo EstadualSub 17. No jogo de ida otime ibirubense venceu por2 a 0. Para a partida de do-mingo, o técnico Alan – quecomanda o time do lado defora pela expulsão no ulti-mo jogo - terá o desfalquedo zagueiro Maicon. A de-fesa muda de formatação,

Jampierre: Xerifeda zaga

com dois zagueiros e trêsvolantes no meio campo. Oobjetivo, segundo o presi-dente Valdemar Kaufmann,é somar pontos em Erechim.Com um empate o canarinhogarante vaga entre as trêsequipes que passam para apróxima fase, e poderá cru-zar com Internacional ouGrêmio Porto alegrensecaso se classifique.Diógenes Goelzer, autor dogol de empate do Grêmio noúltimo confronto, aparececomo um dos artilheiros docertame, agora com seisgols anotados. Durante asemana o grupo treinou naterça e quinta à noite, noCarlos Jacob Simon. Mesmocom a estrutura de ilumina-ção precária, com apenas 4refletores funcionando,quase a totalidade doplantel tem comparecidopara os trabalhos. O tesou-reiro Jairo Heller pede asempresas que desejam cola-borar com projeto de cate-gorias de base do Grêmio,estampando sua logomarcanos fardamentos, que en-trem em contato pelo núme-ro (54) 9108-6418.

Em jogo isolado, Revelação e São José fecharam

o turno do Municipal Ibirubense Sub 17 na tarde do

último sábado. Com melhor conjunto, o Tigre aplicou

uma goleada no Zequinha do bairro Progresso: 6 a 2,

gols de Eduardo, Alexandre Chiesa, Gabriel e Carlos

Germano (3x). Descontaram para o Sao José Anderson

Becker e Jampierre. Com o resultado, o primeiro turno

da competição fechou com a liderança do Ipiranga,

com 9 pontos em 3 jogos, Revelação em segundo com

6 pontos, Hermany e São José com 1 ponto cada.

Amanhã inicia o returno, no Estádio Alfredo Kunz

– campo do Bangú, a partir das 14 horas:

Revelação x União Hermany

Ypiranga x São José.

Municipal Sub 17: jogosno campo do Bangú

O futebol da bola pesada teve sequência na Capital doTurismo Regional. Na noite de quinta feira, 15 de maio, a 2ªrodada apresentou os seguintes resultados:

2ª Divisão: Volta Gaúcha 1 (Carlos) x 5 Eutueotaba(Luciano 4, João Pause); Sete de Setembro 5 (Edimar 3,Diego, Charles) x 0 Progresso. 1ª Divisão: Eutueotaba 4(Jaderson, Marcio, Renan, Eduardo) x 1 Floresta (Carlos).

No domingo, dia 18: Infantil: Mercenários 1 x 5 Divino.2ª Divisão: Mandraques 6 x 4 Riograndense. 1ª Divisão:Pirambu 6 x 2 Progresso; Grêmio Aurora 5 x 1 Pirambú B.

Na terça, dia 20: Vet. Master: Real Madri 4 x 0 Progres-so. Segunda divisão: Karkará 3 x 2 Grêmio 25 de Julho.Progresso 6 x 2 Volta Gaúcha.

Na quinta feira jogaram Turma das Terças x Real (vete-rano), Gaúcho x Eutueotaba (2 divisão), Gaúcho / Florestax Floresta (1 divisão). Domingo prossegue com Arsenal xChelsea (fraldinha), Torino x Barcelona (mirim),Riograndense x Sete de Setembro (2 divisão), Progresso xGrêmio Aurora (1 divisão) e Karkará x Eutueotaba (1 divi-são).

Futsal em Quinzecom bola rolando

Pirambú do ala Biéh (à direita)

O Campeão Ibirubense

2014 recebeu no último

domingo as faixas do títu-

lo. A festa esportiva acon-

teceu no estádio Alfredo

Kunz. As faixas foram en-

tregues pela equipe do

Gaúcho, atual campeão

de Quinze de Novembro.

A maioria dos atletas

campeões estiveram pre-

sentes e puderam mais

uma vez festejar o título

que veio depois de 20 anos

de jejum. A ausência do

técnico Garrincha não

passou desapercebida. O

Destaque da Equipe 10 – Bangú recebefaixas de Campeão

Bangú vem como favorito para 2015

Depois da folga na Série Bronze gaúcha, nesse sá-bado o representante selbachense na competição jogaem casa frente o Guarani, do município de Camargo. Otime do técnico Javali entra em quadra buscando devol-ver a derrota sofrida no jogo de ida, quando a equipefazia sua estreia na competição. O jogo está marcadopara 20hs, no Módulo Esportivo. A Rádio Ibirubá AManuncia transmissão.

Bangú já tem pronta a

base do time para o próxi-

mo campeonato, que ini-

cia em janeiro de 2015.

Bronze: SASE pega o Guarani de Camargo

A Asif / Vence tudo joga em casa, no Ginasião, partidaválida pela sexta rodada da Série Prata do estadual. Na últimarodada o time perdeu por 4 a 2 em Cerro Largo, frente a ACLE.Para o confronto desse sábado o técnico Sandro Colvero teráo reforço do ala/pivô Piolho, anunciado durante a semanapela direção. A Asif ocupa a penúltima colocação na tabela.Nos outros jogos da rodada o empate foi predominante: AGF1 x 1 ATF, AES 4 x 4 DC Futsal, Lagoa Futsal 2 x 2 ACAF e RealAcademia 3 x 6 Arsenal. Os demais confrontos: Não Me To-que: Arsenal x ATF ; Cruz Alta: ACAF x ACLE; Lagoa Verme-lha: Lagoa Futsal x AGF ; Pelotas: DC Futsal x Real Academia.

Sob comando do técnico

Beto Gardino, o grupo vem

com Guilherme – o Craque

de Ouro em 2014 – e César

como jogadores da ‘’casa’’.

Com isso abre a possibili-

dade de contratar mais

dois reforços de fora do

município, que devem ser

o goleiro Céser (que atuou

no Grêmio pelo amador) e

um centroavante da se-

gunda divisão gaúcha.

Prata: ASIF pega aAES de Sobradinho

Ala / Pivô Piolho